Jornal Escolar O Prosa

Page 1

JORNAL ESCOLAR Nº1 1.º Período 2022/2023 Editado pela Biblioteca Escolar da ESPR JORNAL ESCOLAR Nº1 1.º Período 2022/2023 Editado pela Biblioteca Escolar da ESPR O PROSA O PROSA

TSSMA participa num projeto único em Portugal que une surf e salvamento aquático

ATurmadeTSSMAnodia18de setembro esteve no Centro Náutico da Praia de Faro a participar na formação de Surf & Rescue, numa parceria entre o InstitutodeSocorrosaNáufragos (ISN), a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), Fundação Vodafone, a Câmara Municipal de Faro, e a Red Seagull com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamentoaquático.

O programa contemplou uma componente teórica e outra prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver com surfistas, treinadores de surf e nadadores-salvadores. Nesta sessão aprenderam técnicas novas de resgate aquático e reforçaram outras. Também aprenderam a analisar e interpretar das condições do mar, a segurança nas praias, primeiros socorros, suporte básico de vida e experiência de surf.

No âmbito do Salva+, programa de prevenção do afogamento da Red Seagull, enquadrado no Programa Faro Ativo de 2022, realizou-se a ação “Surf & Rescue”. O projeto promove a segurança e o salvamento aquático, através da formação com competências básicas de suporte básico de vida e resgate aquático, à comunidade de nadadores-salvadores e à comunidadedesurfistaspresente naspraiasportuguesas.

As atividades encerraram pelas 17:00, momento em que em se realizou a entrega de certificados.

O projeto cujo o nome é Surf & Rescue, promove a segurança e o salvamento aquático, através da formação com competências básicas de suporte básico de vida e resgate aquático à comunidade de nadadoressalvadores e à comunidade de surfistas

NaspalavrasdoProf.FilipeLara Ramos, diretor do curso de TSSMA “a ação trouxe muito conhecimento e partilha aos nossos alunos e a segurança aquática é uma preocupação constante do curso de TSSMA, cada vez mais sentimos a necessidadededotarosnossos alunos com novas experiências foradocontextodeescola”.

Dia Europeu do Desporto na Escola 2022AEPROSA

No passado dia 30 de setembro, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa comemorou o “ Dia Europeu do Desporto na Escola”, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, tendo como grande objetivo promover as práticas de atividade física e desportiva, junto da comunidade educativa, face aos benefícios físicos, mentais, sociais e cognitivos que lhe são associados e reconhecidos pela comunidadecientífica.

Este dia foi assinalado com uma“pausaativa”,noperíodo da manhã, para todas as turmas, das Escolas Básicas 2/3 Ciclos (Dr. José Neves Júnior e Poeta Emiliano da Costa) e da Escola Secundária,naqual

o Subdepartamento de Educação Física e Desporto dinamizou caminhadas nos percursos de corta-mato e diversas atividades desportivas de divulgação e experimentação dos projetos e grupos equipa do Desporto Escolar, nos espaços desportivos.

Na Escola Secundária, em colaboração com o Projeto Eco- escolas, os alunos, durante a caminhada, realizaram simultaneamente uma recolha do lixo ao longo do percurso, reforçando a importância da manutenção da limpeza dos espaços exterioresdaescola.

Em suma, louvar a excelente recetividade e participação de todos (alunos, professores e assistentes operacionais) nestas atividades!

De realçar também a colaboraçãodosalunosdos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e de Organização de Eventos que tiveram, mais uma oportunidade, de ativamente aplicar os seus conhecimentos e competências.

RED SEAGULL PROMOVE SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO AOS ALUNOS DE TSSMA

Este ano celebrou-se a 8ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), nos dias de 23 a 30 de setembro. Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, cujo principal objetivo é a promoção dos benefícios da prática regular do desporto em toda a população, sendo celebrada em simultâneo por vários Países Europeus.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) em conjunto com a Red Seagull promoveu, paraacomunidadelocalumasessãodePrevenção e Segurança Aquática na Praia de Faro. Nessa sessão os nossos alunos estiveram presentes comoparticipantes.

Este ano, os temas foram: DESPORTO NA EDUCAÇÃO, no TRABALHO, ao AR LIVRE, MOBILIDADE ATIVA, SÉNIORES, MILITAR, EM CASA, URBANO, INCLUSIVO, FAMÍLIA, através de um conjunto alargado de parceiros, clubes, ginásios, centrosdedia,instituiçõeseescolas

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) organizou a nível nacional um Mega Evento na Semana Europeia do Desporto e a turma de TSSMA esteve presente na praia de Faro.

RED SEAGULL PROMOVE

SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO AOS ALUNOS DE TSSMA

Reconhecendo o papel do desporto como parte da comemoração do Ano Europeu da Juventude, foi lançado o desafio de promover “Laboratórios Jovens” para discussão do estado do desporto e da prática de atividade física e desportiva.

Considerando a importância do Movimento Associativo regional, o curso levou os seus alunos no dia 28 à praia de Faro à ação Segurança Aquática com intuito de promover o desporto ao ar livre que é uma mais valia na nossa região.

Seja também #BEACTIVE!

Filipe Lara Ramos

O Zoomarine veio à escola

No dia 11 de outubro de 2022, naEscolaBásicadaConceição, a Turma 11 teve a oportunidade de assistir a uma sessão contextualizada e bastante significativa, promovida pelo Zoomarine.

Os alunos do 1.º ano puderam explorar alguns elementos dos animais, nomeadamente: a escama de uma tartaruga aquática,odentedeumjacaré, os bigodes de uma foca, duas penasdasararas,entreoutros.

Esta prática educativa refletiu os contributos da promoção da educação para a sustentabilidade, no sentido de preservar o habitat destes e de outros animais, formando crianças autónomas e socialmente ativas.

Os alunos foram capazes de mobilizar alguns conhecimentos prévios sobre as características distintivas de alguns seres vivos, e também demonstraram o seu poder argumentativo, apresentando algumas atitudes que devemos ter perante o nosso planeta, nomeadamenteapolíticados3 R’s.

Desta forma, como Escola Azul, a Escola Básica da Conceição continua a promover ações de sustentabilidade, dando resposta a um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo.

Diana

Dia da alimentação

No dia 17 de outubro de 2022, aTurma11 concluiu as atividades referentes ao Dia da Alimentação, de 16 de outubro.

APromoçãoeEducaçãopara aSaúde,naEscolaBásicada Conceição, visa o desenvolvimento de competências individuais, permitindo aos alunos confrontarem-se consigo próprios e, consequentemente, construírem um projeto de vidamaissaudável.

Estas histórias, além de fomentar a aquisição de hábitos saudáveis, permitiram mobilizar diferentes saberes, por exemplo: gostos e preferências, exploração da roda dos alimentos, contagens, memorização dos dias da semana, entre outros conteúdos programáticos que constam nas Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade.

Não obstante, os alunos puderam fazer a captação da expressividade contida na linguagem das ilustrações do livro da lagartinha comilona, que se transformou numa colorida borboleta, e reproduziram este inseto através da técnica da impressão,comtintas.

Aprender assim é delicioso!

Os alunos do primeiro ano exploraram diferentes obras literárias, nomeadamente “A sopa verde” e “A lagartinha muitocomilona”,deEricCarl.

A exposição

"Vamos ser Geoparque Algarvensis: o que é isso?" encontra-se no nosso Agrupamento.

O aspirante GeoparqueAlgarvensis LouléSilves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCOéumaáreaterritorialcomlimites bem definidos, que tem como missão "promover a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, destacando o património geológico, através da criação de conhecimento científico e educativo, afim de proporcionar o desenvolvimento socioeconómico e sustentável do território, a fixação de pessoas e promoção da sua qualidadedevida".

Estaexposiçãoédinamizadapelo Grupo de Ciências, em colaboração com o ClubeCiênciaVivanaEscolaeoProjeto CulturaldeEscola,eestaránaBiblioteca da Escola Dr. José Neves Júnior até dia 20 de novembro. Após essa data, transitará para a Escola Básica Poeta Emiliano da Costa (21 de novembro) e Escola Secundária Pinheiro e Rosa (22 dedezembro).

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar esta interessante exposição!

Sandra Alves

SEIVA - SEMANA DE EDUCAÇÃO E INICIATIVAS DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL

NA ESPR

As Responsáveis pelo Clube Ciência Viva da Escola e Programa Eco-Escolas Magda Dias, Carla Rego e Isabel Nascimento

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) promoveu, uma vez mais, a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) no Algarve, entre os dias8e16deoutubro,sobo tema“ImpactodasAlterações Climáticas nos Ecossistemas Aquáticos”. O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa associou-se a esta iniciativa dinamizando um conjunto de atividades diversificadas, de sensibilização e intervenção ambiental. Uma articulação entre os projetos, Clube Ciência Viva na Escola e Programa Eco-Escolas, onde professores de várias áreas disciplinares, em parceria com entidades externas, desenvolveramatividadesnas diversas escolas do Agrupamento.

Na escola Secundária Pinheiro e Rosa as várias turmas foram desafiadas a criar slogans de sensibilização acerca da importânciadaáguaedasua preservação, que ficaram patentesnocorredorprincipal

da escola, numa exposição criada pelos alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. A Associação Zero foi também responsável pela dinamização de debates e de workshops, para várias turmas, alusivos à temática das “Alterações Climáticas”. Em contexto de sala de aula, várias turmas dos Cursos Científico-Humanísticos, nas disciplinas de Biologia e Geologia e Geografia realizaram atividades práticas de simulação, da acidificação dosoceanosedoaumentodo níveldomar.

Foi realizada ainda uma intervenção nos espaços exteriores da escola, de remoçãodeplantasinvasoras (cana comum, erva das pampas e acácias), com a participação dos alunos do Curso Profissional de Proteção Civil, em colaboração com os Serviços daCâmaraMunicipaldeFaro. Por último, é de salientar que entre os dias 13 e 15 de outubro, uma turma do 11ºAno do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias realizou um acampamento de Voluntariado Ambiental na Ilha de Tavira onde teve oportunidade de desenvolver atividades tais como: participar numa ação de de sensibilização sobre o efeito das alterações climáticas ao nível da dinâmica do litoral, visitaropolode

Tavira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, avaliar a qualidade ecológica daáguadaRiaFormosacom base na identificação de macroinvertebrados bentónicos, observar e aprender a monitorizar os microplásticos existentes nas areias da praia e na água da Ria, identificar e proceder ao arranque e remoção de espéciesinvasorasnaIlhade Tavira e visitar a exposição sobre a Dieta Mediterrânica, patente no Museu Municipal deTavira.

NaEscolaE.B.2,3Dr.José Neves Júnior a turma C do 8.anotambémrealizouuma atividade experimental sobre o aumento do nível do mar, discutindo-se a problemática do degelo a nívelglobal,tendoemconta asalteraçõesclimáticas.

A melhoria da consciência ambiental dos nossos alunos, em particular no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos da nossa região foram objetivos que estas atividades ajudaram a concretizar.

Açores, um laboratório vivo de Biologia e Geologia e Física e Química

No dia 5 de outubro de 2022, dezasseis alunos da turma B, do 11.o ano, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, acompanhados pelos professores Ana Clara Abegão (professora de Biologia e Geologia) e Rui Poeira (professor de Física e Química), tiveram a oportunidade de visitar a Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores, numa saída de campo realizada no âmbito das disciplinas Biologia e Geologia e Física e Química, com a finalidade de ampliar conhecimentos adquiridos no decorrerdasaulas,aplicandoos em contexto mais prático, num cenário geológico único, ao mesmo tempo que houve possibilidadederever

conteúdos de 10.o ano das duas disciplinas, nomeadamente o vulcanismo e as rochas, mas também os elementos químicos, tais comoospresentesnaságuas termais e as reações químicas.

Nesta ilha, considerada a pérola do Atlântico, os participantes puderam desfrutar dos seus recursos naturais, visitando locais de forte relevância e interesse biológico e geoturístico, nomeadamentecaldeirascom lagoa(conevulcânicoabatido – ilhéu de Vila Franca) e manifestações de vulcanismo secundário, aliados a uma fauna e flora únicas, sob orientação de um guia regional de modo a que esta experiência fosse inesquecíveleaprimorada.

A Ilha de São Miguel é a maiordosAçores,formandoo Grupo Oriental do Arquipélago juntamente com ailhadeSantaMaria,situada a81kmdedistância.

Possui um património geológico e biológico únicos, que importa conhecer e preservar.

Reinaram,duranteasaídade campo, momentos de aprendizagem e convívio, demonstrando-se, de forma claraeobjetiva,

o quão importantes e necessáriassãoestassaídas, nãoapenasnoâmbitoescolar e de aquisição de conhecimentos de conteúdos programáticos, mas também em termos de desenvolvimento pessoal, socialecultural.

Esta saída de campo inesquecível comprovou que, de facto, o verdadeiro conhecimento não está confinado às salas de aula e àteoria.

O verdadeiro conhecimento conciliaosensinamentoscom um contexto mais prático e experimental, revelando que as vivências e as observações são deveras significativasefrutíferas.

As aprendizagens em contexto interdisciplinar geram um sentimento de lógica, dando uma maior compreensão do mundo que nos rodeia e revelando-se fundamentais para uma verdadeira aquisição das váriascompetênciasdefinidas o perfil do aluno à saída da escolaridadeobrigatória.

Eventos dos cursos TRB1, TCP2, TRB3 e TCP3

Almoço Pedagógico Pequeno-almoço

No dia 9 de novembro realizou-se o 1º Almoço Pedagógico do curso TRB1 e TCP2.

Foi uma ótima primeira experiência de serviçoparaestesdoisgrupos.

Número de clientes acima das reservas registadas e todos os constrangimentos/adaptações adjacentes. Mantiveram a postura e o barco sempre à tona. Obrigado aos clientes,pois"só"assimseforma.

Parabéns TRB1 e TCP2 da ESPR o caminho faz-se...

Nodia9denovembropelamanhãos cursos de TRB3 e TCP3 serviram na esplanada da sala de professores da ESPR um pequeno almoço pedagógico.

Umadelicia!

Parabéns aos dois cursos!

David Filipe

Clube MATemáticaDesafio de Outubro

Luís Vilhena

Torres de Hanói

A Torre de Hanói, conhecida por torre de bramanismo, é um quebra cabeças; também conhecido por Torres de Brahma, imaginado pelo matemático Francês Édouard Lucas que consiste em movimentar os discos de diâmetros diferentes da torre de partida à torre de chegada( situadas nas extremidades da plataforma), que passam por uma intermédia e isso numnúmeromínimodemovimentos.

Noentantoéprecisorespeitarcertasregrasnarealizaçãodosmovimentos:

Apenasumdiscopodesermovidodecadavez;

Apenassepodemmoverosdiscosdotopo(istoé,apenasdiscosquenãotêmumoutrodisco colocadoemcima);

Nenhum disco pode ser colocado sobre outro menor(diâmetro) pode ser colocado sobre outro menor(diâmetro)

Desafio
Numapirâmidecom8discoscomoodafigura,qualomenornúmerodemovimentospara transferirtodososdiscosqueseencontramempilhadosparaoutroqualquerpino? Eseforem9discos? Eseforem10discos? Eseforemdiscos?
Nopassadomêsdeoutubrofoipropostooseguintedesafio:

Soluções do jogo

Para entender a lógica da Torre de Hanói é necessário analisar a construção de diferentes níveisdatorrecomonúmeromínimodemovimentos,tendoonívelanteriorjáformado,sendo queessesníveissãoonúmerodepeçasdesintegradasdatorreoriginalqueirãoformaroutra torrecomosmenoresdiscos.

Para mover o primeiro disco da torre original, executa-se um movimento. Para mover o segundodatorreoriginal,sendoqueoprimeirojáfoimovidoeseráconstruídaumatorrecom os 2 menores discos, são precisos 2 movimentos. Para deslocar o terceiro disco formando nova torre com os três menores discos, tendo a torre com os dois menores já formada, são gastos4movimentos.

Assim se sucede com os próximos discos até que o enésimo disco (o último) seja deslocado compondoumatorrecomosoutrosdiscostendoumatorrecomopenúltimodiscoeosdemais juntosjáformada.Asucessãoformadapelasomadosmovimentoséumasucessão(1,2,4,8...2 n),istoé,umaprogressãogeométricaderazão.

Paradeterminaronúmeromínimodemovimentosparaconseguirtransferirtodososdiscosda primeiraestacaénecessáriodeterminarasomadosntermosconsecutivosdeumaprogressão geométrica.Istoé,emqueéoprimeirotermoerarazãodaprogressão.Nestecasotemosque esubstituindoobtemos

Concluindo-sequeonúmeromínimodemovimentosparaconseguirtransferirtodososdiscos daprimeiraestacaàterceiraé,sendononúmerodediscos.

Se houver só um disco é apenas um movimento. Para solucionar um Hanói de 4 discos, são necessários 15 movimentos (2 4 − 1), no caso de 7 discos são necessários 127 movimentos, se forem 15 discos são necessários 32.767 movimentos. Para solucionar um Hanói de 64 discos, como diz a lenda, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos, levando osmongesdurantebilhõesdeanosaefetuaratarefa.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.