Q
Índice
produtores
a inovação tecnológica da indústria
na prática
Novas tecnologias prevalecem conforme a competitividade que emprestam aos respectivos negócios. Para entender essa dinâmica tecnológica, basta observar a vida no planeta. De acordo com o autor Kevin Kelly, vida e tecnologia “querem” a mesma coisa. Simplificadamente, as novas tecnologias querem ser mais eficientes e abrangentes. A safra 2020/2021 surpreendeu a todos em vários aspectos. Em plena pandemia, num clima extremamente seco e quente, as indústrias do setor sucroenergético foram desafiadas no limite da tecnologia. E responderam à altura. Nas fermentações das 8 unidades agroindustriais da Atvos, por exemplo, leveduras selecionadas e personalizadas trabalhavam incansavelmente para produzir mais de 2 bilhões de litros de etanol biocombustível, além de etanol 70%, doados em apoio ao combate à Covid-19. Nas moendas, camisas de alta drenagem(*Nota 1) contribuíam para maximizar a extração de caldo e para reduzir a umidade do bagaço, assegurando, juntamente com iniciativas de controle avançado da cogeração, uma exportação de energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade como Campinas, no estado de São Paulo, por um ano inteiro.
Na produção de açúcar, destaque para o cozedor contínuo para a massa B e o controle avançado na evaporação do caldo, com ganhos significativos nas eficiências industriais. Rapidamente, foram feitas adequações para permitir que operadores de COI (Centros de Operações Industriais) trabalhassem de forma integrada, mantendo o controle centralizado da operação industrial, respeitando os necessários protocolos de segurança e distanciamento social, a fim de preservar a saúde de todos e a continuidade operacional da indústria. A segurança de comunicação dos sistemas (cyber security) foi reforçada para suportar o crescimento das tecnologias digitais (indústria 4.0), o que permitiu o acompanhamento e atuação remota no contexto da pandemia. Terminamos a safra mais preparados para o futuro que, seguramente, trará mais desafios e oportunidades.
Terminamos a safra mais preparados para o futuro que, seguramente, trará mais desafios e oportunidades. "
Jaime Finguerut e Carlos Eduardo Calmanovici Respectivamente, Presidente do Conselho do ITC e Diretor de Tecnologia Industrial da Atvos
40