Sonaref IN 4ª ed. Dezembro 2015

Page 1

SONAREF FIQUE POR DENTRO Informativo Projeto SONAREF

Dezembro 2015

4ª edição

SONAREF FIQUE POR DENTRO

1


EDITORIAL

SONAREF FIQUE POR DENTRO

NA PONTA DO DEDO 04 LHHR- AVANÇO DRENAGEM 05 MARINE “ENTREGA AO CLIENTE” 06 TERRACING - AVANÇO FÍSICO EU SOU VOCÊ AMANHÃ 08 JPs: JORGE CANHAMA, PEDRO DE SOUSA, GERMANO NZUKULU, LEOPOLDINO NHIME, ARNALDO TRAVASSO,CELSO MARQUES, MAURO MALONGO RPs: MARIANO CRISTOVAO, ELCIO LIMA, BRENO HUPSEL, JOAQUIM CARVALHO, ALVARO MORANTIN CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL 12 SAÚDE 14 MEIO AMBIENTE 15 SEGURANÇA 16 ACREDITAR 18 CINEMA 19 FORMAÇÃO KUKULÁ 20 PROGRAMAS SOCIAIS 22 IMAGEM E COMUNICAÇÃO 24 FORMAÇÕES ODEBRECHT

Editorial Flávia Gabriela

A

equipe Odebrecht encerra o ano 2015 com um suspiro de dever cumprido. Foram 12 meses de árduo trabalho com o espírito de servir sempre em primeiro lugar. Galgamos resultados tangíveis e intangíveis que farão parte do legado da Odebrecht no Lobito, na Província e no País. Entregamos as primeiras obras do complexo de infraestruturas de apoio para a construção da futura refinaria do Lobito. Recebemos do cliente o Certificado de Recebimento da Obra referente ao contrato EPC do Terminal Marítimo. Fomos reconhecido com o Prêmio Destaque na categoria relações com comunidades para o Programa de Desenvolvimento Comunitário Tuyula Lomunga dentro de um universo de 822 trabalhos. Alcançamos mais de 3,5 milhões de homem-horas-trabalhadas em 2015 e um acumulado de 10,5 milhões de HHT desde janeiro de 2013. Esta quarta edição da Sonaref IN trás novidades e destaques sobre os assuntos de sustentabilidade, saúde, segurança, meio ambiente, pessoas de conhecimento e comunicação. Nesta edição temos uma sessão com os nossos RPs de Produção e uma homenagem aos nossos integrantes que completaram 10 e 20 anos de organização com um breve resumo desta trajetória de cada um. Em 2016 estaremos juntos com mais novidades e acontecimentos deste grandioso projeto!

#NASONAREF

26 PROGRAMA DE HOMENAGEM ANUAL 28 DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO Uma boa leitura!

Flávia Gabriela, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação.

DC Pablo Mattos

Expediente

Redação e Revisão Flávia Gabriela Design, Paginação e Edição de Fotos

Iury Rodrigues Tiragem 1.000 exemplares

2


SONAREF Foto by FIQUE POR DENTRO

3

Cícero


NA PONTA DO DEDO

Foto by Lumen

Foto by Lumen

LHHR Avanços Drenagem Momentos de recordar

O

contrato Estrada para Tráfego de Cargas Pesadas (Lower Heavy Haul Road) representa a ligação do Terminal Marítimo da Refinaria do Lobito como as infraestruturas que estarão localizadas no platô da futura refinaria. Desde outubro de 2015 a Odebrecht vem realizando as obras de reparação de drenagem desta estrada. O Avanço físico desta obra está na ordem de 25%. Almeja-se encerar esse trabalho de drenagem no final do mês de março de 2016.

4

Foto by Lumen


Foto by Lumen

Terminal Marítimo “Entrega ao Cliente”

E

m 29 de Outubro a Odebrecht recebeu o Certificado de Recebimento da Obra referente ao contrato do EPC do Terminal Marítimo por parte da SONANGOL E KBR. Este contrato foi finalizado em 25 de agosto e teve o término de verificações de completude em 22 de outubro do de 2015. Recebimento deste Certificado foi um grande resultado galgado por parte da Equipa do Terminal Marítimo. É de se recordar que o Terminal Marítimo da Refinaria do Lobito congrega um conjunto de infraestruturas marítimas que apoiarão a construção e funcionamento da futura refinaria da Sonangol em Angola. Este é composto por 3 terminais: Uma Instalação para Descargas de Materiais (MOF – Marine Offloading Facility) para desembarque dos equipamentos da refinaria,

Um berço para embarque de granéis sólidos e, Um outro berço para embarque e desembarque de cargas líquidas. As condições geológicas e marítimas da região do Lobito (águas abrigadas e leito marinho com solo resistente) permitiram a adoção da metodologia de construção de cais em blocos. Todos os blocos foram confecionados em concreto e totalizaram 664 unidades pré-fabricadas e instaladas com uma cábrea flutuante de grande porte e um aterro marítimo de 2 milhões m3 compactados dinamicamente.

Aumento da eficiência e redução de custo aproveitando equipamentos e equipes especializadas já mobilizadas. Gestão de equipes multidisciplinares e multiculturais; Execução de um projeto otimizado de acordo com as condições naturais do local; Excelência dos resultados do projeto através da adopção de conhecimentos de diversos Consultores de engenharia como EXE, DHI e COWI.

Alguns destaques deste grandioso projeto que representou uma imensa aprendizagem para nossos engenheiros e uma nova competência para o nosso portfólio de obras:

Foto by Iury Rodrigues

SONAREF FIQUE POR DENTRO

5


NA PONTA DO DEDO

Foto by Lumen

Terracing - Avanço Físico Áreas de Processo concluídas!

O

contrato do Terracing, o qual contempla as obras de terraplanagem do platô da refinaria, estradas de acesso e as áreas temporárias, está com 83% de avanço físico.

O platô que receberá os equipamentos da refinaria está dividido em áreas como de Processamento, Tancagem, e outras área que contempla as áreas de queima e combustão (comummente conhecido como flare) e armazenamento, estoques e área administrativas. É de salutar, que juntamente com o rápido avanço físico que se tem obtido na terraplanagem do platô da Refinaria, que 100% da área de processamento está concluída. Foto by Lumen

6


DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA

CONVERSAR SOBRE VIH E A SIDA PODE SER O 1º PASSO PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO PRECONCEITO! INFORME-SE E USE SEMPRE CAMISINHA!

SONAREF FIQUE POR DENTRO

7


EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Fotos by José Praça

8


Eu sou você amanhã!

RPs: Mariano Cristovão, Breno Hupsel, Joaquim Carvalho, Álvaro Morantin, Elcio Lima (Da esquerda para a direita)

JPs: Mauro Malongo, Arnaldo Travasso, Celso Marques José Teixeira, Leopoldino Nhime, Jorge Canhama (Da esquerda para a direita)

SONAREF FIQUE POR DENTRO

9


EU SOU VOCÊ AMANHÃ

JPs: Qual é o maior desafio que já teve dentro da organização? Joaquim Carvalho(JC): Acredito que cada projecto possua seu grau de complexidade e dificuldade de forma distinta. Considero que são nos momentos difíceis e de dificuldades que mais apreendemos e evoluímos, como pessoa e como profissional, e também são nesses momentos que as oportunidades de melhoria e crescimento surgem. Considero meu primeiro desafio no âmbito internacional em Moçambique meu maior desafio, tanto do lado intangível como do lado tangível da organização, pois lá tive a oportunidade de conviver e trabalhar com mais de 20 nacionalidades diferentes e distintas aprendendo e reforçando o respeito e admiração por cada uma delas. A construção e a recuperação de uma linha de alta tensão, que levava energia para o projeto considero meu maior desafio, não pela complexidade técnica do desafio proposto, mas por estarmos inseridos dentro da savana Africana, rodeados de animais silvestres como crocodilos e hipopótamos, e termos conseguido executar e concluir a obra sem nenhum impacto ambiental e também sem nenhum impactos nas comunidades locais.

10

JPs: Estar a gerir duas áreas muito importantes, qual é o segredo? JC: Não é bem um segredo, mas em minha opinião identificar, valorizar e potencializar o que cada liderado tem de melhor para posiciona-lo e conduzi-lo ao caminho do crescimento e resultado faz uma grande diferença. Para assumir um ou mais desafios acredito que é preciso estar disposto a alinhar seus pensamentos, intuições e atos de forma objetiva, na direção de um propósito. JPs: A TEO fala sobre Liderança, hoje te consideras um Líder Educador? JC: Sim me considero um líder educador. O papel do líder é confiar nas pessoas e acreditar que, por meio da delegação planejada e responsável, podemos formar novos líderes cada vez melhores e mais comprometidos com a Organização Odebrecht. Acredito que quando o Líder dedica tempo, presença, conhecimento, experiência e exemplos aos seus Liderados, o Líder exerce sobre ele uma referência deliberada e construtiva, mas também me considero um líder em processo continuo de aprendizado e aprimoramento, porem sempre buscando aprender com os erros para melhorar e aperfeiçoar o futuro. JPs: Qual foi o projeto mais difícil em tenha trabalhado e porquê? Álvaro Morantin(AL): Acredito que não

existem projetos difíceis e sim projetos desafiadores. O Projeto Hidroelétrico Pinalito na República Dominicana foi um projeto que me planteou um grande desafio, mas que lembro com muita alegria; pelos próprios desafios enfrentados e superados, e também pela oportunidade de conhecer em ele grandes amigos que conservo ate hoje. Pinalito foi minha primeira obra dentro da Organização e foi a primeira do gênero em que eu participava. Participei na escavação subterrânea, onde tivemos que enfrentar a condições geológicas muito adversas, devido a grande quantidade de água de infiltração presente nos túneis, o que dificultou grandemente a escavação dos mesmos. Após a escavação dos túneis veio um novo desafio; o revestimento em concreto projetado e convencional dos mesmos. Faze-lo na presença de aquela quantidade de água foi realmente desafiador, mas também igualmente gratificante por ter tido a oportunidade de contribuir na conclusão do mesmo com sucesso. Pinalito foi sem dúvida uma grande experiência, para mim e muitos que contribuíram na realização dessa obra. JPs: Qual é a mais importante realização que você teve no mundo da construção Civil? AM: Desde a faculdade sempre quis


trabalhar em uma barragem e trabalhar na África. Ate agora já trabalhei em duas barragens (Pinalito e Cambambe) e me encontro aqui em Angola; são duas realizações muito importantes para mim. JPs: O que você acredita que seja uma das coisas mais importantes que eu deveria saber sobre a gestão de Produção? AM: A otimização dos recursos disponíveis para a execução da sua obra deve ser uma prioridade, de maneira a ser o mais produtivo e eficiente possível. Também a interação com as distintas áreas de apoio é fundamental de forma que estas contribuam na solução das dificuldades que possam comprometer o cumprimento do seu PA. JPs: Quais são as perspectivas de progressão na organização Odebrecht atualmente e quais são os passos que você aconselharia a seguir para desenvolver essa jovem carreira que temos? AM: Mesmo nesta época de crise mundial, sendo a Odebrecht uma organi- zação com presença mundial, que tem demostrado uma grande capacidade de reação e superação aos desafios apresentados através de seus mais de 70 anos de história, acredito que as perspectivas de crescimento profissional são muitas. O importante é: ter dedicação, trabalhar muito, buscar sempre ser melhores naquilo que fazemos, ser comprometidos com o trabalho e com o sucesso da organização. Dessa forma você cria as condições para a chegada das novas oportunidades. JPs: Como é que deve ser a relação de líder e liderado e equipe? Breno Hupsel(BH): A relação líder-liderado está ligada diretamente aos princípios fundamentais e conceitos essenciais da TEO, começando com o Ser Humano como origem e fim de todas as ações da sociedade e ao seu ato mais nobre que é servir a seu semelhante. A Comunicação, influenciar e ser influenciado na busca do que é certo e principalmente

a Parceria como um contrato moral e psicológico entre Líder e Liderado visando a satisfação do Cliente e melhoria dos resultados. O liderado busca o seu desenvolvimento, em sintonia com o crescimento da Organização e o Líder assegurar a sobrevivência e o crescimento da Organização. JPs: O que te motiva diariamente trabalhando na área de Produção? BH: Eu gosto muito de trabalhar na área Produção, acho que primeira coisa que me motiva é gostar do que eu faço, o dinamismo do dia-dia, a superação dos desafios que surgem, a busca em satisfazer as expectativas do cliente e por poder fazer parte da equipe que está ajudando a transformar e construir uma nova história para o país. JPs: Qual o é significado do nome ODEBRECHT para você? BH: O nome Odebrecht tem um grande significado pra mim, primeiro por ser um empresa que surgiu na Bahia, local onde minha família mora, onde cresci, fiz faculdade e entrei na empresa. Tem um significado imenso por ser uma empresa diferenciada que acredita e valoriza o ser humano e por ter princípios que correspondem com os que aprendi de dentro de casa e que me identifico. JPs: Como é trabalhar em uma obra com profissionais de diferentes culturas e nacionalidades? BH: Está sendo muito enriquecedor trabalhar em uma obra que possui diversas nacionalidades. Conhecer, respeitar e saber lhe dar com as peculiaridades de cada cultura, é um grande desafio. A convivência diária no trabalho e nas horas de lazer, com a troca de informações e conhecimento constante também é muito interessante. JPs: Quais são as estratégias para incentivar o trabalho em equipa?! Mariano Christovão(MC): As estratégias para incentivar o trabalho em equipa começa primeiramente pela pedagogia da presença com todos da equipe. Isso inclui também entender a vida social de cada integrante,

conhecendo as dificuldades e compreende-las, outro ponto é a liberdade de expressão acima de tudo aceitar as diferenças. JPs: Qual é a mais importante realização que você teve no mundo da construção Civil? MC: Uma das grandes obras que participei, para além da Sonaref é claro, foi a participação na construção da Usina de Açúcar e Álcool da Biocom em Malange. JPs: Que tipo de líder pretende ser para a sua equipe? MC: Busco sempre ser um líder presente, educador e questionador. JPs: A TEO fala sobre Liderança, hoje te consideras um Líder Educador? Elcio Lima(EL): Eu me considero um líder educador em formação, porque líderes fazem-se através da pedagogia da presença, no dia-a-dia na interação entre líder e liderado, onde requer um aprendizado contínuo em conjunto a equipe e mostrar as mudanças constantes no ambiente organizacional. Acredito que nossos liderados é que devem dizer se somos ou não líderes educadores. JPs: Como gostaria de ser lembrado? EL: Eu gostaria de ser lembrado como um líder querido, a partir de uma base de disciplina e respeito gerando assim o elemento fundamental que nos une, a confiança, de podermos acreditar nos nossos companheiros. JPs: Qual é a sua visão do crescimento dos quadros nacionais em todas preceptivas tangíveis e inagitáveis? EL: A nossa organização possui um activo tangível e intangível imenso, as oportunidades existem e sempre existiram até nos piores momentos de crise. Cabe a cada um de nós angolanos identificar e acreditar na organização e nos nossos líderes, superando os nossos PA’s e aceitando novos desafios cada vez maiores, e quanto aos líderes pedimos apenas voto de confiança para poder mostrar o que podemos fazer, porque somos capazes de fazer sempre mais.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

11


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Foto by Iury Rodrigues

Saúde Novembro Azul

N

ovembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer da próstata. Em consonância com os movimentos em prol da saúde no mês de Novembro a área de saúde do Projeto Sonaref, representado pela Dra. Yolexys Coralia e Dr. Claudio Domingo Franque, realizou uma grande campanha de conscientização sobre o câncer de Próstata. Durante o todo o mês forma proferidos diversos TDT´s nas frentes de serviço encorajando aos homens para tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, tendo como objetivo a sensibilização dos mesmos para a importância do diagnóstico precoce da doença. Em 07 de novembro realizou-se uma palestra alusiva ao tema contando com a visita do especialista em urologia, Dr. Ubail Santana. Fez-se uma extensiva a conscientização da prevenção ao câncer da próstata na Comunidade da Hanha do Norte incluindo a distribuição de informativos e colocação do laço que representa a campanha.

12


DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA

Foto by Edmundo Junior

1º Dezembro Luta contra a Sida

N

o mês de Dezembro dentro das atividades da área de saúde do projeto Sonaref foi realizada a Campanha de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. O dia mundial da luta contra a sida é comemorado no dia 1º de dezembro. Este dia foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar a população sobre a uma das doenças que mais mata no mundo: a SIDA. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a SIDA também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

13


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Foto by Poti Malaquias

Meio Ambiente

Por um Lobito mais verde!

A

Odebrecht em parceria com a Administração Municipal do Lobito avança com o plano de Plantio de Árvores em toda a zona alta do Lobito. Em novembro e dezembro foram diversas ações de conscientização e plantio. Tais ações congregaram moradores, igrejas e escoteiros da região da Zona Alta do Lobito e resultaram no plantio de mais de 500 árvores. Escoteiros por si só tem o lema de respeito e preservação do meio ambiente, a vida em equipe, o aprendizado através da prática e a execução de atividades variadas, e, pensando nisto foi que o Agru-

14

pamento 22 uniu forças e parcerias para realizar uma grande atividade em Prol do Ambiente. Todas as atividades forma acompanhadas pela Diretora Municipal dos Espaços Verdes, Graciosa Serqueira, e tomaram uma dimensão maior do que se imaginava. “Estamos plantando as sementes para que cada morador da zona alta se sinta dono e cuide também do ambiente” afirma a diretora. A ação percorrerá outros bairros do Lobito contanto sempre com o apoio da Administração do Lobito.


Foto by Marcos Junior

SIPAT NO PROJETO SONAREF! Sonaref é nosso Projeto “Acidente ZERO” é nossa atitude.

E

ntre 16 e 20 de Novembro de 2015 o Projeto Sonaref, Infraestrutura para a refinaria do Lobito, da Odebrecht em Angola (África Emirados Árabes e Portugal), promoveu a SIPAT 2015 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Objetivo principal do evento que ocorre anualmente é desenvolver a consciência e orientar os integrantes sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, criando assim uma atitude vigilante no integrante, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Uma semana em prol da vida, da família e bem-estar de todos, com participação de todas as empresas ligadas ao projeto: Sonangol, KBR, Odebrecht, parceiros e subcontratados.

da de Emergência. Em cada um dos estandes havia um técnico especializado para sanar todas as possíveis dúvidas e demonstrar práticas do dia-a-dia. Houve ainda, distribuição de brindes, sorteio de prêmios, palestras, depoimentos de familiares de integrantes, músicas de violão e muito mais. Sonaref é nosso Projeto, “Acidente ZERO” é nossa atitude. Visite nossa página no Facebook criada para o evento e fique por dentro das atividades: https://www.facebook.com/sipatsonaref2015

Durante o evento pode-se visitar os estandes específicos distribuídos na oficina do projeto, tais como: Saúde; Imagens e filmes da SIPAT 2014; Meio Ambiente; EPI; Bloqueio e Etiquetagem e o estande de Briga-

SONAREF FIQUE POR DENTRO

15


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

100% Formados! No Módulo Básico

Qualificação profissional a serviço do desenvolvimento de Angola “Quem tem o espírito do tempo não olha para si nem para trás: olha para a frente, ajuda a preparar as gerações futuras, trabalha em equipe para o bem da comunidade, não se sente melhor do que ninguém. Entre nós não existem heróis, apenas gente que faz o que tem que ser feito hoje”.

A

trajetória de 2 anos e 7 meses do Programa Acreditar, no Projecto Sonaref, foi marcada por grandes desafios e imensos resultados galgados. Além das diversas soluções formativas desenvolvidas e implantadas na obra, foi lançado o desafio da formação de 100% dos integrantes no módulo básico até dezembro de 2015. Durante todo o percurso alguns obstáculos foram ultrapassados, e, com a comunhão de diversas pessoas com o mesmo propósito: servir, cada vez mais e melhor, foi possível o cumprimento desta audaciosa meta. O programa acreditar tem uma atuação particularmente relevante na Organização Odebrecht, através da dinamização de um conjunto de ações que visam a formação integral das pessoas, formando multiplicadores que semeiam os conheci-

16

Norberto Odebrecht mentos desenvolvidos nos diversos espaços sociais e profissionais. É com muito orgulho que a equipa do Programa Acreditar finaliza o ano de 2015 com a certeza de dever cumprido e partilha um forte agradecimento aos parceiros, formandos

e todos que direta ou indiretamente empreenderam esforços para o alcance desta meta, com qualidade e determinação. Para Realizar, Basta Acreditar!

TEO!


Refletir o Praticar

Ciclo de Econtros com Líderes.

A

partir dos resultados do diagnóstico realizado com os motoristas de veículo pesado do Projeto Sonaref, foi percebida a necessidade de maior investimento no desenvolvimento da Liderança, uma vez que se percebe a influência destes sobre as suas equipas.

“Educar um empresário é fazer com que este Ser Humano, no desempenho de suas tarefas cotidianas, adquira, pratique e aperfeiçoe: a ética empresarial, a clara visão estratégica e o uso produtivo do tempo”. Norberto Odebrecht

Assim surgiu Programa: Refletir o Praticar: Ciclo de Encontro com Líderes, tem como público-alvo inicial encarregados diretos, de serviço, de turma e/ou integrantes com funções similares. Os encontros consistem no desenvolvimento de temáticas objetivas como comunicação, liderança e gestão de equipas que estão organizadas em 4 encontros, com duração de 4 horas entre 21 de Novembro e 12 de Dezembro. Nesta etapa formativa estão presentes 24 integrantes. Os encontros são de carácter energizante, tais como “vitaminas” com recursos e metodologias muito práticas, a fim de colocar cada participante no centro do seu processo de desenvolvimento, tendo por base a teoria cognitivo comportamental fundada por Aaron Beck (knaap & beck, 2008). Esta metodologia está baseada em: tomada de consciência da forma de comunicar, liderar e gerir equipas (pensar); desenvolvimento de competências para comunicar, liderar e gerir equipas (sentir) e empoderamento da tomada de decisão com aplicação prática no dia-a-dia (agir). Acreditar é fazer a diferença!

SONAREF FIQUE POR DENTRO

17


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Cinemax em parceria com a Odebrecht

A contribuir com a pedagogia da formação de nossas crianças!

É

de conhecimento que o cinema, enquanto mídia educativa possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.

Foi com esse intuito que a Odebrecht em pareceria com o Cinemax, vem beneficiando alunos das

18

Escolas Públicas do Lobito, com sessões de cinema. Semanalmente cerca de 40 crianças saem das suas salas de aulas tradicionais e participam de uma experiência totalmente nova, cheia de encantos, emoções e aprendizados. Desde o início da parceria, em setembro de 2015, já foram contempladas seis sessões de cinemas beneficiando 225 alunos das mais diversas escolas do lobito. A Odebrecht e o Cinemax reconhecem a efetividade da parceria e pretendem dar seguimento a no próximo ano de 2016.


Foto by Iury Rodrigues

Fundação Kuculá Crescer turismo

E

m 10 de Dezembro a turma de 37 jovens protagonistas do Grupo Crescer Turismo juntamente com seus tutores de estágio e representantes da Odebrecht se reuniram no auditório da Odebrecht no Project Sonaref para a cerimónia de certificação da 2ª Turma do Programa Crescer Turismo, Turismo e Inclusão Social promovido pela Fundação Kuculá e Odebrecht Projeto Sonaref. O evento ficou marcado pelas sábias palavras do formador Poti Malaquias, quem esteve dedicado em tempo integral para a formação prática e teórica dos jovens. Nesta oportunidade para além da entrega de certificados, os jovens apresentaram uma música criada por eles e apresentaram o trabalho de conclusão de curso. Este consiste em um Livro do Jovem Protagonista que compreende em Plano de Vida e Carreira dos Jovens para curto, médio e longo prazo. Foi um evento emocionante para o fechamento do curso!

SONAREF FIQUE POR DENTRO

19


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Foto by Iury Rodrigues

Desenvolvimento Comunitário Hanha do Norte Resultados Alcançados

C

om o propósito de potencializar o desenvolvimento comunitário foi criada a Associação Tuyula Lomunga registrada e muito bem avaliada no trabalho que se propôs a fazer: criar e potencializar as iniciativas locais, suprindo as necessidades da população, e, assim, promover o Desenvolvimento Sustentável Comunitário. No ano de 2015, novas parcerias foram criadas e antigas parcerias fortalecidas. Os resultados expressivos o desenvolvimento comunitário da Hanha do Norte tem servido de modelo dentro da província de Benguela para outra comunidades.

20

Para uma comunidade de 5.000 habitantes, que até pouco tempo atrás, dedicava-se prioritariamente à agricultura de subsistência, 95% da população não possuía registro civil e que 80% de adultos eram analfabetos os números surpreendem. Com perseverança e foco no desenvolvimento comunitário a Associação obteve grandes conquistas, a mais recente, novembro 2015, foi a unidade informatizada da Conservatória. Esta é a primeira unidade cartorial ser estruturada fora dos domínios públicos tradicionais e o primeiro posto avançado da conservatória no município do Lobito

e o primeiro nesse modelo no País, segundo a delegada provincial da justiça, Dra. Paula Marisa. Nos primeiros onze dias de funcionamento foram emitidos 240 documentos, com o propósito de atingir 100% das pessoas registradas até meados de janeiro de 2016. Outro desafio superado com notoriedade na comunidade da Hanha do Norte, foi no âmbito económico. Agricultura que era prioritariamente de subsistência, até meados de 2014, passou ser um importante gerador de riqueza local.


Foto by Iury Rodrigues

“No principio plantávamos somente milho e mandioca para o consumo próprio, atualmente, para além disso, plantamos e colhemos mais de 10 variedades de produtos, que melhorou a nossa alimentação e o excedente comercializamos para nossos parceiros”, complementa o Sr. Bonifácio Pequenino, presidente da associação. Na geração de renda, a associação emprega 31 funcionários que fomentam três impulsionadores econômicos, uma fábrica de sabão artesanal, com a produção de 1500 barras dia, uma processadora de fubá com rendimento médio de 700 Kg/dia e a agricultura familiar.

A comunidade da Hanha do Norte, navega de vento em popa, dos 251 alunos da alfabetização do início do programa em 2013, passou para 458 alunos, sendo que desses 78% são mulheres. Na área da saúde, implantou um laboratório de análise clinica com uma média de 165 atendimentos mensais para um dos 6 tipos de análise. Calcula-se que o ganho econômico acumulado pela instalação do laboratório quando comparado ao mesmo serviço na cidade do lobito alcance o montante de $30 mil dólares. Na área da saúde a Associação ainda gere uma brigada de combate a malária, a qual diariamente opera para a redução do mosquito do paludismo nos bairros com maior incidência da malária. Todas as visitas, e são muitas, são sempre muto especiais na comunidade da Hanha do Norte, uma vez que são sempre recebidas pelo grupo cultural infantil. Tal grupo é composto de 35 crianças, que com seus cantos e danças tradicionais, dão as boas vindas a todos os visitantes, contagiando todos de muitas alegrias!

SONAREF FIQUE POR DENTRO

21


CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Intercâmbio de Conhecimento Programa Engajamento com Formadores De Opinião

O

debrecht Angola dentro do seu Programa de Comunicação executa o Programa de Engajamento com Formadores de Opinião. Este objetiva a construção e a consolidação do relacionamento transparente entre empresa com os formadores de opinião locais (Lobito e Benguela). Assim, neste ensejo, a Odebrecht recebeu nesta quinta-feira, 3/12, quinze Jornalistas dos mais distintos órgãos de imprensa na obra da Sonaref. Estes, também tiveram a oportunidade de conhecer o programa Acreditar e as ações de cunho ambiental desenvolvidas pela Odebrecht junto com a comunidade Lobitanga. No primeiro encontro em Agosto (13/08) os jornalistas conheceram o Programa de Desenvolvimento Comunitário da Hanha do Norte. Foi um momento de confraternização e estreitamento de relações entre a Organização e os formadores de opinião.

Foto by José Praça

EQUIPE BRITAGEM NOTURNA

Foto by José Praça

22


EQUIPE BRITAGEM DIURNA

Foto by José Praça

Intercâmbio de Conhecimento Dia Nacional do Educador

O

Programa Intercâmbio de Conhecimento entre instituições de ensino e a Odebrecht busca uma aproximação da academia com as atividades práticas do dia-a-dia. Neste âmbito 90 Professores da Escola Primária BG Nº2002 Alto da Esperança e do Instituto Medio Politécnico do Lobito d visitaram nos dias 14, 20 e 21 de novembro as obras de Infraestruturas da Futura Refinaria do Lobito. A comitiva realizou essa visita de Intercâmbio de Conhecimento em alusão o dia do educador em Angola, 22/11, e dando continuidade ao Programa Educação Transformadora realizado em Julho de 2015. Tiveram uma palestra institucional sobre a atuação estratégica da Odebrecht e visitaram o Terminal Marítimo e Mirante do Terracing onde constataram os avanços físicos das obras apresentado pelos Jovens Cicero Ambriz e Iury Rodri-

gues. Além da visita ao site, os professores tiveram uma explanação detalhada, preparada pela equipe do Meio Ambiente, sobre a importância da compostagem e o programa viveiros educadores. Dias de intercâmbio de conhecimento diferente onde os professores puderam aliar o conhecimento teórico dos livros e classes com a realidade prática de um dia-a-dia de obra e de meio ambiente.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

23


JORNADA PELA SONAREF

Tecnologia Empresarial Odebrecht Sobreviver, Crescer e Perpetuar

C

om o objetivo de disseminar cada vez mais a nossa Tecnologia Empresarial de forma a garantir o conhecimento e alinhamento com os nossos integrantes com bases na nossa filosofia empresarial, foi realizado dentro do projeto Sonaref uma turma sobre TEO com os novos JPs no dia 27/11.

24

De acordo com Norberto Odebrecht “Mais importante do que o que se conhece é o que se pode fazer com o conhecimento.” A capacitação dos integrantes nos garante a confiança plena da preparação dos nossos integrantes em servirem sempre e melhor os nossos Clientes, Parceiros, Fornecedores e a Comunidade garantido assim bons resultados.


JORNADA PELA SONAREF

Encontro entre os Formandos PJC e TEO Sobreviver, Crescer e Perpetuar

S

egundo Norberto Odebrecht “A educação pelo trabalho visa ao desenvolvimento conjunto do Líder e Liderado e exige de ambos a reiterada prática da humildade e do diálogo honesto, franco e leal”. Após a formação dos integrantes nos programas Institucionais oferecidos pela Organização de forma a garantir o desenvolvimento dos parceiros, foi realizado um encontro no dia 28/11 com o objetivo de auferir se as expectativas foram atendidas, se houve de facto aprendizado e mudança de pensamento. Uma rodada de conserva informal foi provo-

cada com o intuito de compreender qual é a visão que os nossos jovens possuem da Organização e como pensam em contribuir para a sua perpetuidade. Acredita-se que encontros do género permitem a proximidade dos nossos futuros Lideres empresários e auxiliam a perceber e orientar da melhor forma possível diante as possíveis dificuldades e expectativas para condução dos seus negócios.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

25


JORNADA PELA SONAREF

Programa de Homenagem Anual Espirito de Servir!

O

Programa de Homenagem Anual é uma iniciativa que visa assegurar o reconhecimento à lealdade e dedicação dos Integrantes pelo tempo de trabalho na Organização Odebrecht. As homenagens ocorrem anualmente para aqueles que completam 10, 20, 30, 40 e 50 anos de trabalho na Organização.

No Projeto Sonaref essa homenagem ao espírito de servir e ao compromisso de Crescer, Sobreviver e Perpetuar foi realizada em 27/11 em uma cerimónia de consagração muito especial. Neste ano de 2015 são 16 integrantes que completam entre 10 e 20 anos de Organização Odebrecht. Conheça cada um destes homenageados e fique sabendo um pouco da trajetória de cada um nesses anos.

André Lino Líder Pablo Mattos Nacionalidade: Brasileira

Líder Pablo Mattos Nacionalidade: Peruano

Em 2005 Ingressa na Organização Odebrecht como Gerente de Equipamentos na ODEQ, SP, Brasil. No Brasil trabalhou nas obras do Sistema Adutor Castanhão, Ceará, e na BR 163 no Pará. Em 2008 cruzou o atlântico para a obra do Terceiro Anel Viário, Líbia, esteve na Libéria no projeto Western Range Iron Ore project e desde 2012 está no projeto Sonaref como Gerente de Equipamentos e Produção.

Em 2005 Ingressa na Organização Odebrecht no Peru como JP de Subcontratos & Custos. Esteve nas obras de Peru Export LNG, Aeroporto Internacional de Tripoli, Líbia, Desenvolvimento de Novos Negócios em Malabo, Guiné Equatorial e desde 2013 esta na Sonaref | Infraestrutura para Refinaria do Lobito como Gerente Comercial.

Caetano Ribeiro

Diogo da Cruz

Líder César Chastinet Nacionalidade: Angolana Ingressou na Odebrecht em 1987 na Barragem de Capanda, onde permaneceu por 2 anos. Retornou à Organização no ano de 2000, também em Capanda onde contribuiu por mais 3 anos e meio. Em 2005 apoiou na Estrada Capanda Cacuso/Dundo e desde 2013 está na Sonaref.

Venâncio Luís Líder César Chastinet Nacionalidade: Angolana Esteve nas obras de Luanda Sul, Ah Gove, estradas Caála-Ganda e Catata-Lovua. Chegou na Sonaref em 2013 para apoiar na Britagem.

26

Alonso Vargas

Líder César Chastinet Nacionalidade: Angolana Contribuiu em diversos projetos como Capanda, Ekunha-Cusse, Catata Lovua e desde 2013 está no Projeto Sonaref como Responsável pela Britagem.

Manuel Tunguno Líder Álvaro Morantin Nacionalidade: Angolana Entrou na Organização em 2001, no projeto da Hidrelétrica de Capanda. Retornou a Odebrecht em 2008 para trabalhar na Zona Econômica Especial, contribuindo também desde então na Estrada Capanda-Cacuso. Desde 2013 está na Sonaref.


Noé Tiago Líder Elddie II - San José Nacionalidade: Angolana

Tunguno Luís Líder Joaquim Carvalho Nacionalidade: Angolana

Começou em Luanda no projeto Luanda Sul em 2005. Passou por Capanda, Catata-Lovua e desde 2013 está no Projeto Sonaref.

Este nos projetos AH Capanda, AH Gove, Estrada Ekunha-Cusse e Catata-Lovua. Está na Sonaref há 2 anos e meio e este ano de 2015 completa 10 anos de Organização.

João Paulo

Eduardo Avelhamo

Líder Joaquim Carvalho Nacionalidade: Brasileira

Líder Joaquim Carvalho Nacionalidade: Angolana

Entrou na Organização em 1996, em Porto Camargo- Paraná, Brasil. Voltou para a Organização em 2005 já em Angola, projeto AH Capanda. Contribuiu também na Zona Econômica Especial, Projeto de Realojamento de Populações e desde 2013 está no Projeto Sonaref.

Ingressou na Odebrecht em 2005 pelo projeto Águas de Benguela, onde permaneceu por cerca de 8 anos. Está na Sonaref desde de 2013 e este ano completa este ano 10 anos de Organização.

Domingos José

Edmundo Júnior

Líder Joaquim Carvalho Nacionalidade: Angolana

Líder Ahmed Harfoush Nacionalidade: Brasileira

Ingressou na Odebrecht no final de 2004 pelo projeto Águas de Benguela onde esteve por de 8 anos. Está na Sonaref desde de 2013.

Entrou na Organização em 2003, em sua terra Natal, Tucuruí- Pará, Brasil. Chegou em Luanda, pela Odebrecht em 2008 pelo projeto AH Capanda. Esteve em outras obras como Linhas de Transmissão, AH Cambambe e Águas de Benguela. Está na Sonaref desde Outubro de 2013.

José Armando

Marcelino Flora

Líder Pedro Costa Nacionalidade: Angolana

Líder Flávia Britto Nacionalidade: Angolana

Ingressou na Odebrecht em 2005 pelo projeto Águas de Benguela, onde ficou por cerca de 9 anos. Está na Sonaref desde de 2014. Completa este ano 10 anos de Organização.

Ingressou na Odebrecht no final de 2004 pelo projeto Águas de Benguela, onde ficou por cerca de 8 anos. Está na Sonaref desde de 2013. Completa este ano 10 anos de Organização.

José Sachitumba

André Gomes André

Líder Elddie II - San José Nacionalidade: Angolana Iniciou sua carreira na Organização no projeto Águas de Benguela onde se manteve por quase 9 anos, antes de vir para a Sonaref.

Líder Sérgio Reis Nacionalidade: Angolana Entrou na Organização em 1992 e sua 1ª obra foi Barragem de Capanda. Retornou em 1996 já em Luanda Sul onde permaneceu por 10 anos. Em 2006 foi para o projeto Águas de Benguela, em 2012 para o projeto Infraestrutura no Sumbe e em 2013 apoiou no laboratório de Jamba Mineira. Chegou na Sonaref no final de 2013 onde está até hoje. Completa este ano 20 anos de Organização.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

27


#NASONAREF

Foto by Ana Karina

Júlia Gueve Teixeira

Do Planalto da Huila para a Costa de Benguela Perfil Júlia Teixeira Júlia Gueve Teixeira JP Financeira Nacionalidade: Angolana 30 anos

Contabilidade e Finanças 2013 Universidade Jean Piaget, Benguela Projeto Águas de Benguela Jan | 2012 JP Estagiária - Financeira Infraestruturas Kwanza Sul Jun | 2012 JP Administrativa e Financeira Projeto Sonaref, JP Financeira Abr | 2013

C

uriosa e aventureira por nascença a Huilana, Júlia Teixeira, completa em dezembro de 2015 4 anos de Organização Odebrecht. Economista, formada pela Universidade Jean Piaget, em Benguela, entrou na Organização no Projeto Águas de Benguela em janeiro de 2012 como JP estagiária financeira. Foi através de uma palestra que ficou conhecendo a Organização Odebrecht, e posteriormente através de um

28

processo seletivo de Jovem Parceiro da Odebrecht composto com entrevistas, dinâmicas de grupos e testes de aptidão que entrou na empresa. Passados seis meses na província de Benguela foi convidada a apoiar nas obras de Infraestruturas do Kwanza Sul onde assumiu a posição de JP Administrativa e Financeira da obra. Durante este período no Kwanza Sul, de acordo com Júlia, aprendeu e compreendeu na prática o espírito de Servir e as características do parceiro Odebrecht e o que é ser responsável de seu negócio. Em abril de 2013 foi convidada a fazer parte da equipe financeira do Projeto Sonaref onde está desde então. Para júlia trabalhar na Organização Odebrecht é: “Desafio muito bom, são várias nacionalidades e diferentes culturas. Aqui dentro da Sonaref eu viajo, sem sair do lugar, com diferentes culturas. Mesmo não estando no País dessas pessoas com quem trabalhamos é como se eu tivesse com um repre-

sentante deste país. Vejo que este desafio que estou vivenciando vale a pena tentar e aproveitar ao máximo. Aprendi aqui a proteger a todos que estão a minha volta. É algo bom no sentido da palavra pois a pessoa esta sempre prevenida e não deixa de pensar não só em si mas sim no conjunto. E estando aqui a pessoa não somente se sente bem profissionalmente mas também está preparada para a vida. Aqui nós temos um universo. Um mundo diferente. A organização Odebrecht é uma Empresa que prima por tudo. Quem está na Odebrecht está preparado para qualquer lugar do mundo. Aqui Aprende-se a ser responsável. Fica maduro para a vida. Quem trabalha aqui jamais sai preguiçoso.


Foto by Iury Rodrigues

Daniel Yambi

Natural do Lubango e Lobitanga de Coração !

Y

Perfil Daniel Yambi Daniel Yambi Nacionalidade: Angolana 42 anos Projeto Águas de Benguela Benguela, Angola

2008

Infraestruturas Kwanza Sul Kwanza Sul, Angola

2012

Projeto Sonaref Lobito, Angola

2013

ambi chegou no Lobito em 1990, casou, construiu família e criou novas raízes Lobitangas. Durante treze anos trabalhou em uma grande fábrica de recauchutagem de pneus onde aprendeu os ofícios de borracharia pneumática. Em 2008 o projeto Águas de Benguela, Luongo, fez um convite a Yambi para se juntar a Organização Odebrecht junto a equipe da Oficina Mecânica. Yambi aceitou o convite e permaneceu durante 4 anos apoiando as obras de estradas, infraestrutura de águas e urbanização que a Odebrecht desenvolveu na província de Benguela. Em 2012 recebeu um convite para ir mais ao norte do País, Província do Kwanza Sul. Trabalhou durante um ano no Projeto de Infraestruturas do Kwanza sul pela Odebrecht, também na área de borracharia. Em 2013 um antigo líder lhe fez o convite para vir contribuir em um novo projeto que era bastante almejado pela população: Projeto Sonaref, Refinaria do

Lobito. Yambi foi um dos pioneiros a chegar na oficina mecânica. Conta ele que era apenas meia dúzia de colegas quem estavam a “arrancar os trabalhos com a oficina” ainda em um pátio temporário. Yambi está quase 3 anos no Projeto Sonaref e quando lhe pergunta qual o significado de trabalhar na Odebrecht ele responde: “Odebrecht é uma empresa que forma os Homens, os Seres Humanos. A Odebrecht está sempre a frente. É uma empresa que se segura com as 2 mãos. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui, formar os jovens e contribuir para o desenvolvimento da região” Yambi possui mais de 21 anos de experiência em pneumáticos, recauchutagem e borracharia, considerado uma grande biblioteca prática de conhecimentos na área. Em fevereiro de 2016 completará oito anos de Organização Odebrecht.

SONAREF FIQUE POR DENTRO

29


#NASONAREF

Você Sabia?

Angola acolhe comemorações do Dia do ambiente em 2016

A

ngola foi o país escolhido para receber as celebrações do Dia Mundial do Ambiente em 2016, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Ambiente de Angola, liderado por Maria de Fátima Jardim. A organização das comemorações do dia 5 de junho também foi confirmada pelos responsáveis pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, na sigla em inglês), durante a Cimeira do Clima, que decorreu em Paris.

Passatempo Desenvolvimento Social

A

Sustentabilidade é um dos fundamentos que conduzem a atuação da Odebrecht no compromisso com o desenvolvimento das Comunidades das áreas de influência dos projetos. Os programas sociais da Organização visam desenvolver pessoas e Comunidades como agentes de seus próprios destinos e do desenvolvimento sustentável.

São pilares deste trabalho social: Fortalecimento da cidadania e da governança; Promoção da educação básica e da qualificação profissional para o trabalho; Fomento a iniciativas produtivas geradoras de oportunidades de trabalho e renda; Melhoria da qualidade de vida das Comunidades e desenvolvimento territorial sustentável; Promoção do diálogo, da cooperação e do comprometimento, visando ampliar a contribuição da cadeia de valor para o desenvolvimento sustentável; Fortalecimento da inclusão social, da promoção da diversidade humana e cultural. A Odebrecht já transformou e transforma a realidade de diversas Comunidades do mundo, com programas como o do Projeto Sonaref, por exemplo: Programa Acreditar e Tuyula Lomunga. Encontre as palavras em destaque! Soluções

30


SONAREF FIQUE POR DENTRO

31


SONAREF FIQUE POR DENTRO Informativo Projeto SONAREF

32

Foto by André Lino

Dezembro 2015

4ª edição


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.