Page 1

Olhar sobre Sever do Vouga por Renato Pinto

18 de Maio a 15 de Setembro de 2018 Museu Municipal de Sever do Vouga


Olhar sobre Sever do Vouga, por Renato Pinto Exposição patente no Museu Municipal de Sever do Vouga 18 de Maio a 15 de Setembro

Desenhos: Renato Pinto Coordenação e Textos: Pedro Pina Nóbrega Edição: Município de Sever do Vouga: Museu Municipal

2


O neófito vai crescendo e atinge dois anos de idade. Concebido e criado para ser um espaço intercultural de gerações e patrimónios, o Museu Municipal vem se afirmando, para além da sua natural vocação expositiva, como local privilegiado de manifestações

da mais variada índole, organizando e acolhendo palestras, workshops e exposições de artistas locais e nacionais, bem como trabalhos académicos produzidos pela comunidade escolar. Na prossecução daquele desiderato, consideramos assumir vital importância a promoção e divulgação do espírito criativo dos Severenses, plasmado nas mais variadas vertentes artísticas, designadamente as relacionadas com o património cultural.

É, pois, com naturalidade e regozijo que associamos às comemorações do 2º aniversário do Museu Municipal a exposição dos desenhos do Renato Pinto, demonstrativos do enorme talento que desponta neste jovem severense, a quem auguramos os maiores sucessos na sua vida académica e profissional.

José Manuel de Almeida e Costa Vice-Presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura

3


Apresentação

É com júbilo, que o Museu Municipal de Sever do Vouga comemora o seu 2º aniversário inaugurando a exposição “Olhar sobre Sever do Vouga”, do jovem severense Renato Pinto. Dando a conhecer o seu trabalho numa rede social, logo Renato Pinto granjeou o reconhecimento e incentivo de vários severenses e chamou a atenção do Museu Municipal para o seu trabalho. Aos quatro desenhos iniciais, feitos em âmbito académico, foi desafiado a juntar outros tantos e a expô-los no Museu Municipal. Aceitou o desafio e entre os seus compromissos académicos e os seus afazeres laborais, a vida de trabalhador-estudante é dura!, o Renato Pinto olhou e interpretou mais quatro elementos patrimoniais. É missão do Museu Municipal dar a conhecer o património cultural e natural do nosso concelho, a par da sua história. Património testemunhado e interpretado pela sua comunidade. Eis o que agora vos é apresentado. O Renato Pinto através do seu traço interpretou 8 elementos patrimoniais do nosso concelho, alguns deles emblemáticos. No Museu cruza-se o passado com o presente salvaguardando o futuro. E o futuro está nos jovens severenses, que como o Renato amam a sua terra!

4


Renato Pinto Natural de Sever do Vouga, nascido a 8 de Maio de 1996, é um jovem que ama o desenho. Estuda Arquitetura, a sua grande paixão, no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, mais conhecido por “D’Arq”. Desde muito cedo, que o desenho o começou a fascinar, dos primeiros rabiscos de criança até aos desenhos mais aprimorados do ensino secundário no curso de Artes. Agregado ao gosto do desenho, Renato tem o privilégio de poder viver no concelho mais belo de Portugal, rico em história, cultura, tradições e uma paisagem de tirar o fôlego, tendo ele muito orgulho de pertencer a este concelho. O território de Sever do Vouga é a sua maior infraestrutura, é ele que determina e define toda a espacialidade arquitetónica de Sever. Pelo olhar do Renato, através desta pequena exposição, ele tenta exprimir no desenho um pensamento crítico e refletivo acerca de Sever do Vouga. A sua localização é de facto determinante para aquilo que se chama “experiência empírica”.

5


Dólmen da Pedra da Moura 1 /Anta da Cerqueira Arestal, Couto de Esteves O dólmen mais emblemático do concelho de Sever do Vouga. É grande (mega), bastante completo, preservando o chapéu da câmara e encontra-se recuperado. Apresenta vestígios de gravuras na zona esquerda do esteio de cabeceira. Dispostos num sequência vertical, podemos observar dois círculos gravados no intervalo dos quais surge uma linha horizontal serpentiforme .

Irmãos Unidos Talhadas Duas lápides, a ladear um Santiago, evocam as duas lendas associadas a estes penedos: Cataclismo ou São Tiago qual a lenda é verdadeira? Há quem diga que estas Talhadas são a prova daquele dia em que Cristo morrendo na cruz fez tremer a Terra inteira… !!! Diz a lenda que certo dia pela romana via Santiago (o filho do Trovão) passou… E este penedo inteiro no seu caminho encontrou, com a força da palavra em duas Talhadas… o deixou! 6


7


Paços do Concelho Sever do Vouga Construídos no primeiro quartel do séc. XX para “casa das repartições públicas”, veio a ser inaugurado a 25 de Março de 1917. Na altura à beira da estrada da vila para a Senhorinha, isolado e destacado na paisagem. Hoje inserido na malha urbana, à beira da EN 328. Na sua construção foi aproveitada pedra das antigas capela de N.ª Sr.ª da Boa Esperança e escola primária, ambas nos Padrões.

Pensão Bela Vista Cimo da vila, Sever do Vouga Edifício emblemático da vila, terá sido construído algures no início do séc XX como residência privada. Pela década de 40 foi convertido na Pensão Palácio, mantendo a forma original. Desde logo primeira escolha para curas e tratamentos com os benéficos ares da Serra. Em 1971 foi remodelada e adoptou o nome de Pensão Bela Vista. Foi, durante anos, local de eleição para todo o tipo de eventos. Funcionou até ao final da década de 80. 8


9


Cabreia Silva Escura Um dos sítios naturais mais emblemático do concelho. Aqui o rio Mau, após percorrer em leito de duro granito, cai de uma altura de 25 metros sobre os xisto já erodido pela acção da água ao longo dos milénios. Nas margens do rio Mau um belo bosque se forma, abundado a fauna e a flora, como o melro-de-água, a gilbardeira, a salamandra, a lontra, os fetos, os amieiros. Um local idílico a ser desfrutado!

Ponte do Poço de Santiago Pessegueiro do Vouga / Cedrim e Paradela Neste ponto a linha do Vouga (Espinho-Vouga a Viseu) transpunha o rio Vouga a cerca de 30 metros de altura. Uma das mais altas pontes de pedra do país com 28m de altura e um arco central com 70m de vão. Construída em 1913, por ela passaram comboios até 1 de Janeiro de 1990. Hoje integra a Ecopista do vale do Dão.

10


11


Igreja Paroquial de Paradela Cedrim e Paradela Edificada no lugar da antiga igreja, foi sagrada a 3 de Junho de 1973 por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro. De concepção moderna, apresenta linhas modestas, constituída por três corpos, o central mais elevado, e a torre sineira em granito aparente. Destaca-se no casario da aldeia, vislumbrando-se um belo panorama a partir da sua torre sineira.

Igreja Paroquial Couto de Esteves Construída, possivelmente, no séc. XVII, foi ampliada no 1º quartel do século seguinte, após a ruína da capela mor. A torre sineira, do séc. XVIII, estava outrora no lado direito da fachada, sendo em 1985 mudada para o lado esquerdo. Na fachada, do lado esquerdo um cruzeiro de pontas trifoliadas.

12


13


Museu Municipal de Sever do Vouga

O Museu Municipal de Sever do Vouga é um centro cultural dinâmico, comprometido em contar a história de um território, divulgando os seus patrimónios e elementos de interesse cultural e etnográfico, mas também um local onde se investiga, se protege e se dá a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga. Faz uma abordagem à arqueologia em Terras de Sever, ao património industrial e mineiro, à etnografia e práticas culturais, às maravilhas naturais próprias do território e à sua dedicação aos pequenos frutos (com destaque para o mirtilo); suportado numa coleção museológica única, e com recurso a novas tecnologias. Prémio APOM 2016 – Informação Turística. www.museudeseverdovouga.pt

R. do Parque, Sever do Vouga 3ª a Sábado: 10h-12h30m / 14h-17h

14


15


www.museudeseverdovouga.pt 16

Olhar sobre Sever do Vouga  

Livreto da exposição "Olhar sobre Sever do Vouga", patente no Museu Municipal de Sever do Vouga de 18 de Maio a 15 de Setembro de 2018.

Olhar sobre Sever do Vouga  

Livreto da exposição "Olhar sobre Sever do Vouga", patente no Museu Municipal de Sever do Vouga de 18 de Maio a 15 de Setembro de 2018.

Advertisement