2 minute read

Novidade eletrizante

Depois de 2022 ruim, AlphaTauri traz Nyck de Vries da Fórmula E e mantém Yuki Tsunoda pensando em dias melhores

Alphatauri

Nome da equipe: Scuderia AlphaTauri

Base da equipe: Faenza, Itália

Chefe de equipe: Franz Tost

Diretor-técnico: Jody Egginton

Pilotos: Nyck de Vries e Yuki Tsunoda

Piloto de teste: Sérgio Sette Câmara

Chassi: AT04

Motor: Honda

Pneus: Pirelli

Estreia: 2020

Títulos: -

Vitórias: 1

Poles: -

Voltas mais rápidas: -

AAlphaTauri vem de um 2022 dos mais estranhos. O time, que estava muito acostumado com o meio do pelotão, chegando a lutar mais na frente em alguns anos, ficou apenas com a penúltima colocação, acumulando desempenhos ruins e problemas com o carro. Para este ano, o time segue com Yuki Tsunoda, mas trouxe da Fórmula E o holandês Nyck de Vries para o lugar de Pierre Gasly.

E sabendo que a temporada vai ser longa e que o time precisa de recuperação, a AlphaTauri foi o time que mais completou voltas ao longo da pré-temporada realizada no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir. Foram 456 voltas com o AT04 ao longo dos três dias de atividades, e sem maiores problemas ao longo das atividades.

Com relação ao desenho do carro, o AT04 mantém as cores azul e branca com destaque, mas o patrocínio da Orlen, empresa petroleira de origem polonesa, fez com que o layout ganhasse a cor vermelha, o que dividiu as opiniões de quem viu o carro. A apresentação, aliás, ocorreu durante a semana de moda de Nova York, o que é positivo já que a AlphaTauri é uma grife de roupas.

Na teoria, Tsunoda deve aproveitar o fato de ser o piloto mais velho do time para ser o primeiro piloto do time baseado em Faenza. Apesar disso, o japonês não tem resultados que saltem aos olhos. Já o novato De Vries, apesar de ter apenas uma corrida na F1, possui o título de campeão da Fórmula E em 2021, além de um título da Fórmula 2.

Entre as equipes do fundo do grid, a AlphaTauri é, de longe, a que mais tem condições de avançar no grid. De Vries deixou uma boa impressão na única corrida que fez na categoria, quando foi o nono no GP da Itália pela Williams. Já Tsunoda entra na temporada precisando mostrar serviço para justificar sua permanência no grid.

Nyckdevries

Nacionalidade: holandesa

Data de nascimento: 06/02/1995

Cidade: Sneek

GPs disputados: -

Poles: -

Vitórias: -

Pódios: -

Títulos: -

Prova de que atualmente é possível chegar à Fórmula 1, Nyck de Vries finalmente será um piloto da categoria em tempo integral. O holandês vem de um ano irregular na Fórmula E, onde foi campeão na temporada de 2021, mas é um dos pilotos mais talentosos de sua geração.

A primeira impressão do japonês na F1, em 2021, foi das melhores, mas ficou nisso. Apesar de ter alguns lampejos, Tsunoda jamais conseguiu ser um piloto com bons resultados de forma regular. Desta forma, o piloto tem uma oportunidade de apresentar bons desempenhos em uma temporada da qual, teoricamente, será o primeiro piloto.

Yukitsunoda

Nacionalidade: japonesa

Data de nascimento: 11/05/2000

Cidade: Sagamihara

GPs disputados: 42

Poles: -

Vitórias: -

Pódios: -

Títulos: -

Texto Leonardo Marson

This article is from: