DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Companhia das Lezírias lança Tinto Biológico A Companhia das Lezírias lançou dia 25 de maio, o seu primeiro vinho Bio: o Tyto alba Vinhas Protegidas Tinto Biológico. O evento de lançamento, que teve lugar na Herdade de Catapereiro, em Samora Correia, permitiu dar a conhecer as características deste novo vinho, bem como algumas sugestões de harmonização e contou com as intervenções do Presidente da Companhia das Lezírias, António Sousa, do Enólogo da Companhia das Lezírias, David Ferreira e do Sommelier, André Figuinha.
C
om o lançamento do Tyto alba Biológico, a Companhia das Lezírias dá mais um passo no reforço da sua aposta na sustentabilidade e lança o seu primeiro produto alinhado com o compromisso ABC 2030: + Ambiente, + Biodiversidade e – CO2. Trata-se de um vinho proveniente de uma vinha de dois hectares, plantada em 2015, e foi produzido de modo ainda menos interventivo, recorrendo a técnicas de muito baixo impacto ambiental na vinha e na adega, com foco na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. A ambição da Companhia das Lezírias com esta vinha é produzir com a
36
RIBATEJO
menor intervenção possível um vinho tinto Biológico de alta qualidade na Região Tejo. Para isso, fomentou-se uma produção com técnicas ancestrais e tradicionais, erradicando totalmente a aplicação de produtos agroquímicos de origem sintética e promovendo métodos de controlo de pragas e infestantes, através de meios mecanizados e naturais. O objetivo ao nível da qualidade é oferecer um produto com zero resíduos, de grande tipicidade, intrinsecamente ligado a uma alimentação saudável, mais particularmente a alimentação de tipo mediterrânica. É o primeiro vinho do Tejo Biológico Monocasta Alicante Bouschet e de Single Vineyard.
JUNHO 2021
www.nersant.pt