Page 1

janeiro 2016


Publicação #5 Janeiro 2016

Associação MiratecArts tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo da cultura artística. Projetos inclui DiscoverAzores, Atlantes, Artistas Lusos, Roteiro dos Sorrisos de Pedra na ilha do Pico, Roteiro de Arte Pública na Madalena, Montanha Pico Festival e o Azores Fringe Festival.

MiratecArts is an association created to enhance individual, team and organizational productivity in the artistic cultural world. Projects include DiscoverAzores, Atlantes, Artistas Lusos, Smiling Stones Route in Pico island, Public Art Route in Madalena, Mountain Pico Festival and the Azores Fringe Festival.

MiratecArts www.mirateca.com info@mirateca.com (+351) 96 363 9996


B

C

em vind@s ao Montanha Pico Festival. Arte e aventura no mês de Janeiro como nunca antes visto. Com este projecto, MiratecArts pretende dar visibilidade à ilha do Pico através da montanha e assuntosglobais ambientais devido à cultura de regiões montanhosas. Montanhas são destinos para caminhadas, escaladas e esqui; para apreciar belas paisagens, descobrir novas culturas e explorar o passado. Ao dialogar sobre a riqueza e diversidade montanhosa no mundo, o Festival pretende incentivar artistas a explorar o tema da montanha e estimular iniciativas concretas em todos os níveis para enfrentar as ameaças e

aros organizadores e participantes,

educar sobre o ambiente nas regiões de montanha do mundo, mais especificamente a nossa ilha montanha. Aventure connosco nestes dias de inverno e não esqueça que queremos as vossas sugestões e trabalhos na temática da montanha para futuras edições do Montanha Pico Festival.

Terry Costa Diretor Artístico MiratecArts

É com enorme gosto que o Governo dos Açores se associa ao “Montanha Pico Festival”, enquanto evento que evoca a importância do património natural dos sistemas montanhosos, juntando a montanha à arte e à cultura e projetando-a também no seu valor social e económico. A montanha do Pico, pela riqueza geológica, biológica e patrimonial que ostenta, está classificada desde 8 de março de 1982, sendo uma das mais antigas áreas protegidas de Portugal. A Reserva Natural da Montanha do Pico ocupa uma área de 1.341,19 hectares e apresenta uma comunidade vegetal adaptada às condições adversas de altitude, com destaque para o Bremim da Montanha (Silene uniflora ssp cratericola), a única planta endémica desta montanha.

A montanha do Pico é o mais jovem e o maior vulcão poligenético dos Açores, o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior vulcão do Oceânico Atlântico. Ex-libris dos Açores e de Portugal, foi justamente designada como uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Presença constante nas nossas vidas, não raras vezes adornada com nuvens ou neve, a montanha do Pico é também um desafio para os seus visitantes, que, este ano, pela primeira vez, já ultrapassaram as 10.000 subidas. Termino, desejando os maiores proveitos a todos os que participem ou assistam ao “Montanha Pico Festival”, na certeza de que este é mais um momento de afirmação cultural e de promoção da Montanha e dos Açores.

Hernâni Jorge Diretor Regional do Ambiente Governo dos Açores


organização

Os projetos da MiratecArts são possíveis com o apoio, parcerias e ofertas dos nossos amigos...

mountain partnership

Dia Internacional das Montanhas International Mountain Day

11 Dezembro | December 11

apoio institucional

Governo dos Açores

jornais da ilha montanha

MiratecArts projects are possible with the support, partnerships and gifts from our friends...

4

parceiros

rádios da ilha montanha

Visita

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MADALENA TV da ilha montanha

e descobre livros sobre a temática montanha


Parque Natural do Pico

Rede Natura 2000

Geoparque Açores

A montanha do Pico, pela sua riqueza geológica, biológica e

Integrada na Zona Especial de Conservação da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro, possui uma comunidade vegetal única nos Açores adaptada às condições adversas de montanha, onde se inclui a espécie , única planta endémica desta montanha.

O mais jovem e maior vulcão poligenético dos Açores, elevando-se cerca de 3500 m dos fundos marinhos, é um dos mais importantes Geossítios do Geoparque Açores.

“Reserva Integral da Montanha do Pico” em 1972, tornando-se numa das mais antigas áreas protegidas do país. Mais tarde, em 1982 foi reda Montanha do Pico”, passando a estar integrada com a mesma categoria no Parque Natural do Pico a partir de 2008.

7 Maravilhas Naturais de Portugal Faz parte da “Paisagem Vulcânica do Pico”, que foi a grande vencedora na categoria de Grandes Relevos, no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal.


EXPOSIÇÃO

O Mundo em Montanhas Flora & Fauna

Câmara Municipal da Madalena 1 a 31 de Janeiro Aberta de segunda a sexta das 09h00 às 17h00

Argélia Áustria Bolívia Butão Brasil Canadá China Espanha EUA Etiópia Gibraltar Índia Inglaterra Irão Itália Nepal Nigéria Paquistão Portugal Roménia Ruanda Tibete Venezuela

Exposição Colectiva Fotos dos finalistas que participaram no Concurso de Fotografia 2016; setenta e dois fotógrafos apresentaram 204 imagens de 23 países.

Lua Cheia na Montanha do Pico, Pedro Silva Vencedor Concurso de Fotografia 2015 (Pico)

Entre as Brumas, Jorge Gonçalves Silva

Vencedor Concurso de Fotografia 2015 (Portugal)

Chopicalqui, Alex Buisse

Vencedor Concurso de Fotografia 2015 (Internacional)

6


PURA ROCHA Ana Paxeco Portugal

MONTAGNES Carlos Farinha França / Portugal

A beleza crua, pura e avassaladora... A originalidade negra desta montanha vulcão são a motivação e inspiração da vontade da artista ilustrar o Pico.

Sua arte está espalhada pelo mundo incluindo no Roteiro de Arte Pública da Madalena, Pico, onde o Luso-francês já deixou sua marca com duas obras "A Picarota" e "La Muse Bleu... l´amuse bleu". Agora, apresenta uma nova coleção de pinturas, incluindo obra inspirada pela montanha do Pico.

Apresentação: Domingo 24 de Janeiro 15h Casa da Montanha

AGONIE D’UN GLACIER Laurence Piaget

Apresentação: Domingo 10 de Janeiro 15h Casa da Montanha

Suíça

O ambiente, a convicção de que algo precisa ser feito. Fazendo uso da cultura para informar, sensibilizar e dar vida ao espaço público são os denominadores comuns entre o projeto SMArt e a abordagem fotográfica da artista. As fotos de "O Agonizante Glaciar" carregam um simbolismo que deve levar-nos a reagir e mudar nosso comportamento para beneficiar o ambiente. Exposição: Gare Marítima da Madalena 1 a 31 de Janeiro - aberto diáriamente


MOUNTAIN MYTH Maralgua Badarch

SORRISOS DE PEDRA Helena Amaral

A artista captou montanhas, glaciares e florestas sob uma luz particular, reconhecendo velhos homens furiosos, gigantes adormecidos ou tartarugas azuis, criaturas que saem de outro mundo e vivem entre nós.

A artista apresenta uma nova coleção de esculturas na Casa da Montanha. MiratecArts apresenta o ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA na ilha do Pico, incentivando visita a 20 localidades à volta da ilha montanha.

Mongólia

Exposição aberta a partir de 8 de Janeiro Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico Seg-Sex 9h às 17h Sáb-Dom 13:30 às 17h

Portugal/ Açores

Apresentação: Domingo 10 de Janeiro 15h Casa da Montanha

PROJETO TRICÔ Encontros Portugal/ Açores

Depois de uma primeira temporada que conseguiu a participação de 50 artistas e a criação de duas peças de arte pública, a colcha ambulante e o POLVO TRICROCHET, a associação MiratecArts decidiu incentivar uma segunda temporada para o projeto. Qualquer pessoa pode se juntar ao grupo. Segundas 11 e 25 de Janeiro 20h30 MiratecArts - Estádio Municipal da Madalena

8


ENLEVOS D´ALMA Manoel Costa Portugal/ Açores

De musgos e ervas raras te cubro minha Ilha. para sempre, na neblina envolto, guardo, na imensa saudade, teus aromas inebriantes da infância. Exposição: Câmara Municipal da Madalena 1 a 31 Janeiro. Seg-Sex 09h às 17h

HORIZONTES Pieter Adriaans Holanda/ Açores

O horizonte é o paradoxo do pintor. É onde o olho se fixa na tela enquanto a mão não consegue chegar. Para o viajante o horizonte é a margem do mundo que produz novas terras, novas aventuras, novos monstros... ou apenas fata morganas. Exposição aberta a partir de 8 de Janeiro Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico Seg-Sex 9h às 17h Sáb-Dom 13:30 às 17h

REALIDADES IMAGINADAS

Anja Schmid Raquel Neves Krumov Alemanha/ Açores

Um projeto de fotografia e pintura elaborado em sinergias na ilha montanha.


BESTAS DA MONTANHA II

Rocio Matosas Uruguai

Uma série de esculturas que evoluiu durante o ano para um vínculo mais profundo, mais místico, ligando a artista à essência do que a montanha-vulcão provoca em si. As peças nascem da conexão amorosa e energética que a artista tem com a ilha e das experiências nas suas visitas para participar em projectos da MiratecArts, sendo esta a quarta vez que vem ao Pico. Apresentação: Domingo 31 de Janeiro 15h Casa da Montanha

Tatra Agency for Development, Promotion and Culture Polónia

Tatrzańska Agencja Rozwoju, Promocji i Kultury é uma associação em Zakopane, Polónia com objectivo de promover a região através de programas culturais e recreativos e os produtos da região montanhosa de Podhale. Produtores do Forum Internacional da Montanha e o Concurso de Fotografia Tatra, em que apresentamos aqui algumas fotos. Exposição: Câmara Municipal da Madalena 1 a 31 de Janeiro Seg-Sex 09h às 17h

Active R.E.M.E.D.Y Inglaterra

Associação inglesa dedicada a trabalhar em conjunto com as comunidades de regiões montanhosas, unindo pessoas de todo o mundo, trabalhando em conjunto para salvaguardar água fresca para as gerações presentes e futuras. Exposição: Câmara Municipal da Madalena 1 a 31 de Janeiro Seg-Sex 09h às 17h

10


BARRO & BARRO MONTANHA Marjella Vermazeren Holanda / Açores

Um novo produto criado pela equipa da Barro & Barro com a imagem do Montanha Pico Festival pode ser usado de várias formas. Sê criativo desde criar mais arte a utilizar como porta-copos de protecção da mesa, ou muito mais.

MONTANHA OSSO Nuno Gonçalves Açores

Dois símbolos da Ilha do Pico reunidos numa só peça, a Montanha e o Osso de Baleia. Agora pode obter o seu símbolo em várias versões: pins, ímanes e porta-chaves produzidos na Casa das Exposições Capitão Alves nas Lajes do Pico, em parceria com a MiratecArts.

IMAGEM DO FESTIVAL 2016 Gergely Erno-Endre Roménia

Gergely Ernő-Endre providenciou a imagem do cartaz (capa deste programa) para a segunda edição do Montanha Pico Festival. Mostrando vários vulcões da ilha do Pico. Gergely visitou os Açores há dois anos e agora volta para o Festival, onde vai ter a oportunidade de explorar a montanha do Pico em video e fotografia. O jovem é licenciado em Belas-Artes com destaque em design foto-video e lidera a empresa Kreatiphoto


FILMES

Quarta-Feira 6 Janeiro 21h MiratecArts

Estádio Municipal da Madalena

GERMAN & FRENCH PROGRAM (ENGLISH SUBTITLES) Ganjourinho | Mathias Minne | 19:00 | França | 2015 Le film raconte le trajet d’un jeune homme tourmenté par son passé, jusqu’à un pont mystérieux. Sa rencontre avec un vieil homme : l’immortel, le Belge, le passeur du pont, va changer sa vie. Almklang hallt nach - Alpine Rings Linger | Fumi Takayanagi | 20:00 | Alemanha | 2014 Alpine farmer’s life begins with the droving of cows up to higher pastures... ON AVAIT DIT QU’ON IRAIT JUSQU’EN HAUT | Tizian Büchi | 16:45| Suiça | 2015 Maxime et Anna ont choisi de faire une balade à la montagne qui éveille en eux le souvenir des étés précédents, les étés où ils s'épanouissaient dans un amour complice. La Horde - The Horde | Jerome Colin | 26:28 | França | 2015 Imagine how nature itself would observe us with some kind of scientific point of vue. The result of this inversion is really funny but also full of resonance. The satire works because it's questionning our more innocent practice of nature: walking in protected areas. Im Land des Schamanen - Old Wild Lorenz | Alessandro Soetje | 30:00 | Alemanha | 2014 On the foothills of an Alpine slope, an artist-shaman tends a vegetable garden and earns his living by selling his sculpted totems and painted stones. 12

AVENTURA: CAMINHADA Percurso Pedestre Interpretativo “Vulcões do Pico”

Sábado 9 janeiro, 15h Casa da Montanha

Este percurso interpretativo, onde iremos aprender algumas curiosidades sobre os vulcões do Pico, terá a duração de cerca de 2 horas. Terá o seu início na Casa da Montanha, seguindo depois em direção a um dos mais recentes vulcões da ilha, que em 1718 originou o “mistério de Santa Luzia”.


CHÁ NA CASA DA MONTANHA Domingo 10 de Janeiro pelas 15h

FILMES

Quarta-Feira 13 Janeiro 21h MiratecArts

Estádio Municipal da Madalena

ENGLISH PROGRAM

Lançamento do ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA com a artista Helena Amaral.

As pinturas do Luso-Francês Carlos Farinha e conversa com o artista.

The High Road | Nils Kaltschmidt | 27:30 | Áustria | 2015 Cycling nonstop across the Himalayas on one of the most dangerous roads in the world. Cycle me home - Transsylvania | Levente Klára | 28:00 | Hungria | 2015 A film crew encounters a strange cyclist group in the hills of Transylvania and follows them on their journey to conquer one of the most dangerous roads of the planet. Strangers in the Forest of Taboos | Damian McDermott | 58:40 | Austrália | 2015 No Map, No Fuel, No idea. Four Australian mates trek into the interior of Central Ceram in the Maluku region of Indonesia.

Apresentação do video promocional do Geoparque Açores. MONTANHA ARTE apresentação de Terry Costa inclui montanhas museu, aventuras em luz e muitos mais projetos criativos em montanhas do mundo. Photo courtesy of Zaha Hadid Architects

What the Flute wants to Sing | Karin Hazé & Aura Canela | 3:08 | Canadá/República Dominicana | 2014 A precious virtual connection between artists with Moe Clark´s poem.

Bailo de Chamarrita liderado pela Casa da Música da Candelária.


MONTANHA CONCERTO & CD Senhor Vulcão

O VULCÃO Portugal/ Açores

Portugal

Música de um homem só e canções feitas à mão. Um dia comprou uma guitarra e começou a embalar ao som das cordas. Uma manhã de Janeiro decidiu gravar uma canção ao ritmo de uma stompbox feita de uma caixa de charutos. Fez sentido, aquelas palavras precisavam de ar. Seguiram-se mais onze. nasceu o "Montanha", sem esperar. Sexta 15 de Janeiro 21h Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico

14

Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico coreografia_ Sofia Sousa música_ Helder Bettencourt, "Entre o Céu e a Terra" remix_ DJ Nex fogo_ João Matos foto_ António Costa Uma peça de dança contemporânea original, primeiro apresentada no Jardim dos Maroiços no Azores Fringe Festival, agora recebe uma adaptação para esta nova localidade. Domingo 17 de Janeiro pelas 16h Logo de seguida à performance apresentamos o filme Cinzento e Negro (vê p.15)


CINZENTO E NEGRO

Luis Filipe Rocha | 02h 06m | Portugal | 2015 Museu dos Baleeiros >>> Sábado 16 de Janeiro 21h >>> Domingo 17 de Janeiro 16h Depois de ser galardoado com 5 prémios no Festival de Cinema da Figueira da Foz, incluindo Melhor Longa Metragem, apresentações no estrangeiro do Brasil ao Canadá, o realizador Luis Filipe Rocha vem ao Montanha Pico Festival para apresentar o seu mais recente trabalho CINZENTO E NEGRO. Uma história vulcânica. Traição, roubo e fuga, perseguição e vingança. Amor, solidão e morte. Rodado no final de 2014, durante sete semanas, nas ilhas do Pico e Faial, esta longa-metragem do produtor Luis Galvão Teles da Fado Filmes e co-produção Luz Mágica Produções.

com a presença do realizador Luis Filipe Rocha


FILMES

Quarta-Feira 20 Janeiro 21h MiratecArts

Estádio Municipal da Madalena

IMAGENS MONTANHOSAS

Hoje não é Ontem | José Costa Barbosa | 26:10 | Portugal | 2015 As memórias de uma aldeia deserta. Montanhas da Amazônia | Ricardo Azoury | 25:00 | Brasil | 2015 O relato, cheio de humor e humanidade, das expedições científicas realizadas por cinco biólogos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Clara | Helvecio Parente | 14:43 | Brasil | 2015 Um homem visita uma casa na serra, com intenção de comprá-la, mas coisas estranhas acontecem. Whiteout | Rafael Duarte | 26:00 | Brasil/França | 2015 Uma viagem pela mente de um jornalista em busca de entender a paixão pela montanha durante uma escalada ao Mont-Blanc. Mind Mounter | Keitaro Oshima | 12:00 | Japão | 2015 O silêncio das imagens de cartões postais antigos.. José Bezerra | Pedro Medeiros | 13:00 | Brasil | 2015 Um mergulho no profundo sertão potiguar na trilha do fotógrafo em busca do humano oculto na mata.

16

AVENTURA & MÚSICA

Homem da Cidade e Violoncelo na Montanha Sábado, 23 Janeiro, hora a marcar inscreva-se nesta aventura: epicoazores@gmail.com Guilherme Rodrigues apresenta peça musical criada especificamente para o festival; denominada 'Montanha', a peça será tocada no cimo do Pico, marcando assim a subida do primeiro violoncelista com o seu instrumento ao ponto mais alto de Portugal! A não perder. Épico é uma nova forma de descobrir a ilha do Pico. A pé, de carro, ao amanhecer ou durante o dia, em pura diversão ou relaxamento na Natureza, queremos partilhar com os nossos convidados o melhor do Pico. Cada experiência merece ser única, e é esse o nosso desafio, que cada evento seja épico! Inscreva-se nesta aventura mandando mensagem para epicoazores@gmail.com ou info@mirateca.com


CHÁ NA CASA DA MONTANHA Domingo 24 de Janeiro pelas 15h Renato Goulart é um dos guias mais famosos da montanha do Pico. Seu carisma chega a milhares de turistas anualmente. Mais de 1000 subidas, uma montanha de experiências e histórias... Escritor paulo da costa (Angola/Canadá) apresenta poemas do manuscrito intitulado eco (lógico), assim como outros trabalhos em livro e audio-livro.

Ana Pacheco apresenta colecção de pinturas que depois vão para exposição na Câmara Municipal da Madalena, até ao fim do mês.

FILMES

Quarta-Feira 27 Janeiro 21h MiratecArts

Estádio Municipal da Madalena

STORIES AROUND MOUNTAINS (ENGLISH SUBTITLES) La Talega - The Bag | Beatriz Fariña | 10:00 | Espanha | 2015 Juan mete las cabras en el corral con prisa. Se lava por fuera de su casa y se viste con su único traje. Guarda algo en una talega y se echa a andar por el sendero. Near is Tomorrow | Mohammad reza Minapour | 9:33 | Irão | 2014 The story of a sculptur... Bachora - A Girl Like Me | Maya Meiri | 18:00 | Israel | 2015 You are looking for the furthest place. Because you want to escape, to start over, where no one knows you. Cat | Dave Crabtree | 10:00 | EUA | 2015 A girl and her grandfather are stranded in the mountain wilderness and have to connect with the unseen forces of nature in order to survive. Sola | Tomás Astudillo | 17:00 | Equador | 2015 Solitary climbs to the Himalayas are uncommon due to the huge compromise they represent. Documentary. Waiting for the Time | Burak Aras | 13:00 | Turquia | 2015 A Dream... A Poem... Kafal Pakyo - Bayberries Have Ripened | Niranjan Raj Bhetwal |16:00 | Nepal | 2014 Mother. Two sons. Their cows. Pucará, hacedores de cerámica | Carlos Garcia Cornejo | 19:00 | Pery | 2014 Pucarenos potters, their work and the story about their attempts to develop an industry of their art. Cold | Iván Martín Ruedas | 7:00 | Espanha | 2015 1908. A logger is looking for firewood in southern Alaska. This is his first winter in the Klondike. Ser | Hernán Molina Rodriguez | 15:15 | Colombia | 2014 Viviendo en aislamiento, un grupo de personas busca alcanzar la paz eterna, mediante ritos espiritistas.


CHÁ NA CASA DA MONTANHA Domingo 31 de Janeiro pelas 15h Madalena Matoso apresenta o livro MONTANHAS (Planeta Tangerina) com actividades para crianças de todas as idades.

DANZA CONTEMPORÁNEA de Catalina Lescano (Argentina). Aventureiro e escritor Pedro Cuiça (Portugal) apresenta Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking, um livro que, no seu conjunto, se assume, sem ambiguidades, como um manual na sua significação etimológica de "dar a mão", ainda que seja para ensinar a andar a pé! A Associação Ecológica Amigos dos Açores apresenta excertos de leitura com conversa sobre o livro de Aldo Leopold, "Pensar como uma Montanha". Artista Verónica Melo apresenta uma colecção de carimbos da flora açoriana incluindo Bremim da Montanha, a única planta endémica da montanha do Pico. 18

workshops Escolas interessadas em acolher artistas ou participarem em actividades na MiratecArts Estádio Municipal da Madalena, por favor entrem em contacto através de info@mirateca.com ou pelo telefone 963 639 996.

Terry Costa, Diretor Artístico da MiratecArts lidera actividades para todas as idades. Desde criação de teatro a jogos de improvisação, passeios à biblioteca ou museu local para pesquisa e observação da natureza através de olhos artísticos, actividades de artes plásticas à hora dos contos de montanhas, e muito mais. Os programas são elaborados específicos para as idades das turmas. A Associação Ecológica Amigos dos Açores lidera oficinas de Arte e Ecologia e momentos de leitura em escolas da ilha do Pico dentro da temática Montanha. Expressão corporal através de dança contemporânea com a bailarina Catalina Lescano. Madalena Matoso apresenta o livro MONTANHAS com actividades para os mais novos. A montanha: lugar para respirar, sítio alto para ver a vista, meta, metáfora, inspiração, introspeção, folha em branco. Neste livro a montanha é ponto de partida e ponto de chegada. No caminho entre os dois vamos inventar, criar, desenhar, colar, experimentar... ser artistas.


JUN2016

www.azoresfringe.com EXPOSIÇÕES, CINEMA, LITERATURA, WORKSHOPS, PERFORMANCES, DANÇA, TEATRO, MÚSICA

Montanha Pico Festival - Janeiro 2016  

Programa oficial do festival de artes de temática MONTANHA a acontecer na ilha do Pico, Açores, no mês de Janeiro 2016. www.mirateca.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you