A inteligência da colheita e a logística do transporte florestal - OpCP69

Page 72

Q

Índice

centros de desenvolvimento do conhecimento

aplicação da ergonomia para uma

colheita de madeira inteligente

A colheita de madeira tem evoluído de forma significativa no setor florestal brasileiro em função dos avanços tecnológicos apresentados pelas indústrias de máquinas, que têm disponibilizado ao mercado florestal produtos cada vez mais modernos e de elevada capacidade produtiva. Ao contrário das operações com menor grau de mecanização, que exigem elevado esforço físico dos trabalhadores e a realização das atividades em condições ambientais inadequadas, a maioria das máquinas de colheita da madeira possuem postos de trabalho climatizados que oferecem maior conforto e segurança aos operadores, além de modernos sistemas de controle para a obtenção de dados e informações, auxiliando a tomada de decisão de forma assertiva e inteligente. Tal fato tem possibilitado às empresas florestais a obtenção de ganhos significativos de produtividade, qualidade e segurança, além de melhores resultados ambientais e de custos. Entretanto é evidente que todo esse processo de desenvolvimento tecnológico não garante o sucesso pleno da colheita de madeira,

sendo fundamental ser considerado o fator humano, que responde por significativas diferenças no desempenho das operações florestais. Atualmente, temos observado inúmeros trabalhos e relatos pelo País acerca das novas tecnologias disponíveis para a gestão e a operação da colheita de madeira, mas pouco se discute a respeito da ergonomia, como se todos os problemas tivessem sido superados com a mecanização das operações florestais. O fato é que, apesar de todas as tecnologias, ferramentas e inteligências disponíveis, as operações são ainda muito complexas e realizadas, na maioria das vezes, em condições adversas quanto a procedimentos operacionais, floresta e terreno, trazendo dúvidas se isso poderá acarretar novos problemas para a saúde dos operadores.

temos observado inúmeros trabalhos e relatos pelo País acerca das novas tecnologias disponíveis para a gestão e a operação da colheita de madeira, mas pouco se discute a respeito da ergonomia Eduardo da Silva Lopes Professor de Ergonomia, Colheita e Logística Florestal e Coordenador de Pós-graduação do Unicentro

E, sob esse aspecto, é importante também mencionar o uso de máquinas adaptadas ou importadas de países cujos operadores possuem diferentes características antropométricas e o surgimento de novos procedimentos de trabalho, com maior exigência física e mental aos operadores, aliados à execução das operações em ritmo mais acelerado.


Articles inside

Angelo Marcio Pinto Leite, UF-Vales do Jequitinhonha e Murici

9min
pages 74-82

Renato Cesar Gonçalves Robert, UF-Paraná

5min
pages 72-73

Eduardo da Silva Lopes, Unicentro

5min
pages 70-71

Nilton Cesar Fiedler, UF-Espirito Santo

5min
pages 64-65

José Vicente Caixeta-Filho e Thiago Guilherme Péra, Esalq-Log

14min
pages 66-69

Ricardo Malinovski e Branca Ulchak, Malinovski Consultoria

4min
pages 58-59

Raiane Ribeiro Machado Gomes, Arthur Araújo Silva e Carlos Cardoso Machado, UV-Viçosa

5min
pages 60-63

Fernando Campos e Juho Leskinen, Ponsse

5min
pages 52-53

Rodrigo Fernandes Barbosa, John Deere

4min
pages 54-57

Roberto Baptista Nadal Junior, Dexco

3min
pages 48-51

Pedro Alves Silva Neto, ArcelorMittal BioFlorestas

6min
pages 44-47

Anderson Jones Bobko, Eldorado

5min
pages 42-43

Jacks Willer Prado Missel, Veracel

4min
pages 30-33

Eduardo Possamai, Sylvamo

5min
pages 38-41

Mauricio Harger, CMPC no Brasil

5min
pages 22-25

Felipe Schroeder Vieira, Valley Irrigation

7min
pages 10-13

Renato Lima Coura Jr. e Bruno Ricardo Fernandes, Cenibra

6min
pages 26-29

Geraldo Vitor de Andrade Junior, Aperam Bioenergia

6min
pages 34-37

Joaquim Trecenti Barros Lordelo, Bracell

5min
pages 14-17

Glauton Polite da Silva, Suzano

6min
pages 18-21
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.