

Dua Lipa emociona São Paulo em noite de hits e convidados ilustres no palco e nos bastidores
PÁGINA 7

|
3
Queimada Solidária Midiamax políticos, influencers, empresários e universitários ajudarão Asilo
8



![]()


Dua Lipa emociona São Paulo em noite de hits e convidados ilustres no palco e nos bastidores
PÁGINA 7

|
3
Queimada Solidária Midiamax políticos, influencers, empresários e universitários ajudarão Asilo
8



Multinacional levou ‘invertida’ de juiz ao tentar anular processos, apontando má-fé dos advogados da população
| PÁGINA 4
Prefeitura registra mais de 200 pedidos de ações após temporais; estrada SE-1 e rotatória são parcialmente liberadas


DEFESA DO CONSUMIDOR | PÁGINA 6
Fábrica de iogurte é fechada em Terenos após denúncia sobre uso de selos de inspeção falsificados


QUESTÃO INDÍGENA | PÁGINA 2
Lewandowski assina portaria para demarcar terras em MS
3 :
|
‘Feirona’é reconhecida como Ponto de Cultura COMEMORAÇÃO | PÁGINA 5 Lei autoriza parquímetro a R$ 5 e cria 6,2 mil vagas

DânDara Genelhú
Nesta segunda-feira (17), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou portaria para demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul e mais seis Estados. A decisão aconteceu no Dia dos Povos Indígenas na COP30, marcado por reivindicações sobre os territórios originários no país.
A portaria trata da demarcação de dez territórios em sete Estados. O processo demarcatório ainda depende de homologação da Presidência.
Os Estados com possibilidade de novas demarcações são: Amazonas, Bahia, Mato Grosso

do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Se o presidente Lula homologar a portaria, mais de 11 mil indígenas serão atendidos.
Segundo o UOL, edição extra do DOU (Diário Oficial da União) deve formalizar a demarcação e dar detalhes sobre as terras incluídas na portaria.
Se homologada e oficializada, a demarcação se soma aos outros 20 processos abertos no Brasil.
Porém, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil apresentou ao Governo Federal estudo identificando que 107 terras indígenas estão aptas para avanço no processo demarcatório.
Demarcações
Há seis anos sem demarcação, o Brasil viu a retomada dos processos em dezembro de 2024, quando a União reconheceu três territórios pelo país. Nesta segunda-feira, o ministro reconheceu a terra indígena de Tupinambá de Olivença, da Bahia. O ato simbólico
representou a demarcação da área de 47 mil hectares. O território estava entre as promessas do Governo Lula, quando atuava na devolução do manto Tupinambá, usado em rituais sagrados pela população originária.
O povo tupinambá briga pela demarcação do território há anos. Desde então, enfrentou uma série de conflitos fundiários e as principais lideranças do grupo vivem sob o Programa de Proteção após ameaças. O item estava na Dinamarca e foi repatriado em julho do ano passado, trazido sob sigilo. Há apenas 11 mantos do tipo — os demais estão na Europa.
O ataque de pistoleiros na manhã de domingo (16) na Fazenda Cachoeira, em Iguatemi, resultou em duas mortes e deixou outros dois feridos, entre eles um indígena de 14 anos. Outro indígena, suspeito de uma das execuções, foi identificado e detido.
As mortes registradas foram do indígena Guarani Kaiowá Vicente Fernandes Vilahalva, de 36 anos — morto com traumatismo craniano decorrente de disparo de arma de fogo — e de Lucas Fernando da Silva, de 23, funcionário da fazenda e morto por ruptura hepática e choque hemorrágico.
Um indígena suspeito pela execução foi encaminhado à Polícia Federal — responsável pela investigação e demais procedimentos relacionados ao caso. Um terceiro homem precisou ser hospitalizado. Ele foi atendido em um hospital de Iguatemi, mas foi necessária a transferência para Dourados.

Por fim, um indígena, de 14 anos, foi ferido no braço e deu entrada no hospital em Iguatemi — mas fugiu antes da conclusão dos atendimentos médicos.
Atuação da Sejusp
A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou em nota que as forças estaduais de segurança estão atuando exclusivamente em apoio à Polícia Federal.
“A Sejusp reforça que no momento do confronto nenhuma força estadual de segurança atu-

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
ava na região. As forças estaduais de segurança seguem atuando em apoio à Polícia Federal, que conduz as investigações”, diz trecho da nota.
Também em nota, o Ministério dos Povos Indígenas reforçou a necessidade de investigações rigorosas e uma ação conjunta para combater os grupos de pistoleiros que atuam na região.
A pasta ressaltou, ainda, a importância de políticas que fortaleçam a proteção dos indígenas e de seus territórios.
A Fazenda Cachoeira foi arrendada por duas empresas de produção e exportação de carne. Cerca de 120 famílias da Aldeia Pyelito Kue vivem em uma área de 97 hectares, traçada a partir de um acordo judicial de 2014, segundo o portal O Joio e o Trigo.
Esta propriedade é uma das 44 que estão sobrepostas à Terra Indígena Iguatemipeguá I. O território há mais de 10 anos é delimitado como terra Guarani Kaiowá pela Funai.
Nos últimos anos, a comunidade é palco de conflitos por demarcação de terra e retomadas dos povos originários.
Na primeira semana de novembro, foi instituído um Grupo de Trabalho Técnico pelos Ministérios dos Povos Indígenas, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O foco é a elaboração de subsídios técnicos para a mediação de conflitos envolvendo os povos indígenas no sul do Estado, incluindo levantamentos e estudos sobre áreas públicas e privadas.
Justiça Federal proíbe PM
A Justiça Federal concedeu tutela provisória de urgência — uma decisão emergencial — para proibir a atuação da Polícia Militar e de outras forças policiais estaduais na área de retomada em Iguatemi.
O juiz federal Lucas Miyazaki dos Santos, da 1.ª Vara Federal de Naviraí, determinou que o Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), “[…] se abstenha de praticar qualquer ato de remoção forçada, despejo, desocupação ou retirada dos indígenas da Comunidade Pyelito Kue, bem como de seus pertences e barracos, da área ocupada”. (LC)
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Mariana Pesquero (UFMS) e Thaís Cardoso (UCDB) | Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando
suntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco,

Adriel MAttos
A tentativa da JBS de encerrar as ações individuais de moradores da Nova Campo Grande contra o mau cheiro de um frigorífico não deu certo. O juiz Flávio Saad Peron, da 15.ª Vara Cível da Capital, rebateu todos os argumentos dos empresários para acabar com o caso.
A defesa da JBS alegou que os advogados dos moradores agiram com litigância de má-fé — ou seja, teriam sido desonestos, uma vez que os pedidos tratam de direitos coletivos.
A multinacional sustentou operar no bairro há 15 anos, sempre com o licenciamento ambiental em dia — que não apontaria o fedor da unidade. A última vistoria teria apontado suspeita de mau cheiro.
Para o magistrado, não há como falar em desonestidade ou pedidos fraudulentos nas ações individuais, já que “é notório o fato, amplamente divulgado na

imprensa local, de que os moradores da vizinhança da planta industrial da ré [JBS] na Avenida Duque de Caxias, vêm, há vários anos, reclamando e solicitando providências das autoridades, acerca do constante mau cheiro da região, que ale-
gam ser proveniente das instalações da ré”.
Saad Peron considerou que não se pode descartar a ocorrência do mau cheiro. Além disso, negou a obrigação dos moradores de pagar os custos do processo, já que a JBS não pro-
vou que eles teriam condições de arcar com as taxas. O juiz manteve a suspensão de ações individuais até que a ação civil pública proposta pelo MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) seja julgada.
Promotoria aciona JBS
Após anos de inquérito e TACs não cumpridos, o MPMS entrou, em 2025, com ação civil pública contra o fedor exalado pela JBS no Nova Campo Grande. Denúncia no Conselho Nacional do MP motivou “puxão de orelha” no órgão. A promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro indica dois pontos não cumpridos pela JBS: cercar o frigorífico com árvores para “absorver” o odor — a JBS diz que realizou o plantio de mudas, mas o MP diz ser “inviável” aguardar que elas cresçam —; e apresentar relatório trimestral comprovando o bom funcionamento do novo sistema de exaustão de gases. Em agosto, a Justiça promoveu audiência de conciliação entre a JBS e os mais de 200 moradores que pedem indenização do frigorífico. A indústria não levou proposta para resolver o problema. A JBS também havia rejeitado um novo TAC.
FAKE CLOUD
Adriel MAttos
GAbriel MAyMone
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou pedido de soltura do empresário Lucas de Andrade Coutinho, preso há quase um mês na Operação Fake Cloud, do Gecoc-MPMS (Grupo Especial de Combate à Corrupção do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).
A defesa do empresário entrou com habeas corpus, negado pelo desembargador Emerson Cafure. Na mesma ação, foram presos o empresário George Willian de Oliveira e o ex-secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica de Corumbá, Nilson dos Santos Pedroso. Nilson passou para prisão domiciliar no início de novembro.
O TJMS ainda não julgou o habeas corpus de George.
O Gecoc/MPMS, com apoio do Gaeco, cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em 23 de

outubro de 2025, em Itaporã, Campo Grande e Corumbá. Nilson Pedroso, George Willian de Oliveira — proprietário da Citiz Tecnologia — e Lucas de Andrade Coutinho foram os investigados.
Armazenamento em nuvem
Investigação identificou um grupo que atuava fraudando, sistematicamente, processos de contratações públicas por dispensa de licitação, voltados ao fornecimento de licença de sis-
temas de backup de dados em armazenamento em nuvem para a Prefeitura de Itaporã, desde 2022.
Após negociações ilícitas dos empresários com agentes públicos, licitações foram simuladas e direcionadas para beneficiar uma determinada empresa, por meio de propostas fictícias e exigências técnicas, a fim de impedir que outras empresas pudessem disputar.
Os servidores forneciam informações privilegiadas aos empresários, para poder operacionalizar a fraude. Em troca, recebiam vantagens indevidas. O grupo é investigado por organização criminosa, fraude em contratações públicas, corrupção ativa e passiva.
A investigação do Gecoc apontou que Lucas Coutinho fazia a ponte entre George Willian e Nilson Pedroso. Assim, após definir a fraude com Nilson, Lucas combinava com George os preços falsos para forjarem uma disputa.
TRÂNSITO
Lei prevê parquímetro a R$ 5 e 6,2 mil vagas de estacionamento
A Prefeitura publicou lei que autoriza o Executivo a proceder com a concessão do estacionamento rotativo no Centro. A informação foi publicada no Diogrande desta segunda-feira (17). No documento, o município detalha o valor e as vias que terão alterações na hora dos motoristas estacionarem os veículos.
O número de vagas pode chegar a 6,2 mil, distribuídas em várias ruas e avenidas.
A tarifa de uma hora completa do estacionamento vai custar R$ 5, podendo sofrer futuros reajustes. Em abril de 2024, a Prefeitura sancionou o projeto prevendo que a prestação dos serviços terá o prazo de até 12 anos a contar da assinatura do contrato.
O valor adquirido pelas taxas devem ser destinados à Agetran e 20% à Agereg.
‘Fundão do transporte’ A implementação do Fundo de Mobilidade Urbana, um “caixa de garantias” para o Consórcio Guaicurus, está em análise na Procuradoria da Câmara. O estacionamento rotativo, visto como uma das principais fontes de arrecadação para o fundo, precisa voltar a funcionar para levantar a verba do projeto apresentado pelo presidente da Câmara, Papy (PSDB). Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e confira a lista de ruas que terão vagas reguladas pelo sistema.

MurIlo MedeIroS
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul entraram na lista de “perigo” para tempestades nesta segunda-feira (17), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há previsão de rajadas de vento de até 100 km/h, até 100 mm de chuva por dia e queda de granizo.
Uma frente fria avança e intensifica as instabilidades atmosféricas que atingem o Estado há mais de uma semana. As condições favorecem a ocorrência de chuvas localmente intensas, acompanhadas de raios, vento e eventual queda de granizo. O aviso de tempestade do Inmet é válido das 8h de segunda-feira (17) até as 8h desta terça (18).
Trégua nas chuvas
Apesar da segunda-feira chuvosa, a frente fria deve se afastar e dar espaço para o calorão. A previsão para os próximos dias indica aumento das temperaturas e tempo seco.
Até quinta-feira (20), o tempo fica firme, com sol e variação de nebulosidade. As manhãs devem apresentar temperaturas amenas, entre 13 °C e 15 °C, especialmente na região sul do Estado. Ao longo do período, as temperaturas entrarão em elevação, com máximas que podem alcançar 37 °C, principalmente nas regiões Pantaneira e norte. Esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 40%. Não se descartam pancadas de chuva isoladas. (Com Karina Campos)
AVISO DE LEILÃO DE BENS IMÓVEIS No 06/2025: A Leiloeira Pública Oficial, a Sr.a PATRICIA PIMENTEL GROCOSKI COSTA, matriculada na JUCEMS sob no 72, autorizado por força do Contrato No 072/2024/MS pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, com sede na Esplanada dos Ministérios, CEP 70.064-900, em Brasília/DF, inscrito no CNPJ/MF no 00.394.494/0013-70, por intermédio da SENAD - SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS E GESTÃO DE ATIVOS, nos termos da Lei no 11.343/2006, com a redação dada pela Lei no 13.886/2019, Lei no 8.666/93 e legislação vigente, que realizar-se-á o Leilão Público autorizado pelo Processo SEI de No 08129.013453/2024-47, apenas na modalidade “on-line” na plataforma https://www.pimentelleiloes.com.br, dos bens imóveis descritos no Edital. Débitos, Ônus, Lances no Leilão e Condições da Arrematação: vide edital no site https://www. pimentelleiloes.com.br Data do Leilão: 1a Hasta: 18/12/2025, a partir das 09:00h (horário do Mato Grosso do Sul). Observações: Os bens serão vendidos no estado em que se encontram, sem qualquer garantia, constituindo ônus do interessado verificar suas condições antes da data do leilão, podendo ser visitados nos Pátios indicados no Anexo I, no horário a ser agendado previamente, da repartição ali indicada. Demais informações: Telefones: (69) 99302-3330 E-mail: contato@pimentelleiloes.com.br

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).
Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
IdaIcy Solano
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Defesa Civil Municipal, atendeu mais de 217 solicitações desde quarta-feira (12), primeiro dia da Capital sob alerta para tempestade. Nesta segunda-feira (17), as equipes deram continuidade aos trabalhos de desobstruções de vias, causadas, principalmente, pela queda de árvores durante ventanias e temporais ao longo da última semana.
Somente entre domingo (16) e segunda-feira, choveu 11,4 milímetros, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As chuvas intensas causaram a queda de dezenas de árvores, alagamentos, enchentes, destelhamento de casas, danos ao asfalto em diversos pontos da cidade, dentre outros transtornos noticiados pelo Jornal Midiamax

O alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) permanece até esta terça-feira (18).
O “caos” climático continua mobilizando equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), que atuam nas sete regi-
ões da cidade.
“A Defesa Civil está atendendo de maneira ininterrupta desde o início das chuvas. Hoje já estamos no sexto atendimento de chamada de desobstrução de via. E realizamos também visita em imóvel particular que teve danos ao patrimônio na semana passada, em decorrência do volume intenso de chuvas”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Eneas Netto.
Equipes atuam na limpeza e reparos de vias públicas
As frentes de atuação estão priorizando a limpeza de pontos com acúmulo de terra e pedras, a desobstrução de bocas de lobo e o monitoramento de áreas críticas, como o cruzamento da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel. A remoção de galhos e troncos de árvores já foi realizada em mais de 200 pontos. No trânsito, a Agetran atua na sinalização de vias interditadas e na recuperação de semáforos danificados.
Nesta segunda-feira, ruas da Vila Popular foram desobstruídas, além de ocorrer aten-
dimento em bairros do Anhanduizinho. No fim de semana, equipes fizeram reparos em ruas do Jardim Noroeste. A empresa responsável pela obra de drenagem e pavimentação do Lote 1 realizou o reparo no dissipador, liberando parcialmente o tráfego na Estrada SE-1. Conforme a Prefeitura, o dissipador fica no final da tubulação de drenagem e tem a função de distribuir a saída da água, evitando erosões. A desinterdição ocorreu apenas no início da noite de domingo (16). Agora, a empresa aguarda o tempo ficar firme para finalizar a obra.
No Lote 1 do Jardim Noroeste, além da drenagem e pavimentação da Rua Urupês, está sendo construída uma bacia de amortecimento. Essa estrutura retém a água e controla sua vazão e velocidade, prevenindo alagamentos e assoreamento.
Solicitações
A Defesa Civil ressalta que a população deve permanecer atenta e seguir os alertas, pois as chuvas seguem acima da média e há previsão de novos temporais. A população pode solicitar atendimento pelos telefones 156 e 199. (IS)
A chuva intensa adiou o reparo emergencial na rotatória da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, previsto para esta segunda-feira (17).
A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a limpeza do local foi concluída. No entanto, a continuação do serviço depende da se-
cagem da base para aplicação da nova capa asfáltica. Uma equipe da Agetran está no local para orientar os condutores. Equipes também retiraram galhos e resíduos da galeria pluvial, o que contribuiu para o entupimento parcial do sistema de drenagem. Por conta do serviço, o trânsito chegou a ser interditado no sentido Nova Lima –
Centro. Um trecho da rotatória segue parcialmente bloqueado. O córrego transbordou e atingiu a base do pavimento, provocando o desprendimento das placas de asfalto.
Caso o nível de água ultrapasse o limite de segurança, toda a rotatória será interditada, até que haja condições para circulação. (KC)

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Monique Faria
A Feira Central de Campo Grande foi reconhecida oficialmente como um Ponto de Cultura. O título foi concedido pelo Programa Cultura Viva, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Mi-
nistério da Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc.
A certificação consolida a Feira como espaço de cultura viva, formação comunitária e preservação das tradições.
Para celebrar a conquista, a Feira preparou uma programação de 10 meses, que se ini-
cia nesta quarta-feira (19). Na ocasião, haverá show musical, oficina de artesanato e artes manuais, além da gravação do primeiro episódio do podcast “Tô na Feira”, durante a inauguração do Estúdio Janela67.
Ao longo de 10 meses, o local contará com atividades es-
peciais em diferentes datas. A programação deve incluir oficinas, culinária, shows e apresentações para o público infantil.
A presidente da Associação da Feira Central, Alvira Appel, disse que “o reconhecimento fortalece o trabalho realizado ao longo dos anos e amplia as
possibilidades de participação da comunidade”. A programação será divulgada no Instagram da Feira Central: @feiracentralcg. As inscrições para oficinas desta quarta podem ser realizadas pelo WhatsApp (67) 99110-1234 e pelo e-mail diretoria@feiracentralcg.com.br.


Preso como responsável pela fábrica de iogurtes com suposta falsificação do SIM (Selo de Inspeção Municipal), em Terenos, Wailey Rodrigues Pereira, 67 anos, é pai do ex-secretário municipal Neylor Thomaz.
A indústria foi alvo da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo) na manhã desta segunda-feira (17).
As autoridades foram acionadas para periciar o local após denúncia de falsificação do SIM, certificação essa que visa a atestar a qualidade higiênico-sanitária de produtos de origem animal, como iogurte.
A fábrica está vinculada a um CNPJ no nome do ex-secretário Neylor Thomaz da Conceição Pereira. As informações apuradas pela reportagem do Jornal Midiamax são de que o local atua na cidade há pelo menos 20 anos, além de for-
DOURADOS
MarCos Morandi
Lívia Bezerra
O grupo acusado de assassinar o padre e advogado Alexsandro da Silva Lima, em Dourados, planejava usar a casa paroquial para “festinhas”. O padre, de 44 anos, foi encontrado morto em uma estrada no distrito industrial na manhã de sábado (15). Cinco suspeitos foram identificados. Com o depoimento do acusado de 18 anos, que alegou aliciamento sexual, as autoridades explicaram que os celulares do jovem e do padre serão periciados. O caso é tratado como latrocínio , já que o jovem revelou ter combinado o encontro na intenção de roubar o veículo do padre. O grupo pretendia “utilizar a residência o quanto eles pudessem para fazer festas e eventos com amigos”, detalhou o delegado Lucas Veppo.

necer o produto para comércios locais.
Lamento
Nas redes sociais, o ex-secretário lamentou o ocorrido e rebateu sobre o SIM ser falsificado, uma vez que é seguida a orientação da Prefeitura.
“Tiraram uma foto justamente em um dia de chuva, depois que mais de dez pessoas entraram no local com barro nos pés. Ser empresário hoje em dia não
‘BRANCA DE NEVE’
é fácil, ainda mais quando existe jogo político dentro do município. Mas quem nos conhece sabe: temos orgulho de produzir, há mais de 20 anos, um produto de qualidade.
Sobre o SIM, seguimos exatamente a orientação que nos foi passada pela própria prefeitura, e tudo será resolvido. Mesmo assim, ficamos muito tristes com essa situação. E agora ainda surge esse tal ‘SIM do consórcio’, mais uma exigência
que só parece servir para gerar imposto e dificultar a vida de quem é pequeno e trabalha honestamente”, completou o ex-secretário.
Operação
Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária e da Decon, com apoio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), descartaram cerca de 200 litros de leite, sem origem comprovada, encontrados na caldeira da fábrica de iogurtes interditada na manhã desta segunda-feira.
Foram encontrados e apreendidos diversos rolos com os selos “SIM”, utilizados nos produtos. Além disso, o local não possuía alvará de funcionamento.
Equipes da Decon e Iagro realizam batidas nos estabelecimentos que revendiam o alimento para fazer o recolhimento dos produtos.
Mariana Pesquero rodrigo santos
“Branca de Neve”, um dos criminosos mortos em confronto com o Batalhão de Choque na noite de sexta-feira (14), fugiu para Mato Grosso do Sul após descobrir que seria preso em São Paulo. Pelo menos 15 pessoas estão envolvidas na fuga. Segundo o comandante do Choque, Rigoberto Rocha, ele fazia parte da alta cúpula do crime organizado.
A Polícia Militar de São Paulo informou que Alexandre de Jesus da Silva, 46 anos, o “Branca de Neve”, veio para Mato Grosso do Sul depois de descobrir que sairia seu mandado de prisão. Ele fugiu um dia antes e a intenção era chegar ao Paraguai.
Rocha revelou que o criminoso tinha ligação com a alta cúpula do crime organizado em São Paulo. Ele era considerado um dos chefões da facção e trabalhava na logística e organização dos crimes.

onde suspeitos foram achados
O comandante explicou, ainda, que houve grande preparação para receber Alexandre. Pelo menos 15 pessoas são suspeitas de envolvimento na fuga e são procuradas. Um dos “capangas”, Luciano Bonfim Rocha, 48, também morreu na ação. Um terceiro indivíduo foi preso no embate. Ronaldo Camilo Rancy Junior, 41 anos, é acusado de favorecimento real. O homem escondeu Alexandre mesmo sabendo que ele estava foragido. “Branca de Neve” era tão importante que foi emitido
Idoso de 72 anos está foragido após ter matado um homem de 68 em um bar, no domingo (16), no União. O dono do bar relatou que seu cunhado esfaqueou o cliente, identificado como “Josué”, e fugiu. A vítima morreu na UPA Leblon. (João Ramos)
Ataque a tiros resultou na morte de Fernando Gustavo Rios Rivas, 43 anos, no domingo (16), em Ponta Porã. A vítima estava com familiares em frente à própria casa. Dois homens em uma moto acertaram cerca de 10 tiros na vítima, que era muambeiro. (Marcos Morandi)
um “salve geral”, uma espécie de homenagem pela morte dele pelos membros da organização.
O caso
Alexandre de Jesus da Silva e o comparsa de 48 anos morreram após confronto com policiais durante abordagem no Jardim Altos da Glória, em Ponta Porã. Segundo o boletim de ocorrência, equipes policiais estavam atrás do criminoso para cumprir um mandado de prisão. Alexandre teria efetuado disparos de calibre 9 mm contra os policiais do Batalhão de Choque, no momento em que a equipe se aproximava. Ele foi baleado e socorrido ao Hospital Regional de Ponta Porã, mas não resistiu aos ferimentos.
Luciano Rocha, o comparsa, estava armado com o revólver de calibre .32 e teria tirado contra os militares. Ele foi baleado, socorrido, mas também não resistiu.
Rapaz de 25 anos foi preso por agredir e ameaçar de morte a ex-mulher, de 33, e o filho dela, de 3, nesta segunda-feira (17), no Jardim Nhanhá. As vítimas estavam em casa quando o homem — que seria usuário de drogas — invadiu o local. Ele foi encontrado e preso. (Mariana Pesquero)
Nesta segunda-feira (17), homem de 52 anos foi preso após “passar a mão” em uma mulher de 32 no Terminal Bandeirantes. A Guarda Civil foi acionada por populares que presenciaram o ato. O autor teria passado a mão nas pernas e no cabelo da mulher. (LC)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

Dua Lipa brilhou e lotou o Estádio MorumBis, em São Paulo, no sábado (15), entregando um show apoteótico da “Radical Optimism Tour”. A estrela britânica fez o público vibrar com uma sequência impecável de hits, coreografias e produção de tirar o fôlego.
A apresentação contou também com as participações especiais de Carlinhos Brown e Caetano Veloso. Eles dividiram o palco com a cantora, que emocionou os fãs cantando em português. Agora, a expectativa se volta para o Rio de Janeiro, o próximo destino da diva, no sábado (22).



Shawn Mendes agitou a web no sábado (15) ao ser flagrado no show de Dua Lipa, em São Paulo. O cantor canadense surgiu com João Lucas, marido de Sasha Meneghel, e apareceu sorridente enquanto
ia em direção a Sasha e Bruna Marquezine. Bruna e Shawn foram clicados juntos, conversando ao pé do ouvido e sorrindo.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
www.coquetel.com.br
Ensino para alunos que trabalham
Aquilo que existe Bebedeira (pop.)
Cidade histórica mineira
Preguinhos para fixar papel A família (fig.)
Jaques recusa a sopa de Filipa. Lucas é ríspido com Marlon, e diz que Jeff não quer saber dele. Filipa pede ajuda a Danilo para colocar seu plano contra Jaques em prática. Jaques dorme após comer a comida com os remédios. Filipa questiona Danilo sobre a morte de Abel. Jaques desperta ao lado de Filipa.

HORÓSCOPO

• Áries

Dita canta e é ovacionada. Estela estranha o interesse da Baronesa Deschamps por ela. Estela passa mal, e Túlio a acompanha até em casa. Durante a aula de Estela, Samir revela que Zulma espera um bebê de Candinho, e Joaquim se surpreende. Candinho afirma que precisa falar com Dita.
Gerluce demonstra ao pastor Albérico que sente repulsa por Jorginho, e manda um recado para o pai de Joélly, prometendo que não responderá por si caso ele se aproxime da filha. Gerluce nota que os remédios que Viviane comprou fazem efeito em Lígia. Claudia acalma Josefa, após a mãe de Arminda receber uma suposta visita de Rogério.
Você está em um ponto bastante baixo agora, então, não promova uma situação que esteja lhe causando problemas. Hoje não será o dia em que você resolverá nada. Será melhor deixar a questão para amanhã.

• Touro
Uma ideia que você teve está ecoando na sua cabeça e se tornando uma distração quanto a outras coisas que você pode precisar realizar. Tente abandonar essa ideia por enquanto e voltar a ela mais tarde.

• Gêmeos
Este não é um bom dia para impor suas ideias. Quanto mais pressionar, mais resistência encontrará — tanto do seu superior quanto dos colegas de trabalho. Sente-se e fique quieto em vez de ficar furioso por nada.

• Câncer
Faça uma pesquisa independente sobre novas tecnologias e ferramentas que podem ajudar você. Não fique para trás enquanto as pessoas ao seu redor avançam. Agora é a hora de você tentar recuperar o atraso.

• Leão
Você está em um ponto de virada. Dê uma boa olhada em sua posição atual. Olhe para as coisas com uma nova perspectiva e entenderá qual caminho precisa seguir em seguida. Prossiga com confiança.

• Virgem Mantenha um bloco de papel e uma caneta ao seu lado. Ideias sobre seu futuro surgirão quando você menos esperar. Mantenha ouvidos e olhos abertos. Alguém que você conhece pode ter a solução que procura.

dade
morada dos fantasmas
(?) de pouso, peça do avião Aquela que amamenta o recémnascido
Neblina; nevoeiro Nome da letra "T"
Detalhe do sutiã que dá volume aos seios
Consoantes de "casa"
Terreno nos fundos da casa
Aparelho para observação das estrelas
Penteado utilizado por bailarinas
Artigo indefinido plural
Celso Portiolli, apresentador
Desejo de beber Vil (?): o dinheiro
(?) Lovato, cantora dos EUA
Exerce o direito de dono
Depois de Concluída (a tarefa)
A base do sanduíche
Exame do MEC
Redação (abrev.)
Tipo de refrigerante
Código de pilha pequena
O homem de cabelos escuros
Prefixo de "multinacional" (Gram.)
Seguir; caminhar (?) qual: igual
Dez, em inglês
Local para reparo de navios

• Libra
Enquanto tudo ao seu redor continua se movendo cada vez mais rápido, você pode sentir como se estivesse sendo deixado para trás. Não se preocupe. Siga seu próprio ritmo. Não há necessidade de se esforçar mais agora.

• Escorpião
Abrace a maravilhosa sensação de confiança que experimentará. O sucesso começa com uma forte autoconfiança e uma atitude positiva. Hoje é um daqueles dias em que sentirá essa confiança mais forte do que nunca!

• Sagitário
A comunicação é especialmente forte. Sinta-se à vontade para se reunir com outras pessoas em um ambiente casual, se possível, para construir relações e lançar ideias que o ajudarão a atingir seus objetivos.

• Capricórnio
Não sacrifique seu bem-estar. Você não perderá o foco se tiver que adiar algumas tarefas. Ligações ou visitas podem irritá-lo. Desligue o telefone e diga às pessoas que você visitará mais tarde. Eles vão entender.

• Aquário Aproveite todas as oportunidades que você tiver para trabalhar sozinho. Você será mais eficiente e produtivo quando for capaz de se concentrar em suas tarefas. Você tem todas as ferramentas bem na sua frente.

• Peixes
Pode sentir a necessidade de sair e tentar algo novo. É um bom momento para experimentar e lançar estratégias sobre como atingir seus objetivos. Sintonize

Com a cabeça no amistoso desta terça-feira (18), diante da Tunísia, pelo segundo compromisso da Data Fifa de novembro, o técnico Carlo Ancelotti confirmou algumas mudanças na seleção brasileira em relação ao time que venceu Senegal, no sábado (15). A principal delas é a presença de Wesley no time titular. O jogador da Roma vai substituir Gabriel Magalhães, machucado, na lateral-direita.
“Infelizmente tivemos a lesão do Gabriel, mas vamos proceder com a entrada de Wesley do lado direito. Queremos fazer um bom jogo, com a mesma dinâmica do jogo contra Senegal”, afirmou Ancelotti.
Na conversa com os jornalistas, ele disse que o treino desta terça-feira permitiria observar melhor o elenco. “Quero avaliar o treino de hoje, ver como os jogadores se recuperaram e podemos fazer mudanças”.
A ideia é manter o esquema 4-2-4 elogiado após o primeiro amistoso.
“Temos que ter uma ideia clara do que fazer. Deu certo o sistema com muitos [jogadores] na frente, mas também temos de pensar em uma formação mais defensiva como plano B”, comentou.

Permanência
Bastante à vontade no cargo, o treinador italiano vem gostando deste início de trabalho e confirmou ter interesse em permanecer no comando técnico da equipe nacional. “Não conversamos, mas é possível, pois me encontro muito bem aqui. Não tenho outras ideias de momento que não sejam a seleção brasileira. Para seguir, temos de ser dois: a CBF e eu. Mas não tenho pressa. A ideia pode ser seguir, não tenho problema”, comentou.
O amistoso contra a Tunísia está marcado para as 15h30 (de MS), em Lille, e marca o último confronto do Brasil na temporada. (Agência Estado)
Gustavo Henn
O Jornal Midiamax promove, no dia 13 de dezembro, a Queimada Solidária Midiamax 2025, para arrecadar doações de fraldas geriátricas para o Asilo São João Bosco. O objetivo da ação é unir esporte, engajamento comunitário e solidariedade para a instituição referência no cuidado a idosos em Campo Grande.
A Queimada vai reunir diferentes públicos — como políticos, influenciadores digitais, empresários e acadêmicos —, formando quatro equipes para uma competição lúdica.
O evento Queimada Solidária Midiamax vai coroar o time campeão solidário (que mais somar arrecadações) e o campeão esportivo (que vencer os jogos da semifinal e final).
Como vai funcionar?
O evento será composto por quatro equipes, cada uma com 12 pessoas, sendo 6 homens e 6 mulheres, separados da seguinte maneira:
• Políticos;
• Influenciadores digitais;
• Empresários;
• Acadêmicos.
Eles estarão responsáveis por arrecadar doações para o Asilo São João Bosco até o dia anterior ao evento, que serão somadas por equipe e contabilizadas. O time que mais arrecadar será o campeão solidário.

Além disso, no dia do evento, acontecerão os jogos da Queimada Solidária Midiamax, na Quadra Coopertáxi, na Rua América Marquês, 30. As partidas serão divididas em semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final. O sorteio dos confrontos será feito um dia antes da realização, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) do Jornal Midiamax
Os jogos
A Queimada é um esporte que reúne dois times de 12 pessoas em uma quadra, com objetivo de “queimar” seus adversários. Vence a equipe que eliminar todos os oponentes ou tiver mais jogadores “vivos” ao final do tempo.
Na Queimada Solidária Midiamax, os times serão mistos, com 6 homens e 6 mulheres. Serão dois tempos de 10 minutos, com troca de lado no intervalo.
As regras são baseadas no re-
gulamento oficial da FBB (Federação Baiana de Baleado), responsável pela prática do Baleado — nome alternativo para o mesmo esporte.
Os jogadores devem arremessar a bola contra os adversários, sem ultrapassar os limites de sua quadra. Para “queimar”, a bola deve tocar o adversário e cair no chão em seguida. O atleta queimado deve ir para a zona morta, atrás da quadra adversária, onde não poderá queimar em seu primeiro lançamento.
Após o término dos 20 minutos, vence o time que tiver mais jogadores “vivos”. Caso haja empate no número de pessoas, permanecem apenas um representante de cada equipe, para a disputa do X1. Eles se enfrentam até que um seja finalmente queimado.
Todas as partidas também serão transmitidas ao vivo nas redes sociais do Jornal Midiamax

O motociclista Armando do Carmo, de 42 anos, morreu em acidente com um carro na Avenida Wilson Paes de Barros, no São Conrado, início da noite de domingo (16), na região atrás do bairro Nova Campo Grande. Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o acidente aconteceu por volta das 18h30. O motociclista teria feito uma ultrapassagem quando bateu de frente com um Ford Fiesta
prata. Testemunhas relataram que a vítima estaria dirigindo de forma imprudente e realizando ultrapassagens na avenida. Devido ao impacto, Armando foi arremessado, seu capacete se desprendeu e voou para longe. A motocicleta e a parte dianteira do carro ficaram completamente destruídas. O Samu constatou o óbito do motociclista.
Levantamentos no local apontam que o motorista do Fiesta não tem CNH. Ele foi conduzido para a delegacia.
