3 minute read

Moda Feminina

g-barreto@outdoorregional.com.br

Arte do Tie Dye!

Advertisement

O inverno chegou com tudo no último mês e as tendências já estão aparecendo para marcar a temporada

Uma tendência que está atraindo a atenção dos amantes de moda é o Tie Dye. A moda artesanal está super em alta devido ao cenário que nos encontramos, de pandemia. Nesse sentido, as pessoas estão resgatando tendências de estações passadas, as quais são fáceis de aderir dentro de casa. Esse é o caso do Tie Dye, que é fácil de reproduzir durante o isolamento social.

A tendência

Há dois anos, o Tie Dye se encontrava fora das tendências. No entanto, a volta do mood clubber, sucesso nos anos 1990, fez o padrão manchado ressurgir no street style. Especialistas em pesquisa de moda relatam que o termo Tie Dye foi um dos mais buscados em 2020 no mundo da moda, ao passo que aplicativos e sites de compras afirmam que a venda de produtos com a estampa colorida aumentou 900% entre maio e junho deste ano.

Estampas coloridas e únicas

O Tie Dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas. Produzindo desenhos super coloridos, a técnica dá um toque divertido e descontraído aos looks e pode ser feita de maneira simples por qualquer pessoa. Por isso, que tal aprender como fazer peças com estampa Tie Dye em casa? Para começar, você deve reunir todos os materiais necessários para fazer essa técnica, que são: t-shirt de tom claro, de preferência de um tecido natural, corantes ou tinta tecido, luvas, fixador de cores (no caso da escolha por corantes) elásticos de borracha e alguns papeis para colocar embaixo de onde você irá tingir a camisa.

Faça seu próprio Tie Dye

Primeiro passo

É muito importante que a peça de roupa esteja limpa, sem nenhuma sujeirinha grudada, para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar. Para os iniciantes uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo. Com o barbante ou o elástico de borracha,

amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes.

Segundo passo

Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na camiseta. Acrescente os corantes escolhidos nos respectivos recipientes e deixe diluir bem. Se você preferir trabalhar com tintas de tecido, dilua- -as em copinhos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto. Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte dividida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos.

Terceiro passo

Logo após 30 minutos do passo anterior, passe o fixador de cores, para que a estampa dure por bastante tempo. No caso da tinta de tecido, essa etapa pode ser desconsiderada.

Quarto passo

Mantenha a peça de roupa em um local seco, bem ventilado e longe do sol até que o tecido seque por completo. Corte as amarras e lave o Tie Dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça possa manchar outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto.