Q
Índice
cientistas e especialistas
geração de energia a partir de biogás O mundo se uniu para combater os evidentes e atuais perigos das mudanças climáticas e do aquecimento global. Conforme estabelecido na COP21 — também conhecida como Acordo de Paris —, os países estabeleceram contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) para reduzirem drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa, eliminar progressivamente os combustíveis fósseis e avançar para a energia renovável. O Brasil está contribuindo para esse esforço global com planos para suas metas ambientais mais ambiciosas até o momento, comprometendo-se a atingir a neutralidade de emissões até 2050. Um fator importante para alcançar a neutralidade de carbono no Brasil reside na indústria energética. O Brasil, um país rico em recursos, terá que concentrar esforços na eliminação progressiva da energia proveniente de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, acelerar o desenvolvimento e a implantação de energias renováveis. Felizmente, o Brasil não é um país que desconhece as energias renováveis, pois, atualmente, é o terceiro país líder mundial em capacidade de energia renovável instalada. Embora a energia hidrelétrica represente a maior parte da capacidade de energia renovável do Brasil, o biogás proveniente de resíduos da cana-de-açúcar tem sido uma promissora fonte de combustível renovável, que poderá catapultar o Brasil para ser o país líder em capacidade de energia renovável instalada.
Aumentar o uso de biogás com tecnologia avançada de motores a gás pode desempenhar um papel importante ao permitir que empresas do ecossistema brasileiro percebam os benefícios econômicos e ecológicos máximos da redução de emissões. "
Monica Wajnsztajn Diretora Comercial para América Latina da INNIO
52
Agora, mais do que nunca, o Brasil não só tem a oportunidade de alcançar seu objetivo de neutralidade de emissões em 2050, mas também tem a oportunidade de se tornar líder mundial na produção, exportação e uso de biogás renovável a partir do açúcar, através da aplicação de tecnologia e inovação em todo o seu sistema sucroenergético. O biogás é, ao mesmo tempo, uma fonte de energia renovável e a melhor maneira de tratar resíduos orgânicos. É uma fonte de energia com múltiplos usos, que inclui a geração de energia e calor. O biogás é produzido a partir da decomposição anaeróbica da matéria orgânica, composta por aproximadamente 60% de metano e 40% de CO2. Em todo o setor canavieiro, o biogás é produzido a partir de vinhaça, torta de filtro, palha e bagaço — resíduos da produção de cana-de-açúcar. Como o biogás é produzido a partir de resíduos, as emissões líquidas de CO2 são negativas ao considerar a abordagem de avaliação do ciclo de vida, e, efetivamente, os produtos energéticos de biogás estão removendo CO2 da atmosfera. Isso significa que o papel do biogás no futuro da neutralidade global de emissões é mais do que um caminho para reduzir os resíduos