2 minute read

Direito

sanchescorreia.adv@gmail.com

Pandemia e os impactos no judiciário

Advertisement

Em meio às recentes transformações no judiciário, como ficará a vida do advogado e do cliente pós-pandemia?

te há meses em todo o mundo, modificando consideravelmente a rotina de todos nós. Ainda não estávamos preparados para todas as mudanças que estavam por vir, mas aos poucos, fomos nos adaptando ao “novo normal”, e a vida seguiu com suas limitações.

No Direito a situação não é diferente

Advogados e clientes estão necessitando adequar-se à nova realidade do judiciário, com audiências online, sustentação oral por vídeo conferência, fóruns fechados, atendimentos suspensos, palestras e cursos à distância e por aí vai. Esse tem sido o novo, uma constante adaptação e aprendizado, onde até mesmo a roupa a ser usada pelos advogados ou magistrados causam verdadeira e profunda discussão. E a tendência é que muitas das mudanças permaneçam, entre elas, as audiências online.

Dificuldades da

Pontuo como a principal dificuldade uma triste realidade: os brasileiros ainda não têm acesso de forma plena à internet de qualidade. Mesmo que para você pareça um absurdo, esse recurso ainda é de difícil acesso para uma porcentagem grande da população. Inclusive, recentemente realizei uma audiência virtual onde a parte sequer tinha acesso à internet ou aplicativo de mensagem. Nesses casos, não vejo a mínima possibilidade para a realização de uma audiência de instrução, que é o momento que partes e testemunhas são ouvidas e inquiridas pelo juiz. A audiência de conciliação é a bola da vez. Acredito que ela poderá, sem maiores dificuldades, permanecer de forma virtual. A advocacia exige formalidade e adequação, afinal, o próprio sistema do Tribunal de Justiça já é virtual e vem se modernizando cada dia mais. Penso que a conciliação, intermediada por profissionais do direito na modalidade virtual, trará economia de tempo, dinheiro e uma praticidade indiscutível para todos os envolvidos – juízes, advogados, clientes, servidores públicos, Estado, etc.

OCoronavírus (Covid-19) persis

audiência online

Reuniões e atendimentos

Fóruns se preparando para o retorno de atendimentos aos advogados e público, enquanto os processos estão a todo vapor, inclusive com prazos fluindo. O cliente recebe uma intimação e clama por atendimento, está desesperado. Atendimento remoto tem sido a base, ligações e vídeos chamadas. De acordo com a legislação de cada município, os atendimentos presenciais estão sendo retomados gradualmente e percebo que para muitos, o contato físico não será mais essencial. Particularmente eu adoro sentar no sofá, ouvir o cliente, servir aquele café preto e olhar nos olhos, essa advocacia humanizada sempre me atraiu. Porém, agora é necessário ponderar e tomar todos os cuidados necessários.

Conclusão

Na verdade, assim como nós, o judiciário vem dia a dia se adaptando à nova realidade e será preciso muito estudo para alterar, de forma eficiente, o sistema e aplicá-lo sem que seus usuários sejam prejudicados, especialmente, aqueles que possuem menos condições e acessibilidade.