4 minute read

Sustentabilidade nas operações da Eldorado

A empresa investe constantemente na proteção ao meio ambiente e na promoção do crescimento sustentável

Florestal

Temos mais de 393 mil hectares de florestas certificadas FSC (FSC C113536) e CERFLOR, nas quais mantemos mais de 80% dos nossos fragmentos conectados a áreas de preservação permanente e reservas legais.

117 mil hectares de áreas de conservação.

865 espécies de fauna e flora identificadas em nossas áreas, sendo 37 endêmicas e 26 ameaçadas de extinção.

30% de redução de áreas afetadas por incêndios em comparação a 2021, por meio de abordagem preventiva e uso de tecnologias.

14.812 pessoas alcançadas com o Programa de Educação Ambiental da Eldorado (PES).

Remoção histórica de 38 milhões de toneladas de CO2

1,8 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto em 2022, a maior produção anual da história.

Os indicadores ambientais evoluem na mesma medida dos recordes de produção, possibilitando excelência operacional e celulose com certificação FSC (FSC-C113939) e PEFC. O menor consumo de água e de produtos químicos na produção de celulose permite menos geração de efluentes e de gases de efeito estufa.

Matriz energética autossuficiente em energia, sendo 96% de fontes renováveis.

267 MWh de produção de energia renovável exportada para o grid.

0,15 tCO2e de intensidade de emissões de gases de efeito estufa por tonelada de celulose, referência no setor.

24% de redução no consumo de água para produção de celulose nos últimos dez anos.

86% da água utilizada retornou ao rio em condições ambientais adequadas. Dos 14% restantes, parte é incorporada ao produto e o restante retorna ao ambiente por evaporação.

12 vezes mais do que no mesmo

Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP)

O uso da biomassa de resíduos de eucalipto para geração de energia renovável é ofertada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

127 mil de produção energia

sustentável em suas operações, potencializando, assim, o cuidado com o planeta

Transportadora de Madeira

Frota de caminhões com média de um ano e meio, o que colabora para a menor emissão de CO2.

A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2020.

61% vezes que o emitido mesmo período.

dos caminhões pertencem à frota própria.

Possui sistemas embarcados de última geração, de controle de fadiga e distração do motorista com telemetria em 100% da frota, contribuindo para a redução de emissão de CO2.

Logística de celulose

O novo terminal que está sendo construído no Porto de Santos (SP) tem conexão ao berço de atracação do navio e à malha ferroviária. Isso trará mais agilidade e redução das emissões de gases de efeito estufa nas operações de transporte da celulose.

3 milhões mil MWh produção de energia renovável.

de toneladas por ano (o triplo da atual) será a capacidade de escoamento do novo terminal de celulose, em Santos (SP).

A Eldorado adota a estratégia de venda direta de celulose para 45 países de todos os continentes.

Rastrear a sustentabilidade:

Com a consciência de sua relevância nas regiões de atuação, o Grupo Eucatex adota práticas sustentáveis aliadas à produtividade. Uma companhia com autoridade na construção civil e indústria moveleira, está no mercado há mais de 70 anos mantendo com seriedade sua base florestal. Exporta para mais de 40 países produtos como pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira, tintas e vernizes.

A responsabilidade socioambiental é transversal ao manejo florestal, pois vem desde a escolha do material genético, produção de mudas no viveiro, silvicultura e manutenção florestal, até a colheita e a entrega da madeira para as unidades fabris. Ao empregar mão-de-obra local e manter o diálogo com as comunidades, realizar a conservação dos solos e das áreas de remanescentes naturais, otimizar o uso de insumos e investir em pesquisa e desenvolvimento a Eucatex evidencia seu compromisso real com a sustentabilidade.

Em termos ambientais, há um leque de avaliações realizadas, como os monitoramentos de fauna e flora. São mais de 5,8 mil hectares de vegetação nativa, que abrigam 458 espécies da flora da Mata Atlântica e do Cerrado e 382 espécies da fauna. Em relação aos recursos hídricos, são analisados parâmetros quantitativos e qualitativos por meio dos monitoramentos, para garantir que o manejo florestal não promova alterações na qualidade e disponibilidade da água.

Ramphastos toco (tucano) avistado na Fazenda Santa Terezinha, na cidade de Bofete-SP

Ainda, há monitoramentos para verificar se as atividades estão gerando impactos ambientais ou sociais nas fazendas, como aqueles relacionados aos recursos naturais, espécies exóticas, destinação de resíduos, sinistros, sinalização, entre outros, e se os procedimentos operacionais estabelecidos estão sendo cum- pridos. É dada especial atenção às comunidades, através da caracterização socioeconômica ambiental e monitoramento de impacto para identificar a visão das comunidades sobre a companhia e eliminar ou mitigar impactos negativos e potencializar os impactos positivos.

As comunidades também recebem treinamentos sobre temas práticos. A Eucatex conta com programas ambientais e sociais consolidados. O Programa de Educação Ambiental (PEA), desde 1999, promove atividades lúdicas e relacionadas à importância dos remanescentes naturais e do manejo florestal sustentável junto aos alunos da rede pública de ensino. Na cidade de Bofete-SP, visitam a Casa da Natureza e realizam a trilha do Córrego da Água Fria e, em Salto-SP, as atividades ocorrem em espaços municipais.

A Casa da Natureza também é utilizada para receber visitas técnicas de universidades, reuniões e treinamentos. A construção histórica foi revitalizada, entre 2022 e 2023, com produtos da companhia, como os pisos laminados Eucafloor e as tintas Eucatex, oferecendo maior segurança e conforto aos visitantes.

Ao pensar nas comunidades e no uso múltiplo das florestas, a companhia iniciou em 2003 o Programa de Apicultura, que atua para a geração de renda das famílias ao produzir o mel com a exploração da florada do eucalipto. Há também o Programa de Reciclagem de Madeira, que desde 2004 contribui para a melhor destinação dos resíduos de madeira ao utilizá-los nas caldeiras do processo fabril, reduzindo assim o consumo de combustíveis fósseis.

Sempre alinhada à sustentabilidade, uma das mais recentes iniciativas é o contrato de compra de energia elétrica do Grupo Comerc Energia, um investimento na usina solar de Castilho-SP, que mostra um passo importante do Grupo Eucatex na implementação dos pilares Environmental, Social and Governance (ESG). Este contrato possibilita que a companhia reduza suas emissões de dióxido de carbono na atmosfera em 966 mil toneladas em 15 anos.

Essa movimentação para consolidar monitoramentos, programas ambientais e sociais, melhorar os processos operacionais e implementar de fato a sustentabilidade, é bem reconhecida pelos selos de manejo florestal responsável e sistema de gestão ambiental, que permitem o rastreio da responsabilidade socioambiental nos produtos finais. Assim, a Eucatex garante a confiança dos consumidores para continuar sua missão: oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e a sociedade.

This article is from: