DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PODER LOCAL
Tomar oferece até 40 euros a quem escolha a cidade para dormir mais do que uma noite até final de julho Campanha Tomar Check in é mais uma medida do Município para apoiar a economia local afetada pela pandemia, envolvendo unidades hoteleiras mas também restaurantes, pastelarias e cafés, agências de viagens e turismo, agentes de animação turística e guias-intérpretes locais. Quem durma duas noites no concelho ganha um voucher de 20 euros por quarto, que pode chegar aos 40 euros a partir de quatro noites. Verba que ficará integralmente no concelho, uma vez que será para descontar em experiências locais. Na sequência de um conjunto de medidas de apoio à economia local que tem vindo a implementar, com êxito, desde o início da pandemia, e cujos reflexos têm tido expressão nacional, o Município de Tomar vai promover a campanha “Tomar Check in”, prevista para o período de 1 de maio a 31 de julho deste ano. A campanha foi apresentada publicamente em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, tendo a presidente da Câmara, Anabela Freitas, salientado que a autarquia vai alocar 200 mil euros a esta iniciativa, que reverterão inteiramente para os agentes económicos do concelho. Trata-se de uma ação realizada pelo Município em parceria com empreendimentos turísticos e estabelecimentos de hospedagem localizados no concelho de Tomar, bem como restaurantes, pastelarias e cafés, agências de viagens e turismo, agentes de animação turística e guias-intérpretes locais, igualmente sediados no concelho. Segundo a vereadora do Turismo, Filipa Fernandes, a campanha foi desenhada em conjunto com os próprios empresários, que em muitos casos criaram mesmo experiências novas para incluir na mesma. O objetivo da campanha é incentivar as estadas de duas ou mais noites
18
RIBATEJO
na hotelaria tomarense, através da atribuição de um voucher para ser utilizado em restaurantes, pastelarias e cafés ou em produtos organizados e realizados por agências de viagens e turismo, agentes de animação turística e guias-intérpretes locais. Os produtos disponibilizados consistem em experiências e produtos gastronómicos, assim como em atividades turísticas e culturais realizadas em Tomar ou a partir do concelho de Tomar. Na prática, por cada estada de duas noites o visitante recebe um vale de 20 euros, por três noites um vale de 30 euros e por quatro ou mais noites um vale de 40 euros, por cada quarto reservado e pago. Estes vales são sempre divididos em vouchers de 10 euros, de modo a que o seu beneficiário tenha maior liberdade na sua utilização, tendo que ser obrigatoriamente utilizados nas experiências propostas, disponíveis para consulta em www.tomarcheckin. pt, onde podem também ser consultados e contactados os estabelecimentos hoteleiros aderentes. Cada voucher só poderá ser utilizado numa única transação, em pagamentos de valor igual ou superior ao valor do mesmo, não havendo lugar a troco ou reembolso, e não podendo ser convertido em dinheiro. Todavia, o pagamento de uma transação poderá ser feito utilizando vários vouchers. O beneficiário terá acesso ao voucher, entregue pelo estabelecimento hoteleiro, após a liquidação da fatura no momento do check-in. Os vouchers são válidos durante o período da estada, até às 24h do dia de check-out, não podendo ser utilizados após essa data, salvo resolução diferente por parte dos parceiros, sob sua exclusiva responsabilidade e que não obrigue o Município. Com todas estas oportunidades, faz pleno sentido o slogan da campanha: quem fizer check in não vai querer fazer check out.
JUNHO 2021
Golegã lança AME – Apoio Municipal Empresarial A Câmara Municipal da Golegã, com o objetivo de fazer face aos avultados prejuízos verificados por muitas empresas face à pandemia Covid-19, lançou o AME - Apoio Municipal Empresarial. De acordo com o Município, este novo programa pretende ser um incentivo a todos os empresários em nome individual, micro e pequenas empresas com faturação anual até 200 mil euros, que tenham tido quebras de faturação em 2020, iguais ou superiores a 25%. Assim, a Câmara Municipal da Golegã, no âmbito do normativo aprovado, atribuirá aos beneficiários a verba equivalente a 0,5 IAS (219,41 euros) por trabalhador, até ao limite máximo de 3291.15 euros por empresa. Este programa é mais uma ação que a CMG toma a par das medidas de apoio social que vem aplicando desde o início da pandemia, de forma a mitigar os efeitos colaterais da SARS-COV2. Os interessados em beneficiar do AME, devem consultar as normas e preencher os formulários no site do Município, em www.cm-golega.pt, ou então solicitar o apoio do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo Local (GAEL) através do e-mail empreende@cm-golega.pt ou pela linha de apoio 249 979 004.
www.nersant.pt