editorial de abertura
o tamanho e a importância das
florestas nativas e plantadas
O Brasil possui uma das maiores áreas de florestas do mundo, com uma área estimada em 488 milhões de hectares de florestas nativas e 9,8 milhões de hectares de florestas plantadas. Somados, esses valores representam mais de 58% da cobertura do território nacional. As florestas nativas geram bens e serviços que são a base de uma cadeia de bioeconomia, que é a produção baseada no conhecimento e uso de recursos naturais que proveem benefícios socioeconômicos e ambientais, dentro de um sistema de produção sustentável, e que envolve o manejo das florestas nativas. Já as florestas plantadas fornecem diversos produtos, madeireiros e não madeireiros, contribuindo para o abastecimento de diversas cadeias produtivas muito importantes para o País, como da construção civil, celulose, papel, energia, siderurgia e mobiliário. A produção de madeira está concentrada nas florestas plantadas, que abastece mais de 91% do parque fabril, apesar de ocupar menos de 1% da área do território nacional. A produção florestal das plantadas é uma das quatro maiores cadeias do agronegócio em termos de balança comercial. Em termos de exportações, produtos florestais representaram, em 2019, R$ 12,4 bilhões em divisas ao Brasil, sendo que os principais produtos exportados foram celulose (60%), produtos de madeira (24%) e papel (16%).
Temos vantagens comparativas e competitivas quanto à disponibilidade de recursos florestais, um amplo mercado interno, boa penetração nos internacionais, além de conhecimento e tecnologias disponíveis que abrem possibilidades para a ampliação da participação do setor florestal na economia nacional. "
Valdir Colatto
Diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro do MAPA
6
Produtos florestais não madeireiros também são muito importantes e compreendem gêneros alimentícios, oleaginosos, fibras, folha de eucalipto, casca de acácia-negra, resinas, ceras e tanantes, com um valor de produção superior a R$1,2 bilhão. Essa produção é a base da economia de uma série de comunidades agroextrativistas e contribui para as economias regionais, que, por sua vez, contribuem para as economias nacionais e globais . No caso das florestas nativas, o manejo florestal sustentável é o principal instrumento de uso desses recursos. Existem mais de 309 milhões de hectares de florestas públicas, 36% do território nacional, daí a importância de políticas que promovam a conservação desses ativos