MATOSINHOS É A AUTARQUIA COM MAIS TRANSPARÊNCIA NO PAÍS
SOCIEDADE - P.05
MATOSINHOS REFORÇA APOIO AO DESPORTO ESCOLAR ENSINO - P.11
O MÊS EM JORNAL
Por Francisco Samuel Brandão
FICHA TÉCNICA
Diretor : Francisco Samuel Brandão
Diretor Adjunto: Mário Costa
Editor: Emídio Brandão
Coordenação: Diogo Barbosa
Designer: Emibra Corpo Redatorial: Bernardino Costa; Carlos Marinho; Emídio Brandão; Francisco Fernandes Brandão; Gonçalo Azevedo; João de Almeida; João Regufe; José Henrique Correia; Mariana Santos Mota Paulo Ferreira; Paulo Gaspar; Prof.Dr.Júlio Pinto da Costa; Paulo Mengo de Abreu; Tiago Maia;
Propriedade: Emibra -
Publicidade e Consultadoria de Gestão, Lda
Conselho Administrativo: Emídio Brandão
Email: revista-nm@emibra.com
Sede e Redação/Edição: Av. Dom Afonso Henriques, 1122
Gráfica: Fig- Indústrias Gráficas. SA Estrada das Eiras 315, 3020-430 Eiras
Tiragem: 1000 Exemplares
Nota: O Estatuto Editorial encotra-se publicado na página de Internet: www.nmmatosinhos.com/estatuto-edito
O futuro europeu vai por um caminho complicado dadas as circunstâncias em que vivemos, decorrentes da luta pela hegemonia mundial das grandes potências, dizem eles, o que acarreta grandes mutações na vida dos povos sem que os “gladiadores” com isso pouco se importem desde que os seus países fiquem a ganhar e as suas populações “bem de vida”. Mas não é verdade pois os senhores da guerra o que querem mesmo é viver confortavelmente, com contas bancárias bem recheadas, alimentar vaidades e vícios e na maioria dos casos manter o palmarés de malfeitorias prenhes de desmedida imoralidade sem se preocuparem com os seus compatriotas. Acham que Trump está mesmo preocupado com os americanos dos EUA ou Putin com russos? Sim sim, é por isso que Ucrânia é já cemitério de algumas centenas de milhares de militares que, para fazer a vontade e alimentar o desejo de Vladimir recuperar os seus horizontes geográficos perdidos por vontade dos povos, vieram dos mais inóspitos lugares daquelas terras como “carne para canhão” sem que os dirigentes do Kremlin sintam uma única beliscadura.Como
podia ser de outra maneira? Não penso que a Europa tenha perdido o seu velho aliado americano, mas começa a ter cautelas com o comportamento enviesado de Trump que, um dia profere ameaças e no outro, não se lembra de nada, próprio de alguém inconsequente em quem não se pode confiar. E, vai daí que, os dirigentes do velho continente, também todos eles bem instalados na vida, começassem, tardiamente, a pensar que o melhor era dependermos de nós próprios e construirmos as nossas defesas face ao risco que corremos com “amizade” de Putin e Trump. Como?
Entrevistei há dias o Presidente da Euratex, uma associação que agrega e defende os interesses de todo o setor têxtil europeu junto dos organismos comunitários, que me manifestou a sua preocupação face ao quadro que se desenha promovido pela política da EU que fala sempre em investimento, mas, ao que parecia estava mesmo a desinvestir, o que acarreta grandes constrangimentos a um vetor importante da economia como é o têxtil em Portugal.
A preocupação deste dirigente deve ser neste
momento maior, depois de ouvir Ursula von der Leyen dizer que temos de investir em armamento, e já tem um orçamento que ronda os oitocentos mil milhões de euros! Primeiro, não é linear a forma de o pagar: pagam todos os europeus ou só alguns. Se forem todos, incluídos os portugueses, falando por nós, que franjas da população vão ficar aos berros? Em que temos? Não se sabe ao certo, mas que é verdade é que estamos em guerra que nenhum português encomendou e que os nossos políticos (para não ficarem mal na foto) vão ter de “assinar de cruz”. Com que custos?Ainda não se sabe. A nossa salvação é que temos empresas que podem alinhar-se na fabricação de equipamentos bélicos, ou parte deles, e, por exemplo, as tropas precisam de fardamento e nós temos unidades industriais capazes de abastecer a europa, o que agradaria a economia nacional, mas não a mim por cheirar a sangue. Sobre o Velho Continente pairam nuvens de cinzento carregado que deixam as comunidades algo apreensivas, o que contrasta com a aparente descontração que se vive nos areópagos dos Centos Decisores Europeus.
Fiscais da STCP podem multar carros mal estacionados
Os fiscais da STCP já podem passar multas de estacionamento indevido nas faixas BUS e paragens de autocarros no Porto. A STCP passará a contar com brigadas aptas que poderão emitir multas a condutores que violem o Código de Estrada, que nomeadamente afetem a circulação dos transportes públicos. A estimativa é que durante o próximos anos sejam aplicadas 5 mil multas. Caso um motorista de um autocarro ou elétrico observe um veículo mal estacionado ou que o impeça, deverá alertar o Centro de Controlo de Tráfego da STCP, que encaminha a informação para a Polícia Municipal e para os agentes da STCP. Para além disso, a fiscalização será por rondas diárias dos fiscais da STCP, com 15 elementos para esse efeito e duas viaturas.
A Polícia Municipal também terá duas viaturas para as rondas diárias habituais.
A STCP pode atuar em carros em segunda fila,emcruzamentosenasáreasdestinadas a transportes públicos. Também podem multar carros estacionados a menos de 25 metros antes e menos de 5 metros depois das paragens de autocarros e elétricos.
A medida abrange vários cenários em que os agentes podem multar o mau estacionamento. Por exemplo, carros parados em segunda fila, em cruzamentos, ou em áreas reservadas a transportes públicos, por exemplo, faixas BUS. Além disso, inclui-se o estacionamento a menos de 25 metros antes e menos de 5 metros depois das paragens de autocarro e elétrico.
Nova ligação entre Câmara de Matosinhos e a Linha de Leixões
A Linha de Leixões, vai ganhar uma nova linha de autocarros da rede Unir, para complementar o serviço. Esta nova linha irá ligar a estação ferroviária de Leça do Balio e a paragem de metro da Câmara de Matosinhos, sendo que ainda não tem data para começar a operar, revelou Carlos Mouta, vereador da mobilidade da autarquia. A carreira fará apenas uma paragem, no Lionesa Business Hub, seguindo para Matosinhos pela A4 e Via Norte. Os autocarros utilizados serão turísticos, ao contrário do que acontece nas restantes linhas da rede Unir. Os horários estarão em consonância com os da Comboios
de Portugal, mas ainda não estão definidos. Segundo Carlos Mouta, o utente terá cinco minutos após a chegada para sair do autocarro, validar o bilhete e entrar no comboio.
Ligação Leça da Palmeira e Aeroporto Além da nova linha, será construída uma linha de Bus Rapid Transit (BRT) entre a antiga Petrogal, em Leça da Palmeira, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O projeto avaliado em 20 milhões será financiado na sua totalidade pelo fundo de transição justa que Matosinhos recebeu por causa do encerramento da refinaria.
Luísa Salgueiro é candidata à Câmara de Matosinhos
A atual Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro anunciou a recandidatura à autarquia. “A minha candidatura foi aprovada por unanimidade e aclamação na Concelhia do PS e estamos a aguardar a ratificação da Comissão Política Distrital, que acontecerá em março”, disse a autarca.
Luísa Salgueiro, de 57 anos, iniciou as funções como presidente da Câmara de Matosinhos em 2017, tendo sido reeleita em 2021. Se vencer, este será o seu último mandato na autarquia matosinhense. É também, desde 2021, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Rua de Brito Capelo entra em obras durante 6 meses
A Rua de Brito Capelo vai entrar em obras durante 6 meses, após a aprovação do contrato de adjudicação da empreitada na reunião da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta intervenção será no troço da Brito Capelo entre a Avenida da República e o Largo José dos Santos. O principal objetivo da Câmara de Matosinhos é impedir a circulação e estacionamento de veículos nos passeios de granito, em especial de veículos pesados destinados a cargas e descargas, que têm sido a principal causa de degradação do piso, causando quedas dos peões e ações de manutenção frequentes. Sendo assim, está previsto o prolongamento dos atravessamentos elevados nos cruzamentos Brito Capelo entre a Avenida da República e o Largo José dos Santos. Nos
cruzamentos elevados, vão ser criados lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade reduzida e para cargas e descargas, cuja duração será controlada por câmaras que permitem ler e indicar o volume dos veículos. Nas zonas destinadas a cargas e descargas, o piso será em paralelo, de modo a facilitar a manutenção, com os passeios a permanecer em granito por ser considerado um material nobre Serão ainda colocadas floreiras na zona pedonal, permitindo somente a circulação de peões, bicicletas e trotinetes. A obra, a cargo da empresa Pedrifiel – Sociedade de Exploração de Granitos, terá o custo de 599.786,75 euros.
Personagem da banda desenhada, criada nos Estados Unidos, aparece pela primeira vez no ano de 1940 em Batman. Retratado como vilão, psicopata ou génio do crime vai pulando de personalidade em personalidade sempre com o anátema de procurar desenfreadamente o caos. Que dizer se de repente, por artes mágicas, o figurão saísse da tela, ganhasse vida e viesse atormentar a existência dos mortais. De facto a ficção tem, por vezes, impactos perversos sendo o mais perigoso a capacidade de misturar a fantasia com a realidade dificultando-nos a capacidade de as destrinçar. Estaremos livres de tal equívoco? Numa análise mais simplista poderá parecer que sim mas, por vezes, a linha que separa o real do impensável torna-se tão ténue que nos faz hesitar. Vejamos: Donald Putin refere que Zelensky é um ditador e nunca deveria ter iniciado a guerra; Donald Macron afirma, três dias depois, ter muito respeito por Zelensky considerando-o muito corajoso; Bibi Trump afirma querer deslocalizar os palestinianos da Faixa de Gaza criando aí uma Riviera; Vladimir Trump afirma que a União Europeia foi formada para prejudicar os Estados Unidos, tendo tido sucesso nesse objetivo, mas que “agora sou eu o Presidente”; Kim Yong Trump decide mudar a designação do Golfo do México para Golfo da América, sendo que a Associated Press fica impedida de entrar na Sala Oval por não obedecer; Donald Maduro decide que é a Casa Branca que escolhe os jornalistas que estarão presentes na Casa Oval e no Air Force One, acrescentando que assinará uma ordem executiva para “parar imediatamente toda a censura governamental e trazer de volta a liberdade de expressão” para os EUA; Donald Pinóquio Trump afirma que “Gastámos 350 mil milhões (...) com a ajuda à Ucrânia … se são 300 ou 350 mil milhões, ninguém sabe ao certo. Eles nem sequer me conseguem responder a isso, significa provavelmente mais do que isso”; Luís XVI Trump afirma que “a minha vida foi salva por um motivo. Fui salvo por Deus para tornar a América grande novamente”; O joker, ele mesmo, afirma que “Construiremos novamente o exército mais forte que o mundo já viu… meu maior legado será o de um pacificador e unificador, é isso que quero ser, um pacificador e um unificador”; Adolf Musk refere que só a AfD pode salvar a Alemanha…”vamos esperar que a AfD ganhe as eleições e interrompa o suicídio europeu.”. Realidade ou ficção, fica à consideração de cada um o cenário a escolher, por mim termino com um “nem mais um Tesla, nem mais um produto americano”.
Paulo Mengo Professor de História
O JOKER
2 Anos de Conquistas e um Espírito de Comunidade Forte
O CityGolf celebrou recentemente o seu 20.º aniversário, um marco importante para este espaço que, ao longo das últimas duas décadas, tem desempenhado um papel fundamental na democratização do golfe em Portugal. Para assinalar a data, estivemos no local e conversámos com Luís Castro Fernandes, co-proprietário do clube, que partilhou connosco a sua visão sobre o percurso do CityGolf, os desafios enfrentados e os planos para o futuro.
Desde a sua fundação, o CityGolf tem procurado desmistificar a ideia de que o golfe é um desporto elitista e inacessível. Para Luís, um dos principais objetivos sempre foi tornar o golfe mais acessível a todos, combatendo o estigma de que se trata de um desporto reservado a elites e reformados. “Uma das nossas missões foi tirar o anátema de ser uma coisa elitista, que não é. A nossa quota é de 400 euros por ano, quase como um ginásio, e permite acesso ilimitado ao campo. Qualquer pessoa pode comprar um equipamento completo por 150 euros e, a partir daí, não precisa de gastar mais dinheiro”, explica. A visão do CityGolf passa por tornar o golfe um desporto moderno e apelativo para as gerações mais novas. Luís acredita que, para atrair mais praticantes entre os 25 e os 45 anos, é necessário que a modalidade seja mais rápida e flexível, algo que pode ser um obstáculo no formato tradicional. “O problema é que um torneio de golfe demora cinco horas, ao contrário do padel que dura duas. Isso influencia muito certas gerações, especialmente as mulheres, que acabam por não jogar tanto porque os maridos ocupam grande parte do dia com um torneio.” O CityGolf tem feito um grande investimento na formação de novos jogadores, sendo um dos poucos clubes a desenvolver programas estruturados para captar jovens talentos. Uma das iniciativas mais bem-sucedidas foi a parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, que permite a participação de centenas de crianças em Open Days organizados pelo clube. “Recebemos cerca de 150 crianças por dia, e no final, entre 5 a 10 delas ganham acesso gratuito à nossa academia, conforme o protocolo com a Câmara. Esse contacto inicial é fundamental para criar interesse na modalidade”, destaca Luís. Além disso, a localização do CityGolf, praticamente no centro do Porto, tem sido uma grande vantagem para atrair novos jogadores. O clube tem vindo a crescer, não só através das iniciativas formais, mas também pelo simples boca a boca. “Os miúdos trazem os amigos, depois ficam os pais, e assim se cria uma dinâmica familiar e social muito forte. Já temos famílias inteiras, com sete membros a jogarem aqui”, conta. Apesar do crescimento e da consolidação do CityGolf
como referência na região, a sustentabilidade financeira continua a ser um dos maiores desafios. Sem apoios oficiais significativos, a manutenção do clube depende das quotas dos sócios, torneios e patrocínios. “Gerir este barco não é fácil. Estamos a falar de um projeto que envolve custos elevados com a manutenção da relva, pessoal, rendas… O espaço é alugado, e não temos apoios do Estado. Só nos sustentamos através dos green fees, das quotas e de alguns torneios e patrocínios”, explica Luís. A questão da infraestrutura também é um desafio constante. “A relva exige um investimento enorme, e um green demora dois a três anos até atingir o estado ideal. Além disso, temos problemas no driving range porque no inverno a drenagem não funciona bem, o que nos obriga a fechá-lo, já que as bolas ficam enterradas e torna-se impossível recolhê-las”, relata. Para quem quer aprender a jogar, o CityGolf disponibiliza programas de iniciação que têm feito sucesso. Um dos mais populares é o curso “9 Semanas e Meia”, que permite que pequenos grupos de iniciantes adquiram conhecimentos e confiança no campo ao longo de pouco mais de dois meses. O convite do CityGolf para quem quer experimentar a modalidade é simples: “Passem cá. São todos nossos convidados. Não tem custos nem compromisso. É só pegar no taco e experimentar.” O 20.º aniversário do CityGolf foi um momento de celebração e união entre sócios, direção e patrocinadores. Para Luís, um dos momentos mais emocionantes da história do clube foi um torneio de Natal, quando os próprios sócios decidiram juntar-se para ajudar na aquisição de novos equipamentos. “Foi um gesto incrível. Mostrou que somos mais do que um clube, somos uma família”, afirma emocionado. O CityGolf tem um impacto tão significativo que, atualmente, metade da seleção nacional de golfe é composta por ex-jogadores do clube. Um dos melhores exemplos é Dani Costa Rodrigues, atualmente o melhor jogador profissional de Portugal, que começou a jogar no CityGolf aos cinco anos. Olhando para o futuro, Luís gostaria de expandir o espaço e melhorar as condições de treino. “O nosso
sonho era ter um campo um pouco maior. Talvez um dia, com o apoio de promotores imobiliários que vejam valor em ter um campo de golfe associado a um empreendimento.” Além disso, a grande intervenção necessária no curto prazo é a cobertura em madeira da parte superior do campo, para permitir a prática nos meses de inverno. A nível competitivo, o CityGolf vai reforçar o calendário de torneios. Em 2024, o clube será palco do Campeonato Nacional de Clubes e do Open de Portugal em Pitch & Putt. Além disso, pretende bater o recorde do maior torneio de Pitch & Putt realizado no país, que atualmente é de 117 jogadores. “Este ano vamos aumentar substancialmente o número de provas e garantir que têm mais qualidade e impacto”, afirma Luís. Com 450 sócios, cerca de 300 jogadores federados e um espírito de comunidade forte, o CityGolf continua a ser um pilar no crescimento da modalidade em Portugal. Mais do que um campo de golfe, é um espaço onde a paixão pelo desporto se alia à convivência e ao espírito de equipa. Ao longo destes 20 anos, o CityGolf provou que é possível tornar o golfe mais acessível e inclusivo, desafiando os estereótipos e criando uma geração de jogadores. Com um futuro promissor e uma vontade contínua de inovar, o clube mantém-se fiel à sua missão: tornar o golfe um desporto para todos.
António Parada é candidato pelo Chega à Câmara de Matosinhos
António Parada, ex-socialista e vereador independente na Câmara Municipal de Matosinhos, vai ser o cabeça de lista pelo Chega ao concelho nas eleições autárquicas deste ano. O convite para liderar a candidatura foi feito pelo Chega, que foi aceite por Parada, que desde 2021 é vereador sem pelouro da Câmara de Matosinhos, eleito através do movimento independente António Parada SIM, tendo obtido 9,87%. Recorde-se que em 2013 António Parada encabeçou a lista do PS à Câmara de Matosinhos, conseguindo 25,26% das intenções dos eleitores. Passados 35 anos no partido, após uma rotura
com a Federação Distrital do PS, desfiliou-se em 2017 e apresentou uma candidatura independente à autarquia, encabeçando o Movimento de Cidadãos de Matosinhos – SIM. Segundo Rui Afonso, líder da distrital do Chega do Porto, a escolha de António Parada deve-se ao facto de ser uma pessoa reconhecida no concelho e conhecer os matosinhenses “como ninguém”, disse. As eleições deverão ocorrer entre setembro e outubro de 2025. Até ao momento, o social-democrata Bruno Pereira já reconfirmou a sua candidatura à Câmara de Matosinhos, que em 2021 encabeçou a lista do PSD, obtendo 17,25%.
Novidades nos transportes
Durante a cerimónia de apresentação da Linha de Leixões, Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, anunciou uma novidade nas redes de autocarros em Matosinhos.
Será possível saber em tempo real o tempo que falta para a chegada dos autocarros no concelho Depois da alteração da
numeração das linhas, a sinalética nas paragens, que ainda contém a denominação antiga, será alterada.
O executivo está ainda a articular com a SCTP a possibilidade de juntar numa só placa as linhas das duas empresas de transporte, à semelhança do que acontece na Maia.
Excelência na Inspeção de Veículos
O NASA – Centro de Inspeção
Automóvel, SA, localizado na Rua da Antela, 105, 4455-047 Lavra, é uma
entidade de referência na área de inspeções automóveis. Este centro destaca-se pelo seu compromisso com a segurança rodoviária e pelo serviço de excelência prestado aos clientes.
A equipa do centro de Lavra é composta por profissionais qualificados que asseguram inspeções rigorosas e imparciais, garantindo que os veículos cumpram todos os requisitos legais e de segurança.
O atendimento cordial e a eficiência nos processos têm sido elogiados por diversos clientes, reforçando a confiança e a satisfação dos mesmos.
Para além das inspeções periódicas obrigatórias, o centro oferece serviços de inspeções extraordinárias e facultativas, adaptando-se às
necessidades específicas de cada condutor. A missão da equipa é contribuir para a segurança nas estradas, assegurando que cada veículo esteja em conformidade com as normas estabelecidas.
O centro de inspeção de Lavra opera de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h00, e aos sábados, das 8h30 às 13h00. Para marcações ou informações adicionais, os clientes podem contactar o centro através do número de telefone 22 996 4219.
A dedicação e o profissionalismo da equipa do NASA são fundamentais para promover uma cultura de segurança e confiança entre os condutores, contribuindo significativamente para a redução de acidentes e para a melhoria contínua das condições dos veículos que circulam nas estradas portuguesas.
Matosinhos é a autarquia com mais transparência no país
A Câmara Municipal de Matosinhos ultrapassou os 90% de cumprimento dos indicadores do índice Dyntra, atingindo uma pontuação de 90,13%, sendo a primeira do país a fazê-lo. O índice Dyntra é uma ferramenta de avaliação que mede a transparência das organizações públicas e privadas, com base em diversos indicadores que abrangem áreas como a informação disponível sobre a organização, os planos e relatórios, a contratação pública, a transparência económico-financeira, entre outros Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, mostrou-se satisfeita com a distinção “Este marco é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação das nossas equipas. A transpar-
ência é um pilar fundamental da nossa gestão, e este resultado demonstra o nosso compromisso em proporcionar aos cidadãos uma administração pública aberta e responsável.” Este reconhecimento é o culminar de várias iniciativas implementadas pela Câmara de Matosinhos para melhorar a transparência e a participação cidadã. Para este reconhecimento contribuíram diversas iniciativas da Câmara de Matosinhos, como a publicação de relatórios e atividades financeiras, disponibilização pública de informações em detalhadas sobre a organização e funcionamento da Câmara, bem como a promoção de comunicação direta com os munícipes.
SAIBA +
Está a ser construída uma nova bancada no campo do Gatões Futebol Clube, em Guifões, anunciou a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. Esta construção está a ser erigida com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Os brunch mais famosos da cidade já chegaram a Matosinhos, na Rua Sousa Aroso. No Zenith, o brunch é o “prato principal”, que é encarado como uma refeição versátil, podendo ser pedido como pequeno-almoço, lanche, almoço ou até como um lanche a meio da manhã, ou da tarde, com os preços a começar nos 5 euros. As panquecas são outro bestseller, que inclui várias combinações com preços a partir de 8 euros. O espaço tem capacidade para 60 lugares sentados e está aberto todos os dias, entre as 9h00 e as 19h00. O Zenith Matosinhos aposta numa abordagem estética mais “clean”, com destaque para elementos naturais como plantas e cores terra. A abertura do novo espaço reflete o plano de expansão da marca que até o fim do ano espera abrir ainda mais 10 novos restaurantes. Segundo Tiago Silva, sócio-gerente do Zenith Brunch, a escolha de Matosinhos prende-se com a “crescente notoriedade como um destino dinâmico, com uma oferta diversificada no segmento brunch e uma agenda cultural ativa”.
LEIXÕES SC ADQUIRE NOVAS CARRINHAS
“A frota do Mar continua a crescer”. Foi assim que o Leixões Sport Clube anunciou a aquisição de três novas carrinhas para o transporte de jogadores do clube. Os veículos tratam-se de uma Renault Traffic e uma Opel Vivaro, ambas de nove lugares, e uma Iveco Daily, com capacidade para transportar no mínimo 15 passageiros. Esta aquisição contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
ZENITH JÁ CHEGOU A MATOSINHOS
Matosinhos dá início ao Portugal Azul
A expedição Portugal Azul terá início em Matosinhos, em março, percorrendo a costa continental e das ilhas, escalando em vários portos. O projeto foi apresentado no CEiiACentro de Engenharia e Desenvolvimento, que é focado na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas marinhos. O percurso terá início no Porto de Leixões, passando depois pela ria de Aveiro, Figueira da Foz, Reserva Natural das Berlengas, rio Tejo, Açores, Madeira, Parque Natural do Sudeste Alentejano, terminando no Algarve, na ria Formosa. A expedição irá registar o nível de contaminação dos ecossistemas marinhos costeiros, bem como sensibilizar as populações para a necessidade de prevenção e mitigação dos impactos ambientais, incluindo a realização de sessões públicas com escolas e outras entidades. Os dados recolhidos serão
posteriormente analisados, tendo em conta aspetos como a contaminação por plásticos e hidrocarbonetos, a percentagem de oxigénio na água, a perda de biodiversidade, os efeitos da sobre-exploração pesqueira, a subida do nível do mar, o aumento da temperatura do mar e o impacto do urbanismo e do turismo. A expedição será liderada pelo explorador espanhol Nacho Dean, a primeira pessoa a ter dado a volta ao mundo a pé e a unir os cinco continentes a nado. O seu objetivo é documentar o estado dos ecossistemas portugueses e alertar para a importância de preservar o meio ambiente. Carlos Mouta, vice-presidente da autarquia, realçou “O mar é o elemento mais marcante de Matosinhos. É, por isso, natural estarmos associados a este projeto”.
Mercadona abre em Matosinhos e Porto e já está a contratar
A Mercadona vai abrir, em 2025, 10 novos supermercados em Portugal para dar continuidade ao seu plano de expansão.Matosinhos (São Gens), Porto (Amial), Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Palmela, Lisboa (Alta de Lisboa e Quinta do Lambert são as novas lojas Mercadona previstas para 2025.Recentemente a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 € brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 € alcançados num máximo de 4 anos. Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de
trabalho noturno. A empresa já se encontra a contratar trabalhadores.As vagas em aberto para trabalhar na Mercadona são principalmente para operador de supermercado, auxiliar de manutenção e operador de armazém (bloco logístico). Todas as ofertas de emprego têm um período de formação, com contrato efetivo e são remuneradas desde o primeiro dia. Além disso, durante esse período, todas as despesas estão a cargo da empresa – alimentação, transporte, estadia e também viagens a casa de 15 em 15 dias para todos os colaboradores.
Fruta Feia chega a Leça do Balio
A cooperativa de consumo Fruta Feia CRL vai abrir uma nova delegação no Porto, desta vez no auditório do Padrão da Légua, em Leça do Balio, no dia 11 de março.A associação foi criada com o objetivo de valorizar aquela parte da produção fruto-hortícola que os agricultores não conseguem escoar devido à aparência e preferência dos grandes canais de distribuição por frutas e hortaliças perfeitas, com vista à diminuição do desperdício alimentar. Todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras de manhã são recolhidos os produtos fruto-hortícolas nos agricultores que os mesmos não conseguem escoar devido à aparência (calibre, formato, cor), com os quais montam cerca de 340 cestas para os nossos consumidores associados, durante a tarde. Em Matosinhos irá funcionar todas as terças-feiras, das 17h00 às 20h30.Após 11 anos de funcionamento, contam com 10.318 consumidores associados e 391
agricultores, tendo evitado até à data que 6.600 toneladas de frutas e hortícolas fossem parar ao lixo. Até ao momento existem 18 Delegações, 13 em Lisboa e 5 no Porto.
Fundo do Montepio compra escritórios da PwC em Matosinhos
A Montepio Gestão de Ativos anunciou que o seu Fundo Valor Prime adquiriu o edifício da PwC Services Portugal por 13 milhões de euros, menos de cinco meses após a sua inauguração. Em comunicado no dia 21 de fevereiro, a Montepio Gestão de Ativos anunciou que “O imóvel, que representa um ativo ímpar no segmento de escritórios, é constituído por três pisos de escritórios, atualmente ocupados pela PwC Services Portugal, tem capacidade para acolher até 500 colaboradores e disponibiliza, nos dois pisos subterrâneos, 93 lugares de estacionamento, a maioria dos quais arrendados à Whathouse Lda”.
O comunicado refere ainda que “Através desta aquisição, o Fundo Valor Prime reforça o posicionamento num dos setores estratégicos da sua política de investimento, que privilegia segmentos de maior valor acrescentado, com foco nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”. Recorde-se que o o escritório nasceu de uma parceria entre a PwC Luxemburgo e a PwC Portugal para fazer auditorias a bancos e fundos de investimento. Aberto desde outubro na Avenida Comendador Ferreira de Matos, iniciou com 230 trabalhadores, estimando-se alcançar os 700 num prazode três anos.
Orçamento Participativo está de regresso
O 2º Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM) está de regresso, com a recolha de propostas a ocorrer nos Conselhos de Cidadãos, de 10 a 13 de março. O OPM tem como objetivo dar voz às comunidades locais, promovendo a participação ativa dos cidadãos, permitindo que os munícipes decidam diretamente sobre o destino de parte do orçamento municipal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do concelho.Os munícipes podem apresentar propostas nos Conselhos de Cidadãos, nos seguintes dias: 10 de março no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora; 11 de março no Centro Cultural de Leça do Balio; 12 de março na Escola Básica n.º 2 de Perafita; 13 de março no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira.
Todas as reuniões têm início às 21h00.Os cidadãos com 15 ou mais anos podem participar, contribuindo com ideias inovadoras e viáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).As propostas são depois analisadas pelos serviços municipais, estando depois sujeitas a votação na plataforma online. Os projetos mais votados serão implementados pela Câmara Municipal ou em parceria com outras entidades locais.O montante total do Orçamento Participativo de Matosinhos para 2025 é de 200 mil euros, distribuído equitativamente pelas quatro Uniões de Freguesia, com um limite de 50 mil euros por projeto. A edição de 2024 contou com 51 propostas submetidas.
Casa de Chá da Boa Nova renova Estrelas Michelin
O Guia Michelin revelou os melhores representantes da gastronomia portuguesa para 2025, com a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, uma das distinguidas.
O restaurante, liderado pelo chef Rui Paula, renovou a sua distinção com duas Estrelas Michelin. O espaço continua a ser uma referência a nível nacional, situado numa zona privilegiada junto ao mar, que oferece experiências gastronómicas marcantes.
Segundo os inspetores, os maiores representantes da gastronomia portuguesa são: Alma (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Leça
da Palmeira), Il Gallo d’Oro (F unchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira).
Os inspetores elogiaram a maneira como os chefs portugueses valorizam e preservam o património e cultura gastronómica do país, recriando receitas tradicionais com técnicas modernas.
Oito novos restaurantes estrearam-se com uma estrela, sendo que em Portugal existem agora 38 que possuem uma estrela, e apenas oito com duas estrelas.
Metro do Porto compra 22 veículos para a Linha Rubi por 70 milhões de euros
A Metro do Porto adjudicou 22 novos veículos à empresa chinesa CRRC Tangshan, destinados à futura Linha Rubi (H), que deverão chegar até ao final de 2026, anunciou a empresa. "A Metro do Porto acaba de adjudicar 22 novos veículos à CRRC Tangshan, num investimento de 69,5 milhões de euros financiado pelo Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental", informou a empresa em comunicado. Os veículos deverão chegar ao Porto no final de 2026, antes do início da operação da Linha Rubi, que irá ligar a Casa da Música se Santo Ovídio. “Atualmente com 120 veículos, a frota
do Metro do Porto vai ser alargada com estas 22 novas unidades (no concurso é admitida a possibilidade de ser acionada uma opção para mais 10) produzidas pela CRRC Tanghan – o maior fabricante ferroviário do mundo”, refere a empresa. Cada veículo poderá transportar 244 clientes no total, 64 sentados, com sete portas de cada lado. Terão ainda um sistema anticolisão e deteção de obstáculos, bem como de deteção de incêndios. Os 18 veículos adquiridos em 2023 vieram da mesma empresa, sendo que os novos irão manter a mesma cor, mas com um design atualizado, numa parceria entre a
empresa e os portugueses da AlmaDesign. A empresa chinesa já tinha sido responsável pelo desenvolvimento dos 18 veículos mais recentes da Metro do Porto, os cinzentos CT (CRRC Tram) em circulação desde 2023, mantendo os novos a mesma cor, mas com um design atualizado. A Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio) está a ser construída com CBTC (Communication Based Train Control), sistema que pode vir a permitir a condução sem recurso a maquinista naquele troço.
MATOSINHOS, PORTO E GAIA: UMA ALIANÇA QUE ATRAI INVESTIMENTO E INOVAÇÃO
Tiago Maia Gestor e Empreendedor
O Porto foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, como a cidade europeia mais atrativa para investimento direto estrangeiro, segundo o Financial Times. Este reconhecimento resulta do esforço coletivo da Frente Atlântica do Porto, que une Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.Matosinhos tem um papel essencial nesta distinção. Com tradição industrial, localização privilegiada e uma visão estratégica focada no futuro, tornou-se um polo de investimento e inovação. A proximidade ao Porto e a integração na Frente Atlântica do Porto permitiram uma abordagem coordenada na captação de novas oportunidades económicas, reforçando a competitividade regional.Mais do que números, este reconhecimento internacional valida a capacidade da Frente Atlântica do Porto em promover desenvolvimento sustentável, criar emprego qualificado e fomentar a inovação. O Porto, Gaia e Matosinhos partilham infraestruturas e talento, provando que a cooperação entre municípios é uma estratégia vencedora. Matosinhos soube reinventar-se, apostando em setores estratégicos como a economia azul, tecnologia e sustentabilidade. A presença do Porto de Leixões e o investimento na qualificação urbana e ambiental são exemplos de uma visão integrada de desenvolvimento. A relação com a Academia é outro fator determinante para a atratividade da região. Instituições como a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto desempenham um papel essencial na captação e retenção de talento, garantindo que as empresas encontram profissionais qualificados. A colaboração entre setor público, privado e academia fortalece o ecossistema de inovação. A cooperação entre os três municípios foi tema da minha investigação académica em 2016, numa tese de mestrado orientada pelo Professor Leonardo Costa da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Baseando-me na teoria “Desenvolvimento como Liberdade” de Amartya Sen, analisei o impacto das políticas municipais na competitividade urbana e na integração da Frente Atlântica. O estudo culminou num artigo publicado em 2019 na Revista Portuguesa de Estudos Regionais, destacando a importância da abordagem supramunicipal. A distinção atribuída ao Porto pelo Financial Times reflete este trabalho conjunto, no qual Matosinhos tem um papel estratégico. A atração de investimento não depende apenas do Porto, mas da rede de relações e infraestruturas onde Matosinhos se destaca. O futuro passa por continuar a apostar na inovação, digitalização e sustentabilidade, garantindo que a região se mantém competitiva num contexto global em mudança. É essencial fortalecer sinergias entre municípios, aprofundar a colaboração público-privada e potenciar as vantagens comparativas de cada território. Matosinhos, pela sua história, capacidade de adaptação e espírito empreendedor, continuará a ser um dos pilares desta estratégia. O reconhecimento do Porto como destino de eleição para o investimento internacional é uma vitória coletiva, que reforça a importância da cooperação sub-regional e do planeamento estratégico para um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
GRATIDÃO PELAS RELAÇÕES HUMANAS
Paulo Gaspar
Professor Doutor
Num mundo em constante mudança, onde as máquinas, a tecnologia, cada vez mais, assume um papel (principal) no mundo dos humanos, quase ditatorial, é imperioso que se reflita sobre esse papel. Com efeito, importa ter consciência do exagero da tecnologia entre os humanos e, por isso, “procurar boas práticas” humanas. Boas práticas essas que devem ser replicadas em diferentes contextos para relembrar que os humanos nunca podem deixar de ser humanos. Assim sendo, vamos apresentar alguns apontamentos de um contexto muito especifico - Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (AEIP) – onde um dos principais lemas é o cultivo das relações humanas. No AEIP, “instituímos” a semana dos afetos, onde toda a comunidade escolar, com um sorriso nos rostos, partilha momentos de “satisfação humana”. Defensores acérrimos de uma premissa preconizada por Dalai Lama, “quando a inteligência e a bondade ou afeto são usados em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos.” Tomando como referência essa linha de pensamento é muito usual no AEIP, os nossos alunos se envolverem de um modo ímpar, num conjunto de atividades, onde se enaltece a Paz e os Direitos Humanos, como valores fundamentais para a (re)construção de uma sociedade mais saudável. “Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o maior prêmio a que se possa aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento desta grande missão que consiste em preparar para a humanidade futura um mundo melhor.” (Carlos Bernardo González Pecotche). Um caminho longo e árduo, mas por convicção, não desistimos. Um caminho longo e árduo, mas por convicção, apostamos nos nossos jovens, para vencer essa “batalha”. Desse modo, todo o caminho tem de assentar, sobretudo, na otimização das potencialidades de cada um e na valorização de um feedback constante ao longo de todo e qualquer processo. Feedback esse sempre com um objetivo bem definido – monitorização e aperfeiçoamento processual – onde as palavras de elogio assumem papel central em toda a formação dos nossos alunos. Por isso, é sempre uma enorme satisfação assistir a toda a azáfama com que os professores e assistentes operacionais do AEIP se dedicam à preparação da Gala dos Prémios para os nossos alunos. Com efeito, a referida Gala foi um momento único de excelência de organização e magia de sorrisos de todos os envolvidos, onde os alunos premiados foram os principais atores de uma história linda que se pretende dar continuidade. Como pronunciei na Gala, expressas nas singelas palavras de abertura, não foi um momento apenas para honrar todos aqueles que se destacaram em várias áreas, mas também para promover um espirito de camaradagem entre todos, onde os prémios não são apenas uma forma de reconhecimento, mas também um estímulo para que todos continuem a buscar a excelência e a superar os seus próprios limites. O verdadeiro mérito está no esforço contínuo, na resiliência diante dos desafios e na vontade de aprender a crescer. Em suma, é importante ter consciência que cada um tem dentro de si um potencial infinito e por isso é importante que nunca se deixe de sonhar e de lutar pelos objetivos que cada um se propõe. “Sejamos bons e depois seremos felizes. Ninguém recebe o prémio sem primeiro fazer por isso.” (Jean Jacques Rousseau). Estes exemplos de “trabalho humano”, apenas constituem breves apontamentos de um conjunto de atividades que se vão realizando no interior de qualquer das nossas escolas, em todo o nosso país, para dessa forma se relembrar que nunca podemos deixar de continuar a “humanizar o humano”.
A Cidade Europeia
de Desporto decorre a todo o vapor!
Em março destacamos alguns eventos nacionais e internacionais que decorrerão em Matosinhos. Nos primeiros dias de março, as atenções centram-se em 3 modalidades: o polo aquático, com o torneio internacional WaterPolo Carnival (piscina do Fluvial, dias 1 e 2) a patinagem artística, com o Chapatim 2025, um seminário internacional promovido pelo Rolar Matosinhos (pavilhão de Custóias, de 1 a 4) e o andebol, com a realização de 3 grandes torneios dos escalões de formação, envolvendo centenas de atletas, o HandLeça, o Next Generation e a II Handball Cup, organizados, respetivamente, pelo Clube Andebol de Leça, Lusitanos de Santa Cruz e a Académica de S.M. de Infesta. Nota para o futebol juvenil e para os torneios de Carnaval do Custóias F.C., a Custóias Cup, e do F.C. Perafita, a Gold Cup, ambos no fim de semana de 1 e 2 de março. Já no dia 19, a zona desportiva de Leça da Palmeira receberá o torneio Festa do Futebol Feminino. Ainda no que toca ao “desporto rei”, o Centro de Desportos e Congressos e o estádio do Leça F.C. receberão o Forum 2025 - Congresso Nacional de Treinadores de Futebol, nos dias 17 e 18.A disputa de títulos, como as Taças de Portugal, passam por Matosinhos e o palco principal do Centro de Desportos e Congressos é para as
melhores equipas nacionais de voleibol, basquetebol e futsal. A Taça de Portugal de Voleibol (m/f) disputa-se de 7 a 9 de março e de 21 a 23 é a vez da Taça de Portugal de Basquetebol, em masculinos e femininos, enquanto o final do mês nos reserva uma Final 4 de futsal feminino e uma escaldante Final 8 de futsal masculino, entre os dias 26 a 30. As piscinas municipais promovem as tradicionais aulas temáticas, e no início de março a piscina de Custoias realiza a “Semana Aberta” enquanto em toda a rede, de 13 a 19, o tema é a “Semana do Pai”. Dias 15 e 16 de março, os Paços do Concelho de Matosinhos recebem um ciclo de conferências a “Sports & Business”, enquanto nas ruas podemos assistir à 21ª edição da famosa Corrida e Caminhada do Dia do Pai, no dia 16.Também o desporto adaptado acontece: o 5º Open de Golfe APPACDM (dia 4), a Fase Regional de Futsal ANNDI (CRPF Lavra, dia 12) e a Liga Boccia Sénior INATEL 2025, no dia 26 de março.São estas e muitas mais atividades – como vela, golfe, karaté, hipismo, boxe, ténis de praia, ginástica rítmica, squash, kickboxing... - que podem ser consultadas no calendário disponível em www.matosinhosced2025.pt ou em www.matosinhosport.pt
Bomporto planta primeira
árvore do CACI
A Bomporto – Cooperativa de Solidariedade Social, instituição particular de solidariedade social, plantou a primeira árvore da primeira fase da construção do CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. O CACI estará situado na Rua do Monte, na Maia. Fundada a 13 de julho de 2009, a cooperativa dedica-se ao apoio de pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 50%.
A missão da Bomporto inclui promover a integração social e familiar dos seus beneficiários, valorizando a sua realização pessoal e cívica. A instituição realiza e apoia iniciativas nos domínios social, profissional, cultural, desportivo e de qualidade de vida. Além disso, promove a construção ou aquisição de habitações e equipamentos que respondam às necessidades sociais e culturais dos seus utentes.
O fenómeno das encomendas perdidas chega ao Porto
A Trevobox, empresa algarvia, está a causar impacto em Portugal com um modelo de negócio que tem vindo a crescer noutros países europeus nos últimos anos: a venda a peso de encomendas perdidas.
A marca chega agora ao Porto, com uma pop-up store no Parque Nascente, durante todo o mês de março.
Na génese do negócio estão encomendas que nunca chegaram ao destino, por razões distintas, e que estavam
destinadas à incineração. Para mitigar o problema, os produtos começaram a ser vendidos ao público, com a surpresa de não saber o que contém a encomenda. Os lotes não reclamados podem conter artigos eletrónicos, roupas, brinquedos, utensílios e muito mais.
Segundo Miguel Puech, fundador da marca, as encomendas são vendidas a peso, a partir de 2,49 euros por 100 gramas.
O mundo através das lentes de João Botelho
João Botelho nasceu em Matosinhos, na Avenida da República, a 2 de dezembro de 1957, pelas 9h15 da manhã. O dia estava lindíssimo, com sol, mas muito frio. Esse ano foi marcante a nível mundial no campo da ciência, com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a dar início à Era Espacial com o lançamento do Sputnik, a 4 de outubro. Em Portugal, deram-se os primeiros passos nas emissões regulares da Radiotelevisão Portuguesa.A sua vivência familiar foi extremamente enriquecedora nos primeiros anos de vida, tanto pela forma como foi educado como pelo facto de estar rodeado de pessoas extraordinárias. No seio da família, recebeu educação, cultura, o sentido de liberdade, o respeito pelo direito à diferença, a solidariedade, a tolerância e, naturalmente, os valores religiosos.A música e a leitura eram uma constante em sua casa, repleta de livros e discos, alguns dos quais proibidos pela censura. Esse ambiente proporcionou-lhe acesso ao cinema, à fotografia e à pintura. Tanto a fotografia como o cinema fizeram parte do seu percurso de aprendizagem, sendo o avô materno e o pai os grandes impulsionadores dessa paixão.O avô passava horas com João e os seus irmãos a projetar filmes mudos de Charlie Chaplin com a sua Pathé Baby de 1924. João ficava maravilhado ao observar as máquinas fotográficas do avô, guardadas religiosamente no armário — uma Carl Zeiss e uma Kodak. Com o pai, a experiência era diferente, pois sempre teve acesso à sua máquina fotográfica, uma Agfa de fole, com a qual fotografou pela primeira vez. Para a época, essa máquina possuía uma lente de grande qualidade, e João tem a certeza de que foi nesses momentos que nasceu a sua paixão pela fotografia.As décadas de 1960 e 1970 foram de grande fascínio para ele. Os acontecimentos mundiais desses anos levaram-no a admirar profundamente a fotografia como meio de expressão. A imagem estava presente em todos os momentos da sua vida, fosse através de revistas como Vida Mundial, Time, Newsweek, Paris Match, Flama, Século Ilustrado e Photo, ou da Agência Magnum, que teve enorme importância na divulgação da fotografia a nível mundial, reunindo alguns dos melhores fotógrafos da época. Outro elemento essencial foi a televisão portuguesa, que, ainda que de forma acanhada e muitas vezes enviesada a nível informativo, entrava diariamente nas casas dos portugueses. Contudo, a pessoa que lhe revelou a essência da fotografia foi a Dra. Tereza Siza. Foi com ela que aprendeu a utilizar devidamente
uma máquina fotográfica, a compreender os enquadramentos e os mecanismos. Na casa da Dra. Tereza Siza, começou a revelar filmes e a transformar negativos em papel. Esse foi o momento decisivo que lhe faltava para testemunhar o “milagre fotográfico”.Ver, pela primeira vez, a imagem surgir como por magia no papel foi uma das sensações mais belas e extraordinárias que experimentou. A partir desse instante, a fotografia mudou a sua forma de ver o mundo. O olhar de João passou a dividir automaticamente a realidade em retângulos, sempre em busca do melhor enquadramento e da melhor maneira de expressar plasticamente cada momento.
João Botelho realizou diversas exposições individuais, destacando-se Os Bebés Nadadores (1990) no restaurante A Casa, em Perafita, Olhar a Preto e Branco –Leça da Palmeira (2012) na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, e Porto de Abrigo (2018) no Orfeão de Matosinhos. Em 2023, apresentou o livro de fotografia e poesia Cinema Paraíso, acompanhado de uma exposição homónima nos meses de junho e agosto, além da exposição Visão do Coração, em novembro, no Outono Cultural da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.No âmbito das exposições coletivas, participou nos projetos DEZENCONTROS em 2015 e 2016, expondo Porto de Abrigo I na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia e Porto de Abrigo II na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Em 2017, integrou a mostra MULTIPLICIDADES, onde apresentou Cinema Paraíso na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Ao longo da carreira, concorreu a diversos certames fotográficos, como o Concurso de Fotografia de Guimarães (1980) e o concurso da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) em vários anos, de 2012 a 2017. Também participou nos concursos Novos Talentos Fotografia FNAC (2015 e 2016), LensCulture Emerging Talent Awards (2016), LensCulture Exposure Awards (2017) e The Chelsea International Photography Competition (2017). Recebeu o 2.º e o 3.º prémios no concurso Focando Tema Porto Leixões em 2013.A sua obra foi publicada em diversas plataformas, incluindo a revista Nova Imagem (1981), o jornal O Braçada (1990) e, mais recentemente, no livro Cinema Paraíso (2023), editado pela Seda Publicações. As suas fotografias estão representadas em coleções institucionais, como as do Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL) e da Empresa de Trabalho Portuário do Douro e Leixões (GPL), além de integrarem coleções particulares.
Rui Reininho lança disco com a Orquestra
Jazz de Matosinhos
Meses depois da edição de “20.000 Éguas Submarinas”, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) convidou Rui Reininho para uma viagem singular pelos mistérios desse recém-editado disco. Ao vivo na Casa da Música e na Real Vinícola, sob direção artística de Pedro Guedes, a orquestra reinventou as composições para o formato de big band e juntou-se a Rui Reininho, Paulo Borges e Alexandre Soares nesta nau imaginária. O sucesso desses espetáculos despertou a vontade de registar esta colaboração em disco. Um registo ao vivo com cinco temas gravados no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio da OJM. Com produção de Rui Reininho e Pedro Guedes, o disco conta ainda com Alexandre Soares na coprodução e na remistura do tema “NamasTea”. O disco poderá ser ouvido nas plataformas de streaming e também estará disponível em vinil, em duas edições especiais: uma versão “standard” e uma edição limitada e autografada, colorida, comemorando os 70 anos de Rui Reininho, com apenas 70 exemplares.
ARTE, O FURTO NAZI E A BAVIERA.
José Henrique Correia Investigador de História Contemporânea | Professor
Um homem sob pressão: o historiador de arte Bernhard Maaz, diretor-geral da Bayerische Staatsgemäldesammlunge.O estado da Baviera está sob enorme pressão desde que o diário “Süddeutsche Zeitung” revelou ao mundo artistico a existência de obras de arte,escondidas em tempos hitlarianos e mantidas nas suas coleções públicas sob anmato. A 19 de fevereiro, revelou o diário Süddeutsche Zeitungou que 200 obras de arte desviadas pelos nazis estavam adormecidas na Bayerische Staatsgemäldes mmlungen, as coleções de pintura do Estado Livre da Baviera. Algumas dessas obras são assinadas por artistas de prestígio como Pablo Picasso, Paul Klee ou Max Beckmann. E´ neste ponto que a revista Der Spiegel insiste sobre as revelações: os descendentes dos proprietários das obras em questão,não teriam sido informados, tendo os funcionários da instituição bávara até “ocultado” a origem das obras. No primeiro artigo dedicado a este caso, o Süddeutsche Zeitung explica que teve acesso a uma lista de 900 páginas, sistematizando centenas de pinturas e esculturas. Todas elas são propriedade da Bayerische Staatsgemäldesammlungen e, portanto, distribuídos entre os museus públicos de propriedade da instituição, como as três galerias de arte de Munique. Cada entrada na lista corresponde a uma foto e uma história, escrita por especialistas. Duzentas obras têm em comum o facto explícito de serem todas “classificadas como ‘vermelhas’”, ou seja, identificadas como roubadas pelos nazis....Oitocentos outras são classificados como “laranja. Nesta lista, que teria sido finalizada em 2020, há por exemplo menção a obras “apreendidas pela Gestapo”, a polícia secreta do Terceiro Reich, enquanto outras são tidas como pertença de Hermann Göring, um dos homens mais poderosos do regime nazi. A lista destinava-se ao uso interno, e a sua existência prova, segundo o Süddeutsche Zeitung, “o jogo duplo” que o Estado da Baviera fazia “aparentemente há anos”, em torno das peças-chave. Internamente, a “espoliação” foi estabelecida de forma inequívoca. Oficialmente, o percurso das obras é apresentado como trivial, ou ainda em investigação. “Na maioria dos casos, os herdeiros nunca foram contatados, apesar dos compromissos assumidos nesse sentido por todos os museus públicos alemães”. Berlim, é um dos signatários dos Princípios de Washington, um acordo internacional não vinculativo que foi concluído em 1998 para acelerar a restituição de obras de arte roubadas sob o regime nazi. O diário de Munique menciona a exemplo,a atribulação de Michael Hulton, “o descendente do colecionador judeu Alfred Flechtheim” na Califórnia: “ele luta há anos pela devoluçãode um bronze de Picasso, uma pintura de Klee e seis pinturas de Beckman que agora estão na BayerischeStaatsgemäldesammlungen”. Claudia Roth, ministra da Cultura (governo cessante), pediu uma investigação. Num comentário publicado em 21 de fevereiro, o Süddeutsche Zeitung insiste que, embora a presença de obras roubadas nas coleções bávaras não seja em si uma revelação, é o tratamento do caso que é “chocante”. “Em vinte e sete anos, o Bayerische Staatsgemäldesammlungen devolveu apenas 24 obras”, lembra o jornal.
Marca redonda atingida no “Dedo que adivinha”
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos chegou aos 1000 rastreios da Diabetes tipo 1, às crianças e jovens, graças à adesão à campanha nacional promovida pela APDP Diabetes. O momento foi assinalado nas redes sociais, com fotografias dos vários membros que levam a cabo esta missão. Uma simples picada no
dedo é o suficiente para rastrear a Diabetes Tipo 1 antes do aparecimento de sintomas, evitando assim complicações de saúde. Para participar no “Dedo que adivinha”, basta preencher um formulário e aguardar o contacto da ULS para o agendamento do rastreio.
Tuberculose em debate no podcast “Mais conversa, melhor Saúde”
Já está disponível o oitavo episódio do podcast “Mais conversa, melhor saúde” com o tema “Tuberculose - Desmistificar mitos e preconceitos”. O projeto da autoria da médica e coordenadora Unidade de Imunoalergologia da ULS de Matosinhos, Cristina Lopes, traz desta vez como convidados Bárbara Seabra, médica especialista em Pneumologia e Manuela Teixeira, enfermeira
especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Esta conversa aborda a doença em Portugal e em Matosinhos, quais os sintomas, os tratamentos e riscos da doença, desmistificando assim também todos os mitos de uma patologia que era muito comum no passado em Portugal. As conversas estão disponíveis em formato vídeo no canal de Youtube da ULS, e também em formato áudio no Spotify.
Mar Shopping Matosinhos doa 7.000€ para ajudar a equipar espaço para doentes oncológicos”
O MAR Shopping Matosinhos vai entregar à Associação de Apoio a Pessoas com Cancro (AAPC) um donativo de 7.000€, que será usado na remodelação de um espaço onde serão realizados workshops de comida saudável direcionados para o doente oncológico. Entre 28 de novembro de 2024 e 6 de janeiro deste ano, o MAR Shopping Matosinhos disponibilizou às crianças que visitaram o Meeting Place um “Reino do Natal”, que incluía um photo booth, um workshop para criar enfeites de Natal e uma minipista de patinagem em gelo sintético, cuja entrada de 1€ reverteu para esta causa. Com o apoio desta iniciativa, o MAR Shopping Matosinhos vai entregar à AAPC um donativo de 7.000€. Todo o valor angariado com esta iniciativa do MAR Shopping Matosinhos servirá para implementar o projeto Nutrir + Saúde, que consiste na renovação de um
espaço na sede da AAPC para realização de workshops, palestras e showcooking de comida saudável e nutrição oncológica abertos à população. Este é o objetivo da Dra. Susana Pires Duarte, diretora do Departamento Social da AAPC, “sensibilizar a população em geral para a importância da alimentação equilibrada e aquisição de estilos de vida saudáveis para prevenir o aparecimento da doença oncológica, por outro, munir os doentes oncológicos de conhecimentos benéficos sobre a alimentação, capazes de melhorar a vivência da doença.”, explica a responsável. Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, relembra que “apoiar esta causa da AAPC, cujo trabalho com esta população conhecemos, entendemos como essencial para o bem-estar dos utentes que a associação apoia e que são membros da nossa comunidade.”
A IV Jornadas de Enfermagem e Reabilitação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos terão lugar nos dias 20 e 21 de março, no Auditório da Associação Nacional de Farmácias. O evento terá diversos debates e conferência, começando pelas 9h00 no dia 20 de março sobre “Prevenção secundária” e às 11h30 sobre “Reabilitação em Oncologia”. Pelas 14h00 será debatido “Mobilização e reabilitação para todos” e para finalizar o dia, às 16h45, será sobre “Inovação em Enfermagem de Reabilitação no cuidado da pessoa com doença respiratória”. No dia 21, haverá o debate sobre “Integração de cuidados do EEER em contexto pediátrico”, às 10h20, “Investigação –do início ao fim”, às 14h00, e “A criação de valor como resultado da intervenção de EEER”, pelas 16h15.
Vacinação para bebés termina em março
Até 31 de março, todas as crianças nascidas após 1 de agosto de 2024, assim como bebés prematuros nascidos entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2024, podem ser vacinadas contra o Vírus Sincicial Respiratório. A vacina poderá ser administrada na maternidade, nos cuidados de saúde primários ou em meio
hospitalar, de acordo com norma estabelecida pela Direção-Geral da Saúde. Este vírus é a causa mais comum de infeção respiratório até aos 12 meses de idade. Bronquiolite, Pneumonia, Conjutivite, Otite média aguda e Traqueobronquite são algumas das manifestações
IV Jornadas de Enfermagem e Reabilitação da ULS de Matosinhos 20-21 Março Auditório da associação nacional das farmácias Porto
A Comissão Científica das IV Jornadas de Enfermagem de Reabilitação da ULS Matosinhos convida todos os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação a submeter resumos dos projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados e/ou dos trabalhos de investigação que têm vindo a desenvolver, constituindo-se esta como uma oportunidade de partilha de experiências e de saberes. No final do evento haverá uma entrega de prémios aos vencedores. No evento haverão ainda os cursos de Electroestimulação (25 vagas), Bandas neuromusculares (25 vagas) e Reabilitação do pavimento pélvico (20 vagas). Não vão faltar também workshops, de Terapêutica inalatória por malha vibratória e Mobilização e reabilitação para todos, num total de 25 vagas.
Primeiro Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva atrai altos quadros de empresas
O primeiro Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva, realizado a par da QUALIFICA 2025, está a gerar forte interesse de altos quadros de empresas, comprovando a relevância da aprendizagem ao longo da vida para profissionais no ativo. O Salão terá portas abertas a 14 e 15 de março, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, e a inscrição antecipada de largas centenas de licenciados e profissionais, entre os quais CEO, diretores, gestores, engenheiros, advogados ou arquitetos permite antever o sucesso da iniciativa em ano de estreia. “Estamos perante um mundo em constante transformação e a temática da aprendizagem ao longo da vida assume crescente pertinência, apresentando-se praticamente como uma obrigatoriedade para pessoas das mais distintas faixas etárias. O forte interesse no Salão de profissionais seniores, já a ocupar cargos de relevo, deixa-nos naturalmente
Alunos saborearam almoço especial
O Matosinhos Tem Lata proporcionou um almoço especial a cerca de 9 mil alunos das escolas públicas de Matosinhos, celebrando a indústria conserveira da região.A ementa incluiu o atum da conserveira Ramirez, reforçando a importância do pescado e das conservas na identidade gas-
tronómica local., com a assinatura do chef Hélio Loureiro.Em parceria com a GERTAL, a iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos teve como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis e aproximar a comunidade escolar dos produtos da terra.
Matosinhos tem agora dois novos espaços de estudo e trabalho, uma Sala de Estudo e Coworking na Casa da Juventude de Matosinhos. O espaço irá funcionar com um horário alargado, tendo ao dispor salas equipadas com acesso a computadores portáteis e wi-fi, para estudo ou trabalho individual ou em grupo, e de coworking direcionado para jovens empreendedores. Estes espaços surgem como uma resposta ao grande crescimento de trabalhos remotos e de ambientes de estudo e trabalhos flexíveis, facilitando assim o desenvolvimento de relações e redes de networking.
satisfeitos”, diz Diogo Barbosa, diretor-geral da Feira Internacional do Porto. A mostra, com visitas gratuitas mediante inscrição prévia, contará com a participação de importantes escolas de negócios, centros de formação, universidades, bem como organismos públicos e imprensa técnica, que apresentarão as suas ofertas em mestrados, doutoramentos, pós-graduações e formação executiva. Entre as novidades mais recentes a apresentar no Foyer do Pavilhão 6 da EXPONOR encontram-se propostas formativas associadas à Inteligência Artificial, adaptadas a uma necessidade premente do mercado. O salão realiza-se em simultâneo com a QUALIFICA 2025, que tem já garantida – a um mês da realização do evento - a presença de mais de 22 mil alunos, oriundos de um número superior a 300 escolas, de vários pontos do País, que conhecerão as propostas de mais de uma centena de expositores.
Matosinhos reforça apoio ao desporto escolar
Foi inaugurado na Escola Secundária Gonçalves Zarco a Sala UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar. A sala está equipada com tecnologia de ponta e mobiliário inovador, de modo a apoiar estudantes do ensino básico e secundário que conciliam os estudos com a prática desportiva de alto rendimento. Durante a cerimónia de inauguração, foi assinado o Protocolo dos Campeonatos Nacionais Escolares 2025, uma competição que vai reunir 1250 alunos de todo o país entre os dias 29 e 31 de maio.
A Divisão Policial de Matosinhos do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública realizou uma ação de sensibilização na Escola Básica e Secundária Padrão da Légua. Esta ação com o tema “Violência? Hoje Não, Obrigado”, tem como objetivo prevenir a delinquência juvenil, a posse e uso de armas e
a violência nas escolas. Segundo dados da PSP, são responsáveis pela segurança dos 3.100 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo situados na sua área de responsabilidade, bem como de mais de 900 mil alunos e 150 mil pessoas do pessoal docente e não docente.
Carlos Marinho Professor Doutor de Matemática
O Dia Internacional da Matemática comemora-se a 14 de março de 2025 em todo o mundo. A Unesco em 2020 decidiu criar um dia que relembrasse a importância da matemática no planeta azul. Durante anos esta comemoração esteve ligada ao dia do Pi (3,14…). A data de 14 de março tem a ver exatamente com o 3,14…, como não existe um mês 14, só temos 12 meses, a decisão do dia, ficou decidida, trocando o mês com o dia, ficando 3 (Mês de março) e 14 (o dia). Audrey Azoulay , Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Matemática, em 14 de março de 2023 referiu “numa altura em que a humanidade enfrenta tantos desafios é fulcral que o poder da matemática seja melhor compreendida e mais equilibrada. Este Dia Internacional recorda-nos que a matemática diz respeito a todos, escrevendo o mundo e tornando-o inteligível. A matemática representa um presente de generosidade sem fim e ainda há tanto por explorar.” Nesse sentido, a ESAG – Escola Secundária Augusto Gomes através do seu grupo disciplinar de matemática celebra o Dia Internacional da Matemática 2025 cujo tema é a criatividade da matemática na descoberta e na arte através de um Congresso Nacional “Matemática Tem Magia!” com inscrições abertas a todo o país. Numa agenda de excelência, às 09h00 teremos a abertura do Congresso a cargo da Diretora da ESAG Margarida Pereira e do Professor Carlos Marinho, pelas 09h10 – Palestra “Matemática Tem Magia!” pelo professor Carlos Marinho. Uma sessão onde a matemática é explicada de uma forma simples, em contexto da vida real, onde a interação com a plateia é uma solução possível e determinada em cada momento. Bolas de malabarismos, cliques, cartão de cidadão, número de contribuinte, cartas, histórias, notas, moedas, fios, telemóveis, água, copos e materiais afins, tudo serve para explicar a importância da alma mater das ciências. Seguidamente pelas 10h10, teremos “Magia Tem Matemática!” com Daniel Guedes – Mágico Profissional e Licenciado em Matemática na FCUP. Vai mostrar que a magia tem muita matemática e ciência. Truques, magias, diversão e… matemática. Pelas 11h00 realiza-se um debate “Qual é a Magia da Matemática?” com o Professor Carlos Marinho (Moderador), Professor Paulo Morais (Matemático e Professor Universitário da UP) e Daniel Guedes (Mágico) e Alberto Rocha (Psicólogo e Presidente da ANEIS). Uma conversa sobre a importância da matemática. Tem ou não magia esta ciência que molda o planeta e equilibra as sociedades. Pelas 12h00 será o fecho do Encontro, seguido de um coffee-break. O matemático francês Jean Dieudonné defendeu que a “matemática… é uma bola de lã, um novelo embaraçado onde todos os fios… têm efeito sobre outro de modo quase imprevisível”. A ESAG- Escola Secundária augusto Gomes é uma escola pública de excelência, que atenta ao fenómeno da importância da matemática e da ciência, cria momentos que elevam o ensino e a aprendizagem de toda a sua comunidade educativa, neste caso eleva a qualidade do país, uma vez que é um evento nacional aberto a todos, com todos.
Nova Sala de Estudo e Coworking
PSP visitou alunos no Padrão da Légua
Nutrição e sono
Mariana Santos Mota 4839N
O sono é essencial para o bom funcionamento de diversas funções do organismo. A relação entre alimentação e sono é bidirecional, tendo a primeira um impacto na qualidade do sono e, este, por sua vez, influencia as escolhas alimentares. Durante o sono decorre a regulação da produção das hormonas grelina e leptina cuja função envolve o controlo do apetite.Uma má qualidade do sono tem como consequência um aumento da hormona grelina e uma diminuição da leptina, levando a um aumento do apetite e a uma diminuição da saciedade. Consequentemente, tal contribui para um aumento da ingestão calórica diária, realçando o consumo excessivo de cafeína e de alimentos processados, de elevada densidade energética, ricos em açúcar, gordura e sal, diretamente relacionados com o excesso de peso e obesidade e de patologias como a diabetes ou a hipertensão.Verifica-se que alguns alimentos parecem ter a capacidade de melhorar a qualidade do sono. Entre eles, encontram-se os alimentos ricos em triptofano, um aminoácido essencial para a produção de melatonina, a hormona indutora do sono. São eles os laticínios (leite, iogurte e queijo), os ovos, frango, peru e frutos oleaginosos como amêndoas, nozes, avelãs, cajus ou sementes de abóbora.Adicionalmente, os alimentos fornecedores de hidratos de carbono como cereais integrais, tubérculos e fruta também promovem uma maior disponibilidade do triptofano no cérebro. Por fim, alimentos ricos em magnésio como a banana, o abacate ou vegetais folhosos verdes e alimentos ricos em ómega-3 como os peixes gordos têm também um impacto positivo no sono.A par dos alimentos a privilegiar, existem outros que se devem evitar, entre os quais as bebidas alcoólicas e que contenham cafeína ou açúcar, assim como a evicção de refeições pesadas, que contenham um elevado teor de gordura. Assim, para além do conjunto de comportamentos e hábitos que constituem a higiene do sono, os hábitos alimentares têm também um papel relevante no mesmo, não devendo ser desconsiderados. Referências bibliográficas:Zhao M, Tuo H, Wang S, Zhao L. The Effects of Dietary Nutrition on Sleep and Sleep Disorders. Mediators Inflamm. 2020 Jun 25;2020:3142874. doi: 10.1155/2020/3142874. PMID: 32684833; PMCID: PMC7334763. Halson SL. Sleep in elite athletes and nutritional interventions to enhance sleep. Sports Med. 2014 May;44 Suppl 1(Suppl 1):S13-23. doi: 10.1007/ s40279-014-0147-0. PMID: 24791913; PMCID: PMC4008810.
Voluntariado no Ginga Campeonato Nacional de Dança
A A.C.D.R. Jogo de Negro está a desenvolver um programa de voluntariado na área de apoio ao estudo e atividades ocupacionais para crianças e jovens, o “Ginga”. O Ginga é uma atividade promovida em colaboração com o Colégio Efanor e a Associação Jogo do Negro, com apoio da Autarquia de Matosinhos e da U.F. de S.M. de Infesta e Senhora da Hora, e consiste em sessões de apoio ao estudo, onde alunos do secundário do Colégio Efanor
se voluntariam para acompanhar crianças, ajustando a intervenção às suas necessidades. As sessões decorrem nas instalações do Colégio Efanor e são monitorizadas por duas professoras do corpo docente, garantindo a adequação das estratégias pedagógicas. Para além destas sessões no Colégio, as crianças inscritas poderão ainda usufruir da integração em atividades de capoeira ou dança junto da Associação Jogo do Negro.
Comitiva do EuroBasket em Matosinhos
O Arena Matosinhos abriu as portas para a primeira gala do ano. Em competição estiveram vários atletas de boxe amador, com os atletas da casa a alcançarem a vitória em 3 combates. Os eventos contaram com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos
e Matosinhos Sport. Matosinhos continua a afirmar-se como um verdadeiro centro de desporto, cultura e inclusão, com eventos que promovem o talento, a competição e a união entre atletas e a comunidade!
A 24 de fevereiro, Portugal enfrentou a Ucrânia, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, numa partida fundamental para a qualificação para o EuroBasket 2025. Apesar de já ter garantido o apuramento para o maior palco europeu de basquetebol, este jogo teve grande importância para a preparação da nossa seleção. A fase final do EuroBasket 2025 decorrerá entre 27 de agosto e 14 de setembro, em quatro países: Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia. Antes da partida, o presidente da FIBA Europa, Jorge Garbajosa,
o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Francisco Fernandes, e o presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Manuel Albano, foram recebidos ontem pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, no Edifício dos Paços do Concelho. A autarca sublinhou a importância de Matosinhos como “a Casa das Seleções” e destacou o apoio contínuo da cidade ao desporto, sobretudo neste ano em que é a Cidade Europeia do Desporto.
Desportiva-
Elegância,Ritmo e Emoção em Matosinhos!
O Campeonato Nacional de Dança Desportiva foi um verdadeiro espetáculo de paixão, talento e técnica, reunindo mais de 300 dançarinos numa competição de alto nível. O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos foi palco de momentos inesquecíveis, onde milhares de espectadores, entre familiares, amigos e amantes da dança, vibraram e apoiaram os pares em prova, provenientes de todas
as regiões de Portugal. Cada passo, cada movimento e cada batida fizeram deste evento uma celebração única da arte e do desporto, confirmando, mais uma vez, o prestígio desta competição no panorama nacional! A organização do evento ficou a cargo da Bicas da Senhora da Hora-Associação cultural com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Proximidade e contato com a população
Na continuidade das visitas de trabalho aos Conjuntos Habitacionais de Matosinhos, o Conselho de Administração da MatosinhosHabit esteve, na última semana, em Monte
Espinho - Leça da Palmeira. Estas visitas são uma oportunidade para estar com contacto com a população residente e proceder à sinalização das necessidades prioritárias.
Projeto “Alimentação Desperdício Zero”
A MatosinhosHabit, em parceria com a Lipor, continua a implementar o projeto “Alimentação Desperdício Zero” junto da comunidade, com o objetivo de sensibilizar e educar para a importância da redução do desperdício alimentar. Estas sessões, que fazem parte do plano de ação da MatosinhosHabit, consistem em workshops práticos, onde os participantes confecionam diferentes receitas de culinária sustentável. Durante as sessões, os participantes têm acesso a dicas valiosas sobre como
armazenar e conservar alimentos, planear refeições de forma eficaz e aproveitar integralmente os ingredientes disponíveis. Além disso, são partilhadas receitas criativas que permitem transformar sobras em refeições deliciosas. Esta iniciativa além de impulsionar hábitos de melhor gestão do orçamento familiar, pela rentabilização dos alimentos e variedade na confeção alimentar, é essencial para promover a sustentabilidade e contribuir para um futuro mais verde e consciente.
Boas Práticas de Gestão
Ambiental e Eficiência Energética
A MatosinhosHabit, no âmbito do Projeto “Boas Práticas de Gestão Ambiental e Eficiência Energética” em parceria com a AdEPorto - Agência de Energia do Porto, Lipor e Câmara Municipal de Matosinhos, está a dinamizar sessões de literacia energética e ambiental em conjuntos habitacionais de Matosinhos, promovendo o uso eficiente de recursos e hábitos mais sustentáveis. Estas ações incluem a promoção de comunidades de energia renovável em alguns destes bairros, fomentando a colaboração entre os residentes para uma maior sustentabilidade. No último fim de semana, 144 pessoas estiveram presentes nas 4 sessões dinamizadas nos Conjuntos
Habitacionais de Custió e Recarei. Estas últimas sessões marcam também o início do 2.º ciclo desta iniciativa, que visa chegar a mais de 1000 residentes em 16 bairros, é promovido pela Município de Matosinhos e MatosinhosHabit, com financiamento do PRR e pela União Europeia NextGenerationEU, no âmbito dos “Bairros Positivos”. Estas iniciativas reforçam o compromisso de capacitar as comunidades locais, proporcionando ferramentas e conhecimento para uma transição energética mais justa e acessível. Acreditamos que ações como estas são essenciais para construir um futuro mais sustentável e resiliente.
A Empresa Municipal de Habitação obteve o melhor índice de Satisfação do mês de fevereiro, na categoria Empresas de Gestão Municipal, no Portal da Queixa, obtendo a classificação de 70.8.
A MatosinhosHabit assinalou o momento nas redes sociais, agradecendo novamente a confiança da população.
Carnaval Escolar de Matosinhos
Teve lugar a 28 de fevereiro a Edição 2025 do Carnaval Escolar, uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante a manhã, alegria carnavalesca reinou no Jardim Brasil Teles, com vários momentos de animação e a presença de milhares de crianças provindas dos diferentes agrupamentos escolares
de Matosinhos e estabelecimentos de ensino privado.
Destaque ainda para as presenças de Luísa Salgueiro, Presidente da CMM, Carlos Mouta, Vice Presidente e Paulo Ramos de Carvalho , Presidente da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, que fez questão de felicitar os participantes e desejar um bom carnaval.
Comissão Social de Freguesia
Decorreu no dia 21 de fevereiro, no edifício da Junta de Freguesia uma sessão da Comissão Social de Freguesia de Matosinhos.
Nesta sessão marcaram presença diferentes entidades sediadas em Matosinhos, que desenvolvem o seu trabalho na área da saúde, integração e ação social.
Vivências Seniores
O Presidente da Junta, Paulo Ramos de Carvalho, esteve no CCD Vítor Oliveira a acompanhar as aulas das Vivências Seniores da Junta de Freguesia e a recolher feedback junto dos seus frequentadores. O Presidente da Junta teve a oportunidade de assistir às aulas de Guitarra para Seniores e as aulas de Modelação.
Estas são duas das múltiplas disciplinas que integram o programa vivências seniores, especial-
mente construído para a população + 65 anos. Os interessados em integrar e/ou obter informação sobre as Vivências Seniores da Junta de Freguesia poderão fazê-lo através dos seguintes contactos: vivências.seniores@jf-matosinhoslecapalmeira.pt e pelo telefone 229 380 586 / 229 997030.
Titãs de Leça da Palmeira realizam 15ª edição da benção das bicicletas
Decorreu a 15ª edição da Bênção da Bicicletas, uma iniciativa promovida pela Associação Desportiva de Cicloturismo Titãs de Leça da Palmeira, com o apoio da Junta de Freguesia.
A cerimónia teve lugar durante a manhã na Igreja matriz de Leça da Palmeira e foi presidida pelo Rev. padre Francisco Andrade, pároco de Leça da Palmeira. Entre os presentes, destaque pata a presenças de Nuno Matos, Vereador do Desporto, Paulo Ramos de Carvalho , Presidente da UF
Matosinhos e Leça da Palmeira e Fernando Monteiro.
A iniciava contou ainda com um passeio de bicicleta e uma entrega de lembranças aos participantes, realizada no edifício desta autarquia, em Leça da Palmeira.
A Junta de Freguesia felicitou a Associação Desportiva Os Titãs de Cicloturismo de Leça da Palmeira e reconhece o trabalho desenvolvido pela associação ao serviço do desporto.
Campo de Férias de Verão –Inscrição para Monitores
Já se pode inscrever para monitor o Campo de Férias de Verão. Para se poder inscrever terá que ser maior de 18 anos, ter CV atualizado, experiência como Monitor(a) de Campo de Férias e espírito de iniciativa e boa capacidade de comunicação. Haverá um período de formação entre 16 Junho a 27 Junho, sendo que o Campo de Férias irá decorrer de 30
Junho a 1 de Agosto. As inscrições podem ser feitas através do website www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt. Para mais informações pode enviar email para gas.matosinhos@jf-matosinhoslecapalmeira.pt ou gas.lecapalmeira@ jf-matosinhoslecapalmeira.pt, até 23 de maio.
XXIX Cortejo de Carnaval de São
Mamede de Infesta: Uma Celebração de Cor, Tradição e Alegria!
O espírito do Carnaval voltou a encher as ruas de São Mamede de Infesta na tarde do dia 4 de março de 2025, com o 29º Cortejo de Carnaval, um evento que bateu recordes de participação e entusiasmo. Milhares de pessoas saíram às ruas para assistir e celebrar esta tradição que, ano após ano, torna a cidade ainda mais vibrante e acolhedora.Com a participação de 25 coletividades da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, o cortejo transformou-se num verdadeiro desfile de criatividade, cor e alegria. Crianças, jovens e adultos, mascarados com os mais variados temas, trouxeram a magia do Carnaval para todos. Desde personagens de contos de fadas a figuras históricas, passando por representações humorísticas da atualidade, houve disfarces para todos os gostos, refletindo a diversidade e riqueza cultural da nossa comunidade.O percurso teve início no Largo da Capela do Telheiro e seguiu por algumas das principais ruas da cidade, levando música e festa a cada esquina, até à chegada à Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta. Durante todo o trajeto, professores, pais, crianças e demais munícipes uniram-se num verdadeiro espírito de comunidade, demonstrando que o Carnaval é um momento de partilha e união.A celebração contou com a presença de diversas entidades, que se juntaram à
população para vivenciar a magia do evento. Marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, o Presidente da Assembleia da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Valentim Campos, o Presidente da União das Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes, o Secretário da União, Vitor Fitas Preto, e os Vogais do Executivo, Luísa Barbosa, Francisco Guimarães e Álvaro Guimarães.O Presidente da União das Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes, deixa uma mensagem emocionada de agradecimento: “É com enorme orgulho que vemos as ruas da nossa Freguesia cheias de vida e de alegria. O Carnaval de São Mamede de Infesta é uma tradição que faz parte da nossa identidade e que se torna ainda mais especial com a participação massiva de todos vós. Obrigado por saírem dos vossos lares e se juntarem a nós nesta festa magnífica.”Tal como no Cortejo de domingo, em Senhora da Hora, foi feito um agradecimento especial à Polícia Municipal, que, sob a coordenação do Agente António Gilvaz, assegurou a segurança do evento e garantiu a fluidez do trânsito, permitindo que a festa decorresse sem incidentes. Um reconhecimento também à Rede Ambiente, pelo trabalho exemplar na manutenção da limpeza das ruas ao longo de todo o percurso.
Senhora da Hora vive tarde de folia com o V Cortejo de Carnaval
A tarde do dia 2 de março de 2025 ficou marcada por uma explosão de cor, música e animação com a realização da 5ª Edição do Cortejo de Carnaval da Senhora da Hora. O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas e 15 coletividades, tornando-se na edição com maior adesão de sempre.Desde os mais pequenos até aos mais seniores, todos desfilaram com entusiasmo, apresentando máscaras e trajes para todos os gostos. O espírito carnavalesco esteve bem presente nas ruas da Senhora da Hora, onde os participantes demonstraram criatividade e alegria contagiantes.A festa contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, o Vereador do Desporto e Associativismo Desportivo, Nuno Matos, o Presidente da Assembleia da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Valentim Campos, o Presidente da União das Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes, o Secretário da União, Vitor Fitas Preto, a Tesoureira da União, Marta Luísa Dias, e os Vogais do Executivo, Luísa Barbosa, Francisco Guimarães e Álvaro Guimarães.O percurso do cortejo passou pelas principais artérias da freguesia, enchendo as ruas de cor e animação. O evento
foi um verdadeiro sucesso e demonstrou, mais uma vez, o forte espírito comunitário da Senhora da Hora. O Presidente da União das Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes, expressou a sua satisfação com a elevada participação e entusiasmo de todos, destacando a importância deste evento para fortalecer os laços entre a comunidade e manter viva a tradição carnavalesca. Um agradecimento especial à Polícia Municipal, sob a coordenação do Agente António Gilvaz, que garantiu a segurança e eficácia no corte do trânsito. Também a Rede Ambiente merece reconhecimento pelo seu trabalho, assegurando que as ruas se mantivessem limpas ao longo do percurso.
Walking Sports
O pavilhão municipal do Padrão da Légua recebeu na passada quinta-feira dia 27 de fevereiro de 2025 uma edição especial do Walking Sports, numa ação bem animada que contou com 90 participantes, conforme puderam presenciar o vereador do Desporto da Autarquia, Nuno Matos, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e o presidente da união de freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.O programa Mar de Todos –
Walking Sports é gratuito e destina-se a todos os cidadãos com mais de 55 anos. Teve início em novembro de 2024, consistindo num conjunto de desportos adaptados, praticados em ritmo moderado e sem impacto, e é promovido pela Autarquia e pela Matosinhos Sport. Atualmente, o programa decorre nos pavilhões municipais do Padrão da Légua (2ª e 5ª, das 10h00 às 11h00) e Santa Cruz do Bispo (2ª feira, das 14h às 15h00, e 6ª feira, das 15h00 às 16h00).
Celebração dos 50 anos do 25 de Abril
As comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos continuam na União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora! No dia 25 de março, pelas 21h00, na Escola básica de São Gens, decorrerá a última sessão do Ciclo de Palestras “25 em 25”, no âmbito da continuidade das celebrações desta data histórica.Para encerrar este ciclo, teremos a presença de convidados de destaque: Manuel Freitas, Sociólogo e Sindicalista, que irá partilhar a sua visão sobre as relações de trabalho antes e depois do
25 de Abril; Jorge Sarabando, que fez parte do Congresso de Aveiro de 1973, em oposição à ditadura; Rui Pereira, Jornalista do Expresso e professor universitário, que moderará a sessão e é autor de uma investigação sobre os vários atores do 25 de Abril.A entrada é livre e a organização é da Comissão de Trabalho da Assembleia de Freguesia – “Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril” (Partido Socialista, Partido Social Democrata, Coligação Democrática Unitária, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e SIM).
O Sporting Clube de Portugal, continua a enfrentar vários desafios e a lutar pelos principais objetivos da época, o bicampeonato e a taça de Portugal.
Em fevereiro, o Sporting teve uma série de jogos cruciais, tanto na Primeira Liga como nas competições europeias. A equipa procurou manter-se competitiva, tentando somar pontos vitais para a classificação, enquanto lutava por uma boa campanha na Liga dos campeões, que acabou por ficar de fora, após uma eliminatória pouco satisfatória perante o Dortmund, principalmente na derrota pesada em Alvalade. As lesões continuam a ser claramente o maior e mais poderoso adversário do Sporting. Não há adversário com tanta regularidade
como as lesões! Já são mais de 35 jogadores utilizados desde o início da época na equipa principal. Jogadores suplentes na equipa B, já tiveram a sua oportunidade de jogar e até em bom destaque. As lesões continuam a ser um tema diário, principalmente nos jornais e debates desportivos. Mas, o que é também verdade é que o número de jogos excessivos, fará com que haja mais lesões musculares e menos intensidade no jogo, com os planteis a terem que ser compostos por mais jogadores.
Após terminada a jornada 24 e a 10 jornadas para terminar o campeonato, o Sporting está posicionado em primeiro lugar, à condição, dado que a equipa da Luz tem menos um jogo. Para o FC Porto, o Sporting tem 6
pontos de diferença e ainda 9 pontos para o Braga, atualmente na quarta posição da liga. Esta não é uma margem confortável, mas a equipa de Alvalade tem demonstrado uma melhor qualidade de jogo face ao período de janeiro. Apesar de não poder contar, no mês de fevereiro, com praticamente todos os jogadores campeões e titulares na época passada, Rui Borges tem conseguido passar a mensagem e continuar na primeira posição da liga portuguesa.
Tanto o Porto como o Benfica podem ser campeões nacionais, mas os jogadores do Sporting sabem bem que os únicos que podem ser bicampeões são os jogadores da equipa de Alvalade.
Jogos, jogos e mais jogos, logo, lesões, lesões e mais lesões. Faltando ainda um terço da época, a que há que juntar o Campeonato do Mundo de Clubes, o que se questiona é onde é que isto vai parar e se teremos onze jogadores disponíveis para tal competição. Na realidade, a jogar de três em três dias, parecendo valer tudo para obter receitas adicionais, coloca-se em causa, de forma clara, a saúde dos intervenientes. Assim, urge, repensar os quadros competitivos, a fim de conciliar as competições externas e internas, sob pena da necessidade de plantéis de 30 jogadores, ou um número perto desse, encontrando-se os vencedores de entre aqueles que têm menos lesões e não dos que praticam melhor futebol. No que ao nosso Benfica concerne somos o único, dos “grandes”, que continua em todas as competições independentemente das graves lesões de Bah e Manu Silva, naquelas que, em minha opinião, são das
posições mais deficitárias do plantel. Temos vindo até ao momento a improvisar, com sucesso, ultrapassando com dificuldade os adversários que nos calham em sorte sendo que entramos agora na fase decisiva da época. Um destaque merecido para as contratações de Bruma, Dahl e Belotti, Manu também promete, que se têm revelado de grande utilidade, diria mesmo que decisivas, nas vitórias alcançadas. A caminhada europeia coloca-nos agora o Barcelona pela frente, num confronto eletrizante, sendo que o resultado da eliminatória está em aberto, caindo certamente para o lado que menos erros cometer. Quanto à posição institucional do SLB face ao falecimento de Pinto da Costa apraz-me registar a posição do clube, na qual me revejo totalmente, que encerra em si bom-senso, moderação e ao mesmo tempo assertividade. É essencial fazer um exercício de memória em nome daqueles que sofreram, calados, ao serviço
de fins obscuros, ofensas corporais, morais, familiares e de outro tipo. A título de exemplo o sucedido, em 1994, com o jornalista Marinho Neves, barbaramente agredido após publicação do livro Golpe de Estádio, sendo de relembrar que até o nosso ex-Presidente, João Santos, não escapou à ira destes energúmenos, tendo pago bem caro a presença na tomada de posse dos corpos sociais do Salgueiros. Já agora, onde estavam nesses momentos, de selvajaria, aqueles que agora tecem hosanas ao falecido líder indignando-se com a falta de condolências? E o que dizer do tratamento dos clubes de Lisboa como inimigos e não como adversários, como se de uma guerra se tratasse? Se alguém tem saudades dessa linguagem, tenebrosa, de incitamento sabe-se lá a que práticas basta revisitar as intervenções de Rodolfo Reis no Domingo à noite no CMTV. Termino lembrando que Al Capone foi condenado por…fuga aos impostos!!!
Fevereiro continuou com as dúvidas instaladas sobre a qualidade e a prestação das equipas no Campeonato da Liga de Futebol em Portugal. Os grandes perdem pontos com os pequenos. É bom ou é mau? Se os clubes do Campeonato estão a melhorar é bom. Quer dizer que todos estão a trabalhar melhor e que a concorrência e a qualidade das condições estão cada vez mais equilibradas. Ok, sabemos que os grandes têm cada vez mais dificuldades e falta saber se estamos a equilibrar por cima por cima ou por baixo. Tenho visto jogos das equipas do meio da tabela, muito competentes, com bons índices físicos técnicos e grande capacidade táctica equilibrando os jogos e conseguindo ganhar pontos que os aproxima dos primeiros lugares. Na última jornada de Fevereiro o Benfica ganha ao Boavista (3-0), O Sporting empata na Vilas das Aves (2-2) e o Porto empata em Guimarães (2-2). Assim a tabela ficou com o Sporting e o Benfica com 53 pontos na liderança. Depois vem o Porto e o Braga a seis pontos com 47 pontos. Santa Clara, Casa Pia, Estoril e Famalicão variam entre os 39 e os 31 pontos, continuam a fazer bons resultados e irão disputar o campeonato tranquilos a meio da tabela. Os outros sete vão continuar a lutar para fugir aos lugares de despromoção. Mas este mês ficou marcado pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e desde já quero deixar aqui as condolências a todos os familiares, amigos e adeptos do Clube
do Dragão. Não sou sócio do Clube, gosto do Futebol Clube do Porto porque me habituei a vê-lo ganhar cá dentro e nas competições europeia e mundiais. Não conheço e nunca falei com Pinto da Costa e não quero arriscar dar a minha opinião sobre o legado que deixou ao clube. Sei pela história que era um homem com grande cultura geral, bem disposto com grande sentido de humor e com uma capacidade emocional fora do comum. Por isso recorri ao chat GPT e perguntei: PINTO DA COSTA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Resposta do CHAT:“Pinto da Costa, uma figura emblemática do futebol português e foi presidente do F.C. Porto, é conhecido não apenas por suas conquistas desportivas, mas também pela sua habilidade em lidar com as emoções, tanto suas quanto das pessoas ao seu redor. A inteligência emocional, que envolve a capacidade de reconhecer, entender e gerir as próprias emoções e as dos outros, é uma qualidade fundamental para os líderes. Ao longo de sua carreira, Pinto da Costa demonstrou uma notável capacidade de motivar sua equipe, lidar com as pressões e adversidades, e manter a calma em situações desafiadoras. Sua habilidade em construir relacionamentos sólidos, entender as dinâmicas de grupo e inspirar confiança entre jogadores e staff é um testemunho de sua inteligência emocional. Além disso, sua abordagem nas comunicações, tanto
dentro do clube quanto nas interações com os mídia, reflete uma compreensão profunda das emoções envolvidas no desporto, permitindo-lhe navegar por situações complexas com eficácia. Essa combinação de habilidades emocionais e liderança foram cruciais para o sucesso duradouro do F.C. Porto sob sua Presidência”. Texto retirado do CHATGPT O que é inteligência?
Aprendi esta definição quando estudei PSICOLOGIA na minha formação de Professor de Educação Física lá nos anos setenta do século passado: A inteligência é à capacidade de bem resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações prevendo o futuro. Queira-se lá saber o que isto queria dizer? Lembro as aulas de Joseph Wilson, irmão do famoso Mário Wilson jogador e treinador que serviu nos Campeonatos Nacionais nas décadas de 60 e 70. Nessa altura a psicologia desportiva era uma visão de alguns lunáticos do fenómeno desportivo nacional. Hoje reconhecemos a importância destas matérias para o desempenho de alto rendimento em todas as áreas da vida do dia a dia. A Inteligência Emocional e a Programação Neuro Linguística dominam hoje em dia a capacidade de liderar a organização de grupos.
Falta acrescentar a cereja no Bolo, a realização dos OBJECTIVOS definidos.
PAULO FERREIRA
PAULO MENGO
JOÃO REGUFE
ROLA A BOLA 1904
ACADEMIA EM AÇÃO
Matosinhos recebe fases finais da Taça de Portugal
O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos será palco da fase final da Taça Portugal em futsal, entre os dias 26 e 30 de março, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol. Os jogos serão disputados em formato de final a oito em masculino e final a quatro em femininos. Sporting, SC Braga, Benfica, Ferreira do Zêzere, Ladoeiro, Leões de Porto
Salvo, Quinta dos Lombos e Sassoeiros são os participantes em masculinos. Em femininos, o Benfica, CGR Nun’Álvares, Feijó e Torreense lutam pelo título da prova rainha. Os quartos-de-final, em masculinos, jogam-se a 26 de março, as meias-finais a 28 de março e a final a 30 de março. No setor feminino, as meias-finais são a 29 de março e a final a 30 de março.
Encontro Regional de BTT
Matosinhos vai receber mais uma vez o Encontro Regional Zona A, a 23 de março, no Parque de Picoutos, em São Mamede de Infesta. A competição é destinada a jovens betetistas das escolas BTT oriundas de toda a região
norte e centro (zona A) do país. O encontro tem a organização do Clube BTT de Matosinhos e da Associação de Ciclismo do Porto, com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Académica de Leça alcança feito histórico no futsal
A Associação Académica de Leça alcançou um feito histórico no clube, ao apurar três escalões para a Taça Nacional na modalidade de futsal. O clube nunca tinha apurado uma equipa para a Taça Nacional com o formato atual, mas esta épocas garantiram a presença dos Iniciados e Juvenis na
competição, que terminaram os respetivos campeonatos em terceiro lugar, com os Juniores também apurados após um honroso segundo lugar.O feito foi assinalado na página oficial do clube, que destaca o crescimento do futsal e a dedicação de todos os atletas, treinadores e staff.
Leixões SC vai eleger novo presidente
O ato eleitoral para o mandato e quadriénio do Leixões Sport Club referente a 2025-2029 realiza-se a 22 de março. As votações irão decorrer no Estádio do Mar, entre as 13h00 e as 19h00. Para um associado poder votar, deverá ser maior de idade à data do ato eleitoral, ter como data de admissão uma data igual ou inferior a 21 de março 2024 e ter a quota de fevereiro de 2025 paga. As listas interessadas deverão entregar a sua de candidatura na secretaria do estádio até às 18h00 do dia 7 de março. Em
declarações nas redes sociais, Jorge Moreira, atual Presidente dos leixonenses, afirma ter sido uma caminhada “repleta de paixão e dedicação”, realçando a conquista de quatro títulos internacionais, 41 campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, uma supertaça, 66 campeonatos regionais nos mais variados escalões e modalidades. Jorge Moreira acredita ainda “estarem criadas as bases para um Leixões de futuro”, apelando à união dos adeptos para os anos que se seguem.
A 21ª Corrida do Dia do Pai vai percorrer as ruas de Matosinhos no dia 16 de março, pelas 9h00, num evento especial para pais e filhos. Haverão duas corridas no evento, uma de 10km cronometrada, e uma caminhada de 5km sem fins competitivos. A partida e chegada de ambas as provas
serão na Avenida Norton de Matos. A corrida terá o custo de 17 euros até 11 de março, sendo que nos dias 14 e 15 de março têm o custo de 20 euros. Já a caminhada tem o custo de 10 euros até dia 11 de março, custando 15 euros nos últimos dias. A Kids Race destina-se a todas as crianças com 12 anos ou menos e tem um custo de 3 euros, até dia 11 de março. A inscrição dará acesso ao evento e ao kit oficial da corrida, tendo um dorsal especial de criança e uma t-shirt tamanho infantil. Os kits de participante serão entregues Centro Comercial Alameda, junto ao Estádio do Dragão, a 14 e 15 de março.
Magnus Cort vitorioso em Leça da Palmeira
O dinamarquês Magnus Cort foi o grande vencedor da primeira etapa da 4 edição d’O Gran Camiño 2025, que teve início na Maia e terminou em Leça da Palmeira.Com a praia a embelezar um sprint final emocionante, o ciclista de 32 anos da Uno-X terminou a prova em com o tempo de 4h18’49’’. O colombiano Santiago Mesa (Efapel) e o italiano Giovanni Lonardi (Polti VisitMalta) fecharam o pódio.“É
fantástico, é perfeito. É muito especial ganhar a primeira etapa, para ganhar a amarela. É como uma dupla vitória. Hoje, a equipa trabalhou o dia todo para mim, sabia que tinha uma boa hipótese.”, afirmou Cort, que acabou por vomitar após a chegada devido ao enorme esforço.O melhor português foi João Matias, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, que terminou no 10º posto a 10s.
A DOENÇA ESTÁ NA CRENÇA, NÃO NA CABEÇA
João de Almeida Coaching & PNL (+351) 916 835 059
Seja bem-vindo(a) caro(a) Leitor(a). Espero que se encontre bem!Nesta edição, vamos abordar o tema do livre-arbítrio.Todos temos uma liberdade condicionada, é um facto, contudo, faço o convite, para que exploremos este conceito de condicionada.Felizmente, para a grande maioria das pessoas, já não existe escravatura, e, por esse motivo, o conceito de liberdade condicionada não se refere a esta premissa.Sendo esta a base de pensamento inicial, o condicionada, nada mais é, do que o referir, que cada escolha que fazemos trás consigo um preço a pagar.Como em tudo na vida, para cada ação existe uma reação.Por outras palavras, a conta vai chegar e vai ter sempre que ser paga, daí, o condicionada, vir neste sentido.Neste ponto, é importante referir, que é importante conseguirmos perspetivar o que poderá acontecer, mesmo que a forma como o fazemos seja enviesada por aquilo que conhecemos.A ideia de fazermos coisas diferentes para termos resultados diferentes, surge porque, na grande maioria das vez, as nossas escolhas são condicionadas pelo nosso mapa sobre o território.Obviamente, que este artigo não é um manifesto sobre sermos seres condicionados pela reações das nossas escolhas e por aquilo que conhecemos. A ideia é ser um alerta, não tão pomposo como o “Alerta CM”, para que consigamos perceber, que o livre-arbítrio, tem sempre acoplada a responsabilidade e é sempre limitado pelo nosso conhecimento.Explorando por este prisma, o conhecimento quebra barreiras, principalmente as nossas, o que, inevitavelmente, nos pode fazer duvidar até de quem nós somos, nem que seja temporariamente.A noção de centro de identidade, é uma conceito que se interliga como o do círculo de influência.Para tornar isto mais simples, as nossas escolhas e a forma como interpretamos as nossas escolhas, cria em nós a noção de identidade e, através dessa noção e interpretação, definimos quem vamos ser e como nos devemos comportar, o que nem sempre é complementar.Dentro das nossas escolhas, podemos escolher agir dentro de tudo aquilo que podemos influenciar, ou podemos ser influenciados por tudo aquilo que não podemos agir.Sem entrar na demagogia, sermos livres, implica sermos responsáveis, principalmente por nós, o que, inevitavelmente, nos vai conduzir ao tema da próxima edição, os limites.Lembre-se disto, liberdade não é libertinagem…
Até já
Cordialmente
João de Almeida
Matosinhos recebe 21ª Corrida do Dia do Pai
QUINTA DOS CARVALHAIS COLHEITA BRANCO 2023
Bernardino Costa
Caros leitores e enófilos do NM, a nossa sugestão de vinho para este mês e tendo em conta a altura festiva que se aproxima, estamos a sugerir-lhes um vinho do Porto, produzido pela Niepoort Vinhos: o Niepoort the Sénior Tawny. Estamos na presença de um belíssimo Tawny, acreditem. E que nada fica a dever a muitos tawny´s de 10 ou mais anos, com uma excelente relação qualidade preço, garrafa e rotulo muito apelativos e fácil de encontrar em garrafeiras e superfícies comerciais. Sobre este produtor, muito há para conhecer, e para quem não conhece e algum dia tiver possibilidade, recomendo vivamente um visita ás suas vinhas, e quem sabe conviver um pouco com o enólogo e uma das pessoas e produtores mais apaixonados (e apaixonante), pelo douro e pelo vinho, Dirk Niepoort. O processo de vinificação deste Tawny segundo e de acordo com a filosofia Niepoort: “tem sido, nas últimas décadas, de inovar, diversificar, quebrar tabus, manter a tradição. Paralelamente à redesenhada do Tawny Sênior, onde usamos o formato mais tradicional da garrafa e um bigode à ênfase a antiguidade, (…). Em relação a este Senior Tawny, é proveniente de vinhas de baixa altitude do Cima Corgo, na Região do Douro. As uvas são predominantemente pisadas a pé, em lagares, antes do envelhecimento em barricas velhas nas caves de Vila Nova de Gaia. Sendo que ele passa a maior parte de seu tempo de envelhecimento em pequenas barricas no lodge Niepoort para permitir um contacto macio e leve, com ar através dos poros da madeira, o que resulta num processo de oxidação lenta ao longo dos anos…”
Notas de prova:
De cor tijolo vermelho, aroma figos e frutos secos. Toque aveludado na boca, a confirmar a sua complexidade fruto da mistura de vinhos mais antigos, com mais jovens, confirma os frutos secos bem como a sua frescura. Ideal como aperitivo, mas e também para acompanhar queijos, chocolate (negro)… pode também ser degustado ligeiramente fresco.
Pediu um crédito pessoal e sugeriram-lhe que fizesse um seguro?
Trata-se do seguro de proteção ao crédito que não é obrigatório, mas é aconselhável, pois representar uma segurança adicional para o consumidor. O seguro de proteção ao crédito pode acautelar a quebra de rendimentos provocada por uma doença, uma situação de desemprego ou a morte do segurado, permitindo que se continue a cumprir com o pagamento das prestações.
Porém, o rol de restrições e exigências para ativar as coberturas deste seguro é de tal modo extenso, que, no fim, poucos consumidores conseguem beneficiar da segurança apregoada.
O que se deve ter em atenção antes de contratar?
Antes de decidir contratar o consumidor, deve conhecer a apólice e só depois decidir se contrata ou não. As cláusulas das apólices contêm o rol de restrições e exigências para ativar as coberturas é de tal modo extenso. Alertamos, desde já, que estas são muitas, resultando, na prática, que nem todos os segurados poderão beneficiar da prometida segurança financeira.
Portanto, o consumidor deve informar-se sobre as condições do contrato de seguro, nomeadamente:
Período de carência, isto é, o tempo que decorre entre a data do início do contrato e a data em que as coberturas e garantias podem ser acionadas;
Duração mínima do evento (incapacidade para o trabalho, internamento, desemprego) exigida para poder acionar o seguro;
Prazo máximo de indemnização para cada cobertura;
Valor limite definido para cada cobertura;
Modalidade de pagamento, alguns seguros de crédito exigem o pagamento total no momento da contratação;
Exclusões da apólice, ou seja, o que não está abrangido pelo seguro. Veja, por exemplo, se as coberturas são aplicáveis à sua situação profissional e as situações de incapacidade para o trabalho não incluídas;
Condições para denunciar (terminar) o contrato.
Quais as coberturas do seguro de proteção ao crédito?
De uma forma geral, o seguro abrange as situações de incapacidade para o trabalho; por doença ou acidente e de desemprego involuntário (normalmente apenas para trabalhadores por conta de outrem). Pode também cobrir o risco de internamento hospitalar por doença ou acidente, no caso dos trabalhadores por conta própria.
Seja um consumidor mais informado e prevenido. Informe-se connosco. DECO: 21 371 02 00; linha whatsapp: +351 966 449 110 deco@deco.pt; www.deco.pt. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
JOGOS
Palmeira
Lima’s: Tradição e Sabor Caseiro
O Restaurante Lima’s, situado na Rua de Angeiras, 821, no Parque de Campismo de Angeiras em Lavra, Matosinhos, é um espaço acolhedor que oferece aos seus clientes uma experiência gastronómica autêntica da cozinha tradicional portuguesa. Com um ambiente familiar e rústico, o Lima’s proporciona um espaço fantástico para desfrutar de refeições caseiras. O restaurante é conhecido por utilizar produtos frescos e de qualidade, garantindo sabores genuínos em cada prato. Entre as especialidades da casa, destaca-se o Cozido à Portuguesa, preparado com produtos oriundos de Vinhais, uma região renomada pela excelência dos seus enchidos e carnes fumadas. O Cozido à Portuguesa é um prato emblemático da culinária nacional, composto por uma variedade de carnes e enchidos, acompanhados por legumes e batatas. A utilização de produtos de Vinhais enriquece esta iguaria, conferindo-lhe um sabor único e autêntico, apreciado por todos os que visitam o Lima’s. Além da excelente comida, o restaurante oferece um serviço atencioso e um ambiente convidativo, tornando-se o local ideal para refeições em família ou encontros entre amigos. A proximidade ao parque de campismo e à praia de Angeiras acrescenta um charme especial ao espaço, permitindo aos visitantes desfrutar de uma refeição reconfortante após um dia de atividades ao ar livre. Para quem procura uma experiência gastronómica que alia tradição, qualidade e um ambiente acolhedor, o Restaurante Lima’s em Angeiras é, sem dúvida, uma escolha a considerar.
ONDE COMER FORA
RESTAURANTE MARIA INÊS
O Restaurante Maria Inês, situado na Rua de Cedofeita, no Porto, oferece uma experiência gastronómica autêntica e acolhedora. O espaço destaca-se pelo ambiente convidativo, pelo atendimento atencioso e pela qualidade dos pratos tradicionais portugueses.
A ementa inclui especialidades como Açorda de Marisco, Bacalhau à Brás e Arroz de Polvo com Filetes, sempre preparados com ingredientes frescos e saborosos. Com um preço médio por refeição a rondar os 20€, o restaurante combina qualidade e acessibilidade.
Os clientes elogiam frequentemente o serviço simpático e eficiente, bem como a confeção cuidada dos pratos. Comentários destacam a simpatia da equipa e o ambiente descontraído, ideal para refeições em família ou entre amigos.
O Restaurante Maria Inês aceita reservas e oferece opções vegetarianas, garantindo uma experiência gastronómica diversificada para todos os gostos. Quem procura um local agradável para saborear a cozinha portuguesa no Porto encontra aqui uma excelente escolha.
Profissionais de Restauração:
A alma do negócio
Reconhecer a Importãncia dos profissionais de restauração é essencial, pois são eles que, com o seu esforço diário, elevam a qualidade do serviço e contribuem para a reputação do restaurante. A sua dedicação e paixão transformam refeições em experiências únicas, reforçando a fidelização dos clientes e promovendo o crescimento do setor.