
9 minute read
Angelo Marcio Pinto Leite, UF-Vales do Jequitinhonha e Murici
a escolha da melhor alternativa
Embora o conhecimento das atividades logísticas remonte a séculos, o termo surgiu apenas durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizado para definir o conjunto de atividades relacionadas à movimentação de recursos humanos, armamentos e munições para os campos de batalha. Na sua origem, portanto, o conceito de logística era essencialmente ligado às operações militares, mas, com o passar dos anos, o seu significado tornou-se mais amplo, passando a abranger as áreas de estoque, de transporte e de armazenagem.
Nos últimos anos, a logística vem apresentando uma evolução constante, sendo um dos elementos-chave na formação da estratégia competitiva das empresas. Nesse sentido, confundida inicialmente com o transporte e armazenagem de produtos, atualmente é considerada ponto estratégico da atividade produtiva integrada, atuando em consonância com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimento.
Logística refere-se, assim “ao conjunto de atividades (meios e métodos) direcionadas a agregar valor, a fim de otimizar o fluxo de materiais e/ou matérias-primas, desde a fonte de produção até o local de utilização ou distribuidor final, garantindo o suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, assegurando sua integridade, a um custo razoável, no menor tempo possível, atendendo às necessidades e expectativas do cliente”.
Nesse contexto, a logística é um verdadeiro paradoxo, pois constitui, ao mesmo tempo, uma das atividades econômicas mais antigas, corresponde a um dos conceitos gerenciais mais modernos. Assim, na atualidade, a logística tornou-se uma ferramenta vital na definição de estratégias empresariais competitivas (um instrumento de gerência), reestruturando os procedimentos operacionais, de forma a capitalizar todos os esforços na conquista do cliente.
No setor florestal, a logística é a última etapa do processo, sendo responsável pela movimentação e o transporte da madeira dos locais de produção até os destinos onde ela será utilizada, por meio de diferentes modais (ferroviário, aquaviário, dutoviário, aeroviário ou rodoviário), ou ainda, a integração de mais de um deles. A escolha entre a utilização de um único modal ou a integração requer a análise da infraestrutura disponível, das distâncias de transporte, do tipo e do volume de carga a ser transportada, dos custos de transporte, entre outros fatores.
Embora esteja longe de ser o único, o transporte é o elemento mais visível da cadeia de suprimento, portanto, qualquer que seja a

Angelo Marcio Pinto Leite
Professor de Colheita, Prestação de Serviços e Ergonomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Murici
estratégia adotada, a logística do transporte é o principal problema a solucionar, a fim de reduzir custos (sobretudo das imobilizações em estoque). O emprego da logística harmoniza as exigências entre oferta, demanda, produção e distribuição, pressupondo uma abordagem sistêmica na redução de custos.
Ainda que uma tarefa complexa, o gestor florestal deve procurar, sempre que possível, utilizar ferramentas gerenciais de apoio à decisão (técnicas de programação matemática, como programação linear, programação dinâmica, programação inteira, simulação e PERT/CPM), a fim de avaliar as diferentes alternativas e seus respectivos custos, optando por aquele sistema de transporte que melhor atenda aos objetivos da organização.
Um sistema de transporte inadequado encarece significativamente os custos de toda a cadeia e compromete a segurança de abastecimento, principalmente no Brasil, onde se tem, na maioria das vezes, uma infraestrutura de transporte deficitária e em condições precárias (por exemplo, para o transporte rodoviário, que representa em torno de 60% de toda a carga interna movimentada no País, aproximadamente 90% das estradas/rodovias não são pavimentadas e encontram-se em mau estado de conservação). Além disso, o País apresenta outros gargalos e fatores desfavoráveis, como a alta carga tributária e de impostos; o preço elevado dos combustíveis, lubrificantes, peças de reposição e pneus; frota de veículos envelhecida, obsoleta e não apropriada às diversas situações de transporte da madeira; entre outros.
Assim, com o intuito de mitigar parte desses problemas, que a gestão logística com foco na otimização das operações de transporte por intermédio de técnicas matemáticas e ferramentas gerenciais modernas constitui etapa fundamental para aumentar a eficiência operacional, a produtividade dos veículos e a redução de custos, garantindo competitividade e lucratividade ao negócio florestal.
Entre os principais custos envolvidos na logística florestal, destacam-se: a colheita e o processamento da madeira, a retirada da mesma e estocagem nas margens das estradas ou pátios, transporte, custos administrativos e da não qualidade. Como parâmetros quantitativos que sustentam a eficácia da logística, se destacam o tempo e o custo, e, como parâmetro qualitativo, a qualidade.
Nesse contexto, visando aumentar a efi ciência, reduzir custos e melhorar a qualidade, há algum tempo, a quase totalidade das empresas florestais vêm optando pela terceirização do transporte da madeira, entregando às transportadoras especializadas a condução de seus procedimentos logísticos, referentes às operações de movimentação dessa matéria-prima porta a porta (do campo ao local de sua utilização). Cabe salientar que qualquer iniciativa que gere resultados positivos quanto aos parâmetros anteriores é de suma importância, uma vez que o transporte representa grande percentual no custo de produção das empresas.
Seja utilizando frota própria ou terceirizada, o sucesso de um processo logístico de movimentação/transporte da madeira passa, necessariamente, pela adoção de melhorias contínuas, gestão eficiente e inovações tecnológicas (como novas configurações de veículos e composições, computador de bordo, GPS, softwares diversos, entre outras), englobando, ainda, a qualificação profissional, um programa de manutenção eficiente, o planejamento e o monitoramento/controle adequado de toda a cadeia por intermédio de técnicas, métodos, indicadores e ferramentas de gestão (Seis Sigma, Lean Manufacturing, Green Belts, Balanced Scorecard, Balanced Sourcing, KPIs, Shared Value, etc.).
Dada a sua importância como atividade empresarial, a adoção, a medição e o controle de indicadores logísticos (KPIs como custo de transporte, custo de estoque, cumprimento de prazos de entrega, produtividade na carga e descarga, custo com não conformidade, etc.) têm encontrado enorme aplicação entre usuários de diversos níveis, desde os auxiliares operacionais e administrativos, passando pelos conferentes de carga, até supervisores, gerentes e diretores.
Resumindo, a escolha da melhor alternativa logística no suprimento de madeira depende da análise e da consideração de diversos fatores que devem estar alinhados com cada modelo de negócio florestal, englobando principalmente o planejamento adequado das operações, a definição do modal ou modais a serem utilizados, a análise e o controle de custos, a incorporação de inovações tecnológicas e a gestão eficiente (adoção de técnicas e ferramentas de otimização, o monitoramento e o controle de toda a cadeia logística). n
São 3.105 artigos, sobre 150 diferentes temas, escritos com exclusividade pelas maiores autoridades dos assuntos no país. Você tem 2 formas para ler as revistas: 1. Pela edição virtual, folheando as páginas como em uma antiga revista. Nesta opção você pode fazer o download da edição inteira, para ler quando estiver off-line. 2. Por texto corrido, lendo os artigos individualmente com livre acesso aos textos e imagens. Boa leitura. Revista Opiniões 16 99777-7799

Faça um Plano de Marketing com a Revista Opiniões 16 99777-7654
Biblioteca Sucroenergética Biblioteca Florestal


Acesso ao Site


expediente
Editora WDS Ltda e Editora VRDS Brasil Ltda: Rua Jerônimo Panazollo, 350 - 14096-430, Ribeirão Preto, SP, Brasil - Pabx: +55 16 3965-4600 - e-Mail Geral: Opinioes@RevistaOpinioes.com.br •Diretor Geral de Operações e Editor-chefe: William Domingues de Souza - Celular/WhatsApp: 16 99777-7799 - WDS@RevistaOpinioes.com.br •Coordenadora Nacional de Marketing: Valdirene Ribeiro Souza - Celular/WhatsApp: 16 99773-2200 - VRDS@RevistaOpinioes.com.br •Vendas: Lilian Restino - Celular/WhatsApp: 16 99777-7654 - LR@RevistaOpinioes.com.br • Priscila Boniceli de Souza Rolo - Celular/WhatsApp: 16 99777-3242 - PRI@RevistaOpinioes.com.br •Jornalista Responsável: William Domingues de Souza - MTb35088 - jornalismo@RevistaOpinioes. com.br •Midia Social: Fernanda Silva - 16 3965-4600 - FS@RevistaOpinioes.com.br •Projetos Futuros: Julia Boniceli Rolo - 2604-2006 - JuliaBR@RevistaOpinioes.com.br • Projetos Avançados: Luisa Boniceli Rolo - 2304-2012 - LuisaBR@RevistaOpinioes.com.br •Consultoria Juridica: Jacilene Ribeiro Oliveira Pimenta - RibeiroLena@hotmail.com •Correspondente na Europa (Augsburg Alemanha): Sonia Liepold-Mai - Fone: +49 821 48-7507 - sl-mai@T-online.de •Copydesk: Roseli Aparecida de Sousa - RAS@RevistaOpinioes.com.br •Edição Fotográfica: Priscila Boniceli de Souza Rolo - Fone: 16 16 99777-3242 - PRI@RevistaOpinioes.com.br •Tratamento das Imagens: Douglas José de Almeira - douglas@saofranciscograf.com.br - 16 2101-4151 •Artigos: Os artigos refletem individualmente as opiniões pessoais sob a responsabilidade de seus próprios autores •Foto da Capa: Acervo Suzano •Foto do Índice: Eldorado Brasil •Expediente: Suzano •Próxima edição: Suzano •Fotos das Ilustrações: Paulo Alfafin Fotografia - 19 3422-2502 - 19 98111-8887- paulo@pauloaltafin.com.br • Ary Diesendruck Photografer - 11 3814-4644 - 11 996045244 - ad@arydiesendruck.com.br • Tadeu Fessel Fotografias - 11 3262-2360 - 11 95606-9777 - tadeu.fessel@gmail.com • Mailson Pignata - mailson@aresproducoes.com.br - fone: 16 992132105 •Acervo Revista Opiniões e dos específicos articulistas •Fotos dos Articulistas: Acervo Pessoal dos Articulistas e de seus fotógrafos pessoais ou corporativos •Expedição Revista Digital: 29.769 e-mails cadastrados •Cadastro para recebimento da Revista Digital: Cadastre-se no Site da Revista Opiniões através do serviço de Fale Conosco e receba as edições diretamente em seu computador ou celular •Portal: Estão disponíveis em nosso Site todos os artigos, de todos os articulistas, de todas as edições, de todas as divisões das publicações da Editora WDS, desde os seus respectivos lançamentos, com livre possibilidade para donwload •Auditoria de Veiculação e de Sistemas de controle: Liberada aos anunciantes a qualquer hora ou dia, sem prévio aviso, através de visita virtual • Home-Page: www.RevistaOpinioes.com.br
•South Asia Operation:
Opinions Magazine-India: Specific publication on agricultural, industrial and strategic issues of Indian regional market. Editorial language: English. Advertising language: English and Hindi •Business Researcher: Marcelo Gonçalez - +91 9559 001 773 - MG@RevistaOpinioes.com.br •Marketing Researcher: Eliete Aparecida Alves Goncalez - +91 9580 824 411 - EG@RevistaOpinioes.com.br •Chief Editor Assistant: Gabrielle Gonçalez - +91 9580 824 411 - GG@RevistaOpinioes.com.br
ISSN - International Standard Serial Number: 2177-6504


•Conselho Editorial da Revista Opiniões:
Divisão Florestal: • Amantino Ramos de Freitas • Angélica Cássia Oliveira Carneiro, Cassinha • Antonio Paulo Mendes Galvão • Augusto Praxedes Neto • Caio Eduardo Zanardo • Celso Edmundo Bochetti Foelkel • Eduardo Mello • Edimar de Melo Cardoso • Fernando Campos Passos • Graziela Baptista Vidaurre Dambroz • João Fernando Borges • Joésio Deoclécio Pierin Siqueira • Jorge Roberto Malinovski • José Ricardo Paraiso Ferraz • Luiz Ernesto George Barrichelo • Maria José Brito Zakia • Mario Sant'Anna Junior • Mauro Quirino • Mauro Valdir Schumacher • Moacyr Fantini • Moacir José Sales Medrado • Nairam Félix de Barros • Nelson Barboza Leite • Roosevelt de Paula Almado • Sebastião Renato Valverde • Walter de Paula Lima Divisão Sucroenergética: • Carlos Eduardo Cavalcanti • Evaristo Eduardo de Miranda • Ismael Perina Junior • Jaime Finguerut • Jairo Menesis Balbo • José Geraldo Eugênio de França • Julio Maria M. Borges • Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Caio • Manoel Vicente Fernandes Bertone • Marcos Guimarães Andrade Landell • Marcos Silveira Bernardes • Martinho Seiiti Ono • Nilson Zaramella Boeta • Paulo Adalberto Zanetti • Pedro Robério de Melo Nogueira • Plinio Mário Nastari • Raffaella Rossetto • Tadeu Luiz Colucci de Andrade