A pesquisa em cada etapa do processo de produção da floresta - OpCP57

Page 11

produção de mudas

Opiniões

pesquisa e qualidade na

produção de mudas

O setor de florestas plantadas apontou que, em 2018, o Brasil atingiu a marca de 7,84 milhões de hectares. Para atendimento de toda essa área de plantio, estima-se terem sido produzidas, aproximadamente, 1,4 bilhão de mudas. Nesse cenário, a International Paper, líder mundial na produção de celulose, papéis para imprimir e escrever e embalagens, é responsável por mais de 100.000 hectares de florestas plantadas e certificadas por instituições reconhecidas globalmente. Com esse resultado positivo para o setor, espera-se que, para os próximos anos, esse número não sofra reduções, pelo contrário: a expectativa é produzir a quantidade demandada com qualidade e custos adequados. Mas como ser sustentável e competitivo ao mesmo tempo? É possível, e nós temos esse compromisso.

Nem sempre altos investimentos refletirão em maior qualidade ou produtividade. É preciso garantir que o essencial permaneça sendo realizado. "

Karina Carnielli Zamprogno Ferreira Gerente de P&D Florestal da International Paper

WalterSe analisarmos o processo de produção de UFV mudas - Universidade Federalescala, de Viçosao em larga

que vemos, aparentemente, é apenas uma espécie vegetal sendo replicada, equivalente a uma linha de montagem industrial; em alguns casos, utilizando tecnologias inspiradas nessas linhas. Poucos se atentam ao trabalho prévio de pesquisa e desenvolvimento embutido naquelas mudas e em cada etapa daquele processo. Estudos e testes operacionais foram determinantes para direcionar, a cada etapa de produção,

as melhores práticas de manejo, o melhor pacote nutricional, os cuidados fitossanitários, os materiais genéticos mais produtivos, entre outros, que, somados às oportunidades de melhorias estruturais, de segurança e ergonômicas, resultam em alta qualidade das mudas, lotes homogêneos e pessoas engajadas para um único objetivo: elevar o potencial produtivo de uma floresta futura. Muitas das práticas convencionais, que hoje nos parecem simples e dominadas, podem interferir na qualidade e, indiretamente, nos custos da produção de mudas. Na formação dos jardins clonais, por exemplo, um diferencial positivo é a seleção de mudas sadias, escolha de exemplares com bom enraizamento (mesmo um conjunto de mudas pode apresentar variação individual de performance), além de um manejo que suporte a produção constante de brotos. Atualmente, é possível recorrer a técnicas modernas de micropropagação e rejuvenescimento de materiais em laboratório para garantir que todos esses itens sejam atendidos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A pesquisa em cada etapa do processo de produção da floresta - OpCP57 by Revista Opiniões - Issuu