Anuário de Sustentabilidade do Sistema Florestal e Guia de Compras - 2023

Page 1

Opiniões Opiniões Opiniões www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504 2022 anuário de sustentabilidade Guia de Compras das empresas de base florestal do sistema florestal brasileiro & www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504 2023 MultilingualEdition

instruções

IMPORTANTE • IMPORTANT • WICHTIG

• First of all, before any action, please touch in the flag of your language.

• Tout d'abord, avant toute action, veuillez toucher le drapeau de votre langue.

• Primero, antes de realizar cualquier acción, toque la bandera de su idioma.

• Bitte berühren sie vor jeder aktion die flagge ihrer sprache.

Para que obtenha o melhor aproveitamento dos recursos que a Plataforma Digital Multimídia da Revista Opiniões pode lhe oferecer, solicitamos que assista ao video abaixo. Nele estão contidos alguns recursos que lhe serão úteis neste momento. Ao acionar o play, o video abaixo será iniciado. Ao chegar no final, o video das instruções será iniciado novamente.

Plataforma Digital Multimídia da Revista Opiniões

��

Capa: Acervo Suzano

Abertura do Anuário: Acervo Suzano

2023

Anuário de Sustentabilidade do sistema florestal brasileiro

e Guia de Compras das empresas de base florestal

Patrocinadores: Acervo Suzano

FERRO E AÇO
Gestão Florestal
Patrocinadores Pantone 541 CP C100% M58% Y9% K42% Pantone 356 PC C95% M8% Y93% K27% Pantone 375 PC C47% M0% Y94% K0% FLORESTAL 2

Índice: Acervo Suzano - viveiro

Ensaios, 12

Antônio Joaquim de Oliveira, 14

Gabriela Procópio Burian, 16

Fernando de Lellis Garcia Bertolucci, 18

Karina Carnielli Zamprogno Ferreira, 20

Márcio Nappo, 22

Cenira de Moura Nunes, 24

Luiz Henrique Tapia, 26

Angélica Fabiana Batista Pimenta de Figueiredo, 28

Camilla Marangon, 30

Anuário de Sustentabilidade, 32

Aperam BioEnergia, 34

BO Paper, 36

Bracell, 40

Cenibra, 42

CMPC, 46

Eldorado, 48

Eucatex, 50

Melhoramentos, 54

MinasLigas, 56

Papirus, 62

Ramezoni, 66

RMS, 68

Suzano, 72

Sylvamo, 74

Tanac, 78

Veracel, 80

Guia de Compras, 84

Índice

Ensaios: Acervo Suzano

Ensaios

Sustentabilidade: caminho para a perenidade

Vivemos em um mundo de constantes transformações. As mudanças climáticas, os conflitos geográficos, a crise de biodiversidade e as oscilações da economia global são exemplos dos desafios que têm sido impostos à sociedade. Ainda que as causas e possíveis soluções para esses problemas sejam amplas e complexas, é inegável que parte das respostas passa pelas empresas, uma vez que também experimentam, em variadas escalas, os impactos dessa realidade.

Nesse contexto, nas organizações que buscam a perenidade de seus negócios, as discussões sobre sustentabilidade precisaram deixar de ser assunto de alguns poucos técnicos e passaram a fazer parte da estratégia de suas operações. À medida que o conceito de ESG vai se tornando mais presente nas companhias, seus stakeholders esperam uma governança de questões ambientais e sociais cada vez mais aprimorada. Essa percepção do aumento de expectativas se corrobora com a régua cada vez mais alta de índices de sustentabilidade, padrões de certificação e novas legislações.

Um tema que tem recebido especial atenção é a forma com que as empresas têm enfrentado as mudanças climáticas; tanto ao minimizar seus impactos e fazer a transição para uma economia de baixo carbono, quanto no entendimento da exposição de seus negócios aos riscos trazidos pelas alterações do clima, ao mensurar seu potencial impacto e ao estabelecer planos de ação para atenuar suas consequências.

Por contribuírem naturalmente para a remoção de dióxido de carbono da atmosfera, as plantações florestais e as florestas naturais têm papel fundamental no combate às mudanças climáticas. Além disso, o longo histórico de programas de melhoramento desenvolvidos pelas empresas florestais e o conhecimento produzido em universidades e instituições de pesquisa fornecem a expertise necessária para o desenvolvimento de materiais genéticos que sejam capazes de se adaptar às diferentes condições climáticas.

O setor florestal brasileiro tem papel de destaque na gestão e cuidados com a biodiversidade, contribuindo atualmente para a conservação de mais de 6 milhões de hectares de vegetação nativa, segundo dados da Ibá. À luz do Marco Global da Biodiversidade, aprovado no final de 2022, as empresas serão progressivamente mais demandadas a identificar e divulgar seus impactos e dependências da biodiversidade. Iniciativas globais como GRI e TNFD já se mostram como possíveis formas de sistematizar o formato desses reportes, ainda que a complexidade para definir indicadores comparáveis entre setores seja um desafio para sua implementação.

Outro vetor de mudanças é o surgimento de novos requisitos legais, que pode ser exemplificado com a recente publicação da nova regulação europeia contra o desmatamento, a EUDR. Ao exigir dos importadores europeus medidas de diligência para assegurar que produtos provenientes das cadeias de sete commodities, uma delas a madeira, não tenham sido obtidos de áreas desmatadas após 2020; independentemente se de forma legal ou ilegal, aumenta-se o nível de responsabilidade dos produtores para garantir a rastreabilidade até o local de origem da matéria-prima.

Ainda que à primeira vista essa regulação impacte apenas as exportações diretas para a União Europeia, seus efeitos podem cascatear pela cadeia de valor. Por exemplo, um fabricante que exporte móveis de MDF para a Europa precisará garantir rastreabilidade dos painéis utilizados até a sua floresta de origem, envolvendo mais elos da cadeia produtiva.

Nesse sentido, o setor florestal novamente possui um diferencial que pode contribuir para o atendimento destes requisitos: certificações de manejo florestal e cadeia de custódia. Desde 1995, quando o primeiro certificado foi emitido no Brasil, as empresas têm demonstrado e ampliado seus compromissos com práticas de manejo que sejam ambientalmente corretas, socialmente benéficas e economicamente viáveis e têm implantado medidas de controle para evitar que a madeira proveniente de fontes controversas seja utilizada em seus processos produtivos.

Esses são alguns exemplos que reforçam a importância de se incorporar questões de sustentabilidade à estratégia dos negócios. Evoluir é necessário. As organizações que se recusam a fazer essa mudança de pensamento podem estar colocando em risco sua própria existência no futuro.

14
Antônio Joaquim de Oliveira CEO da Dexco e Presidente do Conselho Deliberativo da Ibá

Procuram-se líderes

Desafios: Sou formada há 33 anos. No ano de minha graduação, em 1990, a concentração de GEE (gases de efeito estufa) na atmosfera era 354 ppm (partes por milhão). O CO2, o dióxido de carbono, o mais dominante destes gases, aumentou 65 ppm, passando a ser, hoje, 419 ppm. Nos trinta e três anos anteriores a minha formatura o aumento tinha sido de 40 ppm. Com uma curva de aumento de tempe ratura exponencial, intensificam-se os impactos de GEE nas diversas regiões do planeta. Entre os diversos impactos, dois chamam mais atenção:

1) Aumento do nível de mar até um metro nesse século, causando mais chuvas fortes e inun dações, aumentando o risco de morte para cerca de 200 milhões de pessoas.

2) Para cada 1 grau Celsius de aumento da temperatura global, um bilhão de pessoas serão afetadas pelo calor extremo, tendo que migrar para áreas com temperaturas mais amenas. Esses impactos aumentam a tensão social que, somada ao crescimento populacional, potencializam mudanças significativas (e impactos diferenciados) na sociedade, economia e empresas em geral.

Riscos: O momento de transição com cenários futuros não previsíveis é desa fiador para todos (e o mercado mostra isso a cada dia com previsões impossíveis) mas, ao mesmo tempo, cria oportunidades para os que estão dispostos a encontrar soluções inovadoras, transparentes, mais inclusivas e integradas ao meio ambiente. Para a redução de riscos, não é mais suficiente que empresas cuidem exclusivamente de sua pegada direta – impactos ambientais e sociais em suas operações e comunidades em que atuam. O momento atual demanda maior responsabilidade e colaboração ampliada com a sociedade civil, a cadeia de valor e os governos para que impactos ambientais e sociais possam ser positivos e econômicos.

Oportunidades: Essa atuação possibilita oportunidades para inovação e economia baseada em uma cultura mais inclusiva, conectada e com propósito claro. Empresas com essa visão melhoram a vida de todos os seus clientes, fornecedores, funcionários e comunidades, com maior retorno aos investidores no longo prazo. Consumidores são mais fiéis a empresas com atuação ambiental positiva, aumentando a vantagem para soluções sustentáveis. O mesmo acontece com funcionários. Organizações internacionais de trabalho observam maior interesse por empresas mais sustentáveis. Além disso, recente pesquisa global nos países participantes do G20 mostrou que 74% das pessoas apoiam reforma de sistemas econômicos que incluem, também, aspectos ambientais e sociais. No mesmo sentido, temos visto o capital financeiro também mover-se: em novembro de 2021, durante a COP26, mais de quatrocentos e cinquenta instituições financei ras, com um total de 130 trilhões de dólares, assinaram o objetivo “net-zero”. Isso significa, aproximadamente, 40% do capital total financeiro global. Esse valor de capital será, progressivamente, realocado para oportunidades mais sustentáveis.

Oportunidades para liderança: Essa ampla mudança, tanto nas sociedades como nas economias que respeitam os limites de nosso planeta, tem se mostrado cada vez mais evidente em todas as áreas. Esse entendimento não é mais exclusivo de segmentos específicos, como acontecia em 1972, quando o Clube de Roma publicou Limites do Crescimento, ou mesmo em 2015, quando governos assinaram o histórico Acordo de Paris na Conferência Climática das Nações Unidas (COP21).

Necessidade: A velocidade das ações e o impacto das políticas implementadas ainda apontam para um aumento de temperatura em torno de 2.7°C no final do século. A necessidade de novas lideranças é evidente – desde governos a empresas. Ela passa por uma oportunidade única para todos os que desejam fazer diferença onde quer que estejam, trazendo soluções para a sociedade de modo mais amplo, real, inclusivo e significativo. Em 33 anos (2053), nossa sociedade precisará ter atingido um aumento de temperatura de apenas 1.5°C sobre a época pré-industrial. Isso significa eliminar aproximadamente 50 bilhões de toneladas das emissões atuais da atmosfera.

Colaboração: Temos algumas soluções, mas para viabilizá-las é fundamental que colaborações, de diferentes perspectivas e inclusão, sejam agilizadas. Você faz parte dessa jornada e, a cada dia, pode ser o líder que faça a diferença.

16
Gabriela Procópio Burian Global Head of Multi-Stakeholder Partnerships da Bayer Mundial

Plantando conexões pela biodiversidade

500 milhões de hectares. Esse é o tamanho da área de florestas do Brasil – a segunda maior do mundo – o que significa que 59% do território nacional está coberto por florestas naturais e plantadas – em contraponto com a média global que chega a 31%.

É possível imaginar a riqueza em biodiversidade que essas áreas reúnem. Porém, toda essa biodiversidade está ameaçada pelo desmatamento ilegal e os impactos das mudanças climáticas. Desde 1990, o Brasil perdeu 15,7% de sua área florestal, o que representa 92 milhões de hectares. Só entre 2010 e 2020, a perda de floresta foi de 1,89 milhão de hectares por ano. As ameaças à biodiversidade, em escala global, foram amplamente discutidas durante a COP15, mais especificamente, em relação à restauração de habitats.

O setor florestal possui uma relação indissociável com o meio ambiente. Falar da importância da biodiversidade para o setor é refletir sobre a essência do negócio e sua perenidade. Afinal, somos um setor de capital natural que, antes de pensar em produtos, venda e lucro, tem que pensar no BIO – na madeira oriunda das florestas plantadas e certificadas, que é a fonte para tudo o que oferecemos como solução para a sociedade. Estamos falando de uma matéria-prima de base renovável e sustentável. Por isso, o setor entende, mais do que qualquer outro, os riscos e impactos que as mudanças climáticas podem trazer (e já estão trazendo) para o negócio.

Estou no ramo florestal há mais de 30 anos e, ao longo desse período, as tecnologias de melhoramento, biotecnologia, manejo de árvores plantadas e desenvolvimento de produtos a partir delas, evoluíram de forma exponencial. Sendo assim, temos que usar isso a favor dos grandes desafios climáticos que vivemos. Mais recentemente, comecei a trabalhar de forma contínua a favor da “inovabilidade”, que é a inovação a serviço da sustentabilidade. Na minha opinião, esse é um pilar essencial para perenizar os negócios florestais. Diante de um planeta que clama por ajuda, ou desenvolvemos novas soluções tecnológicas a favor do meio ambiente e do social, mudando a nossa forma de produzir, ou estaremos – todos – condenados ao fracasso, pois no jogo do cuidado com o planeta não há ganhadores e perdedores: ou todos ganham, ou todos perdem. O setor de árvores plantadas está do lado certo dessa equação, mas temos que ser ainda mais protagonistas na busca de soluções que transformem o mundo para melhor, com impactos positivos para toda a sociedade.

No caso da Suzano, que tem a sustentabilidade totalmente integrada à sua estratégia, a inovabilidade tem permeado todas as áreas do negócio, atuando como fio condutor na redefinição de processos, no portfólio de produtos, no redesenho de relacionamentos e metodologias, ou seja, em tudo o que fazemos.

A partir de tudo isso e usando toda a experiência e conhecimento consolidados pela companhia ao longo de quase 100 anos, em 2021, anunciamos o nosso “Compromisso para Renovar a Vida” (meta de negócio) de conectar, por meio de corredores ecológicos, 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia até 2030. Sabemos que a fragmentação de habitats é, hoje, uma das principais ameaças à biodiversidade.

Um fator crucial para que o Compromisso seja alcançado é a colaboração de outras parcerias. Aproximadamente metade dos 500 mil hectares a serem conectados estão em terras que não pertencem à Suzano, o que acrescenta um desafio adicional à meta, uma vez que precisaremos do engajamento de parceiros externos para avançar.

Essa postura de engajar outros atores sociais no processo para construir conjuntamente as soluções levou a Suzano a estabelecer, em parceria com Itaú Unibanco, Marfrig, Rodobank, Santander e Vale, a Biomas: uma empresa cuja missão é restaurar e conservar 4 milhões de hectares nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica durante os próximos 20 anos. Esse importante passo foi dado durante a COP27, realizada em novembro de 2022, um evento emblemático para a pauta ambiental global. Com essa ambiciosa iniciativa, queremos elevar o ecossistema de restauração para outro patamar.

A Suzano decidiu encarar esses dois desafios, pois acreditamos que somente juntos, conectados e em rede, pensando e construindo de forma sistêmica, conseguiremos enfrentar os grandes desafios da humanidade e ajudar na construção de um futuro mais sustentável.

18
Diretor Executivo de Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação da Suzano

Se por um lado é visível que a sociedade contemporânea vive um processo crescente de conscientização ambiental, por outro, é inegável que há muito a ser feito em termos de preservação e sustentabilidade. Ao mesmo tempo em que vivenciamos muitas iniciativas positivas, evidenciamos, também, muitos desafios a serem enfrentados, à medida que a sociedade evolui sua consciência de conservação ambiental. Desse modo, ela dita um modelo de trabalho esperado das organizações, para que a cadeia produtiva esteja alinhada a esses anseios de expansão, modernização e conservação e detenha processos e critérios que atendam aos novos comportamentos de consumo, conectando interesses ambientais ao negócio.

Nunca a sociedade esteve tão preocupada com o futuro do planeta como hoje. Boa parte dessa conscientização foi fortemente acelerada pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos naturais. Rapidamente, as novas gerações assimilaram isso e assumiram um papel fundamental na construção de uma mentalidade ambientalmente sustentável. Além disso, procuraram vivenciar esses conceitos nas suas decisões de consumo, na escolha de melhores empresas para trabalhar, na construção de políticas públicas que regulamentem e promovam a preservação do meio ambiente e toda biodiversidade nele existente. Nessa linha, o setor florestal já nasceu atrelado a um riquíssimo propósito ambiental de minimizar as práticas de extração predatória de madeira nativa via um modelo de produção florestal renovável e que defenda, conserve e recupere florestas nativas. E permanece buscando minimizar impactos, também, na sua cadeia produtiva, admitindo, cada vez mais, práticas conservacionistas de solo e água, selecionando materiais genéticos mais bem adaptados, mais eficientes hídrica e nutricionalmente, e com potencial de suprir a demanda crescente por madeira nos diferentes mercados.

É possível aliar novas tecnologias e sustentabilidade no negócio de papel e celulose, promover a criação de soluções mais limpas e eficientes, minimizando a pressão sobre os recursos naturais e equilibrando desenvolvimento econômico com proteção ambiental. Nesse sentido, a silvicultura brasileira tem um papel fundamental, atuando e incentivando na preservação dos recursos hídricos, na proteção de nascentes e matas ciliares e na manutenção da flora e fauna silvestre em diferentes biomas. Na Sylvamo, a sustentabilidade é um pilar fundamental do negócio, pois permeia toda a cadeia produtiva e promove o engajamento dos nossos profissionais, que assumem um papel de agentes de sustentabilidade também nas suas interações sociais fora da companhia. As ações de educação ambiental funcionam como uma ponte direta entre sociedade e empresa, aproximando os anseios da nova geração consumidora às melhores práticas da empresa. Tudo isso produz uma combinação positiva que tem dado ótimos resultados na desmistificação da produção do eucalipto, mas, também, desassociando o consumo de papel como uma prática ambientalmente imprudente. Na verdade, ele é uma opção muito mais viável e sustentável para substituir o plástico, por exemplo.

Modelos de negócio que adotam a economia circular em seus processos, transformando resíduos em novos recursos, serão cada vez mais valorizados; assim como as fontes renováveis de energia e as tecnologias de rastreamento e certificação de toda cadeia produtiva trazem visibilidade para o consumidor final e ressaltam o teor de responsabilidade ambiental das organizações. A concepção antiga de que gestão ambiental eficiente contrasta com a margem de lucro das organizações está ultrapassada. Hoje, os investimentos ambientais não só agregam valor ao negócio, mas também repercutem na imagem das empresas e na sua atratividade para novos investidores, tornando-se um grande diferencial de mercado. Por isso, o propósito da Sylvamo é produzir o papel que as pessoas precisam de maneira responsável e sustentável, comprometida com o sucesso de todo o ecossistema, desde as florestas que amamos às comunidades em que vivemos, pois sabemos que o bem-estar de cada um depende do bem-estar de todos.

20
Sustentabilidade: sinônimo de sobrevivência do negócio
Karina Carnielli Zamprogno Ferreira Gerente de Pesquisa, Planejamento e Sustentabilidade Florestal da Sylvamo

Atuar com compromisso é a solução

para a sustentabilidade ambiental

Com o crescimento populacional constante em todo o mundo, a sustentabilidade ambiental tornou-se uma questão crucial no que diz respeito à preservação do nosso planeta, exigindo, cada vez mais, que avancemos nessa agenda com assertividade e investimentos sólidos, além de consistentes compromissos socioambientais. Alinhado a essa importância, o Brasil é signatário dos principais acordos internacionais sobre meio ambiente e clima, tendo sido um dos países que aderiram às metas de desenvolvimento sustentável previstas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU.

Por aqui, temos leis ambientais sólidas, fruto da rápida transformação dos solos, águas, atmosfera e até dos animais, e iniciativas positivas que visam, não apenas o desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente, como também assegurar uma existência digna para a população. O artigo 225 da Constituição Federal Brasileira é um exemplo disso, ao propor o direito comum ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e impor o dever de defendê-lo e preservá-lo ao poder público e à coletividade.

Considerando que somos reconhecidos como o país mais rico em biodiversidade do mundo, é natural ser maior o nosso papel para a conscientização sobre a importância da preservação da diversidade biológica, dos serviços ecossistêmicos e das paisagens em todos os ecossistemas do planeta. Nesse contexto, as empresas devem assumir uma posição que potencializa esse alcance. Afinal, o sucesso do negócio também é medido pelas transformações que realizamos nas coisas ao nosso redor.

A Bracell, companhia do setor de papel e celulose, já nasceu com um forte propósito com a sustentabilidade e impulsiona o crescimento dos seus negócios em linha com a bioeconomia circular, gestão climática e inovação. Dentre as iniciativas da companhia, destaco, com apreço, o Compromisso Um-para-Um, iniciativa lançada no ano passado, na qual há o comprometimento de proteger, conservar ou restaurar 1 hectare de floresta nativa para cada 1 hectare plantado de eucalipto até 2025. Em menos de um ano, o programa que ajuda a proteger áreas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, já atingiu 82% da meta, ou seja, 0,82 hectare de conservação para cada 1 hectare plantado de eucalipto. Acompanhar esses resultados é motivo de satisfação e um grande incentivo para seguirmos comprometidos com a sustentabilidade. Cada passo em direção à conscientização ambiental e à adoção de práticas sustentáveis fortalece nossa convicção de que estamos contribuindo para um futuro melhor.

Além disso, iniciativas como essas contribuem com a proteção de florestas nativas, bem como ampliam por meio da restauração de ecossistemas o sequestro e o estoque de carbono. E é esse protagonismo que as companhias devem assumir para promover um movimento pautado pelo exemplo. Afinal, é apenas dessa maneira que conseguiremos multiplicar os efeitos positivos necessários para promover a urgente demanda por saúde pelo planeta.

O principal ponto de partida da sustentabilidade ambiental como conceito é encontrar o equilíbrio entre os padrões de consumo e os processos de produção com a integridade do ecossistema por meio da preservação da qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos. Apesar de sua complexidade, é possível construir um futuro mais verde e consciente para todos, mas, para isso, a cooperação e o comprometimento de todas as frentes, sejam governos, empresas e indivíduos, não apenas se fazem necessários, mas urgentes.

22
Márcio Nappo Vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell

Desde o início de minha vida profissional, há quase três décadas, estou envolvida na gestão ambiental de grandes indústrias. No final dos anos 90, a principal função de uma área voltada ao meio ambiente era tão somente atender à legislação e manter as empresas longe de multas e interdições. O valor associado ao tema era o compliance. Próximo aos anos 2000, a norma ISO 14001 propiciou um maior desdobramento de práticas voltadas ao meio ambiente em todos os processos da indústria por meio dos levantamentos de aspectos e impactos, tratativas de não conformidades e análises críticas. O valor da questão ambiental se tornou mais compartilhado com os colaboradores das organizações, com foco em evitar impactos, indo além do simples atendimento legal.

Nos últimos anos, a visão da sociedade em termos ambientais tem se modificado e se tornado cada vez mais crítica. Não basta uma licença ambiental emitida em papel. É preciso comprovar que os impactos socioambientais associados àquela operação estão, no mínimo, neutralizados. Investidores demandam a garantia de que riscos voltados a impactos ao meio ambiente estão sendo geridos para evitar resultados negativos no negócio. As partes interessadas demandam mais conhecimento da performance ambiental das empresas para consumir seus produtos e serviços.

As evidências de que as mudanças climáticas afetarão diretamente a sobrevivência da humanidade elevaram o nível de exigência e resposta das empresas. Episódios recentes, como a pandemia da Covid-19 e o conflito entre Rússia e Ucrânia, potencializaram discussões sobre como a humanidade deve se preparar para enfrentar eventos climáticos extremos de abrangência global, além da necessidade de acelerar a transição energética para uma matriz mais renovável e não dependente de combustíveis fósseis. Esse momento tende a levar as empresas a um ponto de inflexão: como entregar à sociedade produtos e serviços que visem não somente o lucro, mas também o impacto positivo para o planeta?

O consultor britânico John Elkington foi o responsável pela definição do conceito do Triple Bottom Line, no início dos anos 90, sendo um dos precursores da visão de que as organizações deveriam buscar o equilíbrio econômico, social e ambiental para se manterem sustentáveis. Com as evidências da limitação dos recursos naturais e da necessidade de avanços na questão social, o pilar econômico se torna cada vez mais contido e dependente das demais dimensões. O próprio John Elkington, em seus mais recentes trabalhos, defende que o valor das empresas dependerá dos impactos positivos que entregam ao planeta e à sociedade. A economia tradicional seria substituída, então, por uma versão regenerativa. A sociedade deveria compensar os impactos ambientais e sociais gerados pelo capitalismo tradicional e pelos eventos imprevisíveis e de impacto global, como a própria pandemia.

A indústria de base, historicamente associada a efeitos negativos em seu processo produtivo, precisa, nesse contexto, se reinventar para entregar os valores essenciais para essa nova economia. O aço é material presente em tudo a nossa volta e parte essencial para a trajetória de neutralidade do planeta. Não há torre eólica, parque solar ou carro elétrico sem aço. O aço é um material infinitamente reciclável e base de uma economia mais circular. A questão atual é como agregar valor sustentável a um produto tão relevante à sociedade. Um dos maiores dilemas do setor é entregar um aço com menor intensidade de emissões de gases de efeito estufa em um momento em que as tecnologias disruptivas nessa direção ainda não são escaláveis. No Brasil, pelas características únicas do nosso país, conseguimos desenvolver uma rota alternativa, substituindo o carbono de origem fóssil por renovável. A madeira cultivada se transforma em biorredutor para a produção de aço. As florestas energéticas de reflorestamento reduzem a pressão do desmatamento sobre as florestas nativas, contribuindo para a adequada utilização de terras degradadas, respeitando os conceitos de cultivo mínimo do solo e preservando áreas destinadas à conservação da biodiversidade. O aço produzido por essa rota apresenta menor intensidade de emissões, sendo diferenciado à sociedade e ao meio ambiente. É o valor da sustentabilidade ambiental assumindo seu papel em uma economia regenerativa. Nesse contexto, o desempenho esperado do profissional do meio ambiente também se transforma. Compliance e transparência são básicos e inegociáveis, como sempre. Guiar os negócios para uma economia que respeite os limites do planeta e agregue valor sustentável aos produtos e serviços é a missão.

24
Do compliance a geração de valor ambiental

Cenira de Moura Nunes

Gerente Geral de Meio Ambiente da Gerdau

relações entre empresas e comunidades

As iniciativas de desenvolvimento sustentável estão cada vez mais inseridas no planejamento estratégico das organizações que, além da preocupação com a escassez de recursos, já perceberam, também, que o cuidado com o meio ambiente é um diferencial competitivo. Trabalhar a sustentabilidade como parte do negócio é uma necessidade e uma estratégia inteligente, sendo crucial que as companhias reconheçam essa responsabilidade e adotem essa prática para minimizar seus impactos e promover a proteção ambiental. Contudo, será que isso é suficiente quando pensamos na consolidação de mudanças reais na relação entre a sociedade e o meio ambiente? Uma frase dita pelo meu antecessor na Diretoria de Sustentabilidade da Veracel, Renato Carneiro, faz muito sentido para essa reflexão: “Não existe empresa de sucesso em território fracassado”. Implementar ações ambientais e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócio é somente o básico. Para caminharmos em direção a um futuro em que haja equilíbrio entre a atuação humana e o meio ambiente, é necessário olhar para o território em que o negócio se situa, entender as necessidades das comunidades do entorno e ir além, buscando formas de engajar essas pessoas nos ganhos que uma produção sustentável pode propiciar. Um exemplo dessa relação é a atuação da Veracel para a proteção da vida marinha. Para evitar que o transporte de celulose de Belmonte-BA até o terminal de Barra do Riacho-ES causasse impactos, a companhia desenvolveu programas e parcerias de proteção aos animais, como o feito com o Instituto Baleia Jubarte e um programa de monitoramento de quelônios que, há 18 anos, monitora cerca de 35km de praias para acompanhar as tartarugas da região. Em breve, para complementar essa iniciativa, a empresa vai inaugurar o primeiro centro de reabilitação de quelônios da região Sul da Bahia, uma iniciativa inovadora no setor que salvará a vida de muitos animais.

Por si só, esses programas já seriam diferenciais relevantes, porém, sozinhos eles não são suficientes. A Veracel realiza, desde 2014, um monitoramento da cadeia de pesca da região que traz dados detalhados sobre a dinâmica da pesca local. O objetivo é contribuir para a gestão da atividade, e gerar oportunidades de ganhos aos pescadores, além de supri-los de dados que permitam sua inscrição em projetos governamentais de fomento. Segundo dados desse monitoramento, a pesca representa mais de R$ 4,5 milhões por ano para municípios na área de atuação da empresa, sendo o sustento de famílias inteiras por gerações. Com isso, a Veracel também inclui nesse trabalho ambiental marítimo as necessidades da comunidade de pesca local, tanto para que sua operação não afete o trabalho dos pescadores, quanto para fortalecer a cadeia de pesca. Esse fortalecimento profissionaliza a produção, amplia as possibilidades de renda para essas pessoas e, consequentemente, traz ainda mais benefícios ambientais, pois evita a necessidade do aumento desenfreado da pesca para manter a renda da comunidade.

Apesar dessas iniciativas de sucesso, sabemos que ainda é possível ir além. Existem ações já adotadas pelas comunidades que já são extremamente sustentáveis e de baixo carbono, como a agricultura familiar. Como podemos envolver esse perfil de agricultura nos ganhos de uma possível negociação de créditos de carbono, por exemplo?

Vale lembrar que os créditos de carbono são uma forma de compensação usada para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mitigar as mudanças climáticas. Na agricultura familiar, existem várias práticas agrícolas e florestais que podem gerar esses créditos, como a adoção de sistemas agroflorestais, o uso de energia renovável ou a gestão de resíduos. Sabemos que a participação da agricultura familiar nos mercados de créditos de carbono pode ser desafiadora devido a fatores como acesso a financiamento, capacidade técnica e acesso a programas de certificação e monitoramento.

Por isso, é importante que os agricultores familiares tenham apoio e incentivos adequados para se beneficiar desse mercado. Estamos no momento de olhar para oportunidades como essa, quebrar barreiras e pensar no mercado de créditos de carbono como algo que vai além das corporações e pode chegar também às comunidades, beneficiando e incentivando projetos cada vez mais sustentáveis. Estou convicto de que, seguindo nesse caminho, as empresas conseguirão ir além do básico em suas ações ambientais, ampliando o acesso da população aos benefícios que essa agenda proporciona. Afinal, o sucesso do território é o sucesso da empresa, e colocar a comunidade como protagonista na conservação ambiental é o que vai fazer a diferença para garantirmos que as ações ambientais propostas sejam realmente perenes.

26
As

Tecnologia a serviço da sustentabilidade na era ESG

Quem vê as florestas de eucalipto na região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais não imagina o quanto de tecnologia, trabalho e inovação existe ali. É algo que poucos países do mundo dispõem. E tudo isso é feito com o empenho de mais de mil empregados e de dezenas de empresas da região, parceiras da Aperam BioEnergia. A implementação de práticas de ESG – meio ambiente, compromisso social e mecanismos de governança – tem ganhado força em todo o mundo e novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), a análise de dados em tempo real, a automação, entre várias outras, prometem acelerar esse processo.

Nesse sentido, a Aperam South America alcançou um novo patamar em sustentabilidade, com a conquista, em 2022, da neutralidade entre emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) gerados em suas operações no Brasil e inédita em seu segmento. Na prática, isso significa que a companhia se tornou a primeira empresa com balanço de carbono neutro nos escopos 1 e 2, no segmento de aços planos especiais. As medições correspondem às operações integradas da Aperam South America, produtora de aços planos especiais em Timóteo-MG, e da Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal, e referem-se ao acumulado de 2020 a 2022.

Queimadores e automação: Prestes a completar 50 anos, a Aperam BioEnergia é pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias. Dessa forma, além de se dedicar a uma fonte de energia limpa e renovável, utiliza um processo de produção sustentável atestado, inclusive, por auditorias independentes do FSC e da certificação na ISO 14001.

Nessa mesma linha, a Aperam BioEnergia, imbuída de seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, voluntariamente, tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para mitigar os impactos ambientais estudados ao longo do rigoroso processo de licenciamento ao qual se submeteu.

Dentre as tecnologias usadas pela Aperam BioEnergia, destaca-se a utilização de queimadores de gases, tecnologia patenteada pela empresa. Os queimadores de gases são estruturas que têm sido implantadas nas Unidades de Produção da Aperam BioEnergia, a fim de mitigar os possíveis impactos promovidos pela emissão de gases resultantes da carbonização da madeira.

A automação industrial também faz a sua parte. Aqui na Aperam, podemos citar a automação dos fornos que consiste em um equipamento tecnológico que, durante o processo de carbonização de carvão vegetal, realiza a leitura e a manipulação de dados de forma automática, permitindo o controle dos parâmetros de carbonização com alta precisão e rápida detecção de possíveis pontos para intervenção nos fornos. O sistema também auxilia na etapa de resfriamento durante o processo de produção de carvão. Seu desenvolvimento resultou em ganhos operacionais e de tempo, alcançando de maneira mais segura os pontos principais de todo o entorno dos fornos e a obtenção de uma produção padronizada.

O monitoramento do processo é realizado em tempo real, com comunicação via interface gráfica, podendo ser controlada manualmente por comandos computacionais e/ou ser programado para atuar automaticamente dentro de parâmetros pré-estabelecidos. Como resultado, temos um ciclo padrão de todo o processo, tornando-o mais eficaz, aumentando a produtividade e precisão, resultando em produtos padronizados e ganhos reais para a gestão operacional e ambiental.

Integrados ao sistema automatizado de gestão da unidade produtiva, esses equipamentos colocam a empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis. O compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis, norteiam os processos da Aperam. E o nosso Aço Verde eleva os padrões do produto final ao patamar que sempre almejamos: o de assegurar que em nossos processos sejam mantidos a responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações.

28

Angélica Fabiana Batista Pimenta de Figueiredo

Gerente Executiva de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aperam BioEnergia

O planeta está diante de um cenário desafiador. Mudanças climáticas em curso; perda de biodiversidade; crescimento populacional que deve fazer o mundo atingir 9,7 bilhões de pessoas até 2050; e consequente aumento de demanda por alimentos, energia, fibras, entre outros itens essenciais.

Segundo a FAO, para atender à necessidade humana por produtos de base florestal, até a metade do século será necessário um incremento de 0,9 bilhão de m³ de madeira, em relação a 2020, quando o volume atingiu 2 bilhões de m³. Para isso, é preciso de, pelo menos, 33 milhões de hectares adicionais de florestas plantadas altamente produtivas. Nesta jornada pelo futuro, o setor de árvores plantadas tem papel central e todo o potencial para se posicionar como uma das soluções para os desafios globais. Atualmente, são 9,9 milhões de hectares de árvores plantadas, com manejo sustentável e fortes investimentos em produtividade, que permitem às empresas fazer mais com menos.

Nos últimos anos, quando tive a oportunidade de representar a Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, em diferentes fóruns internacionais em Bali (Indonésia), Seul (Coreia do Sul) e Dublin (Irlanda), foi bastante perceptível o reconhecimento do papel do setor e da sustentabilidade do seu modelo de negócio, fundamentado no uso inteligente da terra, respeito à natureza e cuidado com as pessoas

As companhias florestais trabalham em sinergia com a biodiversidade, pois conservam 6,05 milhões de hectares de florestas naturais, uma área maior que o estado do Rio de Janeiro. Não há nada igual no país entre os setores que fazem uso da terra para produção.

Uma das nossas especialidades é gestão da paisagem, que cria mosaicos de áreas produtivas e áreas destinadas à conservação, formando verdadeiros corredores ecológicos que protegem a biodiversidade. Segundo levantamento da Ibá, as empresas registraram mais de 8.000 espécies de fauna e flora em seus domínios. Até mesmo espécies em extinção foram identificadas, o que revela que animais, por exemplo, encontram nesses locais um território seguro para passagem, alimentação e até mesmo procriação. As árvores são a mais eficiente solução baseada na natureza para a mitigação das mudanças climáticas, pois sequestram e estocam gás carbônico, o principal responsável por empurrar o planeta para o aquecimento global. Ao todo são 4,5 bilhões de toneladas de CO₂ eq. imobilizadas nas florestas do setor.

Ainda na seara do clima, as empresas de base florestal demonstram que seu potencial de fazer a diferença está para além das iniciativas no campo. Atualmente, da energia gerada por elas, 88% vem de fontes renováveis. Uma prática fundamental em um planeta cuja transição energética é imperativa para a descarbonização. Também vale destacar que, desde a década de 1970, houve diminuição de 75% no uso de água nas plantas de papel e celulose. Exemplo claro de tecnologia aplicada em favor da eficiência e do cuidado com recursos naturais.

Revelando sua antecipação a demandas atuais, há mais de 20 anos o setor é certificado por instituições internacionalmente reconhecidas, como o FSC e PEFC, que chancelam o manejo sustentável das empresas, confirmando para o comprador de qualquer parte do planeta que a matéria-prima que possui seu selo vem de uma empresa aliada ao meio ambiente, que dialoga com comunidades vizinhas e impulsiona o desenvolvimento na região em que atua. Implementando uma verdadeira agenda verde, com passos bem marcados de caminhos viáveis para aliar produção e cuidado com a natureza, a indústria de base florestal tem despontado como uma das luzes a iluminar o caminho de superação das crises mundiais.

A sociedade tem uma bomba-relógio nas mãos quando flerta entre a alta demanda por produtos e as limitações planetárias. O que está em jogo é a perpetuação da humanidade tal qual conhecemos hoje. Já nos vimos capazes de sobreviver a uma pandemia e reconstruir cidades inteiras após eventos extremos, e creio que, se colocarmos a sustentabilidade no centro da estratégia, não será diferente com os demais desafios.

30
Sustentabilidade está no centro da estratégia do setor florestal

Gestora Ambiental e gerente de Sustentabilidade da Ibá

Camilla Marangon Foto: Acervo Suzano
2023
Anuário de Sustentabilidade do sistema florestal brasileiro

Construindo o futuro que queremos

Responsabilidade socioambiental marca a atuação da Aperam BioEnergia

As florestas plantadas possuem um papel importante na manutenção do solo, do ar, da água e da preservação de matas nativas, evitando o desmatamento. São fonte de energia limpa, oxigênio, geração de emprego e oportunidades.

A Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal no nordeste de Minas Gerais, busca continuamente a melhoria de seus processos e o desenvolvimento de florestas cada vez mais resistentes a pragas e adaptáveis ao solo, ao regime hídrico e ao clima da região. O manejo dessas florestas está enraizado no tripé da sustentabilidade, de ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, ao mesmo tempo em que gera riquezas para o Vale do Jequitinhonha.

As atividades florestais da empresa na região, além de fiscalizadas e monitoradas por órgãos ambientais, respeitam regras estabelecidas pelas certificações internacionais, que extrapolam as leis e são consideradas exemplares. Entre elas estão a certificação FSC®, selo internacionalmente reconhecido e que atesta o manejo sustentável das florestas renováveis da empresa, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Além disso, a ISO 14001, que diz respeito ao seu Sistema de Gestão Ambiental.

Conservação dos recursos hídricos

A responsabilidade socioambiental em suas diversas frentes de atuação é uma premissa cumprida com rigor pela Aperam BioEnergia nas comunidades em que atua no Vale do Jequitinhonha, especialmente no que diz respeito ao

uso dos recursos naturais. O consumo de água é regulado do início ao fim do processo produtivo do carvão vegetal.

Além disso, a empresa desenvolve projetos ambientais direcionados às boas práticas de conservação dos recursos hídricos, envolvendo instituições públicas, governamentais e não-governamentais, e a comunidade, parte fundamental nesse processo.

Entre as práticas que reforçam o compromisso da Aperam BioEnergia com a preservação e a utilização consciente da água está a otimização dos recursos hídricos em todos os seus processos. O plantio é realizado preferencialmente em períodos chuvosos e foram construídos piscinões para captar a água da chuva, utilizada no abastecimento e suporte durante as estações secas. A empresa mantém, ainda, um sistema de recirculação de água no viveiro de mudas. Todas as medidas seguem as leis ambientais vigentes.

Biodiversidade

Outro destaque que demonstra como a sustentabilidade está presente na essência da Aperam BioEnergia é o projeto de monitoramento de fauna. Realizado desde 2006 nas florestas renováveis da empresa, o trabalho abrange os municípios de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. Busca identificar e monitorar as espécies, seus habitats e áreas de alimentação, deixando registros de comportamentos e volume dos grupos, e uma contribuição palpável para a diversidade e a preservação desses ambientes.

O trabalho resultou, entre outros, no mapeamento das espécies nos municípios de abrangência da Aperam BioEnergia durante o período de monitoramento. Foram encontradas, ao longo dos anos, 34 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que 38% desse total estão ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira e a jaguatirica. O estudo também levantou 264 espécies de aves, entre elas o gavião-carijó, sendo 4 ameaçadas de extinção.

O monitoramento mostra que existe biodiversidade nas florestas plantadas e que o manejo contribui para a preservação e o aumento da diversidade ambiental das espécies de aves e mamíferos de médio e grande porte.

Reciclagem e coprodutos

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12 da ONU, “Produção e Consumo Sustentáveis”, em 2017, a Aperam BioEnergia lançou o Dê alças à reciclagem. Além de incentivar a reutilização de materiais recicláveis e a redução do descarte de resíduos, a iniciativa buscou promover a geração de renda e o empoderamento feminino, o protagonismo e a conscientização ambiental da comunidade. Inicialmente, a proposta foi reciclar materiais de lonil usados em campanhas de comunicação da empresa, como banner, outdoor e front light para produção de novos produtos.

Os bons resultados estimularam a extensão do projeto à comunidade, com a reciclagem de garrafas PETs destinadas à produção de vassouras. A ação também deu origem à Gincana Ecológica para a arrecadação de garrafas PET, nas escolas públicas das cidades de atuação da Aperam BioEnergia. Dessa forma, os conceitos propagados pela iniciativa envolveram ainda mais a comunidade.

Dois grupos de mulheres nas Comunidades Rurais de Santa Joana e Setúbal, em Itamarandiba, foram os primeiros a participar do projeto, que já está sendo ampliado para outros grupos femininos em Capelinha e Turmalina. A ação possui sinergia com outras iniciativas da empresa, como a diversidade com inclusão.

Reconhecimento

Como reconhecimento a essas e outras iniciativas, a Aperam BioEnergia foi contemplada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com o selo “Semad Recomenda 2020”. A iniciativa incentiva e divulga programas, ações e projetos voltados à preservação e à manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado em Minas Gerais. O selo é concedido a projetos desenvolvidos por pessoas ou empresas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico.

nós

A BO Paper lançou em 2022 o primeiro relatório de sustentabilidade de forma totalmente voluntária e com a crença de que, a busca pelas melhores práticas de sustentabilidade trará prosperidade, crescimento e geração de valor a todas as partes envolvidas. O Relatório é público e foi divulgado aos stakeholders, tendo como prioridade os profissionais BO Paper, que consideramos nosso principal ativo.

Temos fortalecido nossa jornada da diversidade, com a realização de censo e autodeclaração envolvendo todo quadro de profissionais, potencializamos o tema em ações de recrutamento e seleção evidenciando que todas as diversidades são bem-vindas, além de capacitação para lideranças e fóruns de debates. O Portal da Integridade que é composto pelo Código de Ética e Conduta e Canal de Denúncias é amplamente divulgado, eventuais denúncias/reclamações são apuradas pelo Comitê de Ética, O Portal da Integridade tem total credibilidade perante os profissionais BO Paper. Estamos investindo no Projeto Quilombolas na região do norte do Paraná, com apoio a comunidade tanto cultural como de geração de renda.

No início de 2023 ,a BO Paper vem direcionando ações para atuar no tema Gases de Efeito Estufa. O objetivo é acompanhar os dados de emissão anualmente se configurando como um importante indicador para avaliar o desempenho das operações na BO Paper. A equipe Sustentabilidade, com responsabilidade em gestão de indicadores ambientais também está realizando esforços para mensurar e melhorar a gestão da água em nossas unidades fabris, visando uma gestão eficiente desse recurso tão importante e valioso.

sim,
respeitamos e assumimos o nosso papel no mundo.
Acompanhe as nossas redes sociais: /CMPCBrasil

Economia circular: uma rotina da Marca Ambiental do Rio Grande do Sul.

A CMPC tem uma atuação que coloca as pessoas, a comunidade, o estado e o planeta à frente de tudo. Um exemplo disso é o Hub CMPC de Economia Circular, que está alinhado às boas práticas da sustentabilidade, com uma atividade ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. O Hub emprega mais de 100 pessoas a partir da reciclagem de 100% dos resíduos do processo industrial da CMPC, que é realizada numa área de 99 hectares em Eldorado do Sul/RS. Essa iniciativa gera 13 novos produtos, posicionando a empresa como uma referência sustentável no Brasil. Tudo isso deixa a CMPC cada vez mais próxima de seu Objetivo Estratégico

2030: ser líder da indústria em sustentabilidade, atuar como um fator de mudança no desenvolvimento social e como um agente de transformação para fazer outros segmentos industriais também preservarem o planeta.

cmpc
Saiba mais em cmpcbrasil.com.br

Sustentabilidade nas operações da Eldorado

A empresa investe constantemente na proteção ao meio ambiente e na promoção do crescimento sustentável

Florestal

Temos mais de 393 mil hectares de florestas certificadas FSC (FSC C113536) e CERFLOR, nas quais mantemos mais de 80% dos nossos fragmentos conectados a áreas de preservação permanente e reservas legais.

117 mil hectares de áreas de conservação.

865

espécies de fauna e flora identificadas em nossas áreas, sendo 37 endêmicas e 26 ameaçadas de extinção.

30% de redução de áreas afetadas por incêndios em comparação a 2021, por meio de abordagem preventiva e uso de tecnologias.

14.812 pessoas alcançadas com o Programa de Educação Ambiental da Eldorado (PES).

Remoção histórica de 38 milhões de toneladas de CO2

1,8 milhão

Os indicadores ambientais evoluem na mesma medida dos recordes de produção, possibilitando excelência operacional e celulose com certificação FSC (FSC-C113939) e PEFC. O menor consumo de água e de produtos químicos na produção de celulose permite menos geração de efluentes e de gases de efeito estufa.

Matriz energética autossuficiente em energia, sendo 96% de fontes renováveis.

267 MWh de produção de energia renovável exportada para o grid.

0,15 tCO2e de intensidade de emissões de gases de efeito estufa por tonelada de celulose, referência no setor.

24% de redução no consumo de água para produção de celulose nos últimos dez anos.

de toneladas de celulose branqueada de eucalipto em 2022, a maior produção anual da história.

86% da água utilizada retornou ao rio em condições ambientais adequadas. Dos 14% restantes, parte é incorporada ao produto e o restante retorna ao ambiente por evaporação.

12 vezes mais do que no mesmo

Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP)

O uso da biomassa de resíduos de eucalipto para geração de energia renovável é ofertada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

127 mil de produção energia

Selo Ouro no Programa GHG Protocol.
Industrial

sustentável em suas operações, potencializando, assim, o cuidado com o planeta

Transportadora de Madeira

Frota de caminhões com média de um ano e meio, o que colabora para a menor emissão de CO2.

A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2020.

61% vezes que o emitido mesmo período.

dos caminhões pertencem à frota própria.

Possui sistemas embarcados de última geração, de controle de fadiga e distração do motorista com telemetria em 100% da frota, contribuindo para a redução de emissão de CO2.

Logística de celulose

O novo terminal que está sendo construído no Porto de Santos (SP) tem conexão ao berço de atracação do navio e à malha ferroviária. Isso trará mais agilidade e redução das emissões de gases de efeito estufa nas operações de transporte da celulose.

3 milhões mil MWh produção de energia renovável.

de toneladas por ano (o triplo da atual) será a capacidade de escoamento do novo terminal de celulose, em Santos (SP).

A Eldorado adota a estratégia de venda direta de celulose para 45 países de todos os continentes.

Brasil www.eldoradobrasil.com.br
Eldorado

Rastrear a sustentabilidade:

Com a consciência de sua relevância nas regiões de atuação, o Grupo Eucatex adota práticas sustentáveis aliadas à produtividade. Uma companhia com autoridade na construção civil e indústria moveleira, está no mercado há mais de 70 anos mantendo com seriedade sua base florestal. Exporta para mais de 40 países produtos como pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira, tintas e vernizes.

A responsabilidade socioambiental é transversal ao manejo florestal, pois vem desde a escolha do material genético, produção de mudas no viveiro, silvicultura e manutenção florestal, até a colheita e a entrega da madeira para as unidades fabris. Ao empregar mão-de-obra local e manter o diálogo com as comunidades, realizar a conservação dos solos e das áreas de remanescentes naturais, otimizar o uso de insumos e investir em pesquisa e desenvolvimento a Eucatex evidencia seu compromisso real com a sustentabilidade.

Em termos ambientais, há um leque de avaliações realizadas, como os monitoramentos de fauna e flora. São mais de 5,8 mil hectares de vegetação nativa, que abrigam 458 espécies da flora da Mata Atlântica e do Cerrado e 382 espécies da fauna. Em relação aos recursos hídricos, são analisados parâmetros quantitativos e qualitativos por meio dos monitoramentos, para garantir que o manejo florestal não promova alterações na qualidade e disponibilidade da água.

Ramphastos toco (tucano) avistado na Fazenda Santa Terezinha, na cidade de Bofete-SP

Ainda, há monitoramentos para verificar se as atividades estão gerando impactos ambientais ou sociais nas fazendas, como aqueles relacionados aos recursos naturais, espécies exóticas, destinação de resíduos, sinistros, sinalização, entre outros, e se os procedimentos operacionais estabelecidos estão sendo cum- pridos. É dada especial atenção às comunidades, através da caracterização socioeconômica ambiental e monitoramento de impacto para identificar a visão das comunidades sobre a companhia e eliminar ou mitigar impactos negativos e potencializar os impactos positivos.

As comunidades também recebem treinamentos sobre temas práticos. A Eucatex conta com programas ambientais e sociais consolidados. O Programa de Educação Ambiental (PEA), desde 1999, promove atividades lúdicas e relacionadas à importância dos remanescentes naturais e do manejo florestal sustentável junto aos alunos da rede pública de ensino. Na cidade de Bofete-SP, visitam a Casa da Natureza e realizam a trilha do Córrego da Água Fria e, em Salto-SP, as atividades ocorrem em espaços municipais.

A Casa da Natureza também é utilizada para receber visitas técnicas de universidades, reuniões e treinamentos. A construção histórica foi revitalizada, entre 2022 e 2023, com produtos da companhia, como os pisos laminados Eucafloor e as tintas Eucatex, oferecendo maior segurança e conforto aos visitantes.

as ações da Eucatex para o meio ambiente e a sociedade

Ao pensar nas comunidades e no uso múltiplo das florestas, a companhia iniciou em 2003 o Programa de Apicultura, que atua para a geração de renda das famílias ao produzir o mel com a exploração da florada do eucalipto. Há também o Programa de Reciclagem de Madeira, que desde 2004 contribui para a melhor destinação dos resíduos de madeira ao utilizá-los nas caldeiras do processo fabril, reduzindo assim o consumo de combustíveis fósseis.

Sempre alinhada à sustentabilidade, uma das mais recentes iniciativas é o contrato de compra de energia elétrica do Grupo Comerc Energia, um investimento na usina solar de Castilho-SP, que mostra um passo importante do Grupo Eucatex na implementação dos pilares Environmental, Social and Governance (ESG). Este contrato possibilita que a companhia reduza suas emissões de dióxido de carbono na atmosfera em 966 mil toneladas em 15 anos.

Essa movimentação para consolidar monitoramentos, programas ambientais e sociais, melhorar os processos operacionais e implementar de fato a sustentabilidade, é bem reconhecida pelos selos de manejo florestal responsável e sistema de gestão ambiental, que permitem o rastreio da responsabilidade socioambiental nos produtos finais. Assim, a Eucatex garante a confiança dos consumidores para continuar sua missão: oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e a sociedade.

Mosaico gênico - Fazenda Santa Terezinha, em Bofete-SP Casa da Natureza, em Bofete-SP, revitalizada para receber o Programa de Educação Ambiental da Eucatex. Programa de Apicultura da Eucatex que ocorre há 20 anos.

Melhoramentos tem como propósito: fazer crescer para melhorar o amanhã

Com 132 anos de fundação, a Melhoramentos é hoje uma empresa de capital aberto, que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário. Uma das mais longevas empresas em atividades no país, tem como propósito preservar o meio ambiente como parte estratégica de crescimento dos seus negócios, valor que se reflete em iniciativas, como: Preservação ambiental: com uma área de 148 milhões de m², sendo grande parte localizada ao redor de São Paulo (Caieiras, Cajamar e Bragança Paulista) e no Sul de Minas (Camanducaia), conta com 79 milhões de m² de áreas de florestas dedicadas à preservação.

Também do total das áreas nativas, 37,4 milhões de m² são classificados como Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC). Desde 2011, a Melhoramentos Florestal tem o certificado FSC® (Forest Stewardship Council®) – Código de Licença: FSC-C102403 – que garante as práticas de gestão responsável e o uso racional das florestas. Práticas que

propiciaram o aparecimento de espécies raras e em extinção em suas florestas, como o macaco muriqui-do-sul, encontrado em uma área protegida pela empresa, em Monte Verde.

Estoque de carbono: nos últimos anos, o estoque de carbono da empresa resultou em uma remoção de CO₂ da atmosfera maior que sua emissão. De 2019 a 2021 as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela Melhoramentos (Escopo 1, 2) resultaram em 15.064 tCO₂e. Porém, seus estoques florestais resultaram na remoção de 52.089 tCO₂e. da atmosfera, no mesmo período.

RPPN “Parque Levantina”: este ano, a Melhoramentos transformou parte de sua propriedade em uma das maiores RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do país e entre as cinco maiores do estado de Minas Gerais. Localizada na Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia e no distrito de Monte Verde (MG), o objetivo da empresa é assegurar a preservação de 23 milhões de m₂ de Mata Atlântica.

Pássaro Estalador Corythopis delalandi

Recursos Hídricos: a empresa contabiliza em suas áreas 819 nascentes catalogadas, todas monitoradas e preservadas, e realiza monitoramentos periódicos para avaliação das condições ambientais. Toda água captada na fábrica, na unidade Levantina, é utilizada no processo de obtenção de fibras de alto rendimento e monitorada do ponto de lançamento do efluente tratado, entrada e saída na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Economia circular: a Melhoramentos realiza uma ação que permitiu em 2022 a compostagem de cerca 15,9 mil toneladas de resíduos provenientes de sua unidade de produção, transformados em fertilizante organomineral. A iniciativa é uma parceria com a empresa ‘Terra de Cultivo’.

Cata do Pinhão: do mês de maio ao mês de julho, a empresa abre as portas da Fazenda Levantina para que os moradores vizinhos possam fazer a coleta do pinhão. Esse tipo de manejo permite conservar as araucárias e a floresta como um todo, além da própria manutenção do ecossistema natural. Desde 2010, mais de 260 pessoas já participaram da iniciativa.

Escola Rural Particular Alice

Weiszflog: criada e mantida pela Melhoramentos é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG), com mais de 70 anos de atuação e mais de 10 mil alunos formados. A escola é signatária do Movimento Escolas pelo Clima. A iniciativa, criada pela Reconectta em parceria com o The Climate Reality Project, é uma oportunidade para conectar, informar e valorizar educadores e escolas que se propõem a trabalhar o tema das mudanças climáticas na sala de aula.

Projetos sociais com recursos naturais

Presente em todo o entorno da cidade de Monte Verde, na região de Camanducaia (MG) e em mais de 40% do território de Caieiras (SP), a Melhoramentos realiza vários projetos sociais com as comunidades, gerando renda e colaborando com a preservação do meio ambiente local.

Alguns deles são:

Melhor Mel: desde 2011, convida os apicultores da região a instalarem seus apiários em áreas da empresa. Além do significado ambiental e social, o projeto tem vertente econômica, já que estimula o empreendedorismo, que pode conferir um acréscimo de renda às famílias participantes.

Sustentabilidade financeira

Após três anos do início do seu reposicionamento estratégico, a Melhoramentos apontou em seu balanço de 2022 aumento de 39% na receita líquida (R$ 201 milhões) em relação às receitas registradas em 2021. Apesar de todos os desafios macroeconômicos globais do último ano, a empresa manteve sua trajetória de recuperação de resultados, com lucro operacional e EBITDA positivo.

Macaco Muriqui

Recorte ESG: principais resultados ambientais, sociais e financeiros

Atuar em busca de um futuro cada vez mais sustentável e alinhada às diretrizes do ESG são uma das principais diretrizes da Minasligas que divulgou seu Relatório de Posicionamento ESG. Este é o primeiro documento publicado pela empresa com o recorte ESG e reforça sua atuação pautada pelo compromisso com o desenvolvimento do setor de ferroligas, sociedade e de toda a cadeia produtiva da região em que atua.

Para Henrique Simões Zica, Diretor Presidente da Minasligas, os pilares do ESG e da sustentabilidade são essenciais para a construção de um futuro mais sustentável, aumentando a competitividade no mercado internacional e ampliando o leque de oportunidades de investimentos. “Antes mesmo de reconhecermos os posicionamentos do ESG como uma agenda importante para todo o mundo, nós já nos dedicávamos a diversas ações e decisões que formaram o caráter da empresa que somos hoje, preparada para crescer em um mundo em que não é mais possível não ser sustentável”.

Desde 2021 a empresa começou a investir na estruturação de sua Agenda ESG e implantou

um Grupo de Trabalho (GT) interno, responsável por propor um planejamento de ações, que resultaram nesta primeira edição do Relatório.

Com isso, o ESG passou a integrar o Sistema de Gestão Integrado (SGI) e vem sendo desdobrado em toda a estrutura organizacional da empresa, com a criação de uma Gerência de Sustentabilidade que vai contemplar os pilares ambiental, social e de governança em todos os processos e sistemas, além de contribuir para a tomada de decisão do Conselho Administrativo.

Desempenho econômico:

A eficiência produtiva e administrativa da Minasligas possibilitou superar as instabilidades do cenário macroeconômico nacional e internacional nos últimos anos. Somente em 2021 foram mais de 106 mil toneladas de materiais produzidos, que incluem o ferro silício, o silício metálico e a microsílica, gerando um faturamento bruto superior a R$ 1 bilhão. Neste período, a Minasligas investiu cerca de R$ 20 milhões em projetos de modernização dos equipamentos, laboratórios, máquinas e sistema de proteção ambiental.

Na área ambiental foram R$ 37 milhões investidos na ampliação e modernização das plantas de carbonização (PLC), nas florestas de eucalipto mantidas pela Minasligas com o aumento no volume de plantio, manutenção das áreas plantadas, preservação de nascentes e monitoramento das áreas de preservação permanente. O investimento em florestas, sejam nativas ou de reflorestamento, e o uso do biorredutor, somado a outras fontes de energia elétrica limpa que, em 2021, chegaram a 96% da energia utilizada na produção da Minasligas. Ainda em 2021, a empresa alcançou um fator de emissão de 0,55 ton de CO2, um resultado que se comparado com outros produtores do mundo, chega a ser quase sete vezes menor.

Responsabilidade Social:

Desde a sua fundação, a Minasligas sempre apoiou projetos sociais que priorizam o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento das pessoas das comunidades onde a empresa atua. Nesse sentido, só em 2022, a Minasligas destinou R$ 9 milhões para projetos sociais via incentivo fiscal. São cerca de 50 projetos apoiados que beneficiaram mais de 600 mil pessoas em dez municípios mineiros. O Relatório de Posicionamento ESG 2022 traz, ainda, informações sobre a governança corporativa da Minasligas, responsabilidade social, informações sobre a equipe de colaboradores, estratégias e visões da empresa para o futuro.

Desde 1980 atuando no mercado nacional e internacional, a Minasligas é uma das maiores produtoras do Brasil de Eco Ferro Silício, Eco Silício Metálico e Eco Microsílica. A empresa opera com oito fornos na fábrica em Pirapora, fazendas de reflorestamento na região Norte do estado e na cidade de Três Marias, além do escritório corporativo em BH. Em constante EVOLUÇÃO, está preparada para crescer em um mundo mais SUSTENTÁVEL, com carbono zero e uma matriz energética limpa e renovável.

Clique aqui para ler o Relatório de Posicionamento na íntegra

Fabricamos papelcartão para embalagens e aplicações gráficas, com fibras recicladas (pós-industrial e pós-consumo) e fibras virgens certificadas e controladas. Nossa linha de produtos tem vida.

O papelcartão com maior percentual de fibras recicladas pós-consumo do mercado (40%) e alta printabilidade.

DUPLO COATING

CELULOSE (BRANQUEADA)

PASTA MECÂNICA

(RECICLADOS E RECICLADOS PCR)

CELULOSE (SEMI-BRANQUEADA)

Aquisição de matérias-primas de maneira sustentável

Sistemas administrativos e produtivos certificados

Laudo sobre a Diretiva RoHS Instrução (EG) nº 1935/2004 do Parlamento Europeu; Código de Produtos Alimentícios, Artigos de Consumo e Forragens (Cód. LFGB); Recomendação Alemã XXXVI; Diário Federal da Saude; FDA - 21CFR Ch.I

Resolução da Diretoria Colegiada RDC. Laudo para atender a determinação da Anvisa para contato de alimentos, harmonizada com Mercosul

CONTATO COM ALIMENTOS RDC 88

Papelcartão 100% reciclado, especialmente desenvolvido para uso em projetos relacionados à sustentabilidade e ao aumento no índice de reciclados pós-consumo nos sistemas de embalagens.

RECICLADO (ONDULADOS + PAPEL BRANCO)

RECICLADO

RECICLADO (ONDULADOS + PAPEL BRANCO)

Floresta

Juntos, construímos um legado. Agora,

vamos construir o futuro.

Somos Envu, uma nova empresa com 50 anos de experiência

Envu é uma nova visão para uma empresa com meio século de história no segmento de saúde ambiental, que detém um sólido portfólio de produtos comprovados e reconhecidos.

Em cada uma de suas linhas de negócio, a Envu concentra seu trabalho na química e além, colaborando com os clientes para criar soluções que funcionarão hoje e no futuro.

Saiba mais sobre as inovações em Florestas em www.br.envu.com

Envu® é marca comercial de propriedade da Environmental Science U.S. LLC. ou de uma de suas a liadas. ©2023 Environmental Science U.S. LLC.

O futuro é reciclar

Estamos acostumados a ouvir e usar a expressão “jogar o lixo fora”. O que é curioso é que, quando mudamos a perspectiva e aumentamos as dimensões,

Estima-se que, no ano de 2022, produzimos 81,8 milhões de toneladas de resíduos somente em áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas de lixo sendo produzidas a cada dia. Cada pessoa gerou, em média, 381 Kg

www.ramezoni.com.br

Segundo o site Ambiente Brasil, o perfil do lixo produzido nas grandes cidades brasileiras, é:

1. 39%: papel e papelão

2. 16%: metais ferrosos

3. 15%: vidro

4. 8%: rejeito

5. 7%: plástico filme

6. 2%: embalagens longa vida

7. 1%: alumínio

Se isolarmos o item “papel e papelão”, apenas 37% de todo o papel utilizado em escritórios é realmente reciclado. O restante é queimado. Por outro lado, cerca de 60% do papel ondulado no Brasil, é reciclado.

A Ramenzoni indústria de Papel é reconhecida por ser inovadora no processo de reciclagem. Estamos no ramo de reciclagem de papel desde 1951, colaborando com um processo que ajuda a reduzir e reverter impactos no planeta.

Produzimos atualmente mais de 80.000 toneladas de papel reciclado por ano, colaborando com a retirada de aproximadamente 88.000 toneladas de lixo (papel) das ruas por ano.

FUNDADA EM 1950, a Resource Management Service, LLC (RMS) é uma empresa global de investimentos em fl orestas. Trabalhamos com grandes investidores institucionais e gerenciamos aproximadamente 1 milhão de hectares de ativos florestais em todo o mundo. Nossa visão é promover a prática da silvicultura sustentável e valorização dos benefícios que as florestas privadas proporcionam à sociedade. Procuramos realizar a gestão sustentável das florestas dos nossos investidores, promovendo a saúde e o bem estar das comunidades em que operamos em todo o mundo.

EM 2008, a RMS fez nosso primeiro investimento no Brasil e fundou a RMS do Brasil, nossa subsidiária no país. Em nome de nossos investidores, a RMS administra áreas florestais nos estados do Paraná e Santa Catarina, praticando o manejo florestal sustentável e certificado pelo Forest Stewardship Council® (FSC® C132196). Como um dos principais fornecedores mundiais de serviços de gestão de investimentos florestais, nós da RMS reconhecemos que nossas políticas,

ações e operações podem ter impactos positivos no meio ambiente, nas comunidades onde operamos e na sociedade como um todo. Como resultado, um dos principais temas que ancora nossa abordagem ao ESG é a colaboração. Isso significa trabalhar em estreita colaboração com um amplo espectro de partes interessadas para abordar os desafios e oportunidades ESG que existem em nosso setor de negócios.

ENGAJANDO COMUNIDADES NO BRASIL

NOSSA EQUIPE DO BRASIL ampliou muito seu envolvimento com a comunidade em 2022 por meio de vários projetos e iniciativas. Um desses projetos envolveu a restauração de uma trilha ecológica no Parque Zoobotânico em Joinville-SC, Brasil. Em colaboração com a Prefeitura de Joinville, a equipe do RMS ajudou a planejar o desenvolvimento e a execução da restauração da trilha, contribuiu financeiramente e também ajudou com mão de obra voluntária dos funcionarios. Este parque oferece um oásis urbano para muitos na comunidade e é um bolsão da Mata Atlântica do Brasil, uma floresta de prioridade de conservação global.

100% das áreas florestais sob gestão da RMS são certificadas pelo FSC® e/ou um dos principais padrões mundiais de manejo florestal sustentável endossado pelo PEFC, incluindo o SFI. A certificação florestal é um requisito importante para o negócio e uma das principais ferramentas de governança que usamos para gerenciar florestas ambiental e socialmente responsáveis. Também enviamos representantes das equipes de sustentabilidade dos Estados Unidos e do Brasil para a Assembléia Geral do FSC® em Bali, na Indonésia, para apoiar os processos de tomada de decisão e estabelecer relações mais profundas com outras empresas, organizações e órgãos públicos membros do FSC®.

DE ACORDO COM NOSSA POLÍTICA ESG,

FLORESTAS PRODUTIVAS

causam muitos impactos ambientais e sociais positivos. Com um mosaico de classes de idade, as florestas manejadas pela RMS fornecem uma variedade de habitats para muitas espécies de plantas e animais. Em talhões recentemente colhidos e desbastados, muitas plantas produtoras de pólen do sub-bosque prosperam, o que atrai polinizadores como as abelhas. Em Santa Catarina, Brasil, a RMS tem parceria com um programa de apicultura há mais de 15 anos nas partes naturais dos povoamentos florestais. Este programa permite que as famílias usem as terras manejadas pela RMS para criar abelhas, o que fornece às famílias e aos pequenos produtores rurais fontes de renda, alimentos e remédios a partir dos produtos que cultivam.

CA TEGORIA BR (ha) 100% 46.635 46.635 Área de
Percentual da área florestal certificada Área certificada FSC®
floresta
certificada sob um padrão de manejo florestal

O Programa Raízes do Mogi Guaçu é u ma c o operação técnico-institucional entre Sylvamo e WWF-Brasil e visa recuperar e restaurar n a s c e ntes e áreas ripárias de Mata Atlântica n a bac i a do rio Mogi Guaçu, na região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.

A restauração é feita pelo plantio de mudas de espécie s nativas, que têm suas sementes c o letadas da própria região. Os parceiros recebem as mudas e aporte técnico para implantação e manut enção da área, resultando em ganhos como v iabilidade genética, facilidade de adaptação das espécie s, perpetuação da flora local, aumento da proteção da biodiversidade, recomposição dos ha bitats naturais, equilíbrio climático, melhora da qualidade do ar com retenção de poluentes, redução de erosão e deslizamentos.

O projeto possui três frentes de atuação:

P aisagem

De senvolver uma análise de paisagem para identificar áreas prioritárias para restauração e conservação de nascentes e matas ciliares na bacia do rio Mogi Guaçu e seus afluentes, além de protocolos de monitoramento.

Go vernança

Fortalecer a governança e promover o diálogo multisetorial entr e agentes interessados na restauração da paisagem florestal no Rio Mogi Guaçu Bacia.

Re stauração

Até 2024, a meta é resta u rar pelo menos 20 0 h e ctare s na ba cia do Mogi Gua çu, um esforço conjunto entre a Sylvamo, WWFBrasil, parceiros e produtores locais .

Resultados

mais de

180 hectares plantados

217mil mudas plantadas

108 nascentes protegidas

65 proprietários parceiros

09 municípios impactados

O programa Raízes do Mogi Guaçu promove a restauração ecológica de nascentes e áreas prioritárias no rio Mogi Guaçu e seus afluentes
2021 2020

O programa Verde Mel tem o objetivo de incentivar o manejo sustentável de abelhas nativas sem ferrão para a polinização da Mata Atlântica e ajudar o desenvolvimento socioeconômico das regiões nas quais atua

A iniciativa nasceu, em 2020, a partir de uma p arceria entre a Sylvamo e o Instit u to ATA. O Verde Mel t em como foco o fortalecimento da restau ração e c o lógica e dos serviços ecossistêmicos p e l o manejo estratégico e sustentável das a belhas nativas sem ferrão, fundamentais para a conservação de matas nativas. Além disso, valoriza a existência de abelhas e das florestas e multiplica as condições necessárias para a sus tentabilidade desta relação, contribuindo p ara a biodiversidade e agric u l tura familiar

Por meio de ações integradas, o projeto Ve rde Mel atua em territórios estratégicos, e stimulando cadeias produtivas e trazendo reconhecimento ao mel como produto bi ológico e gastronômico do Brasil. O programa conta com m e l iponário s para a multiplicação de colônias, ampliação do plantel de forma contínua, capacitação de produtores e profissionais envolvidos em toda a cadeia, produção de mel e subprodutos, distribuição de colônias e capacidade produtiva.

A partir da distribuição de colônias, é possível uma polinização estratégica do processo de restauração, bem como o desenvolvimento da economia local e da agricultura familiar ampliando, por meio do mel e outros subprodutos, a renda de forma sustentável.

Meta:

Até 2030, contribuir para a recuperação ecológica, por meio da polinização, de mais de 120.000 hectares de floresta nativa.

Resultados

180 colônias do plantel do projeto no final da Fase 1

45 pontos focais e produtores capacitados para receber abelhas

Lançamento do livro "67 receitas com mel de abelhas nativas"

Instalação de 12 meliponários em propriedades rurais em Socorro (SP) e Serra Negra(SP), Munhoz (MG) e Bueno Brandão (MG)

E XC E L Ê N C i A E M S O L U Ç Õ E S D E M O V i M E N T A Ç Ã O E PROCESSAMENTO FLORESTAL ENVIMAT ENVIMAT Enviroment & Material Handling Enviroment & Material Handling E XC E L Ê N C i A E M S O L U Ç Õ E S D E M O V i M E N T A Ç Ã O E PROCESSAMENTO FLORESTAL UM DOS PRINCIPAIS FABRICANTES GLOBAIS COM A MAIS AMPLA GAMA DE MÁQUINAS NOS SETORES DE MANUSEIO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA MANIPULADORES HIDRÁULICOS 825M-HD-S 825M-HD-S 825M-HD-S MANIPULADOR FLORESTAL MANIPULADOR FLORESTAL 818 MANIPULADOR FLORESTAL MANIPULADOR FLORESTAL Lacero Triturador rápido e de alto desempenho para madeira e resíduos verdes TRITURADORES E PICADORES Axtor 4510 / 6210 • Motor a Diesel: 340-430 kW • Rendimento: até 310 m³ • Mobilidade: reboque, pista, SOB ESTEIRA Lacero • Motor a Diesel: 597 kW • Acionamento de tambor mecânico • Mobilidade: pista SOB ESTEIRA opTurn X63 • Motor a Diesel: 287 kW • Largura da Leira: 5,7 m • Rendimento: até 4500 m³/h SOB ESTEIRA TopTurn Revolvedores de composto orgênico Axtor Triturador de alta velocidade e Picador de facas, para residuos florestais, toras e madeiras de descarte ESCANEIE O QR CODE E SAIBA MAIS ESCANEIE O QR CODE E SAIBA MAIS
VARREDOR DE ESTRADA A VÁCUO REBOCADO POR TRATOR TRAC-VAC VARREDOR DE ESTRADA HI-VAC 2512 VARREDOR DE ESTRADA HI-VAC 2520 envimat.com.br (16) 2121-0865 Rua Professor João Jorge Marmorato nº 165, Bairro AzulVille 2, São Carlos SP CEP: 13.571-250 envimat.com.br (16) 2121-0865 Rua Professor João Jorge Marmorato nº 165, Bairro AzulVille 2, São Carlos SP CEP: 13.571-250 Número de facas Produção de Cavacos 540/1000 2 Rotação Número de facas 540/1000 4 Destocadores, Mulchers CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO CONTROLE DE ODORES RESFRiAMENTO / ATOMiZAÇÃO DESiNFECÇÃO

Localização dos leitores da Revista Opiniões, Tem muita gente analisando o seu artigo, o

Áreas de interesse:

Edição Bioenergética:

• Cana-de-açúcar

• Milho

• Agave (sisal)

• Açúcar

• Etanol

• Biodiesel

• Biogás

• Biometano

• Bioeletricidade

• Carbono

Edição Florestal:

• Celulose

• Papel

• Carvão

• Siderúrgia

• Painéis

• Madeira

• Produtos não-madeireiros

Celular-WhatsApp: +55 16 99777-7799

Jornalismo@RevistaOpinioes.com.br

www.RevistaOpinioes.com.br

��

depois que passamos a publicá-la em 5 idiomas. seu anúncio, o nosso trabalho e o nosso País.

Fonte: Google Analytics

Guia de Compras: Acervo Suzano
Guia de Compras das empresas de base florestal
2023-2024

Guia de Compras

Aço carbono

Aço em geral

86 Abastecimento Comboio SL Equipamentos 16 3946-3080 Abastecimento Tanque Bombas Andrade 17 3321-5811 Bozza 11 2179-9966 Gascom 16 2105-3622 Impacto Implementos 14 3623-9444 LDA Tanques 19 3838-9595 Mepel 54 3337-3700 Sage Oil Vac Brasil 11 2631-6343
FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 NLMK 11 5694-2100 SSAB 11 3303-0800 Vallourec 31 3328-2121
FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 NLMK 11 5694-2100 SSAB 11 3303-0800 Aço Inox Águia Inox 54 3464-0191 Arinox 11 2797-8000 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Metalinox 11 2101-9000 NLMK 11 5694-2100 Retinox 11 2618-7070 Acoplamento Acoplast 31 2566-5900 DPE 16 3627-3529 Geremia Redutores 54 2105-3211 John Crane 11 3371-2500 Lamiflex Couplings 11 4615-6300 Mademil 48 3436-6404 Novak & Gouveia 11 3977-4030 PTI 11 5613-1000 Rexnord 51 3579-8080 Vedacert 16 3947-4732 Vulkan do Brasil 11 4894-7300 Adesivo industrial Adelub 41 3372-8692 Hennings 47 3036-5555 Tesa 41 3021-8100 Adubadora Jacto 0800 772 2100 TMA www.tmamaquinas.com.br 16 3969-4933 Agricultura de precisão Agrosure 16 3877-5675 Agrosystem 16 3434-3800 Apoiotec 14 3262-2480 Athenas 16 3202-1872 Auteq 11 2107-1888 Geo Agri 16 3965-8220 Herbicat 17 3524-9797 Hexagon Agriculture 48 4009-2704 Horus Aeronaves 48 3029-7600 Jacto 0800 772 2100 Novaterra 21 99341-7688 OMD do Brasil 16 3521-8433 Techsolo 14 3269-7233 Teejet 11 4612-0049 Verion 11 2100-7400 Visiona 12 2138-5801
Q Capa
87 Alimentador de fornos Lippel 47 3534-4266 Nicoletti 15 3273-2818 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Alimentador vibratório Mavi 11 3577-6200 MVL Máquinas 11 4596-9220 Análise de solo e água Athenas 16 3202-1872 SGS Brasil 11 3883-8800 Techsolo 14 3269-7233 Análise química ambiental Athenas 16 3202-1872 SGS Brasil 11 3883-8800 Ancinho J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Andaime Priner 11 3201-7803 Anticorrosão Reframax 31 3029-8002 Rust Engenharia 11 3140-1500 Aplicação de insumos Monitoramento 2 Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 Hexagon Agriculture 48 4009-2704
vivência Rodotrem 12 3687-1366 Armazenagem de biomassa ComBio 11 3030-0040 Dujua 47 3534-5000 E.M.G. 41 3641-7200 Icavi 47 3545-8200 Lippel 47 3534-4266 Vantec 49 3441-5200 Zanella 41 2111-2300 Artefato de borracha Anhembi Borrachas 11 2601-3311 Plant Rubber 16 3969-9777 Ativo florestal Gestão Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Gestão Florestal IMA Negócios www.imaflorestal.com.br 12 3426-0119 12 98829-0401 12 99774-7342 Innovatech Gestão www.innovatechgestao.com.br 19 3324-3019 Opiniões Opiniões Opiniões
Área de
88 NC Forest Business 51 99505-1946 Visiona 12 2138-5801 Autocarregável Fischer Máquinas 54 99976-1777 Grupo AIZ 0800 007 2690 Hegeza 41 3283-3539 Masal 51 3662-3066 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 TMO 49 3561-6000 Autoclave Arxo 47 2104-6700 Fhaizer 47 3461-6500 Fortex 54 3242-2640 Rolmig 31 3834-3188 Rossin Equipamentos 16 3947-1981 Automação Atma 16 2105-4945 Beckhoff 11 4126-3232 Bosch Rexroth 0800 704 5446 Dynapar 11 3616-0150 Endress+Hauser 11 5033-4333 Festo 11 5013-1600 Helmut Mauell 11 2117-5353 Index 11 3259-0460 Indumec 41 3347-2412 Mectrol 14 4009-0507 Metso Outotec 15 2102-1700 Micromecânica 47 3441-8800 MS Instrumentos 21 2493-0588 Neles 15 2102-9600 Pepperl+Fuchs 11 4007-1448 Peu Eletricidade 19 3437-3030 Salvi Casagrande 11 3327-0033 Saturno 51 3462-7415 Schmersal Brasil 15 3263-9800 SGS Brasil 11 3883-8800 TMSA 51 2131-3333 Valmet 41 3341-4444 Voith Paper 11 3944-4000 Yon Elétrica 18 3823-1614 Automação Implementos rodoviário WDS Pneumática www.wdspneumatica.com.br 51 3038-8700 51 98912-3376 Balança e sistema de pesagem Balanças Jundiaí 11 4606-8400 Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 Hook do Brasil 19 3843-4217 Mettler Toledo 11 4166-7400 Navarro 11 2901-1895 Rinnert 47 3547-9100 Saturno 51 3462-7415 Testato 31 3241-2817 Biocida DND Química 16 3943-5283 Miracema-Nuodex 19 3728-1000 Biodefensivo Koppert www.koppert.com.br 0800 770 1919
Q Capa
Guia de Compras
89 Biofertilizante Embrafós 17 3323-6201 Biometria florestal Método 16 3983-1549 Treevia 12 3921-2319 Bomba e motobomba Atlas Copco 11 3478-8883 Bosch Rexroth 0800 704 5446 Bozza 11 2179-9966 Brudden 14 3405-5000 Equipe Bombas 19 3417-4848 Gascom 16 2105-3622 KSB 11 4596-8500 Linde Hydraulics 11 2281-7879 Netzsch 47 3387-8222 Novak & Gouveia 11 3977-4030 ProMinent 11 4176-0722 Sulzer 11 4589-2000 Verion 11 2100-7400 Bombeiro Comboio Equilíbrio www.equilibrioepa.com.br 19 3434-0826 19 99741-1479 Gascom 16 2105-3622 Impacto Implementos 14 3623-9444 Bombeiro Tanque Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 Briquetadeira Biomax 51 3592-4922 Lippel 47 3534-4266 Cabeçote Doosan Infracore 19 3471-9100 Fiji 11 2024-7010 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Komatsu Forest 41 2102-2828 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Macedo 42 3239-1441 Minusa Forest 49 3226-1000 Ponsse 11 4795-4600 Roman do Brasil 41 99262-7493 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 TMO 49 3561-6000 Tracbel 0800 200 1000 Cabeçote multifuncional J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110
aéreo Macedo 42 3239-1441 Okubo 16 3514-9966 Opiniões Opiniões Opiniões
Cabo

Caçamba - concha

Caixa de vapor

90
J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511
Hergen 47 3531-4400 Lantier 11 4447-3072 Voith Paper 11 3944-4000 Caldeira Arauterm 51 3406-6979 Benecke 47 3382-2222 Biocal Burntech 47 3534-5400 Bremer 47 3531-9000 CBC 11 4431-3900 Engecass 47 3520-2500 Fimaco 47 3525-1000 Icavi 47 3545-8200 Mill Serras 49 3221-6200 Valmet 41 3341-4444 Caldeiraria Aeroar 49 3226-0322 Arxo 47 2104-6700 Bardella 11 2487-1000 Biocal Burntech 47 3534-5400 Embal 17 3524-6532 Grundfos 11 4393-5533 Perenne 11 3022-6989 Reframax 31 3029-8002 SGS Brasil 11 3883-8800 Vemag 16 3511-1000 ZBN 18 2102-9000 Caminhão, veículos e utilitários DAF 42 3122-8400 Ford 0800 703 3673 Foton 0800 799 2020 General Motors 11 4234-7700 Iveco 0800 702 3443 MAN Latin America 11 5582-5333 Mercedes-Benz 0800 970 9090 Scania 11 4344-7239 Toyota 0800 703 0260 Volkswagen 0800 770 1936 Carregador Carvão J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Carregador florestal Caterpillar 11 2109-2000 Grupo AIZ 0800 007 2690 H Fort 47 3333-1495 Hegeza 41 3283-3539 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330
Q Capa
Guia de Compras
91 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Pesa 41 2103-2211 Rotobec 41 3287-2835 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Thorco 11 4613-1177 TMO 49 3561-6000 Carregador de fardo Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 Carreta Florestal FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Grupo AIZ 0800 007 2690 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 MSU 14 3366-3100 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 TMA www.tmamaquinas.com.br 16 3969-4933 TMO 49 3561-6000 Opiniões Opiniões Opiniões

Cavaco

Cilindro

92
2Tree Consultoria 42 3272-3275 Geoambiente 12 3878-6400 SGS Brasil 11 3883-8800 SR4 Soluções 49 3563-1903 Sysflor 41 3344-5061 Vanzolini 11 3145-3700 Weiss 42 3522-0670 Cesta aérea IMAP 51 3662-8500 Palfinger 54 3026-7000 Terex 0800 031 0100 Cesta e peneira Hergen 47 3531-4400 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Voith Paper 11 3944-4000 Chapa, chave e chuveiro Hergen 47 3531-4400 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Lantier 11 4447-3072 Ciclone AERO Tecnologia do Ar 11 2152-7100 Aeroar 49 3226-0322 Brunnschweiler 14 3408-6500 Delta Ducon 11 3218-6666 Fortex 54 3242-2640 Powder 11 3218-6666
Certificação
hidráulico Famacil 47 3027-3536 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Verion 11 2100-7400 Cinta de poliester Okubo 16 3514-9966
Compras Q Capa Carreta Piso móvel Carrocerias Bachiega www.carroceriasbachiega.com.br 19 3496-1555 19 99309-7571 Grupo AIZ 0800 007 2690 Hallco 11 98213-7675 Hyva 54 3209-3400 Truckvan 11 2635-1133 Carreta Pulverizadora Coagril 35 3292-3931 IMAP 51 3662-8500 Catraca Pneumática Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Lion Equipamentos 41 3028-3810 WDS Pneumática www.wdspneumatica.com.br 51 3038-8700 51 98912-3376
Guia de
produção Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Farmi Forest www.envimat.com.br 16 2121-0865
-
93 Classificador de toras Cerumaq 47 3522-2971 Coleta de sementes Kolecti 48 9692-0232 Coletor de dados Creare Sistemas 51 3094-9090 Geoambiente 12 3878-6400 Hexagon Agriculture 48 4009-2704 Método 16 3983-1549 Treevia 12 3921-2319 Colhedora de biomassa Dria 16 3969-4933 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Colheita florestal Grupo Semil 31 3402-2900 KTM Engenharia 31 3311-1772 Reflorestar 38 3527-1001 Comercialização de madeira Brasilmad 41 3382-2222 Brookfield 67 3044-2400 GCM 41 3335-1900 Gestão Florestal IMA Negócios www.imaflorestal.com.br 12 3426-0119 12 98829-0401 12 99774-7342 Multifloresta 14 3731-2556 NC Forest Business 51 99505-1946 Potencial 15 3271-0556 Compactador Orkel 42 99973-5551 Compostagem Ambipar 11 3429-5000 Quadrifoglio 11 5081 5472 Tera 11 3963-6500 Vermeer Brasil www.vermeerbrasil.com 19 3517-9400 Computador de bordo Auteq 11 2107-1888 Herbicat 17 3524-9797 Hexagon Agriculture 48 4009-2704 Solinftec 18 3622-2270 Construção industrial Paranasa 31 3298-5700 Protendit 17 3214-7200 Reframax 31 3029-8002 SGS Brasil 11 3883-8800 Consultoria ambiental 2Tree Consultoria 42 3272-3275 BMA Ambiental 31 3649-1450 Delta Ducon 11 3218-6666 Ecomax 11 4602-3900 ERG Engenharia 31 2138-4712 Floresta Nova 41 3527-5626 Fundag 19 3739-8035 Geoambiente 12 3878-6400 Geoklock 11 5501-3777 Geopixel 12 3949-1991 Geoplan 43 3545-1369 Grupo Florestas 91 3226-0619 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Holtz 41 3027-7209 Horizonte Ambiental 19 3645-1830 Index Florestal 41 3015-4525 Key Associados 11 4890-4111 LRK Consultoria 14 3733-6240 Novaterra 21 99341-7688 Plante Roots 62 3598-0878 Opiniões Opiniões Opiniões
94 Consultoria florestal Apoiotec 14 3262-2480 Athenas 16 3202-1872 Brasil Florestal 47 99187-1887 CAF Consultoria 47 3425-1807 Cenfor 42 3421-3093 Chabana 14 3262-1848 Cia Florestal 47 3447-1872 Ecomax 11 4602-3900 Y 95% 20% Pantone 165C Pantone 294C Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 2 Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 ESG Tech Consulting www.esgtech.com.br 19 3324-3019 F&W Forestry 51 3574-5237 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Geoflor 11 4152-4491 Geopixel 12 3949-1991 Geoplan 43 3545-1369 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Guia de Compras Q Capa Powder 11 3218-6666 Pöyry 11 3472-6955 Pró-Ambiente 19 3201-6896 RT Reserva 31 3221-3177 SGS Brasil 11 3883-8800 Spectrum 11 94357-3074 STCP 41 3252-5861 Vasconcelos 16 3242-2975 Visiona 12 2138-5801 Weiss 42 3522-0670 Consultoria de negócios Agile Solutions 11 5501-6555 Claritas Investimentos 11 2131-4900 Consufor 41 3538-4497 ERG Engenharia 31 2138-4712 ESG Tech Consulting www.esgtech.com.br 19 3324-3019 Filius Venture www.filiusventure.com.br 19 3324-3019 Fundag 19 3739-8035 Geopixel 12 3949-1991 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Holtz 41 3027-7209 Hórus 19 98132-9001 Gestão Florestal IMA Negócios www.imaflorestal.com.br 12 3426-0119 12 98829-0401 12 99774-7342 NC Forest Business 51 99505-1946 Pöyry 11 3472-6955 Serf 51 99425-1629 Smart3 41 4141-4123 Visiona 12 2138-5801 Wiabiliza 11 5584-8570

Correia

Correia

95 Holtz 41 3027-7209 Hórus 19 98132-9001 Ibiguarim 19 3549-4184 Gestão Florestal IMA Negócios www.imaflorestal.com.br 12 3426-0119 12 98829-0401 12 99774-7342 Index Florestal 41 3015-4525 LRK Consultoria 14 3733-6240 Malinovski 41 3049-7888 Marco Almeida 15 99688-0853 NC Forest Business 51 99505-1946 Plante Roots 62 3598-0878 Projeta 31 3564-6107 Quatro Folhas 41 3434-4131 RR Agroflorestal 19 3402-6396 Spectrum 11 94357-3074 SR4 Soluções 49 3563-1903 STCP 41 3252-5861 Terramaster 41 3262-1214 Topsis 41 3232-4577 Treevia 12 3921-2319 Vasconcelos 16 3242-2975 Visiona 12 2138-5801 Weiss 42 3522-0670 WSJ 41 3093-0556 Consultoria industrial ERG Engenharia 31 2138-4712 Okte 11 3825-8799 PAC 11 4728-3120 Pöyry 11 3472-6955 Reframax 31 3029-8002 Serf 51 99425-1629 STCP 41 3252-5861 Controle biológico Contech 19 3881-7200 JB Biotecnologia 31 3714-5176 Coroa de tração Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 Rotary-Ax 41 3557-5284 Correia Abrascort 41 2169-9999 Adelub 41 3372-8692 CBV 11 4418-8080 Comanbor 16 2133-5500 Continental ContiTech 0800 011 1572 Conveybelts 11 3538-8307 Gates 11 5105-8100 Suprir 16 2102-6500
Biocal Burntech 47 3534-5400 Borpac 31 3311-2700 CICAB 19 3464-9292 Cofaco 19 3026-8888 Continental ContiTech 0800 011 1572 Conveybelts 11 3538-8307 Correias Mercúrio 11 4588-6600 Demuth 51 3562-8484 Valmet 41 3341-4444
transportadora
transportadora Peças e serviços Borpac 31 3311-2700 Continental ContiTech 0800 011 1572
Abrascort 41 2169-9999 Adelub 41 3372-8692 Comanbor 16 2133-5500 Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 General Chains 19 3417-2800 Okubo 16 3514-9966 Rexnord 51 3579-8080 RUD 11 4723-4944 Opiniões Opiniões Opiniões
Corrente
96 Gascom 16 2105-3622 LDA Tanques 19 3838-9595 Defensivo agrícola Basf 0800 019 2500 Bio Soja 16 3600-8688 Dipil 0800 702 5152 Dow Agrosciences 0800 772 2492 Envu www.br.envu.com/ 0800 017 9966 Espectro Insumos 67 99852-8874 FMC www.fmcagricola.com.br 19 3115-4400 Futuragro 41 3291-1300 IHARA 15 3235-7700 Malva 21 3147-6515 Polim-Agri 43 3024-1008 Sumitomo Chem 11 3287-9529 Syngenta 0800 704 4304 UPL do Brasil 19 3794-5600 Dente de corte Parafuso Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 Descascador de toras Astec 31 3514-0600 Bruno 49 3541-3100 Demuth 51 3562-8484 Fezer 49 3561-2222 Fortex 54 3242-2640 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Macedo 42 3239-1441 Guia
Q Capa Corrente de corte Lion Equipamentos 41 3028-3810 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Corrente de corte Afiador Engeforest 14 3241-3701 Husqvarna 0800 773-2377 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Stihl 51 3579-9999 Corrente de corte Afiador automático Eloforte www.eloforte.com 41 3208-0855 41 3208-0880 41 3208-0858 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Crédito de carbono ESG Tech Consulting www.esgtech.com.br 19 3324-3019 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Visiona 12 2138-5801 Defensivo Tanque Bozza 11 2179-9966 FMCopling www.fmcopling.com.br 16 3324-2223 16 99601-3896
de Compras
97 Metalcava 47 3523-9999 Terex 0800 031 0100 Desinfecção Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Spray Stream www.envimat.com.br 16 2121-0865 Destocador Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 SEPPI M. www.envimat.com.br 16 2121-0865 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Thorco 11 4613-1177 Vermeer Brasil www.vermeerbrasil.com 19 3517-9400 Destopador AWK 47 3534 4975 Irmãos Dallabona 47 3382-1188 Mill Serras 49 3221-6200 Newmak 51 3582-4744 Detector de metais Nicoletti 15 3273-2818 Shadow 41 3353-2226 Disco de corte de base Fiji 11 2024-7010 Disco orbital Açokorte 11 4013-8080 Saturno 11 2634-2000 Drone Geo Agri 16 3965-8220 Horus Aeronaves 48 3029-7600 XMobots 16 99422-3022 Eixo Estradeiro 16 3995-9899 Fazanaro 19 3493-9430 General Chains 19 3417-2800 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 Tec Tor 11 4428-2888 Elevador Mavi 11 3577-6200 Metalcava 47 3523-9999 Mill Serras 49 3221-6200
química Ambipar 11 3429-5000 Empilhadeira Auxter 11 3602-6000 BMC - Hyundai 11 99687-8218 JCB 15 3330-0400 Terex 0800 031 0100 Vantec 49 3441-5200 Yale 11 4134-4700
Comercialização Boven 11 2663-2910 Nova Energia 11 3124-4141 Opiniões Opiniões Opiniões
Emergência
Energia

Guia de Compras

Equipamento

98 Clyde Bergemann 19 3811-8080 Pöyry 11 3472-6955 Energia Torre de iluminação Atlas Copco 11 3478-8883 Rodotrem 12 3687-1366 Engenharia e projeto Biocal Burntech 47 3534-5400 ETEC Engenharia 34 3334-6400 Pöyry 11 3472-6955 SGS Brasil 11 3883-8800 STCP 41 3252-5861 Engrenagem Fazanaro 19 3493-9430 General Chains 19 3417-2800 EPI Atmosfera 11 4588-5600 Bracol www.bracol.pro 14 3533-2200 14 3511-1900 Guarany 0800 704 4511 Ideal Work 11 2188-0500 Protspray 17 3524-9960 Sayro 38 3845-4200 Tecmater 41 3204-3000 Unibrasil 17 3421-1780 X-5 11 3586-8700
Peças e serviços Pantone 165C Pantone 294C Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Grupo AIZ 0800 007 2690
florestal
Q Capa Energia Equipamentos Elétrica PJ 11 3649-9800 Stemac 0800 723 3800 Energia Gerador FTP Tracan www.tracanfpt.com.br 16 3456-5400 Rodotrem 12 3687-1366 Stemac 0800 723 3800 Energia Projetos Biocal Burntech 47 3534-5400 Engevix 11 2106-0100 ESG Tech Consulting www.esgtech.com.br 19 3324-3019 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Icavi 47 3545-8200 Innovatech Gestão www.innovatechgestao.com.br 19 3324-3019 Nova Energia 11 3124-4141 Pöyry 11 3472-6955 Replace Consultoria 11 5505-6637 SGS Brasil 11 3883-8800 TMSA 51 2131-3333 Energia Recuperação Atlas Copco 11 3478-8883

Esteira

Estufa agrícola

99 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Lufer 41 2111-3536 PrimeTech 92 99170-5637 Roman do Brasil 41 99262-7493 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Tracbel 0800 200 1000 XCMG 0800 770 8866 Escavadeira Auxter 11 3602-6000 BMC - Hyundai 11 99687-8218 Caterpillar 11 2109-2000 Doosan Infracore 19 3471-9100 Êxito 81 3464-1111 JCB 15 3330-0400 Komatsu Forest 41 2102-2828 Link-Belt Excavators 15 3325-6402 Minusa Forest 49 3226-1000 Pesa 41 2103-2211 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Tracbel 0800 200 1000 XCMG 0800 770 8866
Mini Doosan Infracore 19 3471-9100 Tramontini 51 3738-3100 Estabilizante de solo Base Forte 41 3359-3880 BMA Ambiental 31 3649-1450 Oxnix 19 3838-8989
Escavadeira
Biocal Burntech 47 3534-5400 Fortex 54 3242-2640 Fragmaq 11 4056-8057 General Chains 19 3417-2800 Irmãos Dallabona 47 3382-1188 Mill Serras 49 3221-6200 Nicoletti 15 3273-2818 Rexnord 51 3579-8080 Vantec 49 3441-5200
Flórida 19 3937-5229 Tropical Estufa 11 4035-7344 Van Der Hoeven 19 3877-2281 Faca Açokorte 11 4013-8080 Afigraf 11 3226-8181 Demuth 51 3562-8484 DRV 41 3278-8141 Fepam 51 3592-9952 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Gadotti Facas 47 98822-4685 Golden Fix 41 3332-0033 Helsten 11 3205-5400 Leitz 51 3635-1755 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Lippel 47 3534-4266 Nicoletti 15 3273-2818
Afiação Afigraf 11 3226-8181 Lippel 47 3534-4266 Nicoletti 15 3273-2818
de LED K2ON 11 5077-7700 Testato 31 3241-2817
Faca
Farol
Opiniões Opiniões Opiniões

Guia de Compras

100 Engeforest 14 3241-3701 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Feller de tesoura J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 TMO 49 3561-6000 Ferramenta de corte Arte Diamante 47 3375-1277 DRV 41 3278-8141 Fertilizante e corretivo Adufértil 11 4858-5939 Agrária 16 3690-2200 Agronelli 0800 940 0013 Axihum 16 99737-0588 Bio Soja 16 3600-8688 CMOC 13 3362-7000 Compass Minerals 11 3016-9600 Compo 48 3722-9500 Espectro Insumos 67 99852-8874 Follyfertil 16 2138-8777 Fortgreen 44 3127-2700 Futuragro 41 3291-1300 Gecal 37 3323-5010 Green Has 11 4561-6292 Haifa 11 3057-1239 Heringer 19 3322-2200 ICL Brasil 11 2155-4500 Mosaic 11 4950-2600 Nutrien 11 3047-1140 Nutrigesso 16 3772-2100
Q Capa Feller buncher Caterpillar 11 2109-2000 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Komatsu Forest 41 2102-2828 MSU 14 3366-3100 Pesa 41 2103-2211 Potenza 49 3226-0677 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Tracbel 0800 200 1000 Feller buncher Dente de corte Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 Rotary-Ax 41 3557-5284 Feller buncher Disco de corte D'Antonio www.dantonio.com.br 16 3942-6855

Filtragem - sistemas

101 Nutrivale 14 3269-7233 Redi Fertilizantes 43 3398-1719 Santa Clara 16 3620-3320 Supraphos 16 3772-2100 Timac 51 3382-8700 UPL do Brasil 19 3794-5600
Delta Ducon 11 3218-6666 Powder 11 3218-6666 Filtro Acetecno 47 3330-5511 Acquasys 11 3628-1982 AERO Tecnologia do Ar 11 2152-7100 Aeroar 49 3226-0322 Apoiotec 14 3262-2480 Aspersul 54 3238-0000 Astral Ambiental 41 3346-2200 Bariontec 16 3368-1949 Bernauer 11 2666-3909 Comanbor 16 2133-5500 Delta Ducon 11 3218-6666 Exaustec 51 3451-5269 Gradial 11 4474-1539 Grupo Veco 19 3787-3700 Hansa Flex 47 3321-6300 Hidrara 16 3508-1300 Imporcate 0800 721 3811 John Crane 11 3371-2500 Jotaflex 11 3308-6600 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 MCFIL 19 3826-8398 MTK 51 3459-6868 Novak & Gouveia 11 3977-4030 O'Cuatro 51 3338-9900 Parker 12 4009-3500 Powder 11 3218-6666 ProMinent 11 4176-0722 TMSA 51 2131-3333 VLC 19 3812-9119
Caterpillar 11 2109-2000 Grupo AIZ 0800 007 2690 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Komatsu Forest 41 2102-2828 Minusa Forest 49 3226-1000 Pesa 41 2103-2211 Ponsse 11 4795-4600 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Tracbel 0800 200 1000 Freio industrial Tec Tor 11 4428-2888 Vulkan do Brasil 11 4894-7300 Frota e telemetria Gestão de Aiko 31 3564-0815 Elithium 15 3359-8302 Fueiro Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Grupo AIZ 0800 007 2690 Librelato 48 3467-2200 Opiniões Opiniões Opiniões
Forwarder
102 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 MSU 14 3366-3100 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Pesa 41 2103-2211 Potenza 49 3226-0677 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Rotobec 41 3287-2835 Thorco 11 4613-1177 TMO 49 3561-6000 Garra traçadora J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 TMO 49 3561-6000 Gaxeta Anhembi Borrachas 11 2601-3311
Q Capa Metalesp Implementos 41 3652-1419 Raptor Florestal 54 3290-4800 Sergomel www.sergomel.com.br 16 3513-2600 Galpão Rentank Macrogalpões 11 4138-9266 Tópico 0800 120 1200 Garfo frontal J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Potenza 49 3226-0677 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Garfo paleteiro J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Garra BMH Equipamentos 41 3556-6094 Caterpillar 11 2109-2000 Engeforest 14 3241-3701 Fischer Máquinas 54 99976-1777 H Fort 47 3333-1495 IMAP 51 3662-8500
Guia de Compras
103 CBV 11 4418-8080 Chesterton 11 3382-4900 Cofaco 19 3026-8888 John Crane 11 3371-2500 Parkits 19 3421-8485 Real 19 3444-6737 Georreferenciamento e topografia 2Tree Consultoria 42 3272-3275 Agrotools 11 3045-6636 Airbus Defence 11 5181-5184 Alezi Teodolini 11 3868-0822 Brasil Florestal 47 99187-1887 Engesat 41 3023-1617 ERG Engenharia 31 2138-4712 Geoambiente 12 3878-6400 Geopixel 12 3949-1991 Geoplan 43 3545-1369 Grupo WZ 19 3569-5100 Horus Aeronaves 48 3029-7600 Imagem - Esri 12 3946-8966 OPT GIS 12 3302-4443 Plante Roots 62 3598-0878 Quatro Folhas 41 3434-4131 Sigma Sensors 12 3933-3291 Soft Mapping 41 3276-2004 Spectrum 11 94357-3074 Visiona 12 2138-5801 Weiss 42 3522-0670
da informação Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Novaterra 21 99341-7688 Spectrum 11 94357-3074 Gestão florestal Daplan www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Gestão Florestal IMA Negócios www.imaflorestal.com.br 12 3426-0119 12 98829-0401 12 99774-7342 Innovatech Gestão www.innovatechgestao.com.br 19
Opiniões Opiniões Opiniões
Gestão
3324-3019

Guia de Compras

104 Êxito 81 3464-1111 Grimaldi 19 3896-9400 Hiab Argos 51 3662-7700 Hyva 54 3209-3400 IMAP 51 3662-8500 Masal 51 3662-3066 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 Palfinger 54 3026-7000 Potenza 49 3226-0677 Sennebogen www.envimat.com.br 16 2121-0865 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 TKA Guindastes 54 3202-3000 XCMG 0800 770 8866 Harvester Caterpillar 11 2109-2000 Doosan Infracore 19 3471-9100 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Komatsu Forest 41 2102-2828 Macedo 42 3239-1441 Minusa Forest 49 3226-1000 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Pesa 41 2103-2211 Ponsse 11 4795-4600 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237
Q Capa Teca Florestal www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Treevia 12 3921-2319 Grua Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Ponsse 11 4795-4600 Terex 0800 031 0100 Thorco 11 4613-1177 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Guincho Feldermann Forest 48 98419-2428 Nova Kabí 21 3301-9090 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Terex 0800 031 0100 TMO 49 3561-6000 Tracbel 0800 200 1000 Guindaste Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865

Timber www.grupotimber.com.br

TMO

Harvester

Peças

Craper

Lion Equipamentos

Oregon® www.oregonproducts.com

Timber www.grupotimber.com.br

Hidráulica

Equipamentos e peças

Hidrara

Hyva

Lion Equipamentos

Novak & Gouveia

Salvi Casagrande

Imagem de satélite

Mapeamento

Brasil Florestal

Geoambiente

Novaterra

OPT GIS

Visiona

Implemento florestal

www.emexbrasil.com.br

PLANTANDO AS

PlantMax X2 FLORESTAS DO FUTURO

Plantma e Timber tornaram viável, produtível e escalável o plantio mecanizado de mudas florestais. A PlantMax X2 entrega alta performance em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil, operando nas mais complexas situações de plantio.

Plantio automatizado Robustez para

em todas as condições Preparo do solo com escarificador

www.grupotimber.com.br

C Y 95% C 100% Y 20% Emex Brasil
Bizmaq Dria
PLANTIO PADRONIZADO E EFICIENTE ALTA PRODUTIVIDADE COM BAIXO CUSTO operar Plantio em duas linhas Dados precisos de mudas plantadas Até 2.500/hora mudas plantadas Plantio padronizado Timber - Matriz - Curitiba (PR) (41) 3317-1414 Timber - Filial - Lages (SC) (49) 3227-1414 Timber - Filial - Guaíba (RS) (51) 3491-8191

Guia de Compras

106
Q Capa Ensimec 47 3337-3390 Feldermann Forest 48 98419-2428 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Fischer Máquinas 54 99976-1777 FMCopling www.fmcopling.com.br 16 3324-2223 16 99601-3896 Grupo AIZ 0800 007 2690 GT Imports 27 3727-1218 Guarany 0800 704 4511 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Maquinafort 47 3562-2369 Metalesp Implementos 41 3652-1419 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 Pinheiro 19 3843-9250 Raptor Florestal 54 3290-4800 Roder 14 3886-1441 Sergomel www.sergomel.com.br 16 3513-2600 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Thorco 11 4613-1177 TMA www.tmamaquinas.com.br 16 3969-4933 Implemento rodoviário AB Rodofort 19 3770-2200 Carrocerias Bachiega www.carroceriasbachiega.com.br 19 3496-1555 19 99309-7571 Emex Brasil www.emexbrasil.com.br 19 3935-1970 19 3935-2031 67 93500-5350 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Facchini 17 3426-2000 Grupo AIZ 0800 007 2690 Impacto Implementos 14 3623-9444 LDA Tanques 19 3838-9595 Librelato 48 3467-2200 Manos 49 3566-1426 Mepel 54 3337-3700 Metalesp Implementos 41 3652-1419 Noma 44 3264-8000 Raptor Florestal 54 3290-4800 Rodotrem 12 3687-1366 Schiffer 42 3227-6543 Sergomel www.sergomel.com.br 16 3513-2600 Truckvan 11 2635-1133 Instrumento de medição Apoiotec 14 3262-2480 B. Krick 41 3332-0177 BrasEq 11 4016-0000 Brasil Florestal 47 99187-1887

Logística e

107 Opiniões Opiniões Opiniões Digisystem 41 3345-6169 Eloforte www.eloforte.com 41 3208-0855 41 3208-0880 41 3208-0858 Endress+Hauser 11 5033-4333 Macedo 42 3239-1441 Marrari 41 3332-9393 Metroval 19 2127-9400 Pd Instrumentos 11 4016-4600 ProMinent 11 4176-0722 Salvi Casagrande 11 3327-0033 Sigma Sensors 12 3933-3291 Starrett 11 2118-8001 Treevia 12 3921-2319 Inventário
2Tree Consultoria 42 3272-3275 CollectiveCrunch 27 99810-1530 ERG Engenharia 31 2138-4712 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Holtz 41 3027-7209 Novaterra 21 99341-7688 Plante Roots 62 3598-0878 SR4 Soluções 49 3563-1903 Treevia 12 3921-2319 Visiona 12 2138-5801 Weiss 42 3522-0670 Irrigação Equipamentos Agrolink 19 3802-2205 Gascom 16 2105-3622 Terra Molhada 19 3802-4749 Van Der Hoeven 19 3877-2281 Isca formicida Dinagro www.dinagro.com.br 16 3629-1110 Dipil 0800 702 5152 Mirex-S www.mirex-s.com.br 0800 055 6422 Polim-Agri 43 3024-1008 Unibrás www.unibras.com.br 16 3628-1010 0800 180 3000 Laboratório Equipamentos BrasEq 11 4016-0000 Mettler Toledo 11 4166-7400 Regmed 11 3601-5700 Salvi Casagrande 11 3327-0033 Sigma Sensors 12 3933-3291 Yon Elétrica 18 3823-1614
florestal
Ambipar 11 3429-5000 Eco Forest 19 3811-7712 Expresso Nepomuceno www.expressonepomuceno.com.br 35 3694-9946 Grupo Semil 31 3402-2900 JSL 11 2377-7000 Rumo ALL 0800 701 2255 Scala Logística 51 3748-1111 Transvalco 16 3954-8400 Zappellini 49 3251-0399
transporte

Guia de Compras

Manutenção

108
Máquinas e veículos Testato 31 3241-2817 Lubrificante e aditivo Adelub 41 3372-8692 Agecom 11 2149-8922 Bardahl 11 4898-8600 Castrol 0800 704 0720 Chemlub 19 3881-8644 Chesterton 11 3382-4900 Comanbor 16 2133-5500 Fuchs 11 4789-2311 Groeneveld Lubrication 11 2449-0353 Hennings 47 3036-5555 Iconic 0800 704 2230 Iorga 11 4617-8555 Ipiranga 0800 025 3805 ITW Chemical 11 4785-2630 Klüber 11 4166-9000 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Lubeco 41 3643-3525 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Petronas 0800 883 3200 Lubrificante e aditivo Tanque Bombas Andrade 17 3321-5811 Bozza 11 2179-9966 Gascom 16 2105-3622 Impacto Implementos 14 3623-9444 LDA Tanques 19 3838-9595 Sage Oil Vac Brasil 11 2631-6343 Mancal A.T.I. Brasil 41 3302-3400 Fazanaro 19 3493-9430 General Chains 19 3417-2800
Lubrificação
Q Capa Golden Fix 41 3332-0033 John Crane 11 3371-2500 Rexnord 51 3579-8080 Usina da Peça 16 3384-2121 Mangueira Borpac 31 3311-2700 Comanbor 16 2133-5500 Continental ContiTech 0800 011 1572 Gates 11 5105-8100 Hansa Flex 47 3321-6300 Hennings 47 3036-5555 Hidramave 47 3026-1929 Hidrara 16 3508-1300 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 Parker 12 4009-3500 Specma 41 3669-6569 SuperAgri 14 3653-4433 Tetralon 11 4081-7000
Máquinas florestais FAM 43 3557-5175 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Testato 31 3241-2817 WM Treinamentos 14 3848-2241
Hidráulica FAM 43 3557-5175 Lion Equipamentos 41 3028-3810
Manutenção
Manutenção
industrial Estel 27 3256-9393 ICP Latin América 11 4496-4320 Intecnial 54 2107-8000 Looking 19 3935-8840 PTI 11 5613-1000 Reframax 31 3029-8002 SGS Brasil 11 3883-8800 Sindus Andritz 51 2121-4400 Sulcromo 51 2112-2600 Tec Tor 11 4428-2888
109 Opiniões Opiniões Opiniões Valmet 41 3341-4444 Voith Paper 11 3944-4000 ZBN 18 2102-9000 Manutenção preditiva e preventiva M&M LabTest 16 99102-1123 SGS Brasil 11 3883-8800 Techoleo 14 3269-7319 Máquina florestal Locação Daplan www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Ouro Verde 41 3239-7000 Teca Florestal www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Marcador de madeira SignuMat 47 3338-1188 Material particulado Controle Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Spray Stream www.envimat.com.br 16 2121-0865 Material rodante Imporcate 0800 721 3811 ITM 11 4417-7772 Lopes Tratores 16 3628-6622 Minusa Forest 49 3226-1000 Medição Equipamentos Endress+Hauser 11 5033-4333 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 Metroval 19 2127-9400 Mettler Toledo 11 4166-7400 Novak & Gouveia 11 3977-4030 Pd Instrumentos 11 4016-4600 Salvi Casagrande 11 3327-0033 Sigma Sensors 12 3933-3291 Sondaterra 19 3433-7200 Woodtech 47 3268-5050 Medidor de umidade Portátil Marrari 41 3332-9393 Medidor Transmissão de vazão e nível Endress+Hauser 11 5033-4333 Metroval 19 2127-9400 Verion 11 2100-7400 Melhoramento genético ArborGen 19 3253-3800 Mesa elevadora E.M.G. 41 3641-7200 Indumec 41 3347-2412 Omeco 41 3316-7100 Mesa movimentação de tora Demuth 51 3562-8484 Dujua 47 3534-5000 Indumec 41 3347-2412
110 Lippel 47 3534-4266 Nicoletti 15 3273-2818 Zanella 41 2111-2300 Mesa traçadora Slasher Caterpillar 11 2109-2000 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Pesa 41 2103-2211 TMO 49 3561-6000 Mesa vibratória Mavi 11 3577-6200 MVL Máquinas 11 4596-9220 Mini Torre PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Misturador e agitador Sulzer 11 4589-2000 Tetralon 11 4081-7000 Monitoramento Equipamentos AgSolve 19 3825-1991 Creare Sistemas 51 3094-9090 Horus Aeronaves 48 3029-7600 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 TMSA 51 2131-3333 Montagem industrial Bardella 11 2487-1000
Q Capa Engevix 11 2106-0100 Reframax 31 3029-8002 SGS Brasil 11 3883-8800 ZBN 18 2102-9000 Motoniveladora Caterpillar 11 2109-2000 Êxito 81 3464-1111 John Deere 19 3318-8140 Pesa 41 2103-2211 XCMG 0800 770 8866 Motor Acoplast 31 2566-5900 Branco 41 3211-4040 FPT Tracan www.tracanfpt.com.br 16 3456-5400 Imporcate 0800 721 3811 Jotaflex 11 3308-6600 Linde Hydraulics 11 2281-7879 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 MVL Máquinas 11 4596-9220 Novak & Gouveia 11 3977-4030 Stemac 0800 723 3800 Motor - peças FPT Tracan www.tracanfpt.com.br 16 3456-5400 Motosserra Brudden 14 3405-5000 Carpa do Brasil 41 3562-8383 Husqvarna 0800 773-2377 Macedo 42 3239-1441 Makita 0800 018 2680 Stihl 51 3579-9999
Guia de Compras

Movimentação de carga

Movimentação

111 Opiniões Opiniões Opiniões
Caterpillar 11 2109-2000 Doosan Infracore 19 3471-9100 Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Sennebogen www.envimat.com.br 16 2121-0865 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Terex 0800 031 0100
industrial Auxter 11 3602-6000 AWK 47 3534 4975 Indumec 41 3347-2412 SGS Brasil 11 3883-8800 TMSA 51 2131-3333 Muda Cedro australiano Bela Vista 35 3832-1132 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Mudas da Mata 14 99604-3056 Vasconcelos 16 3242-2975 Muda Eucalipto Agriflora 16 3322-6488 Angico's 14 3267-2204 Bela Vista 35 3832-1132 Bortoli 43 99979-0240 Brotale Florestal 67 99963-1983 Camará 16 3343-1668 Dacko 54 3375-1250 Du Campo 27 3273-1010 Duffatto 47
Emflora 27
Flora Sinop 66 3531-6691 Golden Tree 42 3624-1096 Mudas de Eucalipto 21 2641-0803 Planflora 49 3442-5433 Plante Roots 62 3598-0878 SBW do Brasil 19 3902-4041 Tecnoplanta 51
Vasconcelos 16
Viveiro Pavão 16 3721-6977 Viveiro Schorr Flora 42
Muda Exótica Eco Empreendimento 49 3323-1424 Flora Sinop 66 3531-6691 Mudas Nobres 62 3208-6915
Gel para plantio Evonik Degussa 11 3146-4100 Hydroplan 11 3322-7019 Polim-Agri 43 3024-1008 Muda Mogno africano Click Mudas 11 4063-5206 Flora Sinop 66 3531-6691 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Mudas da Mata 14 99604-3056 Mudas Nobres 62
Plante Roots 62
Vasconcelos 16
3654-0944
3313-9000
3482-1343
3242-2975
3522-8716
Muda
3208-6915
3598-0878
3242-2975
112 Muda Nativa Camará 16 3343-1668 Click Mudas 11 4063-5206 Dacko 54 3375-1250 Duffatto 47 3654-0944 Eco Empreendimento 49 3323-1424 Emflora 27 3313-9000 Flora Sinop 66 3531-6691 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Mudas da Mata 14 99604-3056 Plante Roots 62 3598-0878 Muda Pinus Bortoli 43 99979-0240 Dacko 54 3375-1250 Florestal Aliança 49 3561-2700 Golden Tree 42 3624-1096 Planflora 49 3442-5433 Tecnoplanta 51 3482-1343 Viveiro Schorr Flora 42 3522-8716 Muda Viveiro - equipamentos Aluminox 11 4496-4850 Correia Neto 43 99986-4777 Dacko 54 3375-1250 Flier Systems 46 70743-9929 Flórida 19 3937-5229 FRS 19 3442-6974 Futuragro 41 3291-1300 MecPlant www.mecplant.com.br 42 3271-4600 Van Der Hoeven 19 3877-2281 Guia de Compras Q Capa Mulcher triturador Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 SEPPI M. www.envimat.com.br 16 2121-0865 Odores Controle Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Spray Stream www.envimat.com.br 16 2121-0865 Off-road - profissional Polaris Tracan www.tracanpolaris.com.br 16 3913-1500 Off-road - recreacional Polaris Tracan www.tracanpolaris.com.br 16 3913-1500

113 Opiniões Opiniões Opiniões
carregadeira BMC - Hyundai 11 99687-8218 Doosan Infracore 19 3471-9100 Fischer Máquinas 54 99976-1777 JCB 15 3330-0400 Motocana www.motocana.com.br 19 3412-1234 19 98248-0330 Tracbel 0800 200 1000 Painel de comando Controle Stemac 0800 723 3800 TMSA 51 2131-3333 Verion 11 2100-7400 Papel Equipamentos Hergen 47 3531-4400 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Regmed 11 3601-5700 Voith Paper 11 3944-4000 Pátio de madeira Demuth 51 3562-8484 Indumec 41 3347-2412 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Peletizadora de biomassa Demuth 51 3562-8484 Indumec 41 3347-2412 Peneira Acetecno 47 3330-5511 Demuth 51 3562-8484 Fortex 54 3242-2640 Hamer 19 3862-6868 MVL Máquinas 11 4596-9220 Nicoletti 15 3273-2818 Planalto 49 3541-7400 Vantec 49 3441-5200 Vermeer Brasil www.vermeerbrasil.com 19 3517-9400 Picador e triturador Astec 31 3514-0600 Biomax 51 3592-4922 Brudden 14 3405-5000 Bruno 49 3541-3100 Demuth 51 3562-8484 Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Farmi Forest www.envimat.com.br 16 2121-0865 Fezer 49 3561-2222 Fhaizer 47 3461-6500 Fragmaq 11 4056-8057 Himev 47 3632-1001 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Komptech www.envimat.com.br 16 2121-0865 Leitz 51 3635-1755 Lippel 47 3534-4266 Macedo 42 3239-1441 Metalúrgica Trapp 47 2107-8844

Guia de Compras

114 Mill Serras 49 3221-6200 Nicoletti 15 3273-2818 Pallmann 11 4075-5044 Pinheiro 19 3843-9250 Planalto 49 3541-7400 PrimeTech 92 99170-5637 Quadrifoglio 11 5081-5472 Roman do Brasil 41 99262-7493 Serena 49 3433-7681 Siebert 41 3099-7676 Terex 0800 031 0100 Vantec 49 3441-5200 Vermeer Brasil www.vermeerbrasil.com 19 3517-9400 Zanella 41 2111-2300 Picador e triturador Peças Açokorte 11 4013-8080 Astec 31 3514-0600 Embremaq 19 3825-1873 Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Farmi Forest www.envimat.com.br 16 2121-0865 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Gadotti Facas 47 98822-4685 Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Nicoletti 15 3273-2818 Orion 41 3272-1154 Serena 49 3433-7681 Terex 0800 031 0100
Q Capa Pintura industrial Pint Aplicadora 44 3264-4725 SGS Brasil 11 3883-8800 Plantio e manejo Serviços Emflora 27 3313-9000 ES Reflorestamento 34 3832-7927 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Grupo Fértille 67 3026-4031 KTM Engenharia 31 3311-1772 Plante Roots 62 3598-0878 Pneus Bridgestone Firestone 0800 016 1718 Comercial Rodrigues www.comercialrodrigues.com 11 2093-8004 31 3597-8004 47 3083-4488 Continental 11 4583-6161 Goodyear 0800 725 7638 Pirelli 0800 728 7638 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Trelleborg 11 2802-9266 Pneus Corrente Comercial Rodrigues www.comercialrodrigues.com 11 2093-8004 31 3597-8004 47 3083-4488 RUD 11 4723-4944
115 Opiniões Opiniões Opiniões Pneus Esteira Comercial Rodrigues www.comercialrodrigues.com 11 2093-8004 31 3597-8004 47 3083-4488 Pneus Reforma GDA Pneus 17 3521-2713 Recapadora Taquarense 41 3373-3622 Tecpolimer 11 3032-6480 Tipler 51 3097-2101 Vipal 54 3242-1666 Podador Brudden 14 3405-5000 Husqvarna 0800 773-2377 Makita 0800 018 2680 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Stihl 51 3579-9999 Ponte rolante Bardella 11 2487-1000 Terex 0800 031 0100 Precipitador eletrostático AERO Tecnologia do Ar 11 2152-7100 CBC 11 4431-3900 Clyde Bergemann 19 3811-8080 Delta Ducon 11 3218-6666 Powder 11 3218-6666 Prensa B. Krick 41 3332-0177 Fragmaq 11 4056-8057 Hamer 19 3862-6868 Indumec 41 3347-2412 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Omeco 41 3316-7100 TMSA 51 2131-3333 Voith Paper 11 3944-4000 Prensa enfardadeira Fortex 54 3242-2640 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Siebert 41 3099-7676 Preparação da massa Contech 19 3881-7200 Hergen 47 3531-4400 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Voith Paper 11 3944-4000 Produção de vapor Biocal Burntech 47 3534-5400 ComBio 11 3030-0040 Drytech 51 99262-4882 Engecass 47 3520-2500
químico AkzoNobel 11 4589-4800 Amonex 11 4789-8989 Archroma 11 5683-7233 BASF 11 2039-2273 BMA Ambiental 31 3649-1450 Buckman 19 3864-5000 Contech 19 3881-7200 DND Química 16 3943-5283 EPA Química 11 2449-4455 Evonik Degussa 11 3146-4100 ICL Brasil 11 2155-4500 Ingredion 11 5070-7700 Kemira 11 2189-4900
Produto

Proteção contra

116 Kurita 19 3827-8388 Lanxess 11 3741-2500 Minerals Tech 12 3925-4406 Miracema-Nuodex 19 3728-1000 Montana Química 11 3201-0200 Nexen 11 3443-7484 SI Group 19 3535-6828 Siderquímica 41 2105-3838 SuperQuímica 51 2103-4200 Unipar Carbocloro 11 3704-4200 Prolongador Ponteira FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511
contra incêndio Bombas Andrade 17 3321-5811 Bozza 11 2179-9966 Dafo Brasil 31 3241-2817 Equilíbrio www.equilibrioepa.com.br 19 3434-0826 19 99741-1479 Futuragro 41 3291-1300 Gascom 16 2105-3622 Guarany 0800 704 4511 Mepel 54 3337-3700 Seive 31 3317-6393 Siebert 41 3099-7676 Testato 31 3241-2817 Working on Fire 19 3246-1534 Guia de Compras Q Capa Proteção contra incêndio Kit para combate Dafo Brasil 31 3241-2817 Equilíbrio www.equilibrioepa.com.br 19 3434-0826 19 99741-1479 Guarany 0800 704 4511 Seive 31 3317-6393 Testato 31 3241-2817
Proteção
incêndio Líquido gerador de espuma Dafo Brasil 31 3241-2817 Equilíbrio www.equilibrioepa.com.br 19 3434-0826 19 99741-1479 Guarany 0800 704 4511 Miracema-Nuodex 19 3728-1000 Seive 31 3317-6393 Testato 31 3241-2817
Proteção contra
incêndio Máquinas e veículos Dafo Brasil 31 3241-2817 Equilíbrio www.equilibrioepa.com.br 19 3434-0826 19 99741-1479 Estradeiro 16 3995-9899 Guarany 0800 704 4511 Seive 31 3317-6393
117 Opiniões Opiniões Opiniões Sysmak 17 3011-7414 Testato 31 3241-2817 Proteção contra incêndio Monitoramento Dafo Brasil 31 3241-2817 2 Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 Geoambiente 12 3878-6400 Seive 31 3317-6393 Sintecsys 11 3109-1815 Testato 31 3241-2817 Working on Fire 19 3246-1534 Pulverizador Bozza 11 2179-9966 Feldermann Forest 48 98419-2428 FMCopling www.fmcopling.com.br 16 3324-2223 16 99601-3896 Futuragro 41 3291-1300 Gascom 16 2105-3622 Guarany 0800 704 4511 Herbicat 17 3524-9797 Husqvarna 0800 773-2377 Jacto 0800 772 2100 Malva 21 3147-6515 Matabi 11 5524-1663 Mepel 54 3337-3700 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Pulsfog 11 4054-0313 SuperAgri 14 3653-4433 Pulverizador Peças e acessórios Apoiotec 14 3262-2480 Comam 31 3275-2118 FMCopling www.fmcopling.com.br 16 3324-2223 16 99601-3896 Guarany 0800 704 4511 Herbicat 17 3524-9797 Matabi 11 5524-1663 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Teejet 11 4612-0049 Pulverizador costal Apoiotec 14 3262-2480 Brudden 14 3405-5000 Futuragro 41 3291-1300 Guarany 0800 704 4511 Herbicat 17 3524-9797 Husqvarna 0800 773-2377 Jacto 0800 772 2100 Malva 21 3147-6515 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 SuperAgri 14 36534433 Pulverizador estacionário Mini Futuragro 41 3291-1300 Herbicat 17 3524-9797 Pulverizador mecanizado Apoiotec 14 3262-2480 Herbicat 17 3524-9797 Husqvarna 0800 773-2377 Makita 0800 018 2680 Stihl 51 3579-9999
Avanzi 11 2101-4080 Grupo Ferrante 17 3279-1200
Radiocomunicação
118 Rastreamento de frotas Autotrac 61 3307-7000 BySat 31 3057-4401 Geoambiente 12 3878-6400 Goldensat 0800 580-3030 OnixSat 43 3374-3822 Panorama 12 3204-4686 Tracker 11 3506-5700 Rebaixador com triturador Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Watanabe 42 3232-4466 Rebaixador de toco PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 Vermeer Brasil www.vermeerbrasil.com 19 3517-9400 Rebobinadeira Hergen 47 3531-4400 Index 11 3259-0460 Voith Paper 11 3944-4000 Rebolo Afiação Engeforest 14 3241-3701 Redutor e motorredutor A.T.I. Brasil 41 3302-3400 Acoplast 31 2566-5900
Q Capa Dana Brevini 19 3446-8600 Geremia Redutores 54 2105-3211 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 Mult Engrenagens 16 3942-8561 PTI 11 5613-1000 Rexnord 51 3579-8080 Refratário Reframax 31 3029-8002 Resfriamento e atomização Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Spray Stream www.envimat.com.br 16 2121-0865 Resíduo Transporte Ambipar 11 3429-5000 Grupo Salmeron 15 3232-2425 Resíduo Tratamento Ambipar 11 3429-5000 CentroProjekt 11 3556-1104 Silcon 11 2128-5777 Revestimento Chesterton 11 3382-4900 Confab 12 3644-9104 FERRO E AÇO FEX, Ferro e Aço www.fex.net.br 42 3227-4611 42 98865-5047 Hennings 47 3036-5555 Reframax 31 3029-8002 RLX 16 3101-1414 Rust Engenharia 11 3140-1500 Voith Paper 11 3944-4000
Guia de Compras

Roçadeira

119 Opiniões Opiniões Opiniões
Branco 41 3211-4040 Brudden 14 3405-5000 Carpa do Brasil 41 3562-8383 Husqvarna 0800 773-2377 Macedo 42 3239-1441 Makita 0800 018 2680 Stihl 51 3579-9999 SuperAgri 14 3653-4433
Roçadeira
florestal J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Rolamento A.T.I. Brasil 41 3302-3400 Abrascort 41 2169-9999 JDF Centrifugas 19 2108-5013 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Nachi 11 3284-9844 Rolamento Recuperação Intacta 11 3085-8003 Rolo e cilindro Cofaco 19 3026-8888 Hamer 19 3862-6868 Hergen 47 3531-4400 Lion Equipamentos 41 3028-3810 RLX 16 3101-1414 Sulcromo 51 2112-2600 Timber www.grupotimber.com.br 41 3317-1414 49 3227-1414 51 3491-8191 Voith Paper 11 3944-4000 Rotator Engeforest 14 3241-3701 H Fort 47 3333-1495 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Lufer 41 2111-3536 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Potenza 49 3226-0677 Rotobec 41 3287-2835 Sabre Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Sabre - garra traçadora Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 Sabre para harvester Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920

Guia de Compras

Seguro florestal

120 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Oregon® www.oregonproducts.com 0800 041 1630 Rotary-Ax 41 3557-5284 Sabre
Engeforest 14 3241-3701 Engtec Forest www.engtecforest.com.br 14 3841-3454 14 99166-0920 Lion Equipamentos 41 3028-3810 Rotary-Ax 41 3557-5284 Secagem de Madeiras Benecke 47 3382-2222 Contraco 47 3562-0016 Drytech 51 99425-1629 Mill Serras 49 3221-6200 Omeco 41 3316-7100 TMSA 51 2131-3333 Secagem de Resíduos Biomax 51 3592-4922 Fortex 54 3242-2640 RCA 54 3522-1202 TMSA 51 2131-3333 Secagem Sistemas Drytech 51 99425-1629 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Segurança perimetral Sintecsys 11 3109-1815
- ponteira
Q Capa
Corretora Estação 19 4102-4402 Futuro Florestal www.futuroflorestal.com.br 11 4780-4391 14 99761-0165 Selo mecânico John Crane 11 3371-2500 Vedacert 16 3947-4732 Separador Hamer 19 3862-6868 Hergen 47 3531-4400 Voith Paper 11 3944-4000 Separador de Resíduos Mill Serras 49 3221-6200 Nicoletti 15 3273-2818 Serra Brasmetal 11 4070-9500 Clux 49 3241-1900 DRV 41 3278-8141 Fepam 51 3592-9952 Fezer 49 3561-2222 Franzoi 54 3026-4433 Frezite 47 3635-2065 Indumec 41 3347-2412 Irmãos Dallabona 47 3382-1188 Leitz 51 3635-1755 Metalcava 47 3523-9999 Metalúrgica Turbina 47 3332-2221 Mill Serras 49 3221-6200 Omeco 41 3316-7100 Orion 41 3272-1154 Reval 54 2101-7878 Saturno 11 2634-2000 Siromat 41 3382-1345 Starrett 11 2118-8001

Serrote e

Serviço florestal

121 Opiniões Opiniões Opiniões Serraria Máquinas Águia 41 3248-4000 B. Krick 41 3332-0177 Vantec 49 3441-5200 Serraria Portátil Ecoserra 61 3468-4318 Macedo 42 3239-1441 Maquinafort 47 3562-2369 SerraTora 16 2138-2800
podão Carpa do Brasil 41 3562-8383 Saturno 11 2634-2000
Daplan www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Equilíbrio www.equilibrioflorestal.com.br 19 2533-2879 19 3402-5307 ES Reflorestamento 34 3832-7927 Grupo Innovatech www.innovatech.com.br 19 3324-3019 Innovatech Gestão www.innovatechgestao.com.br 19 3324-3019 Kolecti 48 99692-0232 KTM Engenharia 31 3311-1772 NC Forest Business 51 99505-1946 Teca Florestal www.daplan.com.br 63 3215-3194 11 99615-2942 Vale do Tibagi 42 3271-7700 WM Treinamentos 14 3848-2241 Silo Biocal Burntech 47 3534-5400 Delta Ducon 11 3218-6666 Demuth 51 3562-8484 Dujua 47 3534-5000 Engecass 47 3520-2500 Exaustec 51 3451-5269 Mill Serras 49 3221-6200 MTK 51 3459-6868 Planalto 49 3541-7400 Powder 11 3218-6666 Simulador Ponsse 11 4795-4600 STC Simulador 12 99745-6544 Sistema de Cobertura Caminhões WDS Pneumática www.wdspneumatica.com.br 51 3038-8700 51 98912-3376 Sistema de Cobertura Lona e manta Okubo 16 3514-9966 Skidder Caterpillar 11 2109-2000 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031

Guia de Compras

122 Minusa Forest 49 3226-1000 Pesa 41 2103-2211 Potenza 49 3226-0677 Roman do Brasil 41 99262-7493 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Tracbel 0800 200 1000 Skidder Mini J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 PENZSAUR www.penzsaur.com.br 55 3376-9340 Roder www.roderbrasil.com.br 14 3161-5110 TMO 49 3561-6000 Software Designer, ERP, gestão e processos AEVO 27 3024-7800 Agile Solutions 11 5501-6555 BlueCielo 11 3587-1224 Creare Sistemas 51 3094-9090 Dataeon 14 99741-0515 Geoambiente 12 3878-6400 Grupo Viseu 11 5071-9962 Hexagon Agriculture 48 4009-2704 Latin IFS 11 4133-3030 Sigma Sensors 12 3933-3291 Simova 12 3904-4343 Smart Matrix 41 3337-1033 Solinftec 18 3622-2270 Treevia 12 3921-2319 Veltec 3003-1199
Q Capa Software Gestão florestal Agile Solutions 11 5501-6555 AGRO TI 16 3603-2720 Auteq 11 2107-1888 Brisa Consulting www.brisaconsulting.com.br 41 3018-0088 Cientec 31 3892-5008 Dataeon 14 99741-0515 Enalta 16 3411-6060 Geoambiente 12 3878-6400 Inflor 27 2122-0888 Iptim 11 3280-8728 Kersys 12 3308-2889 OPT GIS 12 3302-4443 Smart Matrix 41 3337-1033 Treevia 12 3921-2319 Trimble Forest 12 4009-2609 Software Otimização florestal Brisa Consulting www.brisaconsulting.com.br 41 3018-0088 CollectiveCrunch 27 99810-1530 Remsoft www.remsoft.com 12 3600-8094 Software Planejamento florestal 14 Pix 38 3212-2545 Brisa Consulting www.brisaconsulting.com.br 41 3018-0088 Dataeon 14 99741-0515
123 Opiniões Opiniões Opiniões Geoambiente 12 3878-6400 Iptim 11 3280-8728 Novaterra 21 99341-7688 Optimber 41 3092-6157 Remsoft www.remsoft.com 12 3600-8094 Smart Matrix 41 3337-1033 SR4 Soluções 49 3563-1903 Treemap 47 99187-1887 Treevia 12 3921-2319 Soprador de fuligem Clyde Bergemann 19 3811-8080 Herom 16 2105-7200 Subsolador florestal Feldermann Forest 48 98419-2428 J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511 Substrato Agrolink 19 3802-2205 Amafibra 19 3802-2140 Carolina Soil 51 3711-7740 MecPlant www.mecplant.com.br 42 3271-4600 Vida Verde 19 3022-5500 Supressor de poeira BMA Ambiental 31 3649-1450 Tambor rotativo General Chains 19 3417-2800 Tanque Águia Inox 54 3464-0191 Fimaco 47 3525-1000 Impacto Implementos 14 3623-9444 LDA Tanques 19 3838-9595 Sage Oil Vac Brasil 11 2631-6343 Tela Elof Hansson 11 3101-5257 Intertelas 19 3421-8975 Okubo 16 3514-9966 Permetal 11 2823-9200 RPM Telas 19 3413-2627 Solpack 19 3493-9900 Voith Paper 11 3944-4000 Torno Benecke 47 3382-2222 Torre de resfriamento Alfaterm 11 4156-8930 CQI 16 3324-2874 Delta Ducon 11 3218-6666 Powder 11 3218-6666 Tecniplas 11 4528-0090 Transformador Adelco 11 4199-7500 Romagnole 44 3233-8500 Soltran 11 2813-6222 Transportador Demuth 51 3562-8484 Metalcava 47 3523-9999 TMSA 51 2131-3333 Transportador Componentes General Chains 19 3417-2800 Imepel 48 3433-4211 TMSA 51 2131-3333

Guia de Compras

124 Transportador de Caneca, Correia e Corrente Aeroar 49 3226-0322 Cerumaq 47 3522-2971 Dujua 47 3534-5000 E.M.G. 41 3641-7200 Indumec 41 3347-2412 Metalúrgica Turbina 47 3332-2221 TMSA 51 2131-3333 Zanella 41 2111-2300 Transportador Pneumático Aeroar 49 3226-0322 Astral Ambiental 41 3346-2200 Bernauer 11 2666-3909 Delta Ducon 11 3218-6666 Powder 11 3218-6666 Transportador de Toras Aeroar 49 3226-0322 Astral Ambiental 41 3346-2200 Bernauer 11 2666-3909 Delta Ducon 11 3218-6666 Powder 11 3218-6666 Transporte florestal Potencial 15 3271-0556 Reflorestar 38 3527-1001 Transvalco 16 3954-8400 Tratamento Água e Efluentes Acetecno 47 3330-5511 Acquasys 11 3628-1982 B&F Dias 19 3886-9600 BMA Ambiental 31 3649-1450 CentroProjekt 11 3556-1104 EP Engenharia 11 2463-7700 Fluid Brasil 11 3378-7500 Grundfos 11 4393-5533 Perenne 11 3022-6989 ProMinent 11 4176-0722
Q Capa SGS Brasil 11 3883-8800 Sigma Sensors 12 3933-3291 Suez Brasil 11 2166-3600 Tecnosan 47 3327-2108 Tera 11 3963-6500 Vibropac 11 2108-5600 Voith Paper 11 3944-4000 Wasserlink 11 5581-0076 Tratamento Água e Efluentes - Produtos Acquaquímica 51 3205-2233 Buckman 19 3864-5000 Degani-Vaduz 11 2085-7777 Dryller 31 3286-8004 Kemira 11 2189-4900 Kurita 19 3827-8388 Miracema-Nuodex 19 3728-1000 Suez Brasil 11 2166-3600 Veolia 11 3888-8800 Tratamento Água - equipamentos Delta Ducon 11 3218-6666 Kadant www.kadant.com 19 3849-8700 Penstock 12 3845-3360 Powder 11 3218-6666 Tecnosan 47 3327-2108 Yete 11 3297-4100 Tratamento Água - Produtos Compass Minerals 11 3016-9600 DND Química 16 3943-5283 Tratamento Madeiras Jimo 51 3470-6755 Montana Química 11 3201-0200 MSM Química 41 3347-8282 Texas Mourões 35 3232-7050
125 Opiniões Opiniões Opiniões Trator Caterpillar 11 2109-2000 John Deere 19 3318-8140 John Deere Florestal 0800 891 4031 Pesa 41 2103-2211 Tracan 16 3456-5400 Trator Esteiras BMC - Hyundai 11 99687-8218 Minusa Forest 49 3226-1000 Roman do Brasil 41 99262-7493 FLORESTAL Sotreq gruposotreq.com.br/nossos-mercados/florestal/ 0800 940 1920 31 97320-0237 Trator Peça e serviço Lopes Tratores 16 3628-6622 Tracan 16 3456-5400 Treinamento Operadores florestais Cenfor 42 3421-3093 Eba Consultoria 14 3269-7211 Lion Equipamentos 41 3028-3810 STC Simulador 12 99745-6544 Treemap 47 99187-1887 WM Treinamentos 14 3848-2241 Treinamento Cursos florestais 2Tree Consultoria 42 3272-3275 Fundag 19 3739-8035 Geplant www.geplant.com.br 19 3422-4634 Malinovski 41 3049-7888 Trocador de calor Ártica 19 3878-4800 Biocal Burntech 47 3534-5400 Brunnschweiler 14 3408-6500 CBC 11 4431-3900 Delta Ducon 11 3218-6666 ICP Latin América 11 4496-4320 JDF Centrifugas 19 2108-5013 Powder 11 3218-6666 Tetralon 11 4081-7000 Tubal 11 4606-8800 Tubo e conexão Atlas Copco 11 3478-8883 Comam 31 3275-2118 Confab 12 3644-9104 Fluxo Control 11 2436-3888 Hansa Flex 47 3321-6300 Intersteel 11 2067-3536 Metacron 11 5687-1555 Milano 19 2102-2500 Senior 11 4136-4514 SR Tubos 16 3946-4770 SSAB 11 3303-0800 Suprir 16 2102-6500 Tecniplas 11 4528-0090 Tubos Ipiranga 11 4391-6000 Tubos Verola 16 3456-0404 Turbina Engecass 47 3520-2500 Umidade Instrumentos Digisystem 41 3345-6169 Marrari 41 3332-9393 Unidade hidráulica J de Souza www.jdesouza.com.br 49 3226-0511

Usinagem e

Válvulas

Vaso de pressão

126
Retífica
Açokorte 11 4013-8080 B. Krick 41 3332-0177 Estradeiro 16 3995-9899 Looking 19 3935-8840 Usina da Peça 16 3384-2121 Vemag 16 3511-1000 ZBN 18 2102-9000
de precisão
AERO Tecnologia do Ar 11 2152-7100 Apoiotec 14 3262-2480 Elof Hansson 11 3101-5257 Fluxo Control 11 2436-3888 Gradial 11 4474-1539 Hansa Flex 47 3321-6300 Herbicat 17 3524-9797 Herom 16 2105-7200 Hyva 54 3209-3400 Imapa 41 3382-3435 IMI Interativa 15 3235-9500 ITT Brasil 11 4602-9200 KSB 11 4596-8500 LESER 21 3195-5350 Magnus Hidráulica 11 2422-7944 Milano 19 2102-2500 MTK 51 3459-6868 Neles 15 2102-9600 Nicsa 11 5525-4122 Parker 12 4009-3500 RTS Válvulas 11 2423-7322 SGS Brasil 11 3883-8800 SMV 19 2105-1266 Suprir 16 2102-6500 TMSA 51 2131-3333 Vallair 11 2696-3411 Valmec 11 3186-5700 Valvugás 11 3604-8833 Verion 11 2100-7400 W.Burger 11 5525-4355 WM Válvulas 11 2116-3335 Zanardo 18 3117-1195
Q Capa Opiniões Varredor de estrada Envimat www.envimat.com.br 16 2121-0865 Erdemli www.envimat.com.br 16 2121-0865
Guia de Compras
Brunnschweiler 14 3408-6500 CBC 11 4431-3900 SGS Brasil 11 3883-8800 Vedação A.T.I. Brasil 41 3302-3400 CBV 11 4418-8080 Chesterton 11 3382-4900 Hennings 47 3036-5555 Hidramave 47 3026-1929 Hidrara 16 3508-1300 Parker 12 4009-3500 Parkits 19 3421-8485 Real 19 3444-6737 Sotequi 11 3831-9858
e exaustão AERO Tecnologia do Ar 11 2152-7100 Aeroar 49 3226-0322 Bernauer 11 2666-3909 Brunnschweiler 14 3408-6500 Contraco 47 3562-0016 Delta Ducon 11 3218-6666 Exaustec 51 3451-5269 Roster 54 3332-1313 Revista Opiniões www.RevistaOpinioes.com.br 16 3965-4600 16 99777-7799
Ventilação

Dois recados:

Para a empresa de base florestal: Ano que vem, divulgue as suas ações sociais e ambientais no Anuário de Sustentabilidade da Revista Opiniões. Só fique de fora se sua empresa não fez nada nestas áreas.

Para o fornecedor do sistema florestal: Ano que vem, exponha a marca e os produtos da sua empresa no Guia de Compras da Revista Opiniões, parte integrante do Anuário de Sustentabilidade do Sistema Florestal.

Lembre-se: quem é visto é lembrado!

Opiniões Opiniões
2024

Edição Fenasucro& Agrocana

Anunciar na Revista Opiniões da Fenasucro 16 99773-2200

Acervo Cerradinho
Opiniões
cenário da indústria do sistema bioenergético www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504 EdiçãoMultilíngue ano 20 • número 76 • Divisão C • Mai-Jul 2023 BIOENERGÉTICO: cana, milho, agave, açúcar, etanol, biogás, bioeletricidade e carbono
Opiniões Opiniões o

Edição BalançodaExpoforest

Anunciar na Revista Opiniões próxima Florestal 16 99773-2200

Acervo Expoforest

Pós-Expoforest-2023

Mesas

5º Encontro Brasileiro de Silvicultura

19º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira

www.RevistaOpinioes.com.br ISSN: 2177-6504 EdiçãoMultilíngue ano 20 • número 73 • Divisão F • set-nov-2023 FLORESTAL: celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira
Opiniões Opiniões Opiniões
Redondas do

Clique e acesse as edições da Biblioteca

São 3.368 mil artigos, sobre 165 diferentes temas, escritos com exclusividade pelas maiores autoridades dos assuntos no país.

Você tem 2 formas para ler as revistas:

1. Pela edição virtual, folheando as páginas como em uma antiga revista. Nesta opção você pode fazer o download da edição inteira, para ler quando estiver off-line, ou

2. Por texto corrido, lendo os artigos individualmente com livre acesso aos textos e imagens.

Além da forma de leitura, você pode escolher em qual das 5 línguas você vai ler ou ouvir os artigos?

Revista Opiniões, a revista mundial do agronegócio brasileiro

Biblioteca dos nossos primeiros 20 anos

Biblioteca Sucroenergética

Biblioteca Florestal

Acesso ao Site

Educação continuada

Imagine que você descobrisse que o médico com o qual você vai fazer uma cirurgia cardíaca na manhã seguinte se formou há 20 anos como o melhor aluno da sua classe, na melhor faculdade de medicina do País. Muito bom, hein?!

Entretanto, nos últimos 20 anos, ele não leu nenhum livro, nem participou de nenhum congresso, nem teve por costume ler regularmente revistas especializadas da sua área médica.

Você faria a cirurgia em paz?

��

gratuita

No que se refere a nossa área, quantas tecnologias foram desenvolvidas e implantadas nessas duas décadas como o estado da arte e, depois de algum tempo, substituídas por uma nova opção, muito mais eficaz e eficiente, que tomaria o lugar da anterior, até ser igualmente substituída por uma mais nova ainda.

Quantas pragas e doenças apareceram, desapareceram, e algumas até voltaram? Quantas técnicas foram substituídas nesses últimos 20 anos?

Nenhum conhecimento é definitivamente eterno. A faculdade está sempre atualizada, mas tão somente até o dia da sua formatura. Os livros, igualmente, até o dia da sua publicação. As opções que são continuadamente atualizadas são os congressos e as publicações regulares das áreas.

Conhecendo esse cenário e o que passou a representar nesses 20 anos de operação para as universidades, centros de pesquisa e empresas do sistema agrícola e florestal, a Revista Opiniões decidiu abrir inscrições gratuitas para que todos os estudantes de todos os cursos de agroconhecimento, de qualquer parte do Brasil e do mundo, passem a receber gratuitamente as suas publicações.

O objetivo é fazer com que o estudante, desde o primeiro dia de aula, passe a participar da vida empresarial na qual se integrará, em alguns anos, já com atualizado conhecimento do que está sendo discutido, avaliado e implantado nas empresas. Muitos dos executivos e cientistas que hoje escrevem na Revista Opiniões declararam que liam nossas edições desde quando ainda eram estudantes nas universidades.

Ampliando o projeto de educação continuada, decidimos também abrir as inscrições gratuitas para todos os funcionários das áreas técnicas, agrícolas, industriais e admistrativas das empresas produtoras e fornecedoras dos sistemas florestal e sucroenergético de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Todos os artigos da Revista Opiniões têm áudios traduzidos para 5 idiomas: português, inglês, espanhol, francês e alemão.

O acesso à informação dirigida é a mais eficiente forma de unificar e atualizar o conhecimento entre todos os funcionários em cargos de comando, bem como preparar os funcionários em ascensão para assumi-los. Esta é a mais eficaz e natural forma de gerar a educação de forma continuada.

Para se cadastrar na plataforma do programa de "Educação Continuada da Revista Opiniões" e passar a receber regular e gratuitamente as edições de nossas revistas, basta enviar um e-mail conforme especificado abaixo:

• Para: Jornalismo@revistaopinioes.com.br

• Assunto: Educação continuada gratuita

• Corpo do e-mail:

- Nome do funcionário ou estudante

- Área de trabalho ou curso que frequenta

- Nome da empresa ou da Universidade

- e-mail principal

- e-mail secundário ou pessoal

• Conforme a Lei nacional de proteção de dados, garantimos que as informações não serão utilizadas para qualquer outro interesse.

Opiniões Opiniões Opiniões

EXPEDIENTE:

Editora WDS Ltda e Editora VRDS Brasil Ltda: Rua Jerônimo Panazollo, 350 - 14096-430, Ribeirão Preto, SP, Brasil - Pabx: +55 16 3965-4600 - e-Mail Geral: Opinioes@ RevistaOpinioes.com.br •Diretor Geral de Operações e Editor-chefe: William Domingues de Souza - WDS@ RevistaOpinioes.com.br •Coordenadora de Marketing: Valdirene Ribeiro Souza - Fone: 16 3965-4606 - VRDS@ RevistaOpinioes.com.br •Vendas: • Priscila Boniceli de Souza Rolo - Fone: 16 99132-9231 - pboniceli@gmail.com •Jornalista Responsável: William Domingues de Souza - MTb35088 - jornalismo@RevistaOpinioes.com.br •Midia Social: Fernanda Silva - 16 3965-4600 - FS@RevistaOpinioes.com. br •Projetos Futuros: Julia Boniceli Rolo - 2604-2006JuliaBR@RevistaOpinioes.com.br • Projetos Avançados: Luisa Boniceli Rolo - 2304-2012 - LuisaBR@RevistaOpinioes. com.br •Consultoria Juridica: Jacilene Ribeiro Oliveira Pimenta - RibeiroLena@hotmail.com •Correspondente na Europa (Augsburg Alemanha): Sonia Liepold-MaiFone: +49 821 48-7507 - sl-mai@T-online.de •Copydesk: Elienir Eller Cordeiro - Elenireler85@gmail.com •Edição Fotográfica: Priscila Boniceli de Souza Rolo - Fone: 16 99132-9231 - pboniceli@gmail.com •Artigos: Os artigos refletem individualmente as opiniões pessoais sob a responsabilidade de seus próprios autores •Foto da Capa: Acervo Suzano •Foto do Índice: Acervo Suzano •Fotos dos Articulistas: Acervo Pessoal dos Articulistas e de seus fotógrafos pessoais ou corporativos •Foto da Próxima sucroenergética: Acervo Cerradinho •Foto da Próxima edição Florestal: Acervo Suzano •Foto do Expediente: Acervo Opiniões •Expedição Revista Digital: 32.920 e-mails cadastrados •Cadastro para recebimento da Revista Digital: Cadastre-se no Site da Revista Opiniões através do serviço de Fale Conosco e receba as edições diretamente em seu computador ou celular •Portal: Estão disponíveis em nosso Site todos os artigos, de todos os articulistas, de todas as edições, de todas as divisões das publicações da Editora WDS, desde os seus respectivos lançamentos, com livre possibilidade para download •Auditoria de Veiculação e de Sistemas de controle: Liberada aos anunciantes a qualquer hora ou dia, sem prévio aviso • Home-Page: www.RevistaOpinioes.com.br

ISSN - International Standard Serial Number: 2177-6504

Conselho Editorial da Revista Opiniões: Divisão Florestal: • Amantino Ramos de Freitas • Antonio Paulo Mendes Galvão • Augusto Praxedes Neto • Caio Eduardo Zanardo • Celso Edmundo Bochetti Foelkel • Eduardo Mello • Edimar de Melo Cardoso • Fernando Campos Passos

• João Fernando Borges • Joésio Deoclécio Pierin Siqueira • Jorge Roberto Malinovski • José Ricardo Paraiso Ferraz • Luiz

Ernesto George Barrichelo • Maria José Brito Zakia • Mario Sant'Anna Junior • Mauro Quirino • Mauro Valdir Schumacher

• Moacyr Fantini • Moacir José Sales Medrado • Nairam Félix de Barros • Nelson Barboza Leite • Roosevelt de Paula Almado

• Sebastião Renato Valverde • Walter de Paula Lima

Divisão Sucroenergética: • Carlos Eduardo Cavalcanti

• Eduardo Pereira de Carvalho • Evaristo Eduardo de Miranda • Jaime Finguerut • Jairo Menesis Balbo • José Geraldo Eugênio de França • Julio Maria M. Borges • Luiz

Carlos Corrêa Carvalho, Caio • Manoel Vicente Fernandes

Bertone • Marcos Guimarães Andrade Landell • Marcos

Silveira Bernardes • Martinho Seiiti Ono • Nilson Zaramella

Boeta • Paulo Adalberto Zanetti • Pedro Robério de Melo

Nogueira • Plinio Mário Nastari • Raffaella Rossetto • Tadeu

Luiz Colucci de Andrade

Opiniões publicações

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.