O Brasil das florestas plantadas - OpCP59

Page 26

estradas florestais

planejamento de

estradas florestais

Como é de conhecimento de todos, o setor de florestas plantadas é um dos poucos setores da economia que trabalha com ciclos produtivos longos, com o mínimo de 6 anos, no caso da cultura do eucalipto. Todos os anos, as empresas traçam seus planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Também, anualmente, após intermináveis reuniões em seus diversos departamentos, elaboram orçamentos complexos e milionários para terem previsibilidade dentro de cada operação (implantação, reformas, colheita, logística, etc.). Aparentemente, tudo é programado para funcionar de forma rotineira, constante, a custos baixos, com qualidade, alta eficiência e, principalmente, de forma segura.

Esse é o cenário de uma grande empresa florestal, que possui técnicos altamente capacitados, tecnologia de ponta e recursos financeiros favoráveis para a realização de investimento. Dashboards diários/semanais do planejado x realizado são apresentados constantemente para os gestores, que são elogiados ou criticados pelo cumprimento ou não dos indicadores preestabelecidos. Atingir a excelência e o cumprimento das metas, nesse caso, desafia o gestor a sempre melhorar, de forma incansável, a busca desses resultados. Para o planejamento das estradas florestais, não deveria ser diferente. No entanto, aqui, existe uma lacuna para reflexão e que pode afetar, a qualquer momento, a companhia, levando em consideração que as estradas são as artérias que vão garantir a fluidez das operações para a implantação, manutenção e proteção das florestas e que, em momento apropriado, serão utilizadas para o transporte da madeira para o respectivo abastecimento fabril.

Sendo as estradas o segundo maior investimento em um empreendimento florestal, perdendo apenas para as florestas em si, o seu planejamento adequado possui extrema importância para a rentabilidade do projeto. "

Ricardo Anselmo Malinovski CEO da Malinovski Florestal

Qual é a garantia que elas foram bem planejadas e estão em perfeitas condições de tráfego independentemente da fase em que serão utilizadas? Mesmo em empresas florestais com equipes técnicas robustas, percebe-se, de forma rotineira, uma incongruência na condução da importância de se ter um bom planejamento das estradas que vise à otimização de rotas, que defina, com

26


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O Brasil das florestas plantadas - OpCP59 by Revista Opiniões - Issuu