Midiamax Diário | 24 de novembro de 2025 | Prisão de Jair Bolsonaro é mantida em audiência de custód
www.midiamax.com.br
LE BLOG MARIA ANTONIA
Incêndio em sistema de túneis do Congresso dos Estados Unidos deixa duas pessoas feridas
PÁGINA 7
SÉRIE B
PÁGINA 8 Última rodada da Segundona confirma acessos de Coritiba, Athletico, Chapecoense e Remo
INFRAESTRUTURA | PÁGINA 4
PRESSA NOS REPAROS
Equipes da Prefeitura da Capital aproveitam período de estiagem e tapam mais de seis mil buracos nas ruas e avenidas em quatro dias
ROMPIMENTO DE TORNOZELEIRA | PÁGINA 2
Prisão de Jair Bolsonaro é mantida em audiência de custódia no DF
Ex-presidente foi detido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após dano em tornozeleira eletrônica
TRÂNSITO | PÁGINA 4
Carro com 4 pessoas aquaplana e acaba submerso na 163
ELEIÇÕES-2020 | PÁGINA 3
Justiça Eleitoral bloqueia valores de Claudinho Serra
TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 3 Empresas de ônibus voltam a atrasar ‘vale’ de trabalhadores
JARDIM PANORAMA | PÁGINA 5 Morte de mulher na BR-262 pode se tratar de vingança
LAGEADO | PÁGINA 6
Rapaz é executado na rua por dupla; autores fogem a pé
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo
Prisão de Bolsonaro é mantida em audiência de custódia
Monique Faria renata Volpe
Audiência de custódia neste domingo (23) decidiu que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro continuará em prisão preventiva. A audiência aconteceu por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal do Distrito Federal, para onde ele foi levado no dia anterior.
De acordo com o portal UOL, mesmo com a audiência de custódia, o juiz não tinha poder para revogar a prisão, decretada por um ministro do STF. Nesse caso, a decisão cabe à Primeira Turma do Supremo.
As decisões serão repassadas ao ministro Alexandre de Moraes e, posteriormente, à Primeira Turma. Esta vai analisar a legalidade da prisão em sessão virtual nesta segunda-feira (24), das 8h às 20h.
Ex-presidente alega
Monique Faria
Jair Messias Bolsonaro alegou surto psicótico ao violar a tornozeleira eletrônica. O depoimento foi colhido durante audiência de custódia neste domingo (23). O ex-presidente também negou que teria intenção de fugir.
‘Preocupação
thalya Godoy
Ex-presidente admitiu ter usado ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, fato que levou à prisão
A audiência aconteceu neste domingo, às 12h (de Brasília).
O ex-presidente foi preso preventivamente pela Polícia Federal, por volta das 6h de sábado (22) e levado para a sede da PF.
A cautelar ocorreu após constatação de que o ex-presidente tentou retirar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. O ministro Alexandre de Moraes agendou a audiência.
A audiência de custódia é obrigatória após prisões e serve para verificar se a ordem foi cumprida de forma legal e para avaliar as condições físicas do preso.
Prisão de Bolsonaro
Alexandre de Moraes apontou indícios de fuga de Jair Bolsonaro e que houve violação na tornozeleira eletrônica na madrugada de sábado (22).
“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025”, apontou na decisão.
O ministro pontuou que “a informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho” — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado uma vigília de apoiadores do pai em frente ao condomínio onde reside.
‘surto’ por causa de medicamentos e nega tentativa de fuga ao destruir tornozeleira
Conforme a ata da audiência, Bolsonaro afirmou ter alucinado sobre a existência de uma escuta na tornozeleira. O episódio seria o primeiro vivido por ele, e teria ocorrido em decorrência de medicações.
“O depoente afirmou que estava com ‘alucinação’ de que tinha alguma escuta na torno -
zeleira, tentando então abrir a tampa. O depoente afirmou que não se lembra de surto dessa natureza em outra ocasião. O depoente afirmou que passou a tomar um dos remédios cerca de 4 (quatro) dias antes dos fatos que levaram à sua prisão”, disse trecho da ata.
Bolsonaro alegou que a ação
não tinha intenção de fuga. A vigília, inclusive, não seria uma tentativa de criar um tumulto para facilitar sua fuga, já que o local fica a 700 metros da sua casa.
“O depoente afirmou que não tinha qualquer intenção de fuga e que não houve rompimento da cinta. Afirmou, ainda, que havia rompido anteriormente a cinta
em uma ocasião em que precisou realizar uma tomografia. Sobre a vigília convocada por seu filho, afirmou o depoente que o local da vigília fica a setecentos metros da sua casa, não havendo possibilidade de criar qualquer tumulto que pudesse facilitar hipotética fuga”, afirma o documento.
e tristeza’, afirma prefeita de Campo Grande sobre prisão de Bolsonaro
A prefeita Adriane Lopes (PP) manifestou, neste domingo (23), “preocupação e tristeza” pela prisão de Jair Bolsonaro (PL), declarada pelo ministro Alexandre de Moraes neste sábado (22).
“Manifestamos nossa profunda preocupação e tristeza com a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Acreditamos que em uma democracia sólida, o respeito aos direitos, à dignidade humana e ao devido processo legal são pilares fundamentais”, publicou a prefei-
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
ta em seus perfis nas redes sociais ontem.
Um dia antes de Bolsonaro tentar romper a tornozeleira, o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, convocou apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio onde ele estava em prisão
EXPEDIENTE
domiciliar. Para a Polícia Federal, o evento seria um ambiente propício para a fuga de Bolsonaro.
Solidariedade
A prefeita de Campo Grande, que se declara de direita — e que em diferentes ocasiões se
manifestou alinhada com Jair Bolsonaro —, disse ser solidária com a família do ex-presidente.
“Minha solidariedade à família e minha esperança de que possamos seguir fortalecendo nossa democracia com diálogo, paz e justiça”, finalizou Adriane Lopes.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Mariana Pesquero (UFMS) e Thaís Cardoso (UCDB) | Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes. Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se
você
Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento
suntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial.
preferir,
também pode falar com o
Comercial: Para as-
TRANSPORTE COLETIVO
Mais uma vez, empresas de ônibus não pagam ‘vale‘
Liana Feitosa
Trabalhadores do Consórcio Guaicurus ficaram “a ver navios”, mais uma vez, após não receberem o adiantamento salarial acordado com a empresa. A data de pagamento do “vale” é combinada para todo dia 20 do mês.
Em novembro, a data caiu no feriado pelo Dia da Consciência Negra, portanto, os funcionários ficaram esperando que o pagamento fosse feito na sexta-feira (21), o que não ocorreu. “Mais um mês devendo e a gente precisando comprar as coisas. Muito difícil, né?”, desabafou uma funcionária.
“Estamos esperando até segunda-feira para receber e ver o que vão fazer, mas não aparece nem em ‘lançamentos futuros’ do aplicativo do banco, como todo mês aparecia”, detalhou a trabalhadora.
Questionada se a empresa deu alguma explicação sobre o não pagamento, ela explicou: “não, eles não falam nada. Pra falar a verdade não tão ‘nem aí’
Atraso no pagamento do ‘vale’ em outubro resultou em manifestação dos trabalhadores do transporte coletivo
pra gente. Não sabemos mas quando vamos receber”, compartilhou.
Também ao Jornal Midiamax, um motorista relatou que o adiantamento geralmente é pago todo dia 20. “Mas como foi feriado, achamos que iriam pagar dia 21, mas até o presente momento nada. Estou relatando isso devido ao descaso com
o fato. Ninguém fala nada, não sabe de nada”, lamentou.
Atraso em outubro
Em outubro, a empresa também descumpriu o acordo de adiantamento salarial dos funcionários, mesmo lucrando com o contrato bilionário firmado até o ano de 2042.
O valor do adiantamento sa-
larial não cumprido pelos empresários em outubro representa cerca de 8% dos ganhos mensais, em média, obtidos com o contrato bilionário na primeira década do acordo. Entre dezembro de 2013 e 2024, o Consórcio Guaicurus faturou, em média, R$ 180 milhões ao ano. A receita no período foi de R$ 1,8 bilhão, conforme
Justiça Eleitoral bloqueia valores de Claudinho Serra por irregularidades
A Justiça Eleitoral determinou o bloqueio de pouco mais de R$ 43 mil do ex-vereador Claudio Jordão de Almeida Serra Filho, o Claudinho Serra (PSDB). Ele foi preso duas vezes em fases diferentes da Operação Tromper, mas atualmente cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
O tucano é acusado de chefiar um esquema de corrupção enquanto foi secretário de Fazenda na Prefeitura de Sidrolândia, durante a gestão da sogra, a ex-prefeita Vanda Camilo (PP). Os fatos foram apurados durante a Tromper, já resultando em condenações entre os envolvidos.
O bloqueio dos valores da conta de Claudinho Serra foi determinado pela juíza da 44.ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Larissa Castilho da Silva Farias.
A decisão está relacionada ao processo que julga a prestação de contas do tucano nas
Eleições de 2020, quando ele concorreu em Campo Grande.
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) desaprovou a prestação de contas do tucano devido a irregularidades como recebimento de doação estimável de fonte vedada, recursos de origem não identificada e pagamento de pessoal em desacordo com a legislação. Diante disso, foi determinado o recolhimento de R$ 43.675,00 ao Tesouro Nacional.
Recurso
Serra recorreu, mas apenas parte do recurso foi acolhida em acórdão do TRE-MS, ficando determinada a devolução de R$ 43,2 mil aos cofres públicos. Como o tucano não se manifestou dentro do prazo, a juíza determinou o bloqueio desse valor por meio do Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário). Foi estipulado prazo de cinco dias para o político se manifestar no processo.
Custo por voto
Em 2020, Claudinho Serra disputou o cargo de vereador e ficou como suplente do PSDB. Ele assumiu uma cadeira em maio de 2023, no lugar de João Rocha, que se afastou para assumir a Secretaria de Governo de Campo Grande. Serra recebeu 3.616 votos e declarou ter gasto R$ 168.136,99 na campanha, o que resultou em um dos maiores custos por voto entre os ve -
perícia do Ibec Brasil (Instituto Brasileiro de Estudos Científicos Ltda.) paga pelos empresários do grupo no ano passado. Episódio semelhante ocorreu em dezembro de 2023. Na época, o grupo empresarial atrasou por 8 dias e só pagou após determinação de desembargador da Justiça do Trabalho, conforme lembrado pelo presidente do sindicato, Demétrio Freitas. Além disso, a concessionária que opera o sistema de transporte coletivo já deixou de pagar à Prefeitura quase R$ 7 milhões em ISS. Desde 2022, os empresários dos ônibus estão isentos do tributo, benefício que, entre idas e vindas, começou em 2013.
A previsão para os 12 meses de 2025 é de que o município deixe de arrecadar R$ 9.582.865,19.
A reportagem tentou contato com a empresa de transporte e, também, com o STTCUCG (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Campo Grande). No entanto, até o fechamento desta matéria, nenhum retorno foi obtido.
Condenado por fraude pede ajuda à Defensoria
readores: R$ 46,50. Em 3 de abril de 2024, Serra conversou com o Jornal Midiamax sobre os custos de campanha. O tucano alegou que a disputa era mais difícil para candidatos que não ocupam cadeira na Casa. “Eu não tinha mandato como esses que foram exemplificados e o mandato tem toda uma estrutura, de mídia, pessoal, trabalho, etc., mas fiquei muito feliz e sou grato pelos 3.616 votos que tive em 2020”, apontou. (TG)
O empresário Ricardo José Rocamora pediu ajuda da Defensoria Pública para recorrer de sentença de 28 anos por participação em esquema chefiado pelo ex-vereador Claudinho Serra (PSDB) que desviou milhões de reais na Prefeitura de Sidrolândia — alvo da Operação Tromper. Consta nos autos do processo que Rocamora, ao ser intimado da sentença, expressou que desejava recorrer da condenação a 28 anos, três meses e 20 dias de prisão, além da restituição de R$ 323.253,02 à Prefeitura de Sidrolândia. Assim, em nova movimentação do processo, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu que a Defensoria Pública do Estado seja intimada para apresentar recurso em nome de Rocamora.
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo
thaLya Godoy
Claudinho Serra foi preso antes de concluir mandato como vereador
CMCG/Arquivo
Fábio oruê
Carro com 4 pessoas aquaplana, cai em vala e acaba submerso na BR-163
liana Feitosa
Monique Faria
Um Chevrolet Cruze com 4 ocupantes ficou submerso dentro de uma vala às margens da BR-163, na saída para Cuiabá, após aquaplanar no início da tarde deste domingo (23). De acordo com a Motiva Pantanal, o veículo caiu na água após aquaplanar e invadir a pista contrária, caindo na vala que estava cheia devido à chuva que caiu na região.
O teto do carro foi prensado e destruído. As valas ficam em frente ao Polo Industrial Norte. O carro seguia em direção
EDUCAÇÃO ESTADUAL
a Bandeirantes. Os quatro ocupantes do veículo sofreram escoriações. Todos foram encaminhados para a Santa Casa.
Seleção para professor temporário recebe inscrições até amanhã
Gustavo Henn
Na terça-feira (25), encerra-se o prazo para as inscrições do Processo Seletivo Simplificado da SED-MS (Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul) para professores temporários.
A prova seleciona docentes temporários para a REE (Rede
Estadual de Ensino), com salários a partir de R$ 7.512,00, conforme o edital. As inscrições começaram no dia 13 e seguem até o dia 25, às 17h (de MS). Para se inscrever, deve ser feito cadastro pelo site do Instituto Avalia (acesse pelo endereço https://abrir.link/ GOAns). A prova está prevista para 7 de dezembro.
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).
Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
Prefeitura tapou 63 buracos por hora ao longo de 4 dias
Celso Bejarano
A Prefeitura de Campo Grande anunciou que, entre quarta-feira (19) e sábado (22), operários do município, numa superoperação, taparam 6 mil buracos em ruas de pontos distintos da cidade. Pelo cálculo, 1,5 mil buracos deixaram de existir por dia, uma média de 63 por hora. A conta pode ser esta: a cada minuto, sumiu um buraco.
Comunicado do Executivo municipal informou que, mantendo um ritmo intenso no feriadão, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) realizou a recuperação de 6.068 buracos desde que as ações foram intensificadas. Isso representa uma média de 1.517 buracos tapados por dia.
Aproveitando dias sem chuva, as equipes que atuam nas sete regiões urbanas da cidade iniciam os serviços às 6h e seguiram até depois das 17h. Somente no dia 20 (Dia da Consciência Negra), foram aplicadas novas camadas de asfalto em 1.559 bu-
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para MS
A Defesa Civil emitiu alerta, no domingo (23), para a possibilidade de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, válido até as 14h desta segunda-feira (24).
Em caso de emergência, a população pode pedir ajuda pelos telefones 199 ou 193.
Conforme o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora, e ventos de até 60 km/h. Também há chance de queda de granizo, corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos e de alagamentos.
Em várias partes de Campo Grande foi possível observar nuvens densas no domingo. Pancadas de chuva foram registradas em pontos isolados. (Liana Feitosa)
racos abertos pelas chuvas nas vias pavimentadas da Capital. No dia 18, quando os trabalhos foram reforçados, foram reparados 1.775 pontos; no dia 19, 1.069; e na sexta-feira, 1.665.
Planejamento
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, explicou que é natural a variação nos números diários.
“O planejamento nosso é trabalhar primeiro as vias expressas dos bairros, ou seja, as vias de maior velocidade, de maior fluxo, e também no entorno dessas vias”, disse.
Nos primeiros dias, os serviços foram concentrados em avenidas como Thyrson de Almeida, Manoel da Costa Lima, Júlio de Castilho, Mascarenhas de Moraes, Tamandaré, Fábio Zahran, Duque de Caxias e Eduardo Elias Zahran, entre outras. No sábado, os trabalhos continuaram em vias como Júlio de Castilho, Manoel da Costa Lima e Filinto Muller. Também foi programada manutenção na Avenida Ministro João Arinos, na esquina das Ruas Joaquim Murtinho e Ceará, na Rua Cacildo Arantes e nas Ruas Jerônimo de Albuquerque e Gualter Barbosa, entre outras.
Estudantes enfrentam chuva e trânsito antes do Enade 2025
Estudantes na chegada à UCDB para participarem no Enade deste ano
Estudantes que realizaram o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2025 enfrentaram forte chuva e trânsito na manhã deste domingo (23). O exame reúne estudantes que estão concluindo seus cursos superiores. Leitora do Jornal Midia-
max relatou dificuldade de chegar ao local de prova, devido à chuva intensa. “A galera aqui tá encharcada”, contou. Uma árvore teria caído no acesso, o que prejudicou ainda mais o trânsito.A prova foi aplicada na UCDB, na Avenida Tamandaré, Jardim Seminário.
Prefeitura contabilizou seis mil buracos tapados entre quarta-feira e sábado
PMCG/Divulgação
Pietra Dorneles/Jornal
Midiamax
Teto do veículo ficou danificado
André Morla/Jornal Midiamax
CLIMA
EDUCAÇÃO
JARDIM PANORAMA
Morte de mulher na BR-262 pode se tratar de vingança
Layane Costa
Janaina Sabino de Almeida, 29 anos, teria esfaqueado pelo menos três vezes um desafeto durante briga há cerca de duas semanas. O homem é suspeito de executar a mulher com um tiro na cabeça na noite de sexta-feira (21), na BR-262, no Jardim Noroeste.
Dessa forma, a morte da mulher pode ter sido provocada por vingança.
Testemunhas relataram que Janaina havia se envolvido em briga em um bar no Jardim Noroeste, quando esfaqueou o desafeto. A suspeita inicial é que o mesmo homem pode ter sido
o autor do disparo que matou a mulher.
Acidente e tiros
Janaina e uma colega estavam retornando do trabalho em uma motocicleta — pilotada pela vítima — quando foram atingidas na traseira por um veículo preto na BR-262, na região do Jardim Panorama.
Devido ao impacto com o veículo, Janaina teria perdido o controle da sua motocicleta e colidido contra uma placa de sinalização.
Posteriormente, um homem teria descido do veículo e efetuado um disparo de arma de fogo contra a cabeça da vítima.
Família pede investigação sobre morte após uso de taser pela polícia
MuRiLo MedeiRos
A família de Rafael da Silva Costa, homem de 35 anos que morreu em abordagem da Polícia Militar, contesta a versão da corporação. “Ele foi muito agredido”, disse Tiago da Silva Costa, servidor público de 33 anos e irmão da vítima. Ainda não havia confirmação sobre a causa da morte, mas o familiar afirma que houve excesso no uso de arma de choque. Ele registrou boletim de ocorrência e irá formalizar denúncia na Corregedoria da PM. Na noite de sexta-feira (21), Rafael estava sob efeito de drogas, paranoico e em surto em um supermercado na Rua Santo Augusto, no Tarsila do Amaral. O estabelecimento acionou a polícia, que deu voz de prisão ao homem por desacato. Na tentativa de imobilizá-lo, militares utilizaram spray de pimenta e três disparos de arma de choque, além de derrubar Rafael, que teve convulsões.
Segundo o irmão da vítima, Rafael teria sido agredido. “Segundo o relato dos vizinhos, ele foi muito agredido. Quando colocaram ele na viatura, o pé dele ficou para fora. Eles ficaram forçando, batendo a porta do porta-malas com o pé dele para fora”, disse Tiago. “Perdemos o chão. Minha mãe está passando mal”, concluiu.
Policial atira em supermercado e fere rapaz
Renata VoLpe Monique FaRia
Atendimento e morte
Rafael foi levado ao CRS Nova Bahia. Segundo boletim de ocorrência, ele sofreu paradas cardíacas no local e não resistiu. À família, médicos relataram como Rafael estava. “Ele chegou já todo roxo, sem batimentos cardíacos. Quando fui ver meu irmão, ele estava todo intubado, com muitas escoriações, todo roxo no olho”, relatou Tiago. Segundo o irmão, médica que atendeu Rafael teria dito que os ferimentos na face são compatíveis com socos. “Disso eu não tenho dúvida nenhuma: ele foi super agredido mesmo”, disse o irmão.
Arma de choque
Segundo relato policial, os agentes utilizaram taser e dispararam três vezes contra a vítima, sendo duas no peito.
O Jornal Midiamax apurou que policiais militares ainda tentavam remontar como se deu a ocorrência e a morte de Rafael, mas afirmaram que a arma de choque não é capaz de matar. Segundo militar ouvido pela reportagem e envolvido no caso, a arma seria letal em situações muito específicas, principalmente se a pessoa tiver comorbidades.
Tiago afirma que o irmão era saudável, mas aguardam resultado de exames.
Vídeo mostra o exato momento em que uma confusão aconteceu no estacionamento de um supermercado na Avenida Raquel de Queiroz, no Aero Rancho, na noite de sábado (22). A confusão terminou com um rapaz de 26 anos ferido a tiros.
Nas imagens, é possível ver pessoas aglomeradas e uma mulher tentando impedir que um Ford Ka deixasse o local. Um homem empurrou outro, quando o policial militar da reserva, de 54 anos, sacou a arma da cintura e disparou.
O tiro atingiu o rapaz e as pessoas deixaram o local.
Socorro
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de vias de fato. No local, havia ocorrido uma colisão entre um VW Gol e um Ford Ka Sedan. A equipe da PM foi interceptada por um homem, que conduzia uma VW Saveiro, tendo como passageiro o seu cunhado, o rapaz de 26 anos atingido pelo tiro no abdômen.
A vítima relatou à PM ter sido alvejada por um tiro ao tentar separar a briga decorrente da colisão. O rapaz da Saveiro informou que havia chegado ao mercado com o seu concunhado, que também
buscava resolver a situação. Ele relatou que o concunhado desceu do veículo enquanto ele estacionava. Em seguida, viu a briga e ouviu um tiro. Ele encontrou seu cunhado pedindo socorro, dizendo ter sido baleado.
O jovem colocou a vítima na Saveiro e tentou levá-la para atendimento médico, passando pelo Posto do Aero Rancho, que estava fechado. Durante o trajeto para outra unidade, avistou a viatura. A vítima foi encaminhada à Santa Casa.
Local descaracterizado
Os policiais militares encontraram o local da ocorrência descaracterizado, pois funcionários haviam realizado a limpeza. A equipe da Força Tática, após análise das imagens do sistema de segurança do mercado, concluiu que a vítima não teve participação direta nos fatos.
Um cabo da PM informou que o autor do disparo seria um
policial militar da reserva, que havia se apresentado na sede do 10.º Batalhão.
O autor relatou que foi ao mercado após saber, por meio de sua comadre, que ela teria sido vítima de um acidente no estacionamento. Segundo a mulher, o condutor do Ka encontrava-se alterado e acompanhado de outras pessoas. O policial afirmou ter permanecido observando se seria possível um acordo, quando os indivíduos passaram a agredir sua comadre e o filho dela.
Ele tentou intervir, mas também foi agredido. Temendo pela segurança e pelo risco de que os agressores tomassem sua arma, sacou sua pistola e atirou contra um agressor.
O sargento relatou sentir dores no maxilar e no ouvido esquerdo e possuir um hematoma na testa, alegando que as lesões foram causadas pelo jovem baleado e outros indivíduos.
Janaina seguia em uma moto com a colega, quando houve a colisão e um ocupante do outro veículo atirou
Diego Alves/Jornal Midiamax/Arquivo
Estacionamento no Aero Rancho onde confusão com tiro foi registrada
Pietra Dornelles/Jornal Midiamax
AERO RANCHO
TARSILA DO AMARAL
Rapaz é morto com tiros na cabeça após ser surpreendido por dupla no Lageado RONDA
Everson Pereira de Melo foi morto a tiros na noite de sábado (22), no Parque do Lageado. Disparos de arma de fogo foram ouvidos na região, e, ao chegarem ao local, policiais encontraram a vítima caída ao solo, coberta por um lençol por familiares e cercada por moradores, o que dificultava a preservação da cena do crime.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da perícia. A namorada de Everson relatou que ambos haviam saído de casa para ir a uma conveniência, quando foram abordados por dois homens altos e magros, vestidos com roupas
DOURADOS
escuras, luvas e touca.
Segundo ela, os suspeitos se aproximaram por trás e efetuaram um primeiro disparo, que falhou. Everson tentou correr, mas foi atingido por vários tiros e caiu na via. Os autores fugiram a pé.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, e o médico que atendeu a ocorrência constatou o óbito no local. A perícia identificou quatro perfurações por projéteis de arma de fogo: uma nas costas, uma no ombro e duas na cabeça. Um projétil foi recolhido e lacrado para análise.
A testemunha relatou que estava na residência de Everson desde a tarde, consumindo
bebida alcoólica, e que o casal havia decidido comprar mais bebida quando ocorreu a abordagem. Ela afirmou ter ouvido cerca de cinco disparos.
O GOI e o Batalhão de Cho-
que realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso até a veiculação desta matéria. Não há câmeras de segurança próximas e nenhum pertence da vítima foi localizado.
Jovem é sequestrada e estuprada por conhecido ao sair de churrasco
Uma jovem de 28 anos foi sequestrada, espancada e estuprada na noite de sábado (22), em Dourados. O autor, de 33, foi preso em flagrante após ser encontrado com a vítima ferida e em estado de choque. A jovem participava de um churrasco com o namorado, o
autor do crime e outras pessoas. O namorado da vítima havia chegado ao local de carona e pediu para ir embora com ela. O homem se ofereceu para levar o casal. Ao chegar ao destino, o namorado da vítima desceu do carro, mas o suspeito arrancou bruscamente antes que a jovem
JARDIM COLÚMBIA
Homem arranca metade da orelha de vizinho durante briga
Reclamação por som alto resultou em briga entre vizinhos, por volta das 22h30 de sábado (22), no Jardim Columbia, deixando dois homens feridos — um deles, de 25 anos, sofreu amputação parcial da orelha após ter levado uma mordida. Ele estava quase inconsciente quando a Polícia Militar chegou.
A PM foi acionada por moradores que reclamavam do volume de um aparelho de som em uma residência. Os policiais encontraram oito pessoas envolvidas em uma confusão.
O rapaz de 25 foi pedir que o volume do som fosse reduzido. Ele e o irmão, de 20, tentaram solucionar a situação de forma pacífica, mas a responsável pela casa, uma mulher de 28
anos, teria avançado contra o jovem com um tijolo.
O marido da mulher, de 30, chegou com um pedaço de madeira e deu um golpe na cabeça do rapaz que havia reclamado do barulho.
A moradora atingiu a vítima com o tijolo. O homem sofreu múltiplos ferimentos, entre eles, escoriações e pancadas na cabeça. Ele teve parte da orelha arrancada após ser mordido pelo agressor.
O irmão da vítima também foi golpeado na cabeça com um tijolo e agredido a socos.
As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico — o homem com o ferimento na orelha foi transferido para a Santa Casa. (RV)
conseguisse sair. Desesperado, o namorado acionou familiares e amigos, que iniciaram as buscas pela região.
Minutos depois, o grupo recebeu a informação de que o suspeito poderia estar em um determinado bairro, onde tem um comércio. Eles foram até
AERO RANCHO
o local e acionaram a Polícia Militar.
Ao chegar ao endereço, os policiais encontraram a jovem chorando muito, com vários ferimentos pelo corpo e as roupas rasgadas. Ela relatou que havia sido espancada e estuprada pelo suspeito. (RV)
Discussão por causa de R$ 5 acaba com jovem ferido no rosto a facada
duas pessoas.
Enquanto jogavam videogame, dois homens se desentenderam por conta de R$ 5. A discussão transformou-se em luta corporal e terminou em golpes de facão, que causaram ferimentos profundos no rosto de um dos homens, de 25 anos.
O crime ocorreu no Aero Rancho, no sábado (22).
Um dos rapazes teria pedido R$ 5 emprestado à vítima para fazer compras na internet. Ambos se desentenderam e começaram uma discussão, que evoluiu para briga.
A vítima, de 25 anos, afirmou à polícia que saiu do local e foi perseguido por outras
Esfaqueado no Jardim Itamaracá
Homem em situação de rua e sem documentação foi ferido a golpes de arma branca por volta das 5h30 deste domingo (23) na Rua Eufrates, no Jardim Itamaracá. Duas facas estavam perto da vítima — ferida no abdome e pescoço e levada à Santa Casa. (RV)
Executado já foi preso com drogas
Homem de 42 anos, ex-presidiário, foi executado a tiros em Dourados. Ele já havia sido preso com uma tonelada de maconha em Cabreúva (SP), em 2018. Ele foi executado com disparos de arma de fogo nas proximidades da BR-163, no Jardim Guaicuru, em uma caminhonete. (Diego Alves)
Atacou marido e quebrou para-brisa
Homem de 29 anos foi esfaqueado pelo menos três vezes pela mulher, que ainda quebrou o para-brisa do carro e fugiu na madrugada de sexta-feira (21), no Parque do Lageado. O casal teria discutido após o homem retornar de um encontro social, onde havia bebido. (RV)
Então, aconteceu uma nova discussão com um terceiro homem, que queria “tirar satisfações” por conta do desentendimento anterior, envolvendo o pedido de R$ 5.
Golpes de facão
O homem tomou posse de um facão e golpeou o rosto da vítima. O rapaz foi ao CRS Aero Rancho com corte profundo na lateral esquerda do rosto, onde recebeu os primeiros atendimentos e aguardava transferência para a Santa Casa.
Não havia informações sobre o paradeiro dos outros envolvidos até a veiculação desta reportagem.
Idoso é morto a golpes de faca
Manoel Andrade Leite, de 67 anos, foi morto a facadas na manhã de sábado (22), em um escritório na Rua Dr. Boaventura, Centro de Rio Brilhante. A vítima foi encontrada por uma pessoa que foi ao local. Ele atuaria como agiota. Ninguém foi preso. (RV)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Renata Volpe
Everson havia saído com a namorada quando foram emboscados
Monique Faria/Jornal Midiamax
MuRilo MedeiRos
VARIEDADES
Fogo em túnel no Congresso dos EUA deixa duas pessoas feridas
LE BLOG MARIA ANTONIA
Pelo menos duas pessoas receberam tratamento médico após um incêndio no sistema de carrinhos subterrâneos que conecta o Capitólio dos Estados Unidos ao Edifício Rayburn House Office, em Washington, D.C. O incidente ocorreu no sistema de transporte interno utilizado por legisladores, assessores e funcionários para se deslocarem entre os prédios. As chamas foram rapidamente controladas, mas a fumaça e o calor exigiram o atendimento médico de ocupantes que estavam próximos ao túnel.
Autoridades investigam a causa do incêndio, mas as primeiras informações apontam para um possível problema técnico. Apesar do susto, não houve relatos de danos estruturais significativos, e o funcionamento do Congresso não chegou a ser interrompido.
A situação foi monitorada por equipes de segurança, que isolaram a área e reforçaram orientações de segurança aos funcionários.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
NOVELAS
Sofia se entristece com a discussão entre Leo e Samuel. Kami consola Leo, que sofre com a reação de Samuel em relação a Marlon. Marlon diz a Enoque que não sabe mais se deseja ser policial. Filipa sonda Jaques sobre Ricardo. Nina toma um dos comprimidos que Jaques comprou para Filipa.
HORÓSCOPO
• Áries
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS
www.coquetel.com.br
Alimento colocado no anzol
Afastado do rebanho Declive de montanha
A nova Miss Universo
Encorajar; estimular Hino religioso
Santo (abrev.)
"(?) que a morte os separe", frase dita no altar
Parte de trás da cadeira
Pavor
O marido da filha
O hábitat do urso-polar Em frente a
Sílaba de "bucha"
Mercado livre de frutas e legumes
Capaz; habilitado Amigo, em francês
Fátima Bosch (foto), do México, foi coroada Miss Universo em Bangkok, na Tailândia. A vitória é a quarta do México no concurso. Em segundo, ficou a Miss Tailândia, Veena Praveenar Singh, e, em terceiro, a Miss Venezuela, Stephany Abasali. Fecharam o top 5 a Miss Filipinas, Ahtisa Manalo; e a Miss Costa do Marfim, Olivia Yacé.
Ernesto impede que Candinho reconheça Sandra. Haydée lê o poema de Lúcio no diário da mãe e o confronta. Zulma castiga Samir, que tenta fugir para ir à festa de Júnior. Lúcio explica a Haydée por que não é seu pai. Túlio e Estela se surpreendem ao constatar que o teste de gravidez de Zulma deu positivo.
Leonardo observa Viviane e Gerluce deixando o local da reunião. Kellen conta a Gerluce que Bagdá está com Jorginho na igreja. Jorginho afirma para Bagdá que não tem interesse em retomar o seu lugar na Chacrinha. Edilberto atropela Claudia. Ferette diz a Arminda que Macedo e Edilberto não descobriram nada sobre o paradeiro de Claudia.
Pode levar um tapa na cara por não ser tão confiável e prático quanto alguns de seus colegas. Não deixe que isso te desanime. Considere mudar para outro lugar no qual possa definir sua agenda e ter mais liberdade.
• Touro
Afirmações positivas de outras pessoas sobre suas habilidades terão um ótimo efeito cascata. Um comentário amigável e um elogio a outra pessoa criarão um fantástico senso de camaradagem que todos irão gostar.
• Gêmeos
A exuberância dos últimos dias diminui à medida que você se sente forçado a voltar à prancheta. Isso não é tão ruim. Desacelere e planeje seu próximo movimento em vez de continuar no mesmo caminho em que estava.
• Câncer
Sua paciência valeu a pena e finalmente você está colhendo os frutos do trabalho duro que vem fazendo. Hoje é um bom dia para plantar as sementes para o sucesso futuro, mas não se esqueça de se recompensar.
• Leão
Organize os dados que tem em vez de tentar coletar mais. Classifique, rotule, organize e classifique em vez de acumular mais em cima da sua mesa. Fazer isso deixará você mais preparado para eventos futuros.
• Virgem Marque uma conversa com alguém com quem precise falar francamente. Não há mais necessidade de esconder sua frustração. Sua abordagem gentil, sensível e compassiva suavizará as rugas em seu relacionamento.
Salão masculino
A roda da bicicleta
Nocivo; prejudicial Corrida de barcos
Soma de dinheiro para um fim
Registro feito após a reunião Antônimo de "vaiar"
A lei assinada pela Princesa Isabel
"Casa de ferreiro, espeto de (?)" (dito)
Espécie de sorteio Medida do som
Apartamento (pop.)
Perfume; fragrância
Lição escolar
Interjeição de alegria Apelido de "Eduardo"
O número gramatical que indica mais de um
Orquestra Sinfônica Brasileira (sigla)
• Libra É provável que você enfrente uma defesa difícil. Você está chutando para o gol, mas o árbitro está marcando falta. Em vez de perder fãs criando uma cena em campo, revise calmamente as regras e cumpra-as.
• Escorpião
Você fará um grande avanço hoje. Muito provavelmente, isso acontecerá através da busca de métodos tradicionais. Este não é o dia de experimentar técnicas quando as testadas e comprovadas funcionam.
• Sagitário
Coloque suas ideias no papel em vez de deixá-las voar pelo ouvido oposto ao que entraram. Certifique-se de que este não seja um pedaço de papel que em breve será jogado na lixeira. Organize suas ideias.
• Capricórnio
Algumas situações não estão indo do seu jeito hoje em dia. Quanto mais você tentar se esforçar para ter as coisas sob controle, mais resistência encontrará. A única pessoa que você pode controlar é você mesmo.
Fazer manualmente um casaco de lã Pais dos pais
Local de apresen-
Empregado de uma casa
Consoante de "dó" Que abrange um todo
• Aquário
Você sentirá a realidade lhe dizendo para ser mais prático. Não é uma má ideia: ficará surpreso com o que descobrirá quando reservar um tempo para ser mais realista e pensar em uma ideia até sua conclusão.
• Peixes
Você fará grandes avanços em direção aos seus objetivos, então, não desista antes de começar. Se está procurando emprego, é provável que encontre um. No mínimo, todas as entrevistas correrão extremamente bem.
Sereia de rios
Fogo em túnel no Congresso foi controlado rapidamente
Reprodução
Coxa, Furacão, Chape e Remo sobem para a Série A
AgênciA EstAdo
Athletico-PR, Chapecoense e Remo garantiram neste domingo (23) presença na elite do futebol brasileiro em 2026. Os times se juntam ao campeão da Série B, o Coritiba, único que já havia assegurado o acesso. Na 38.ª e última rodada da competição, a equipe paranaense garantiu o tricampeonato, ao vencer o já rebaixado Amazonas por 2 a 1 e chegar aos 68 pontos. Os jogos de ontem determinaram a Ferroviária como quarto rebaixado para a Série C.
O Athletico-PR era o único time com chances de tirar o título do Coritiba. Precisava vencer o América-MG na Arena da Baixada e torcer por derrota de seu rival estadual. O time fez sua parte e marcou 1 a 0, gol de João Cruz, e termi-
Remo venceu o
nou com 65 pontos. O Coritiba, porém, chegou a sua 19.ª vitória no campeonato com gols de Sebastian Gomez, Iury Castilho e Luan Silva, para o Amazonas, em Manaus.
A Chapecoense iniciou a última rodada na quinta colocação, mas terminou em tercei-
ro, com 62, ao vencer na Arena Condá o Atlético-GO por 1 a 0, gol de Walter Clar, de pênalti, aos 45min do primeiro tempo.
A quarta e última vaga ficou com o Remo, que volta à elite do Brasileiro após 31 anos com a vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o Goiás, no Mangueirão.
Contra um adversário que também lutava pelo acesso, o Remo foi surpreendido logo aos 7 minutos, com gol de Lepo. O time de Belém, porém, conseguiu empatar ainda no primeiro tempo, com Pedro Rocha, aos 49. O atacante de 31 anos marcou seu 15.º gol, topo da artilharia da Série B. A virada saiu aos 18 do segundo tempo, com João Pedro.
O gol saiu pouco depois de a torcida do Mangueirão vibrar com o gol sofrido pelo Criciúma na Arena Pantanal. O time de Santa Catarina perdeu do Cuiabá por 1 a 0, gol de David Miguel aos 12 minutos do segundo tempo. Os visitantes precisavam pelo menos do empate.
João Pedro voltou a marcar para o Remo aos 40. O time paraense encerrou a campanha com os mesmos 62 pontos da
Chapecoense, mas com saldo de gols pior (17 a 12). Criciúma e Goiás terminaram na quinta e sexta colocação, com 61.
Rebaixados
MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA
Sul-mato-grossense Vic, em dupla com Thâmela, termina etapa da Austrália em 4.º lugar
gustAvo HEnn
A sul-mato-grossense Victoria Lopes, em dupla formada com Thâmela, terminou disputa da etapa da Austrália do Mundial de Vôlei de Praia 2025 na
quarta colocação. Líderes do ranking mundial, elas foram eliminadas na semifinal pela dupla Tina e Anastasija, da Letônia, por 2 a 0, com parciais de 10/21 e 16/21.
As letãs foram à final e ven-
ceram as americanas Nuss e Brasher, por 2 a 1, sagrando-se campeãs do torneio que ocorreu em Adelaide.
Já na disputa pelo terceiro lugar, Vic e Thâmela fizeram um duelo brasileiro contra Rebecca e Carol. A dupla da sul-mato-grossense perdeu os sets por 18/21 e 20/22.
AMISTOSOS NA EUROPA
O presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallás, será chefe da delegação da Seleção Brasileira Feminina nos amistosos contra Noruega e Portugal, da próxima Data Fifa. Ele embarcou na noite de sexta-feira (21), rumo à Europa.
O convite foi feito pelo próprio presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud, e reforça o crescimento de Mato Grosso do Sul no cenário nacional do esporte.
“Representar o Brasil já é algo grandioso, mas levar o nome de Mato Grosso do Sul junto da Seleção é uma honra ainda maior. É o reconhecimento de um trabalho coletivo que vem sendo feito com seriedade”, exaltou Petrallás.
Primeira participação Essa foi a primeira participação da dupla Vic e Thâmela no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia.
Presidente da FFMS vai chefiar a Seleção Feminina
As partidas estão previstas para os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, contra Noruega e Portugal, respectivamente. O primeiro confronto ocorre na Espanha, no Estádio Ciudad de La Línea. Já o segundo será em território português, no Estádio Municipal de Aveiro. O dirigente da FFMS ressalta
No entanto, durante a temporada 2025 do Volleyball World Beach Pro Tour, o Circuito Mundial, elas já conquistaram dois ouros e duas pratas.
Três times brigaram para escapar da última vaga do rebaixamento. A Ferroviária perdeu, de virada, do Operário-PR por 2 a 1 no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). O time do interior paulista precisava vencer e torcer para que Athletic-MG ou Botafogo-SP não vencessem seus duelos. Se tivesse vencido, a Ferroviária ficaria na Série B, já que o Botafogo-SP empatou sem gols com o Avaí. O Athletic-MG venceu, de virada o lanterna Paysandu por 2 a 1. A Ferroviária se junta a Volta Redonda, Amazonas e Paysandu e disputa a Série C em 2026. a importância para o futebol feminino, que encerra o ano com as partidas. “A Seleção Feminina vive um ciclo de evolução, e poder contribuir nessa etapa é especial. Vamos trabalhar para dar todo o suporte necessário às atletas e à comissão técnica nesses dois compromissos internacionais”. (GH)
Goiás por 3 a 1 em casa e carimbou o acesso à Série A
Samara
Miranda/Remo
Estevão Petrallás, presidente da FFMS, chefiará a delegação brasileira