3 minute read

Evonik Como mitigarmos o impacto dos altos custos de produção sobre a cadeia de produção de ovos?

Especial Evonik Como mitigarmos o impacto dos altos custos de produção sobre a cadeia de produção de ovos?

A nutrição de precisão no contexto da produção de proteína animal é fundamental para sua eficiência produtiva

Maria Aparecida Melo Iuspa Diretora Técnica Evonik Brasil

Aatual conjuntura de preços de matéria-prima, os quais refletem pesadamente sobre os custos de alimentação, proíbem desvios nutricionais que tragam divergências entre aquilo que formulamos e aquilo que efetivamente entra no bico das galinhas. Tais desvios se não acompanhados e corrigidos podem trazer prejuízos de desempenho ou perdas de oportunidades para redução de custo das dietas e, por consequência, do custo de produção.

A nutrição de precisão no contexto da produção de proteína animal é fundamental para sua eficiência produtiva, norteando assim sua competitividade e viabilidade. Mas como conhecer e adequar com máxima eficiência e em tempo hábil os valores nutricionais das minhas matérias-primas às minhas formulações e dietas? Como gerenciar a variabilidade e qualidade das matérias-primas para se formular rações com precisão nutricional e proporcionar ao animal sua máxima resposta produtiva?

O Near Infra-Red (NIR), tecnologia já consolidada no mercado e que permite aos nutricionistas conhecer e analisar as matérias-primas com precisão e rapidez, é a principal resposta a estas perguntas. Ele fornece autonomia para que se possa tomar decisões rápidas quanto a produção da ração ou ajuste de matrizes nutricionais, bem como decisões a médio e longo prazo como seleção de fornecedores e segregação de matérias-primas.

Baseado em mais de meio século de experiência em análise de aminoácidos, a Evonik tem desenvolvido e aprimorado nos últimos 20 anos diversas calibrações NIR de alta precisão para predição de aminoácidos, parâmetros proximais, energia em ingredientes e ração, além de calibrações que avaliam a condição de processamento da soja e DDGS. Os serviços analíticos AMINONIR da Evonik são completos e de grande excelência.

Entretanto, nutrir com precisão vai além do contexto analítico e de adequação nutricional. É necessário um conhecimento amplo de toda a cadeia de produção de proteínas e suas demandas específicas. Na verdade, para que a precisa nutrição seja alcançada também é fundamental conhecer e controlar o ambiente que os animais de produção vivem. Sabemos que as condições climáticas, ambientais, desafios sanitários, objetivos produtivos (desempenho), entre outros fatores, influenciarão

Nutrir com precisão vai além do contexto analítico e de adequação nutricional. É necessário um conhecimento amplo de toda a cadeia de produção de proteínas e suas demandas específica

Para alcançar a máxima precisão precisamos abrir a cadeia de produção da proteína de forma horizontal e não apenas as variáveis que impactam a produção da ração, como um silo isolado

fortemente os requerimentos nutricionais destes animais. Sem conhecer e gerenciar eficientemente essas variáveis não há como nutrir com precisão!

Contudo, para alcançar a máxima precisão precisamos abrir a cadeia de produção da proteína de forma horizontal e não apenas as variáveis que impactam a produção da ração, como um silo isolado. Tecnologias que possam monitorar toda a cadeia de produção, coletar dados e analisá-los com eficiência para eficaz tomada de decisão, incluindo influência da genética, clima, incubação (aves), entre outras variáveis, são fundamentais para atingir a produção de precisão. Tudo isso interconectado permitirá em escala global, aos nutricionistas, não somente aumentar a precisão daquilo que está sendo oferecido aos animais, como controlar melhor as variáveis que podem impactar diretamente sobre a qualidade da nutrição que está sendo oferecida.

Dentro deste cenário, a Evonik traz ao mercado o Porphyrio, que é um software para gerenciamento eficiente da informação através do uso de big data, algoritmos de autoaprendizado, bioestatísticas e inteligência artificial, que se conecta às mais diversas tecnologias de IOT, como NIR portáteis (AMINONIR Portable®), câmeras para estimativa de peso e comportamento dos animais através da análise de imagens, sensores e balanças automáticas conectadas à internet para avaliação animal em tempo real.

O futuro é hoje e já começou. Precisamos buscar de forma intensiva as tecnologias que possam ajustar o processo produtivo às demandas de mercado e consumo de forma eficiente e precisa e a Evonik pode ajudar os produtores nesta jornada.