Revista Paineiras Janeiro 2023

Page 1

DO CLUBE
PAN
E
VERDE
E
CLUBE A VIDA MAIS VERDE É MAIS SAUDÁVEL MUNDO SUSTENTÁVEL JAN/23
PAI NEI RAS JUDÔ DUPLA
BRILHA NO
PRESTAÇÃO DE CONTAS UM ANO DE FOCO
DESENVOLVIMENTO PÁGINA
COMPOSTAGEM
HORTA NO

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM

Lá você acompanha tudo que está rolando no Paineiras: fotos exclusivas, vídeos, entrevistas e muito mais. Além disso, fica a par em tempo real dos principais assuntos, tudo na tela do seu celular de forma interativa, curtindo, comentando e compartilhando nossos posts. E quando você marca o @ clubepaineirasoficial, a gente ainda visualiza e reposta seus melhores momentos nos stories do Clube!

perfil através
QR
você ainda não tem um perfil no Instagram, basta baixar o aplicativo gratuito na App Store (IOS) ou Play Store (Android).
Acesse o
do
CODE. JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PAINEIRENSES QUE JÁ SEGUEM O CLUBE PAINEIRAS. Se
NÃO FIQUE DE FORA!

Antes de iniciar minha carta ao associado, gostaria de desejar a todas as famílias um feliz 2023. Espero, de coração, que todos tenham passado um ótimo fim de ano e venham com as energias renovadas. Que o novo ano nos traga a paz, discernimento e foco necessários para seguirmos em frente e enfrentarmos os novos desafios que nos aguardam.

Com o novo ano, apresentamos ao associado a nova Revista Paineiras. Nossa equipe de Marketing e Comunicação segue trazendo mensalmente o mesmo conteúdo de altíssima qualidade a que o associado já se acostumou e tanto aprecia, mas agora em um projeto totalmente revisitado, com formato diferenciado, maior, que oferece uma melhor experiência com as imagens e favorece a leitura, além de um visual ainda mais leve, convidativo e dinâmico, tal como nosso clube. Esperamos que a nova revista lhes agrade, como a nós, que estamos bastante entusiasmados.

Nesta edição de janeiro, preparamos uma retrospectiva 2022, relembrando alguns pontos importantes de nosso primeiro ano à frente do Paineiras. Foi um período intenso, com a grande responsabilidade de dar sequência ao desenvolvimento do clube, entregando ao associado melhorias sensíveis ao seu dia a dia, como a revitalização da plataforma infantil e a reforma da sauna masculina, bem como mergulhar

na gestão do clube para entender a fundo os detalhes desta, que, como já mencionei anteriormente, é uma operação bastante complexa e ampla, e que nos esforçamos para dominar no detalhe de forma a poder maximizar nossa contribuição à vida do associado e sua família no clube.

Nesta empreitada diária, como regra, buscamos estar o tempo todo abertos e atentos às vozes dos associados, ouvindo suas demandas, suas necessidades e suas aspirações a respeito do clube. Nos esforçamos para atender o que estiver a nosso alcance, obviamente após uma detida avaliação da ideia e análise de sua viabilidade.

Para 2023, faremos a implementação dos importantes projetos constantes do Plano de Melhorias e Obras. Estamos otimistas com relação ao novo ano. Claro, tais melhorias não são imediatas e sempre demandam um pouco de paciência por parte de nosso corpo associativo, cuja compreensão e apoio temos certeza de que podemos contar.

JAN
EDITORIAL DA PRESIDÊNCIA

(Na ordem, da esquerda para a direita) Sebastião Filho, Paulo Mayer, Carim Saad, Rogério Marques e João Grilo.

Aos que, como eu, ficaram em São Paulo e seguirão aproveitando nosso clube, agora um pouco mais tranquilo devido às férias escolares, convido a desfrutarem as atividades de férias: no mês de janeiro, temos um calendário de aulas de ginástica e esportes para atender aos associados. Não há desculpas para deixar a atividade física de lado. Algumas delas podem ser agendadas pelo aplicativo e outras são de frequência livre. As informações estão disponíveis em nosso site ou nas redes sociais.

Não poderia terminar minha carta sem festejar o nosso Réveillon. Sucesso de público, com ingressos esgotados. Por mais um ano mantivemos a tradição de uma linda celebração para dar as boas-vindas, com muitas energias positivas, ao ano que chega. Agradeço a todos que compareceram, espero que tenham curtido essa festança e desembarcado em 2023 com muita alegria. Acompanhem a cobertura no Portal Paineiras e em nossas redes sociais.

Para 2023, faremos a implementação dos importantes projetos constantes do Plano de Melhorias e Obras. Estamos otimistas com relação ao novo ano.

Reforço meus desejos de um ano repleto de esperança em dias melhores, união e força para seguirmos sempre juntos em busca não apenas de um Paineiras, mas de um mundo cada vez melhor.

Um abraço,

04 05

UM FELIZ JANEIRO A VOCÊS!

Inicio meu texto informando que em 12 de dezembro último, o Conselho Deliberativo reuniu-se em convocação de Reunião Ordinária para discutir e deliberar a respeito do Orçamento de 2023.

Após uma apresentação da Diretoria Executiva e considerações do Conselho Fiscal, iniciou-se o momento para esclarecimentos, quando as dúvidas foram respondidas pela DE, assim como pelo Conselho Fiscal.

A ordem do dia era composta por dois itens, sendo um referente aos atletas não associados e o outro que versava sobre o Orçamento 2023.

• O item “A” teve sua votação por unanimidade.

• O item “B” foi votado também por ampla maioria de nosso conselho.

Parabéns a todos e todas por mais essa aprovação, a qual o intuito é sempre melhorar e aprimorar a vida e a convivência no Clube Paineiras.

Acompanhamos a Copa do Mundo no clube, e sentimos toda a energia contagiante de nossos associados e associadas de todas as idades. Organização impecável e animação da torcida painerense.

Pena nossa seleção não ter chegado à final, vamos aguardar até 2026, e com a esperança de um novo campeonato. A final entre França x Argentina, um jogo de futebol nunca visto, com toda a beleza e emoção até o último segundo e cobrança das penalidades máximas.

Parabéns a Argentina pela conquista do tricampeonato. Algumas curiosidades da final emocionante. Em conversa com nosso comentarista de arbitragem Sálvio Spinola, me informa que o auxiliar da final, o polonês Tomasz Listkiewicz,

JAN EDITORIAL DO CONSELHO

filho de Michal Listkiewicz, também foi árbitro auxiliar na final da copa 90 entre Alemanha e Argentina.

Outra curiosidade, Lionel Messi, tem em suas origens, e seu passaporte italiano registrado em Recanati, assim como Lionel Scaloni, também tem em suas origens Spinetoli, província de Ascoli Piceno, ambas pertencentes a Região de Marche (pronuncia-se “Marque”), estado natal de minha saudosa mãe. Um pouco da presença italiana na Copa do Mundo.

Saudações painerenses,

06 07
Parabéns a todos e todas por mais essa aprovação, a qual o intuito é sempre melhorar e aprimorar a vida e a convivência no Clube Paineiras.
MARCELO DE LIMA DIAS, ALESSANDRO MARIA PAGANO E EUGENIO REYNALDO PALAZZI JUNIOR

DIRETORIA EXECUTIVA (Gestão 03/janeiro/2022 a 31/dezembro/2024)

PRESIDENTE

Carim Cardoso Saad

1° VICE-PRESIDENTE

Paulo Cezar Pereira Mayer 2° VICE-PRESIDENTE

Rogerio Marques da Silva DIRETOR ADMINISTRATIVO

João Andrade Grilo Neto DIRETOR FINANCEIRO Sebastião Luiz da Silva Filho

DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PAINEIRAS - DASP

Katia de Carvalho Figueiredo CONCESSIONÁRIOS

Antonio Augusto Mirandez CULTURAL E EVENTOS

Fabiana Pedraza Sommer HIGIENE E SAÚDE

Reynaldo Jesus Garcia Filho JURÍDICO

Alexandre Jamal Batista OUVIDORIA

Dora Regina Estevam PLANEJAMENTO

Elaine Wilke

PLANO ESTRATÉGICO

João Orlando Vian SUPRIMENTOS

Marcelo Calil Bianchi TECNOLOGIA Ricardo Esper

ESPORTES BASQUETE

Mario Valério Occhialini Neto BEACH TENNIS

Carmen Marques Ribas ESPORTES COMPETITIVOS

Antonio Ricardo Sacramento Madureira ESPORTES SOCIAIS

Fernanda Carla Pallis FITNESS

Rolf Stauffenegger FUTEBOL MÁSTER

Marco Antônio Barbosa Alves FUTEBOL MENORES

Luis Fernando Zaninetti FUTEVÔLEI

Ricardo Ferreira de Oliveira JUDÔ

Luis Augusto de Aquino Castro NADO ARTÍSTICO

Ilza Mari Komatsu NATAÇÃO

Natalie Denise Balduccini

NATAÇÃO MÁSTER

Guilherme Cotomacci POLO AQUÁTICO

Luis Guilherme Sanches Prates SEFFE/SAT

Antônio Fiaschi Teixeira SNOOKER

Luiz Gonzaga Soares

SQUASH

Fernando Balester de Mello TÊNIS

Guilherme Felipe Japur de Sá

VOLEIBOL E VOLEIBOL DE AREIA

Heloisa Generali Marquezini

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE

Alessandro Maria Pagano

VICE-PRESIDENTE

Marcelo de Lima Dias SECRETÁRIO

Eugenio Reynaldo Palazzi Junior

CONSELHO FISCAL PRESIDENTE

Guilherme Ribeiro dos Santos Filho SECRETÁRIO

Wesley Lucio Cavalcante de Melo MEMBROS EFETIVOS Luiz Carlos Lazarini Alexandre Melo Mitzkun Lauro Leite Silva MEMBRO SUPLENTE Alvimar Leite da Silva Junior

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

PRESIDENTE

José Luis Marquezini SECRETÁRIO

Carlos Arnaldo Nunes Silva Pares MEMBROS EFETIVOS

Cristina Maria Arvate Alvares, Maurício Martins e André Di Migueli Affonso MEMBROS SUPLENTES

José Fernando Leite da Silva e Rosana Cristina P. Casagrande Garcia

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ESPORTIVA PRESIDENTE Ariovaldo Fernandes Xavier Rabello SECRETÁRIO

Luis Artur Loyola Chardulo MEMBROS EFETIVOS Renato Cordani, Thiago Antunes Cavalca Reis Lobo e Alexandre Dias Couto MEMBRO SUPLENTE Adriana De Marco Brancato Pilli

COMISSÃO DE JULGAMENTO PRESIDENTE

Marcelo de Lima Dias SECRETÁRIO Vinícius de Nóbrega MEMBROS EFETIVOS Alexandre Jamal Batista (licenciado), Bruno Martinez Primati e Fabio Hanada MEMBRO SUPLENTE Jacy Abs Musa

COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL Departamento de Marketing do Clube Paineiras do Morumby

SUPERVISÃO E EDIÇÃO Felix Mifune

REDAÇÃO Jornalista: Gabriel Nunes (Mtb 89.304)

ARTE João Sartore Arthur Toledo

ANALISTAS DE MARKETING

Fernando Paiva, e Mayhendra Menezes

FOTOS Arquivo Paineiras Fernando Paiva

IMPRESSÃO Stampato

GUIA PAINEIRAS

Periodicidade: Mensal Tiragem: 5.800 exemplares

JAN EXPEDIENTE

INSTITUCIONAL

10 Solidariedade: Chá Bingo Beneficente 12 Prata da Casa: 25 Anos de Amor ao Trabalho 18 Página Verde: Compostagem e Horta no Clube 20 Comportamento: Você Sabe o Que é Phubbing? 22 Aconteceu: Premiação Sindi Clube – Vôlei Master Feminino 24 Aconteceu: A Nova Presidente da ACESC 26 Aconteceu: A Chegada do Papai Noel 28 TBT: Constante Transformação 30 Prestação de Contas: Um ano para a história

x Desmatamento

SOCIOCULTURAL

58

Premiação da Maratona Acesc

Cine Paineiras: Programação de Janeiro

Cursos Culturais: Vagas Abertas Para 2023

40 Judô: Medalhas no Pan 42 Tênis: Fechando o Ano em Grande Estilo 44 Natação Mirim: Destaques em Casa 46 Natação Juvenil: Brilho no Verão de Recife 48 Nado Artístico: Show de Encerramento 50 Polo: Na Fase Final da Liga Nacional 52 Futevôlei: Alto Nível nas Areias 54 Scorp: Para Fechar o Ano 56 Área Formativa: Hora de Dar um Passo à Frente SUMÁRIO

Biblioteca

08 09
Saúde
ESPORTES 14
61
66
70
CENTRO MÉDICO:

DE SOLIDARIEDADE SEMPRE É TEMPO

Ajudar a quem realmente precisa em cada ação. Foi mantendo esse compromisso que o Paineiras e toda sua comunidade encerraram o último ano.

O clube realizou o Chá Bingo Beneficente com o intuito de contribuir com um projeto social especial.

JAN
P SOLIDARIEDADE

OChá Bingo Beneficente, evento promovido pelo clube por meio do Departamento de Assistência do Paineiras – DASP foi realizado no dia 22 de novembro de 2022. No Restaurante das Cúpulas, associados e convidados presentes aproveitaram uma tarde gostosa para confraternizar e se divertir, além de contribuir com uma causa nobre: ajudar o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis – PECP.

Além da emoção e das risadas no bingo beneficente e nos sorteios dos prêmios, os paineirenses se deliciaram com as comidinhas especialmente escolhidas para um chá da tarde inesquecível. O valor arrecadado com a venda de ingressos para o evento foi integralmente direcionado ao PECP. Lembrando que o Chá Bingo Beneficente foi aberto para associados e convidados.

PROGRAMA EINSTEIN NA COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS

Com a missão de promover a justiça social nas comunidades assistidas, por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios, valores de ética e cidadania, o PECP existe desde 1998, oferecendo aos moradores da comunidade atividades relacionadas à saúde e à educação de forma integrada. Até hoje o programa já realizou mais de 6 milhões de atendimentos.

O trabalho de atenção e desenvolvimento da comunidade local é realizado pela equipe multidisciplinar do Einstein e do Voluntariado Einstein, que financia atividades de capacitação profissional, oficinas de artes e comunicação, esportes e reformas de infraestrutura.

Juntos com os Pequenos Anjos

Além da ajuda ao Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis – PECP, no último ano o clube contribuiu com diversos programas sociais, incluindo institutos como o Pequenos Anjos e Moleque Travesso. Por meio do Futebol Solidário, que o associado acompanhou na edição de novembro da Revista Paineiras, o clube doou quase 2.500 kg de alimentos não perecíveis a essas instituições.

10 11

25 ANOS DE AMOR AO TRABALHO

Na zeladoria do salão de snooker, João coloca sempre como prioridade a qualidade do atendimento ao associado em seu momento de prática esportiva ou mesmo diversão. Tudo para que o paineirense acerte a tacada perfeita. “Eles chegam e me procuram para pegar os materiais necessários para jogar. Eu sempre busco deixar tudo preparado, da maneira que eles preferem. Estou sempre aqui para ajudá-los com o que precisarem. Dos mais velhos aos mais novos”, explica o colaborador.

Esse contato com o associado fez com que, ao longo dos anos, João se tornasse um personagem muito querido dos paineirenses pelo seu jeito. “É uma relação muito bacana que tenho com eles. Alguns até me convidam para eventos fora do clube. O pessoal que frequenta aqui é sempre muito legal. Para mim, eles também são uma família. Fazem muito por mim e eu procuro retribuir me dedicando ao máximo no meu trabalho. Posso dizer que estou muito satisfeito com isso”, revela.

João também gosta de dar suas tacadas no esporte em que zela pela melhor experiência do associado. Nos momentos livres, ele se diverte jogando com outros colaboradores do clube na mesa do grêmio. “Eu brinco um pouco, também. E quando tem algum torneio ou algum evento, eu sempre participo”, afirma.

João iniciou sua história no Paineiras em 1998, quando ingressou no clube para trabalhar na área esportiva. Aos 28 anos de idade. Começou auxiliando os professores em aulas de voleibol e futsal e também chegou a trabalhar na antiga sala de jogos do clube. “Aí depois surgiu essa vaga na zeladoria do snooker, que me deu a oportunidade de trabalhar aqui no salão, onde estou até hoje”, conta o Prata da Casa.

O baiano de Coaraci, que veio para São Paulo 4 anos antes de começar sua história no clube, é casado com Solange Ribeiro Novaes e é pai de Marina Martins Novaes, 10 anos, e Pedro Martins Novaes, 8 anos. Hoje, aos 51 anos, o colaborador vive uma relação de profissionalismo e gratidão com o Paineiras. Segundo ele, a instituição faz parte do seu crescimento pessoal e profissional e é extremamente importante para a estruturação de sua família.

JAN PRATA DA CASA
Um quarto de século dedicado ao melhor atendimento possível ao associado do Paineiras.
É assim que a trajetória de João Martins Dos Santos pode começar a ser contada desde que se tornou colaborador do clube. Ele
é a “bola da vez” na seção Prata da Casa de janeiro.
P

Para mim, eles também são uma família. Fazem muito por mim e eu procuro retribuir me dedicando ao máximo no meu trabalho.

12 13
JOÃO MARTINS DOS SANTOS

SAÚDE DESMATAME

Adestruição das florestas causa o desequilíbrio do ecossistema, que retém vírus e animais que são próprios para aquele habitat. Com as espécies fora do lugar, a chance de surgirem novas doenças e pandemias crescem muito. Muitas das epidemias e pandemias que se espalharam nas últimas décadas foram causadas por vírus originados de animais silvestres.

Sempre que habitats são destruídos ou desestabilizados, cresce o risco de que vírus se espalhem dos animais para os humanos. Muitos vírus perigosos para os seres humanos se originaram em morcegos (p.ex. SARS, MERS, Nipah, Ebola e muito provavelmente também o SARS-CoV-2), e alguns vieram de primatas (HIV, por exemplo). A maioria desses animais vive nas florestas.

Mas o problema somos nós, humanos, e não eles: enquanto seus habitats permanecem conservados, as florestas atuam como barreiras naturais à transmissão de vírus aos seres humanos, já que os animais hospedeiros raramente entram em contato com humanos.

Em muitos nichos ecológicos, os vírus e seus animais hospedeiros coexistem em equilíbrio uns com os outros. Quando as florestas são destruídas, esse equilíbrio

CENTRO MÉDICO
Você sabia que o desmatamento das florestas pode trazer graves consequências para a saúde como problemas respiratórios, novas doenças e pode até favorecer o surgimento de novas pandemias?
P JAN
Assim como para o meio ambiente, os impactos são preocupantes para o bem-estar e a saúde social.
15 14
NTO

é quebrado. O desaparecimento do habitat natural dos seres que vivem nas florestas coloca-os sob uma pressão que ameaça suas vidas.

DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS

As florestas são habitats únicos. Elas abrigam cerca de 80% de todas as espécies conhecidas de animais e plantas terrestres. As florestas tropicais, em especial, contêm mais espécies do que qualquer outro habitat terrestre. As florestas também abrigam cerca de 300 milhões de pessoas, muitas vivendo em comunidades indígenas, e outros 1,6 bilhão de pessoas dependem diretamente delas para sua subsistência.

Entretanto, esses valiosos ecossistemas estão desaparecendo. Estima-se que 75% da cobertura terrestre global já tenha sido substancialmente alterada por ações humanas. Quando florestas ou outros ecossistemas naturais são convertidos em plantações ou pastagens, começa a extinção de espécies. A mudança no uso da terra é a principal causa da perda de biodiversidade.

79.638

O destino das florestas, portanto, é crucial para o futuro de nosso planeta e de seus habitantes. A única maneira de desacelerar a extinção em massa de espécies é conservar os ecossistemas naturais que ainda existem e restaurar os habitats degradados. No momento, porém, a destruição desses habitats está avançando rapidamente. Secas, inundações e incêndios, que provavelmente aumentarão com as mudanças climáticas e o desmatamento em curso, ameaçam a integridade e a existência das florestas remanescentes em todos os continentes.

JAN CENTRO MÉDICO
A única maneira de desacelerar a extinção em massa de espécies é conservar os ecossistemas naturais que ainda existem e restaurar os habitats degradados
P
Dra.

A situação é mais dramática nas florestas tropicais, onde surgem muitas das zoonoses, já que as perdas são maiores – e geralmente irreversíveis. O fator que mais contribui para a destruição das florestas é a agropecuária industrial, em grande parte impulsionada pela produção visando a exportação para regiões como Europa, China e Estados Unidos.

Além disso, as estradas construídas por madeireiros para acessar áreas de floresta até então intactas geralmente abrem o caminho para a destruição. Elas permitem que árvores de alto valor comercial sejam cortadas e vendidas em todo o mundo e criam acesso a partes praticamente intocadas de ecossistemas, ameaçando a biodiversidade.

O que é preciso entender?

Precisamos entender que proteger a natureza é proteger a nossa saúde. Para reduzir os riscos de transmissão e disseminação de doenças zoonóticas, devemos parar de destruir habitats naturais. As florestas e outros ecossistemas naturais são essenciais não apenas para proteger a biodiversidade, mas também para mitigar as mudanças climáticas e manter o ciclo de água, especialmente o ciclo de água doce e de chuvas que irrigam regiões distantes.

Esses ecossistemas atuam como barreiras naturais contra a propagação de novas zoonoses e devem ser protegidos e restaurados.

FONTE : www.greenpeace. org/brasil doi.org/10.1016/j. envsci.2020.05.017

Everard, M., Johnston, P., Samtillo, D.,& Staddon, C. (2020).

The role of ecosystems in mitigating and management of Covid-19 and other zoononoses. Environment Science & Policy, 111,7-17

16 17

COMPOSTAGEM E HORTA NO CLUBE

O clube segue trabalhando na melhoria dos resultados na gestão de seus resíduos e, como o leitor já acompanhou por aqui, diversas ações com esse objetivo que vêm sendo realizadas nos últimos tempos, incluindo o projeto da central de compostagem e horta orgânica.

Agrande novidade é que a central de compostagem de resíduos orgânicos do clube, que antes operava com 6 leiras de compostagem, hoje opera com 9. A iniciativa de implementar mais 3 leiras se deu para ampliar a capacidade de tratamento do volume dos resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes e lanchonetes que atuam na estrutura do Paineiras.

“É importante ressaltar que após realizado o processo de tratamento dos resíduos, esses resíduos são transformados em adubo orgânico, que além de serem utilizados na

PÁGINA VERDE
P JAN

manutenção das áreas ajardinadas internas e praças públicas adotadas pelo clube, são utilizados na manutenção da horta orgânica. Nos últimos 6 meses, foram encaminhados mais de 37.000 Kg de resíduos orgânicos para a central de compostagem”, detalha o engenheiro Diego Vaz, coordenador ambiental do Paineiras.

Outro ponto de destaque é o aumento da área da horta orgânica do Paineiras, por meio de seu departamento ambiental. A estrutura do projeto foi otimizada com a ampliação dos canteiros e, com essa melhoria, o clube conseguiu aumentar a capacidade produção de hortaliças e temperos. E o mais legal: após a colheita, tudo o que é produzido é doado para os colaboradores.

MANTENDO O COMPROMISSO

Lembrando que essas ações estão em curso na rotina do clube há algum tempo e fazem parte do compromisso que o clube assumiu em ampliar seu foco no planejamento de sustentabilidade. O Paineiras apresentou

sua política ambiental e recebeu certificações importantes, como o selo Sou Resíduo Zero, referentes ao firmamento do compromisso de reduzir a geração de resíduos, aumentando a taxa de reciclagem.

E sempre atento ao contexto em que se insere e consciente de seu papel socioambiental, o clube se engajou em solucionar os problemas de escassez de recursos, por meio de campanhas de conscientização sobre o consumo de água e de energia elétrica, disseminando informações relevantes sobre o tema para toda sua comunidade.

Nos últimos 6 meses, foram encaminhados mais de 37.000 Kg de resíduos orgânicos para a central de compostagem
18 19
DIEGO VAZ

Eventos com amigos, encontros com familiares, momentos à mesa e um hábito que se torna mais comum: pessoas vidradas na frente de um celular, ignorando tudo que se passa em seu redor.

PHUBBING VOCÊ SABE O QUE É?

JAN COMPORTAMENTO
P

Paineirense, você sabia que esse hábito tem nome? Isso se chama phubbing, termo inglês resultante da união das palavras “phone” (telefone) e “snubbing” (esnobar). A atitude, até pouco tempo atrás, era considerada de falta de educação e respeito, mas, hoje em dia, se tornou algo comum. É natural encontrar em todos os lugares pessoas conectadas, mas vale a reflexão sobre alguns limites e como isso pode ser prejudicial para as relações.

O phubbing é uma realidade que engloba vítimas e protagonistas. E as consequências deste comportamento moderno podem ser profundas. Alguns estudos mostram que o hábito impacta relacionamentos gerando sentimentos de desconexão e desconsideração entre as pessoas.

VÍTIMAS E PROTAGONISTAS

O hábito acaba afetando ambas as partes: os protagonistas (pessoas que ficam conectadas ao celular) e as vítimas (aqueles que são colocados de lado pelo protagonista), de acordo com a psiquiatra Júnea Chiari, em seu artigo “Phubbing: você anda negligenciando seus relacionamentos por causa do celular?”, publicado no site da Oficina Psicologia Portugal. Segundo ela, isso pode afetar a relação de casais, por exemplo.

“Um estudo realizado na China avaliou 243 adultos casados e constatou que, quando uma das partes dava mais atenção a seu smartphone do que deveria, havia menor satisfação conjugal e maiores sentimentos de depressão. Outras pesquisas mostram que ter um telefone na mesa durante uma conversa interfere na conexão com a pessoa com quem você está conversando, o que, consequentemente afeta os sentimentos de proximidade experimentados e a qualidade da conversa”, relata Chiari.

Segundo Chiari, as pessoas sentem mais empatia quando os smartphones são guardados durante o momento do contato. “Quando estamos com nossos telefones, não estamos olhando as pessoas, não lemos suas expressões faciais, não ouvimos as nuances do tom de voz, nem observamos a linguagem do corpo. Todos esses sinais de comunicação não-verbal são essenciais para se estabelecer uma conexão autêntica e satisfatória”, detalha.

Mas quem acaba sofrendo ainda mais é a pessoa “ignorada”. Para a psiquiatra, a chamada “vítima” começa a recorrer às redes sociais para se sentir incluída, com o risco de voltar para o celular para se distrair dos sentimentos dolorosos por serem socialmente negligenciados.

“Precisamos nos lembrar que nós, humanos, somos seres profundamente sociais, necessitamos do sentimento de pertença e conexão com outras pessoas para sermos saudáveis e felizes. A nossa maior necessidade, após o alimento e a proteção, é ter conexões sociais positivas com outras pessoas”, enfatiza Chiari.

Então, fica a dica para o próximo café, almoço ou qualquer ocasião com uma pessoa querida: que tal tentar olhar nos olhos da companhia e escutar, de fato, o que ela tem a dizer?

20 21
Precisamos nos lembrar que nós, humanos, somos seres profundamente sociais, necessitamos do sentimento de pertença e conexão com outras pessoas para sermos saudáveis e felizes

SINDI CLUBE PREMIAÇÃO

O Salão Nobre do Paineiras foi o grande palco para a noite de premiação da 23ª edição da Copa Sindi Clube – Pepac de voleibol master feminino. A ocasião contemplou os vencedores da modalidade no ano de 2022.

JAN ACONTECEU
P

Como já é tradição, o fim do ano é repleto de celebrações importantes e a reta final de 2022 não foi diferente. No dia 20 de dezembro, o Salão Nobre do clube recebeu a festa de encerramento e entrega de premiação da Copa Sindi Clube – Pepac - 23ª Edição - Modalidade Vôlei Master Feminino. As vencedoras da temporada receberam seus troféus e medalhas em uma noite inesquecível.

O evento realizado pelo Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo – Sindi Clube reuniu atletas, comissões técnicas e dirigentes para celebrar o fim de uma temporada de competição e integração entre os clubes do estado. Os anfitriões dessa grande festa foram Carim Saad, presidente da diretoria executiva do Paineiras e vice-presidente de jurídico do Sindi Clube, e Paulo Cesar Mário Movizzo, presidente do sindicato.

Além de Carim, o evento foi prestigiado por todos os membros da diretoria executiva: Paulo Cezar Pereira Mayer, 1º vice-presidente; Rogerio Marques da Silva, 2º vice-presidente; João Andrade Grilo Neto, diretor administrativo; e Sebastião Luiz da Silva Filho, diretor financeiro. O evento também contou com a presença do ex-presidente do clube e atual vice-presidente do Sindi Clube, Sergio Nabhan. O Paineiras também foi representado pelo seu departamento de esportes, que participou da solenidade.

Após a cerimônia de premiação, os convidados puderam aproveitar um delicioso jantar e uma noite de música ao vivo com a cantora Valéria Soares. A artista, que praticamente já faz parte da família Paineiras, agitou a festa de encerramento de temporada.

Todas as fotos do evento estão disponíveis na página do Sindi Clube no Flickr. Acesse pelo QR Code a seguir:

22 23

A NOVA PRESIDENTE DA ACESC

Aatual diretora da área cultural e de eventos do clube é a nova presidente da Associação de Clubes Esportivos e Sócio-Culturais de SP - ACESC. Ela foi a escolhida entre os membros da associação para a gestão 2023. Não era algo esperado pela paineirense, ex-1ª vice presidente do clube. Mas recebeu a notícia com muita felicidade e satisfação.

“Assim que soube da indicação do meu nome para presidência, me senti muito honrada e agradecida para com o General Diniz, atual presidente do Clube Círculo Militar, que me convidou formalmente, e a todos os presidentes dos clubes associados que me apoiaram. E não poderia deixar de agradecer especialmente ao Sérgio Nabhan e ao nosso atual presidente do Clube Paineiras do Morumby, Carim Saad”, enfatiza.

No último ano, Fabiana exerceu o cargo de diretora cultural da ACESC, quando teve a oportunidade de conhecer, de fato, a associação, os diretores dos clubes e os trabalhos que são desenvolvidos, com o objetivo

JAN ACONTECEU
P
Uma notícia que chegou a pegou surpresa, mas uma surpresa muito boa, diga-se de passagem. Foi assim que Fabiana Pedraza Sommer ficou sabendo que foi indicada como nova presidente da ACESC.

de estimular a cultura, e promover a interação entre os clubes.

Como presidente da associação, Fabiana já vê com muita clareza os objetivos que buscará em sua gestão.

“Trabalharemos com a meta de estreitar o diálogo entre os clubes, visando coordenar e promover negociações, conciliando os interesses dos clubes associados. Também teremos como foco os interesses que sejam comuns aos membros, defendendo-os e reivindicando o que for de direito em prol dos mesmos. Vamos representá-los perante todas e quaisquer entidades privadas ou públicas, nas esferas federal, estadual e municipal”, projeta.

Por fim, Fabiana também seguirá em objetivos que buscava como diretora, como promover ambiente agradável de comunicação, socialização, troca de experiências e parcerias para festas, shows, eventos culturais e esportivos.

“Espero que com minha experiência na Diretoria Executiva e nas áreas Sociais e Culturais que participei aqui no nosso clube, eu possa agregar e construir um

trabalho técnico, com responsabilidade, compromisso e transparência”, planeja a nova presidente da ACESC.

Na gestão, Fabiana contará com o apoio dos diretores paineirenses, que farão parte da equipe da ACESC: Sebastião Luiz da Silva Filho, diretor financeiro do clube, que exercerá a mesma função na associação, e Katia Figueiredo, que participará da diretoria de solidariedade.

O Clube Paineiras do Morumby deseja todo o sucesso do mundo para a nova presidente da ACESC. Boa sorte, Fabi!

24 25
Trabalharemos com a meta de estreitar o diálogo entre os clubes, visando coordenar e promover negociações, conciliando os interesses dos clubes associados.
FABIANA PEDRAZA SOMMER

ELE SEMPRE APARECE

Como o paineirense já está acostumado na época de Natal, o bom velhinho deu as caras e fez a sua tradicional visita ao clube no final de 2022. Uma tarde inesquecível para os associados que compareceram para receber do Papai Noel no Paineiras.

JAN ACONTECEU
P

Ocomeço de dezembro do último ano marcou a já tradicional visita do Papai Noel à casa paineirense. Os associados, especialmente os mais novos, que estiveram presentes no Saguão Social e no Salão Nobre para receber o bom velhinho, viveram um dia cheio de magia e diversão no clima da época mais gostosa do ano, para muitos.

Além da presença do bom velhinho, que tirou fotos e ouviu o desejo de presentes dos pequenos associados, a tarde contou com uma equipe de recreação infantil, que comandou as atividades e brincadeiras junto com a criançada paineirense.

O clube também realizou, por meio de sua brinquedoteca, uma oficina de Natal, que proporcionou diversas atividades. O local ainda ofereceu brinquedos infláveis e food bikes e foi totalmente decorado para a realização do tão aguardado evento do calendário do Paineiras.

Todas as fotos do evento podem ser vistas e baixadas na página do clube no Flickr. Para acessar, basta escanear o QR Code a seguir:

26 27

TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE

O ano de 2023 será mais um de grande transformação e modernização do Paineiras. Em toda sua história, o clube busca modernizar suas instalações visando tornar a experiência do associado cada vez melhor no local em que ele encontra o que chama de extensão do lar e segunda casa.

JAN P # TBT

Recentemente a comunidade paineirense recebeu a notícia da aprovação do Plano de Melhorias Estruturais 20222024, que vai fazer com que áreas estratégicas para o clube sejam transformadas, trazendo novas possibilidades ao associado, inclusive aumentando a capacidade do clube em atender seus membros em diversas frentes. Tudo isso, preservando as raízes e a essência que tornaram o clube no local tão querido e aclamado por quem faz parte de sua comunidade, como nos dias de hoje.

Esse objetivo é algo que faz parte da história do Paineiras, desde sua fundação. Basta revisitar os fatos históricos para constatar que o clube está em constante transformação.

O que muitos ainda não sabem é que essas memórias estão vivas e disponíveis para os associados em um grande acervo digital.

No site do clube, além da galeria dos presidentes, da hemeroteca e da linha do tempo da história do clube, o paineirense encontra o Livro do Acervo Digital. A publicação traz a trajetória completa da construção e das obras e ampliação e modernização do Paineiras ao longo dos anos. Nele, o associado perceberá o quanto a estrutura se transformou, acompanhando as necessidades de cada época.

O livro também traz memórias que vão além das mudanças estruturais, passando pelos presidentes da diretoria executiva e do conselho deliberativo, dos resultados esportivos em competições de alto rendimento, eventos marcantes e a letra da música “A Flor da Paineira”, o hino do Paineiras (sim, gente, o clube tem um hino).

Relembrar é viver. Sempre!

E para acessar todo esse conteúdo é muito fácil. Basta escanear o QR Code a seguir:

28 29

PRESTAÇÃO DE CONTAS: UM ANO DE FOCO E DESENVOLVIMENTO

O ano de 2022 marcou o início de uma nova gestão no Clube Paineiras do Morumby. Com o fim do primeiro terço desse novo ciclo, chega a hora de olhar para trás e analisar detalhadamente tudo que foi feito dentro do período e projetar um futuro ainda melhor.

JAN
P PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022
30 31

Ocomeço da gestão 20222024 foi de muito trabalho, sendo um período em que o Paineiras não mediu esforços para seguir proporcionando aos seus associados o melhor atendimento, estrutura, conforto e diversão, o diferencial que faz o paineirense se sentir literalmente em sua segunda casa.

Esse é o momento de recapitular tudo o que foi feito no período que se encerrou no final do último ano.

MELHORIAS ESTRUTURAIS E NOVIDADES

Acima de tudo, o ano de 2022 ficou marcado pelas diversas ações de melhorias na estrutura do clube. Foram obras de revitalização, renovação, ampliação e, até mesmo, construção de novas áreas com o objetivo de aumentar e melhorar a capacidade do Paineiras em atender seus associados nos mais diversos pontos de conexão deles com a instituição. A melhor experiência do paineirense está sempre em foco.

JAN P PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

MAIS QUADRAS DE AREIA

O clube inaugurou as quadras de areia 1 e 2. Além de uma nova quadra, a revitalização da área trouxe mais qualidade no atendimento aos paineirenses praticantes de esportes como futevôlei, vôlei de praia e beach tennis.

SAUNA MASCULINA

Outro espaço que passou por uma grande revitalização e agora conta com uma estrutura muito mais moderna foi a sauna masculina. As novas instalações do espaço tornaram o local mais confortável, voltando a fazer parte das atividades paineirenses, mas agora oferecendo uma experiência ainda melhor.

32 33

CAMPO DE SOCIETY TOTALMENTE REFORMADO

No futebol, 2022 também chegou com boas notícias. Depois de um tempo fechado, as obras de melhorias estruturais do campo de futebol society, iniciadas na gestão anterior, foram entregues e reinauguradas, com o campo totalmente reformado e pronto para receber os boleiros do clube. Eles agora contam com um novo gramado sintético profissional de padrões internacionais de alta qualidade. Também foram trocados os alambrados, assim como os sanitários receberam reforma. Além disso, pista de atletismo foi renovada, recebendo piso profissional ergonômico e com alta absorção de impacto das pisadas. Por fim, o acesso à área foi facilitado, já que foi instalado um novo elevador que interliga o campo society com o campo principal de futebol.

NOVA PLATAFORMA INFANTIL

As crianças também foram presenteadas com as grandes novidades de 2022. A Plataforma Infantil do clube, por exemplo, passou por uma grande transformação. O espaço, além do espaço para a diversão da criançada, agora conta um rinque de patinação e uma pista para caminhadas. Outra boa notícia para os pequenos associados é que, além dos patins, no rinque de patinação também são permitidos velocípedes, bicicletas, patinetes manuais e infantis, diciclos e miniveículos elétricos.

MEMORIAL PAINEIRAS

Fechando as melhorias estruturais realizadas no último ano, foi reinaugurado o Memorial Paineiras. Os retratos dos ex-presidentes da diretoria executiva e do conselho deliberativo passaram por uma revitalização completa, uma merecida homenagem a todos esses paineirenses que construíram essa história de 62 anos de sucesso.

PLANO DE MELHORIAS ESTRUTURAIS

Por fim, é fundamental citar a aprovação do novo Plano de Melhorias Estruturais 2022-2024. O projeto foi apresentado

recentemente pela Diretoria Executiva à apreciação dos membros do Conselho Deliberativo, que aprovaram de maneira unânime, todos os itens de aprimoramento estrutural e ampliação do clube propostos para 2022-2024. Trata-se de uma das maiores intervenções estruturais no Paineiras em muitos anos.

O plano contempla 5 grandes projetos em diferentes áreas, que terão um impacto positivo sem precedentes na vida do associado a médio e longo prazos: novas miniquadras de tênis, nova plataforma de lutas, ampliação do complexo aquático, nova quadra de tênis e novas quadras de areia.

JAN
P PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

Todos os detalhes de cada projeto podem ser conferidos no site do Paineiras. Basta acessar o QR Code.

34 35

NOVO PORTAL DO CLUBE

E por falar em site, foi também em 2022, que o clube lançou seu novo portal. Estrategicamente desenvolvido para ser uma verdadeira “central de informações” paineirenses, o site apresentou uma interface mais leve, moderna e bonita, com foco em oferecer muito conteúdo sobre o clube. No portal o associado passou a encontrar tudo que rola no Paineiras em esportes, cultura, cursos, festas, eventos, curiosidades, campeonatos, entrevistas, novidades, agenda, tudo à distância de um clique, seja pelo computador, celular ou tablet.

O novo site foi pensado para oferecer interatividade e navegação otimizadas, cem por cento adequadas ao formato celular, meio atualmente responsável por 60% dos acessos ao site. Foram 6 meses de trabalho intenso de análise, pesquisa e desenvolvimento até o nascimento do novo portal que hoje recebe mais de 14 mil visitantes únicos por mês, um crescimento de 60% em relação ao seu antecessor.

O novo portal reforçou o foco do clube na internet e nas redes sociais. Esse movimento segue no Instagram. A página oficial do clube na mídia digital, por exemplo, registrou grande crescimento no número de seguidores no último ano, passando de 17 mil em 2021 para 21 mil em 2022.

CARREGADOR COLETIVO DE CELULAR

Para acessar o site, o Instagram ou o aplicativo do clube, é preciso estar com

seu celular devidamente carregado. Visando atender a essa demanda dos associados, o Paineiras instalou um totem carregador de celular coletivo, para proporcionar ao paineirense praticidade e a possibilidade de reabastecer a carga de seus aparelhos telefônicos nos momentos mais necessários. O aparelho comporta até 6 celulares para carregamento simultâneo de maneira segura, pois cada compartimento é protegido por senha criada pelo proprietário do aparelho.

SAÚDE EM FOCO

Assim como a segurança dos dados e dos aparelhos telefônicos, o Paineiras buscou oferecer o melhor para os associados em um assunto que é ainda mais importante: saúde. Primeiramente, o clube organizou campanhas de aferição de pressão arterial abertas a associados e colaboradores. Para quem não sabe, a aferição permite guiar condutas terapêuticas individuais, monitorar prevalências populacionais e identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial.

Mais para o fim do ano, o clube anunciou a volta do Qualivida – Circuito Interno de Saúde. Após 2 anos sem o evento, em função da pandemia, o Paineiras realizou a sétima edição do circuito, com o objetivo de promover qualidade de vida e enfatizar os métodos de prevenção relacionados à saúde e à performance esportiva. Mais de 700 associados prestigiaram o evento. O Qualivida foi realizado pelo Centro Médico do Paineiras e contou com diversos parceiros expositores.

Também não há como deixar de mencionar as já tradicionais campanhas de doação de sangue que o clube realiza com frequência, com o objetivo de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue do Estado de São Paulo, que seguem com estoques baixos. Em 2022, foram 4 edições em parceria com bancos de sangue dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês. Sempre buscando ajudar a quem precisa.

JAN P PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

AÇÕES DE SOLIDARIEDADE

E quando o assunto é ajudar quem realmente precisa, o Paineiras é referência. Durante o último ano, o clube, como já é tradição e compromisso, realizou diversas ações beneficentes, contribuindo com comunidades carentes de São Paulo e com colaboradores. E foram eventos dos mais variados tipos. Além do Chá Bingo Beneficente, como o associado pôde conferir no início dessa revista, o clube se desdobrou em feiras, bazares, ajudas emergenciais, doações de mantimentos, entre outros.

Para se ter uma noção do volume de contribuição das ações realizadas em 2022, confira alguns dos números consolidados de doações no ano:

• Doações gerais (roupas, calçados, brinquedos etc.) – 8.148,9 Kg

• Doações de alimentos – 3.626,1 Kg

• Doações de lacres e tampinhas recicláveis - 968,7 Kg

• Livros para o grêmio dos colaboradores – 1.566

• Tickets do McDia Feliz para aprendizes e filhos dos colaboradores – 566

• Total de vouchers de Natal doados aos colaboradores – 230

Neste mesmo sentido, o clube promoveu um grande evento no segundo semestre de 2022 que teve o esporte como plano de fundo. No campo, o Futebol Solidário reuniu grandes estrelas que fizeram história no futebol e no esporte brasileiro em uma partida. Os ingressos para assistir à partida foram trocados por 3 quilos de alimentos não perecíveis que, por intermédio do Departamento de Assistência Social do Paineiras - DASP, foram destinados a instituições

de caridade. Foram arrecadadas mais de 2,5 toneladas de alimentos.

Um grande número de paineirenses lotaram as arquibancadas para assistir à partida realizada na manhã/tarde do dia 29 de outubro de 2022 e contribuíram com uma causa tão nobre. No fim do evento, eles concorreram a uma camisa oficial da seleção brasileira, autografada pelas estrelas que estiveram em campo.

Também no clima do futebol, no embalo da Copa do Mundo, o clube organizou uma arrecadação de figurinhas do álbum oficial da competição, que foram doadas para os colaboradores do Paineiras, fazendo a alegria de seus filhos. Foram 12.200 cromos, o equivalente a quase 10 mil reais. Lembrando que, em todas essas ações, a instituição contou com o fundamental apoio da diretoria, por meio do diretor administrativo João Grilo. O evento contou também com transmissão ao vivo pelo canal do Paineiras no YouTube, para que todos pudessem acompanhar os craques.

1ª FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES

O primeiro ano da nova gestão também marcou um fato inédito na história do clube. O Paineiras realizou a primeira feira de adoção de pets, organizada por meio do DASP, em parceria com organizações e empresas envolvidas no mundo Pet, entre elas: Adote Dog, Meu Pet Laranja Lima, Cão Sem Dono, Pegadas do Bem, Berçário das Patinhas, B.Pet, Breshow e Auperro. Centenas de associados compareceram ao evento que aconteceu no estacionamento P2. No total, 9 cachorrinhos foram adotados na 1ª feira de adoção de cães do clube.

LGPD: NOVOS AVANÇOS

E sobre segurança, o clube segue avançando na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Atualmente, clube vem se desenvolvendo exponencialmente no sentido de adaptação às exigências e diretrizes da lei e, hoje, conta com uma pessoa capacitada para exclusivamente cuidar da maneira em que os dados dos associados são tratados dentro do

clube. Agora, o quadro de colaboradores do clube conta com uma DPO (Data Protection Officer) ou seja, uma profissional encarregada pelo tratamento de dados pessoais dos associados, que também tem a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A VOLTA DAS GRANDES FESTAS

E nessa grande recapitulação de 2022, não poderiam faltar as grandes celebrações. Depois de 2 anos sem acontecer em função das restrições impostas pela pandemia, as tradicionais festas paineirenses voltaram a acontecer no último ano. E o retorno não poderia acontecer de melhor maneiro

Um dos principais eventos juninos de São Paulo voltou em grande estilo, em um final de semana especial. Com muita música, comida boa, amigos e tudo o que a melhor festa junina da cidade pode proporcionar, os associados e convidados celebraram a 51ª edição do Arraiá do Paineiras.

JAN P PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

A ocasião contou grandes atrações, do tamanho da tradição da festa. A dupla musical sertaneja Bruno & Marrone foi a atração principal do evento e encerrou o tão querido Arraiá na noite de domingo. Já no sábado, essa “responsabilidade” ficou a cantora Paula Mattos.

Outro motivo que tornou o 51º Arraiá um marco na história, pelo ponto de vista da sustentabilidade, foi a alta neutralização no volume total de emissão de CO2: de 21.978 kg, 22.000 kg foram neutralizados. Com isso, o clube apoiou 2 projetos que promovem o bem-estar das comunidades mantenedoras dos recursos florestais: Jari/Pará REDD+ Project e Reunidas Ceramic. Além disso, o clube garantiu 22 créditos de carbono.

Assim como o Arraiá, o retorno da festa de aniversário do clube era aguardado há dois anos. O Paineiras pôde novamente reunir associados e convidados para celebrar seus 62 anos de vida. Para entrar com tudo no sexagésimo terceiro, o paineirense curtiu uma festa de gala. No salão nobre, a noite do dia 3 de setembro foi de música boa e um cardápio refinado, especialmente pensado para uma ocasião tão especial. O sábado foi recheado com atrações para o associado. Quem compareceu à celebração viveu uma noite inesquecível com cantora Gal Costa, que infelizmente acabou falecendo no final do último ano.

A Diretoria Executiva do triênio de 20222024 é grata a todos os que, de alguma maneira, seja associado, colaborador ou prestador de serviço, contribuíram para um primeiro ano de gestão tão intenso, completo e transparente. Tudo o que foi realizado só foi possível pelo trabalho e pela dedicação de cada um que participou dessa construção. E esse só foi o primeiro terço do caminho. Que os próximos sejam tão prósperos e produtivos quanto os primeiros passos.

38 39

NO PAN MEDALHAS

O judô brasileiro teve mais um excelente resultado no Panamá e fechou o Campeonato Pan-Americano. No Panamá, a seleção nacional teve entre seus destaques dois paineirense que o associado já conhece: Ramon Hsieh e Gael Cipriano.

JAN JUDÔ
P

Não faz tanto tempo que quem lê a Revista Paineiras os encontrou neste espaço. Na edição de novembro, os dois compartilharam toda a emoção que sentiram por terem sido campeões brasileiros, cada um em sua categoria. Além do título, aquela conquista valeu a classificação para a disputa do Campeonato Pan-americano de Judô Sub-13 e Sub-15, realizado na Cidade do Panamá, capital do país com o mesmo nome. Lá, eles encheram o clube e o país de orgulho, levando o Brasil ao título geral da competição internacional.

Na categoria sub-15 da competição panamericana, o Brasil conquistou 22 medalhas, sendo nove de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Um dos ouros foi conquistado por Ramon Hsieh, que se tornou o grande campeão na divisão +64kg.

Já no sub-13, o Brasil conseguiu 25 medalhas, somando 10 ouros, 9 pratas e 6 bronzes. Nessa categoria, Gael Cipriano ficou com o vice-campeonato na divisão +52kg, garantindo uma das medalhas de prata para a seleção nacional.

O Campeonato Pan-americano de Judô Sub-13 e Sub-15 é realizado pela Confederação Pan-Americana de Judô e foi disputado nos dias 24 e 25 de novembro de 2022. A Confederação Brasileira de Judô publica fotos de competições em que a seleção brasileira marca presença em sua página do Flickr.

Em breve, estarão disponíveis os registros realizados na competição pan-americana.

Para conferir, basta acessar o QR Code acima.

40 41

EM GRANDE ESTILO FECHANDO O ANO

Eno último mês do ano passado, não foi diferente. A reta final de 2022 reservou grandes resultados para os atletas da casa, incluindo o título da Copa ACESC na categoria infanto-juvenil e as primeiras colocações em diversas competições do circuito. Além disso, como já é tradição da modalidade no clube, foi realizado o torneio préequipe, importantíssimo na formação dos tenistas

Confira o desempenho dos tenistas de alto rendimento do clube nos torneios mais relevantes dos circuitos nacional e internacional, realizadas no fim do último ano:

COPA

ACESC • INFANTO-JUVENIL

Paineiras campeão - Ana Julia Cesari, Helena Snitcovski, Henrique Leite, Francisco Fuentes, Pedro Alves e Arturo Misasi.

Técnicos: Evaldo Sousa e Eli Moreira.

Martina Ciscato – campeã G1 na categoria 12F do torneio do Clube de Campo de São Paulo

Bernardo Colombo – campeão na categoria 10M no Torneio Brasileiro G1, em São José do Rio Preto

Helena Alves – campeã na categoria 11F Masters da FPT Infantojuvenil –Corinthians

Luiz Gobbi – vice-campeão de duplas na 1ª semana e campeão de duplas 2ª semana ITF Assunção - Paraguai

Caio Antão – vice-campeão na categoria 8 a 9M da FPT, no Yacht Club

José Pinto – vice-campeão de duplas na categoria 18M e semifinalista de simples G1 do CBT, em São José do Rio Preto

Thomás Brandão – vice-campeão do Torneio Casely, nos EUA

TORNEIO PRÉ - EQUIPE 2023

• CATEGORIA 08/09 ANOS - masculino Henrique Mavignier - Campeão

Eduardo Leite – Vice-campeão (revelação do campeonato)

Rafael Ribeiro - Terceiro lugar

JAN TÊNIS
paineirenses.
O ano de 2022 foi especial para os tenistas de alto rendimento do clube. Nos mais importantes torneios dos circuitos estaduais, nacionais e internacionais, eles encheram o Paineiras de orgulho.
P

Como já é tradição da modalidade no clube, foi realizado o torneio pré-equipe, importantíssimo na formação dos tenistas paineirenses.

• CATEGORIA 10/11 ANOS

- masculino

Pedro Contrucci – Campeão (revelação do campeonato)

Arturo Misasi – Vice-campeão

Gustavo Husek – Terceiro lugar

• CATEGORIA FEMININO - Grupo

Ana Júlia Cesari – Campeã

Nina Adelmann – Vice-campeã (revelação do campeonato)

Sophia Loreto – Terceiro lugar

42 43

DESTAQUES MIRINS EM CASA

JAN NATAÇÃO
P

Oclube sediou a terceira etapa do evento e obteve resultados marcantes na competição disputada por nadadores de 7 a 10 anos de idade. O Paineiras encerrou o ano como o grande campeão na categoria pré-mirim, além de conseguir a segunda colocação no mirim 2 e o terceiro lugar na pontuação geral.

Na terceira etapa do Circuito Mirim de Natação, o clube foi representado por 74 atletas e muitos deles se destacaram na competição. Foi o caso dos atletas da categoria pré-mirim Helena Marino Morais e Marko Slavec Geribello:

Helena Marino Morais

Vice-campeã nos 50 metros no combinado peito/crawl e medalha de bronze nos 50 metros no combinado borboleta/costas

Marko Slavec Geribello Campeão nos 50 metros combinado borboleta/costas e vice-campeão nos 50 metros combinado peito/crawl

Além dos atletas que ficaram entre os três mais bem colocados em suas provas, houve premiações individuais para os 8 melhores pontuadores, de cada categoria (feminina e masculina), na soma das provas disputadas nas 3 etapas.

PRÉ - MIRIM FEMININO

Helena Marino Moraes – 2º lugar com 107 pontos Laura Penteado Moraes Maciel Fernandes – 7º lugar com 63 pontos

PRÉ - MIRIM MASCULINO

Marko Slavec Geribello – 2º lugar com 105 pontos

MIRIM 2 FEMININO

Alice Viana Chang – 3º lugar com 92 pontos

A 3ª etapa do Circuito Mirim de Natação, organizada pela Federação Aquática Paulista – FAP, foi realizada em 27 de novembro e contou com a participação de diversos equipes da cidade, como Centro Olímpico, Pinheiros, Ipê Clube, Corinthians, Círculo Militar de São Paulo, Hebraica, Paulistano e UniSanta. Foram 24 entidades, totalizando 499 atletas.

44 45
A piscina olímpica paineirense foi o grande palco para o fechamento do Circuito Mirim de Natação 2022. O forte desempenho dos atletas da casa fez com que o clube encerrasse a temporada na categoria com conquistas significativas individuais e coletivas.

BRILHO NO VERÃO DE RECIFE

JAN NATAÇÃO
P

OCampeonato Brasileiro Juvenil de Verão 2022 foi marcado pelo forte calor e a temperatura elevada da água. Nas piscinas do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife, os nadadores paineirenses de alto rendimento fecharam a temporada em grande estilo, com destaques na competição disputada pelos melhores atletas da categoria no Brasil.

Entre medalhistas e finalistas em diversas provas, os atletas do Paineiras, comandados pelos técnicos Ines Corbetta e José Ricardo Monteiro, encerraram 2022 em alta em âmbito nacional. Destaque para Felipe Taveira

Lira, que participou de 8 provas individuais, chegando na final de 7 delas. Ele conquistou 3 medalhas de prata e 1 de bronze.

Além de Taveira, vários nadadores paineirenses alcançaram finais em diferentes provas e estilos: Felipe Girão, Manuela Bersano, Beatriz Stensen Monteiro, João Pedro Couto, Giovanna Traballi, Gabriel Schwan, Eduardo Loureiro e Nicolas Tudoras.

Na classificação geral por pontos, o clube encerrou sua participação no 8º lugar nas categorias absoluto e juvenil no Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão 2022, evento realizado entre os dias 22 e 26 de novembro. A competição realizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA contou com a participação de 96 clubes, somando um total de 502 atletas.

46 47
No calor do nordeste do país, a equipe juvenil de natação do Paineiras representou o clube no campeonato brasileiro de verão da categoria. Superando todas as dificuldades, os nadadores do clube mostraram seu valor dentro da competição.
Apesar da água da piscina em temperatura elevada e o tradicional calor da cidade de Recife, nossa equipe conquistou sua melhor performance”, ressalta Ines Corbetta

MAGIA

E TRADIÇÃO

JAN NADO ARTÍSTICO
P

Os atletas de alto rendimento do nado artístico paineirense encerraram 2022 mostrando todo seu talento em uma apresentação inesquecível, realizada no dia 15 de dezembro, na piscina olímpica do clube. A equipe, que envolveu todas as categorias da modalidade, realizou um show tematizado pelo clima que marcou o final do último ano, como a Copa do Mundo e o Natal.

Comandado pelas técnicas Andrea Cury, Priscila Pedron e Shirley Montanari, o elenco paineirense brilhou em duas etapas. Na primeira, o grupo apresentou uma coreografia ensaiada fora da piscina, ao som de músicas que foram temas de copas do mundo realizadas recentemente. Essa parte incluiu ainda um show de embaixadinhas e malabarismo.

Depois da dança fora da piscina, foi hora de cair na água e encantar a todos que estavam presentes nas arquibancadas do complexo aquático do clube. O talento e o esforço da equipe foram exibidos em forma de arte, como já é tradição do querido e aguardado “show do nado” de fim de ano. Com coreografias e músicas impactantes, combinadas com efeitos especiais de iluminação, o show fez a noite do público presente se tornar inesquecível.

ABERTURA ESPECIAL

Antes do início do show, o presidente da diretoria executiva Carim Saad abriu os trabalhos com um discurso que enalteceu

a tradicional apresentação da modalidade e parabenizou pais, diretores e técnicos diretamente ligados ao esporte. Além de Carim, todos os membros da DE marcaram presença no evento.

O discurso de abertura do presidente Carim Saad está disponível na página oficial do Paineiras no Instagram. Basta acessar pelo QR Code abaixo:

Na sequência, de forma emocionante, foi executado o hino nacional brasileiro ao vivo, decretando assim, o início do show do nado de encerramento de ano.

TUDO AO VIVO NA TV PAINEIRAS

E todas as emoções desse evento inesquecível contaram com transmissão ao vivo da TV Paineiras. A transmissão do canal paineirense também foi disponibilizada no telão do clube, para que o associado pudesse acompanhar na plataforma das piscinas sociais.

Lembrando que o associado pode conferir todas as fotos do evento na página oficial do Paineiras no Flickr. Basta acessar pelo QR Code a seguir:

48 49
Energia surreal em um espetáculo mágico para fechar o ano. No último mês, como em todos os anos, o show do nado artístico paineirense encerrou a temporada da modalidade e presenteou os associados que compareceram ao evento com uma grande apresentação.

NA FASE FINAL DA LIGA NACIONAL

Após grande desempenho na fase classificatória, polo paineirense se classifica para a etapa final da Liga Nacional da modalidade. A fase decisiva do torneio será disputada no mês de março, entre os dias 17 e 19.

POLO AQUÁTICO
P

Aequipe de polo aquático de alto rendimento do Paineiras garantiu a classificação para a fase final da Liga Nacional de Polo Aquático, após enfrentar uma maratona de jogos complicadíssimos contra alguns dos melhores clubes do Brasil na modalidade. Com uma grande performance, a equipe venceu a maior parte de seus jogos em 7 dias intensos de competição em sequência.

Com o segundo lugar na fase classificatória, disputada no final do último ano, o Paineiras vai à fase final da Liga Nacional, que será realizada entre os dias 17 e 19 de março. Para assegurar a vaga na fase final, o clube enfrentou adversários poderosos como Clube Atlético Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Fluminense Futebol Clube, Clube Regatas Flamengo, Associação Bauruense de Desportes Aquáticos e a equipe do SESI.

ALTO NÍVEL NO PAULISTA

Além do sucesso em âmbito nacional, o polo paineirense brilhou estado de São Paulo com resultados expressivos, na reta final de 2022. As equipes sub-18 masculina e feminina e o time adulto chegaram atingiram marcas importantes no Campeonato Paulista da modalidade.

A equipe adulta conseguiu algo que não acontecia há um bom tempo. O time principal do Paineiras chegou à final do Campeonato Paulista e ficou com o vicecampeonato, na competição disputada na piscina do SESI. A final aconteceu no dia 15 de dezembro.

“É um resultado muito importante para a modalidade, atletas, diretoria e comissão técnica, pois há muitos anos essa categoria não chegava às finais. Foi um momento de muita emoção. Agradecemos a dedicação dos atletas e comissão técnica e todo o apoio recebido pela diretoria”, celebra Frank Diaz, técnico responsável pelo polo aquático do clube.

Poucos dias antes, o time sub-18 masculino esteve em ação para conquistar o Campeonato Paulista da categoria. O título veio após vitória sobre o Clube Atlético Paulistano, depois de uma emocionante disputa de pênaltis. Ainda de quebra, o atleta Artur Diaz terminou a competição como o jogador que mais marcou gols.

Por fim, o time sub-18 feminino chegou às semifinais do torneio. A equipe bateu a ABDA na disputa de terceiro lugar e ficou com o bronze na competição estadual, após um jogo muito equilibrado do começo ao fim.

50 51

NAS AREIAS ALTO NÍVEL

JAN P FUTEVÔLEI

No final do último ano, o clube, por meio de sua área de esportes recreativos, realizou o Torneio de Futevôlei do Paineiras, competição que contou com a participação de 24 duplas, divididas em 2 categorias: Iniciante e Intermediário/Avançado. O torneio aconteceu no dia 4 de dezembro, nas novas quadras de areia 1 e 2.

Além da boa qualidade dos jogos, o torneio contou com estrutura de alto nível, incluindo arbitragem profissional da Federação Paulista de Futevôlei, narração de todas as partidas e premiação para as três duplas mais bem colocadas em cada categoria.

CONFIRA COMO FICOU O PÓDIO EM CADA CATEGORIA: Iniciante

• Campeões - Julio e Luquinhas

• Vice-campeões - Joaquim e Felipe

• Terceiro lugar - Candé e Maykon

Intermediário/Avançado

• Campeões - Guto e Mussi

• Vice-campeões - Milton e André

• Terceiro lugar - Japa e Gabe

“Tivemos bons jogos do começo ao fim da competição. Apesar de a modalidade ainda ser pequena dentro clube, ela vem crescendo evoluindo muito nos últimos anos. E isso só é possível pelo fato de contarmos com o incentivo dos associados praticantes, da diretoria e do departamento de esportes”, afirma Gabriel Oliveira, professor de futevôlei do Paineiras.

Ao fim do evento os participantes, aproveitaram para curtir um churrasco e assistir aos jogos da copa. Um domingo especial de celebração e amizade.

52 53
Domingo de sol, grandes jogos e comemoração em amigos. Assim ficou marcado o Torneio de Futevôlei Paineiras, disputados nas quadras de areia do clube pelos amantes da modalidade que não para de crescer.

O ANO PARA FECHAR

Em todas as ocasiões, não importando onde, eles colocaram à prova toda a preparação realizada durante o ano junto com o professor Carlos Cherpe. O esforço e a dedicação de cada um deles resultou consideravelmente na melhora do desempenho e dos resultados alcançados pelos associados nas diversas competições do circuito da modalidade. A reta final do último ano foi de muita superação e satisfação com os resultados alcançados.

TRICOLOR RUN

Na segunda edição de 2022 da Tricolor Run, que aconteceu na manhã de 4 de dezembro de 2022, o Paineiras foi representado por Denise Teixeira Ribeiro. A paineirense participou da edição que celebrou os 30 anos do primeiro título mundial do São Paulo Futebol Clube. Ela correu o percurso

JAN SCORP
P
O ano de 2022 foi especial para os alunos do SCORPSócios Corredores de Rua do Paineiras. Em provas estaduais, nacionais e até internacionais, eles representaram o clube nas principais provas de todo o planeta.

de 10 Km, que contempla as avenidas Jorge João Saad e Giovanni Gronchi, além de uma passagem pela avenida Jules Rimet, ao lado do estádio do Morumbi.

CONFIRA O RESULTADO

DA ASSOCIADA

10 Km

• Denise Teixeira Ribeiro - 01:21:23

TRACK&FIELD RUN SERIES

– Villa Lobos III

Os membros do SCORP também marcaram presença na Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua do Brasil. A maioria das etapas é realizada em parceria com shopping centers. No final de novembro, ocorreu a penúltima edição de 2022, realizada em conjunto com o Shopping Villa Lobos. O clube foi representado por 15 corredores, divididos nas provas de 5 Km e 10 Km.

CONFIRA OS RESULTADOS

DOS ASSOCIADOS NO EVENTO

5 Km

• João Carlos Pettan Dassie - 33:45

• Sílvia Novaes Barreto - 36:49

• Aline Wanderley Camissata Ditta - 43:34

10 Km

• Carolina Jaen Saad - 47:36

• Marcelo de Paula Picarelli - 51:32

• Gabriela Alipert de Melo Almada - 52:11

• Adriana Lessa Fadel Fagundes - 57:39

• Glícia Andréia Neves de Mello Barreto - 01:00:11

• DulciI Aparecida Mattar - 01:02:35

• Isabela Minozzi Escudeiro - 01:02:59

• Ricardo Pinho - 01:05:18

• Rita de Cássia Alves Lima - 01:07:41

• Marco Antônio Calovi Fagundes01:07:45

• Arla Moreira Zebral - 01:09:36

• Luís Fernando Barreto - 01:17:54

TRACK&FIELD RUN SERIES

- JK Iguatemi III

E para fechar o calendário da Santander Track&Field Run Series, foi realizada na manhã de 11 de dezembro de 2022, a última prova do ano do circuito. Desta vez, o Paineiras contou com corredores em dois percursos: 10 km e 21 km (meia maratona). Na edição realizada junto ao Shopping JK Iguatemi, a marginal do rio Pinheiros foi o cenário do evento.

10 Km

• Ana Paula Roselli - 01:03:13

• Isabela Minozzi Eescudeiro - 01:03:21

• Rosangela Bacima da Silva - 01:05:25

• Miguel Arcangelo Marmo - 01:19:47

21KM

• Márcio Esher - 01:51:33

• Christine Baani Agostino - 02:02:37

• Pompílio Larcerda Roselli - 02:17:56

• Susana Ayarza - 02:23:49

Fique de olho nas próximas edições da Revista Paineiras para acompanhar os resultados dos atletas do SCORP no ano de 2023. Muitas provas estão por vir!

Treinos do Scorp

O SCORP convida os associados com 14 anos completos para integrar a equipe do SCORP, seja com a finalidade de caminhar ou correr uma maratona. As atividades acontecem nas 2 pistas de atletismo e os treinamentos são realizados com todos os cuidados e protocolos necessários para a segurança de todos os participantes.

CONFIRA O HORÁRIO DAS AULAS

• Segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 11h

• Terças e quintas-feiras, das 17h às 20h

54 55

HORA DE DAR UM PASSO À FRENTE

As celebrações da troca e da entrega das faixas no karatê e no judô, da área de formação esportiva do Paineiras, aconteceram na reta final de 2022, reunindo os pequenos praticantes das modalidades, seus pais e seus mestres dentro do esporte. Ambas foram prestigiadas por grande público.

PEQUENOS KARATECAS

Os alunos do karatê participaram da apresentação de entrega de faixas no Ginásio Novo, no dia 3 de dezembro. Sob o comando dos professores Marcello Dutra, Victória Sales, Camila e Rodrigo, além da estagiária Melissa, os 55 karatecas, a partir de 5 anos de idade, protagonizaram a cerimônia assistida por pais e responsáveis.

JUDOCAS EM FORMAÇÃO

Um pouco antes, no dia 26 de novembro, foi a vez dos alunos do judô trocarem de faixa. Mais de 300 crianças participaram da apresentação. Lembrando que, atualmente, o judô formativo conta com 34 turmas e mais de 400 alunos, todos divididos por faixa etárias, sendo: 3 e 4, 5 a 7 e 8 a 12 anos. Para aqueles alunos que não se encaixam nessas faixas o clube ainda conta com uma turma de 12 a 17 anos e outra acima de 18 anos de idade.

“A troca de faixa tem um significado construtivo e muito importante na vida da criança, já que estimula o desenvolvimento e auxilia na busca de novos desafios. Esse evento acontece uma vez por ano, com a simbologia de “formatura” do esporte, no qual cada

JAN P FORMAÇÃO ESPORTIVA
Ascender ao próximo nível e demonstrar aos amigos e familiares tudo o que foi aprendido durante um ciclo. A troca de faixas nas artes marciais é um momento importante, que deve ser compartilhado e comemorado com os mais próximos.

faixa recebida, caracteriza o grau de experiência e conhecimento do atleta”, explica Carlos Kira, professor e técnico do judô paineirense.

Além de Kira, a área formativa do judô é liderada pelos professores Bruno Henrique e Mariana Barros, junto com o apoio da comissão técnica da área competitiva, composta pelos professores Carlos Honorato e Ricardo Julianetti.

As faixas mostram o grau de desenvolvimento de cada aluno dentro da arte marcial praticada. Mais do que isso, um grande incentivo para que eles continuem evoluindo dentro de sua modalidade. O Paineiras parabeniza a todos os alunos pela dedicação e esforço aplicados nessa busca.

A troca de faixa tem um significado construtivo e muito importante na vida da criança, já que estimula o desenvolvimento e auxilia na busca de novos desafios.

56 57

RECONHECIMENTO E PREMIAÇÕES NOITE DE

A reta final do último ano reservou uma data especial para os paineirenses, especialmente aqueles que amam as atividades culturais. No encerramento da Maratona Cultural da ACESC 2022, alguns deles foram contemplados em uma noite muito especial.

JAN P ACESC

Realizada durante 2022, a Maratona Cultural da ACESC já faz parte do calendário dos associados. Esta foi a vigésima quarta edição do evento e a festa de encerramento foi realizada no mês de novembro, no Esporte Clube Pinheiros.

A ocasião premiou os vencedores de cada concurso realizado durante o ano. Uma noite inesquecível para aqueles que dedicam tempo, esforço e dedicação às suas atividades culturais preferidas.

O evento realizado pela Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo consiste em uma série de concursos anuais de diversas atividades como artes plásticas, música, gastronomia, fotografia e teatro.

A maratona reuniu talentos de membros dos clubes que fazem parte da associação e competem, durante o ano, pelo prêmio em cada categoria da competição. E neste ano, os paineirenses deram um verdadeiro show, conquistando as primeiras posições em diversos concursos, seja individualmente ou em grupos.

CONFIRA OS DESTAQUES DO PAINEIRAS NA MARATONA CULTURAL ACESC 2022

Master Chef ACESC Salgado Juvenil

Categoria: Salgado Juvenil Rafaella Laffeach - 1º lugar

Mostra ACESC de Fotografia

• Categoria: Retrato Fernanda Sigrist Coppo Buarque de Gusmão - 1º lugar Adriana Carmerlingo Calo Nahas - 2º lugar

The Voice ACESC Júnior

• Categoria: Cantora Rafaela Menezes - 2º lugar

The Voice ACESC Júnior

• Categoria: Cantor Enzo Bertolini - 1º lugar

Mostra ACESC de Artes Plásticas

• Categoria: Cerâmica Maria Julia Lucena - 1º lugar

Mostra ACESC de Artes Plásticas

• Categoria: Desenho Edna Zimbres - 3º lugar

Mostra ACESC de Artes Plásticas

• Categoria: Escultura Edna Zimbres - 1º lugar Mônica Martucelli Castro - 2º lugar

Mostra ACESC de Dança

• Categoria: Jazz Sênior Dinamite - 2º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Figurino Teatro Adulto Cabaret Valentin - 2º lugar

Neste ano, os paineirenses deram um verdadeiro show, conquistando as primeiras posições em diversos concursos, seja individualmente ou em grupos.

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Figurino Teatro Infantojuvenil

O Mágico de Oz - 3º lugar Uma louca longa história - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Maquiagem Teatro Adulto Cabaret Valentin - 2º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Maquiagem Teatro Infantojuvenil

O Mágico de Oz - 3º lugar

58 59

Todas as fotos da festa de encerramento da Maratona Cultural ACESC 2022 estão disponíveis na página da associação no Flickr. Acesse pelo

QR Code a seguir:

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Iluminação Teatro Adulto Cabaret Valentin - 1º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Trilha Sonora Teatro Adulto Um café e a conta, por favor - 1º lugar Cabaret Valentin - 2º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Trilha Sonora Teatro Infantojuvenil

Uma louca longa história - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Atriz Coadjuvante Teatro Adulto

Marcia Grosmann, do Cabaret Valentin - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Ator Coadjuvante Teatro Adulto

Zeca Soares de Mello, do Cabaret Valentin - 1º lugar

Ruy Vianna, do Cabaret Valentin - 2º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Atriz Protagonista Teatro Adulto

Marcia Grosmann, do Cabaret Valentin - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Ator Protagonista Teatro Adulto

Ruy Vianna, do Cabaret Valentin - 2º lugar Zeca Soares de Mello, do Cabaret Valentin - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Atriz Coadjuvante Teatro Infantojuvenil

Tamy Amai, do Uma longa louca história - 3º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Ator Protagonista Teatro Infantojuvenil

Joaquim Gomide, do O Mágico de Oz - 1º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Direção de Teatro Adulto Cabaret Valentin - 1º lugar

Festival ACESC de Teatro

• Categoria: Espetáculo de Teatro Adulto Cabaret Valentin - 1º lugar

O Paineiras se orgulha de seus associados e parabeniza cada um deles pelos grandes resultados na Maratona

Cultural ACESC 2022.

Fique de olho nos canais de comunicação do clube para não perder as inscrições para a próxima edição, pois em 2023 tem mais!

JAN P ACESC

CINE PAINEIRAS

ABERTA A

TEMPORADA 2023

O ano começa agitado e cheio de grandes filmes no Cine Paineiras. Diversão garantia para toda a família. Pegue sua pipoca e fique de olho nas datas e horários das sessões!

60 61

15H

- MINIONS 2: A ORIGEM DE GRU

Desta vez, os minions ajudam Gru, quando o “malvado” ainda era uma criança. Juntos, eles exercem suas habilidades enquanto constroem seu primeiro covil, experimentam suas primeiras armas e realizam as primeiras missões.

Gênero: Animação, ação, comédia, família Classificação: livre Duração: 1h28

18H - VERÃO DE 44

A obra traz um grupo de amigos que precisa renunciar a sua juventude, quando a Alemanha decide convocar adolescentes para o exército nazista. Ignorando os acontecimentos da guerra, cinco adolescentes tentam trazer um pouco de normalidade para suas vidas antes de partirem para os campos de batalha.

• Gênero: Drama

• Classificação: 16 Anos

• Duração: 1h04

6 / 1, SEXTA - FEIRA 7 / 1, SÁBADO

15H

- AS AVENTURAS DE TADEO E A TÁBUA DE ESMERALDA

Tadeo mostra que seu maior sonho é ser aceito por seus colegas arqueólogos, mas seu comportamento o atrapalha quando, acidentalmente, ele destrói um sarcófago raro e, como consequência, lança um feitiço que coloca em risco a vida de seus amigos. A jornada para salvar Múmia, Jeff e Belzoni desencadeará uma aventura carregada de ação que levará Tadeo e Sara a viajar para os mais distantes cantos do mundo em busca de uma forma de impedir a maldição da tábua de esmeralda.

• Gênero: Animação

• Classificação: Livre

• Duração: 1h30

18H - ENCONTROS E DESENCONTROS

Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic, que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo e, em pouco tempo, tornam-se grandes amigos.

• Gênero: Drama, comédia

• Classificação: 16 Anos

• Duração: 1h42

JAN
CINEMA
P

13 / 1, SEXTA - FEIRA

15H - A TODO VAPOR!

DESTINO: ASTÚRIAS

Um pai e um avô se ofereceram para acompanhar seis crianças a caminho de um acampamento nas Astúrias. Quando o trem parte sem os adultos, uma perseguição começa para alcançar as crianças, deixadas sozinhas no trem noturno.

• Gênero: Comédia

• Classificação: 10 anos

• Duração: 1h28

18H - TREM-BALA

Em Trem-Bala, Ladybug é um assassino azarado, determinado a fazer seu trabalho pacificamente depois de muitas missões saírem dos trilhos. Quase desistindo de sua carreira, ele é recrutado por Maria Beetle para coletar uma maleta em um trem-bala indo de Tóquio para Morioka. O destino, no entanto, pode ter outros planos, pois a última missão de Ladybug o coloca em rota de colisão com adversários letais de todo o mundo.

• Gênero: Ação, comédia, suspense

• Classificação: 14 anos

• Duração: 2h07

14 / 1, SÁBADO

15H - OS GOONIES

Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de tornálos ricos e evitar a destruição de suas casas, os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

• Gênero: Aventura, comédia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h54

18H - LUTA PELA FÉ – A HISTÓRIA DO PADRE STU

Baseado em uma história real, Stu é um boxeador que vira um padre. Quando uma lesão encerra sua carreira no boxe, Stuart Long se muda para Los Angeles, com o sonho de se tornar um ator. Enquanto trabalha como balconista de supermercado, ele conhece Carmen, uma professora católica. Determinado a conquistá-la, o agnóstico de longa data começa a ir à igreja para impressioná-la. Mas sobreviver a um terrível acidente de motocicleta pensa em usar sua segunda chance para ajudar os outros.

• Gênero: Ação, comédia, suspense

• Classificação: 14 anos

• Duração: 2h07

62 63

20/ 1, SEXTA - FEIRA

15H - O LENDÁRIO CÃO GUERREIRO

O perverso vilão felino Ika Chu e seu capanga Ohga se preparam para pôr um plano terrível em prática que pode acabar com a cidade de Kakamucho. A tarefa de combater esse perigo é tomada por Hank, um cachorro que sonha em ser um grande samurai. Ele acaba convencendo Jimbo, um gato que outrora fora um grande guerreiro, a se tornar seu mentor, o que faz com que comece uma incrível amizade entre os dois.

• Gênero: Animação, comédia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h38

18H - LION: UMA JORNADA PARA CASA

Um menino indiano de cinco anos está perdido nas ruas de Calcutá, a milhares de quilômetros de sua casa. Ele sobrevive a muitos desafios e acaba sendo adotado por um casal na Austrália. 25 anos depois, ele planeja encontrar sua família perdida.

• Gênero: Biografia, drama

• Classificação: 12 anos

• Duração: 1h58

21 / 1, SÁBADO

15H - OS PINGUINS DE MADAGASCAR

A elite dos pinguins espiões é capturada em uma missão que tinha como objetivo presentear o integrante mais novo da tropa em seu aniversário. Eles caem nas garras do temido Dr. Otavius Brine, que se sentiu prejudicado pelo quarteto em um passado remoto. Agora, eles vão ter que impedir o maléfico plano do vilão de se vingar dos pinguins do mundo todo.

• Gênero: Animação, comédia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h33

18H - O HOMEM DA TERRA

Uma festa de despedida improvisada para o professor John Oldman torna-se um misterioso interrogatório depois que o acadêmico aposentado revela a seus colegas que ele tem um passado mais longo e estranho do que eles podem imaginar.

• Gênero: Drama, ficção científica

• Classificação: 14 anos

• Duração: 1h27

JAN CINEMA
P

27/ 1, SEXTA - FEIRA

15H

- A LENDA DA BEFANA

Seis alunos suspeitam que uma professora sequestrada é, na verdade, uma Befana, espécie de bruxa natalina que entrega presentes para as crianças boas. A turma vai atrás da mulher para resgatá-la e, ao mesmo tempo, salvar o Natal.

• Gênero: Fantasia, comédia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h38

18H

- INGRESSO PARA O PARAÍSO

George Clooney e Julia Roberts se reúnem nas telonas como ex-parceiros na missão de impedir que sua filha, perdidamente apaixonada por um rapaz, repita o mesmo erro que eles cometeram antigamente. É uma comédia romântica sobre a doce surpresa de segundas chances.

• Gênero: Comédia romântica

• Classificação: 12 anos

• Duração: 1h44

28 / 1, SÁBADO

15H

- DESTINO IMAGINAÇÃO

Frankie está cansada de trabalhar sem receber ao menos um obrigado, e quando ela abre uma caixa de brinquedos, ela descobre um mundo estranho.

• Gênero: Animação, comédia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h05

18H - UMA AVENTURA ATÉ A LUA

Monday conhece um fugitivo numa estação de trem. Depois de estabelecer uma amizade improvável, ambos decidem empreender uma verdadeira jornada pelo deserto australiano para visitar uma rocha lunar que parece curar pessoas.

• Gênero: Aventura, drama

• Classificação: 14 anos

• Duração: 1h40

64 65

CUR SOS CUL TU RAIS

Chegou a hora do associado garantir a vaga para o curso cultural desejado no ano que está começando. E para não perder nenhuma oportunidade, o associado tem que ficar de olho nas atividades com vagas abertas para 2023. Confira alguns dos cursos disponíveis.

JAN CURSOS CULTURAIS
P

ATELIÊ DE PINTURA

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Segundas – 13h30 às 16h30 / Terças – 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 / Quartas – 9h30 às 12h30 / Quintas – 13h30 às 16h30

• Nascidos em 2009 ou anos anteriores

• 1º curso por pessoa do título é isento. A partir do 2º, é cobrada taxa de segunda atividade.

• Local: Novo Centro Cultural - Sala Di Cavalcanti

COSTURA CRIATIVA MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Segundas – 9h30 às 12h30

• Nascidos em 2004 ou anos anteriores

• Local: Novo Centro Cultural

– Sala Candido Portinari

DESENHO INFANTIL MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Segundas – 16h30 às 17h50 / Terças – 16h30 às 17h50

Quartas – 15h às 16h20 ou das 16h30 às 17h50 / Quintas – 16h30 às 17h50

• Nascidos entre 2010 e 2015

• Local: Novo Centro Cultural - Sala Di Cavalcanti

MODELAGEM E COSTURA MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Terça-feira - 9h30 às 12h30 / Quinta-feira - 9h30 às 12h30.

• Nascidos em 2004 ou anos anteriores

• O material de uso individual deverá ser adquirido pelos alunos. A lista será disponibilizada pela professora nos primeiros dias de aula.

• Local: Novo Centro Cultural

– Sala Candido Portinari

TAPEÇARIA

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Quartas – 9h às 12h30 / 13h30 às 16h30 Nascidos em 2008 ou anos anteriores.

• Gratuito

• Local: Novo Centro Cultural

- Caro Bello

66 67

YOGA INFANTIL

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Sábados – 11h às 12h

• Nascidos entre 2010 e 2015

• 1º curso por pessoa do título é isento. A partir do 2º, é cobrada taxa de segunda atividade.

Local: Sala de Yoga (ao lado do Spa)

ATUALIZAÇÃO CULTURAL

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Sextas – 14h30 às 16h30

• Nascidos em 2008 ou anos anteriores

• Gratuito

• Local: Carteado

TRICÔ E CROCHÊ

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Segundas – 14h às 17h / Terças – 13h às 16h

/ Quintas – 14h às 17h

• Nascidos em 2008 ou anos anteriores

• Gratuito

• Local: Novo Centro Cultural - Caro Bello

HISTÓRIA DA ARTE

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Quintas – 14h às 16h

• Nascidos em 2004 ou anos anteriores

• Local: Novo Centro Cultural

- Sala Leonardo Da Vinci

OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Quintas – 10h às 11h

• Nascidos em 1962 ou anos anteriores

• Local: Novo Centro Cultural - Sala Leonardo Da Vinci

XADREZ

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

• Aulas presenciais

Terças – 14h30 / 15h30 / 16h30 / 17h30

Sextas – 10h/ 13h30 / 14h30 / 15h30 / 16h30

Sábados - 10:00 / 11:00 / 12:00

• Aulas online

Segundas – 19h15 / 20h30

Terças – 11h / 15h30 / 20h30

Quintas – 9h / 10h / 11h / 12h / 13h30

/ 14h30 / 15h30 / 16h30

Sextas – 12h / 17h30 / 18h30

• Nascidos em 2017 ou anos anteriores

• Aulas presenciais e online em grupo

/ Aulas online particular.

• Local: Novo Centro Cultural

- Candido Portinari

EDUCAÇÃO

SOMÁTICA

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Segundas e quartas – 9h / 10h / 11h / 14h / 15h

• Nascidos em 2007 ou anos anteriores

• Necessário teste de habilidade

• 1º curso por pessoa do título é isento. A partir do 2º, é cobrada taxa de segunda atividade.

• Local: Sala Corpo e Arte

CONEXÕES SIMBÓLICAS

MATRÍCULAS ATÉ 22/10 Terças – 16h às 18h

• Nascidos em 2004 ou anos anteriores

• Local: Novo Centro Cultural

- Sala Leonardo Da Vinci

OFICINA DE CIRCO

MATRÍCULAS ATÉ 22/10 Sábados

• Nascidos entre 2011 e 2016 9h às 10h / 10h às 11h / 12h às 13h

• Nascidos em 2012 ou anos anteriores 11h às 12h

• Local: Ginásio da Ginástica Olímpica

POWER YOGA

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

• 1 vez por semana Segundas – 11h às 12h / Quartas – 11h às 12h / Sextas – 10h às 11h e das 11h às 12h

• 2 vezes por semana Quartas e Sextas – 11h às 12h

• Nascidos em 2006 ou anos anteriores

• Local: Sala de Yoga (ao lado do Spa)

TAI CHI CHUAN

MATRÍCULAS ATÉ 22/10

Terças e quintas – 8h às 9h30 / *9h30 às 11h / 14h às 15h30 / *15h às 17h

• Nascidos em 2010 ou anos anteriores

*Necessário teste de habilidade

• 1º curso por pessoa do título é isento. A partir do 2º, é cobrada taxa de segunda atividade.

• Local: Sala Corpo e Arte

JAN CURSOS CULTURAIS
P

CURSO COBRADO À PARTE, INDEPENDE DE MATRÍCULA EM OUTRA ATIVIDADE. CONSULTE O REGULAMENTO DOS CURSOS E AS DATAS DE MATRÍCULA.

• TELEFONES: 3779-2053 / 3779-2058 / 3779-1738

• WHATSAPP: 97478-4154

• E-MAIL: cursosculturais@clubepaineiras.com.br

INSCRIÇÕES NA CENTRAL DE ATENDIMENTO:

• TELEFONE: 3779-2000, opção 7

68 69

469 ANOS DE SÃO PAULO N

o próximo dia 25, São Paulo completará mais um ano de história. A cidade está entre as mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica, que contempla a Biblioteca Mário de Andrade (BMA). Fundada em 1925, é a maior biblioteca pública e referência em pesquisas. Além da BMA, a cidade possui mais de 100 bibliotecas públicas, conhecidas pelos seus ricos acervos. E o mais legal: o município conta com 106 bibliotecas integrantes do Sistema Municipal de Bibliotecas. Parabéns a nossa cidade! Berço da cultura e diversidade.

DESTAQUE DA LITERATURA

Adeline Virginia Woolf foi uma escritora, ensaísta e editora britânica. Estreou na literatura em 1915, com o romance The Voyage Out e suas obras se sucedem com intensa genialidade, o que lhe garantiria depois o apelido de “Proust inglesa”. Ao longo de sua jornada existencial e literária, Virginia sempre apresentou crises de depressão. Em 1941, após escrever mensagem de adeus para seu marido e sua irmã, se suicida. Seu legado literário e o talento incalculável triunfam sobre a tragédia de sua vida pessoal. Ela deixa muitas cartas e toda a obra publicada até então, o que a torna uma referência para a literatura moderna.

JAN BIBLIOTECA MAURICIO DE SOUZA
P

SUGESTÃO DE LEITURA INFANTIL E INFANTOJUVENIL ADULTO

HORÁRIO DE ATENDIMENTODE FÉRIAS

Segunda a sexta-feira: 8h às 18h Sábado: 8h às 17h

Domingos e feriados: 9h às 13h Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h

BIBLIOTECA ON - LINE

Veja como acessar o nosso acervo on-line: www.clubepaineiras.com.br

• Serviços

• Biblioteca

• Biblioteca on-line

• Preencher campo de login

• Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, ligar para 3779-2054

70 71

BELEZA

BARBEARIA ELIAS

Sede Social, piso 2S – 3779.2128 / 9.5582-7616 (WhatsApp)

Terça a sexta: 10h às 19h Sábado: 8h às 17h Domingo e feriados: 9h às 14h Nos feriados em segundas-feiras, o local permanece fechado.

FRESHY SPA

*Massagens e tratamentos

Segunda a sábado: das 8h às 22h Domingos: 9h às 17h (agendamento até as 16h)

*Saunas Masculina e Feminina Segunda: 14h às 22h Terça a sábado: 8h às 22h Domingos: 8h às 16h

Telefones: 3779-2129/3779-2118 Celular: 98930-2680

SALÃO DE BELEZA LUNA

Sede Social, piso 2S 3779.2127/3779-1724

Terça a sábado: 8h30 às 19h10 Domingo, segunda e feriados: fechado

CONVENIÊNCIA

BANCA DE REVISTAS E JORNAIS

Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779.2143/ 99882.0002 (WhatsApp) Segunda a sexta: 10h às 20h30 Sábado, domingo e feriados: 10h às 19h30

BEST FIT LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS

Alameda Paineiras – Piso 3S – 3779.2135 Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 9h às 18h

EMPÓRIO PETIT MARCHÉ

Sede Social – 97050-9900 Segunda a domingo: 9h às 19h Feriados: 9h às 18h

HIT TENNIS & SPORTS

Alameda Paineiras – Piso 3S –3779.1737/ 2613.5473 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 9h às 18h

LAVA-RÁPIDO GIRASSOL

Estacionamento, 3o subsolo Piso Paineira das Pedras, 3 - 3779.1731

Segunda a sábado: 8h às 18h Domingo: fechado Feriados: 8h às 17h

MYFIX

Alameda Paineiras – Piso - 3S 3779.2033 / 3205.4501

Segunda a sexta: 9h às 18h Sábado: 9h às 14h Domingo e feriados: fechado

ZAP SERVICE

Alameda Paineiras – Piso 3S – 94142.9917

Segunda a sexta: 7h às 20h Sábado: 8h às 18h Domingos e Feriados – fechado

DIVERSOS

ACADEMIA

Complexo Esportivo, piso 2S – 3779.2107

Segunda a sexta: 6h às 22h Sábado: 6h às 19h

Domingo: 7h às 18h Feriados: 8h às 18h

ACHADOS E PERDIDOS

Área Administrativa (Saída de funcionários), no piso 1S da Sede Social Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h Fechado para almoço das 13h às 14h WhatsApp: 11 99866.3921

BIBLIOTECA PAINEIRAS

Sede Social, piso social ao lado do Bradesco – 3779.2054

Segunda a sexta: das 8h às 18h Sábado: das 8h às 17h Domingo: das 9h às 13h

BRADESCO

Agência e Caixa Eletrônico Sede Social, piso 3S, ao lado do Centro Médico – 3779.2074

Segunda a sexta: 10h às 12h e das 13h às 16h Sábado, Domingo e Feriados: fechado

CAIXA ELETRÔNICO BANCO24HORAS

Sede Social, piso 3S

CENTRO CULTURAL

Edifício Milan, Piso Superior Infantil – 3779.2053/3779.2058

Segunda a quinta: 8h às 22h Sexta: 8h às 18h

CENTRO MÉDICO

Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779.2059

Segunda a sábado: 6h às 23h Domingos e feriados: 6h às 22h

DEPARTAMENTO DE ESPORTES COMPETITIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2110

Segunda: 7h às 17h

Terça a sexta: 7h às 19h Sábado: 8h às 17h Domingo e feriados: fechado

DEPARTAMENTO DE ESPORTES FORMATIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2103/3779.2115

Segunda: 8h às 18h

Terça a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 17h

Domingo e feriados: fechado

DEPARTAMENTO DE ESPORTES RECREATIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2102

Terça a sexta: 8h às 22h

Sábado: 8h às 17h

Domingo, segunda e feriados: fechado

DEPARTAMENTO SOCIOCULTURAL

Centro Administrativo 3779.1739/3779.2050

Segunda a sexta: 8h às 18h Sábado: 8h às 17h Domingo e feriados: fechado

ESTANDE DE VENDAS

Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) 3779.2146

Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h

MEMORIAL PAINEIRAS

Sede Social, piso 1S, ao lado da Sala de TV – 99975.9598

OUVIDORIA

Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) – 3779.1716 Segunda a quinta: 8h às 18h Sexta: 8h às 17h

ouvidoria@clubepaineiras.com.br

REPROGRAFIA

Sede Social, piso 3S – 3779.2019

Segunda a sexta: 8h30 às 17h Sábado: 8h30 às 16h Domingo e feriados: fechado *Fechada para almoço, das 13h às 14h

SEGURANÇA

Central de Segurança, Sede Social – piso 1S – 3779.2022 Atendimento 24 horas

INFANTIL

BERÇÁRIO E FRALDÁRIO

Sede Social, piso 1S, Playground – 3779.2048 Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h

BRINQUEDOTECA

Sede Social, piso 3S 3779.2056

Segunda a sexta: 9h às 19h50 Sábado: 9h às 17h50 Domingo e feriados: 9h às 16h50

MAPLE BEAR

Setor Educação Infantil – Antigo Cultural Piso 3S, próximo ao lago das carpas 9.9269.9086

Segunda a sexta: 7h45 às 17h30

SEART

Setor de Educação Artística Infantil, Sede Social, piso 3S, no Centro Cultural – 3779.2056

Segunda a sexta: 8h30 às 17h50 Sábado: 8h30 às 16h50 Domingo e feriados: fechado

REDE WIRELESS

Você já utiliza a nossa rede Wireless? Para acessá-la basta cadastrar sua senha por formulário eletrônico ou através do Facebook. Conheça os

JAN SERVIÇOS

pontos para acesso: Biblioteca, Centro Cultural, Diretoria Executiva, Esportes, Lanchonete Café Paineiras, Lanchonete Deck Paineiras (Rofer), Restaurante Social e Boate Parcial, Saguão Social, Sala de Musculação e Esteiras, Complexo Fitness, Salão Nobre, Snooker e Squash.

RESTAURANTES E LANCHONETES

BAR BEACH

Ginásio Velho, piso 2, próximo das quadras do Beach Tennis 3779-2133 – 9.7049.5344 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 7h às 20h Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h

BAR DA SAUNA

Terça a sexta: 14h às 20h30

Sábado: 12h às 20h30 Domingo: 9h às 14h30 Feriados: 10h às 19h

CAFÉ KOPENHAGEN

Sede Social, piso térreo, no Saguão Social – 3779.2138

Segunda a sábado: 9h às 21h Domingo e feriados: 9h às 20h

CAFÉ PAINEIRAS

Sede Social, piso 3S, próximo às Quadras de Tênis – 3779.2136/ 9.8994-7877 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 7h às 21h Sábado: 7h às 20h

Domingo e feriados: 7h às 19h

DA PÁ VIRADA GELATERIA

Plataforma das piscinas, piso 1S Terça a sábado: 11h30 às 22h

Domingos e feriados das 10h30 às 20h30

*Em feriados de segundafeira: 10h30 às 20h30

FRESTO

Sede Social – Piso - 1S 3779.2130 / 9.5610.7463

Segunda a sexta: 9h às 23h Sábados, domingos e feriado: 9h às 22h

PEIXE AO CUBO

Complexo Esportivo, piso 2, próximo as Quadras de Tênis Cobertas 2539.4800

Segunda a segunda: 12h às 22h

Delivery – Segunda a sábado: 12h às 23h Domingo e feriados: 12h às 22h

RESTAURANTE SOCIAL – ROFER

Segunda a sexta: 11h30 às 15h Sábado, domingo e feriados: 12h às 16h

Delivery – Sábado e domingo: 11h30 às 15h30

TERRAÇO PAINEIRAS

Antiga Sede Social – Passarela - Próximo da Piscina Social 9.8994.7877

Segunda a Segunda: 9h às 20h

TRASTEVERE (JANTAR)

Terça a domingo: 18h às 23h30

Domingo e feriados: Só pizzaria

COMUNIQUE - SE COM O PAINEIRAS CENTRAL DE ATENDIMENTO (CAT)

Sede Social, piso térreo, Portaria Social – 3779.2000 - Opção 7

Informações em geral, inscrições para cursos, convidados, cadastramento, transferência e “locação” de títulos, etc. Horário de atendimento: Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h

CONSELHO FISCAL conselhofiscal@clubepaineiras.com.br

DIRETORIA EXECUTIVA E DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS presidencia@clubepaineiras.com.br

Este é o Canal de Comunicação entre os Associados e a Diretoria Executiva e Diretoria de Departamentos da Gestão 2022 - 2024

OUVIDORIA ouvidoria@clubepaineiras.com.br

Aqui você esclarece suas dúvidas, faz sugestões, críticas construtivas e elogios 3779.1716

FALE COM O PRESIDENTE 99140.5007

FACEBOOK (PÁGINA OFICIAL) facebook.com/clube.paineirasdomorumby

PORTAL PAINEIRAS Acesse todas as informações do Clube www.clubepaineiras.org.br

ANÚNCIOS E CLASSIFICADOS, AÇÕES PROMOCIONAIS E PATROCÍNIOS marketing@clubepaineiras.com.br 3779.2036

LOCAÇÕES PARA EVENTOS

Sede Social, piso térreo, Portaria Social, Central de Atendimento (CAT) – 3779.1709 locacoes@clubepaineiras.com.br

Domingo e segunda: fechado De terça a sexta: 8h às 18h Sábado: 8h às 17h

Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumbi, São Paulo, SP - CEP: 05678-000

72 73

JÁ BAIXOU O APP MEU PAINEIRAS?

Além de agendar pelo celular ou tablet atividades como cursos, aulas, uso da academia e natação, o paineirense recebe todas as informações sobre eventos e pode utilizar os serviços disponibilizados pela Central de Atendimento.

APP OFERECE FUNCIONALIDADES
VALIDAÇÃO
ACESSO
SISTEMA DE VENDA DE INGRESSOS, VISUALIZAÇÃO
FATURAS, ALÉM DE INFORMAÇÕES
RECURSO
PELO APLICATIVO, O ASSOCIADO FICA POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO CLUBE E SE ATUALIZA EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DE CADA SERVIÇO OFERECIDO PELO PAINEIRAS. O
COMO
DE TÍQUETES,
AO
E PAGAMENTO DE
FINANCEIRAS E O
FALE CONOSCO.

Sabe como nossos alunos desenvolvem habilidades socioemocionais desde a Educação Infantil?

Como uma Escola humanista, valorizamos o respeito, o diálogo, a empatia e a construção de relações saudáveis e harmoniosas. Na educação infantil e no fundamental anos iniciais, nossos alunos participam do LIV - Laboratório Inteligência de Vida.

Eles se sentem acolhidos e seguros para expressar suas emoções, vivenciando momentos de interação, socialização, contação de histórias e partilhas em grupo.

O desenvolvimento socioemocional está presente em todas as etapas, afinal, traz benefícios para a vida toda!

/materdeisp | colegiomaterdei.net atendimentosp@colegiomaterdei.net / 11 95657-5168