
1 minute read
Aos fuxiqueiros de plantão
from FUXICO, RESENHA, MEXERICO NAS ESQUEINAS E BUZUS DE SALVADOR | Caramurê Publicações | Selo João Uba
Daiana Soares
OFuxico... começou a ser escrito em 2017, tendo como ambiente de inspiração transportes coletivos de Salvador, especificamente o buzu e o metrô. As situações mais retratadas foram vivenciadas diariamente no percurso de ida para o trabalho e volta para casa, outras ocorreram na feira livre, no ferryboat, na rua, enquanto algumas vieram diretamente da memória afetiva da infância. A intenção foi transcrevê-las do modo mais realista possível, e para não deixar escapar o calor do momento, especialmente das histórias acontecidas durante os engarrafamentos no buzu, utilizei o bloco de notas do celular e uma caderneta para rabiscar o que viria a se transformar nos textos aqui reunidos.
Advertisement
A rua também é protagonista desta obra, pois o ato de fuxicar parece injetado nas veias baianas, e isso se constata desde o ato de debruçar os cotovelos nas janelas e espiar o que não é da conta até os olhares curiosos, os mexericos e as reações inusitadas nas resenhas que se passam em cada esquina.
Antecipo que as histórias foram escritas numa linguagem própria do falar baiano, reforçada pela característica descontração de nossa gente. Os diálogos são embalados pela musicalidade do sotaque, pela identidade impressa em cada palavra pronunciada,
em cada gíria lançada. Tudo tão expressivo quanto naturalmente transgressor da chamada norma culta. Tudo no mais legítimo baianês. Sinceramente, foi uma experiência muito boa para mim. Espero que seja para você também, meu caro leitor.