(a)Riscar o Património 2020

Page 1


(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos, em todo o país, durante o mês de Setembro. Em 2020 cumpre-se a 7.ª edição do projeto com o tema Património e Educação. No dia 26 de Setembro terão lugar os encontros nacionais programados para Angra do Heroísmo, Barreiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Sever do Vouga, Torres Novas, Torres Vedras, entre outras localidades. Os trabalhos resultantes farão parte da exposição itinerante a apresentar em várias cidades do país. Os trabalhos realizados em Sever do Vouga também farão parte da exposição a realizar pelo Museu Municipal.


O Museu Municipal de Sever do Vouga é um centro cultural dinâmico, comprometido em contar a história de um território, divulgando os seus patrimónios e elementos de interesse cultural e etnográfico, mas também um local onde se investiga, se protege e se dá a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga. Faz uma abordagem à arqueologia em Terras de Sever, ao património industrial e mineiro, à etnografia e práticas culturais, às maravilhas naturais próprias do território e à sua dedicação aos pequenos frutos (com destaque para o mirtilo); suportado numa coleção museológica única e com recurso a novas tecnologias. Prémio APOM 2017 – Informação Turística.

www.cm-sever.pt/museu facebook.com/museudeseverdovouga


Aveiro Sketchers O que são e o que fazem? Somos um grupo informal de pessoas que gostam de desenhar e se vão juntando de forma mais ou menos regular pela região de Aveiro sempre de caderno em punho e lápis na mão. E eu também posso juntar-me ou tenho que saber desenhar? Mas há lá alguém que não saiba desenhar? O nosso grupo é aberto a todos, independentemente do nível ou estilo, que partilhem o desejo de desenhar e não se importem de partilhar experiências. Somos pela diversidade e acreditamos que podemos todos aprender uns com os outros nessa troca. Quanto é que custa fazer parte do grupo? Não custa nada! Só pedimos, claro está, que cada um traga o seu próprio material de desenho e pronto. Volta e meia deslocamo-nos para fora da cidade, pelo que se costuma dividir o preço do transporte. Ah! Tragam dinheiro para um café - no final dos encontros costumamos parar um bocado num café para mostrar os desenhos do dia ao pessoal. O que é isso do ASk à quarta? Costumamos encontrar-nos sempre na primeira 4ª-feira de cada mês, sempre com temas e técnicas diferentes. Como posso contactar-vos? Pelo email aveiro.sketchers@gmail.com ou enviando uma mensagem ao nosso perfil do facebook. Onde é que os ASk partilham os seus trabalhos? Para além dos trabalhos partilhados aqui no blog, os ASk têm um grupo no flickr (aqui) e outro no facebook (aqui) onde vão colocando regularmente os desenhos que resultam dos vários encontros. http://aveirosketchers.blogspot.com/


Antiga Escola Primária de Rocas do Vouga

Do estilo “Adães Bermudes”, única no concelho. Foi construída no início do século 20, apenas com uma sala, respetivo vestíbulo com sineira e casa do professor adossada. Em 1903 foi entregue pelo Estado à Câmara Municipal, pelo que a sua construção deve ter sido imediatamente antes. Na década de 30 foi aumentada com mais uma sala simétrica à existente. Inicialmente era mista e, com a construção da 2ª sala, passou a funcionar o regime de separação por sexo.

Funcionou até à inauguração do novo Centro Escolar em 2011/12.


Quinta do Linheiro, antigo Centro de Educação e Trabalho D. Helena Quadros

Deixada em testamento pelo Capitão Bernardo Barbosa de Quadros para ser construído um asilo de velhos e uma creche, mas infelizmente a gestão local não o tornou possível. Assim, a propriedade é arrendada à Junta de Província da Beira Litoral, liderada por Bissaya Barreto, que aqui instalou o Centro de Educação e Trabalho D. Helena Quadros, de 1940 a 1960. Aqui formavam-se raparigas, sendo instruídas as primeiras letras e ensinados trabalhos domésticos e de campo. Daqui saíam raparigas para serviços internos e externos da vida caseira.

Hoje, pertença da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, aqui teve início há 30 anos a produção de mirtilos no concelho. Mais tarde aqui se realizaram cursos de formação sobre transformação do mirtilo, bem como de tecelagem do linho, entre outros.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.