A silvicultura do carbono - OpCP68

Page 18

Q

Índice

entidades

carbono: caminho para uma nova economia A humanidade chegou a uma encruzilhada na qual as escolhas estão claras: ou insiste no mesmo caminho, de esgotamento da natureza, rumo ao ponto de inflexão que leva a futuro desastroso, ou faz da resiliência uma realidade e muda seu modo de viver e de fazer negócios, legando para as próximas gerações um planeta habitável. O segundo caminho é mais árduo, mais trabalhoso e, acima de tudo, exige da sociedade a habilidade de trabalhar conjuntamente. Trata-se de modus operandi ao qual parecemos não estar acostumados, diante de invasões, guerras e demais atrocidades vivenciadas mundo afora. Mas, se não for assim, não venceremos a batalha do clima. Esse não é desafio a ser superado se apenas um ou alguns fizerem sua parte. Sem o engajamento e a contribuição de todos, o esforço será nulo, ou perto disso. Esse é, sem dúvidas, o maior desafio enfrentado pelas atuais gerações. Mas, se tem algo que o tempo e os percalços por que a humanidade passou têm demonstrado é que as crises, por mais duras e dolorosas que sejam, abrem oportunidades e deixam aprendizados. E a emergência climática encaixa-se nesse roteiro. Não seria exagero afirmar que as perspectivas e os riscos decorrentes das mudanças do clima hoje se equiparam, em grau de centralidade estratégica, com as preocupações durante a Guerra Fria, sobre desarmamento e não proliferação nuclear.

O meio ambiente, que já foi considerado tema a ser debatido apenas por diplomacia multilateral, em ambientes acadêmicos ou nas organizações não governamentais, hoje é pauta fundamental de governos, além de ponto de partida de planejamento estratégico de companhias e investidores ao redor do mundo. Essa busca necessária por uma economia verde, ao mesmo tempo em que se mostra urgente, escancara enorme potencial de possibilidades e novos negócios. E, como sustentação a tudo isso, no efetivo centro decisório, temos Sua Excelência, o consumidor. Atentos, informados e ansiosos por soluções e inovações ambientalmente amigáveis. Não à toa a COP26, em Glasgow, reuniu mais de 30 mil pessoas em uma das mais emblemáticas Conferências das Partes de todos os tempos.

E, nesta era de uma economia descarbonizada, a indústria de árvores cultivadas se impõe como farol, que ilumina um dos caminhos a serem seguidos por outros setores. "

Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. Diretor executivo da IBÁ, com assento no Comitê de Sustentabilidade da FAO e na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

18


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A silvicultura do carbono - OpCP68 by Revista Opiniões - Issuu