
2 minute read
1. Coletânea
de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).
(EM13LP48) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Advertisement
1. COLETÂNEA
Terminada a etapa de escrita, proponha aos estudantes que reúnam suas produções para confeccionar um livro de contos, em formato digital ou impresso. Para o processo de edição, sigam essas etapas: • Escolher um nome para a coletânea de contos, que seja convidativo para o leitor e que crie expectativas sobre as histórias, relacionadas a pelo menos uma das narrativas de Meu rosto não será como o teu e outros medos. • Decidir como será o design do livro – para essa etapa, a participação dos professores de Arte e de Computação é bem-vinda. É importante que determinem quem vai cuidar da produção gráfica, desde o desenvolvimento da capa até a diagramação dos textos. Os estudantes também precisam decidir que textos estarão na capa, além do título do livro. Haverá contracapa com uma sinopse ou com o trecho de um dos contos? Será incluída uma folha de rosto? Serão criadas ilustrações para os contos? A capa contará com ilustração, foto ou apenas lettering do título? O livro será impresso ou digital? Se for impresso, que tipo de encadernação será utilizada?
Se houver interesse dos estudantes, você pode apresentar os videotutoriais a seguir sobre encadernação manual:
DYI – Encadernação artesanal. Disponível em <https://www. youtube.com/watch?v=VucD1US2HZA>. Acesso em 13 mar. 2021. Encadernação artesanal. Série: costura fácil 1. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=y2xPDxb_qxY>. Acesso em 13 mar. 2021.
• Trabalhar na etapa de edição e revisão. Para isso, oriente os estudantes a formarem duplas e trocarem os textos entre si. Na leitura, devem cuidar para que os textos dos colegas estejam dentro das normas da Língua Portuguesa e que a história esteja bem contada. Explique que, além da revisão, eles devem inserir comentários, se considerarem que algum trecho precisa ser reescrito ou acrescentado. Destaque, no entanto, a importância de que as críticas sejam sempre construtivas, com o objetivo de deixar o conto em sua melhor forma para a publicação. • Efetuar as correções e entregar a versão final dos textos para diagramação. • Produzir os textos de apresentação e posfácio (se houver). Professor, se achar interessante, você pode escrever o prefácio da obra, apresentando os contos dos estudantes. • Diagramar os textos. • Compartilhar o livro feito pela turma com a comunidade escolar. Se for um livro digital, o PDF pode ser disponibilizado on-line. Se o livro for impresso, disponibilizem pelo menos um exemplar para a biblioteca da escola.

