O Prosa - Jornal Escolar

Page 1

JORNAL ESCOLAR

Nº3

2.º Período 2022/2023

Editado pela Biblioteca Escolar da ESPR

O
PROSA

Festa de Natal da Escola Básica da Lejana

Nos dias 14, 15 e 16 do passado mês de dezembro, realizaram-se as Festa de Natal da Escola Básica da Lejana (1º e 2º ano, PréEscolar, 3º e 4º ano) que se caracterizaram por excelentes momentos de convívio entre toda a comunidade escolar e educativa.

Ouviram-se muitas canções de Natal interpretadas pelas nossas crianças e foram apresentadas algumas representações teatrais alusivas à quadra natalícia que proporcionaram sensações que alegraram e encantaram todos os que assistiram.

As festas contaram com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, assim como do Sr. Adjunto do Diretor, responsável pelo Pré-Escolar e pelo 1º Ciclo.

No final, todos se deliciaram com um magnífico lanche que foi possível concretizar devido ao apoio e colaboração dos encarregados de educação dos nossos alunos a quem deixo um agradecimento.

Noël à l’école

Na última semana do primeiro período, as docentes de francês, da escola Neves Júnior, organizaram o concurso “Noël à l’école”.

A cada turma foi atribuída uma porta e os alunos empenharam-se na sua decoração elaborando textos, receitas, fotos, canções e desenhos alusivos a esta quadra e redigidos em língua francesa, segundo os costumes e tradições dos países francófonos.

Na primeira semana de janeiro, as duas turmas de francês que não participaram na atividade, procederam à votação das portas supracitadas tendo sido vencedora a porta da turma do 9ºE.

As professoras de Francês

Esteve patente na Biblioteca Escolar da ES Pinheiro e Rosa a Exposição "Vamos ser Geoparque Algarvensis: o que é isso?"

Esta exposição é dinamizada pelo Grupo de Ciências, em colaboração com o Clube Ciência Viva na Escola e o Projeto Cultural de Escola,

Para os alunos e professores que visitaram a exposição foi elaborado um guião de acompanhamento à visita, com informações e pequenos textos para preenchimento.

"Vamos ser Geoparque Algarvensis: o que é isso?"

No âmbito de tornar a utilização da internet mais segura o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do nosso Agrupamento tendo dinamizado um conjunto de iniciativas que visam promover a literacia na utilização da internet.

Destacamos as ações de sensibilização que se realizaram no início do ano letivo em turmas do 5.º ano e 6.º da Escola Básica Dr. José Neves Júnior e Poeta Emiliano da Costa.

Entretanto, para podermos abranger um maior número de elementos da comunidade educativa o SPO tem vindo a criar vários vídeos no qual se abordam temas como " os perigos de visualizar conteúdos inapropriados", o "phubbing", o Grooming e por fim a comparação entre adição com substância e a adição sem substân cia

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzGrbvKqp

QdrbXqKlwZDKCMwgzdL?projector=1

INTERNET SEGURA
. Psicólogo Sérgio
Pedro

Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, nos dias 17 e 18 de janeiro, a fase interna do Concurso Nacional de Leitura nas EB da Lejana e na ES Pinheiro e Rosa. No 1. Ciclo foram 40 alunos a participar e no ensino secundário 88 os alunos envolvidos. Foram dois dias em cheio... Parabéns a todos!

Professora Ana Luísa Melão

CIENTÍFICAMENTE PROVÁVEL

O Cientificamente Provável é um programa promovido pela Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares e da Secretaria de Estado da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior. Com este programa, pretende-se promover o conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo ligações mais estreitas entre as instituições de ensino superior (neste caso com a CCMAR-Algarve) e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. Assim, foram já realizadas várias sessões de que vos damos conhecimento:

1 - O que pode acontecer quando os mosquitos nos picam?

Esta palestra pretende mostrar o problema da Malaria no mundo e as dificuldades no seu combate bem como dar a conhecer vários aspetos da fisiologia do mosquito e da investigação desenvolvida na CCMAR no desenvolvimento de uma refeição artificial sem sangue para crescer mosquitos em laboratório que pode representar uma inovação na investigação e no controlo das populações no seu ambiente natural.

Participaram as turmas B, C e D do 11º ano.

2 - Desperdício alimentar: o que podemos fazer para a sustentabilidade do planeta.

Esta palestra pretende alertar e consciencializar para a problemática do desperdício alimentar, o que isto representa e de como é urgente a nossa ação como cidadãos e como cientistas para a sustentabilidade do planeta.

Participou o 9.o B da EB Dr. José Neves Jr.

Os 'Miúdos a Votos' estão de volta!

Na Escola Neves Júnior, a campanha eleitoral já está em movimento. Logo no primeiro dia, a 1 de fevereiro, alunos do 6.º ano, turmas A e D, partidários de diferentes livros, afixaram cartazes para convencer os colegas a ler e a votar no seu candidato. Alguns conseguiram até gravar podcasts para os tempos de antena da Rádio Miúdos.

Entretanto, os livros começam a ser tema de conversa e a conquistar simpatias e intenções de voto...

E isto é apenas o início da campanha eleitoral, que promete ser disputada e participada, terminando no dia 3 de março . A eleição do livro mais fixe, por ciclo de ensino, terá lugar a 7 de março.

'Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania.

Professora Graça Ribeiro

Teatro na escola

No dia 1 de fevereiro, o teatro foi à Escola Neves Júnior, tendo sido apresentada a peça "Ulisses - Regresso a Ítaca" pela Companhia de Teatro Educa. O espetáculo a que assistiram todas as turmas do 6.º ano permitiu o reconhecimento da obra literária lida em aula, ao mesmo tempo que proporcionou grande entusiasmo e adesão, em particular nos momentos de interação com o público.

Professora Graça Ribeiro

Na passada 6ª feira, 20 de janeiro, realizou-se o Corta Mato Escolar da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (ESPR), no âmbito do Desporto Escolar, a fim de se apurar os alunos/ equipas para o Campeonato Regional. Participaram nesta iniciativa os alunos dos 10º, 11º e 12º anos dos Cursos Científico Humanísticos e Profissionais. As classificações dos alunos podem ser consultadas na entrada no Pavilhão da Escola. Esta atividade foi dinamizada pelo subdepartamento de Educação Física e Desporto em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), Equipa de Saúde Escolar, EcoEscolas e com várias disciplinas técnicas dos Cursos Profissionais de Técnicos de Desporto, Proteção Civil, Auxiliar de Saúde e Cozinha e Pastelaria. Assim, os alunos do Curso Técnico de Desporto asseguraram a organização desportiva do evento e os de Técnico de Proteção Civil colaboraram na análise de risco e segurança no percurso da prova. Os alunos de Técnico Auxiliar de Saúde, dinamizaram atividades interativas no âmbito da promoção para a saúde, relacionadas com alimentação saudável e sustentável.

Os alunos de Técnico de Cozinha e Pastelaria fizeram sumo de laranja natural, que foi distribuído aos participantes no momento da chegada.

A prova contou com o apoio do Desporto Escolar DGEstE Algarve e da Associação AlgarOrange - Citrinos do Algarve. Parabéns a todos os envolvidos na dinamização e participação do Corta Mato Escolar ESPR 22-23!

Corta Mato Escolar ESPR 22-23

ERASMUS+ Young Voices of Europe

Seis alunos dos 10° e 11° anos acompanhados pelos professores Rui Poeira e Vasco Coelho participaram em Istambul- Turquia, numa mobilidade do projeto Erasmus+, Young Voices of Europe, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

Juntamente com os parceiros provenientes da Lituânia, Macedónia, Itália, Roménia, Espanha e dos anfitriões, debateram e desenvolveram atividades relacionadas com: intolerância, gestão orçamental e papel dos jovens na sociedade.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de viver de perto uma outra cultura, pois durante 5 dias viveram em casa de famílias "host families" que lhe proporcionaram momentos únicos e que nunca mais esquecerão.

Houve ainda, tempo para conhecer um pouco da riqueza cultural e arquitetónica da cidade de Istambul

Este projeto vai ao encontro do Projeto Educativo do AEPROSA, promovendo um ambiente participativo e cooperativo, aberto e integrador e que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, socialmente responsável, democrática e feliz.

A professora coordenadora

Ilda Miguel

Comemora-se em Março a semana da leitura mas, no nosso agrupamento, queremos estender a leitura por mais tempo...

Estas são as atividades previstas para este mês promovidas pelas bibliotecas escolares.

ProfessoraAna Melão

Cientificamente provável

As alterações climáticas têm grande impacto sobre as regiões polares, alterando não só a temperatura como nalguns casos o estado da matéria, afetando o clima do planeta e grandemente os organismos que habitam e que evoluíram durante milhões de anos nestas regiões. Esta palestra e atividades associadas pretenderam mostrar como se adaptam os organismos às condições extremas do ambiente nas regiões polares, como estas regiões estão a mudar e como ou se estes organismos poderão adaptar-se a estas mudanças. Ursos e pinguins são a face visível de um mundo onde ainda pouco conhecemos e podemos não ter tempo para conhecer. Para além destes conteúdos foram focadas as atividades deinvestigação na Antártica: como se faz, onde se faz, quem faz e o que se faz - como são as condições de investigação no sexto continente.

Foram quatro as turmas envolvidas e foi um verdadeiro sucesso!

ProfessoraAna Luísa Melão

Blogue Psicologia e Cinema https:// psicologiaecinema2023.

blogspot.com/

O Serviço de Psicologia e Orientação convida toda comunidade educativa a visitaroblogquecriounoqual se encontra um repositório cinematográfico que visa promover "a 7.ª arte" como "ferramenta" para promover a aquisiçãodecompetênciassócio emocionais tais como a consciência social, o autoconhecimento, o autocontrole,ahabilidadesocial e a tomada de decisão responsável. Sérgio

Psicólogo - Especialista em Educação, Clínica e Saúde Serviço de Psicologia e Orientação

Programa de Intervenção no Jardim de Infância da Lejana "O Monstrinho das Emoções"

Com o objetivo de trabalhar as emoções básicas aos mais pequenos para que aprendam a lidar melhor com as mesmas, para efeito foram dinamizadas quatro sessões nas três turmas do pré-escolar Jardim de Infância da Lejana.

Esta intervenção visou desenvolver as competências socioemocionais das crianças na relação com os colegas e a família, incentivou a partilha das emoções promovendo o sentido de empatia.

O projeto “Monstrinho das Emoções”, acima descrito, foi uma ideia desenvolvida no âmbito do Estágio Curricular da futura

Margarida Atanásio, onde através da brincadeira, das histórias e de tudo os que as crianças já conhecem, se aprofundou um assunto que está presente desde cedo no percurso de cada uma das crianças - as emoções."

- Especialista em Educação, Clínica e Saúde Serviço de Psicologia e Orientação

"Ao longo do 2.º período o Serviço de Psicologia e Orientação esteve a trabalhar com as turmas de 9.º ano de escolaridade para auxiliar os alunos no seu processo de tomada de decisão.

Nas 7 sessões desenvolvidas foram abordados diversos conteúdos de forma a que os jovens consciencializassem a importância de:

• Promover o conhecimento de si próprio, nomeadamente as suas aptidões, capacidades e destrezas;

• Promover o desenvolvimento de expetativas e ambições;

• Levar o aluno a refletir sobre os seus valores e sobre as suas características, fomentando o desenvolvimento do autoconceito;

• Apresentar as várias profissões e ofícios e competências necessárias;

• Dar a conhecer o processo de acesso a uma profissão: requisitos académicos e formação profissional;

• Educar os alunos para a pesquisa de informação relevante e credível e a analisá-la criticamente;

• Fomentar a reflexão acerca do ajuste entre as características do aluno e as profissões;

• Dotar os alunos de estratégias de tomada de decisão entre as alternativas existentes.

Para culminar o processo de orientação vocacional foi promovida uma feira das profissões de forma a permitir aos alunos contatarem com inúmeros profissionais e no qual os alunos indecisos ou que tinham dúvidas sobre as diversas profissões puderam questionar pessoas que nelas laboram.

A Feira das Profissões denominou-se “Explora AEPROSA 22/23” e ao longo de duas manhãs no auditório da Escola Básica Dr. José Neves Júnior e contou com os seguintes profissionais: Arquiteto, Arqueólogo, Controlador Aéreo, Bombeiro, Técnico Auxiliar de Saúde, Enfermeiro, Gestor Comercial, Técnico de Turismo, Engenheiro Civil, Piloto Aviador, Músico e Médico."

Sérgio Pedro

Psicólogo - Especialista em Educação, Clínica e Saúde

Serviço de Psicologia e Orientação

Projeto SAFER - Programa intervenção para a prevenção e redução do Bullying na sociedade

No seguimento de convite efetuado pela Universidade do Algarve no 3.º período do presente ano letivo será dinamizado em duas turmas de 5.º ano (uma na Escola Dr. José Neves Júnior e uma na Escola Poeta Emiliano da Costa) e duas turmas de 7.º ano (uma na Escola Dr. José Neves Júnior e uma na Escola Poeta Emiliano da Costa) o Projeto SAFER.

A abordagem do projeto SAFER é denominada Anti-bullying Whole School and Community (WSCA) e é baseada na construção de um quadro focado nas competências sociais e cívicas, valores democráticos e positivos comuns e nos direitos fundamentais.

O programa SAFER terá como objetivo reforço as práticas de ensino e atitudes que promovam um ambiente de aprendizagem seguro para todos os alunos; também um Manual de Exercícios para os alunos de forma a aumentar o seu conhecimento acerca do bullying e para fomentar a sua resiliência e autoeficácia, auxiliando-os na prevenção e combate de comportamentos de bullying; finalmente, um Guia para pais e membros da comunidade pensado para formá-los na prevenção e resposta ao bullying, instruindo-os com conhecimentos básicos, estratégias de escuta e procedimentos de resposta."

Estou ansioso... mas, sinto-me bem

Quantos de nós já viram uma criança ansiosa pelo Dia de Natal? Porém, todos consideramos que essa emoção é positiva. À semelhança de outros sentimentos, na ansiedade essa perceção está associada à gratificação/resposta positiva que esse sentimento nos traz.

Então e porque é que há pessoas que apesar de terem respostas positivas à sua ansiedade sentem mal-estar ou mesmo sofrimento físico ou psíquico?

Como Dan Gilbert defende, o nosso cérebro evoluiu para reagir a ameaças que tipicamente têm quatro caraterísticas: sejam intencionais; imorais; iminentes; instantâneas. Posto isto, cada indivíduo perante determinado assunto irá sentir um nível de preocupação ou ansiedade conforme percecione a gravidade de cada uma das premissas referidas.

Para melhor percebermos este conceito vamos abordar o “efeito vencedor”, onde os animais ou humanos (que ganham ou percecionam que ganharam) têm um aumento de testosterona, que os ajuda na motivação e na tomada de decisões de risco, ficando mais confiantes. De acordo com Ian Robertson quando a testosterona aumenta o nível da dopamina (o químico do cérebro que nos faz sentir bem e que é responsável pelo circuito de recompensa do cérebro) também aumenta. Quando a dopamina está elevada, afeta o nosso córtex pré-frontal, o qual é responsável pela nossa função executiva e onde temos os processos cognitivos mais importantes (resolução de problemas, planeamento, memória de trabalho), então conseguimos ver as opções que temos mais claramente e pensar mais rapidamente em situações de pressão.

O êxito e as vitórias também aumentam no sujeito os níveis de egocentrismo, reduzindo os níveis de empatia e como referido anteriormente, aumenta a probabilidade de correr maiores riscos para atingir objetivos cada vez mais elevados. Porém, não existem vitórias sem derrotas e aqui centra-se um dos maiores desafios da escola do Séc. XXI, ou seja, trabalhar com os alunos e suas famílias para que não considerem os seus sucessos como um talento inato em que se retiram todas as barreiras e se considera que o esforço para atingir resultados seja uma estratégia ineficaz. Para a redução dos níveis de ansiedade é fundamental que todos os atores da comunidade educativa estejam disponíveis para aceitar desafios psicopedagógicos que decorrem da evolução científica e que todos aprendam a persistir perante os obstáculos e no qual o esforço é especialmente premiado (continua).

Estou ansioso... mas, sinto-me bem (continuação)

Retornando à frase que abriu este pequeno artigo: é fundamental que estejamos disponíveis e habituados a sair da nossa “zona de conforto” para evoluirmos saudavelmente sem todos os sintomas negativos que o stress e a ansiedade nos trazem.

Por fim deixamos-vos a frase de Denis Waitley: “o fracasso deveria ser o nosso professor e não o nosso coveiro. O fracasso é adiamento, não uma derrota. É desvio temporário, não é um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar não dizendo nada, não fazendo nada e não sendo nada”

Vídeos recomendados:

https://www.youtube.com/watch?v=fle_FkILmEQ&t=11s

https://www.youtube.com/watch?v=MLXPrGtHXMo

Psicólogo - Especialista em Educação, Clínica e Saúde Serviço de Psicologia e Orientação

O saber cultiva-se na Horta da PEC – ESTOI

A escola Básica Poeta Emiliano da Costa já tem uma Horta Pedagógica. Os alunos do 2º ciclo e a turma PIEF deste estabelecimento de ensino puseram as mãos à obra e o seu trabalho está a dar frutos.

Toda a comunidade educativa (docentes e não docentes) tem auxiliado os jovens agricultores nesta senda pelo saber rural. AAlgar forneceu o composto orgânico que já pôs a horta a germinar.

Esta Horta Pedagógica de 50m2 permite aos participantes o contacto com a terra e a observação "in loco" dos ciclos da natureza.

Favas, alho, cebola, couves, curgetes, alfaces, coentros e salsa em perfeita harmonia.

As sementes estão lançadas, mas muito ainda há a fazer e a aprender.

Atividades / exposições da Biblioteca da ESPR

Dia de S. Valentim

Dia da Mulher

Março mês da leitura

Páscoa está a chegar!

A equipa da Biblioteca da ESPR deseja a toda a comunidade escolar uma

PÁSCOA MUITO FELIZ!

O FALCO VEM À ESCOLA!

No último dia do 2° período, os alunos da EB da Lejana receberam a visita do Falco - Polícia Falcão, mascote da PSP. Os alunos adoraram ver a personagem principal do conto que ouviram da coleção designada por "Eu faço como diz o Falco".

Pedro Seromenho na EB da Lejana!

Hoje, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho foi recebido pelas crianças do Pré-Escolar e pelos alunos do 1° Ciclo da EB da Lejana. Esta atividade promovida pela equipa da biblioteca escolar, criou uma elevada expetativa e grande curiosidade em conhecer pessoalmente o autor de algumas das obras já trabalhadas em sala de aula.

As sessões são interativas e cativaram os alunos, os professores e os funcionários até ao último traço das suas ilustrações.

A equipa da Biblioteca Escolar da ES Pinheiro e

Rosa deseja a todos

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.