4 minute read

1. Lendo e relendo

1. LENDO E RELENDO

Solicite aos estudantes que sentem em círculo e realizem uma leitura coletiva. O livro tem sete contos escritos em prosa que podem ser divididos de acordo com o número de estudantes da turma. Cada história tem protagonistas com personalidades muito particulares e valores que podem soar, muitas vezes, questionáveis. Aproveite para solicitar que identifiquem essas características e observem a forma como cada protagonista é construído pelo narrador.

Advertisement

As discussões que precederam a leitura contribuirão para que eles localizem com facilidade elementos do fantástico nos contos. Chame a atenção para a forma como a tensão é construída no decorrer das narrativas e incentive-os a identificar a presença do insólito em cada história. Estar atento aos recursos utilizados pelo autor será importante mais adiante, quando os estudantes começarem a criar adaptações dos contos para outra linguagem.

Recomende que façam anotações, marquem suas passagens favoritas e as reviravoltas narrativas que os surpreenderam. Ao final de cada conto, reserve um tempo para que a turma compartilhe suas impressões sobre a leitura.

Cada conto tem como temática central uma questão polêmica da sociedade contemporânea. As estratégias narrativas empregadas pelo autor constroem uma atmosfera de suspense e mistério que prende o leitor, enquanto o tema se desdobra. É possível aprofundar a exploração desses temas em sala de aula. No eixo “Aprofundamento”, você encontrará análises e indicações que poderão contribuir para o diálogo com os estudantes. A seguir, sugerimos algumas propostas para o início de uma discussão dos temas junto com a turma.

Meu rosto não será como o teu – Tematiza o peso da ditadura da beleza e a pressão estética que leva ao medo de envelhecer. A protagonista tem medo de perder sua beleza

com o passar do tempo e tenta, a qualquer custo, manter sua aparência. Algumas perguntas podem ser bons disparadores de discussão, por exemplo: Você identifica alguma crítica à sociedade neste conto? De que forma essa crítica se constrói? Que tipo de impacto a existência de um aplicativo deste tipo poderia ter na sociedade?

Os desterrados – Começa apresentando um mistério ao leitor: o sumiço de três corpos do cemitério. Em seguida, descreve uma cidadezinha no sul do país que vive da presença de turistas, ocasionalmente, porque às vezes neva. A relação entre o comportamento dos moradores locais e o sumiço dos corpos não parece direta a princípio, mas, no final do conto, revela uma conexão que você pode explorar na discussão com os estudantes. Faça perguntas como: Considerando as primeiras descrições que o narrador faz da cidadezinha, como você acha que os moradores viam os turistas? Que tipo de comportamento expressavam? Qual a relação entre o mistério e a forma como as pessoas da cidade reagiam aos turistas?

Antônia está aqui – É uma história de investigação e suspense. Esse conto apresenta características de um relato jornalístico, é assinado pelo jornalista Rui Felipe, personagem-narrador do conto. Você pode chamar a atenção dos estudantes para esse fato e solicitar que identifiquem marcas na narrativa que ajudam a criar a atmosfera de reportagem policial. As descrições do narrador destacam o consumismo exagerado daquela família e esse tema também pode ser explorado durante a leitura. Qual a condição social da família da história? De que forma é possível perceber isso na descrição do narrador? Considerando as possibilidades levantadas para a motivação do sumiço da menina e a solução do mistério, qual a crítica que este conto propõe? – são perguntas

que podem incentivar os estudantes a compartilharem suas reflexões.

Siga sem mim – Fala sobre homofobia por meio de um personagem que demora algum tempo para revelar os próprios preconceitos. A forma estranha como o protagonista é contratado para ilustrar uma história em quadrinhos desperta a curiosidade do leitor, mas é quando o contratante sai de cena que o mistério se desenrola. Para iniciar a discussão, faça perguntas como: Quando o desenhista começa a se incomodar? Que característica esse incômodo destaca nele? Que tipo de comportamento você acredita que este conto está criticando?

Bem-vindo ao “Clubee” – Informa o leitor dos crimes de seus personagens nas descrições de como cada um recebeu o convite para o clube. O conto tematiza o machismo e a misoginia no discurso desses primeiros personagens. Há, no entanto, uma mudança de foco depois que todos se conhecem no bar e são apresentados às possibilidades do novo clube, conduzindo a narrativa pela investigação dos crimes que resultaram daquele encontro. Perguntas como: O que os personagens iniciais desse conto têm em comum? O que pode ser concluído sobre os personagens, comparando seus discursos no início e o que acontece no desfecho do conto? – podem contribuir para impulsionar a discussão sobre o tema.

Ensurdecedor – Tematiza a corrupção ao contar a história de uma jovem que que retorna à sua cidade natal depois de um desmaio na rua e não é recebida com muita alegria pelo pai e pelo irmão. Embora sinta que tem algo errado com a riqueza repentina do irmão, a moça não consegue descobrir o que aconteceu antes de ser surpreendida pelas consequências dos atos corruptos da família. Há ainda um questionamento sobre o medo de adoecer e morrer, considerando que o câncer foi o estopim para que a vida da família tomasse um rumo inesperado. Faça perguntas como: Por que você

This article is from: