2 minute read

Tudo na paz

Alfa Romeo vive tranquilidade incomum para times do meio do pelotão, e mantém Bottas e Zhou para 2023

Alfaromeo

Nome da equipe: Alfa Romeo Racing Orlen

Base da equipe: Hinwil, Suíça

Chefe de equipe: Alessandro Alunni

Bravi

Pilotos: Valtteri Bottas e GuanYu Zhou

Chassi: C43

Motor: Ferrari

Pneus: Pirelli

Estreia: 1950

Títulos: -

Vitórias: 10

Poles: 12

Voltas mais rápidas: 15

Time em crescimento, com a mesma dupla de 2022 que está empolgada e que chama atenção por brincadeiras, e vindo de um grande campeonato. Tudo caminha em uma paz invejável para uma equipe de meio de pelotão como é a Alfa Romeo, que terminou o ano passado com o sexto lugar entre os construtores, melhor posição em muitos anos do time, que segue com Valtteri Bottas e GuanYu Zhou.

O time foi o sexto em número de voltas na pré-temporada, fechando 401 giros, e chegou a ter problemas no último dia, com Bottas ao volante. Mas além de conseguir recuperar rapidamente o veículo, conseguiu boa quilometragem. Mais do que isso, liderou o segundo dia de atividades com Zhou, em uma volta com os pneus mais macios e já no final do dia de treinos.

Sobre o carro, a Alfa Romeo mudou o visual. O vermelho segue com destaque no desenho, mas a cor branca dá lugar ao preto, tornando o veículo rubro-negro. O C43 deverá ser o último da equipe sob o nome da fabricante italiana. E aí há uma explicação: a Alfa Romeo compra o nome da Sauber, e não mantém o time. Com a chegada da Audi, que adquiriu parte das ações do time de Hinwil, os italianos deixarão de nomear o time suíço.

Voltando a falar sobre os pilotos, Bottas é o grande nome da Alfa Romeo. O veterano está muito mais solto no time do que nos tempos de Mercedes (principalmente no extra-pista) e conseguiu bons resultados. Zhou, por outro lado, mostrou rápida adaptação ao time, além de conseguir bons desempenhos sempre que o carro permitiu, uma vez que o chinês sofreu com problemas ao longo do ano.

A princípio, a impressão é de que o time seguirá no meio do pelotão, lutando pelos últimos lugares da zona de pontos. Mas não será surpreendente se o time conseguir brigar um pouco mais na frente em relação a 2022, já que o carro parece ser bom e a dupla de pilotos está mais do que entrosada. Uma interrogação está no novo chefe de equipe, Alessandro Alunni Bravi, que substitui Frédéric Vasseur, que foi para a Ferrari.

Valtteribottas

Nacionalidade: Finlandesa

Data de nascimento: 28/08/1989

Cidade: Nastola, Finlândia

GPs disputados: 200

Poles: 20

Vitórias: 10

Pódios: 67

Títulos: 0

77

Muito mais solto na Alfa Romeo do que na Mercedes, Bottas é o primeiro piloto do time e responsável pelos principais resultados em 2022. Para 2023, o finlandês espera conseguir brigar ainda mais em cima, mesmo sabendo que as possibilidades da equipe de Hinwil não seja das maiores.

O chinês chegou taxado como piloto pagante à Alfa Romeo e à Fórmula 1, mas conseguiu bons resultados, levando em conta o desempenho do carro da equipe. Consolidado, Zhou parte para seu segundo ano com boas chances de conseguir resultados ainda melhores.

Guanyuzhou

Nacionalidade: chinês

Data de nascimento: 30/05/1999

Cidade: Shanghai, China

GPs disputados: 22

Poles: -

Vitórias: -

Pódios: -

Títulos: -

Texto

Leonardo Marson

Fotos

Divulgação

This article is from: