2 minute read

EQUIPES • MERCEDES-AMG GUIA DA FÓRMULA 1 A estrela quer voltar a brilhar

Mercedes quer deixar 2022 para trás e voltar a ser protagonista na F1, mantém dupla de pilotos inglesa e se veste de preto para a temporada

MERCEDES-AMG

Nome da equipe: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

Base da equipe: Brackley, Inglaterra

Chefe de equipe: Toto Wolff

Diretor-técnico: Mike Elliott

Pilotos: Lewis Hamilton e George Russell[

Piloto de testes: Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries

Chassi: W14

Oque parecia impossível, aconteceu. A Mercedes não foi capaz de lutar pelo título em 2022. O time até mostrou evolução e quase se viu vice-campeã de pilotos com George Russell, mas fez um carro ruim e acabou em terceiro entre os construtores, deixando Lewis Hamilton sem vitórias pela primeira vez em um ano na Fórmula 1. Mas, se houve uma recuperação no final do ano passado, o time quer voltar a pleitear uma vaga como candidata a título em 2023, mesmo mudando pouco.

Nos testes de pré-temporada realizado no Bahrein, o time completou apenas 398 voltas no circuito de Sakhir, o que a colocou na sétima posição neste ranking. Um pouco desse resultado vem por conta do problema enfrentado por Russell no segundo dia de atividades no traçado barenita. Nada que seja um grave problema, já que o time se mostrou rápido. A questão é que não houve a impressão de que o carro pode brigar com Ferrari e, principalmente, Red Bull.

Para o campeonato deste ano, o time tem como novidade no carro a cor, que volta a ser preta, deixando o prata usado no ano passado para trás. Mas, se em 2020 e 2021, a cor escura foi usada como um protesto contra o racismo, o uso neste ano tem motivo muito menos nobre: o peso do carro diminuiu dois quilos, já que muito da cor vem da fibra de carbono usada para a construção do carro, o que pode ser uma vantagem no campeonato.

Na Mercedes, não há dúvidas sobre a estrela da companhia: Lewis Hamilton é o grande nome do time e briga pelo seu oitavo título mundial, mesmo depois de passar mais tempo desenvolvendo o errático W13 do que lutando por resultados no ano passado. Isso permitiu que George Russell brigasse mais na frente e mostrasse uma consistência surreal, acumulando top-5.

Joga a favor da Mercedes o ótimo relacionamento entre os pilotos, que se mostraram muito parceiros em seu primeiro ano trabalhando juntos. A própria equipe também reconheceu rapidamente que precisava de melhorias para este ano se quisesse voltar a ser protagonista na mais importante categoria do esporte a motor mundial.

Em um primeiro momento, o time parece seguir como terceira força da F1. Mas o time também mostrou grande capacidade de reação ao longo do ano passado, o que é um trunfo do time alemão.

Lewishamilton

Nacionalidade: inglesa

Data de nascimento: 07/01/1985

Cidade: Tewin

GPs disputados: 310

Poles: 103

Vitórias: 103

Pódios: 191

Títulos: 7 (08, 14, 15 , 17, 18, 19 e 20)

Um dos principais nomes da história da Fórmula 1, o heptacampeão segue em grande fase mesmo após um ano sem conseguir vencer. O inglês demonstrou força no ano passado quando teve condições e, na pré-temporada, fez a segunda melhor volta, o que é um alento para as primeiras etapas do campeonato deste ano.

O “senhor consistência” abusou tanto da regularidade que quase saiu com o vice-campeonato mundial em seu primeiro ano com a Mercedes. Desta forma, mesmo com a sombra de Hamilton na própria equipe, Russell poderá ser um candidato a título se a Mercedes fizer do W14 um carro um pouco melhor do que foi o W13.

Georgerussell

inglesa

15/12/2998

Norfolk

Texto Leonardo Marson

Fotos

Divulgação

This article is from: