Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário

Page 1

Categoria Relações com Comunidades

Desenvolvimento Comunitário

Abel Cesar Canhoha

1

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


O Programa Desenvolvimento Comunitário executado pelo Projeto Sonaref objetiva contribuir com o DeRESUMO senvolvimento Sustentável da Comunidade da Hanha do Norte, Lobito, Angola, por meio da mudança positiva na qualidade de vida, ampliação das oportunidades de inserção produtiva e fortalecimento da governança e cidadania local sob uma pespectiva de auto-sustentação.

Denominada Tuyula Lomunga (em Umbumdo2), que em português significa “Juntos Venceremos”, a Associação coordena ações de Geração de Emprego e Renda e as Ações de Desenvolvimento Social. Ações de Geração Renda estão consolidadas em: Fábrica de Sabão Ecológico, 2 Unidades de Processamento de Fuba de Milho e Agricultura Familiar. As Ações de Desenvolvimento Social têm como foco os programas: Saúde, Alfabetização de Adultos, Cidadania, Resgate da Cultura e Educação Ambiental.

Em dois anos de existência o Programa estabeleceu áreas e ações de atuação fundamentadas na Política sobre Sustentabilidade da Odebrecht, e em consonância com as vocações regionais, tradicionais e com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio1, buscando o fortalecimento dos laços comunitários tornando os membros da comunidade responsáveis por sua própria transformação.

Os Pequenos Agricultores de Subsistência são os grandes beneficiários do programa. Entretanto, a agricultura não exerce protagonismo sobre as demais dimensões desenvolvidas uma vez que todas possuem o mesmo peso e medida em relevância.

Logrou-se o estabelecimento da Associação Comunitária formada e instituída legalmente com o objetivo de gerir as ações propostas.

A Associação emprega diretamente 25 pessoas e abrange 1200 famílias beneficiadas pelas ações e programas desenvolvidos. Fatura mensalmente $13mil dólares, e, nos últimos 15 meses: produziu 92 mil barras de sabão, processou 260 ton.3 de fuba e comercializou 2

100 ton. de produtos agrícolas. No âmbito social reúne 458 alunos de alfabetização, 15 professores, um posto avançado de registro civil, um laboratório clínico, um cinema comunitário e coordena ações de resgate e valorização da cultura e artesanato local. A associação vêm neste período trabalhando no empoderamento da comunidade e constantemente apoia às ações do governo central. Este documento destaca elementos importantes para a compreensão da trajetória do Programa de Desenvolvimento Comunitário Tuyula Lomunga, bem como, as ferramentas da ação pedagógica que visaram o empoderamento da comunidade. Todos os dados aqui expostos se baseiam em experiências vivenciadas pela equipe executora do programa e nos resultados concretos galgados. 1Em 2000, a Organização das Nações Unidas, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM) firmado por 189 nações. Estes que focam na redução de pobreza deverão ser alcançados até 2015. Fonte: http://www.un.org/millenniumgoals/ 2Umbundo é uma língua banta falada pelos ovimbundos das montanhas centrais de Angola. O Umbundu é reconhecido como uma das línguas nacionais de Angola e é a mais falada em Angola. 3Da Fúba de Milho se produz o Funge. É um acompanhamento culinário típico de Angola e base da alimentação de subsistência.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


1

O Desenvolvimento Local Comunitário é pré-existente a qualquer metodologia de intervenção de programa de desenvolvimento. Cada comunidade é única configurada por sua história, trajetória e seus significados que precedem o Programa implementado. Mediante a estratégia e metodologia para IDEIAS o desenvolvimento comunitário, a comunidade amadurece INCORPORADAS em relação a si mesma e a seus potenciais, rompe seus casulos, desabrocha para novas possibilidades e fortalece os laços comunitários tornando-os responsáveis pela sua própria transformação. As Nações Unidas se empenhou em sistematizar e divulgar o desenvolvimento comunitário como “processo através do qual cada povo participa do planejamento e da realização de programas que se destinam a elevar o padrão de suas vidas. Isso implica na colaboração indispensável entre os governos e o povo para tornar eficazes os esquemas de desenvolvimento viáveis e equilibrados” (AMMANN, 1981) O Programa de Desenvolvimento Comunitário desenvolvido pelo Projeto Sonaref teve por objetivo facilitar o processo de transformação, provocando uma reflexão sobre os significados e os conhecimentos tácitos construídos na trajetória da comunidade. Criou-se um ambiente favorável ao processo de maturação da comunidade em relação ao seu próprio projeto e trajeto de desenvolvimento. Buscou resgatar o “sentido de comunidade local unida”, a partir da construção de uma identidade territorial, evoluindo para a identidade de projeto de gestão comunitária. Com essa unicidade fortalecida o programa logrou o estabelecimento de uma Associação Comunitária formada e instituída legalmente com o objetivo de gerir as ações propostas. Associação denominada Tuyula Lomunga (em Umbundo), que significa “Juntos Venceremos”.

3

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


1

1.1. Situação anterior A Hanha do Norte está localizada à 20 quilômetros da futura ReIDEIAS finaria do Lobito, INCORPORADAS infraestrutura de suma importância no cenário do desenvolvimento nacional, e situada em um vale agrícola com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Província de Benguela em Angola. A povoação da Hanha do Norte está dividida em onze bairros com aproximadamente 5000 habitantes dentre os quais 65% são mulheres. Apenas 5% da população possuía em 2014 Registro Civil (Certidão de Nascimento). O analfabetismo está presente em 85% da população adulta. Aproximadamente 95% da população da Hanha do Norte depende da agricultura de subsistência para seu sustento. O papel desempenhado pela mulher é de imensa importância para a sobrevivência da família, uma vez que ela é quem assume grande parte das lavras, feiras locais e, é responsável pelo gerenciamento da renda quando existente. Pouquíssimos chefes de famílias possuem empregos, em sua maioria no mercado informal, como moto-taxi entre outros na região. A renda em termos financeiros é praticamente inexistente, enquadrando a comuna da Hanha do Norte abaixo da linha da pobreza. Entretanto, a insuficiência de renda constitui um indicador demasiadamente limitado para ser um indicador holístico de pobreza. Uma vez que outras dimensões teriam que ser incorporadas para se definir efetivamente a pobreza em si. Entretanto, contextualizando a região do País, IDH da província, a alta taxa de analfabetismo e as precárias condições de saúde classificam a comuna da Hanha do Norte como uma povoação

carente das ações e atenções estatais e excluída do processo de crescimento econômico vivenciado em Angola atualmente. Vale ressaltar que a Povação da Hanha do Norte está localizada dentro de uma propriedade privada, Fazenda Hagra S.A.R.L, com aproximadamente 9.700 hectares de terra, mas por falta de recursos financeiros, apenas 30 hectares estão a ser explorados com plantações de bananas pela empresa. A empresa e a comunidade vivem harmoniosamente em um regime análogo ao mutualismo que se caracteriza pela interação entre os dois grupos que se beneficiam reciprocamente. Luciano Segunda, administrador da Comuna do Culango-Hanha, advoga que a inoperância da fazenda estava criando transtornos às populações cuja sobrevivência sempre dependeu do emprego nesta empresa agrícola, sendo também esta a razão que originou a fixação de centenas de pessoas no vale do rio Cubal da Hanha. Segundo dados estatísticos, a localidade já foi habitada por mais de dez mil pessoas nos anos 80, mas o desemprego, causado pela ino 4

perância da fazenda devido às dificuldades financeiras, havia provocado o êxodo da população para outras zonas, sobretudo, para a cidade do Lobito. O Programa buscou, diante deste cenário de não inclusão do processo de desenvolvimento econômico angolano e de ausência da inserção produtiva na comunidade, facilitar e potencializar o processo de transformação, provocando uma reflexão sobre as vocações da comunidade. Desta forma a comunidade e Odebecht juntos traçaram um plano de ação para que se atingisse um objetivo em comum, que consiste no crescimento económico, equilibrado com um ambiente saudável e socialmente justo. Criando um ambiente favorável ao processo de maturação da comunidade em relação ao seu próprio projeto de desenvolvimento objetivando a mudança positiva na qualidade de vida e na ampliação das oportunidades de inserção produtiva sob a perspectiva de auto-sustentação.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


1

Identificação do Foco do Programa: O programa de Desenvolvimento CoIDEIAS munitário foi estruINCORPORADAS IDEIAS turado em fases de INCORPORADAS acontecimento, essas não necessariamente sequenciais. Essas podem ser entendidas como uma espiral onde uma fase não deve necessariamente terminar para que outra possa se iniciar. Os primeiros seis meses do Programa foram estruturados com o propósito de conhecer profundamente a Comunidade e Mobilizar esforços para a identificação do foco de atuação.

A mobilização Social pode ser definida como um processo educativo que busca promover a participação através do empoderamento da comunidade entorno de um propósito e objetivo em comum focando na convergência de interesses entre as partes interessadas. Mais do que atrair e informar pessoas essa fase retrata o desenho de um foco comum que se buscava alcançar. Quando traçado o macro objetivo comum, as ações e programas devem ser implementadas de maneira objetiva, concreta e mensurável com o propósito de promoverem o desenvolvimento. Desenvolver ações de curto prazo alinhadas com o horizonte de medio e longo prazo podem se mostrar excelentes estratégias para motivar e engajar a comunidade do possível alcance do objetivo macro comum mandante.

A primeira formação com 52 jovens foi a base para a articulação e mobilização social entre as partes interessadas da comunidade. Foram esses jovens quem primeiro identificaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da própria comunidade e traçaram um plano de ação para a comunidade. A partir dessa interação com os jovens foi possível um diagnóstico da comunidade e a identificação de soluções e caminhos para o desenvolvimento comunitário. 5

Desta forma, a comunidade estava integrada e engajada na busca de soluções de seus problemas cotidianos como, por exemplo, o acesso a água para as lavras agrícolas, dificuldades enfrentadas com o processamento da fuba, principal componente da dieta alimentar, baixa geração de renda e riqueza, e o escoamento dos produtos excedente das lavras. Adicionalmente, durante a formação foram identificadas situações de vulnerabilidade da comunidade como o alto índice de analfabetismo, baixo número de registro civil, desaparelhamento dos serviços de saúde que se desdobraram em ações políticos institucionais concretas. Foi identificado também um enfraquecimento da cultura local. A interação com os jovens foi importante ferramenta para identificar as prioridades de ações naquilo que fez a diferença para o passo inicial do Programa.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


1.2. Principais Objetivos, Ideias e ações incorporadas Estabeleceu-se áreas e ações prioritárias de atuação alinhadas e fundamentadas nos princípios da política de sustentabilidade com o foco no Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Responsabilidade Ambiental, Participação Política e Valorização da Cultura buscando o fortalecimento dos laços comunitários tornando os membros da comunidade responsáveis por sua própria transformação.

6

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


1

IDEIAS INCORPORADAS

1.3. Origem do conhecimento O conhecimento empregado para a arquitetura do Programa de Desenvolvimento Comunitário usufruiu de fontes de saber de algumas das melhores práticas desenvolvidas em Angola nos últimos trinta e um anos de atuação da Organização Odebrecht no país.

Orientado pela Política sobre Sustentabilidade da Organização e embasado na Diretriz de Programas Sociais da Engenharia e Construção, o Programa foi construído e desenhado contemplando as dimensões de geração de oportunidade, inserção produtiva geradoras de trabalho, renda e riqueza, adoção de práticas ambientalmente sustentáveis e socialmente justas, empoderamento da comunidade

e fortalecimento da governança e cidadania, todas sob uma pespectiva de auto-sustentação com resultados a curto, médio e longo prazo. A Tecnologia Empresarial Odebrecht foi a ferramenta norteadora do programa com seus princípios, conceitos e critérios que valorizam as potencialidades do ser humano, como a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados sempre. O Conhecimento prático originou da cooperação e sinergia com outros projetos da natureza de agricultura familiar que vem sendo desenvolvidos no ambiente Angola. O Programa de Desenvolvimento Comunitário estruturou vistas técnicas de cooperação ao programa Kukula Ku Moxi, em Malange, e a Fábrica de sabão no Zango, Luanda. Experiência única, uma vez que pode-se visualizar todas as fases do processo produtivo e dificuldades enfrentadas dessas duas cadeias de valor executadas há seis anos e há três anos, respectivamente.

7

Complementarmente, buscou a transferência de tecnologia entre programas de agricultura familiar através do Guia de implantação da Horta Orgânica e visita técnica da engenheira agrónoma Elielda Fernandes, Sodepac. O conhecimento tradicional proveniente da comunidade Hanha em respeito à cultura e vocações regionais foram fundamentais para o desenvolvimento exitoso do programa ao longo desses 24 meses. O diálogo com partes interessadas, como órgãos governamentais e Ong´s fomentaram e reforçaram a estratégia que estava sendo desenhada para a estruturação do programa. Adicionalmente, o diálogo transparente constante com as partes interessadas e comunidade subsidiou as ações de monitoramento e avaliação dos resultados que estão sendo alcançados. A competência dos membros da equipe desenvolvedora do Programa e a experiência teórica e prática, bem como a busca na literatura especializada compreenderam também a ciência empregada.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


2

2.1. Descrição Na concepção do Programa de Desenvolvimento Comunitário da Hanha do Norte, definiu-se um PROJETO propósito muito claro a ser conquistado: a autossustentação e perpetuidade do programa de responsabilidade social, visando a otimização de recursos e sua independência financeira do Projeto Sonaref | Infraestruturas para a Refinaria de Lobito.

Assim, o Programa objetiva promover a participação coletiva através do empoderamento da comunidade em torno das necessidades e carências sentidas e nas escolhas decididas pela comunidade para sanar tais gargalos de desenvolvimento. A estratégia adotada foi fortalecer a comunidade para o trabalho cooperativo. Preocupou-se em investir no fortalecimento da governança e cidadania local através da construção de uma associação estruturada, sólida e gestora do seu negócio com o objetivo de superar as necessidades e carências identificadas na comunidade. O objetivo foi reforçar os laços comunitários para torná-los responsáveis pela sua própria transformação. Em suma o programa consiste no estabelecimento de uma Associação Comunitária formada e instituída legalmente com o objetivo de gerir as ações de Geração de Emprego e Renda e as Ações de Desenvolvi-

mento Social. Ações de Geração Renda estão consolidadas em: Fábrica de Sabão Ecológico, 2 Unidades de Processamento de Fuba de Milho e Agricultura Familiar. As Ações de Desenvolvimento Social têm como foco os programas: Saúde, Alfabetização de Adultos, Cidadania, Resgate da Cultura e Educação Ambiental. A Associação realiza de maneira independente a busca de novos clientes e parceiros para suas atividades desempenhadas, bem como, toma, de maneira autônoma, decisões estratégicas de investimentos dos recursos captados. 2.2. Data de início O Programa de Desenvolvimento Comunitário teve início em Setembro de 2013. Os primeiros seis meses do Programa foram estruturados com o propósito de conhecer intimamente a comunidade e mobilizar esforços para um objetivo comum buscando o fortalecimento dos laços comunitários e tornando-os responsáveis pela sua própria transformação.

8

A área prioritária de atuação no início do programa foi identificação e formação de Lideranças Comunitárias, dado que a educação promove geração de oportunidades de trabalho, tendo este como fator de desenvolvimento pessoal e profissional e de inclusão social produtiva. Neste sentido uma das tecnológicas aplicadas foram 2 formações: a 1ª com 52 jovens focalizada em Empreendedorismo com Base em Economia Solidária, setembro de 2013 e 2ª com 31 líderes da comunidade com o foco em Cooperativismo para a formação da Associação da Hanha do Norte em Março de 2014. Ambas as formações foram fundamentais para a estruturação e arquitetura do programa uma vez que foi através destas que se desenhou em conjunto com a comunidade a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) da comunidade destacando assim as linhas de atuação de curto, médio e longo prazo. Essa fase de mobilização galgou resultados rápidos e motivadores fundamentais para a articulação com a comunidade.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


2

2.3. Estágio em que se encontra

O Programa após 24 meses em decurso está em uma fase de Monitoramento e Avaliação, na qual, busca-se constantemente à mensuração dos avanços e resultados obtidos, assim como reavaliar os ajustes que se mostrarem necessários para a obtenção de maiores e melhores resultados.

PROJETO PROJETO

Em abril de 2014 foi criada a unidade gestora do programa, a Associação Tuyula Lomunga, com o propósito de conduzir a auto-sustentação do Programa diante das iniciativas empreendedoras e projetos inovadores estruturados pela própria comunidade. E, em Maio de 2015, logrou-se o estabelecimento e registro legal diante aos órgãos Angolanos competentes desta Associação. Reconhece-se essa conquista de resultado como um indicador

positivo de sucesso das atividades de geração de renda e riqueza, bem como, indicador de perpetuidade do programa. É evidente o aumento significativo na melhoria da qualidade de vida da comunidade da Hanha, seja esse progresso relacionado com o incremento de renda e riqueza, avanço relacionado as questões de saúde, elevação da escolaridade de adultos ou grau de satisfação em se sentir parte do desenvolvimento promovido e da conquista da cidadania mediante a emissão de documentos civis. O posicionamento do coletivo perante aos órgãos governamentais e os parceiros e as conquistas em prol do coletivo demonstra que o impacto do Programa é positivo. Os impactos e resultados apresentados consideram os benefícios diretos, tangíveis e intangíveis, sentidos e expressos pelos executores das atividades. A crescente busca dos pequenos agricultores a se confederarem à Associação Tuyula Lomunga nos permite fazer uma estimativa que das atuais 120 famílias no programa de agricultura familiar 9

outras venham a fazer parte nos próximos meses. A formalização da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário de Angola obtendo-se, assim, formações técnicas e as melhores variedades de sementes para o plantio na região foi um grande passo nos últimos 8 meses de programa. O programa tem planejado para os próximos 4 meses (dezembro/15) a consolidação de uma padaria, e, para o ano seguinte (2016) a concessão de um plante de combustível em nome da Associação. No âmbito dos produtos agrícolas comercializados pela Associação Tuyula Lomunga busca-se um aumento em 40% da produção comercializada atualmente e a conquista de outros clientes parceiros regionais. Almeja-se que em 2016 a associação esteja fornecendo através da padaria e agricultura familiar a merenda escolar para os 800 alunos da escola primária da Hanha do Norte. E, no que toca a fábrica de sabão, tendo em vista a produção mensal de mais de 15 mil barras, já se obteve a construção de uma maquinaria que permita um processo mais industrializado do sabão.

Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


Equipe

2.4. Composição das equipes A Equipe do Programa de Desenvolvimento Comunitário está estruturada em duas competências de atuação, coordenadora e executora. A equipe de Responsabilidade Social do Projeto Sonaref tem o papel de traçar em conjunto com a comunidade as diretrizes de orientação das ações e a equipe Associação execução propiamente dita das atividades propostas. A equipe Sonaref, composta por 5 membros, conduziu a concepção do programa, coordena e acompanha execução do mesmo. É multidisciplinar composta por: engenheira, administrador social e técnicos agrícolas. A equipe gestora da Associação Tuyula Lomunga, formada em abril de 2014, está financiada pelos rendimentos da própria Associação oriundos das atividades desempenhadas de geração de emprego e renda. E, está composta por membros da própria comunidade com habilidades e competências desenvolvidas através da Educação Pelo Trabalho durante a execução do programa. Atualmente a associação custeia salários para os seus 25 funcionários e financia o subsídio dos professores de alfabetização de adultos mensalmente. Esse quadro de responsabilidade de 100% de execução da Associação alcançou-se a medida que a Associação tornou-se gestora do seu próprio negócio. Estratégia esta traçada desde o início das ações de inserção produtiva. As equipes, Odebrecht e Associação, caminham em dois trilhos em paralelo com a mesmo objetivo auto-sustentação do programa social.

Henrique Pequenino Resp. Articulação Associação e Sonaref

Abel Canhoha Resp. Cultura e Extensão Rural

Flávia Gabriela

Poti Malaquias

Gerente de Sustentabilidade

RP Social

Hermenegildo Nascimento Tec. Agrícola

Equipe

Sapalo Dinheiro Tesoureiro Associação

Ricardo Inácio Vice Diretor

Técnica de Laboratório | Posto de Saúde Afonso Quessongo Dias Joaquim Resp. Conservatória Hanha do Norte Sonia Resp. Moagem e Adubo Gabriel Caquarta Elias Responsável Fábrica de Sabão

Bonifácio Joaquim Diretor Associação

15 Professores da Alfabetização de Adultos 2 Apoio agrícola 4 Operadores da Moagem 9 Empresárias do Sabão 2 Seguranças Patrimoniais

10 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


2

2.5. Parcerias estabelecidas Parcerias estruturadas são reconhecidas como indissociáveis PROJETO do processo de desenvolvimento e, por isso, tratadas como estratégicas. Sejam essas no âmbito governamental, privado, acadêmicas ou do terceiro setor. O Programa de Desenvolvimento Comunitário estabeleceu ao longo dos últimos vinte e quatro meses parcerias em diferentes esferas de atuação buscando sempre potencializar as atividades desenvolvidas pelo Programa e pela Associação Tuyula Lomunga. Os parceiros abaixo destacados foram mobilizados em fases distintas do desenvolvimento do Programa. Estas ocorreram num processo em espiral de conquistas de parceiros, em que a superação de uma determinada fase gera novas necessidades e oportunidades de parcerias. Um processo que afinal, não perece. Os órgãos governamentais foram articulados juntamente com a fase de mobilização e iniciação do Programa com o objetivo de promover a participação coletiva através do empoderamento da comunidade em torno das necessidades sentidas, nos aspectos percepcionados e nas opções decididas pela comunidade focada na convergência de interesses entre as partes interessadas, governo e comunidade.

atividades econômicas desenvolvidas. Entretanto, os parceiros privados seguem também na fase de monitoramento e avaliação uma vez que este são o “termômetro” da associação com o mercado. Os parceiros técnicos tiveram como objetivo potencializar as ações já desenvolvidas pelo projeto buscando novas tecnologias agrícolas. As entidades do terceiro setor estiveram presente na fase de monitoramento e avaliação. O CIES (Centro Informazione e Educazione Allo Svilppo), estabeleceu uma parceria de cooperação sul-sul, na qual as comunidades apoiadas pelo CIES estiveram em contato com o modelo de desenvolvimento aplicado e desenvolvido na Hanha. Adicionalmente, a parceria rendeu a submissão de projecto a ser financiado pela União Europeia.

As conquistas das parcerias provocaram uma sábia mistura de resultados rápidos, motivadores, ativadores e, principalmente, mobilizadores do processo de reOs parceiros da iniciativa privada foram estabelecidos na fase de trans- sultados de longo prazo auto-susformação social econômica com o fim de potencializar e expandir as tentáveis.

Associação Tuyula Lomunga Associação formada por meio do Programa de Desenvolvimento Comunitário a qual dirige todas as atividades de geração de emprego, renda e riqueza e coordena os projetos de desenvolvimento social. Programa de Agricultura Familiar:

Projeto Sonaref | Parceiro comprador dos Produtos Agrícolas produzidos pelos agricultores da Hanha do Norte e comercializados pela Associação. Responsável pela compra mensal de 5 toneladas de hortaliças para 2.000 refeições/dia. Esses itens são de reconhecida importância no cardápio diário do refeitório do Projeto Sonaref. IDA - Instituto de Desenvolvimento Agrário de Angola Parcerias estabelecida para o projeto de escola de campo e para o fornecimento de variedades de sementes de milho e feijão mais resilientes e adubação adequada.

11 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


Kukula Ku Moxi, Sociedade de Desenvolvimento do Polo Agroindustrial de Capanda (SODEPAC), Malanje | Apoio técnico na área agrícola aproveitando a sistematização das práticas desenvolvidas e tecnologias aprendidas do programa aplicando dentro da realidade da Hanha do Norte.

Ações de Desenvolvimento Social | Parceiros Institucionais Administração da Zona 10 Culango – Hanha do Norte | Apoio em todas as atividades desenvolvidas pela Odebrecht Angola Sonaref e Associação Tuyula.

Fazenda Hagra S.A.R.L | Detentor da área de aplicação do Programa Direcção Municipal de Educação do Lobito | Apoio no fornecimento e apoiador parceiro junto aos agricultores familiares. de material didático para Alfabetização de Adultos. Parceiros Fábrica de Sabão Ecológico Artesanal Tuyula Lomunga

Administração Municipal do Lobito, Direção do Ambiente e Espaços Verdes | Apoio das ações de educação ambiental e estabelecimento de parcerias para a Fábrica de Sabão. Bar Vargas Cervejaria Fininho Colina Estaleiro Sonaref Hotel Restinga/Lobito Hotel Terminus/Lobito Hotel Turimar/Lobito Hungry Lion/Benguela Hungry Lion/Lobito Kassanga Bar KFC/Benguela Leonor Carrinho Loja Kero/Benguela

Direcção Municipal de Saúde do Lobito | Parecerias nas mobilizações das Ações de Saúde da Comunidade. Direcção Municipal de Assistência e Reinserção Social | Apoio nas ações de resgate à cultura. Carnaval, 2014. CIES – Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo | Cooperação sul-sul e potencial financiamento para as ações de 2016.

Loja Kero/Lobito População, Campanha do Meio Ambiente Restaurante Ferro Velho Restaurante Zona Mais Shoprite/Lobito

12 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


2

2.6. Problemas observados

Falta de Água A grande dificuldade PROJETO observada e vivenciada no início do programa foi a falta de água para a irrigação das lavras e hortaliças cultivadas pelos pequenos agricultores. Durante o ano de 2013/2014 o rio Cubal, o qual forma o vale agrícola da Hanha do Norte, esteve com os seus menores índices de caudais registrados nos últimos anos. A escassa chuva na região, característica própria do clima do sul de Angola, aliada com a diminuição de água do rio e dos canais de irrigação dificultaram bastante a produção agrícola. Grandes parcelas de milho foram perdidas entre maio e agosto de 2014 em detrimento da falta de água. Apenas os pequenos agricultores junto as margens do rio tiveram sucesso em suas lavras nesse período. A falta de água é algo já vivenciado pelos

agricultores que em muitos anos possuem uma baixa de produção no período de estiagem. Buscando solucionar o problema da sazonalidade das chuvas em agosto de 2014 parte da água do rio começou a ser bombeada para um açude. Essa água beneficiou agricultores e possui um potencial para 100 agricultores de hortaliças. Fortes Chuvas de Março/2015 Em contrapartida aos problemas observados em 2014, falta de água, as fortes chuvas do mês de março de 2015 também dificultaram a produção agrícola. Estima-se que 80% do milho concedido em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Agrário, em dezembro de 2014 (1000kg de sementes), tenha sido perdido devido as enchentes do mês de março. Além da perda da produção, após as fortes chuvas diversos trechos do canal de irrigação da comunidade foram destruídos tornando-se praticamente impossível a produção agrícola em áreas distantes das margens do rio Cubal. Grande parte dos agricultores tiveram suas ferramentas, como catanas, enxadas e motobombas, perdidas ou danificadas devido

a inundação. De modo a superar essa perda material foi instituído uma ação de fortalecimento e incentivo à agricultura juntamente com a Associação Tuyula Lomunga e a comunidade da Hanha do Norte. Após estabelecer o plano de fortalecimento à agricultura a Associação distribuiu 1000kg de semente de feijão manteiga, 500 catanas, 400 enxadas e 10 motobombas aos agricultores associados ao programa de Agricultura Familiar. “Os agricultores que receberam foram os premiados pela atuação forte e confiança no programa de agricultura familiar. Brindamos também aqueles agricultores que haviam sido muito prejudicados com as chuvas de março e abril.” afirma: Bonifácio Joaquim, presidente da Associação. Nesta ocasião também foram apresentados os resultados galgados nos últimos 12 meses de agricultura familiar e as ações de construção de novas infraestruturas da Associação com o objetivo de manter os agricultores e associados da região motivados.

13 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


2

2.7. Custos incorridos e/ ou investimentos Os investimentos aportados pelo Programa de Desenvolvimento PROJETO Comunitário, no que toca a infraestrutura construída (2013/14) e mão-de-obra Odebrecht (2013/15), foram custeados pelo Projeto Sonaref conforme apresentado abaixo. Para o período de julho de 2015 à abril de 2016 o programa possui, como contrapartida Odebrecht, um orçamento da ordem de $468 mil dólares a serem aplicados nas modalidades abaixo destacadas. Acredita-se que parte do recurso orçado para esse período não será executado tendo em vista a apropriação pela Associação das atividades e responsabilidade do programa como um todo. A partir de 2014 todo o investimento de op eracionalização das atividades, com exceção dos salários dos integrantes Odebrecht, foi, e segue sendo, custeado pela Associação Tuyula Lomunga. Os custos de Manutenção dos Processos de Geração de Emprego e

Renda, nomeadamente Fábrica de Sabão e das duas unidades processadora de Fúba, bem como dos 25 funcionários da Associação são todos arcados com os fundos arrecadados pela venda dos produtos, agrícolas e sabão, e operação da moagem do milho. Esses processos são autossustentáveis e geridos pela associação Tuyula Lomunga desde abril de 2014. A associação também reinveste parte dos lucros na própria comunidade como por exemplo: o apoio de construção de uma nova conduta de água para estação de

tratamento, pequenos reparos na comunidade, construção de fontanários, construção da casa da desfareladora de milho, construção da padaria e do novo armazém. Está nos planos da Associação a gestão de mais três programas de geração de renda: padaria, fornecimento de bens alimentícios (pão e hortícolas) para merenda escolar e operacionalização de uma estação de combustível. Essas ações estão estruturadas para dezembro de 2015, fevereiro de 2016 e março de 2016 respectivamente.

Investimentos Realizados Set/2013 - Julho/2015 ($ USD) Total Programa Desenvolvimento Comunitário Recursos Humanos Outros Custos - Infra./Equip./Consumíveis Equipamentos Incorporados / Fabricados Materiais Subempreiteiro Gastos Gerais Horas Equipamentos Orçamento - Jul/2015- Abril/2016 ($ USD) Total Programa Desenvolvimento Comunitário Recursos Humanos Outros Custos - Infra./Equip./Consumíveis

$1,061,184 $819,082 $242,102 $68,150 $42,735 $42,246 $58,323 $30,649 $468,533 $275,033 $193,500

14 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

O Programa foi desenhado e estruturado com uma estratégia voltada para resultados sustentáveis de impacto e transformação social tendo sempre o envolvimento da comunidade no desenvolvimento RESULTADOS da ação. Em 24 meses de atuação do OBTIDOS Programa as ações implementadas de maneira objetiva, concreta e mensurável alcançaram resultados de curto prazo alinhado com o horizonte de médio e longo prazo. Esses resultados iniciais se mostraram como excelentes estratégias para motivar e engajar a comunidade do possível alcance do objetivo macro comum mandante, consolidação da Associação gestora do próprio negócio, atualmente alcançado. O principal resultado é a aprendizagem coletiva e construção social do saber local.

autônoma, decisões estratégicas de investimentos dos recursos captados.

Os indicadores de resultado do programa de desenvolvimento comunitário Tuyula Lomunga devem ser divididos em dois grupos: os indicadores de esforço, que apresentam dados de participantes, números de capacitações realizadas, número de atendimentos; e os indicadores de resultados, que medem além do esforço, outras variantes, como por exemplo, o incremento de renda.

Em abril de 2014 foi constituído o primeiro corpo diretivo da associação após uma formação técnica de 31 membros da comunidade em associativismo e cooperativismo para a concepção do modelo da associação. Nesta oportunidade, instruiu-se sobre: identificação dos negócios de desenvolvimento econômico que seriam administrados pela associação, realização de balanço financeiro, gestão dos recursos, a elaboração de atas de reunião e até mesmo registro legal de uma organização comunitária nos órgãos competentes. Ressalta-se que do grupo de 31 pessoas apenas 4 permaneceram com a determinação de levar a frente as ações identificadas pelo programa de desenvolvimento comunitário.

Auto-sustentação: Associação Tuyula Lomunga Estabelecimento, consolidação e legalização da Associação Tuyula Lomunga, gestora de todas as atividades de geração de renda e das ações de desenvolvimento social. Os resultados concretos de cada uma das ações elencados nos itens seguintes. A consolidação e estruturação da Associação garante a autossustentação do programa após o término da obra. Atualmente a Associação segue sendo tutoreada pela área de Responsabilidade Social da Sonaref, entretanto, já detêm competências e qualificações para caminhar por si só. A Associação realiza de maneira independente a busca de novos clientes e parceiros para suas atividades desempenhadas, bem como, toma, de maneira

Associação emprega 25 funcionários nos vários sub-programas e coordena as atividades 15 professores de alfabetização. Tem um faturamento mensal na ordem de $13 mil dólares, representado em um faturamento acumulado de $174 mil dólares em 17 meses (abril/14-julho/15), e, beneficia 1200 famílias (4800 pessoas) com seus programas. $12,976.70 + $372.40 +$43,742.05 + $7,487.00 + $ 117,518.73 = $ 174,609.88

Moagem Desfareladora Sabão Laboratório Clínico Agricultura Faturamento Total

15 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Em dezembro de 2014 iniciou-se o processo de legalização do estatuto da associação junto a conservatória. Já RESULTADOS em março de 2015 foi OBTIDOS emitido o Número de Identificação Fiscal junto ao ministério das finanças e havia sido protocolado a certidão de registro da Associação para a publicação no Diário da República. Em Maio de 2015 foi publicado e homologado o nome da Associação no Diário da República, último passo a ser cumprido pela Associação para a legalização completa da associação. A estratégia inicial adotada foi fortalecer a comunidade para o trabalho cooperativo. Preocupou-se em investir no empoderamento das pessoas e na construção de uma associação estruturada, sólida e gestora do seu negócio. O objetivo foi reforçar os laços comunitários para torná-los responsáveis pela sua própria transformação. Com esses passos sólidos a As-

sociação está legalmente reconhecida perante os órgãos nacionais. Esses são grandes passos no rumo da autossustentação do Programa Desenvolvimento Comunitário. Formação para além de Associativismo Desde Outubro de 2014 a Associação possui um caminhão para apoio das operações logísticas: transporte de mercadorias agrícolas, recolha do óleo de cozinha compra de insumos entre outros. Buscando a sustentabilidade e perpetuidade do programa e do equipamento um dos jovens da comunidade foi apontado pela Associação por ser o responsável do transporte. Este foi formado pelo Programa Acreditar no módulo Operador de Veículos Pesados e atualmente coordena todos a operação de transporte. Unidade de Processamento de Milho Estabelecida em junho de 2014, a moagem de fuba de milho processou mais de 260 toneladas em 15 meses de operação (jun/14ago/15) e realizou mais de 12.249

atendimentos com uma média de 21kg de milho por pessoa atendida. Diariamente a moageira processa 720kg de fuba resultando em média 18 toneladas mensais processadas para mais de 700 famílias beneficiadas. A unidade de processamento de milho possui um faturamento mensal de $900 dólares que garantem a rentabilidade do negócio e emprega quatro funcionários. Ganho Econômico: A moagem instalada na Hanha reduziu em 80% o custo de moagem das famílias quando comparado com o mesmo produto moído no Lobito, rotina vivenciada pelos moradores da Hanha. São aproximadamente $9,50 dólares que são deixados de ser desembolsados em transporte e outras despesas a cada 50kg de fuba processada resultando diretamente em uma melhoria de qualidade de vida para a comunidade. Calcula-se que mensalmente o funcionamento da moagem na Hanha gere uma economia da ordem de $3mil usd resultando um ganho econômico acumulado de $50 mil usd nos últimos 15 meses.

16 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Da Moagem para a Desfareladora investimento que deu certo! Após 13 meses de gestão da unidade de RESULTADOS Moagem da comuniOBTIDOS dade a Associação Tuyula Lomunga fez a aquisição de uma nova unidade de processo para o milho com os recursos advindos da operação da Moagem. Com um investimento de $ 6.8mil usd a desfareladora busca cumprir um papel importante para a melhor qualidade da fuba de milho, uma vez que, esta tem a função de “quebrar” o milho para que seja solta a pelicula buscando assim uma fúba mais branca e fina. Para além da melhoria da qualidade do produto a ser consumido, as mulheres da comunidade podem agora dedicar seu tempo para outras tarefas como educação, por exemplo, uma vez que parte do processo manual do trato do milho foi otimizado.

Em dois meses de operação já processou 7 toneladas de milho e atendeu 300 pessoas. A instalação dessa nova unidade gerou um ganho econômico de $1.344 (usd) entre junho e julho de 2015. Em média cada pessoa atendida processa 27 quilos de milho.

GANHO ECÔNOMICO MOAGEM ACUMULADO JUN/14 -AGO/2015 Custo Cenário Lobito

$62.288

Custo Moag. Hanha

$12.977

Ganho Econômico

$49.311

$Série1

$10.000

$20.000

Ganho Econômico $49.311

$30.000

$40.000

$50.000

Custo Moag. Hanha $12.977

$60.000

$70.000

Custo Cenário Lobito $62.288

GANHO ECONÔMICO DESFARELADORA 4500 4000 3500 3000 2500 2000 1500 1000 500 0

4250 Kg

2826 Kg

$1.020

$808

$678

$213

$141

jun-15

jul-15

Kg Milho Desfarelado

jun-15 4250

jul-15 2826

Custo Cenário Lobito

$1.020

$678

Custo Moag. Hanha

$213

$141

Ganho Econômico

$808

$537

Kg Milho Desfarelado

Custo Cenário Lobito

Custo Moag. Hanha

$537

Ganho Econômico

17 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Fábrica de Sabão Ecológico: do varejo ao atacado O sabão em barra produzido pela Associação Tuyula Lomunga é RESULTADOS conhecido para além OBTIDOS das divisas do município do Lobito e província de Benguela. Além de ser uma fonte de renda para a comunidade da Hanha do Norte é também uma ação socio-ambiental para o desenvolvimento saudável do meio ambiente através da coleta seletiva do óleo de cozinha usado para a fabricação artesanal do sabão ecológico. Assim, ao mesmo tempo que o sabão contribui pra a geração de trabalho e renda da Associação Tuyula Lomuna contribui positivamente para o equilíbrio e proteção do meio ambiente. Mensalmente são produzidas em média 10 mil barras de sabão representados por 3.300 kg que são comercializados em mais de 10 comunas chegando até o Sumbe, Kwanza Sul. Nos 15 meses de operação a Associação estruturou um processo de coleta seletiva na cidade do Lobito e atualmente a Associação possui 18 parceiros colaboradores para a iniciativa do sabão que armazenam e doam o óleo de fritura de suas instalações. Dentre esses estão: grandes redes de supermercados, cozinhas industriais e estabelecimentos de gastronomia. Em 15 meses de operação a iniciativa do sabão Tuyula já reciclou 25.937 litros de óleo e fabricou 92.770 barras de sabão (31 ton) e faturou $41 mil usd. A fábrica de sabão emprega diretamente 10 pessoas, sendo 90% mulheres da comunidade. 18 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Agricultura Familiar: Este eixo temático do Desenvolvimento Econômico busca ampliar a geração de Renda & Riqueza entre os agricultores locais, trabalhando de forma associativista na produção de Hortaliças a RESULTADOS serem comercializadas junto ao aos mercados OBTIDOS locais. Esse eixo tem por objetivo potencializar o cenário atual de pequeno produtor agrícola de subsistência para atingir um mercado de venda do excedente para o município e província. Com o foco em produção de hortifruti, o programa foi inspirado na experiência de sucesso realizada pela Odebrecht Angola. O programa de agricultura familiar tem como subprogramas a Capacitação Técnica Agrícola, Intercâmbios de Cooperação Técnica, Acesso a insumos e mercados. Até Agosto de 2015, 205 famílias agricultoras haviam sido beneficiadas diretamente pelo programa de agricultura familiar. Entre janeiro e agosto de 2015 apenas 144 famílias estavam ativas no programa. Notou-se uma redução significativas tendo em conta as fortes chuvas do mês de março que prejudicou grande parte da produção agrícola.

O programa comercializa mensalmente em média 6 toneladas de hortaliças. Em 2014 a Associação comercializou 54 toneladas de produtos agrícolas produzidos pelos pequenos agricultores. E, entre janeiro e agosto 2015 já alcançou 42.5 toneladas de produtos vendidos. São doze culturas de hortaliças e quatro culturas de frutíferas que compões esse mercado. Em 15 meses o programa promoveu um incremento médio de renda de aproximadamente $134 dólares por família produtora. Em 2014 o incremento foi na ordem de $107, e até agosto de 2015 o incremento médio de renda ficou na ordem de $ 112 dólares.

No âmbito dos produtos agrícolas comercializados pela Associação Tuyula Lomunga busca-se um aumento em 40% da produção atual e a conquista de outros clientes parceiros regionais. É sabido que a agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar pequenos negócios nas economias locais. Portanto, o programa não somente tem o objetivo do incremento de renda dos produtores como também busca a melhoria da segurança alimentar da comunidade. Além disso, os produtores familiares são custódios de um entendimento muito precioso da ecologia local e da capacidade da terra, conhecimentos que refletem na gestão sustentável das paisagens sendo eles os grandes responsáveis pela manutenção dos serviços ecossitêmicos dos recursos naturais que os circundam.

19 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Ações de Desenvolvimento Social O desenvolvimento não se promove com um único individuo ou com RESULTADOS uma única instituição, OBTIDOS assim a contribuição ativa com os Governos e representantes da Sociedade na formulação de Políticas Públicas participativas e outras iniciativas que visem promover o desenvolvimento sustentável da região torna-se de suma importância. Muitas vezes as iniciativas de Desenvolvimento Social já estão arquitetadas pelas esferas governamentais, entretanto com baixa execução nas bases comunitárias. Com esse objetivo nascem as Ações de Saúde na Comunidade, Alfabetização de Adultos, Valorização Cultural, Cidadania e Responsabilidade Ambiental desenvolvidas pelo Programa. Todas essas ações são coordenadas, desde sua data de estabelecimento, pela associação Tuyula Lomunga. Saúde na Comunidade Ações de Saúde na Comunidade com o foco em Malária, VIH/Sida, Parteiras Tradicionais e Programa Alargado de Vacinação em esferas de qualificação dos agentes de saúde e emprego de tecnologias de saúde. A repartição municipal de saúde do município do Lobito possui

seus eixos de estratégias de atuação, assim, o papel do Programa é apenas potencializar a esfera governamental e incrementar com novas tecnologias e soluções. Laboratório Clínico 2013 - Malária: capacitação de 4 enfermeiros do posto de saúde da Hanha do Norte para a coleta, raspagem e tratamento adequado dos pacientes com sintomas de malária. Entre Nov.13 e Maio diariamente eram encaminhadas para a clínica Projeto Sonaref as lâminas com amostras sanguíneas, situação que anterior ao programa de saúde não acontecia no posto de saúde. Antes os casos suspeitos eram tratados como malária e assim eliminou-se o falso positivo com a análise laboratorial. Com o propósito de evitar a dependência do posto de saúde junto a Sonaref, em setembro de 2014 a Associação Tuyula Lomunga fez a aquisição de um Microscópio para as análises clínicas e contrataram uma analista que diariamente investiga as lâminas. Uma média de 165 pessoas são atendidas mensalmente no laboratório clínico para um dos 6 tipos de análise. Geralmente quem se apresenta no posto realiza em média 4 análises. A análise mais realizada é o paludismo. O estabelecimento do laboratório cínico gerou um ganho económico da ordem de $8.358usd quando comparado aos mesmos exames se executados no Lobito. Calcula-se que o ganho econômico acumulado considerando a logística somado aos custos laboratoriais alcance o montante de $28 mil dólares. Brigada de Fumacê Para a prevenção à malária a comunidade articulou junto ao governo municipal a designação de 2 máquinas para o fumacê. Adicionalmente, estruturou uma brigada de fumacê a qual todos os dias opera para a redução do mosquito do paludismo nos 11 bairros da comunidade.

20 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


GANHO ECÔNOMICO GANHO ECONÔMICO LABORATÓRIO CLÍNICO NA COMUNIDADE Cenário Lobito $18.000 $16.000 $14.000 $12.000 $10.000 $8.000 $6.000 $4.000 $2.000 $-

Realizado Hanha

Exames

$8.358

Ganho Econômico

Logística

$19.824

$8.358,00

Total $3.573

$2.469

$2.004

$294

Hb

VS

RWD

VRDL

Total

Cenário Lobito

$5.955

$4.115

$5.010

$735

$15.845,00

Realizado Hanha

$2.382

$1.646

$3.006

$441

$7.487,00

Ganho Econômico

$3.573

$2.469

$2.004

$294

$8.358,00

$28.182 $-

Ganho Econômico

$5.000 Total $28.182

$10.000

$15.000 Logística $19.824

$20.000

$25.000

$30.000

Exames $8.358

As ações do Programa Alargado de Vacinação e VIH/Sida são articuladas junto à direção provincial de saúde. A associação apoia a política nacional do Ministério da saúde da Republica de Angola, que tem como objetivo principal vacinar os cidadãos que ainda não completaram o ciclo de vacinas básicas para prevenção de doenças, principalmente as crianças. Parteiras Tradicionais O Programa Parto Seguro é desenvolvido pelo Projeto Sonaref em parceria com a Direção Municipal de Saúde do Lobito, Povoação da Hanha do Norte e Associação Tuyula Lomunga. Esse programa tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho das parteiras tradicionais com sua sabedoria, capaz de perceber o caráter familiar e íntimo do nascimento dos bebês. O Programa possui uma formação de 20h sobre os assuntos relacionados à gravidez, parto, resguardo, aborto e cuidados com o bebê, temas que fazem parte do dia-a-dia da parteira e acompanhante da mamãe grávida. Para além da formação, as parteiras recebem um kit completo para parto e são acompanhadas estatisticamente pela Associação e posto de saúde. Um total de 13 parteiras foram capacitadas em 2014. 21 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Alfabetização de Adultos A Alfabetização de adultos conta com a participação de 458 alunos, onde 78% são mulheres lavradoras. O programa RESULTADOS é reconhecido pela Repartição OBTIDOS Municipal de Educação e segue metodologia adotada pelo Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar do Ministério da Educação com o método Cubano Sim, Eu posso! Os 458 alunos são lecionados por 15 professores pelo governo para serem alfabetizadores. O programa teve início em 2013 e as aulas são diárias. O Projeto Sonaref apoiou com a mobilização junto ao governo municipal, publicação dos manuais educativos, aquisição de material escolar, acompanhamento dos professores e, entre 2013/2015, com a ajuda de custos de $100 usd mensais para 12 professores. Ressalta-se que 3 professores são custeados pela própria Associação. Até agosto 2015 o programa já havia aportado o valor de $27 mil dólares com os subsídios dos professores. Em contrapartida a Associação já desembolsou $2.500 com o pagamento dos professores nos últimos 8 meses. Um dos indicadores de acompanhamento de sucesso do programa é o número de alunos aprovados na prova de proficiência e o número de não desistentes. Os alunos foram submetidos à uma prova de proficiência em 2014 e obteve-se 75% de aprovação. Já os alunos que foram submetidos em Junho de 2015, segunda prova de nível, obtiveram 67% de aprovação. Cerca de 251 alunos estão no programa desde novembro de 2013. Esses já estão no 2º e3º módulo de alfabetização representando mais um indicador de resultado do programa de alfabetização. 22 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Responsabilidade Ambiental O eixo de responsabilidade ambiental é transversal e se RESULTADOS desdobra grupos de OBTIDOS ações, o de Educação Ambiental, focado na educação e conscientização dos alunos da escola e Lideres Tradicionais, Sobas, abordando e discutindo a importância de manter os espaços comunitários limpos, executar o plantio de árvores nativas, recuperar áreas degradas e o eixo de desenvolvimento e construção de banheiros ecológicos com o objetivo de evitar enfermidades. Paralelo à educação ambiental, o eixo conta com a concepção e um Viveiro Comunitário para produção de mudas nativas e outros de propágulos como o de hortículas para o programa de agricultura familiar.

Valorização da Cultura Ação de contribuição para a preservação da memória e da história da Hanha do Norte, buscando o fortalecimento comunitário objetivando assim amenizar os impactos negativos diante da entrada de novos valores culturais junto a comunidade. * Cinema Comunitário (ação semanal com mais de 200 crianças)

* Sonaref Circuito Cinema Verde (ação mensal) * Apoio e Fomento ao grupo Carnavalesco Mãe Africa, Público Alvo 170 pessoas. * Fomento ao Grupo de Cultura – 35 Pessoas (Crianças e Adolescentes) * Fomento do Artesanato com foco no desenvolvimento econômico e cultural.

São aproximadamente 40 pessoas representantes de 8 comunidades da província de Benguela (Lobito, Benguela e Bocoio), assim como, educadores multiplicadores sociais do Circulo Rastafari de Benguela. Toda a formação é trabalhada sob a ótica da pedagogia por projetos, onde se aprende algo, aprende a fazer algo e executa em suas próprias comunidades tornando-os cidadãos ativos no Parceria Estruturantes Tuyula desenvolvimento das suas comuLomunga, Odebrecht e CIES nidades. São abordados temas A parceria entre a Associação comunitários, tendo em vista o deTuyula Lomunga, Odebrecht senvolvimento sustentável na perSonaref e a Ong CIES (Centro pesctiva das 5 dimensões da susInformazione e Educazione Allo tentabilidade: ambiental, cultural, Svilppo) foi estabelecida com o político instucional, económico e objetivo de multiplicar as boas tecnológico. práticas e lições aprendidas do programa de desenvolvimento co- Em 2015 foram realizados 5 enmunitário, executado na comuni- contros de troca de experiências: dade da Hanha do Norte. * Maio: Empreendedorismo Social; * Junho: Desenvolvimento SusOs encontros acontecem mensal- tentável; mente na comunidade da Hanha * Julho: Eficiência no Trabalho e do Norte. A Odebrecht contribui Desempenho Social (ferramenta com o apoio logístico e formação PDCA); (metodologia e execução). O pro- * Julho: Atividades práticas grama teve início no dia 30 de * Agostp: Consolidação da Exmaio de 2015 e se estenderá até ecução das Atividades: dezembro do presente ano. * Atividades nos dias 12 e 26 de Setembro e nos dias 10 e 24 de Outubro 23 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


3

Imagem & Comunicação Apresenta-se aqui o reconhecimento nos meios de comunicação internos e externos á OrganRESULTADOS ização buscando gaOBTIDOS rantir exposição positiva a partir de resultados e realizações concretas, visando expandir para a sociedade a percepção positiva do Programa e reforçando nossa relação com o Cliente e Comunidades do entorno de nossa atuação, Lobito e Hanha do Norte.

Janeiro/2014 | Revista Odebrecht Informa Nº 170: http://www.odebrechtonline.com.br/edicaoonline/ 2014/01/10/a-alegria-que-acompanha-a-esperanca/ Março/2014 | Jornal da Saúde, Angola: http://www.jornaldasaude.org/ marco2014.html Odebrecht Informa: http://www.odebrechtonline.com.br/exclusivoonline/2014/03/26/exemplo-de-comunidade/ Abril/2014 | Revista África21 “Programas sociais da Odebrecht Fazem a Diferença”

Julho/2014 | Jornal de Angola | Lobito decide apostar Mais na Agropecuária: http://jornaldeangola. sapo.ao/regioes/benguela/lobito_ decide_apostar_mais_na_agropecuaria

mento que deu certo. http://issuu.com/oal_sonaref Informativo Sonamingo Informa | Material criado para a divulgação das ações de responsabilidade social do projeto Sonaref

Agosto/2014 | Relatório Anual Susstentabildiade Odebrecht Angola.

Televisão: Junho 2015 | TPA1 / Bom dia Angola Benguela- Comunidade do Hanha ganha fábrica de sabão. A comunidade da Hanha do norte da província de Benguela ganhou uma fábrica de sabão, moagens, equipamentos agrícolas e outros serviços sociais. http://www.mynetpress.com/mailsystem/video1.asp?ID=%7b0A3B9379-5595-431991F8-CF36390756FF%7d&pais

Setembro/2014 | Revista Odebrecht Informa Edição Especial Angola 30 anos. Março 2015 | Juntos: Informativo Digital (Desempenho Social) Edição nº 3 • março 2015, Indicadores de Desempenho: um estudo de caso no Tuyula Lomunga

Junho 2015 | TV Zimbo – PrograJunho 2015 | Juntos: Informati- ma Panorama - Documentário sovo Digital (Desempenho Social) bre as atividades desenvolvidas Edição nº 4 • Junho 2015, Cooper- na Hanha do Norte ativas Autosustentáveis de Angola 4. ÁREAS DE APLICAÇÃO Junho 2015| Sonaref IN | Tuyula Lo- O Projeto de Desenvolvimento Comunga: Rumo a Auto-sustentação. munitário constitui uma amostra http://issuu.com/oal_sonaref representativa, não esgotável, dos programas sociais de geração de Setembro 2015 | Sonaref IN | trabalho e renda e consequente Hanha do Norte - Parceiros Cli- melhoria de qualidade de vida. O entes do Sabão e Da moagem programa supra referido traz expara a desfareladora: Um investi- emplos de práticas que podem ser24 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


4 ÁREAS DE APLICAÇÃO

vir de referência para outras obras ou empreendimentos em curso, sobretudo, em regiões rurais. Entretanto pode servir, possivelmente, de inspiração em outros contextos de promoção a geração de oportunidades de inserção produtiva de modo a incentivar dinâmicas locais e específicas para a melhoria de qualidade de vida.

As ações desenvolvidas funcionam como indutores do desenvolvimento social em paralelo com o desenvolvimento das infraestruturas físicas no entorno dessas comunidades. Ressalta-se que antes da replicação das práticas mencionadas devem ser observadas as características e particularidades locais da aplicação do programa. Sugere-se que seja desenvolvido um diagnóstico prévio, que contemple uma análise swot, e um mapa territorial identificando os atores existentes na comunidade, as vocações regionais e mapeando previamente os possíveis resultados tangíveis e intangíveis propostos pelo programa. O relacionamento amigável com as comunidades se caracteriza pela confiança, por estabelecer canais de comunicação adequados e transparentes buscando extinguir qualquer falsa expectativa ao programa. Para lidar com as expectativas das partes interessadas é necessário ser ético na estratégia de relacionamento para que se evitem conflitos

em decorrência de falsas expectativas. O programa desenvolvido deve também estar dentro do anseio do pequeno empresário de realizar investimentos sociais coerentes com o porte e prazo de seus negócios. 5. CONTATOS Onde nos encontrar? Sonaref | Lobito, Benguela, Angola +244 222 67 5641

Sicsú, Armando Castelar. Brasília: Ipea, 2009. MONTE; Desenvolvimento do Alentejo Central. Desenvolvimento Comunitário, Manual de Boas Práticas – A experiência de Santo Anão (Cabo Verde). Arraiolos, 2011

6. ANEXOS Anexo I - Sonamingo Informa Anexo II -Vídeo Institucional Tuyula Lomunga (Agosto, 2015) Flávia Gabriela Oyo França Anexo III - Vídeo – TV Zimbo Pan(flaviagabriela@odebrecht.com) orama - Documentário sobre as Poti Adilson Santos Malaquias atividades da Associação Tuyula (santosm@odebrecht.com ) Lomunga (Junho, 2015) Henrique Pequenino (henriquepe- Anexo IV - Vídeo TPA - Comuniquenino@odebrcht.com) dade do Hanha ganha fábrica de Hermenegildo Nascimento (gildo- sabão (Junho, 2015) nascimento@odebrecht.com) Anexo V- Folder Sabão Tuyula 6. BIBLIOGRAFIA AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do Desenvolvimento Comunitário no Brasil. São Paulo, Cortez, 1981. BNDES, Desenvolvimento Comunitário / organizadores: Maria Teresa Ramos da Silva, Paulo Cesar Arns. Brasília: BNDES, (sem data) IPEA, Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento / organizadores: João

7. CRÉDITOS Gerente Sustentabilidade & Comunicação: Flávia Gabriela Oyo França RP Programas Sociais Poti Malaquias DC Pablo Mattos Design e Fotografias: Poti Malaquias; Iury Rodrigues; Flávia Gabriela; José Praça;

25 Tuyula Lomunga | Desenvolvimento Comunitário


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.