MöndoBrutal #06

Page 26

As linhas com_ que se cosem a [“Rock’n’Roll tonight”, dos Spiritual Way]

MALHA

“Rock’n’Roll tonight“, dos lisboetas Spiritual Way, é (tal como o título deixa adivinhar) um hino ao rock, esse diabrete que se entranha por debaixo da pele dos aficcionados da música enérgica e cheia de ritmo, mas também um grande Fuck You! a todos os que não acreditam na música que é feita no underground português. Para dançar, fazer tremer as cordas vocais ao som dos viciantes coros ou simplesmente bater o pézinho, este é um tema que merece toda a nossa atenção, e aqui está a história por detrás da génese de um tema que quando executado só tem uma intenção em vista: salutar a boa disposição que o rock’n’roll tantas e tantas vezes é capaz de transmitir.

Segundo Ricardo Neto (Ás de Paus, voz/ baixo), “Rock’n’Roll tonight“ é sim, um tema de celebração, mas também um tema ”inspirado no clima generalizado que existe em Portugal sobre as as bandas tugas”, reflecte, dando exemplos de algumas pessoas que argumentam que “não somos bons”, ou que dizem mesmo que “as bandas tugas são muito fraquinhas. Ouço isto tantas vezes... a critica é normalmente negativa e na maioria das vezes deconhecem as bandas, o panorama musical tuga actual, real. Ao longo dos anos as orelhas ficaram demasiado quentes das opiniões de músicos frustrados e treinadores de bancada... os tais que nunca vão ver ou apoiar a malta “amiga”...”.

26

A letra para a esta malha surgiu pela pena do vocalista/baixista em conjunto com o vocalista/guitarrista “Ás de Espadas (Bruno Martins)“, practicamente no mesmo momento em que a música ainda estava a ser composta “na nossa antiga sala de ensaio, em casa do Ás de Copas [ex baterista da banda, entretanto substituido pelo Joker (Ricardo Campos)], com a ajuda de todos os elementos”. “Surgiu logo em conjunto com um riff do Ás de Espadas - o riff principal do tema - tudo na mesma tarde e de forma natural “, tal a forma como as ideias relacionadas como aquilo em que a música se tornou já estavam entranhadas no grupo, de forma a que tudo fosse muito imediato e uma colaboração. “Somos muito democratas a compor”. Mesmo a construção da estrutura do próprio tema foi algo sem espinhas, nem grandes entraves. “Foi surgindo: um beat, o refrão, um final ‘à antiga’...”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.