Homenagem ao Eng. João de Oliveira Vidal

Page 1

Este ano, de 2023, decidimos prestar homenagem ao Eng. João de Oliveira Vidal, na semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico em Portugal.

O Município já em 1986 tinha homenageado o Eng. João Vidal, agraciando-o com a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência grau prata, a 28 de fevereiro de 1998, bem como dando o seu nome à rua principal do lugar da Senhorinha.

No entanto, deste a fundação do Museu Municipal que faltava uma menção a quem foi a alma das minas do Braçal, Malhada e Coval da Mó durante a última concessão (19421972), e que ficou na memória de tantos que lá trabalharam.

João de Oliveira Vidal, nascido em 1917 em Lisboa, era um recém formado em engenharia quando veio trabalhar para as Minas do Braçal, em 2 de Junho de 1942, com uma curta experiência noutras Minas.

Foi o engenheiro técnico durante toda a última concessão mineira (1943-1972) que pertenceu à Companhia Industrial e Agrícola do Braçal, subsidiária da Companhia Previdente, de Lisboa e mais tarde Sobralinho Vila Franca de Xira, que absorvia todo o chumbo produzido.

Graças à sua tenacidade e aos estudos levados por conta própria, conseguiu convencer a administração da nova companhia a não explorar as escombreiras mas a reiniciar a lavra nas galerias do Braçal, Malhada e Coval da Mó, abrindo galerias novas e reestruturando toda a zona de transformação do minério (escolha, lavarias, forno-alto, oficinas, etc…)

Trabalho sempre elogiado na sucessivas visitas dos organismos estatais de tutela das minas (Direcção Geral de Minas e Serviço de Fomento Mineiro).

Foi a verdadeira alma do complexo do Braçal, que só deixou em 1996, já muito depois de ter cessado a lavra (1959) e do complexo ter sido vendido (1972 e 1974).

Por todos é salientado o seu espírito humanista para com os trabalhadores, mesmo quando quando cessou a lavra; tendo conseguido licença especial de emigração a quem quis emigrar já com um contrato de trabalho para a França e depois para a Alemanha; ou até livrando da tropa os seus filhos.

É mais do que justo que conste no Museu Municipal um quadro com o seu retrato, junto dos retratos dos trabalhos da última concessão mineira.

GOLDEN MEMORIES III (Eng. João Vidal) Acrílico sobre tela 120cm x 100cm 2023

Leandro Machado

Leandro Machado

Natural de Sever do Vouga, nasceu em 17 de Abril de 1981. Aos 9 anos de idade começa a sua aprendizagem artística com o Professor Pintor Armando Madeira, que o influenciou decisivamente nos primeiros anos de produção artística, quer ao nível da técnica quer da temática.

Em 1996 inicia o curso de Artes Visuais na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis (Porto).

É Licenciado em Pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA_EUAC) e Mestre em Comunicação Estética pela mesma faculdade. Aí conheceu e privou com grandes nomes da Arte Contemporânea Portuguesa como João Dixo e Armando Azevedo (Grupo Puzzle), decisivos na sua maneira de pensar a Arte e “fazer” Arte a partir daí.

A sua obra está presente em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, assim como em coleções públicas, como o Museu do Fado, em Lisboa.

Leandro Machado com o galerista Nuno Sacramento, na inauguração da sua exposição comemorativa de 25 anos de carreira.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.