

Ariana Grande revela diagnóstico de Covid-19 durante a divulgação de ‘Wicked: Para Sempre’ PÁGINA 7
Pantanal vira Sesc MS Vôlei e apresentará parceiros e elenco para a disputa da Superliga B
8


![]()


Ariana Grande revela diagnóstico de Covid-19 durante a divulgação de ‘Wicked: Para Sempre’ PÁGINA 7
Pantanal vira Sesc MS Vôlei e apresentará parceiros e elenco para a disputa da Superliga B
8







AgênciA EstAdo
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneça na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele está preso no local desde sábado (22). Agora, cumprirá a pena de 27 anos e três meses pela trama golpista, após Moraes decretar o trânsito em julgado do processo — encerrando a possibilidade de recursos. Na decisão em que determinou que Bolsonaro continue na sala de Estado-Maior na PF, Moraes determinou a realização de “exames médicos oficiais para o início da execução da

pena, inclusive fazendo constar as observações clínicas indispensáveis ao adequado tratamento penitenciário”. Transferir Bolsonaro para a Penitenciária da Papuda agora provocaria uma comoção po-
pular e política que o STF tenta evitar. Diante do inevitável trauma institucional de prender um ex-presidente condenado por tentativa de golpe, a ordem na Corte é que isso seja feito da forma mais discreta possível.
A premissa funcionou quando Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro no sábado. Os agentes não divulgaram imagens do ex-presidente sendo levado para a PF, em uma mostra de que a instituição segue a mesma recomendação de tentar manter o fogo baixo.
Na segunda-feira (24), houve troca de película da porta onde o ex-presidente foi avistado por fotógrafos no dia anterior, na intenção de preservar a imagem do réu.
Diferenças
Um dos objetivos é ressaltar a diferença no estilo do atual comando da PF em relação à época da Lava Jato. Quando Lula foi preso, em 2018, havia
uma multidão de apoiadores do petista no local, o que ressaltou a divergência política por trás da medida imposta pelo então juiz Sérgio Moro. O comprometimento com a discrição da prisão de Bolsonaro não vem apenas do STF e da PF. No dia 17, o comandante do Exército, Tomás Paiva, pediu a Moraes que os militares condenados não fossem algemados. A conversa ocorreu na residência do general, em Brasília. O ministro da Defesa, José Múcio, estava presente. Entre os militares condenados pelo STF estão o general Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno, que chefiou o GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
A estratégia de Alexandre Moraes tem sido a do gradualismo. Primeiro, impôs proibições a Jair Bolsonaro. Diante
O ministro Alexandre de Moraes determinou o início do cumprimento das penas dos oficiais-generais condenados por tentativa de golpe de Estado no processo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os ex-generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira e o ex-almirante Almir Garnier ficarão presos em instalação militar.
A informação da ordem de detenção para início da pena foi confirmada por integrantes do Exército e da Polícia Federal. Os generais ficarão no Comando Militar do Planalto. A ordem de prisão foi executada pelo Exército de forma coordenada e com participação da PF.
Moraes também determinou a execução da pena do general Walter Braga Netto, que estava detido em quartel no Rio de Janeiro. Ele permanecerá no mesmo local onde já estava preso.
Fim do prazo
O prazo para apresentação de recursos se encerrou às 23h59 desta segunda-feira (24), última chance para contestar o acórdão da Primeira Turma que rejeitou os primeiros embargos de declaração e confirmou as condenações. Parte das defesas protocolou novos recursos no limite do prazo, mas Moraes rejeitou os pedidos e certificou o trânsito, abrindo caminho para

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
o início do cumprimento definitivo das penas.
Com o trânsito em julgado, as prisões passam a valer como execução da pena, inicialmente em regime fechado. Heleno, que chefiou o GSI no Governo Bolsonaro, foi condenado a 21 anos de prisão em regime inicial fechado.
Já Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, recebeu pena de 19 anos. Braga Netto, que foi ministro da Casa Civil e também da Defesa, foi condenado a 26 anos. O almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, foi condenado a 24 anos de prisão em regime inicial fechado. (AE)
O que está fora de questão agora é o retorno dele para a
Gradualismo do descumprimento da ordem de ficar distante das redes sociais, o ministro determinou a prisão domiciliar. Com um novo cenário de manifestações convocadas para as proximidades da residência do ex-presidente e tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, Moraes ordenou a prisão preventiva. Dentro dessa lógica, manter Bolsonaro na carceragem da PF faz sentido. Mas, a depender de novos acontecimentos, o ex-presidente pode ser levado à Papuda.
prisão domiciliar, já que o local foi o palco da tentativa de violação do equipamento de segurança — o que o STF interpretou como risco de fuga. (AE)
osvAldo sAto
Na tarde desta terça-feira (25), o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres deixou seu escritório, no Lago Sul, em Brasília, para cumprir pena no 19.º Batalhão de Polícia Militar, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.
Ele foi condenado a 24 anos de prisão em regime inicial fechado, por envolvimento no caso da trama golpista. O movimento ocorre logo após o trânsito em julgado do processo pelo STF, determinado por Alexandre de Moraes.
A defesa de Torres não protocolou um segundo recur -
so contra a condenação, com os chamados embargos de declaração.
Segundo decisão do STF, o ex-ministro atuou de forma ativa na tentativa de manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. Ele teria oferecido suporte jurídico para decretos de medida de exceção, manipulado forças de segurança e participado da disseminação de desinformação contra o sistema eleitoral. Alexandre de Moraes declarou ainda o trânsito em julgado para o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin, que deixou o País em setembro e é considerado foragido. (Com AE)
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Mariana Pesquero (UFMS) e Thaís Cardoso
acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial.

Adriel MAttos
thAtiAnA Melo
A investigação do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) — braço investigativo do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) — demonstrou que o esquema de propina envolvendo vereadores, ex-vereadores e outras pessoas proeminentes em Sidrolândia teve origem em uma disputa política em 2021, quando começou a gestão da ex-prefeita Vanda Camilo (PP).
Na semana passada, o Gecoc, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), deflagrou a Operação Dirty Pix (“Pix Sujo”, em inglês), a qual revelou que o esquema desviou recursos do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa para pagar vereadores da legislatura passada e o presidente da entidade, Jacob Breure.

Os promotores destacaram que o conflito entre Vanda e Jacob consistia no fato da então prefeita querer influenciar a gestão do hospital, contrariando o atual presidente. Jacob teria buscado apoio na Câmara Municipal.
Blocos
A base da prefeita ficou com sete parlamentares, enquanto a oposição, que se autointitulou G8, reuniu oito vereadores. O objetivo era eleger o presidente da Casa. Porém, o bloco governista ganhou o controle da
Mesa Diretora.
“Nesse cenário, aproveitando-se da alocação de R$ 5,4 milhões pelo Governo do Estado para o município de Sidrolândia, destinados ao fortalecimento da saúde pública local, o presidente do hospital, senhor Jacob Breu-
re, articulou, por meio das empresas contratadas Farma Medical e Pharbox Distribuidora, o desvio de parte desses valores públicos para si e para vereadores, a fim de garantir apoio político à sua gestão e neutralizar resistências no âmbito do Poder Executivo”, escreveram os promotores de Justiça Bianka Machado Mendes, Adriano Lobo de Resende e Humberto Lapa Ferri.
O convênio foi assinado no ano de 2022 para a compra de um aparelho de ressonância magnética e uma autoclave industrial — máquina para esterilização de itens médicos — para o hospital. A direção pagou antes mesmo de receber os equipamentos.
Os promotores citaram reportagem do Jornal Midiamax, veiculada em agosto de 2023, que detalhou uma ação judicial proposta pela unidade médica exigindo a entrega dos aparelhos adquiridos.
Pagamento de propinas era feito diretamente a vereadores e por ‘terceiros’, aponta denúncia
Segundo o MPMS, os pagamentos indevidos eram feitos aos vereadores ou por meio de terceiros. Cledinaldo Cotócio (PSDB), Izaqueu Diniz (Gabriel Autocar, PSD) e Cleyton Martins receberam juntos R$ 145 mil da Farma Medical.
Adavilton Brandão (MDB) teria recebido R$ 20 mil por meio da conta da esposa. Três pessoas seriam operadoras do esquema: Júlio César Alves da Silva; a filha dele, Júlia Carla Nascimento; e a companheira de Júlio, que não foi alvo da ação.
SPOTLESS
“Júlio Cesar Alves da Silva exerce significativa influência política, evidenciando que um mero participante secundário no esquema de redistribuição de recursos ilícitos, mas sim figura com significativa capacidade de articulação nos bastidores, tornando-se peça-chave na sustentação política da gestão hospitalar”, avaliaram os promotores.
Júlio teria recebido R$ 482,5 mil da Farma Medical e da Pharbox, que seriam do mesmo dono. O empresário não foi alvo de
busca e apreensão.
A filha dele, Júlia, fez repasses de R$ 20 mil a Enelvo Felini Júnior (PSDB), Ademir Gabardo (Republicanos) e Cristina Fiúza (MDB); R$ 10 mil para outra pessoa citada; e R$ 5 mil para Elieu Vaz (PSB).
A esposa de Júlio César recebeu R$ 100 mil da Pharbox e enviou R$ 70 mil a Jacob Breure.
Esquema de propina
A Dirty Pix cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em Sidrolândia e Manaus (AM) em
18 de novembro.
Foram alvos da operação: Cristina Fiúza (MDB), vice-prefeita de Sidrolândia; Enelvo Felini Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Izaqueu Diniz (o Gabriel Autocar, do PSD), vereador; Cledinaldo Cotócio (PSDB), vereador; Adavilton Brandão (MDB), vereador; Jacob Meeuwis Breure, presidente do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa; Elieu Vaz (PSB), ex-vereador; José Ademir Gabardo (Republicanos), ex-vereador; Júlia Carla Nascimento; Júlio César Alves da Silva; Comercial Gabardo; Gabriel Auto Car; Farma Medical Distribuidora de Medicamentos e Correlatos; e Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos.
O advogado de Jacob Breure, Wellison Muchiutti, negou que ele fazia parte do esquema de propina via Pix. Em nota, a Pharbox garantiu ter entregue os dois equipamentos médicos comprados pelo hospital. (Adriel Mattos e TM)
Adriel MAttos
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul afastou o vereador Arnaldo Glaglau (PSD), investigado por participar de suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Terenos, revelado após operação em setembro de 2025. O escândalo tam-
bém tirou o prefeito Henrique Budke (PSDB) do cargo. A decisão atende pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Glaglau terá de ser monitorado por tornozeleira por 90 dias. O monitoramento se estende aos empresários Rinaldo Córdoba de Oliveira e Rogério Luís Ribeiro. O trio
fica impedido de manter contato com investigados e assinar contratos com o Poder Público. A Prefeitura de Terenos foi alvo da Operação Spotless em 9 de setembro. Foram expedidos 16 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão na cidade, na Capital e em Santa Fé do Sul (SP).
Esquema
Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa alvo da Spotless. A investigação apontou que o grupo tinha núcleos com atuação definida. Servidores públicos fraudaram disputas em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.
Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassam R$ 15 milhões. O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços e aceleravam pagamentos.

Vinicios ArAuJo AnnA Gomes
Parte do duodécimo da Câmara Municipal retornou aos caixas da Prefeitura de Campo Grande para acelerar a operação tapa-buracos, afetada pelas fortes chuvas registradas na Capital nas últimas semanas.
Segundo o presidente da Casa, Papy (PSDB), a devolução, que deve acontecer até o dia 31 de dezembro, foi antecipada após articulação do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli.
Ele esteve na Câmara no início do mês, levando aos vereadores dados da atuação da pasta na execução das obras na Capital. “Com articulação, conseguimos usar o recurso para o ta-
pa-buracos”, disse Papy.
Conforme o presidente da Casa, os R$ 9 milhões que restaram do duodécimo de impostos retidos e dividendos foram utilizados na retomada das empresas de execução do tapa-buracos. O serviço foi reiniciado em diversas localizações da Capital desde a semana passada.
Em 4 dias de operação intensificada, mais de 6 mil buracos foram tapados em Campo Grande. Sem chuvas, os trabalhos estão sendo executados a partir das 6h e indo além das 17h.
Para além do tapa-buracos, o compromisso da prefeita Adriane Lopes (PP) é de executar um extenso programa, avaliado em aproximadamente R$ 540 milhões, asfaltando 38% das vias não pavimentadas em 33 bairros.


Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
Jennifer ribeiro
Com risco de nova paralisação, o Consórcio Guaicurus iniciou o pagamento do adiantamento salarial dos funcionários, o “vale”, na tarde desta terça-feira (25), após cinco dias de atraso. Anteriormente, a empresa teria alegado falta de recursos para efetuar o pagamento, mesmo com contrato bilionário e tendo recebido repasses da Prefeitura de Campo Grande.
A informação foi confirmada por Demétrio Freitas, presidente do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande). Segundo o sindicalista, os pagamentos começaram por volta das 16h.
Apesar disso, motoristas relataram temer o atraso da primeira parcela do 13.° salário, que deve ser depositada até sexta-feira (28). Caso o pagamento não ocorra no prazo estabelecido, novas paralisações não são descartadas.
Atrasos recorrentes
No mês passado, a empresa também descumpriu o acordo de adiantamento salarial,

mesmo lucrando com o contrato bilionário firmado até o ano de 2042.
O valor do adiantamento salarial não cumprido pelos empresários do consórcio em outubro representa cerca de 8% dos ganhos mensais, em média, obtidos com o contrato bilionário na primeira década do acordo. Entre dezembro de 2013 e 2024, o Consórcio Guaicurus faturou, em média, cerca de R$ 180 milhões ao ano. A receita total no período foi de R$ 1,8 bilhão, conforme perícia do Ibec Brasil (Instituto Brasileiro de Estudos Científicos Ltda.) paga pelos empresários do grupo no ano passado.
Episódio semelhante ocor-
reu em dezembro de 2023. Naquela época, o grupo empresarial atrasou pagamento por oito dias, e só pagou após determinação de desembargador da Justiça do Trabalho, conforme lembrado pelo presidente do STTCU, Demétrio Freitas.
A concessionária que opera o sistema de transporte coletivo de Campo Grande já deixou de pagar à Prefeitura quase R$ 7 milhões em ISS. Desde 2022, os empresários dos ônibus estão isentos de pagar o tributo, benefício que, entre idas e vindas, começou em 2013.
A previsão para os 12 meses de 2025 é de que o município deixe de arrecadar R$ 9.582.865,19.
No dia 22 de outubro, os terminais de ônibus amanheceram fechados por uma paralisação que durou cerca de três horas. Porém, conforme denúncias de ex-motoristas publicadas pelo Jornal Midiamax, a “greve fake” seria uma manobra do Consórcio Guaicurus para pressionar a
CLIMA
Prefeitura pelo envio de mais dinheiro.
Secretários da Prefeitura informaram que a administração adiantou R$ 2,3 milhões aos empresários após reunião com a diretoria do consórcio no mesmo dia da paralisação. Mesmo assim, o grupo não pagou os motoristas, e o sindicato passou a
ameaçar parar o transporte de novo, no dia 27. Porém, após a divulgação de denúncias de suposta “greve fake”, o consórcio recuou e pagou os motoristas após sete dias de atraso. Assim, o sindicato cancelou a assembleia que poderia definir nova paralisação. (Jennifer Ribeiro)
Campo Grande registra a menor umidade do ar do país
osVAldo sAto
Depois de um fim de semana com tempo fechado, o Sol voltou a “dar as caras” em Campo Grande. Com isso, a umidade relativa do ar baixou para 15%, colocando a Capital como a cidade com o índice mais baixo em todo o
país. Além disso, os termômetros chegaram a marcar 33,4 ºC na tarde desta terça-feira (25). Também em destaque no ranking das cidades brasileiras com menor umidade relativa do ar, aparece Aquidauana, com índice de 17%, segundo lugar no ranking. Na sequência, aparecem Picos (PI) e Valença
do Piauí (PI), com 18%. O tempo firme deve seguir no decorrer da semana em Campo Grande. Nesta quarta-feira (26), a cidade deve ter mínima de 21 ºC e máxima de 33 ºC. Na quinta-feira (27), a mínima será a mesma, mas a máxima sobe para 35 ºC e deve perdurar até sábado (29).

OPERAÇÃO SUCESSIONE
Gabriel MayMone
ThaTiana Melo
Marcos Morandi
renaTa Volpe
Equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) foram às ruas cumprir mandados em Campo Grande e Dourados. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, pai e dois irmãos do deputado estadual Neno Razuk (PL) foram presos.
Além de Roberto Razuk (pai de Neno), Rafael e Jorge (irmãos), também houve mandados contra o advogado Rhiad Abdulahad, o empresário Sérgio Baltazar e Samuel Ozório Júnior. Rafael, irmão de Neno, foi candidato a vereador em Dourados pelo PSDB e ficou como
Sobrinho de
Gabriel MayMone rodriGo sanTos
Arquivo

esquerda para a
suplente.
Neno Razuk é apontado pelo Gaeco como líder da organiza-
ção criminosa que contava com policiais militares como “gerentes” de grupo que controlava o
jogo do bicho no Estado. Em Dourados, viatura do Batalhão de Choque apreen-
deu malotes na casa dos pais do parlamentar, Roberto, ex-deputado estadual, e Délia Razuk, ex-prefeita do município.
Mais mandados
Ainda em Dourados, foram cumpridos mandados na casa de Sérgio Donizete Balthazar, proprietário da Criativa Technology e amigo próximo dos Razuk. A empresa de Sérgio entrou com ação na Justiça para derrubar licitação de R$ 54 milhões da Lotesul. Roberto Razuk pagou as custas iniciais do processo. Já na Capital, os agentes cumpriram mandados na casa do chefe de gabinete do parlamentar e no escritório de Rhiad Abdulahad.
A reportagem tentou contato com Neno Razuk, mas as ligações não foram atendidas.
Sobrinho do traficante Jarvis Pavão, Jonathan Gimenes Grance, e o chefe de gabinete do deputado estadual Neno Razuk (PL), Marco Aurélio Horta, estão entre os presos durante operação do Gaeco contra organização criminosa que explora o jogo do bicho na Capital.
Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, foram levados à Cepol o em-
presário e suplente de vereador de Corumbá, Marcelo Tadeu Cabral, proprietário do Show de Prêmios Pantanal, e Samuel Osório Júnior.
Jonathan já havia sido alvo em outras fases da Successione, mas não havia sido encontrado. O advogado Alípio Oliveira, que representa Marco Aurélio, disse que “foi uma prisão preventiva. Meu cliente vai passar a noite aqui e amanhã [hoje] vai para audiência de custódia. Vou agora pedir acesso ao pro-
cesso para me inteirar e avaliar qual medida tomar”.
Ação contra o jogo do bicho
A operação do Gaeco deflagrada nesta terça-feira (25) é o 4.º desmembramento da Successione e atinge ao menos 20 alvos, entre eles, o clã Razuk. Os mandados foram cumpridos em cinco cidades de Mato Grosso do Sul — Dourados, Campo Grande, Corumbá, Maracaju e Ponta Porã —, no Paraná, em Goiás e no Rio Grande do Sul.
Ex-prefeita de Dourados, Délia Razuk (PSDB) afirmou ao Jornal Midiamax que o marido e ex-deputado estadual Roberto Razuk, preso aos 84 anos nesta terça-feira (25) em operação do Gaeco, teria a saúde extremamente delicada.
Segundo a mãe do deputado douradense Neno Razuk (PL), o patriarca teria passado por duas cirurgias oncológicas para remoção de tumores na bexiga e no rim. “Ele acabou de fazer duas cirurgias. A situação dele de saúde é extremamente delicada”, disse.
Foram presos também dois dos quatro filhos do casal: Jorge Razuk e Rafael Razuk. Neno

não figura entre os alvos da ação desta terça-feira.
A operação do Gaeco atinge endereços em Dourados e Campo Grande. Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, são cumpridos 6 mandados de prisão.
Em nota, o MPMS aponta que fases anteriores da Successione revelaram uma “organização criminosa armada, violenta, que se dedicava à exploração de jogos ilegais, corrupção e demais delitos correlatos”. Foram apreendidos armamentos e dinheiro em espécie. Confira a lista de alvos:
• Roberto Razuk, ex-deputado estadual e pai de Neno
• Rafael Razuk, irmão de Neno
• Jorge Razuk, irmão de Neno
• Rhiad Abdulahad, advogado
• Sérgio Donizete Balthazar, empresário
• Samuel Ozório Júnior, dirigente sindical
• Jonathan Gimenes Grance, sobrinho de Jarvis Pavão
• Marco Aurélio Horta, chefe de gabinete de Neno
• Marcelo Tadeu Cabral, suplente de vereador e empresário (alvo de busca e apreensão, mas detido com armas)
• Wilian Ribeiro de Oliveira, preso em Goiás. (Com Fábio Oruê)
estado de saúde ‘extremamente delicado’
Prisão domiciliar
Délia Razuk foi vereadora de Dourados por dois mandatos, entre 2008 e 2016. Ela presidiu a Casa de Leis em 2010 e assumiu a gestão municipal interinamente após a Operação Uragano. Foi eleita prefeita de Dourados em 2016, comandando a gestão da maior cidade do interior até 2020.
A defesa do ex-deputado estadual entrou com pedido de prisão domiciliar. Apesar de não ter conseguido até então acessar o conteúdo da denúncia, a dupla de advogados, André Borges e João Arnar, entrou com o pedido por conta da saúde do ex-deputado. (Com FO)
A operação seria desdobramento da Sucessione, que investiga ligação de Neno Razuk com o jogo do bicho. O parlamentar passou por audiência neste ano.
Naquela operação, agentes cumpriram mandados na casa do deputado, em um condomínio de luxo da Capital. Quatro assessores e major aposentado da PM, Gilberto Luiz, foram detidos.
Neno foi acusado de usar servidores da Sejusp para a organização do jogo do bicho. As denúncias causaram um racha na Secretaria.
Reportagem do Jornal Midiamax, em julho de 2024, revelou uma guerra entre os grupos de Neno Razuk, “Banca BR”, contra outro grupo, “Banca Kapital”, que estaria tentando dominar o jogo do bicho em Campo Grande.
Segundo anotadores de apostas, policiais estariam abordando cambistas para impor a mudança do controle das banquinhas para os donos da “Banca BR”.
Em agosto de 2024, um perito da Polícia Civil foi denunciado para a Corregedoria por ameaçar anotadores do jogo do bicho do grupo que seria rival de Neno. (VA e FO)

RodRigo SantoS
Lívia BezeRRa
O adolescente Breno Alves, morto em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, teria executado um garoto identificado como Enzo, de 15 anos, no Jardim Nhanhá, em 6 de setembro, e fugido após o crime. Na madrugada desta terça-feira (25), Breno morreu em confronto após tentar fugir e apontar um revólver contra os policiais.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, após a execução de Enzo, Breno teria usado as redes sociais para ostentar fotos armado. As imagens mostravam o menor com uma pistola com carregador alongado na cintura e emojis configurando, na linguagem criminal, a ideia de “matar alguém na surdina”. Além de postar as fotos, a família da vítima se sentia ameaçada por ele.

Dias depois, Breno teria sido localizado pelo Batalhão de Choque, mas fugiu pulando muros e adentrando uma região de mata. Na ocasião, ele abandonou uma motocicleta furtada e drogas. Depois da fuga, diligências para tentar localizá-lo foram iniciadas e, na madrugada desta terça (25), Breno foi encontrado em uma casa no Portal Caiobá, após denúncia anôni-
ma. Ele tentou fugir pelo telhado, mas houve confronto com os policiais. Ferido na ocorrência, Breno foi a óbito no Hospital Regional.
Confronto
Após denúncia anônima, os policiais se aproximaram do local, momento em que foram recebidos por uma adolescente de 17 anos na entrada de uma casa, acompanhada de um homem.
Entretanto, no momento em que os militares eram recebidos, outro suspeito foi flagrado fugindo em direção aos fundos da casa. A equipe do Batalhão de Choque iniciou buscas e constatou indícios de acesso recente ao telhado. Um dos policiais localizou o suspeito.
Ele foi abordado, mas se levantou com um revólver nas mãos, o qual teria apontado em direção ao policial. Houve confronto e o adolescente caiu ao chão da casa ao lado com a arma.
Mesmo baleado, o adolescente tentou fugir e teria efetuado mais dois disparos contra o policial. Ele correu para os fundos da casa vizinha, mas caiu novamente. O garoto foi socorrido pelos militares e encaminhado ao HR, onde não resistiu. Breno tinha um mandado de apreensão em seu desfavor.
Um jovem de 18 anos foi preso nesta terça-feira (25) pela DEPCA e a Deaij, na Coophavilla II, com conteúdos de pornografia infantil. Ele responde por crimes semelhantes e por induzir uma menina de 12 anos à automutilação e atos libidinosos. (Aline Machado)
A Polícia Militar de Dourados atendeu, na madrugada de segunda-feira (25), caso de violência doméstica no qual um homem, de 28 anos, sob efeito de entorpecentes, agrediu a mãe, que tentava separar briga dele com o primo. Ela sofreu ferimento no braço e foi socorrida. (Marcos Morandi)
Execução na Nhanhá setembro. Os jovens estavam sentados em frente à residência com outras pessoas, quando os atiradores passaram em uma motocicleta e realizaram
os disparos.
Imagens de câmera de segurança registraram a dinâmica do crime, na noite de 6 de
TRIBUNAL DO JÚRI
O Tribunal do Júri de Campo Grande absolveu, na manhã de segunda-feira (25), Rafael Ortiz Sobrinho, acusado até então pelo homicídio de Hugo Henrique Beltrão Santana e homicídio tentado de Josaine Roberta Soares de Melo. O crime ocorreu no dia 31 de dezembro de 2023, na Rua Ciríaco Maymone, na Vila Bandeirantes. O crime foi registrado por câmeras de segurança. Hugo morreu a tiros num Hyundai HB20 prata. Josaine teve o tornozelo atingido pelos tiros. Ela foi socorrida por três amigas que estavam no veículo.
Rafael foi preso em 27 de fevereiro deste ano, durante audi-
ência de instrução e julgamento. Como contra ele havia um mandado de prisão em aberto, foi acionada a Guarda do Fórum que cumpriu a prisão.
Julgamento
Rafael passou por julgamento na 1.ª Vara do Tribunal do Júri, onde teve a revogação da prisão preventiva, devido ao resultado do júri. A defesa sustentou absolvição por negativa de autoria; absolvição genérica; e afastamento das qualificadoras, em caso de condenação.
O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria dos delitos, porém, entendeu que o acusado deve ser absolvido.
Naquela noite, Enzo foi atingido no peito por cinco tiros, enquanto o irmão foi atingido nas nádegas por dois disparos.
AERO RANCHO
Na tarde de segunda-feira (25), um indivíduo armado com uma faca de açougueiro invadiu um supermercado e criou um verdadeiro cenário de pânico no Aero Rancho.
Nas imagens, encaminhadas ao Jornal Midiamax, é possível ver o homem vestido com uma camiseta manga longa azul, com uma mochila nas costas e encapuzado. Ele portava uma faca do tipo açougueiro na mão.
Na tentativa de reagir, um dos funcionários pegou uma cestinha e partiu para cima do criminoso. Outros funcionários e clientes conseguiram retirar o homem da loja. A GCM o prendeu. (LC)
Os dois foram encaminhados para a UPA Leblon, mas Enzo não resistiu. O irmão ferido disse não saber a motivação do crime. (RS e LB)
JARDIM TARUMÃ
Um jovem de 22 anos deu início a uma perseguição após desobedecer ordem de parada em fiscalização de trânsito, nesta terça-feira (25), no Jardim Tarumã. Durante a fuga, ele invadiu a calçada e realizou manobras perigosas. Policiais do BPMTran pediram para que o jovem parasse, mas ele fugiu. O motociclista subiu na calçada e realizou manobras perigosas, até que perdeu o controle da moto e lesionou o pé. Em seguida, se escondeu em uma residência, onde foi detido. O motociclista disse que não tem CNH. (Aline Machado)
A Justiça de Dourados converteu em prisão preventiva a detenção de um homem de 33 anos, acusado de agressão e violência sexual contra uma mulher de 28. Ele está na Penitenciária Estadual de Dourados após dar carona a um casal, fugindo à força com a vítima. (Marcos Morandi)
Batalhão de Polícia Militar Rodoviária apreendeu 550 pacotes de cigarros, avaliados em R$ 34,5 mil, perfumes e medicamentos na MS-164, em Ponta Porã, na noite de domingo (23). Equipe abordou o condutor de um VW Gol, que levava produtos sem documentação fiscal. (Diego Alves)
Veja

LE BLOG MARIA ANTONIA
Ariana Grande revelou ter contraído Covid-19 durante a agenda de divulgação de “Wicked: Para Sempre”. A cantora compartilhou um álbum de fotos da etapa de promoção em Nova York e chamou atenção para um registro nos bastidores de sua participação no “Fallon Tonight”, gravado na terça-feira (18) e exibido no dia seguinte. Na legenda, ela escreveu: “Momentos antes da Covid”, indicando que já estava prestes a apresentar sintomas.
Segundo a Variety, Ariana precisou declinar de entrevistas. Ela já havia cancelado compromissos em Nova York em solidariedade a Cynthia, que havia perdido a voz.


Chadwick Boseman recebeu uma homenagem póstuma na Calçada da Fama de Hollywood na quinta-feira (20). O Rei T’Challa de “Pantera Negra” ganhou a estrela quase quatro anos após sua morte, em agosto de 2020, aos 43 anos, após uma batalha contra um câncer de cólon.

Agripino diz a Tânia que Ricardo está possivelmente em recuperação. Filipa e Nina viram vizinhas de Pam. Filipa ignora Jaques. Samuel bebe demais e briga. Jaques revela a Rosa que pediu uma audiência sobre sua curatela. Filipa busca seus pertences na mansão, e Jaques a impede de deixar o quarto.


• Áries
Derrick e Kevin, irmãos do ator, estiveram presentes, assim como Letitia Wright e Michael B. Jordan. Taylor Ledward, viúva de Chadwick, recebeu o certificado. Viola Davis e Ryan Coogler, diretor de Pantera Negra, discursaram sobre o legado do ator.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA: • midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia

Samir e Picolé se desesperam ao ver o fogo na fábrica. Samir implora por ajuda, e Candinho enfrenta o fogo para resgatar o menino. Felícia avisa a Zulma sobre o sumiço de Samir. Sandra e Ernesto comemoram o sucesso de seu plano. Candinho se prepara para enfrentar o fogo e tirar Samir da fábrica.
Macedo e Edilberto dão informações a Ferette da nova cuidadora que vem de Minas Gerais para ficar com Josefa. Arminda se lembra de como articulou a morte de Rogério com Ferette, depois que o ex-marido descobriu a Casa da Farinha. Gerluce deixa claro a Jorginho que nunca irá perdoá-lo, e que não permite que ele se aproxime de Joélly.
A comunicação com potenciais empregadores será extremamente positiva. Não há dúvida de que você será capaz de convencer alguém de qualquer coisa, mesmo que não tenha ideia do que está falando.

• Touro
Deixe seu lado único brilhar. Aqueles que aplicam as mesmas ideias repetidamente vão ficar para trás. Este não é o dia para acompanhar a multidão. Seja você mesmo e você se destacará e será recompensado.

• Gêmeos
Uma explosão de energia positiva está disponível. Você se sente mais forte e poderoso do que nunca. Se há um acordo que você precisa fazer ou alguém que precisa persuadir, este é o dia para fazê-lo. Você terá sucesso.

• Câncer
Alguém tentará manipulá-lo de alguma forma. Muito provavelmente, um colega tentará mostrar que ele ou ela sabe mais do que você. Não se deixe enganar. Em última análise, confie apenas em si mesmo.

• Leão
As ideias fluem sem parar, mas, por algum motivo, há uma grande força que parece impedir você de colocá-las em ação. Perceba que a maior parte desse bloqueio é simplesmente sua própria construção mental.

• Virgem Saia da rotina. Não faz sentido ficar preso no mesmo padrão. Isso limita você mais do que você imagina. Tente algo novo. Ficará surpreso com a forma como as portas se abrem automaticamente quando fizer isso.
www.coquetel.com.br
Conjunto de músicos
Controle da população no estado de sítio Dom (?): o cavaleiro sonhador (Lit.)
Solto; desprendido Sílaba de "urnas"
Desaparece com algo
Salto (?), especialidade olímpica do atletismo Anda
Letra que só antecede o "U" Pedra preciosa de cor vermelha 4, em algarismos romanos
O polar é branco
Bia Nunnes, atriz
Coletivo de "abelhas" (Gram.)
Causar distensão em músculo, ligamento etc.
"A vida imita a (?)" (dito)
(?) Santana, cantor brasileiro
Excelente Tipo de camisa
Área de atuação do pedagogo
O transporte do Papai Noel
Base do caviar Santo (abrev.)
Estado brasileiro Extensão de vídeo
quem se deve dinheiro Surra; sova (pop.)
Beco; viela Móvel da cozinha
Palavra ou expressão recorrente de alguém Decalitro (símbolo)
Animais da vaquejada
Excursão do artista
Camisa 10 da seleção do Tetra (fut.)
"(?) Só Falta Você", música Consoantes de "rena"
Dieta Silvino Neto, compositor
Artur da Távola, jornalista
Fio de metal flexível
BANCO 8 3/avi — dal. 4/coça.


• Libra
Você sentirá um grande empurrão. Essa força está pedindo que você mude de rumo. Não resista necessariamente a essa ideia. Você está em um ponto crítico em que é benéfico dar atenção aos outros.

• Escorpião Suas maiores frustrações hoje são com pessoas pouco organizadas. Seja paciente, embora isso possa não ser necessariamente fácil. Perceba que há algo valioso que você precisa aprender com eles. Ouça com atenção.

• Sagitário
Suas ideias estão mais inventivas e inovadoras do que o normal. Preste atenção aos lampejos de brilhantismo que surgirão durante o dia. Essas ideias podem levá-lo longe se você as implementar adequadamente.

• Capricórnio
Tenha cuidado com alguém que usa muitos jargões sofisticados. Muito provavelmente, essa pessoa está cheia de si e nada mais. Ele ou ela tentará manipular você, então, tome cuidado. Não se deixe enganar.

• Aquário
Não se preocupe em manter os pés no chão ou ser prático. Mesmo que tente, você não terá muito sucesso. É melhor concentrar sua energia em suas ideias selvagens, brilhantes e únicas. Eles vão te levar longe.

• Peixes Incorpore mais das últimas tecnologias e ideias de ponta ao seu trabalho. Não fique para trás enquanto os outros avançam. Esteja disposto a fazer isso rapidamente. O ritmo manterá você alerta o dia todo.

OsvaldO satO
Em fase final de preparação para sua participação na Superliga B, o Pantanal Vôlei apresenta uma novidade que surpreende o cenário esportivo local. Na quinta-feira (27), será anunciada a mudança de nome da equipe para Sesc MS Vôlei e a adesão da entidade como parceira do projeto da AECGV (Associação Esportiva Campo Grande Vôlei).
A coletiva irá ocorrer no MIS (Museu da Imagem e do Som), às 14h30, quando serão realizadas a premiação da equipe pelo terceiro lugar na Superliga C nacional e a apresentação dos novos parceiros e dos atletas que defenderão o Estado.
ÓTIMOS RESULTADOS

Como Pantanal Vôlei, a equipe obteve classificação para a Superliga B ao terminar a C na terceira posição (os quatro melhores subiram), em evento em outubro, em Salvador (BA).
Expectativas
Com novos parceiros e patrocínios, o time aumenta a expectativa por sua participação na Superliga B. Além dos apoios do Sesc e do Governo do Esta-
Karina CampOs
Atletas sul-mato-grossenses retornaram com medalhas na mala após participarem da Copa do Brasil de Taekwondo Olímpico, no último fim de semana, em Canoas (RS). Ao todo, os jovens conquistaram quatro medalhas na competição.
Cinco atletas viajaram representando o Estado e a academia Redwolf Taekwondo. O mestre Paulo Barbosa, da Redwolf Taekwondo, destacou o bom desempenho dos competidores, considerando o alto nível técnico do evento. “Os atletas não deixam nada a desejar, e o resultado provou isso”.

do, foram anunciados, de forma prévia, outros parceiros, como Sanesul, Academia Pleno Vigor e Vetorial Siderurgia.
A estreia do Sesc-MS está prevista para sábado (29), às 19h30, fora de casa, contra o Blumenau (SC). Os nomes do elenco também já foram anunciados, sendo sete atletas de outros Estados e onze jogadores naturais de Mato Grosso do Sul.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou o salto de qualidade que o projeto representa para o esporte local.
“O voleibol de Mato Grosso do Sul vive uma fase de profissionalização inédita, resultado de trabalho sério e de parceiros que acreditam no potencial do
Estado. Apoiar o Sesc MS Vôlei é investir no fortalecimento do esporte e na inspiração de novos talentos”, afirmou o secretário.
“O Sistema Comércio MS, por meio do Sesc, viu uma grande oportunidade de contribuir com o crescimento do esporte em nosso Estado, reconhecendo o voleibol como uma potente ferramenta de promoção da qualidade de vida e transformação social. Ao patrocinar o time, o Sesc fortalece ainda mais o incentivo ao esporte em Mato Grosso do Sul, dando mais visibilidade aos atletas locais, destacando a importância da dedicação e da superação”, afirmou o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.
O grupo viajou para a competição graças ao apoio de patrocinadores e à venda de rifas. “Graças ao suporte de cada um, conseguimos proporcionar treinamentos de qualidade, participar de competições importantes e, sobretudo, transformar a vida de nossos atletas, ensinando não só a arte do taekwon-
EXPECTATIVA
do, mas também disciplina, respeito e coragem”, completou.
Atletas premiados
• Ryan Gonçalves Ajala Ferreira de França – faixa preta, categoria cadete até 65 kg – medalha de prata;
• Vinícius Alexandre Amorim –categoria colorida juvenil até 45
kg – medalha de bronze;
• André Torraca Marques – categoria colorida cadete até 45 kg – medalha de bronze;
• Luana Yasmin de Oliveira Candia – categoria juvenil feminino até 55 kg – medalha de bronze;
• María Vitória Martinez Souza Trelha – categoria cadete feminino até 51 kg – 5.º lugar.
A Fifa divulgou nesta terça-feira (25) a composição dos potes para o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, que será realizada por Canadá, Estados Unidos e México.
O evento que definirá os confrontos da primeira fase está agendado para 5 de dezembro na capital americana, Washington.
O próximo Mundial contará com um recorde de 48 seleções, distribuídas em 12 grupos com quatro equipes cada.
A Seleção Brasileira foi confirmada no Pote 1, garantindo sua posição como um dos 12 cabeças de chave da competição. Ao lado de potências como Argentina, França, Inglaterra e Alemanha, o time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti evitará um con-
fronto direto com as principais favoritas logo na fase inicial. Os três países-sede também integram o Pote 1 e já têm suas chaves designadas: México no Grupo A; Canadá no Grupo B; e Estados Unidos no Grupo D.
Critérios
O Ranking da Fifa foi o parâmetro utilizado pela entidade para acomodar as 48 seleções nos respectivos potes.
Para garantir o equilíbrio geográfico dos grupos, a Fifa impôs restrições de confrontos continentais.
Cada grupo poderá ter somente uma seleção de cada confederação. A única exceção é a Uefa (Europa), que terá um limite de duas seleções por chave. Outro critério é a separação das quatro equipes mais bem classificadas no ranking mun-
dial (Espanha, Argentina, França e Inglaterra), que serão distribuídas em lados opostos na chave de sorteio para balancear a composição da tabela.
Potes
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa (A, B, C e D), Repescagem Intercontinental 1 e 2. (OS)