2022 - Notícias - Maio/Junho

Page 20

Vocação

PROVÍNCIA DE SANTO ANTÔNIO RUMO AO V CONGRESSO DE FORMAÇÃO E ESTUDOS

N

os dias 24 a 30 de julho celebraremos o V Congresso de Formação e Estudos da Província com o tema: “Repensar a formação para uma vida renovada, uma fé apaixonada e uma missão encarnada”. A formação, tanto permanente como inicial, deve provocar os frades continuamente a fim de que estes dêem uma resposta missionária, encarnada na realidade concreta, sobretudo entre os mais pobres e vulneráveis, com a mesma paixão de São Francisco que alimentava sua missão no mistério da Encarnação e na Paixão de Jesus Cristo. Para ser fiel a essa vocação, os frades devem fazer uma revisão do seu próprio caminho de formação para renovar e revigorar a vocação e a missão. O V Congresso de Formação e Estudos tem esse objetivo: rever as nossas estruturas de formação e estudos face as diversas realidade e mudanças contínuas. Este Congresso é um tempo privilegiado para provocar a nossa mentalidade diante dos desafios e mudanças que nos afetam positiva e negativamente. Desafios e mudanças são, portanto, fundamentais para que haja transformações para uma vida nova no Espírito.

Em 1986, o I Congresso enfatizou o papel e o testemunho do Irmão Leigo na Ordem, na Igreja e na Sociedade. Este Congresso foi assessorado por Irmão Michel, da Comunidade de Taizé, de Alagoinhas-BA. Somente há pouco tempo o Papa Francisco permitiu que os Irmãos Leigos pudessem ser eleitos Ministros Provinciais ou Gerais. Para nós franciscanos, isso é muito importante porque nos entendemos como uma Fraternidade de Irmãos, independentemente de seu status na Ordem: laical ou presbiteral. Em 1995, realizou-se o II Congresso. Este se deu no contexto da nossa busca de uma Pastoral Vocacional mais atualizada. Por isso tivemos a presença do Pe. Lisboa, Vocacionista, que nos ajudou nesta reflexão. O grande promotor vocacional não são os meios de marketing, embora hoje, de certa forma necessários, e sim o testemunho nosso como homens de oração e de evangelização, isto é, pela qualidade de viver o desafio de ser Frade Menor. Em 2005, no III Congresso se refletiu sobre a situação existencial dos jovens. Fomos orientados pelo Prof. Parente, da Universidade Estadual de Ceará, e pela Sra. Alice Gatis, psicóloga que acompanha até hoje os nossos pré-postulantes. Tentamos perceber melhor o Fazendo Memória jovem na sua realidade cultural, psíquica e reliVale a pena fazer uma retrospectiva dos giosa para podermos ajudá-lo no discernimento congressos passados e perceber também uma vocacional a partir do autoconhecimento e de linha que conduz os frades, querer sempre dar suas motivações. uma resposta aos desafios de então. Em 2008, tivemos o IV Congresso com Na história mais recente da nossa Provín- a presença do então Secretário Geral da Ordem cia aconteceram os seguintes Congressos: para Formação e Estudos, Frei Massimo Fusa-

20

MAI - JUN / 2022 NOTÍCIAS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.