AVISO DE PROTEÇÃO CIVIL Serviço Municipal de Proteção Civil spc@cm-camaradelobos.pt + 351 913 312 929
Câmara Municipal Praça da Autonomia 9304-001 Câmara de Lobos geral@cm-camaradelobos.pt t: 291 911 080 f. 291 944 499 NIF: 511 233 620
Município de Câmara de Lobos
ASSUNTO:
CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS | EMISSÃO DE AVISO PREVENTIVO DE PROTEÇÃO CIVIL
PAG(S).:
2
ANEXO(S):
0
REF.ª:
DATA:
HORA:
GDH:
AVS/05/2021
30MAR2021
16H25
301625UTCMAR2021
ALTERA:
REVOGA:
EXECUÇÃO:
-
-
POPULAÇÃO
Consciente do papel de destaque que se encontra reservado ao domínio da Segurança, Saúde Pública e Proteção Civil e dando continuidade ao seu empenho numa política de bem-estar, salvaguarda e proteção da Comunidade, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), no âmbito das suas atribuições e competências, vem, por este meio, proceder à difusão do seguinte comunicado à População:
01 | SITUAÇÃO De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e veiculada pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC, IP-RAM) o Arquipélago da Madeira encontra-se sob a influência de um centro depressionário, prevendo-se a continuação do tempo instável. Devido à passagem de uma depressão frontal, é previsto, para o dia de amanhã [31MAR2021], a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e que podem ser acompanhados de trovoada até ao meio da tarde, sendo que o período mais crítico ocorrerá entre as 06 e as 12UTC (ao nível de aviso Laranja). O vento será moderado (20 a 35km/h), do quadrante Sul, com rajadas até 70km/h até ao final do dia. Nas zonas montanhosas, o vento será moderado a forte (30 a 45km/h), com rajadas até 90km/h.
02 | EFEITOS EXPETÁVEIS Em função das condições meteorológicas atuais e previsíveis, são expectáveis os seguintes efeitos ou ocorrências: Inundações urbanas, em zonas mais vulneráveis (por exemplo, caves), por escorrência superficial e acumulação de águas pluviais, bem como por insuficiência dos sistemas de drenagem. Inundações urbanas, como resultado da obstrução de passagens hidráulicas subdimensionadas e, consequentemente, o extravasamento do caudal associado às linhas de água. Danos em estruturas montadas ou suspensas. Aumento do número de acidentes de viação, devido: ao piso escorregadio; de materiais sólidos na via de circulação, por arrastamento do escoamento superficial; ou, eventualmente, por formação de lençóis água. Dificuldades na circulação apeada, em zonas mais expostas ao vento.
www.cm-camaradelobos.pt
/municipiodecamaradelobos @CmClobos /município_camaradelobos
CMCL | Página 1
03 | MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO O SMPC procede, de igual forma, à transmissão das seguintes recomendações gerais, associadas às medidas de prevenção e autoproteção a adotar pela população, nomeadamente: