A tecnologia e a inovação do sistema sucroenergético

Page 8

Q

Índice

editorial de abertura

Opiniões

a tecnologia e a inovação do

sistema sucro

Uma das coisas que eu mais gosto em trabalhar aqui em nosso Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal é que ele é transversal, ou seja, dialoga com todos os outros ministérios e pode contribuir para políticas nas mais diferentes áreas. Nesse período de pandemia, todos nós focamos mais na saúde, mas, desde o início da gestão, temos direcionado soluções para cidades, turismo, indústria, tecnologias assistivas e agricultura, por exemplo. Com o setor de combustíveis, o sistema sucroenergético e o incentivo a tecnologias sustentáveis não é diferente. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lidera o projeto GEF Biogás Brasil, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), que promove ações locais e nacionais de estímulo ao uso do biogás na cadeia produtiva. Recentemente, com a participação de vários parceiros, lançamos a Plataforma de Informações do Biogás, que fomenta uma rede de colaboração digital e conta com ferramentas, dados e programas de capacitação para o setor.

Também participamos do Programa Combustível do Futuro, instituído em maio pelo governo, que vai propor medidas para incrementar o uso dos combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono na matriz energética de transporte nacional. Todas as políticas que promovemos seguem a missão que estabeleci para o ministério: produzir conhecimento, gerar riquezas para o País e contribuir para a qualidade de vida da população. Nós temos um país incrível, cheio de potencial e podemos chegar ao patamar de nações desenvolvidas por meio da ciência e tecnologia. Veja o que muitos outros países não possuem em recursos naturais e aonde chegaram, pense também no que temos de riquezas e o que podemos alcançar. Por isso, a missão do MCTI vale não só para a sede, em Brasília, mas para todas as nossas 28 instituições vinculadas espalhadas pelo Brasil. São unidades de pesquisa, empresas públicas, organizações sociais, autarquias, fundação e colegiados que compõem a nossa estrutura e funcionam como os braços do ministério nos mais diferentes temas.

o conhecimento precisa ser transformado em nota fiscal, gerar um produto, um serviço, novos empregos que vão contribuir para o crescimento do País como um todo.

8


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.