A eficácia da automação, da inteligência artificial e das tecnologias sucroenergética - OpAA73

Page 52

Q

Índice

automação industrial

automação e transformação digital A transformação digital não é mais um diferencial competitivo, é uma necessidade para qualquer tipo e porte de empresa ou segmento industrial. Em uma definição simples, a transformação digital está relacionada ao uso de tecnologias adequadas ao tipo de atividade e negócio, portanto deve ser analisada por profissionais da área e/ou consulta e interpretação de normas para conduzir investimentos financeiros e de tempo na direção correta. Por outro lado, apenas tecnologia não basta, e é aqui que começa o maior desafio. As inovações tecnológicas devem ser interpretadas como meio e não como fim, definindo corretamente quais modernizações de processos e ferramentas são necessárias e quais os resultados esperados. Transformação digital representa transformação cultural, sendo necessário que a empresa tenha agentes especializados para propagar, treinar e multiplicar conhecimentos nessa área, sem perder a cultura e a memória técnica da empresa. Quem faz a transformação digital são as pessoas, através de novos modelos mentais e mudanças culturais.

O ponto inicial nos investimentos da transformação digital são as decisões estratégicas e de negócios relacionados diretamente com os objetivos da empresa. Importante avaliar se a estrutura do sistema de controle da empresa cumpre com os requisitos mínimos para evoluir tecnologicamente, se todo o potencial de controle e desenvolvimento de estratégias foram implementadas, se o sistema está preparado para responder aos comandos de decisões hierarquicamente superiores. Segundo Helder José Celani de Souza, Diretor de Healthcare da ISA, a automação usualmente refere-se a reduzir as intervenções humanas para executar uma determinada atividade, transitando pelas categorias totalmente manual, semiautomática ou totalmente automática. A área de tecnologia da informação (TI) não aparece no cenário dos negócios até meados do século XX, quando, então, inicia sua jornada atrelada às novas tecnologias.

As inovações tecnológicas devem ser interpretadas como meio e não como fim, definindo corretamente quais modernizações de processos e ferramentas são necessárias e quais os resultados esperados. "

Marco Antonio Alasmar

Diretor de Açúcar, Etanol e Bioenergia da ISA – Intl Society of Automation

52


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.