Scooter Catálogo 2022

Page 1

Anuncio

Dupla

Dupla

APRESENTAÇÃO

Dafra Cruisym

Forza

Voltz EV1 Sport

CATÁLOGO

Scooter Catálogo

O Citycom 300 ganhou outra versão para ampliar o line-up Dafra. Ele é mais leve, mais ágil e bem divertido de acelerar 24 Honda
A Honda cumpriu sua promessa e lançou seu scooter premium no mercado brasileiro com muitas inovações 36 SEÇÕES Com atualização diária de notícias, tem sempre a motocicleta como tema, além de matérias de serviços e mercado. Acesse a galeria de imagens para ver mais fotos da edição impressa MOTOCICLISMO no Facebook motociclismomagazine MOTOCICLISMO no Instagram @motociclismo_br MOTOCICLISMO no Twitter @motociclismo_br MOTOCICLISMO no Youtube motociclismoonline Veja mais conteúdo exclusivo: motociclismoonline.com.br SUMÁRIO Scooter Catálogo 2022 10 Acesse nosso site também pelo celular ou tablet usando o QR code abaixo EDITORIAL 6 DOSSIÊ 10 ÓLEO PRO HONDA 28 HONDA PCX 32 LL MOTORS 38 SHINERAY 44 MERCADO 77 32 60 18
A Voltz segue no propósito de oferecer motos elétricas cada vez melhores. 54 Yamaha XMax Uma opção bem interessante e diferenciada para quem quer evoluir com muito estilo no universo scooter 60
Fizemos este catálogo para você conhecer todos os scooter e CUB a venda no Brasil e, quem sabe, escolher o seu 70

Juntos em mais um Scooter Catálogo!

AMIGO LEITOR DA MOTOCICLISMO!

O PRAZER DE APRESENTAR A NOVA EDIÇÃO DO NOSSO SCOOTER CATÁLOGO PARA VOCÊ!

Nesta

edição do Scooter Catálogo da MOTOCICLISMO vamos falar desse segmento que tem como virtudes a comodidade, agilidade e, por que não, diversão na pilotagem.

O baixo consumo de combustível é marca registrada da grande maioria dos modelos apresentados aqui já que em alguns casos é possível rodar 40 km/l ou mais.

A facilidade na condução é outra virtude dos scooter, afinal é só sentar, acelerar e frear, sem a necessidade das habituais trocas de marchas para mover essas motos para ir e vir de forma rápida, fugindo dos en garrafamentos no tráfego urbano com muita economia.

O sucesso dos scooter pode ser confirmado pelo crescimento nas vendas dessas motocicletas que vem se tornando uma excelente opção para os deslocamentos urbanos, substituindo o transporte público e até mesmo ocupando o lugar de muitos automóveis nas ruas das grandes metrópoles.

A cada ano que passa fica mais evidente que o público brasileiro está curtindo cada vez mais os scooter. De acordo com dados da Fenabrave, os emplacamentos de motos cresceram cerca de 27% entre 2011 e 2021. Nesse período, a participação dos scooter no mercado do país cresceu de 21,3% para 33% do total de motocicletas emplacadas, ou seja, um salto superior a 10% na representatividade desse tipo de veícu lo na frota nacional de motos.

Também dedicamos algumas páginas da publicação para as CUB, que são motocicletas com um propósito bem semelhante ao dos scooter, mas que possuem algumas diferenças nas características técnicas e na pilotagem. Porém, também são capazes de oferecer alguns benefícios com suas características próprias no comportamento e na performance. Criamos este catálogo de scooter e cub no intuito de apresentar para você, leitor da MOTOCICLISMO, a maioria dos modelos que estão dis poníveis no mercado nacional.

Listamos aqui mais de 30 diferentes cub e scooter para que você possa pesquisar, conhecer e, quem sabe, escolher o seu.

Boa leitura!

Se você quiser falar mais sobre essas motos, envie-nos um e-mail ou en tre em contato conosco pelas mídias sociais da Revista MOTOCICLISMO. Fique à vontade para compartilhar o conteúdo deste scooter catálogo não deixe de nos seguir pela sua rede social predileta.

Um abraço!

Equipe Motociclismo redacao@motociclismoteam.com.br

DIRETORIA

Isabel Reis

REDAÇÃO

Ismael Baubeta

Willian Teixeira

Derrico

COLABORADORES

Silva / Thomas Bento

Cervantes

❙ MARKETING E EDIÇÃO

RESPONSÁVEL

motociclismo6 SCOOTER 2022 EDITORIAL
Guilherme
redacao@motociclismoteam.com.br ❙
❙ Leda
❙ COMERCIAL ❙ Marcelo
marcelo.cervantes@motormidiateam.com.br
❙ Hellow Comunicação e Eventos thomas@helloweventos.com.br ❙ ASSINATURAS ❙ assinaturas@motociclismoteam.com.br ❙ JORNALISTA
❙ Isabel Reis - MTB 17311 Motociclismo Magazine ISSN 1415-1863. Publicação mensal da Motor Mídia © Direitos reservados. ❙ MOTOR MÍDIA ❙ Empresa de conteúdos, soluções digitais e eventos ❙ PRODUTOS MOTOR MÍDIA ❙ www.motociclismoonline.com.br motociclismomagazine @motociclismo_br motociclismoonline @motociclismo_br
OLÁ,
TEMOS
motociclismo10 JULHO 2022 Os scooter já representam 9% do total de motos comercializadas no país. A busca pela melhor mobilidade urbana é um dos fatores do sucesso Em favor do movimento DOSSIÊ Texto EQUIPE MOTOCICLISMO Fotos GUSTAVO EPIFANIO Scooter de entrada
motociclismo 11JULHO 2022

GOSTO

Há scooter aqui para todo tipo de gosto, mas também algumas diferenças que podem ser consideradas na escolha.

O tamanho das rodas é uma delas

de entrada

BÁSICO

Mobilidade urbana é o tema do momen to nas grandes metrópoles. Em todo o mundo o poder público busca a diminui ção de emissões e a melhoria do siste ma de transporte e do tráfego nos cen tros urbanos. Por isso há cada vez mais incenti vo para novas tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida e o transporte em geral.

Se colocarmos na equação da mobilidade ur bana o aumento na qualidade de vida com eco nomia de tempo e dinheiro para o cidadão, as so luções mais eficientes, invariavelmente, passam pelo transporte em duas rodas. As bikes e as mo tocicletas estão ainda mais em voga por oferecer tanto economia como baixa ou nenhuma emissão de poluentes.

Ainda longe do mundo ideal, onde o transpor te público vai oferecer meios de transportes inter modais e complementares e a maioria dos veícu los serão elétricos, mais compactos e também compartilhados, os scooter a combustão de baixa cilindrada ainda são uma excelente opção. Eles são capazes de rodar mais de 40 quilômetros com um único litro de gasolina e, além da eco nomia com o combustível, ainda oferecem muita agilidade, fazendo seu proprietário deixar de per der seu precioso tempo no deficitário transporte público ou nos congestionamentos das cidades.

A agilidade e a economia de tempo e com bustível ainda têm mais um aliado, que é o es

paço para você levar pertences e até deixar seu capacete guardado quando você chega a seu destino. Este nós consideramos um quesito im portante, já que é um excelente aliado na pratici dade dos scooter.

Opções disponíveis

Separamos quatro opções disponíveis no Brasil: Haojue Lindy 125, Honda Elite 125, e os dois Ya maha, o Fluo ABS e Neo 125. Nós avaliamos e destacamos suas virtudes e pontos negativos pa ra que você possa conhecer e, por que não, es colher um deles para sair do transporte público ou simplesmente para fugir dos congestionamen tos, deixando o carro na garagem de sua casa. Há semelhanças e diferenças entre essas qua tro opções, por isso é preciso que você con sidere (além do gosto pelo design e tecnolo gias) o uso que você pretende dar para ele, além de saber de quanto espaço você gosta ria de ter para levar suas coisas. Também é pre ciso levar em consideração a posição de pilota gem de acordo com o seu biotipo e os equipa mentos de série que você julga essenciais pa ra sua convivência com o scooter no trânsito. Apesar de haver algumas opções de scooter elé tricos, que podem ser considerados de entrada, nós nos concentramos nestes modelos que são os mais vendidos e consagrados do segmento de baixa cilindrada para fazer o dossiê.

motociclismo12 SCOOTER 2022JULHO 2022 DOSSIÊ Scooter
De estrutura muito semelhantes, todos estes scooter têm virtudes e aptidões para você ganhar tempo e economizar dinheiro

HAOJUE LINDY 125

A Haojue iniciou uma joint venture com a Suzuki em 1992, e com isso a marca desenvolveu algumas motocicletas com clara identificação com modelos da marca japonesa, caso da Lindy 125, que tem design muito se melhante ao do já descontinuado Burgman 125, que por alguns anos foi sucesso de vendas no país. Dos quatro scooter deste dossiê, é o que tem o design mais, digamos, antiquado. O Lindy 125 é o único scooter da turma que tem rodas de aro 10 polegadas, o que demanda mais atenção ao rodar a velocidades mais altas no caótico pa vimento da maioria das cidades.

EMPURRÃO

O motor é o mais fraco dos quatro deste dossiê (8,4 cv) e seu desempenho não chega a empolgar. Suas respos tas são mais lentas e ele vai ganhando velocidade de for ma progressiva, o suficiente para encarar o tráfego urbano com boa desenvoltura. O sistema de freio do Lindy é com posto por um disco na dianteira e tambor na roda de trás e é mecanicamente combinado. O funcionamento é bastan te eficaz e transmite segurança, embora o tambor trasei ro demande atenção no ajuste pelo desgaste natural. As suspensões têm certa dificuldade para absorver as imper feições do asfalto, transmitindo vibração para o guidão e costas do piloto. O Lindy 125 não tem muito espaço sob o banco, mas a fábrica solucionou o problema oferecen do um bauleto de 26 litros que pode acomodar seu capa cete e mais algum objeto. O para-brisa que você vê na uni dade avaliada é acessório vendido à parte e é bastante útil, principalmente no frio. A iluminação do Lindy é do tipo tra dicional e o farol tem lâmpada halógena. O preço sugerido da Lindy é de R$ 13.400 (mais frete e impostos da região).

1 O painel é analógico e tem informações básicas

O banco é confortável e espaçoso

O freio dianteiro poderia ter mais potência

O escape é bastante discreto

O bauleto é acessório muito útil para ganhar mais espaço

Dados de fábrica

Monocilíndrico I arrefecido a ar 2 válvulas OHC I câmbio tipo CVT

Cilindrada 124 cm³

Potência máxima 8,4 cv a 8.000 rpm

Torque máximo 0,92 kgf.m a 7.000 rpm

Diâmetro x curso do pistão 53,5 mm x 55,2 mm

Taxa de compressão 9,6:1

Quadro Tipo underbone em aço Cáster n.d. Trail n.d.

Suspensão dianteira Garfo telescópico

Suspensão traseira Monoamortecida com ajuste de pré-carga da mola

Freio dianteiro Disco de 162 mm com pinças de 2 pistões e CBS

Freio traseiro Tambor de 102 mm e CBS

Modelo do pneu Pirelli SL 26

Roda dianteira 90/90-10

Roda traseira 100/90-10

POSITIVO

• Dinâmica

Espaço

PODERIA

SER MELHOR

• Respostas do motor

MEDIDAS

Comprimento

1.780 mm Entre-eixos • 1.230 mm

Altura do assento

Tanque

730 mm Largura

litros

Preço: R$ 13.484

M)

645 mm

110 kg

motociclismo 13SCOOTERJULHO20222022
• 4
Peso (O
2
3
4
5
1 2 3 4 5 DÉJÀ VU A semelhança do Lindy com o Suzuki Burgman 125 não é coincidência

DOSSIÊ Scooter de entrada

ARROJADO

Elite

design

o farol

LED ajuda

marcar

linhas

HONDA ELITE 125

O Honda Elite 125 é um sucesso de vendas, com uma média de 2 mil unidades por mês este ano. O design é bem moderno e a iluminação por LED valoriza o desenho do escudo frontal. A ergonomia é bem acertada e há bom espaço para as pernas do piloto. Diferentemente dos de mais, o apoio dos pés do garupa é no próprio assoalho, e não há pedaleiras retráteis. O motor que empurra o Eli te gera 9,34 cv e tem respostas rápidas, permite ganhar velocidade rapidamente até os 65 km/h e sua velocidade máxima é limitada a 100 km/h, mais que suficientes para enfrentar qualquer trajeto urbano.

CICLÍSTICA

As suspensões do Elite 125 são tradicionais, com gar fos convencionais na dianteira e monoamortecedor an corado na caixa da transmissão CVT. Com suas rodas de 12 polegadas com pneus nas medidas 90/90 e 100/90 na dianteira e traseira respectivamente, o Elite 125 oferece bom nível de conforto e capacidade de absorver impactos, mas, como nos demais dessa turma, o gui dão vibra bastante, principalmente quando as ruas pa recem ter sido bombardeadas. A agilidade do conjunto e o nível de conforto são pontos fortes. O sistema de freio também é do tipo CBS (combinado) com um disco na ro da dianteira e tambor atrás. Seu funcionamento é bas tante eficiente e oferece segurança para o piloto. O es paço sob o banco é limitado, já que, dependendo do for mato ou tamanho, é possível que o capaete não caiba, mas a restrição termina se ele for aberto. O Elite tem preço sugerido de R$ 11.180 (mais frete e impostos segundo a região).

1 O painel é digital do tipo blackout

Há espaço sob o banco para um capacete, mas com restrição

O freio a disco dianteiro é eficiente

O escape empresta ar esportivo

A lanterna traseira valoriza o design

Dados de fábrica

Monocilíndrico I arrefecido a ar 2 válvulas OHC I câmbio tipo CVT

Cilindrada 124,9 cm³

Potência máxima 9,34 cv a 7.500 rpm Torque máximo 1,05 kgf.m a 6.000 rpm

Diâmetro x curso do pistão 52,4 mm x 57,9 mm Taxa de compressão 9,8:1 Quadro Tipo underbone em aço Cáster n.d. Trail n.d.

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 90 mm de curso

Suspensão traseira Monoamortecida com ajuste de pré-carga e 70 mm de curso

Freio dianteiro Disco de 190 mm com pinça de 2 pistões e CBS

Freio traseiro Tambor de 130 mm e CBS

Modelo do pneu Pirelli SL 26 Roda dianteira 90/90-12 Roda traseira 100/90-10

POSITIVO

• Agilidade

• Motor PODERIA SER MELHOR

• Suspensão dianteira

MEDIDAS

Comprimento • 1.735 mm Entre-eixos • 1.223 mm

Altura do assento

Tanque

772 mm Largura

6,4 litros Peso (seco)

Preço: R$ 11.740 (+ frete)

689 mm

104 kg

motociclismo14 SCOOTER 2022
2
3
4
5
1 2 3 4 5
O
tem
moderno e
em
a
suas

YAMAHA FLUO ABS

De longe o Fluo ABS é o mais completo de todos os scooter listados neste dossiê. Chave de presen ça, iluminação por LED, ABS na roda dianteira, sis tema Stop Start (que desliga o motor depois de se gundos com a moto parada) e finalmente uma toma da 12 V. O design do Fluo ABS é bem cuidado e suas linhas são bastante atrativas, assim como o bom nível de acabamento geral. A ergonomia do Fluo é bem elaborada e o espaço para pilotagem é genero so, o banco tem boa camada de espuma e o nível de conforto satisfaz. Assim com o Elite, o motor do Fluo ABS rende 9,5 cv de potência máxima e suas res postas ao giro do acelerador são convincentes e os 60 km/h chegam rapidinho. A partir daí, a subida é mais pacata, porém ele beira os 100 km/h de velo cidade final. A agilidade é outro ponto forte, pois o Fluo é leve, rápido na direção e muito ágil, com ótima sensação de segurança nas curvas, contornando-as com convicção e bem sustentado sobre os pneus. A unidade testada, diferente da que tivemos o primeiro contato, mostrou a frente um pouco imprecisa, trans mitindo bastante vibração para os braços, além das pancadas de final de curso, o que não sentimos antes. O ABS dianteiro também tem funcionamento efi ciente e no piso molhado mostrou que é um equi pamento que faz a diferença no quesito seguran ça diante dos demais. Agora a Yamaha oferece um scooter diferenciado de seus concorrentes do segmento de 125 cm³, mais caro, é verdade, mas a dife rença pode justificar a exclusividade de seus componentes. Seu preço sugerido é de R$ 13.790. Parece justo pelo que entrega.

COMPLETÃO

1 O painel do Fluo é totalmente digital

Sob o banco há espaço para um capacete fechado

O sistema de freio tem ABS na roda dianteira

O escape do Fluo é discreto

A traseira do Fluo ABS é compacta

Dados de fábrica

Cilindrada 125 cm³

Potência máxima 9,5 cv a 8.000 rpm

Torque máximo 1 kgf.m a 5.500 rpm

Diâmetro x curso do pistão 52,4 mm x 57,9 mm

Taxa de compressão 9,5:1

Quadro Tipo underbone

Cáster n.d. Trail n.d.

Suspensão dianteira Garfo telescópico e 90 mm de curso

Suspensão traseira Monoamortecida com ajuste de pré-carga da mola e 80 mm de curso

Freio dianteiro Discos de 200 mm com pinças de 2 pistões e ABS

Freio traseiro Tambor de 130 mm

Modelo do pneu Pirelli Diablo Scooter

Roda dianteira 100/90-12

Roda traseira 110/90-12

POSITIVO

• Dinâmica

Motor PODERIA

SER MELHOR

• Nível de ruído

MEDIDAS

Comprimento • 1.915 mm Entre-eixos • 1.280 mm

Altura do assento • 780 mm Largura • 685 mm

Tanque • 4,2 litros Peso (seco) • 102 kg

Preço: R$ 14.790

motociclismo 15SCOOTER 2022
Monocilíndrico I arrefecido a ar 2 válvulas SOHC I câmbio tipo CVT
2
3
4
5
1 2 3 4 5
O Fluo ABS tem muitos equipamentos a mais que os concorrentes

Scooter de entrada

JASPION

Neo tem design

agrada

YAMAHA NEO 125

O Neo 125 é bem moderno e suas linhas são chamativas, o design é bastante futurístico, por isso quem está em seu comando inevitavelmente é alvo de olhares curiosos. A posição de pilotagem é neutra, mas para um piloto de 1,8 metro de altura, como o Ismael Baubeta, fica no limite na distância dos joelhos até a parte interna do escudo frontal. O guidão em relação ao banco tem uma posição mais baixa que nos demais, fazendo-o parecer mais alto, mas a ergonomia é bem acertada. O Neo é o mais leve dos quatro e seu motor, capaz de render 9,8 cv o empurra com boa pegada. Neste quesito, sua sensação nas acelerações dá mais empolgação, ele acelera mais rápido que os demais, mas a velocidade final se equipara, beirando os 100 km/h de máxima.

Ele também é muito ágil e bastante fácil de ser pilota do, também é o único que dispõe de rodas com 14 pole gadas de diâmetro, o que se traduz em mais segurança em terrenos difíceis, como os pavimentos de São Paulo. As suspensões têm garfos telescópicos na dianteira, en quanto a traseira possui um monoamortecedor ancora do ao câmbio (como nos demais). O curso da suspensão dianteira é de 90 mm e na traseira são 78 mm, mas uma reação bastante crítica são as batidas de final de curso na suspensão dianteira, principalmente quando se es tá freando e passando em ondulações simultaneamente. A capacidade do tanque é de 4,2 litros, o que lhe dá boa autonomia, e os pneus com medidas 80/80 na dianteira e 90/80 atrás conferem bastante agilidade para enfrentar a dura tarefa do pavimento urbano da maioria de nos sas cidades. O preço sugerido do Neo 125 é de R$ 11.690 (mais frete).

1 O painel do Neo é analógico

O espaço sob o banco permite guardar um casco

O freio dianteiro é bastante eficaz

A ponteira de escape é bem protegida

Apesar do porte, o espaço para o piloto é limitado

POSITIVO

• Design

• Motor PODERIA

SER MELHOR

• Suspensão dianteira

Dados de fábrica

Monocilíndrico paralelo I arrefecido a ar 2 válvulas SOHC I câmbio tipo CVT

Cilindrada 125 cm³

Potência máxima 9,8 cv a 8.000 rpm

Torque máximo 1 kgf.m a 5.500 rpm

Diâmetro x curso do pistão 52,4 mm x 57,9 mm

Taxa de compressão 9,5:1 Quadro Tipo underbone em aço Cáster n.d. Trail n.d. Suspensão dianteira Garfo telescópico com 90 mm de curso

Suspensão traseira Monoamortecida com ajuste na pré-carga da mola e 78 mm de curso Freio dianteiro Disco de 200 mm com pinças de 2 pistões e UBS

Freio traseiro Tambor de 130 mm e UBS

Modelo do pneu Metzeler Feelfree

Roda dianteira 80/80-14 Roda traseira 90/80-14

MEDIDAS

Comprimento • 1.870 mm Entre-eixos • 1.513 mm

Altura do assento • 775 mm Largura • 685 mm

Tanque • 4,2 litros Peso (O M) • 97 kg

Preço: R$ 11.290

motociclismo16 SCOOTER 2022
2
3
4
5
1 2 5
O
futurístico, mas
DOSSIÊ
3 4

Para muitos a motocicleta ain da é uma possibilidade que está sendo levada em consi deração, seja para ganhar tempo no transporte do dia a dia, seja para economizar no combustível, o que não importa, pois estes scooter po dem ser uma excelente opção. O Haojue Lindy é muito honesto, mas é o menos chamativo visualmente. As rodas de 10 polegadas são uma desvantagem diante dos demais e o preço é um pouco elevado pelo que oferece. O Honda Elite é equilibrado em todos os quesitos e é uma ex celente opção, e eu gosto muito da dinâmica dele. O Yamaha Neo tem boa pegada de motor e rodas maio res, bom para nossas ruas esbura cadas, mas, por outro lado, tem me nos espaço para pilotagem. O mais completo é o Yamaha Fluo, o mais caro, que tem excelente dinâmica. Se dinheiro não for preponderante na escolha ele vale a pena, se for o Honda Elite é outra excelente opção

de entrada

OOs

quatro modelos que com põem este dossiê são opções interessantes para qualquer tipo de piloto que busca agilidade e economia nos deslocamentos urbanos, principalmente os iniciantes.

São scooter fáceis de pilotar, ágeis e bastante divertidos. O Lindy cha ma a atenção por seu design, ape sar de seu projeto ser o mais antigo de todos, e pelo bauleto adicional. Jogam contra o modelo o motor carburado, o preço e a idade do projeto. Já o Yamaha Neo é pequeno e esper to, as rodas maiores passam maior sensação de segurança e confiança na pilotagem, mas para mim tem um design, digamos, controverso. O Fluo é um belo scooter, chegou trazendo itens incomuns para o segmento, que acabam por encarecê-lo. Para mim o melhor pacote é do Honda Elite, ele proporciona uma tocada divertida, é moderno e tem bom espaço, Seu pre ço também é mais sugestivo.

OLindy

125 tem uma condução confortável e a leveza da mo to é sentida logo nas primeiras manobras. O bauleto complemen ta a falta de espaço sob o banco. O Honda Elite foi o scooter que mais me atraiu, é ágil aos comandos, econômico, confortável e o sistema de freios é bem ajustado, passan do bastante confiança ao condutor. Por seu lado, o Yamaha Fluo é muito interessante e oferece vários atributos tecnológicos extras, inclusive sistema Stop Start (qua ajuda na eco nomia de combustível). Também é o único que tem ABS na roda dianteira, o que significa mais segurança nas frenagens. Por outro lado é o mais caro da turma. Se dinheiro não for problema, ele pode ser um excelen te opção também. Também gostei do Neo 125, as rodas de 14 polegadas ajudam a superar a buraqueira da cidade e as respostas do motor são as mais empolgantes desta categoria de scooter. Sem dúvida, todas elas são boas opções como primeira moto para quem pretende ganhar agilidade no seu transporte do dia a dia.

motociclismo 17SCOOTER 2022 ESCOLHA O SEU Os quatro scooter são
charmosos
e têm virtudes para se
tornar
seu meio de transporte DOSSIÊ Scooter
por ISMAEL BAUBETA CONCLUSÃO
por WILLIAN TEIXEIRA CONCLUSÃO por GUILHERME DERRICO CONCLUSÃO

Dafra Cruisym 150

Marcando a forte concorrência

ADafra vem ampliando sua parceria com a Sym e diversificando seu line-up com o fir me propósito de crescer, e lógico, de olho em segmentos promissores como o dos scooter. A briga vai ser dura, afinal seu no vo scooter, o Cruisym, vai competir com as Hon da PCX e Yamaha NMax, um páreo duro! De qual quer forma, isso é bom para o consumidor que tem mais uma boa opção de escolha.

A taiwanesa Sym é uma das grandes fábri cas de motos do mundo que produz motone tas, motos e scooters de baixa cilindrada. Su as motos vêm melhorando ano a ano, e a Da fra mantém firme a parceria com a marca. A Cruisym é mais uma das apostas da Dafra pa ra o Brasil.

Como é o Cruisym

O design é arrojado e bastante moderno, vincos e ângulos estão por toda a sua carena gem e compõem um layout agradável. As len tes do bloco óptico duplo e dos piscas ocu pam praticamente toda a área frontal da moto, as carenagens têm encaixes bem cuidados, e seu porte sugere que se trata de um scooter de maior cilindrada. Sob o banco há espaço sufi ciente para guardar um capacete fechado. No escudo frontal interno, um pequeno porta-obje tos tem uma tomada USB para carregar dispo sitivos. No meio do escudo ainda há um gancho retrátil que pode ser útil para voltar do mercado com alguma sacola pendurada.

Os faróis possuem um visual bem moderno, e na linha 2023 do scooter, a Dafra corrigiu um de seus pontos fracos e trocou as luzes tradicio nais da versão de estreia por lâmpadas de LED.

motociclismo18 SCOOTER SETEMBRO20222021 O Cruisym 150 chega com a
difícil missão de
concorrer com os peso-pesados Honda PCX e Yamaha NMAX
APRESENTAÇÃO
Texto ISMAEL BAUBETA Fotos RENATO DURÃES
motociclismo 19JULHO 2022

APRESENTAÇÃO

MODERNO

O design do Cruisym 150 tem linhas modernas onde destacam-se os faróis, que são em LED na linha 2023.

Dafra Cruisym 150

Ergonomia

A posição de pilotagem é bem relaxada e há bastante espaço para as pernas, eu, com meu 1,8 metro, não fiquei com as pernas batendo no escudo frontal. O banco é bastante confortável, e os 771 mm de altura permitem colocar os pés no chão com facilidade, os mais baixos talvez te nham que ficar um pouco de lado para isso, mas definitivamente isso não é um problema.

Eu tenho 1,8 metro de altura e sentado no banco fiquei com as pernas bem posicionadas, praticamente a 90° e com algum espaço livre até o escudo, permitindo movimentá-las na pilo tagem sem bater nele. A distância até o guidão e a sua largura completam a boa ergonomia da Cruisym 150. Condição importante para a pilo tagem mais segura.

Acelerando na prática

A primeira impressão ao pilotar o Cruisym é de que ele foi bem concebido. Tudo justinho, as suspensões são bem calibradas, têm funciona mento progressivo e bom nível de rigidez, per mitindo uma pilotagem tranquila e bastante confortável, mas, caso você se empolgue, elas respondem bem para contornar curvas um pou co mais embalado. Na dianteira, as bengalas têm 100 mm de curso, e atrás os dois amorte cedores (com ajuste de pré-carga da mola) per correm 70 mm no curso. A ressalva vai para o cavalete, que raspa com frequência nas curvas para a esquerda.

Outro detalhe importante é o baixo nível de vibração e pancadas sentidas no guidão, carac terística que a grande maioria dos scooter apre senta, isso torna a pilotagem mais suave.

painel é digital e tem as informações básicas

banco em dois níveis é confortável

o banco há espaço para um capacete fechado

escudo há um porta-luvas com tomada

e um gancho retrátil

tampa do tanque também é estilosa

motociclismo20 SCOOTER 2022
4 5 1 O
2 O
3 Sob
4 No
USB
5 A
1 2 3

Dafra Cruisym

O motor monocilíndrico tem arrefecimen to líquido e 149,6 cm³ de capacidade volumé trica. É capaz de render 12,5 cv a 8 mil rpm e 1,22 kgf.m a 6 mil rotações, de potência e tor que máximos respectivamente.

As respostas ao giro do acelerador são rá pidas, e o Cruisym 150 acelera com ímpeto nas arrancadas até os 60 quilômetros por hora, daí em diante segue crescendo com mais pudor. Ele foi capaz de chegar aos 104 quilômetros por ho ra de velocidade máxima, marcados no painel. O motor é um pouco barulhento, é verdade, mas não chega a ser incômodo, as boas respostas ao girar o punho suplantam essa característica.

O sistema de freios tem funcionamento combinado, ou seja, ao acionar o freio trasei ro, parte da força aplicada aciona a pinça dian teira também. O item é obrigatório e ajuda bas tante nas frenagens. É possível sentir a frente do scooter dar uma abaixada quando se acio na o freio com mais força, se você exagerar po de sentir a roda traseira travar, mas o sistema é bem calibrado.

O Cruisym 150 causou boa sensação e mostrou que nasceu de um bom projeto, é efi ciente e oferece boa pilotagem, mas a Dafra vai lutar com as gigantes que dominam o segmento e têm uma rede de concessionárias infinitamen te maior, um desafio e tanto.

Bom para o consumidor que tem mais uma boa opção de compra na mesma faixa de pre ço. Esse é um dos benefícios da concorrência

1 O escape tem acabamento em preto brilhante

2 O disco de freio é do tipo wave

3 O motor também é preto

4 As pedaleiras do garupa são retráteis

5 O porta-luvas tem tomada USB 6 A frente tem design elegante

Dados de fábrica

Cilindrada 149,6 cm³ Potência máxima (etanol) 12,5 cv a 8.000 rpm Torque máximo (etanol) 1,22 kgf.m a 6.000 rpm

Diâmetro x curso do pistão n.d. Taxa de compressão n.d. Quadro Tubular em aço Cáster n.d. Trail n.d.

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso Suspensão traseira Biamortecida com 75 mm de curso, ajuste de pré-carga da mola Freio dianteiro Disco de 310 mm, pinças radiais de 4 pistões e ABS cornering Freio traseiro Disco de 256 mm, pinça de 1 pistão

Modelo do pneu Pirelli Diablo Scooter Roda dianteira 90/90-14 Roda traseira 100/90-14

MEDIDAS

Comprimento

Ergonomia

Motor PODERIA

1.990 mm Entre-eixos

Preço: R$ 14.490

1.350 mm

motociclismo22 SCOOTER 2022 APRESENTAÇÃO FIRME O Cruisym 150 é rígido na medida certa, o guidão vibra pouco
150 4 5 Monocilíndrico I arrefecido a líquido 2 válvulas I câmbio CVT
Altura do assento • 771 mm Largura • 730 mm Tanque • 6 litros Peso (seco) • 130 kg
POSITIVO •
SER MELHOR • freios CBS
2 3 1 6
JAQUETA CYBERDOG CONFIRA AQUI
motociclismo24 SETEMBRO 2021 O novo scooter 300 da Dafra traz design moderno e tecnologia, contando com iluminação full-LED e freios ABS Dafra confirma Cruisym 300 no Brasil APRESENTAÇÃO Texto WILLIAM TEIXEIRA Fotos DIVULGAÇÃO Dafra Cruisym 300
motociclismo26 SCOOTER 2022 Velocidade máxima declarada é de 127 km/h e o tanque de combustível comporta 12 litros APRESENTAÇÃO Dafra Cruisym 300

Mirando ampliar sua participação no mer cado brasileiro, a Dafra prepara a che gada do scooter Cruisym 300 ABS. Produto desenvolvido pelo taiwaneses da Sym, que são parceiros da Dafra e se rão disponibilizados pela marca por aqui até o final do primeiro semestre do ano que vem.

O novo scooter 300 da Dafra traz design mo derno e tecnologia, contando com iluminação full -LED, freios ABS, carregador USB em um dos compartimentos de objetos posicionado na dian teira e espaço sob o assento para transportar dois capacetes fechados.

Nos exemplares ofertados pela Sym no exte rior, a missão de movê-lo fica por conta de um mo tor monocilíndrico com 278,3 cm³ de capacida de e refrigeração líquida, capaz de entregar 25 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 2,67 kgf.m de torque em 6.750 giros. A usina está ligada a uma transmissão automática CVT, sua velocidade máxi ma declarada é de 127 km/h e o tanque de com bustível suporta 12 litros.

As rodas do Cruisym 300 ABS são de 14 po legadas na dianteira e 13 na traseira, enquanto os freios são a disco e as suspensões utilizam garfo convencional na frente e sistema dual shock atrás. Segundo a Dafra, esses itens possibilitam o seu uso em trajetos mais longos, o posicionando em um conceito touring dentro do segmento de scooters.

A marca prevê a chegada do Cruisym 300 ABS ao mercado brasileiro para março de 2023. Ele vi rá para ampliar o line-up de scooters da Dafra, que atualmente conta com, Citycom 300 CBS, Ci tycom HD 300, Maxsym 400 e com o pequenino Cruisym 150, modelo que receberá novas luzes de posição e faróis em LED na linha 2023 e estará nas lojas a partir de agosto.

motociclismo 27SCOOTER 2022
CHEGADA Seu lançamento no Brasil está previsto para março de 2023

Óleo Pro Honda 10W30 Scooter JASO MB

O lubrificante perfeito para sua scoote

As scooters vem ganhando es paço entre os motociclistas que buscam a flexibilidade e praticidade desse tipo de mo tocicleta em qualquer cilin drada e localidade.

Além da mais completa linha de Peças Genuínas para sua scooter, a Honda desenvolveu um lubrificante exclusivo capaz de aumentar o de sempenho e vida útil de seu motor, além de melhorar o consumo de com bustível e evitar desgastes de compo nentes. Este lubrificante é o Pro Hon da 10W30 Scooter JASO MB.

Especificações do lubrificante para scooter

As características e especificações dos lubrificantes de motor para mo tocicletas e scooters são diferentes. A maior diferença é que as motocicletas possuem, em sua maioria, o sistema de transmissão e embreagem aco plado ao motor, componentes que a maioria das scooters não tem.

brand PUBLIEDITORIAL
Pro Honda 10W30 MB Exclusivo para o motor da sua Scooter Honda

Por isso, no caso de scooters como a Biz e a X-ADV, o óleo utiliza do tem as propriedades do óleo para motocicletas, que permitem uma óti ma lubrificação da embreagem que apenas modelos como estes pos suem. O que não se aplica a maioria das scooters.

Lubrificação em scooters

Em geral, as scooters possuem trans missão tipo CVT, que funcionam com sistema de polias e correia fora do motor, não necessitando lubrificação nesse componente

Estes modelos exigem que os lu brificantes para os motores de scoo ters tenham outras propriedades, já que não possuem embreagem ou engrenagens de câmbio paralubrificar

Óleo e desempenho

O lubrificante do motor de sua moto cicleta é responsável por gerar o me lhor desempenho, economia de com bustível e ainda prolongar sua vida útil. A utilização de um lubrificante não recomendado pela fabricante pode acarretar na perda de desempenho, danos ao sistema de embreagem e pode danificar o motor.

Os lubrificantes para motores de scooters são desenvolvidos exclusi vamente para atender as necessida des de lubrificação de seus motores, com aditivos redutores de atrito otimi zando os resultados da lubrificação. Pensando nisso, a Honda oferece o óleo Pro Honda 10W30 Scooter JASO MB. Um óleo semissintético, multivis coso, formulado com óleos básicos sintéticos e minerais hidroprocessa dos de altíssimo desempenho, além de aditivos de ultima geração com mo dificadores de atrito para a proteção dos componentes críticos do motor.

A formulação do óleo Pro Honda 10W30 scooter JASO MB oferece menor resistência mecânica e gera menor atrito interno. Isso aumenta a eficiência e desempenho do motor, re duzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Você pode utilizar o óleo de scoo ters em motocicletas?

Não é recomendada a utilização do óleo específico de scooter nas ou tras motocicletas devido à falta dos aditivos que atuam no sistema de transmissão e embreagem, podendo causar danos a esses componentes.

A LGUNS DOS BENEFÍCIOS DO ÓLEO PRO HONDA 10W30 SCOOTER JASO MB

• LIMPEZA, DURABILIDADE E DESEMPENHO:

A tecnologia de sua formulação lubrifica com eficiência e controla a formação de depósitos abrasi vos provenientes da combustão, além de proteger o motor evitando desgastes.

• PARTIDA FÁCIL E PROTEÇÃO EM ALTAS TEMPERATURAS:

Sua composição tem perfeito equi líbrio entre óleos básicos sintéticos, minerais hidroprocessados de alto desempenho e aditivos de avan çada tecnologia, com capacidade de rápida lubrificação em partidas a frio, lubrificando os componentes críticos do motor e formando uma película protetora extremamente resistente à degradação mesmo em altas temperaturas.

• BAIXO CONSUMO DE ÓLEO:

O uso de óleos básicos premium presentes na sua composição proporcionam alta resistência à oxidação, o que previne o espes samento da viscosidade, forma ção de borra e verniz, resultando em baixo consumo de óleo.

• ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL:

A viscosidade aliada à presença de modificadores de atrito especiais proporcionam maior economia de combustível, principalmente quan do comparados aos óleos de vis cosidades não recomendados.

• COMPATIBILIDADE COM CATALISADOR:

Sua formulação balanceada pos sui efetivo controle de elementos prejudiciais ao catalisador, pro longando sua vida útil, com maior eficiência no controle de emissões de gases nocivos na atmosfera.

• PRECISÃO

E CONFORTO:

Desenvolvido para proporcionar operação precisa do motor com mais eficiência, oferece melhor aceleração e proporciona excelen te dirigibilidade com mais conforto, mesmo em uso intenso urbano.

APLICAÇÕES:

• O óleo Pro Honda 10W30 MB Scooter é recomendado para mo tores de quatro tempos de scoo ters movidas a gasolina e com transmissão tipo CVT, independen te da cilindrada como: Honda ADV, Elite 125, PCX 150 e Forza 350.

• O óleo PRO HONDA 10W30 MB SCOOTER não deve ser utilizado em motocicletas que possuam o conjunto integrado de motor, em breagem e câmbio.

• Todas as scooters Honda devem utilizar o óleo Pro Honda 10W30 MB Scooter, atualmente a única exceção é a X-ADV, já que este modelo utiliza transmissão DCT de dupla embreagem, onde o câmbio e as embreagens são lubrificadas pelo mesmo óleo do motor.

• Quando for trocar o óleo da sua scooter, vá a uma conces sionária Honda e peça o PRO HONDA 10W30 MB SCOOTER.

Assim você conta com mais de sempenho, economia, qualidade, conforto e ainda protege o motor da sua scooter.

Para mais informações acesse: www.honda.com.br/pos-venda/motos/

O Forza chegou!

Apesar do atraso de quase dois anos, a Honda cumpriu sua promessa feita no final de 2020 e lançou seu scooter premium no mercado brasileiro

AHonda acaba de pagar uma promessa feita no final de 2020: lan çar o Forza 350. O scooter acaba de aterrissar no Brasil, e junta -se a Elite 125, PCX, ADV e X-ADV no line-up oferecido pela mar ca em nosso mercado.

A última aparição do Forza por aqui havia acontecido em 2019, durante o Salão Duas Rodas, ainda na versão 300. A Honda aproveitou o momento para medir a aceitação dele e do ADV – este apresentado no Brasil um ano depois do evento, mais precisamente no final de 2020.

Já o Forza acabou evoluindo de 300 para 350 em meados de 2020. Esta nova versão estreou na Tailândia, e adotou um motor com maior ca pacidade cúbica e sutis mudanças no design. Nesse mesmo ano a Honda havia confirmado seu lançamento no Brasil para 2021, junto com a nova Fireblade e a Africa Twin 1100, modelos que chegaram na época prome tida, enquanto o scooter acabou tendo sua chegada postergada por cau sa da pandemia.

A força do Forza 350

Para empurrá-lo, a Honda deu a missão a um propulsor monocilíndrico de 330 cm³, comando OHC, quatro válvulas e de arrefecimento a líquido, usi na que entrega 29,2 cv de potência máxima e torque de 3.2 kgf.m.

Este motor possui a tecnologia eSP+, que, segundo a Honda, reduz atrito, peso e vibração, conferindo ao scooter um melhor desempenho di nâmico e menor impacto ambiental. A transmissão do Forza é do tipo CVT V-Matic, com relações definidas para respostas rápidas a baixas velocida des e boa performance nas acelerações.

Também merece destaque o controle de tração HSTC, sistema que compara a diferença de velocidade entre as rodas dianteira e traseira, cal cula a relação de deslizamento e controla o torque do motor através do sistema injetor, visando retomar a tração na roda traseira. Ele pode ser li gado e desligado por meio de um comando no punho esquerdo, e quan do isso acontece, se acende a luz em forma de T no painel do scooter.

Acesse
o site e conheça os benefícios exclusivos dos serviços Você também pode consultar os preços das revisões, das peças e realizar o
motociclismo24 SCOOTER 2022
APRESENTAÇÃO Texto WILLIAN TEIXEIRA Fotos HONDA Honda Forza 350

COMPLETO O Forza conta com ABS e controle de tração on-line do Pós-Venda Honda: honda.com.br/pos-venda/motos agendamento dos serviços diretamente pelo site.

motociclismo 25SCOOTER 2022

Honda Forza 350

Design, dimensões e estrutura

Seu visual na dianteira lembra o do PCX vendido no exterior, com uma lente única e entrada de ar sob o farol. Também merece destaque o para-bri sa – que tem ajuste eletrônico. Já nas laterais as linhas do Forza 350 possuem formato de Z – lem bram um raio – e conferem ao design do scooter uma sensação de movimento.

O Forza 350 usa um chassi monobloco em aço tubular, material leve, resistente e que ajuda a conferir uma boa maneabilidade no scooter. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o cáster é de 26,5° (o mesmo da PCX) e o trail tem 89 mm. Já a altura do assento em relação ao solo é de 780 mm, o que favorece a pilotagem, proporcio nando uma posição natural para o condutor.

A largura do guidão é de 755 mm, a carena gem tem 580 mm de largura, quando os espe lhos retrovisores estão posicionados a largura to tal atinge 860 mm, dimensões compactas e que facilitam a progressão no meio do trânsito das ci dades. Seu tanque tem capacidade para 11,7 li tros de gasolina, e, segundo a Honda Portugal, o Forza 350 tem consumo declarado de 29,4 km/l, o que lhe dá uma autonomia superior a 340 km.

As suspensões contam com garfo telescó pico com 100 mm de curso na dianteira e du plo amortecedor com curso de 115 mm e sete níveis de ajuste na pré-carga das molas. Seus freios são a disco com ABS de dois canais, en quanto as rodas são de 15 polegadas na frente e aro 14 na traseira, calçadas com pneus 120/70 e 140/70, respectivamente.

Comodidades

Uma das forças do segmento de scooters está nas conveniências, e o Forza 350 tem muitas pa ra seus usuários. Sob o assento, um porta-obje tos com capacidade para 48 litros, volume que comporta até dois capacetes integrais. Na dian teira também há outro porta-objetos, este um pouco menor, onde é possível guardar uma gar rafa, e nele há uma tomada USB para recarregar dispositivos móveis.

O painel de instrumentos conta com um velo címetro e um conta-giros analógicos, além de um mostrador digital ao centro que permite três a vi sualização de informações como hodômetro total e parcial, autonomia restante, consumo instantâ neo e médio, consumo médio, cronômetro, tem peratura ambiente e tensão da bateria.

O para-brisa do Forza 350 tem regulagem de altura elétrica, e pode ser elevado em até 180 mm, conferindo ao condutor a possibilidade de ajustar o fluxo de vento conforme sua preferên cia, principalmente a velocidades mais altas.

ESPAÇOSO

O Forza tem bom espaço para a pilotagem

motociclismo26 SCOOTER 2022 APRESENTAÇÃO

FÔLEGO

motociclismo 27SCOOTER 2022 1 Os comandos do punho esquerdo 2 O painel mescla informações digitais e analógicas 3 O básico no punho direito 4 Portaobjetos com carregador USB 5 O banco é espaçoso e confortável 6 Espaço para dois capacetes sob o banco
O motor de 330 cm ³ e quatro válvulas gera 29,2 cv de potência 1 3 4 5 6 2

AGILIDADE

Completam o pacote chave keyless, ilumina ção full-LED, indicadores dianteiros de direção in tegrados aos retrovisores, pisca-alerta e e ESS (Emergency Stop Signal) – função que aciona os piscas em frenagens de emergência detectadas pelo módulo do ABS.

Primeiras impressões do Forza

Tivemos a oportunidade de rodar no no vo scooter por alguns quilômetros na região do CETH da Honda, em Indaiatuba, e ele não deixa nada a desejar na pilotagem e no que diz respeito a conforto. Para ligá-lo, é só girar o botão seletor que encontra-se na parte frontal e acionar a igni ção no punho direito. E logo de cara chama muita atenção o alto nível de acabamento, com arrema tes precisos e praticamente sem rebarbas, digno de um scooter de alto padrão.

Seu assoalho não é plano, como o do PCX, ele tem uma coluna central, onde está tanque, mas há bom espaço para posicionar os pés, favo recendo a ergonomia na pilotagem. Vale destacar que ele não é muito largo, ou seja, só será possí vel reposicionar os pés para frente ou para trás.

Ele também não decepciona nas retomadas e nas acelerações, tanto que consegue chegar aos 100 km/h com muita facilidade e em pouco tem po – em uma contagem mental apurei que isso ocorre em aproximadamente 10 segundos, e se o condutor forçar um pouco mais, ele segue ga nhando velocidade sem grande esforço, ou seja, é um produto que tranquilamente pode ser usa do em viagens.

O assento é muito confortável e dividido em dois níveis de altura, proporcionando um ajuste bem interessante sob o scooter tanto para piloto quanto para garupa.

motociclismo28 SCOOTER 2022
Apesar da aparência grandalhona, o Forza 350 é bastante ágil
APRESENTAÇÃO Honda Forza 350 A versão F permite a tocada mais esportiva com muita competência 1 Os piscas estão integrados aos espelhos retrovisores 2 Os dois amortecedores têm regulagem de pré-carga das molas 3 O para-brisas tem regulagem de altura elétrica 4 O freio dianteiro tem pinça de dois pistões e ABS 5 O freio traseiro também é assistido por ABS 1 2 3 5 4

Dados de fábrica

Cilindrada 330 cm³

Potência máxima (etanol) 29,2 cv a 7.500 rpm

Torque máximo (etanol) 3,24 kgf.m a 5.250 rpm

Diâmetro x curso do pistão 77 mm x 70,8 mm

Taxa de compressão 10,5:1

Quadro Monobloco tipo underbone

Cáster n.d. Trail n.d.

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso

Suspensão traseira Biamortecida com 115 mm de curso e regulagem de pré-carga das molas

Freio dianteiro Discos de 256 mm, pinças axiais de 2 pistões e ABS

Freio traseiro Disco de 240 mm, pinça de 1 pistão e ABS

Modelo do pneu Pirelli Diablo Scooter Roda dianteira 120/70-15

Roda traseira 140/70-14

MEDIDAS

Comprimento

TECNOLOGIA

O Forza 350 oferece ABS e controle de tração para maior segurança

Para o passageiro, há apoios retráteis para os pés. Não cheguei a testá-lo com garupa, mas ao me sentar na parte de trás do banco pude notar que tanto piloto quanto seu companheiro ou com panheira farão boa viagem.

Apesar do porte imponente, o Honda Forza 350 não é tao largo quanto parece. Fiquei com a sensação de que a missão de circular com ele nos corredores não será das mais difíceis, o que certamente vai favorecer o seu uso na cida de. Suas rodas maiores equipadas com pneus de perfil largo passam uma boa sensação de estabi lidade e, aliadas com as suspensões bem calibra das do modelo, conseguem copiar com compe tência as imperfeições do nosso solo.

Em suma: foi um teste bem curto, mas que certamente deixou aquele gosto de quero mais. Agora temos de esperar a Honda disponibilizar o Forza 350 em sua frota de imprensa – e eu já dei xei meu nome na fila para poder rodar mais com ele, tanto na estrada quanto na cidade.

Preço e disponibilidade

Importado da Tailândia para o Brasil, o Forza 350 pode ser encontrado nas concessionárias Hon da Dream somente na cor cinza metálico. O preço sugerido é de R$ 47.000, valor base para o Dis trito Federal e que não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

POSITIVO

• Tecnologia

• Agilidade

• Conforto PODERIA

SER MELHOR

• Preço

• Cor única

Pelo que pudemos sentir do modelo, ele tem muita competência e pode conferir agilidade na mobilidade urbana e encarar viagens curtas sem grandes problemas, mas tem um preço elevado. Ou seja, é um scooter para quem quer sair do lu gar comum e pode pagar por um produto diferen ciado. Teria lugar em minha garagem? Por seus atributos, sem dúvidas, mas reconheço que a eti queta de preço limita suas possibilidades, pelo menos para os meus padrões.

motociclismo 29SCOOTER 2022 CONFORTO O Forza tem um conjunto bastante confortável FORZA 350 Monocilíndrico I arrefecido a líquido OHC I 4 válvulas I câmbio tipo CVT
• 2.145 mm Entre-eixos • 1.510 mm Altura do assento • 780 mm Largura • 754 mm Tanque • 11,7 litros Peso (seco) • 176 kg Preço: R$ 47.000
APRESENTAÇÃO HONDA PCX 2023

Mais potência e tecnologia no Honda

PCX 160 2023 Texto GUILHERME DERRICO Fotos DIVULGAÇÃO EM ALTA PCX é o scooter mais vendido do Brasil, acumulando mais de 28 mil unidades comercializadas em 2021 Motor ganhou um upgrade e agora passa a ter 156 cm³. Uma série de modificações no design e novos atributos tecnológicos completam a versão 2023 do Honda PCX. Acompanhe os detalhes!

Continuando a renovação do seu line-up para 2023, a Honda apresentou a nova geração do PCX, modelo que tem entre suas premis sas oferecer praticidade, robustez, conforto e economia de combustível.

O PCX é o scooter mais vendido do Brasil, acumulando mais de 28 mil unidades comerciali zadas em 2021. E para seguir ocupando este pos to, a Honda aposta em melhorias para a versão 2023, como motor mais potente, iluminação em LED redesenhada, mais capacidade sob o assen to para transporte de volumes - para até 30 litros -, além de entrada USB no porta-luvas e painel rede senhado em formato “widescreen”.

APRESENTAÇÃO HONDA PCX 2023

VERSÕES E CARACTERÍSTICAS

São três as versões do PCX nesta nova gera ção: CBS, ABS e DLX, sendo o primeiro com freios combinados e os outros dois com ABS na roda dianteira. Em todas há a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do banco e também aciona um alarme antifurto, enquanto que nas ver sões dotadas de freios ABS a Honda disponibilizou controle de tração entre os itens de série.

Em relação à ergonomia, o assento foi redese nhado para dar ao piloto e ao garupa ainda mais conforto sem alterar a distância em relação ao so lo. Outra alteração se dá ao espaço dos pés do pi loto, que cresceu 30 mm.

O porta-luvas também mudou, ficando mais espaçoso e com uma entrada USB para carregar smartphones. A aba que cobre o tanque de com bustível também é nova.

CORAÇÃO RENOVADO

O motor do PCX agora conta com 156 cm³, 4 válvulas, comando do tipo SOHC e refrigeração lí

quida. A potência máxima passou de 13,2 cv pa ra 16 cv, com torque subindo de 1,38 kgf.m pa ra 1,5 kgf.m.

O diâmetro do cilindro cresceu de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 pa ra 12,0:1.

Além disso, o sistema de escapamento tam bém é novo e colabora para a melhoria nos índices de emissões. O tanque suporta até 8 litros de com bustível, o que, segundo a Honda, lhe confere uma competente autonomia de até 350 km.

CHASSI

O novo PCX 160 tem um chassi aço tipo ber ço duplo redesenhado para oferecer mais durabi lidade e adequação à maior potência proporciona da pelo novo motor. Desse modo, a distância entre eixos foi alongada em 2 mm. O peso em ordem de marcha é de cerca de 130 kg.

Ambas as rodas trazem um novo desenho, ou se

motociclismo 35SCOOTER 2022
APRESENTAÇÃO HONDA PCX 2023

ja, na traseira o aro passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (ante riormente mediam 100/80-14 e 120/70-14).

Do mesmo modo, a suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas mo las para encarar melhor as irregularidades na pa vimentação.

A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro. Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, en quanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.

PREÇOS E VERSÕES

O Honda PCX 2023 chega às concessionárias com garantia de três anos sem limite de quilome tragem. Seus preços: R$ 15.460 (versão CBS - cor cinza metálico), R$ 17.000 (versão ABS com pintu ra branca perolizada) e R$ 17.400,00 (versão DLXcor azul metálica).

LLMotors estreia no Brasil com três modelos elétricos

O lançamento oficial de suas primeiras motos elétricas aconteceu em julho

ALLMotors é a mais nova marca de motos elétricas do mercado brasileiro. A empre sa nasceu em 2019 e faz parte do grupo LL Solar, que atua no mercado de energia solar desde 2017. O lançamento oficial de suas primeiras motos elétricas acontece em julho, mas a pré-venda está prevista para começar es te mês.

Inicialmente a LL Motors vai oferecer por aqui três modelos. O principal é a Odin, moto elétrica do segmento city que será vendida em duas ver sões – Lite e 2.0. Ela terá a companhia dos scoo ters TY – que também terá duas versões – e Bal dur 1.0s, este último disponível em versão única.

motociclismo38 SCOOTER 2022
LLMotorsAPRESENTAÇÃO
motociclismo SCOOTER 2020

TY

O scooter também está disponível em duas versões – Lite e Force. Ambas possuem motor de 3.000 Watts e velocidade máxima declarada de 65 km/h. A diferença entre elas está na bateria: a da Lite é de 72 Volts e 35 Amperes, o que lhe confe re uma autonomia de até 65 km. Enquanto a Force possui “um coração” de 72 Volts e 50 Amperes, o que lhe dá uma autonomia de até 100 km.

O TY pode ser equipado com duas baterias, sendo a segunda vendida separadamente. As co res disponíveis para o modelo são as mesmas da Odin, ou seja, azul, branco, preto e vermelho.

TY

O scooter também está disponível em duas versões: Lite e Force

motociclismo 39SCOOTER 2022

LLMotors

Odin

O modelo tem um visual invocado, que lembra o de motos esportivas, mas é do segmento City, ou seja, das motos mais voltadas para uso urba no. Ela vem com suspensão dianteira invertida e traseira monochoque, freio dianteiro com disco du plo, iluminação full-LED, painel digital em LCD, três modos de potência e marcha à ré

Como falamos mais acima, a moto elétrica da LLMotors está disponível nas versões Lite e 2.0. A primeira tem motor de 4.000 Watts e bateria de 72 Volts e 50 Amperes, velocidade máxima declarada de 90 km/h e autonomia para rodar 150 km.

Já a Odin 2.0 tem motor de 6.000 Watts e ba teria de 72 Voltz e 100 Amperes, atinge máxima de 100 km/h e pode rodar até 210 quilômetros com uma bateria. As duas versões da Odin serão ofe recidas em quatro opções de cores: azul, branca, preta ou vermelha.

motociclismo40 SCOOTER 2022
ODIN
2.0
tem motor de 6.000 Watts e bateria de 72 Voltz e 100 Amperes.
motociclismo SCOOTER 2020
APRESENTAÇÃO

Baldur 1.0s:

O modelo é o scooter elétrico de entrada da LLMotors. Seu motor é de 2.000 Watts e a velo cidade máxima declarada é de 60 km/h, além de bateria de lítio de 30 Amperes e autonomia para 70 km/h. Ele também pode ser utilizado com uma segunda bateria, que assim como no TY, deve ser adquirida separadamente.

A sede da LL Motors será instalada na cida de de Santa Inês, no Maranhão, e a empresa terá como parceira a fabricante chinesa Dayi Motor. As duas já atuam em conjunto para desenvolver bate rias de lítio específicas para os produtos que serão oferecidos no Brasil.

A LLMotors destaca que os modelos Odin e Baldur já estão homologados no Brasil, enquanto o scooter TY está na fase final do processo. Os preços das novas motos elétricas são os seguin tes:

Odin: a partir de R$ 25.000;

Baldur: a partir de R$ 14.000

TY: a partir de R$ 15.700

Com a inauguração da fábrica da Voltz Mo tors em Manaus, a intenção da Horwin em ter uma planta própria no país e atuação da Shineray no segmento, só para citar alguns exemplos, pode mos acreditar que o nicho das motos elétricas só deve crescer nos próximos anos, tanto no Brasil quanto mundo afora. Portanto, vamos acompa nhar e ver o que a LLMotors nos reserva!

motociclismo 41SCOOTER 2022
BALDUR bateria de lítio de 30 Amperes e autonomia para 70 km/h

Shineray elétrico: conheça movidos a energia

Os scooter são estilosos, práticos, eco nômicos, fáceis de pilotar e, mais espa çosos do que as motocicletas, atributos que os fazem se destacar como exce lente opção na mobilidade urbana e uma forma inteligente para se deslocar com agilida de, rapidez e também estilo, nos grandes cen tros urbanos.

Os modelos movidos a energia elétri ca ganham cada vez mais espaço entre as mo tos, e os scooter estão inseridos nesse proces so. As marcas apresentam suas criações aos poucos, e agora é a hora de você conhecer os modelos SE1, SE2 e SE3, comercializados pela Shineray aqui no Brasil.

O design é simples, mas interessan te, e suas características são apropriadas para deslocamentos menores. A faixa de preço tam bém é competitiva, visto que os valores pratica dos nas motocicletas em solo brasileiro estão altíssimos.

Conheça um pouco das três opções!

motociclismo44 SCOOTER 2022
ShinerayAPRESENTAÇÃO
A Shineray é uma marca tradicional aqui no Brasil, e como suas concorrentes, também está apostando suas fichas nos modelos eletrificados. Conheça os scooter SE1, SE2 e SE3 feito pelos chineses
Texto GUILHERME
DERRICO Fotos DIVULGAÇÃO

conheça os scooters da marca chinesa

motociclismo 45SCOOTER 2022

Shineray SE1: perfeito para pequenos deslocamentos

Vamos começar apresentando os elementos do SE1. Disponível em 3 cores, sendo cinza, branco e azul, o scooter elétrico tem preço suge rido de R$ 14.990, mais o frete e os impostos de acordo com a região. Ele possui um motor elétrico indutivo Brushless que permite uma auto nomia até 60 km com uma bateria ou até 120 km com duas, além de freio a disco.

Em relação ao motor, ele é do elétrico indutivo da Bosch, que gera uma potência máxima de 2000W e chega a até 59km/h. Ou seja, ele é bastante viável para uma locomoção mais urbana.

Sobre a bateria, este componente é de lítio removível com capacida de: de 60V 24Ah, e tempo de carga de 6 a 8 horas.

Já o chassi é do tipo monobloco, com suspensão dianteira com gar fo telescópico e traseira convencional com dois amortecedores. Os freios são a disco, e os pneu dianteiro e traseiro medem 90/90–12.

As dimensões de Comprimento X Largura X Altura são de 1960 X 700 X 1140 mm, com peso a seco declarado de 86kg. A capacidade de carga suportada, sendo piloto, o passageiro e mais bagagem é de 120kg. A distância entre eixos é de 1400 mm.

SE2: uma variação de cores

O modelo SE2 possui o mesmo preço sugerido do seu irmão SE1 e parte de R$ 14.990, mais o acréscimo do frete e impostos da região de compra. Porém, essa versão dispõe de 4 cores, que são: vermelho, branco, azul e cinza.

O coração do Shineray também é do tipo elétrico indutivo Brushless (Bosch), com um pico de potência de 2300W. Ele está localizado na roda traseira e sua velocidade alcança até 59km/h.

A bateria é do mesmo material da SE1, sendo de lítio removível, e a capacidade também é a mesma (60V 24Ah), com duração de 6 a 8 ho ras. A autonomia é idêntica ao primeiro modelo citado aqui, alcançando até 60 km (1 bateria) ou até 120 km com duas.

Seu chassi é monobloco, suspensão dianteira com garfo telescópi co e a de trás com curso: convencional de dois amortecedores. Os freios são a disco. Os pneus medem 90/90–12.

Agora em relação às dimensões, há mudanças se comparado ao SE1. A medição Comprimento X Largura X Altura bate os 1850 X 670 X 1130 mm, com peso seco de 84kg. Suporta uma carga total de 120kg, com distância entre eixos medindo 1330 mm.

motociclismo46 SCOOTER 2022 ShinerayAPRESENTAÇÃO

Shineray SE3: o irmão caçula,

O scooter mais discreto dos três mode los é o SE3. Essa versão é a mais barata, partindo de R$ 11.990, mais as costumei ras inclusões do valor do frete e os impos tos de cada cidade. Os tons disponíveis são vermelho, verde, branco e marrom.

Seu motor é do tipo Elétrico indutivo Brushless que era uma potência máxima de 2000W, atingindo os mesmos números de velocidades dos outros irmãos: 59km/h. De fato, este scooter é bastante interessante para locomoções curtas do dia a dia, como uma ida ao mercado, por exemplo, ou mes mo para se dirigir ao trabalho, caso a loca lidade não seja tão longe da sua residência.

Sua bateria é do tipo chumbo/ácido, a única que difere do SE1 e SE2, com capaci dade de 72V 32Ah. O tempo de carga é de 8 a 10 horas. Ponto para o SE3! Sua auto nomia permite até 80 km rodados.

Sobre o chassi, este item é do tipo mo nobloco. As suspensões são: dianteira com garfo telescópico e traseira de curso con vencional e dois amortecedores. Os freios são a disco e os pneus medem 3.00-12.

As dimensões Comprimento X Largura X Altura são de 1820 X 710 X 1098 mm, e a Shineray declara um peso a seco de 123kg. Incluindo o piloto, assim como o garupa e mais bagagem, este scooter elétrico supor

Depois dessa descrição dos modelos vendidos pela Shineray aqui no nosso pa ís, chegou o momento de você analisar qual deles mais chama sua atenção. O ideal é se dirigir à uma concessionária e pedir para fa zer um teste, assim você terá uma ideia me lhor do que cada versão pode te oferecer.

motociclismo 47SCOOTER 2022

AK 550 é o representante premium da gama Kymco para o Brasil

KYMCO AK 550APRESENTAÇÃO

Com linhas elegantes, motor de dois cilindros e 550cm³ com arrefecimento líquido e diversos recursos eletrônicos, ele é uma boa opção para quem quer um scooter verdadeiramente diferenciado

OAK 550 é pioneiro no segmento de scooter

Super Touring, que oferede o conforto e a conveniência de um scooter junto da atitu de e desempenho de uma esportiva.

O scooter premium da Kymco é equipa do com um motor de dois cilindros e 550,4 cm³ de capacidade com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível que o faz render 51 cv de potência a 7.500 rpm. A transmissão é auto mática CVT.

Chassi de alumínio e suspensão dianteira inver tida garantem ótima estabilidade e conforto ao Kymco AK 550. A traseira utiliza suspensão mo noshock horizontal, absorvendo da melhor for ma as respostas nos mais diversos tipos de piso, proporcionando mais segurança e conforto para piloto e garupa.

Os freios do Kymco AK 550 são assinados pela italiana Brembo e utilizam um dos mais conceitu ados sistemas do mundo, contando com a nova geração do sistema de frenagem anti-travamento Bosch 9.1 ABS que reage rapidamente durante a frenagem de emergência. O conjunto traz discos duplos na dianteira e simples na traseira. Ele tam bém dispõe de freio de estacionamento, o que ajuda na hora de parar o scooter e também au xilia nas subidas, proporcionando maior seguran ça na pilotagem.

No que diz respeito a eletrônica, ele conta com dois modos de pilotagem: um normal e um para os dias de chuva. Os comandos são acionados por botões do lado esquerdo do guidão. Aque cedores de manoplas com três níveis de regula gem garantem ao condutor a temperatura ideal para cada momento. Graças ao sistema keyless, o Kymco AK 550 não precisa mais da chave para ligar, basta apenas aproximá-la do scooter e dar a partida.

Seu painel é 100% LCD, com tela de ampla vi sualização que traz informações úteis para o pi loto. Graças ao display negativo, o conteúdo po de ser visualizado claramente mesmo sob a for te luz do sol. Outro detalhes fica por conta do sis tema de navegação Kymco Nodooe, onde a tela do smartphone é conectada diretamente no pai nel do maxiscooter, permitindo o recebimento de mensagens, ligações e o uso do mapa para guia durante as viagens.

Iluminação total LED, tomada 12 V para recarre gar equipamentos eletrônicos dentro de um es paçoso porta-luvas e amplo bagageiro com ilu minação interna também estão entre os mimos que a Kymco oferece no AK 550. E para conhe cer melhor a novidade, que parte de R$ 74.896, basta se dirigir a um dos concessionários da fa bricante taiwanesa.

motociclismo 51SCOOTER 2022

EV1 Sport

A evolução da Voltz continua com o EV1 Sport

A Voltz segue

cada

oferecer motos

Obem-nascido scooter elétrico EV1 ganha mais tecnologia, potência e autonomia. O EV1 Sport ficou ainda mais versátil e atraente para quem quer mais mobilidade no dia a dia urbano. Ele ganhou mo tor mais potente, o que lhe permite acelerar mais rápido e alcançar maior velocidade máxima, e a possibilidade de utilizar duas bate rias também lhe rende maior autonomia.

Virtudes mantidas O EV1 Sport mantém o belo e exclusivo design de linhas arrojadas e con temporâneas que o fez conhecido e que lhe rendeu muitos adeptos. A extensa opção de cores disponíveis faz com que possa agradar ainda mais motociclistas.

O EV1 Sport preserva a qualidade nos componentes tecnológicos em barcados. O painel é digital, e a moto tem sistema Bluetooth com caixas de som integradas. Com ele é possível você conectar seu celular e escutar sua trilha sonora preferida enquanto se desloca para o seu destino.

A iluminação total LED tem potência e ilumina muito bem, mas ela serve também para definir suas linhas e personalidade no escudo frontal e na lanterna traseira da moto, é sua assinatura.

Completam os gadgets do EV1 Sport duas tomadas USB para carre gar dispositivos e ajudar na comodidade do usuário.

Ergonomia

A posição de pilotagem não mudou, mesmo com a inclusão do espaço pa ra a segunda bateira, o piloto tem bastante espaço para os pés e as pernas.

Mais potência

O EV1 Sport tem novo motor elétrico, mais potente, agora são 3.000 w de potência, e com ele a moto é capaz de atingir velocidade máxima de 75 km/h, muito melhor do que os 50 km/h do modelo antecessor. Com o EV1 Sport não é preciso ficar tão preocupado com a velocidade da via do trajeto que você tem que seguir.

motociclismo54 SCOOTER OUTUBRO2022 2021
no propósito de
elétricas
vez melhores. O scooter EV1 Sport é muito superior ao antecessor e deve fazer sucesso
APRESENTAÇÃO
Texto ISMAEL BAUBETA Fotos RENATO DURÃES
motociclismo 55SCOOTER OUTUBRO20222021 MAIS EFICIENTE O motor mais potente e as duas baterias ajudam no dia a dia

EV1 Sport

1 O sistema da chave é tipo keyless

2 Mesmo com as duas baterias há espaço para guardar um capacete aberto sob o banco

3 O acesso às baterias é fácil

As acelerações são rápidas, mas em alguns momentos você percebe um atraso entre o mo vimento do punho e o empurrão do motor. Per cebi que às vezes essa demora era inadequada, mas depois descobri com o pessoal da Voltz que, se por acaso você tocar em um dos manetes de freio, o motor não responde, gerando o incômodo atraso. Por isso a necessidade de pilotar sem os dedos nos manetes dos freios.

Baterias

O EV1 Sport tem autonomia de até 100 quilôme tros com uma bateria de lítio de 38,4Ah/60v, uti lizando a segunda bateria, a autonomia pode che gar a 180 quilômetros. Segundo a Voltz, esses nú meros são possíveis a uma velocidade de 35 km/h.

O EV1 Sport continua com o botão seletivo de três posições para conter o consumo de bateria, limitando sua velocidade. Quando as baterias fi cam com nível de energia baixo, a velocidade au tomaticamente é reduzida também.

Cada bateria pesa 13 quilos e pode ser to talmente carregada em apenas cinco horas em tomada comum de 110 ou 220 volts. Uma car ga completa na bateria custa menos de R$ 3. As baterias têm três anos de garantia ou 1.500 ci clos de carga.

Dinâmica

O EV1 Sport mantém as virtudes na facilidade de pilotagem e agilidade para as manobras por con

ta de seu baixo peso (120 kg com uma bateria e 133 com duas), a dinâmica da moto é bem acer tada e ajuda os menos experientes na pilotagem.

Esta versão recebeu novo ajuste nas suspen sões, isso as deixou um pouco mais rígidas e com melhores respostas em pisos irregulares, o que aumentou o conforto na pilotagem.

O sistema de freios é combinado entre os dois discos para garantir frenagens mais precisas e seguras. A pegada é firme, e as frenagens se mostraram bastante seguras, embora o freio tra seiro precise de alguma atenção para evitar der rapadas desnecessárias.

Comunidade Voltz

A Voltz ainda desenvolveu o ECO-V, um ecossis tema criado pela marca para reduzir custos para seus usuários, aproximando-os dos pontos de re carga (Eco-Points) e de outras oportunidades pa ra vender ou comprar outra moto Voltz.

O preço do EV1 Sport à vista é R$ 12.990, com uma bateria, e de R$ 15.790, caso o pro prietário queira ter maior autonomia com as duas baterias. A compra também pode ser feita com cartão de crédito, o comprador recebe a moto em sua casa e ele mesmo a coloca para rodar.

Sem dúvida, as motos elétricas vão ganhar mais espaço aqui no Brasil, e a Voltz parece ser a marca que mais aposta e investe nisso. Bom para nós, motociclistas.

motociclismo56 SCOOTER 2022 APRESENTAÇÃO
POSITIVO • Agilidade • Aceleração PODERIA SER MELHOR • Tato do acelerador
1 2 3

Dados de fábrica

motociclismo 57SCOOTER 2022 1 4 5 6 2 3 Motor elétrico Bosch de 3.000 w na roda MEDIDAS Comprimento • 1.880 mm Entre-eixos • n.d. Altura do assento • 700 mm Largura • 800 mm Peso (2 bat.) • 133 kg Preço: R$ 15.990/19.990 (2 baterias)
Potência máxima 3.000 w Torque máximo n.d. Bateria 38.4ah / 60v Quadro Tipo underbone Cáster n.d. Trail n.d. Suspensão dianteira Garfo telescópico Suspensão traseira Biamortecida Freio dianteiro A disco Freio traseiro A disco e sistema combinado Modelo do pneu Maxxis Roda dianteira 120/70-12 Roda traseira 120/70-12 1 O botão de controle do som e uma das tomadas USB 2 A pedaleira do garupa é em alumínio 3 A suspensão traseira biamortecida funciona bem 4 O painel digital é completo 5 A carga pode ser feita com as baterias na moto 6 O motor na roda dá mais espaço para as baterias DESIGN As linhas do EV1 Sport são bem marcadas ASSINATURA A lanterna traseira é identidade do EV1 Sport

Máxima evolução

Com um visual imponente, motor esperto, conforto e tecnologia, o Yamaha XMAX 250 ABS é opção bem interessante e diferenciada para quem quer evoluir com muito estilo no universo scooter

Imponente e moderno. Esses são os dois termos que pron tamente me vêm ao pensamento quando tento definir o Yamaha XMAX 250 ABS, scooter médio que foi lançado pela marca dos diapasões no Salão Duas Rodas de 2019 e mexeu bem com o segmento, incomodando muito o Dafra Citycom 300, então soberano na liderança entre seus concor rentes Por esses e outros motivos o modelo chama a aten ção até de pessoas que sequer andam de moto.

Voltando a falar do Salão de 2019, tive a oportunidade de levar minha mãe ao evento, uma senhora de pouco mais de 1 metro e 55 e que pesa menos de 50 quilos. Ela teve a chance de subir no scooter e ficou encantada com o seu porte, tanto que lembro dela me contando que sentiu-se segura no impo nente scooter da Yamaha e me garantiu que se algum dia ela tivesse a chance de tirar carteira de moto, certamente gosta ria de pilotá-lo. Este escriba aqui também foi um dos que se deslumbrou com o XMAX e colocou em sua cabeça que um dia ainda iria avaliá-lo. E esse dia finalmente chegou!

A mesma unidade cinza que é pilotada por Ismael Bau beta, editor da revista MOTOCICLISMO Brasil, nas fotos que estampam as páginas desta edição da publicação, foi ava liada por mim, Willian Teixeira, repórter da MOTOCICLISMO Brasil e usuário de um scooter de 125 cm³ no dia a dia. Tive a oportunidade de experimentar o XMAX por alguns dias, co locando o imponente modelo da Yamaha em minha rotina ur bana, e ele fez bonito.

Circulei primordialmente em ruas e avenidas de São Paulo, e em inúmeras situações o XMAX demonstrou ser um scooter recheado de virtudes, as quais contarei nas próximas linhas.

Design, um dos pontos fortes do XMax

O desenho do XMAX é arrojado e moderno, cheio de linhas marcadas por vincos e ângulos. Suas carenagens mesclam di ferentes cores, que na linha 2022 variam do cinza com rodas azuis, a mesma que ilustra as fotos deste teste, além das pin turas preta e vermelha, sendo as duas últimas com rodas pre tas. Os faróis alongados e delineados pelo DRL (Daytime Run ning Light) em LED dão ar de fúria ao frontal da moto.

motociclismo60 SCOOTER 2022JUNHO 2022
TESTE
Yamaha XMAX ABS
motociclismo 61SCOOTERJUNHO20222022

Seu visual é tão interessante que chama mui ta atenção por onde passa, despertando a curio sidade de muitas pessoas que avistavam o scoo ter da Yamaha. Foi uma situação até então inédi ta para mim, que nunca havia sido abordado por outras pessoas para responder às curiosidades sobre qualquer moto que já pilotei. Fui questio nado desde qual era o nome da moto até sobre o porta-capacetes, a pilotagem, potência do motor e outros aspectos do XMAX, e as respostas que eu dava a todos os interessados eram sempre as melhores possíveis.

De longe parece grande, mas de perto... À primeira vista, o porte do XMAX impressiona, dando a sensação de que se trata de um scooter bem maior do que ele realmente é e que inicial mente se repete na pilotagem, mas com o passar do tempo, a gente acaba se acostumando.

No começo tive uma sensação estranha para poder alcançar os pés no chão, mas logo, do al to dos meus 1,77 metro, consegui encontrar uma posição ideal para fazer isso, eliminando a má impressão inicial e passando a desempenhar tal missão com muita tranquilidade.

Transitar entre os corredores nas primeiras horas foi bem desafiador, mas pouco tempo de

pois era algo que eu conseguia fazer com a mes ma desenvoltura que faço com meu scooter de uso diário.

Desempenho

O Yamaha XMAX ABS é movido por um motor monocilíndrico de 250 cm³ de capacidade vo lumétrica, quatro válvulas e refrigeração líquida, propulsor que confere ao scooter da Yamaha um desempenho muito honesto para uso na cidade. Segundo a fabricante, a usina entrega 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 kgf.m a 5.550 rpm de potência e torque máximos respectivamente.

Em São Paulo, onde a maioria das vias pos suem velocidade máxima de 50 km/h, ele facil mente alcança esse limite e pede mais, e se você corresponder aos anseios do scooter, ele entre gará essa velocidade. Em uma rápida aceleração no trecho inicial da Rodovia dos Imigrantes, logo consegui alcançar os 120 km/h, e notei que ele ainda tinha potencial para me entregar um pou co mais.

No que diz respeito ao consumo, o compu tador de bordo reportava média de 28,2 km/l, o que lhe confere uma autonomia de aproximada mente 380 quilômetros com um tanque cheio, este com capacidade para armazenar 13,2 li

DINÂMICA

O XMAX é ágil, muito bom para fazer curvas e empolga na tocada

motociclismo62 SCOOTER 2022 TESTE
Yamaha XMAX ABS
motociclismo 63SCOOTER 2022 1 3 1 O painel mescla velocímetro e conta-giros analógicos e mostrador digital 2 Sob o banco há muito espaço 3 Detalhe do punho direito IMPONENTE O XMAX parece grandalhão, mas não é 2

TESTE

tros de combustível. Logo, é possível fazer uma viagem curta de ida e volta sem parar para abastecer.

O XMAX é o único scooter de seu segmen to com controle de tração, tecnologia que atua de forma bastante discreta e facilita bastante a pilotagem de iniciantes como eu.

Os freios operam com suavidade, inclusive em situações de emergência, enquanto as ro das de 15 polegadas na dianteira e 14 atrás aliadas ao conjunto de suspensões com gar fo telescópico na frente e motor-balança atrás encaram a buraqueira das cidades com mui ta competência, isolando dos ocupantes boa parte da energia absorvida e permitindo mui ta diversão para contornar curvas nas estradas com muita eficiência.

Espaço e praticidade

Nos scooter um dos itens que os motociclis tas mais buscam é espaço para ter a praticida de de levar suas coisas no dia a dia, além de

permitir guardá-las quando se chega ao des tino. E isso o XMAX tem de sobra: sob o ban co há um volumoso compartimento iluminado por LED que comporta sem sustos dois capa cetes fechados e mais alguns objetos, além de outros dois compartimentos na parte dianteira onde cabem volumes como carteira, chaves e celular – inclusive em um deles há uma tomada de 12V justamente para carregar smartphones e outros dispositivos móveis.

Outro componente que facilita a vida do usuá rio deste scooter é o sistema keyless, a chave presencial, que permite ligar o scooter e acionar os comandos sem a chave física. O ajuste na al tura do guidão e do para-brisa também tem mui to valor, pois proporcionam maior conforto na pi lotagem e na proteção aerodinâmica.

O único item com o qual me atrapalhei um pouco é o botão do contato, que por algumas vezes demonstrou ter uma certa imprecisão no posicionamento para ativar os comandos.

Admito que apanhei um pouco para posi

ESPERTO

As respostas ao giro do acelerador são rápidas, e o XMAX anda muito bem

motociclismo64 SCOOTER 2022
Yamaha XMAX ABS
motociclismo 65SCOOTER 2022 4 5 1 A traseira do XMAX é imponente e bonita 2 As formas do escudo frontal e dos faróis em LED dão ar invocado ao scooter 3 O espaço para objetos é uma virtude do XMAX 4 O freio dianteiro é potente e ABS funciona bem 5 A ponteira é grande e tem capa protetora 21 3

TESTE

CONFORTÁVEL

O XMAX tem bom nível de conforto para piloto e garupa

cioná-lo nos comandos de abrir o tanque de combustível, para abrir os porta-objetos e até mesmo conseguir travar o guidão. A meu ver, ele poderia ser mais preciso para ser posicionado e assim permitir o acesso ao banco ou bocal de combustível mais rapidamente.

O painel é multifuncional e tem um visual simples e objetivo, conciliando mostradores analógicos de velocímetro e conta-giros a uma tela LCD na parte central rica em informações, como indicador de consumo e controle de tra ção, entre outras.

Conclusão

O Yamaha XMax é um scooter moderno, im ponente e que chama muita atenção por onde passa. Seu pacote representa uma evolução e tanto para os atuais proprietários de modelos menores, que são bastante interessantes para iniciantes no mundo das motocicletas, mas que logo começam a se tornar monótonos com o passar dos dias.

Em um XMax esse tédio não tem vez, dada a emoção na pilotagem que ele passa, o conforto e a modernidade dos itens tecnológicos. A pe dida por ele, que parte dos R$ 27.990 em São Paulo – valor sem frete – pode parecer um pou co elevada, mas diante do que ele entrega é um preço aceitável. Recentemente a Yamaha tam bém lançou uma versão comemorativa inspira da em Darth Vader, para a alegria dos fãs da sa ga Star Wars. Ele também ficou bem bonito, mas a versão “comum” já me deixaria feliz se estives se em minha garagem me esperando para rodar mundo afora.

2

motociclismo66 SCOOTER 2022
1 No punho direito está o botão de acesso às informações do painel 3 O amortecedor do lado direito é preso à balança, o do esquerdo é ancorado no motor
1
Yamaha XMAX ABS

MOTOR

Dados de fábrica

Tipo Monocilíndrico

Arrefecimento A líquido

Válvulas 4 SOHC

Alimentação Injeção eletrônica

Cilindrada 250 cm³

Diâmetro x curso do pistão 70 mm x 64,9 mm

Taxa de compressão 10,5:1

Potência máxima 22,8 cv a 7.500 rpm

Torque máximo

TRANSMISSÃO

Embreagem

CHASSI

Tipo Monocoque em alumínio

Balança Bilateral em alumínio

Cáster/trail

SUSPENSÃO

Dianteira Garfo invertido de 50 mm

Curso

mm

Regulagens Totalmente ajustável eletronicamente

Traseira Monoamortecedor

Curso 180 mm

Regulagens Totalmente ajustável eletronicamente

FREIOS

Dianteiro Disco de 267 mm

Pinça Pinça 2 pistões e ABS

Traseiro Disco de 245 mm

Pinça Pinça de 2 pistões e ABS

PNEUS

Modelo Dunlop Scootsmart

Dianteiro 120/70-15 56P

Traseiro 140/70-14 62P

MEDIDAS

Comprimento 2.185 mm

Largura 775 mm

Entre-eixos 1.540 mm

Altura do assento 795 mm

Distância mínima do solo 135 mm

Capacidade do tanque 13,2 litros

Peso aprox. (em ordem de marcha) 179 kg Capacidade máxima de carga 161 kg

Dados de fábrica

Potência específica 91,2 cv/l

Relação peso-potência 7,85 kg/cv

Relação peso-torque 71,6 kg/kgf.m

Consumo/autonomia média 23,5 km/l/310,2 km

Nossa avaliação

MOTOR

RENDIMENTO 10%

Velocidade máxima 9

Aceleração 9

Retomada 8,5

MOTOR 15%

Entrega de potência 9

Resposta ao acelerador 8,5 Nível de vibração 9

Aspereza 9

TRANSMISSÃO 5%

Tato e precisão do câmbio 8,5

Relação de marchas

CHASSI

COMPORTAMENTO 20%

Estabilidade em retas 9,5

Estabilidade em curvas 9

Precisão da direção 9

Agilidade 8

Suspensões 9

Suspensões com garupa 8,5

Distância livre do solo 8

Comportamento frenagem 9

FREIOS 10%

Potência 9,5 Dosagem 8,5

USUÁRIO

USO DIÁRIO 20%

Facilidade para manobrar 8 Posição de pilotagem 8,5 Conforto do piloto 8,5 Conforto do garupa 8 Sensação de qualidade 9

Prazer ao pilotar 9 Autonomia 8,5 Equipamentos 8 Acabamento 9

ECONOMIA 20%

Preço de aquisição 8 Garantia 8 Consumo médio 8,5

Média final técnica

um scooter

convence

CONCLUSÃO

OXMAX

é uma excelente opção para quem quer ter maior mobilidade em centros urbanos com a praticidade de poder levar quase tudo sob o banco, sem sofrer com a falta de espaço da maioria dos scooter. Ele também tem cacife para encarar estradas e rodar com boa velocidade cruzeiro para qualquer lugar. O motor não é dos mais potentes, mas garante boas respos tas ao giro do aclerador. Com garupa ele já sente a diferença e com mais peso o conforto também é um pouco prejudicado. Apesar do preço su gerido ser de R$ 27.990, com frete e impostos (que variam de acordo com o Estado do Brasil) o valor passa dos R$ 30.000 de preço final. Não é barato, mas é justo pelo que ele entrega e pelo status que oferece. Já ouvi algu mas pessoas falar que se fosse para escolher um scooter, o XMAX seria o escolhido, assim como minha mãe o fez, em 2019, quando conheceu o scooter no Salão Duas Rodas. Eu teria um destes em minha garagem tranquilamente.

motociclismo68 SCOOTER 2022
9
8,61
2,5 kgf.m a 5.500 rpm
Banhada a óleo Câmbio Tipo CVT Secundária Por engrenagens
24,5°/ 103 mm
170
FICHA TÉCNICA
por WILLIAN TEIXEIRA CORES O XMAX é
que cativa pelo design,
pelas boas respostas do motor e é bastante espaçoso ! TESTE PREÇO R$ 27.990 Yamaha XMAX ABS

Yamaha NMax 160 ABS, um scooter de respeito

ONMax 160 ABS é o scooter da Ya maha mais vendido no Brasil. Em 2021 foram lacradas 20 mil uni dades, enquanto no acumulado de janeiro a agosto deste ano são cerca de 13 mil, apesar das dificuldades que a marca dos diapasões vem enfrentando com componentes elétricos.

E esses números não são à toa, afinal, trata-se de um produto muito bonito no quesito visual e muito bem pontuado no que diz respeito a de sempenho e tecnologia.

Testamos o scooter da Yamaha por alguns dias, utilizando primordialmente em deslocamentos por São Paulo, e pudemos desfrutar das carac terísticas destacadas no parágrafo anterior. Va mos nessa!

TESTE Yamaha NMax 160 ABS

ELEGANTE

NMax segue o design da linha MAX Series, com linhas modernas que evocam esportividade

Texto WILLLIAM TEIXEIRA Fotos GUSTAVO EPIFANIO
O

Design

No final de 2020 o NMax foi submetido pela Ya maha por uma significativa reformulação, acen tuando as virtudes da geração anterior e mo dernizando muitos itens. Seu design evoluiu, recebendo linhas semelhantes às do seu ‘irmão maior’, o XMax, que conferem ao modelo uma aparência mais imponente, traços evidencia dos principalmente no conjunto óptico de LED na dianteira - extremamente eficiente no quesi to iluminação - e na traseira bipartida. As luzes de seta ainda são convencionais, mas ganha ram pisca-alerta. O assento também foi remodelado nesta refor mulação, ficando mais alongado e recebendo formato anatômico, dividindo a posição de pi loto e passageiro, deixando este segundo em uma posição um pouco mais elevada. Debaixo do banco há um útil compartimento capaz de abrigar um capacete integral de ta manho grande e mais alguns pequenos itens, como uma blusa corta-vento. Para acessá-lo,

o usuário vai acionar por meio de um botão po sicionado ao lado da chave seletora que liga o scooter.

O compartimento se tranca automaticamen te com o distanciamento da Smart Key, esta é responsável por funções como partida elétrica, acesso ao porta capacete, tanque de combus tível e trava do guidão. Fechando o pacote de comodidades, no es cudo frontal o NMax traz dois porta-objetos de fácil acesso, sendo que um deles - o do lado esquerdo, para ser mais preciso - já vem com uma tomada 12V para recarregar smartphones.

Chassi e ciclística

Na reestilização de 2020 a Yamaha também re pensou o chassi do NMax, resultando em várias melhorias. Uma delas é o túnel entre as pernas, que ficou mais estreito e proporciona maior con forto na pilotagem. Outra que fica bem evidente é a rigidez da estrutura, que traz mais estabilidade e colabora para uma tocada bem precisa.

motociclismo72 SCOOTER 2022 TESTE Yamaha NMax 160 ABS
DIVERSÃO A
desenvoltura
na
pilotagem é uma das principais premissas do NMax

TESTE

Seu formato é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor, e graças às alterações sofridas nas bar ras superiores, há mais espaço para apoio dos pés.

Com a nova estrutura, o acoplamento do motor ao chassi é feita por um suporte do tipo link, fi xado por coxins de borracha que minimizam as vibrações. As suspensões também foram recali bradas, visando dar mais conforto sem se esque cer da estabilidade e da firmeza na pilotagem.

As rodas do NMax 160 ABS são de 13 polega das e utilizam pneus sem câmara nas medidas 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira, garan tindo maior área de contato com o solo e incre mentando a esportividade do visual. Além disso, vale lembrar que ele foi o primeiro primeiro scoo ter de seu segmento a trazer ABS nas duas ro das de série, item copiado futuramente pela con corrência. Os discos de freio dianteiro e trasei ro com 230 mm de diâmetro proporcionam fre nagens potentes e muito seguras em quaisquer condições.

Motor

Ele sempre foi um dos pontos altos do NMax, oferecendo alto desempenho e muita agilidade, com respostas rápidas, baixo consumo de com bustível e alta confiabilidade. Para esta segunda geração, a Yamaha também deu atenção ao mo tor, trazendo novo cilindro, cabeçote, pistão, vál vulas, biela, virabrequim e até mesmo a carcaça. O Yamaha NMax 160 ABS já era o mais potente de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,1cv a 8.000 rpm, e na nova geração a potên cia máxima subiu para 15,4cv a 8.000 rpm, ga rantindo a melhor relação peso/potência da ca tegoria, com 8,5kg/cv. Já o torque máximo, que era de 1,5 kgf a 6.000 rpm passou para 1,4 a 6.500 rpm.

Outro ponto alto é o VVA (Variable Valve Actua tion), sistema de controle de abertura variável das válvulas de admissão. Ele favorece a entrega de torque tanto em alta quanto em baixa rotação. Já o sistema Start & Stop desliga automatica mente o motor ao detectar quando o scooter pa ra no trânsito, favorecendo a economia de com bustível. Para retomar o funcionamento basta um leve toque no acelerador. Ele pode ser ativado ou desativado de acordo com a vontade do piloto

motociclismo74 SCOOTER 2022
Yamaha NMax 160 ABS

por meio de um botão no punho direito.

O NMax 160 ABS tem um tanque de combus tível com capacidade para 7,1 litros de gasoli na, volume que lhe confere uma autonomia mé dia de aproximadamente 250 km, sem conside rar a reserva. Seu posicionamento na parte infe rior do scooter contribui para que a centralização de massas fique concentrada na parte de baixo, privilegiando a agilidade.

Eletrônica

O painel de instrumentos é multifuncional e 100% digital, com um display maior, iluminação com LED e uma lente com acabamento que elimina reflexos, itens que lhe conferem boa visibilidade. Além das informações de praxe como hodôme tro total e dois parciais, relógio, computador de bordo com consumo instantâneo de combustí vel, nível de carga de bateria e temperatura do motor, ele mostra os indicadores V-Belt de tro ca de correia do CVT e indicador VVA, que ao acender, mostra ao piloto se o sistema es tá em ação, entregando melhor performance. Outra novidade é o acesso às funções do pai nel através de um botão na parte de trás do punho esquerdo, ao toque de um dedo, sem a necessidade de retirar as mãos do guidão

Preço e disponibilidade

O NMax 160 ABS está disponível nas conces sionárias Yamaha em três opções de coresazul metálico (Navy Blue), branco (S-White), e preto fosco (Midnight Black) ao preço sugeri do de R$ 19.690 - valor que não inclui o frete.

Conclusão

Pessoalmente, considero o NMax uma opção bastante interessante dentre os scooters dispo níveis no Brasil. Gosto do seu visual, do desem penho honesto tanto para a cidade e que chega a ser digno de uma incursão nas estradas, além do conforto que ele oferece na pilotagem e das comodidades disponíveis para o modelo. O preço da etiqueta em quase R$ 20 mil defini tivamente não é para qualquer um, mas diante do que ele oferece e das opções existentes no mercado, é um modelo a se considerar para ser estacionado na garagem. Na minha, eu posso tranquilamente dizer que o NMax teria uma vaga garantida.

motociclismo 75SCOOTER 2022

CATÁLOGO 2022

motociclismo76 SCOOTER 2022

Scooter

Ao infinito e além!

Osegmento de scooter e CUB encer rou o ano de 2021 respondendo por cerca de 33% do mercado brasilei ro de motos, de acordo com dados da Fenabrave. Em 2021, o percen tual era de aproximadamente 21%, ou seja, em uma década esta classe de motocicleta teve um salto de 10%.

Ainda segundo o relatório da Fenabrave para o mês de setembro, no ano de 2022 os scooters já possuem 35% do total de motos emplacadas no país, um forte indi cativo de que a tendência é de que o resul tado deste ano seja ainda maior.

Uma clara mostra de que os brasileiros se guem olhando com muito carinho para os scooters. Atributos como a facilidade na pilo tagem, praticidade para transportar volumes e a economia de combustível saltam os olhos dos consumidores, principalmente daque les que vão adquirir um veículo destes com o propósito de deixar o carro em casa, visan do desfrutar de todos estes benefícios acima e, além disso, ganhando tempo na circulação

diária nos grandes centros urbanos. No universo de CUB e scooter, entre os dez mais emplacados listados pela Fenabrave, Honda Biz, nas duas versões de cilindra das, é líder absoluto com 140.137 unida des lacradas no acumulado de janeiro a se tembro. Na sequência aparecem Pop 110i (93.140 unidades), PCX 150 (27.542), Elite 125 (17.942) e Yamaha NMax 160 (14.008) fecham os cinco modelos de maior sucesso no mercado brasileiro em nove meses.

Junte esse bom desempenho a chegada dos modelos elétricos, como a gama SE da Shineray e o Voltz EV1, só para citar alguns, mostram que apostas de novos players no segmento de scooter não faltam, bom para quem curte ou precisa de um meio de trans porte prático e acessível.

Nas próximas páginas deste catálogo você terá um guia que vai te ajudar a conhecer e, quem sabe, escolher seu próximo veículo de transporte mais acessível, prático, estiloso e, porque não, mais ecológico também. Boa leitura e curta muito seu scooter!

motociclismo 77SCOOTER 2022 MERCADO
Catálogo 2022

CRUISYM 150

Aposta para o segmento de scooters de entrada, o Dafra Cruisym 150 tem a árdua missão de tentar conquistar eventuais comprado res de Honda PCX e Yamaha NMax. Para isso, ele dispõe como prin cipais atrativos um design arrojado e bastante moderno, farol com um amplo bloco óptico duplo que passa a contar com iluminação

a partir da linha 2023, além de posição confortável na pilota

e um esperto motor de 149,6 cm³ de capacidade volumétrica.

Ficha Técnica

MAXSYM

O maior scooter do line-up da Da fra foi pensado para quem quer um modelo que vai bem na cidade e que também consiga encarar algu mas viagens. Seu motor de 399,3 cm³ e cilindro horizontal gera 33 cv de potência máxima e garante res postas efetivas do acelerador. As ro das de 15 polegadas na dianteira e 14 atrás permitem mais conforto e segurança nas esburacadas ruas urbanas. O banco é muito espaço so, e possui apoio lombar para piloto e garupa. Completam seu pacote ar quente para as pernas e freios ABS.

DAFRA

Cilindrada

cm³

cv a 7.750

kgf.m a 6.000 rpm

de aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira

amortecedores

Pneus 90/90-14 - 100/90-14

Dianteiro

simples com acionamento comb.

acionamento

de

130,3 kg (seco)

DAFRA

MODELO

motociclismo78 SCOOTER 2022
DAFRA
MODELO DAFRA CRUISYM 150 MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a líquido 4 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS
149,6
Potência 27,8
rpm Torque 1,22
Quadro Tubular
2
Rodas /
Freio
Disco
Freio Traseiro Disco simples com
comb. Peso em ordem
marcha
PREÇO: R$ 16.490
LED
gem
400i
Maxsym 400i MOTOR Monocilíndrico / OHC / refrigeração líquida / 4 válvulas / transmissão CVT DADOS Cilindrada 399,3 cm³ Potência 33,3 cv a 7.500 rpm Torque 3,2 kgf.m a 5.500 rpm Quadro Underbone de aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 120/70-15 150/70-14 Freio Dianteiro 2 discos com ABS Freio Traseiro 1 disco com ABS Peso em ordem de marcha 229 kg (a seco) PREÇO: R$ 36.990 Ficha Técnica

DADOS

Cilindrada

Potência

Torque

Quadro

Rodas

CITYCOM 300 CBS

Dianteira

Traseira

Pneus

Freio Dianteiro

CITYCOM

DAFRA

O veterano scooter da taiwanesa Sym, parceira da Dafra no Bra sil, segue em linha e fazendo a alegria de muitos entusiastas do segmento. Entre suas virtudes nós temos as respostas rápidas ao acelerador do motor de 278 cm³ e 27 cv de potência. Em bora seu design esteja um tan to defasado, o Citycom 300 CBS segue oferecendo muito confor to para piloto e garupa, além de um generoso

Ficha

motociclismo 79SCOOTER 2022
HD 300 Lançado sob a premissa de ser a evolução do Citycom 300i, o Citycom HD 300 possui um visual completamente diferente do “irmão”, com linhas mais modernas e limpas. Ambos compartilham o mesmo conjunto mecânico, mas ele leva vantagem por ser 13 quilos mais leve – o que lhe confere um melhor desempenho na pilotagem - e ter mais espaço sob o banco, capaz de armazenar um capacete fechado e outro aberto. DAFRA MODELO Citycom 300 CBS MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a líquido 4 válvulas / câmbio tipo CVT
278,3 cm³
27,6 a 8.000 rpm
2,6 kgf.m a 6.000 rpm
Underbone de aço Susp.
Garfo convencional Susp.
2 amortecedores
/
110/70-16 130/70-16
Disco simples com acionamento comb. Freio Traseiro Disco simples com acionamento comb. Peso em ordem de marcha 185 kg (em ordem de marcha) PREÇO: R$ 25.990 Ficha Técnica
MODELO Citycom HD 300 MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a líquido 4 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS Cilindrada 278,3 cm³ Potência 27,8 cv a 7.750 rpm Torque 2,8 kgf.m a 6.500 rpm Quadro Underbone de aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 110/70-16 130/70-16 Freio Dianteiro Disco simples com ABS Freio Traseiro Disco simples com ABS Peso em ordem de marcha 172,2 kg (em ordem de marcha) PREÇO: R$ 27.490
Técnica

NEX 115I

A cub de entrada da Haojue é uma opção interessante para ini ciantes no motociclismo ou dei xar de usar o transporte público, economizando tempo e dinhei ro. Seu motor com 9 cv de potên cia é muito econômico, com res postas honestas e garantindo ro dagem urbana tranquila. Os freios possuem sistema combinado, e as suspensões garantem uma boa estabilidade. A Haojue NEX 115i já vem com um bauleto de 26 litros para transporte de volu mes, conferindo mais praticidade ao seu usuário.

motociclismo80 SCOOTER 2022
HAOJUE
HAOJUE MODELO Nex 115i MOTOR Monocilíndrico / Arrefecimento a ar / 2 válvulas / câmbio semi automático 4 marchas DADOS Cilindrada 113 cm³ Potência 9,0 cv 7.500 rpm Torque 0,92 kgf.m a 4.500 rpm Quadro Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 70/90-17 80/90-17 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro tambor combinado Peso em ordem de marcha 102 kg PREÇO: R$ 13.484
Ficha
Técnica

HAOJUE

Lindy 125

Ficha

DADOS

HAOJUE

DADOS

Cilindrada

Sucessor do Suzuki Burgman 125, o Lindy tem linhas fluídas, dimen sões compactas e oferece mui ta agilidade na pilotagem. A eco nomia de combustível também é uma de suas virtudes, pois seu motor de 124 cm³ é capaz de ro dar 35 km com um litro de gaso lina. As rodas são de 10 polega das tanto na frente quanto atrás, e os freios possuem sistema com binado, com disco de 162 mm na dianteira. Vem com bauleto de sé rie, permitindo maior volume para transporte de objetos.

motociclismo 81SCOOTER 2022motociclismoSETEMBRO 2020
VR 150 Modelo topo de linha do line-up de scooters da Haojue, o VR 150 tem design elegante e moderno, além de bastante espaço para transportar objetos – sob o assento, no bauleto de série e no gancho dianteiro para sacolas. O motor rende 10,8 cv e 1,17 kgf.m de potência e torque máximos, suficientes para ter boas respostas e agilidade no tráfego urbano.
MODELO Lindy 125 MOTOR Monocilíndrico / Arrefecimento a ar / 2 válvulas / câmbio tipo CVT
Cilindrada 124 cm³ Potência 8,4 cv a 8.000 rpm Torque 0,92 kgf.m a 7.000 rpm Quadro Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 1 amortecedor Rodas / Pneus 90/90-10 100/90-10 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro Tambor combinado Peso 106 kg (a seco) PREÇO: R$ 13.484
Técnica
MODELO VR 150 MOTOR Monocilíndrico / Arrefecimento a ar / 2 válvulas / câmbio tipo CVT
150 cm³ Potência 10,8 a 7.000 rpm Torque 1,17 kgf.m a 5.000 rpm Quadro Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 90/90-12 100/90-10 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro Tambor combinado Peso 105 kg (a seco) PREÇO: R$ 16.777 Ficha Técnica

Biz 110i

Ela tem a mesma capacidade vo lumétrica da Pop 110i, trazen do como principal diferencial o visual, mais despojado. Por ser uma versão mais acessível, ela tem itens menos sofisticados do que a versão de 125 cm³, como freios combinados com tambor nas duas rodas. O câmbio se miautomático de quatro marchas facilita as trocas e colabora para a economia de combustível, uma das principais premissas da li nha Biz – que combina com tudo, menos com posto de gasolina.

motociclismo82 SCOOTER 2022
HONDA
HONDA MODELO Biz 110i MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a ar 2 válvulas / câmbio semi automático 4 marchas DADOS Cilindrada 109,1 cm³ Potência 8,33 cv a 7.250 rpm Torque 0,89 kgf.m a 5.000 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 60/100-17 80/100-14 Freio Dianteiro Tambor combinado Freio Traseiro Tambor combinado Peso em ordem de marcha 97 kg (a seco) PREÇO: R$ 10.170
Ficha
Técnica Modelo regiões cipalmente butos 7,9 agilidade

Biz 125

A Biz 125 é a mais requintada das CUB da Honda, com aca bamento diferenciado e itens que não estão presentes na versão de entrada, a 110i. Ro das de liga leve, freio diantei ro a disco, painel digital, pintura e banco diferenciados são al guns dos itens que a caracte rizam. Seu motor monocilíndri co de 124,9 cm³ rende 9,2 cv e o câmbio, assim como na 110i, é de quatro marchas semi au tomático. Agora elas têm mais espaço sob o banco para faci litar a vida do usuário, mesmo sendo necessário dividir o es paço com o tanque.

Pop 110i

Modelo mais barato do line-up da Honda, a Pop 110i sempre teve bom desempenho de vendas nas regiões Norte e Nordeste, mas com a pandemia ela ganhou protagonismo em outras praças, prin cipalmente entre os entregadores. Robustez mecânica e dimensões compactas estão entre os atri butos que contribuem para seu sucesso. O motor de 109,1 cm³ e quatro marchas rende honestos 7,9 cv de potência e 0,9 kgf.m de torque, números suficientes para encarar o trânsito urbano com agilidade e economia.

HONDA

MODELO

Ficha Técnica

Potência

Torque

kgf.m

Quadro Monobloco

Susp. Dianteira Garfo convencional

Susp. Traseira

Rodas

Freio Dianteiro

Freio

PREÇO:

amortecedores

motociclismo 83SCOOTER 2022
Pop 110i MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a ar 2 válvulas / câmbio 4 marchas DADOS Cilindrada 109,1 cm³
7,9 cv a 7.250 rpm
0,90
a 5.000 rpm
em aço
2
/ Pneus 60/100-17 80/100-14
Tambor combinado
Traseiro Tambor combinado Peso em ordem de marcha 87 kg (a seco)
R$ 8.330
HONDA MODELO Biz 125 MOTOR Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a ar 2 válvulas / câmbio semi automático 4 marchas DADOS Cilindrada 124,9 cm³ Potência 9,2 cv a 7.500 rpm Torque 1,04 kgf.m a 3.500 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 60/100-17 80/100-14 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro tambor combinado Peso em ordem de marcha 100 kg (a seco) PREÇO: R$ 13.110
Ficha
Técnica

Elite 125

Opção interessante para quem quer ingressar no segmento scooter, o pequenino Honda Elite 125 é um modelo leve, compacto e muito fá cil de pilotar. Seu design é moderno e chama atenção. Entre os itens de série, vem com iluminação em LED, painel digital e um bom espaço para levar volumes sob o assento. O motor econômico de 124,9 cm³ e 9,34 cv também é um de seus pontos altos, além do freio de estacio namento, item que a maioria dos scooters não dispõe.

HONDA

MODELO Elite 125

Monocilíndrico / OHC / Arrefecimento a ar

válvulas / câmbio tipo

DADOS

Cilindrada

Potência

cm³

cv a 7.500 rpm

Torque 1,05 kgf.m a 6.000 rpm

Quadro Monobloco em aço

Susp. Dianteira Garfo convencional

Susp. Traseira 1 amortecedor

Rodas / Pneus 90/90-12 100/90-10

Freio Dianteiro 1 disco combinado

Traseiro tambor combinado

motociclismo84 SCOOTER 2022
HONDA
MOTOR
2
CVT
124,9
9,34
Freio
Peso em ordem de marcha 104 kg (a seco) PREÇO: R$ 11.180
Ficha Técnica

PCX 160

O scooter mais vendido do Brasil recebeu alguns upgra des para a linha 2023. O motor do PCX ficou mais forte, agora entregando 156,9 cm³, enquanto na parte visual a dianteira foi redesenhada, com linhas mais modernas. O chassi também passou por uma revisão nesta nova gera ção, enquanto os pneus ficaram mais largos. Na eletrôni ca, ele recebeu chave presencial e alarme para todas as versões, e controle de tração para as versões ABS e DLX.

motociclismo 85SCOOTER 2022
HAOJUE
HONDA
MODELO PCX 160 CBS / ABS MOTOR Monocilindrico / OHC / 4 válvulas / refrigeração líquida / transmissão CVT DADOS Cilindrada 156,9 cm³ Potência 16 cv a 8.500 rpm Torque 1,5 kgf.m a 6.500 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 110/70-14 - 130/70-13 Freio Dianteiro 1 disco CBS ou ABS Freio Traseiro 1 tambor CBS ou disco ABS Peso em ordem de marcha 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) PREÇO R$ 15.460 (CBS) / R$ 17.000 (ABS)
Ficha
Técnica

FORZA 350

Um dos produtos mais desejados pelos fãs de scooters, o Forza 350 fez sua estreia no Bra sil com certo atraso, mas chegou surpreendendo com suas virtudes – e seu preço elevado. O mo tor de 330 cm³ e 29,2 cv confere um desempe nho muito bom para uso rodoviário, aliado a prati cidade que só os scooters podem oferecer nas ci dades, questão evidenciada no amplo espaço sob o assento, capaz de guardar dois capacetes inte grais. A tecnologia também é um de seus pontos fortes, trazendo itens como para-brisa com ajuste elétrico, controle de tração, smart key e dois com putadores de bordo.

HONDA

motociclismo86 SCOOTER 2022
HONDA
MODELO FORZA 350 MOTOR Monocilíndrico / OHC / 4 válvulas / refrigeração líquida / transmissão CVT DADOS Cilindrada 330 cm³ Potência 29,2 cv a 7500 rpm Torque 3,24 kgf.m a 5250 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 120/70-15 - 140/70-14 Freio Dianteiro 1 disco ABS Freio Traseiro 1 disco ABS Peso em ordem de marcha 176 kg (a seco) PREÇO: R$ 47.000 Ficha Técnica

Cilindrada

Potência

Ficha Técnica

Freio

Freio

X-ADV

Ficha Técnica

HONDA MODELO

DADOS

Cilindrada

Potência

Torque

Quadro

Freio

Freio

Ele é a opção aventureira de en trada para o line-up de scooters da Honda. Traz uma motorização compatível com a da geração an terior do PCX, e tem como princi pal diferencial em relação ao seu “irmão urbano” os pneus de uso misto, as suspensões de curso mais longo na dianteira e o amor tecedor duplo a gás na traseiraitens que lhe conferem maior dis tância do solo. No visual, fica bem nítida a inspiração no X-ADV, pre cursor da família de scooters aventureiros da marca da asa, composta pelos dois modelos e pelo ADV350, lançado recente mente no exterior.

motociclismo 87SETEMBRO 2020 ADV
Com este modelo, a Honda inaugurou um novo segmento, o dos scooter com capacidade off-road. O X-ADV tem o conjunto motriz da NC 750X e câm bio automático de dupla embreagem, DCT (Dual Clutch Transmission). O design é marcante e moderno, chama a atenção por onde quer que passe. Entre os componentes diferenciados que este maxiscooter oferece estão as rodas raiadas, suspensões de longo curso, opções de utilização do câmbio (manual, Sport e automática), modo para pilotagem na terra, controle de tração, freios com ABS e Smart Key. HONDA MODELO ADV MOTOR Monocilindrico / OHC / 2 válvulas / refrigeração líquida / transmissão CVT DADOS
149,3 cm³
13,2 cv a 8500 rpm Torque 1,38 kgf.m a 6500 rpm Quadro Diamond em aço Susp. Dianteira Garfo telescópico Susp. Traseira 2 amortecedores Twin Subtank Showa Rodas / Pneus 110/80-14 - 130/70-13
Dianteiro 1 disco ABS
Traseiro 1 disco ABS Peso em ordem de marcha 127 kg (a seco) PREÇO: R$ 21.790
X-ADV MOTOR Bicilíndrico / Arrefecimento a líquido / 8 válvulas / câmbio tipo DCT
745 cm³
54,8 cv a 6.250 rpm
6,93 kgf.m a 4.750 rpm
Diamond em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira Pro-Link Rodas / Pneus 120/70-17 160/60-15
Dianteiro 2 discos ABS
Traseiro 1 disco ABS Peso em ordem de marcha 227 kg (a seco) PREÇO: R$ 87.627

AK 550 é um imponente scooter com design arrojado e agressivo, o motor de dois cilindros de refrigeração líquida e o chassi de alumínio. A Kymco caprichou e instalou componentes de primeira linha em no me da condução esportiva e da diversão, é o caso das bengalas inver tidas e do sistema de freio assinado pela italiana Brembo. O ABS tam bém é de última geração e foi confiado à Bosch com sistema 9.1. Co nectividade com celulares e chave Keyless completam o bom pacote tecnológico do modelo.

motociclismo88 SCOOTER 2022 AK 550i KYMCO O
SETEMBRO 2020 KYMCO MODELO AK 550i MOTOR Bicilíndrico / Arrefecimento a líquido / DOHC 8 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS Cilindrada 550 cm³ Potência 51 cv a 7.500 rpm Torque 5,2 kgf.m a 5.500 rpm Quadro Dupla trave em alumínio Susp. Dianteira Grafo invertido Susp. Traseira 1 amortecedor Rodas / Pneus 120/70-15 160/60-15 Freio Dianteiro 2 discos ABS Freio Traseiro 1 disco ABS Peso 230 kg PREÇO: R$ 74.896
Ficha
Técnica

Downtown 300 ABS

Ficha Técnica

KYMCO

Com uma proposta mais es tradeira, o Downtown 300i tem atributos que lhe conferem mui ta agilidade em viagens, mas com uma receita que também faz bonito na cidade, proporcio nando passeios tranquilos pa ra piloto e garupa. Seu motor de 298,9 cm³ rende 29,7 cv, tem respostas vigorosas e está sem pre à postos para ganhar velo cidade. Sob o confortável assen to de dois níveis há espaço sufi ciente para armazenar dois ca pacetes, além de luz e suporte para mantê-lo aberto.

Ficha Técnica

motociclismo 89SCOOTER 2022
PEOPLE GTI 300 ABS Projetado para uso urbano, o People também tem plenas condições de encarar uma estrada se o proprietário desejar. Afinal, seu motor de 299 cm³ é ca paz de render 28,9 cv de potência e 3,07 kgf.m de torque máximos, números bem competentes. Sob o banco há um pequeno espaço para transporte de volumes, compensado pelo bauleto de 33 litros entregue como item de série. Piloto e garupa viajam com conforto, e o ABS nas duas rodas com manguei ras tipo aeroquipe oferecem segurança nas frenagens. KYMCO MODELO Downtown 300i ABS MOTOR Monocilíndrico / Arrefecimento a líquido 2 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS Cilindrada 299 cm³ Potência 32 cv a 8.000 rpm Torque 3,07 kgf.m a 6.250 rpm Quadro Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 120/80-14 150/70-13 Freio Dianteiro 1 disco ABS Freio Traseiro 1 disco ABS Peso 179 kg PREÇO: R$ 32.400
MODELO PEOPLE GTI 300 ABS MOTOR Monocilíndrico / Arrefecimento a líquido 2 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS Cilindrada 298,9 cm³ Potência 28,6 cv a 7500 rpm Torque 3,07 kgf.m a 6.250 rpm Quadro Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 110/70-16 - 140/70-16 Freio Dianteiro 1 disco ABS Freio Traseiro 1 disco ABS Peso em ordem de marcha 177 kg PREÇO: R$ 25.950

TY

Disponível em duas versões (Force e Lite), o scooter elétrico da LL Mo tors usa motor de 3.000 Watts, bateria de 72v com vida útil declarada de 1.500 ciclos completos. Atinge 65 km/h de velocidade máxima e pode rodar até 100 km com uma única carga na bateria. Possui trans missão elétrica de 3 velocidades com função ré e traz de série alarme, iluminação full-LED e freios ABS.

LL MOTORS

MODELO

MOTOR

3.000 Watts

DADOS

Cilindrada N.D.

Potência 3.000 W

Torque N.D.

Quadro N.D.

Susp. Dianteira

Susp.

Rodas

Freio

Freio

Peso

PREÇO:

-

motociclismo90 SCOOTER 2022
LL MOTORS
TY
Garfo convencional
Traseira 2 amortecedores
/ Pneus 110-70/12
110-70/12
Dianteiro 1 disco ABS
Traseiro 1 disco ABS
em ordem de marcha 124 kg
R$ 15.300
Ficha Técnica

BALDUR

Mais uma opção totalmente idealizada para a mobilidade ur bana. Disponível em três versões (1.0, 2.0 e 3.0), possui au tonomia para rodar aproximadamente 50 km com uma úni ca recarga. É alimentada por bateria de lítio que leva de 6 a 8 horas para atingir uma carga completa. Vem com alarme de série, além de freios ABS e painel LCD e transmissão elétrica com 3 velocidades e função ré.

motociclismo 91SCOOTER 2022
HAOJUE
LL MOTORS MODELO BALDUR 1.0s / 2.0 / 3.0 MOTOR 2.000 W, 3.000 W ou 4.000 W / transmissão elétrica de três velocidades com ré / bateria de lítio (20 Ah no 1.0s e 30 Ah nas demais versões) DADOS Cilindrada N.D. Potência 2.000 W / 3.000 W / 4.000 W Torque N.D. Quadro N.D. Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 165/40-12 - 215/40-12 (1.0s) e 130/60-13 - 215/40-13 (2.0/3.0) Freio Dianteiro Disco com ABS Freio Traseiro Disco com ABS Peso em ordem de marcha 91 kg / 94 kg / 100 kg PREÇO: R$ 14.700 (1.0S) / R$ 18.900 (2.0) / R$ 19.900 (3.0)
Ficha
Técnica

JET 50 X2

As cub da Shineray têm forte presença nos mercados do Norte e Nor deste do Brasil. Seus números parecem inexpressivos nos relatórios da Fenabrave, mas é uma distorção: a maioria dos compradores des te tipo de moto nessas regiões não licencia o modelo, por utilizá-lo em cidades pequenas e zonas rurais. Esta “cinquentinha” tem design ca racterístico das cub moderninhas, e o pequeno motor de 49 cm³ é pa cato, porém honesto para curtos deslocamentos diários e tem freio dianteiro a disco para maior segurança.

HONDA

MODELO

MOTOR

Monocilindrico / OHC / Refrigerado a ar / 2 Válvulas / câmbio semi automático de 4 marchas

DADOS

Cilindrada 49 cm³

Potência 2,7 cv a 8.000 rpm

Torque 0,2 kgf.m a 6.000 rpm

Quadro Monobloco em aço

Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores

Rodas / Pneus 2.5-17 - 80/100-14

Freio Dianteiro 2 disco combinado

Freio Traseiro 1 tambor combinado

Peso em ordem de marcha 97 kg (a seco)

PREÇO:

motociclismo92 SCOOTER 2022
SHINERAY
JET 50 2X
R$ 7.990
Ficha Técnica

JET 125 X2

HONDA

DADOS

Cilindrada

Potência

Freio

PREÇO

Ela segue a mesma proposta da irmã cinquentinha, mas com alguns atributos que a posicionam um degrau aci ma. O primeiro deles é o motor de 123,67 cm³ que lhe confere um desempenho mais esperto, deixando-a apta para encarar algumas curtas incursões em rodovias. Fe cham o pacote o farol em LED, os freios combinados com disco na dianteira e o bauleto de série.

motociclismo 93SCOOTER 2022
HAOJUE
MODELO JET 125 X2 MOTOR Monocilíndrico / OHC / refrigerado a ar / 2 válvulas / Câmbio semi automático de 4 marchas
123,67 cm³
6,0 cv a 7.500 rpm Torque 0,9 kgf.m a 6.000 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 2.5-17 - 80/100-14
Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro 1 tambor combinado Peso em ordem de marcha 85 kg (a seco)
R$ 8.990
Ficha Técnica

Modelo mais caro da família de scooters elétri cos da Shineray, custando em torno de R$ 14 mil, ele pode rodar até 120 km se estiver equipa do com duas baterias, que são de lítio, possuem 60V/24aH de capacidade e podem ser removidas do veículo para a realização da recarga. Alcança os 59 km/h de velocidade máxima e tem freios a disco tanto na frente quanto atrás.

motociclismo94 SCOOTER 2022 SE 1 SHINERAY
SHINERAY MODELO SE 1 MOTOR Motor Bosch de 2.000 W / bateria em lítio removível DADOS Cilindrada N.D. Potência 2.000w Torque N.D. Quadro Monobloco Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 90/90–12 - 90/90–12 Freio Dianteiro 1 disco simples Freio Traseiro 1 disco simples Peso em ordem de marcha 86 kg PREÇO: R$ 13.990 Ficha Técnica

SHINERAY

MODELO

Motor

Cilindrada

Potência

Torque

Susp.

Rodas

Freio

Freio

PREÇO:

Ficha

SHINERAY

MODELO

Motor

Cilindrada

Torque

Susp.

Rodas

Freio

Freio

Peso

Sua configuração é bem seme lhante a do SE-1, mas existem al gumas diferenças, como o visu al mais retrô, evidenciado pelo fa rol dianteiro redondo em LED. Nas dimensões ele também é menor do que o “irmão”, assim como no peso a seco (84 kg contra 86 kg do SE-1). Também custa em tor no de R$ 14.900 e está disponível em quatro opções de cores: azul, branco, cinza e vermelho.

motociclismo 95SCOOTER 2022 motociclismo 95SETEMBRO 2020 SE 2
SE 3 Ele é um dos elétricos mais acessíveis do país, com preço na faixa dos R$ 12 mil. É o único da gama que utiliza bateria de chumbo/ácido, com 72V/32Ah de capacidade, Sua autonomia é a maior entre os três modelos, permitindo que o usuário rode até 80 km com uma única recarga. Atinge os 59 km/h de velocidade máxima e está disponível nas cores branca, marrom, vermelha e verde.
SE 2 MOTOR
Bosch de 2.300 W / bateria em lítio removível DADOS
N.D.
2.300w
N.D. Quadro Monobloco
Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores
/ Pneus 90/90–12 - 90/90–12
Dianteiro 1 disco simples
Traseiro 1 disco simples Peso em ordem de marcha 84 kg
R$ 13.990
Técnica
SE 3 MOTOR
Bosch de 2.000 W / bateria de chumbo fixa DADOS
N.D. Potência 2.000w
N.D. Quadro Monobloco
Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores
/ Pneus 90/90–12 - 90/90–12
Dianteiro 1 disco simples
Traseiro 1 disco simples
em ordem de marcha 123 kg PREÇO: R$ 12.990 Ficha Técnica

SUPER SOCO CPX

Uma das últimas novidades da marca para o Brasil, a CPX chega com uma proposta mais refinada, com visual imponente e se destacando pelo bom desempenho e pela autonomia que pode chegar a 140 km se equipado com duas baterias. Para movê-la, a missão fica a cargo de um motor traseiro com pico de 4.900 W alimentado por bateria de lítio de 60V. Completam o pacote itens como painel de instrumentos em LCD, luzes de LED, entrada USB,suporte para bagageiro de série, porta-luvas de 2 litros, assoalho plano, descanso lateral, cavalete cen tral e para-brisas frontal.

SUPER SOCO MODELO

CPX

MOTOR

Super Soco 4.900 W / Bateria de lítio removível - 60V-45ah

DADOS

Cilindrada N.D.

Potência 4.900 W

Torque N.D.

Quadro Tubular de aço

Susp. Dianteira Garfo invertido

Susp. Traseira Monoamortecedor

Rodas / Pneus 100/80-16 - 100/80-14

Freio Dianteiro 1 disco combinado

Freio Traseiro 1 disco combinado

Peso

(1 bateria)

motociclismo96 SCOOTER 2022
SUPER SOCO
115 kg
PREÇO: R$ 39.990
Ficha
Técnica

VOLTZ EV1 SPORT

O scooter elétrico da Voltz Motors evoluiu em relação ao EV1, modelo que marcou a estreia da Voltz no Brasil. Equipado com motor de 3.000 W que atinge 75 km/h de velocidade máxima, ele pode rodar até 75 km com a carga de uma bateria, autonomia que chega aos 135 km se o usuário o equipar com duas baterias. Visualmente ele pouco mu dou, e isso não chega a ser ruim, pois leveza e agilidade, duas de su as características, foram preservadas, proporcionando muita facilida de na pilotagem urbana.

VOLTZ

MODELO

EV-1 Sport

MOTOR

3.000 Watts / Bateria de Lítio - 60V-38,4ah / Função ré DADOS

Cilindrada

Potência

Torque Quadro

3.000 wattz

Tubular em aço Susp. Dianteira Garfo telescópico Susp. Traseira Monoamortecedor Rodas / Pneus 120/70-12 - 120/70-12

Freio Dianteiro 1 disco combinado

Freio Traseiro 1 disco combinado Peso 112 kg

PREÇO:

motociclismo 97SCOOTER 2022
R$ 15.490
Ficha Técnica
VOLTZ

NEO

O pequenino scooter de entrada da marca dos diapasões tem visu al futurístico é leve, compacto e muito fácil de pilotar. O assoalho pla no do NEO dá maior liberdade nos movimentos dos pés do piloto, e as rodas de 14 polegadas passam maior sensação de segurança na pi lotagem. O motor de 125 cm³ e 9,8 cv de potência aliado ao seu bai xo peso proporciona muita agilidade na tocada. Completam o pacote a iluminação em LED e os freios combinados com disco na dianteira.

YAMAHA

motociclismo98 SCOOTER 2022
125 UBS YAMAHA
MODELO Neo 125 MOTOR Monocilíndrico / SOHC / Arrefecimento a ar 2 válvulas / câmbio tipo CVT DADOS Cilindrada 125 cm³ Potência 9,8 cv a 8.000 rpm Torque 1,0 kgf.m a 5.500 Quadro Tubular de aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 1 amortecedor Rodas / Pneus 80/80-14 90/80-14 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro 1 tambor combinado Peso em ordem de marcha 97 kg PREÇO: R$ 11.990 Ficha Técnica

FLUO

YAMAHA

MODELO

Ele chegou ao mercado com a premissa de trazer itens premium aos scooters de entrada. Com motor de 125 cm³ que rende 9,5 cv e 1,0 kgf.m de potência e torque máximos, bons números para uma pilota gem ágil na cidade, o Yamaha Fluo tem como principal diferencial um vasto pacote de itens de série que são pouco comuns para o segmen to, como chave presencial, ABS na roda dianteira, amplo espaço sob o assento, tomada 12V e pneus aro 12 de perfil maior, ajudando no tra balho das suspensões.

DADOS

motociclismo 99SCOOTER 2022
ABS
FLUO ABS MOTOR Monocilíndrico / SOHC / Arrefecimento a ar 2 válvulas / câmbio tipo CVT
Cilindrada 125 cm³ Potência 9,5 cv a 8.000 rpm Torque 1,0 kgf.m a 5.500 Quadro Tubular de aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 1 amortecedor Rodas / Pneus 80/80-14 90/80-14 Freio Dianteiro 1 disco combinado Freio Traseiro 1 tambor combinado Peso em ordem de marcha 102 kg PREÇO: R$ 14.790 Ficha Técnica

NMax

Aposta da marca dos diapasões para competir contra o Honda PCX, ele tem um desenho mo derno, com linhas retas e angulosas, além de ilu minação LED, chave presencial, bom espaço para transporte de volumes sob o assento e assistên cia por ABS nas duas rodas. O motor de 155 cm³ do Yamaha NMax 160 é um dos mais fortes da categoria, conferindo um desempenho extrema mente competente, tanto para deslocamentos ur banos quanto em viagens curtas.

motociclismo100 SCOOTER 2022
160 ABS YAMAHA
YAMAHA MODELO NMAX 160 ABS MOTOR Monocilíndrico / SOHC / 4 válvulas / refrigeração líquida / transmissão CVT DADOS Cilindrada 155 cm³ Potência 15,4 cv a 8.000 rpm Torque 1,4 kgf.m a 6.500 rpm Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores Rodas / Pneus 110/70-13 - 130/70-13 Freio Dianteiro 1 disco com ABS Freio Traseiro 1 discocom ABS Peso em ordem de marcha 131 kg PREÇO: R$ 19.690
Ficha
Técnica

XMAX

Um dos scooters de mais sucesso no mercado brasileiro, o XMAX tem linhas modernas e chamativas, que despertam muita curiosi dade por onde ele passa. Seu desempenho é bastante competen te, com motor de 250 cm³ que rende 22,8 cv de potência e entrega 2,5 kgf.m de torque, números interessantes tanto para uso urbano e em rodovias. Suas suspensões são outro capítulo à parte, capa zes de absorver os impactos e isolando a energia de quem está pi lotando, desempenho incrível para um scooter. Na parte eletrônica, ele vem com controle de tração e chave presencial.

YAMAHA MODELO

XMAX ABS MOTOR

Monocilíndrico / SOHC / Arrefecimento a líquido 4 válvulas / câmbio tipo CVT

DADOS

Cilindrada 250 cm³

Potência 22,8 cv a 7.000 rpm

Torque 2,5 kgf.m a 5.500 rpm

Quadro Monobloco em aço Susp. Dianteira Garfo convencional Susp. Traseira 2 amortecedores

Rodas / Pneus 120/70-15 - 140/70-14

Freio Dianteiro 1 disco com ABS Freio Traseiro 1 disco com ABS Peso em ordem de marcha

kg

PREÇO:

motociclismo 101SCOOTER 2022
179
R$ 29.990
Ficha Técnica
ABS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.