INTEGRAÇÃO | PÁGINA 4

Academia de muay thai vira ponto de encontro para gerações no Caiobá



![]()
INTEGRAÇÃO | PÁGINA 4

Academia de muay thai vira ponto de encontro para gerações no Caiobá



Moradores celebram crescimento da Caiobá, mas apontam abandono em algumas áreas
DANIEL CATUVER
Os primeiros moradores do Portal Caiobá chegaram ao local há, pelo menos, quatro décadas. Pioneiros, eles construíram casas de lona no meio do mato. Não havia construções de alvenaria. Aliás, não existiam nem ruas: o local era parecido com uma grande área rural.
Quem mora na região desde os primeiros anos de povoação lembra que caminhava por “trieiros”, já que nem ruas existiam. No cenário de fazenda, até os animais circulavam entre os moradores.
“Quando começou, as vacas ficavam pastando, porque era tudo aberto. Depois que [o bairro] foi se desenvolvendo, foram prendendo essas vacas”, lembra a aposentada Ivanise Catuver, que mora no Caiobá há mais de 40 anos.
O transporte coletivo também era escasso. Os moradores precisavam caminhar cerca de 20 minutos e atravessar uma ponte de madeira para chegar ao bairro vizinho, o Jardim Batistão, e pegar a condução.
“Ônibus não passava aqui. As estradas eram todas cheias de pedra e a gente tinha que ir do outro lado do córrego pegar o ônibus”, conta Maria de Lurdes, moradora da região há 32 anos.


Região do Portal Caiobá se desenvolveu e integra a comunidade, que aponta problemas a serem superados
Embrião da região
Novas famílias chegaram ao Portal Caiobá, e a demanda por moradia aumentou. A população desbravou outros espaços que, depois, se tornaram bairros: Caiobá II, Rancho Alegre, Vila Fernanda, Vila Nathalia — onde está o Residencial Celina Jallad — e Bela Laguna, o mais novo loteamento da região. Hoje, o bairro conta com linhas de ônibus, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1.º ao 6.º ano, além de atendimento básico de saúde. Mas há demandas importantes. Para a servidora municipal Nilva Vieira, que mora no bair-
ro desde o início da década de 1990, a sinalização e a infraestrutura precisam de melhorias. “Tem muita coisa que ainda falta ajustar, principalmente para garantir mais segurança”. A população também relata dificuldades na saúde. “A consulta demora. Tem dia que não tem papel para imprimir exame”, comenta Maria de Lourdes. Na educação, Ivanise destaca que a única escola do bairro já não comporta a demanda crescente. Apesar dos desafios, quem vive no Portal Caiobá destaca o sentimento de pertencimento e a vontade de ver a região avançar. “Tem muita coisa le-
gal aqui. As pessoas são muito receptivas, se ajudam e são alegres. Apesar de tudo, aqui é um lugar bom de viver”, resume Nilva.
Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e veja a íntegra desta reportagem.
Otimistas, comerciantes resistem na principal rua do bairro

COMUNIDADE | PÁGINA 3
Clube de Mães atua para melhorar a vida dos moradores
O ‘Fala Povo: Midiamax nos Bairros’ no Caiobá acontece neste sábado (21), a partir das 11h, direto do Supermercado Nunes – Rua Francisco Antônio de Souza, 1.043. Além de jornalismo, o programa levará prêmios, sorteios, gincana, participações ao vivo e muita animação! Venha participar!

Murilo Medeiros
No Caiobá, comerciantes até enfrentam baixo movimento nos últimos tempos, mas não desistem do bairro. A principal rua comercial da região é a Cachoeira do Campo, que tem 2,5 quilômetros de extensão e corta o bairro ao meio.
A via possui diversas empresas — entre farmácias, lojas de roupas, depósitos de materiais de construção, supermercados, borracharias, lojas de móveis e outras. Quem mora lá, como o comerciante Antônio Severino, garante: “Vou ao Centro uma vez por ano, e olhe lá. Só quando preciso ir a um cartório”.
Com mais de 22 mil habitantes, segundo o perfil socioeconômico de Campo Grande, o Caiobá é um dos bairros com renda per capita mais baixa da Capital — menos de R$ 300. Cerca de 2,6 mil pessoas não têm rendimento formal, e a maioria dos assalariados recebe até um salário mínimo.


Cachoeira do Campo, a principal rua do Caiobá. No detalhe, a empresária Joyce Kelly: amizade entre lojistas
Cresceu… e muito
Pioneiro da região, Antônio
Severino abriu um bar na Rua
Cachoeira do Campo, há 22 anos. Há 17, possui um depósito de materiais de construção na via. Sua esposa é dona de uma loja no local e eles têm salas comerciais para alugar na rua.
“Quando cheguei aqui, não tinha nada, era só chão, não tinha nem moradores. Hoje, graças a Deus, está movimentado”, disse. Segundo ele, há cerca de 20 anos, a região tinha mais uma loja de materiais de construção além da dele. Agora, empreendimentos se multiplicaram.
“Hoje tem cerca de 15 depósitos só na Cachoeira do Campo, o que mais tem é concorrência”, relatou Antônio.
Concorrentes e amigos Um desses concorrentes é Roger Leite, 30 anos, que escolheu o Caiobá para abrir a ter-
ceira filial de sua loja. “A briga é grande, mas a gente tenta atender os clientes da melhor forma e ter cada vez mais diversidade de produtos.” O empresário afirma que tem mais de 8 mil produtos à venda. Joyce Kelly, 24, mora desde criança no Caiobá e dona de uma loja de roupa na Cachoeira do Campo há dois anos. O marido dela, Alexon Maciel, abriu neste ano uma borracharia ao lado. “Somos amigos dos outros comerciantes daqui, conversamos e nos conhecemos”, contou Joyce.
Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e confira a matéria na íntegra.
PATRIMÔNIO LOCAL
daniel Catuver
Fundada em 1990, a Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins é a única e mais importante instituição do Portal Caiobá. Com um papel fundamental na história do bairro e na vida dos moradores, a escola já formou pessoas de várias gerações.
“A escola está aqui há 35 anos e acolhe toda a comunidade. É uma escola pública, então, quem chega aqui vai estudar”, pontuou o diretor Adão Luiz, que está na unidade há 15 anos.
Atualmente, são atendidos

Antônio
Fotos: André Morla/Jornal Midiamax e Adultos). Os estudantes são moradores dos Caiobás 1 e 2, Rancho Alegre, Vila Fernanda, Vila Nathália e outros bair-
cerca de 1.950 alunos em diferentes níveis: pré-escola, 1.º ao 6.º do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
ros do entorno, como o Jardim Batistão.
Com uma única unidade, a demanda por Educação cresce a cada dia. A construção de outra escola seria essencial, mas a obra que poderia ampliar o atendimento à comunidade, na Rua Francisco Antônio de Souza, está paralisada há anos e deu lugar ao mato e aos usuários de drogas.
“O bairro cresceu muito, o número de alunos aumentou. Hoje ainda não conseguimos atender toda a demanda.
Já aumentamos o prédio, foram construídas salas pré-moldadas, porque a escola não foi
projetada para atender muitos alunos, mas o que foi possível nós conseguimos agregar”, destacou o diretor.
Veja a íntegra desta matéria no Jornal Midiamax — aponte a câmera de seu smartphone para o QR Code abaixo.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern
el
Mariana
O leitor
e Thaís
direto no WhatsApp do
|
Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você
o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial.

Graziela rezende
“O Clube de Mães é feito por mães, é recebido por mães, então, precisa de ajuda, precisa de muita ajuda…”. O espaço grandioso, que abriga as atividades sociais da Vila Fernanda e entorno, na região do Portal Caiobá, carrega uma história de muita luta, antes de virar palco de cursos, palestras e festas inesquecíveis para crianças e adolescentes — momentos que ecoarão para sempre em suas memórias, como fuga da vulnerabilidade social em que se encontram.
Em 2010, o galpão tomou forma e pertencia a uma construtora, que ali guardava maquinário e materiais para a construção de casas na região. Já em 2012, quando a entrega dos imóveis foi encerrada, a empresa quis permanecer, porém, decisão judicial foi desfavorável e, em 2021, a área de 24 mil m² passou à Associação de Moradores da Vila Fernanda.

“A gente vem trabalhando com a associação de moradores, com ações, cursos, eventos sociais, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, Dia Internacional da Mulher e Dia das Mães. Em 2020, eu me tornei presidente do Clube de Mães da Vila Fernanda e, desde então, nós esta-
mos trabalhando”, conta Eva Márcia Olmedo, de 46 anos, presidente do Clube de Mães.
No decorrer dos anos, Eva conta que trouxe diversos cursos para os moradores da região do Caiobá.
“Tem gente fazendo bolo, empreendendo, vendendo sa-
‘Muito gratificante’
Nayanne Candelária, 40, participa das ações. Ela mora no Caiobá desde 2011 e diz que suas filhas, quando pequenas, participaram de diversas ações e hoje ajudam outras crianças. “É muito gratificante porque, depois que esse casal tomou conta, cuidou, porque realmente era muito feio esse lugar, e eles fazem o melhor pra gente poder estar aqui, fazendo os cursos, fazendo doação”, comenta Nayanne.
Confira a íntegra desta reportagem no Jornal Midiamax — aponte a câmera de seu smartphone para o QR Code abaixo e acesse o material.
bão, além das oficinas. Tem gente que fez oficina de chocolate e, em época de Páscoa, fazem as suas ações, como venda de chocolate, bombons, cursos de sabão. Então, a gente vê essas ações trazendo resultado para vida de muitas mulheres”, comemora.
‘Tranca amassada’
Nenhum morador gosta de viver em uma região marcada pela insegurança. Mas, no Caiobá, a rotina de medo já virou parte do cotidiano. Entre execuções, assaltos e diferentes episódios de violência — muitos deles estampando manchetes do Jornal Midiamax ao longo dos últimos anos — moradores e comerciantes convivem diariamente com a sensação de vulnerabilidade.
O tempo como residente não faz diferença. Quem chegou há um ano ou quem vive no bairro há décadas relata o mesmo sentimento de insegurança.
Maria Aparecida vive há mais de 30 anos no Caiobá. Vinda de Glória de Dourados, escolheu o bairro para ficar e, com o marido, mantém uma loja de roupas e acessórios há 12 anos. Ela lembra que o simples ato de esperar o ônibus, por exemplo, já não é mais o mesmo.
“É muita insegurança nos pontos de ônibus. As pessoas não têm a segurança de chegar no ponto e ficar esperando o seu ônibus sossegado, não fica. Ele fica, mas fica cuidando com medo, né? Muitas vezes fica longe esperando só o ônibus aparecer pra fazer sinal pro ônibus, porque tem medo de ficar no ponto de ônibus. Eu já peguei muito ônibus antigamente pra trabalhar, ficava no ponto de ônibus de boa. Hoje em dia, isso não existe. É muita insegurança, muito assalto, as pessoas estão no ponto, com celular ou sem celular, mesmo assim é assaltado”, explica.
A comerciante conta que a própria loja já foi alvo de tentativas de invasão diversas vezes. O portão amassado é um exemplo do que define a insegurança no bairro.
“Várias vezes tentaram abrir, várias e várias vezes, tanto que eu tenho a trinca toda amassada da loja. Teve uma vez que

conseguiram abrir, puxaram algumas peças pela grade, sabe? Então é uma insegurança muito chata, né? A sorte que a gente mora aqui no fundo e qualquer barulho que a gente escuta, a gente já levanta”, frisa.
Violência na região
A costureira Marcia Cristina, no bairro há pouco mais de um ano e meio, também se preocupa. Ela gosta do local, mas diz que a violência pesa na decisão sobre permanecer
ali. Recentemente, seu filho testemunhou uma agressão que terminou em morte no meio da tarde, em frente a sua casa. “Não é um bairro seguro. No começo do ano, acho que em fevereiro, bem naquela calçada ali, teve um assassinato e aquele rapaz da ronda acho que estava aí, porque eram 16h, e ninguém fez nada pelo rapaz, deixou ele ser torturado, morto e esmagado naquele meio-fio e ninguém fez nada. Sete [homens] bateram em um só”, conta.
A servidora Nilva Vieira mora no Caiobá desde 1991. Ela viu o bairro crescer, ganhar moradores e comércio, mas lamenta que a segurança não tenha acompanhado o desenvolvimento.
“Aqui tem muita coisa legal, muita coisa boa. As pessoas são muito receptivas, muito alegres, então assim, tem muita coisa boa. Mas tem muito roubo, furtos de fiação, principalmente, e isso precisa melhorar urgentemente aqui no bairro, porque assim teremos mais segurança”, pontua.
Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e confira a íntegra desta matéria.

OSVALDO SATO
No Portal Caiobá, uma academia de muay thai na Rua Cibele se tornou ponto de encontro para moradores de todas as idades. Crianças, jovens e adultos dividem o tatame diariamente, transformando o espaço em uma alternativa de esporte e lazer em uma região com poucas opções. Ali, a luta tailandesa deixou de ser apenas prática esportiva, mas virou atividade comunitária, rotina de convivência e também celeiro de atletas. O proprietário da academia, Lucas Augusto Mendes, de 36 anos, dá aulas há cinco anos. No horário das 19h, são cerca de 40 alunos treinando ao mesmo tempo, parte dos 90 matriculados. Há quem esteja ali para competir e quem busque melhorar a saúde e a disposição. A diversidade também chama atenção: no mesmo tatame treinam

crianças de 10 anos e pessoas acima dos 60, em um ambiente no qual disciplina e companheirismo caminham juntos. Entre os alunos, histórias diferentes mostram como a modalidade passou a fazer parte do dia a dia da comunidade. Arthur Leonardo Ortiz Nantes, de 10 anos, é um dos mais animados.
Leia a íntegra desta reporta-
HÁBITO
Chipa reina em bairros, e no Caiobá tem a R$ 1 de ‘domingo a domingo’

GRAZIELA REZENDE
Quibe, coxinha, uma variedade de salgados assados. Não adianta: a chipa continua reinando em Campo Grande. E, no Portal Caiobá, ainda é possível encontrá-la a R$ 1, de domingo a domingo. As maiores lanchonetes da região estão na Rua Cachoeira do Campo. Em uma delas, trabalha Daiane Gonçalves, 35 anos, que disse conhecer
bem os costumes dos moradores do Caiobá.
Confira a íntegra desta matéria usando a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo.





3 A 1 EM ITAQUERA
Corinthians quase se atrapalha em campo, mas Yuri Alberto e Memphis liquidam o São Paulo
PÁGINA 8
Cidade do Ceará inaugura a maior estátua do mundo em homenagem à Virgem Maria
PÁGINA 7

TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 3

Concessionárias tentaram apressar juiz a avaliar aplicação da tarifa técnica de R$ 7,79 no serviço em Campo Grande

CARNE, CAFÉ E OUTROS | PÁGINA 2 Trump retira ‘tarifaço’ de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros
PROGRAME-SE | PÁGINA 4
‘Natal dos Sonhos’ terá 33 dias de atrações no Centro


Prefeitura aproveita período de estiagem para concluir reparos em vias públicas danificadas por chuvas da semana passada
INDUBRASIL | PÁGINA 6 PRF apreende cocaína em meio a carga de cimento
MORADA VERDE | PÁGINA 6 Irmãos que mataram idoso a pauladas são condenados

‘TARIFAÇO’
OsvaldO satO
O Governo dos EUA suspendeu, nesta quinta-feira (20), a tarifa adicional de 40% aplicada desde abril de 2025 sobre parte dos produtos agrícolas brasileiros. A decisão, anunciada pelo presidente Donald Trump em nova ordem executiva, retira a sobretaxa de itens relevantes para o agronegócio nacional, incluindo café e carne bovina.
A medida ocorre em meio ao avanço das negociações entre Washington e Brasília. No documento divulgado pela Casa Branca, Trump cita a conversa telefônica com o presidente Lula no dia 3 de outubro, ocasião em que ambos concordaram em abrir tratativas para rever o tarifaço. Segundo o governo

norte-americano, o progresso do diálogo tornou desnecessária a cobrança para determinados produtos.
A suspensão tem efeito retroativo e, assim, todas as mercadorias retiradas de armazéns para consumo a partir das 12h01
(horário de Nova York) de 13 de novembro serão isentas.
Mobilização conjunta
A revisão das tarifas foi comemorada por parlamentares de Mato Grosso do Sul, que integram a linha de frente das ar-
ticulações bilaterais. O Estado tem forte presença no agronegócio e figura entre os maiores exportadores do país.
O senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou que a suspensão beneficia produtores, exportadores e a geração de empregos. Ele destacou o “esforço coordenado entre Parlamento e Executivo brasileiros”, especialmente por meio da Comissão Temporária Externa para Interlocução sobre Relações Econômicas Brasil-EUA.
Trad lembrou da missão suprapartidária a Washington, que reuniu oito senadores. Segundo ele, foram apresentadas “análises consistentes sobre o prejuízo mútuo das tarifas”, o que contribuiu para sensibilizar autoridades americanas. O sena-
dor elogiou o trabalho do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro Mauro Vieira e das equipes técnicas envolvidas. Já a senadora Tereza Cristina (PP) classificou a suspensão como “uma notícia positiva e um início de alívio para nosso agro”. Ela citou, entre os produtos beneficiados, café, carne, castanha-do-pará, açaí e banana. No dia 15, quando as tarifas ainda não haviam sido derrubadas, Tereza Cristina havia destacado a necessidade da continuidade do diálogo. “O governo, que nunca deveria ter se afastado do nosso segundo maior parceiro comercial, precisa seguir conversando com os Estados Unidos para que nossas exportações retomem o ritmo normal”, declarou.
Mais uma vez, o Jornal Midiamax venceu a categoria Web do 14.° Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental, desta vez com Thalya Godoy e Graziela Rezende. As repórteres foram premiadas pela reportagem “Com ‘glossário da sustentabilidade’, jovens promovem educação ambiental e garantem alimentos saudáveis”. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira (19). Nesta edição, mais de 100 trabalhos foram inscritos, e os 10 melhores foram selecionados nas categorias Fotojornalismo, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Webjornalismo e Telejornalismo.

“Chego à maioridade nos prêmios de jornalismo, se assim posso dizer. São 18 vezes em que o nome ‘Graziela Rezende’ é anunciado como vencedor em 1.º, 2.º ou 3.º lugar. Dezoito, e a emoção nunca é a mesma. A Águas informou que houve recorde de inscrições novamente, então, é um orgulho ter o trabalho reconhecido, divulgando projetos sustentáveis e extremamente necessários”, descreveu Graziela.

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
“O prêmio vem para coroar todas as ações que a Águas Guariroba realiza, mas também as que outras instituições desenvolvem relacionadas ao meio ambiente de Campo Grande. Então, a gente fecha 2025 já com um pezinho em 2026”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Gabriel Buim.
A reportagem
A matéria destaca o envolvimento dos jovens em ações de sustentabilidade e mostrou como podem atuar como agentes de transformação, disseminando educação ambiental e por políticas responsáveis. Um exemplo desse engajamento é o Programa Pioneiros, da Águas Guariroba, que
une sustentabilidade e formação profissional. Em 2025, o projeto teve recorde de mais de 250 inscrições de alunos da rede pública, que participaram de uma imersão no ambiente corporativo e desenvolveram projetos voltados à melhoria do saneamento em suas comunidades. Aponte a câmera de seu smartphone para o QR Code abaixo e confira a matéria vencedora.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Mariana Pesquero (UFMS) e Thaís Cardoso (UCDB) | Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes. Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal
acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco,

Fábio oruê
Em ação paralela para pressionar a Prefeitura de Campo Grande a subir a tarifa técnica de R$ 6,17 para R$ 7,79, o Consórcio Guaicurus levou negativa da Justiça ao tentar “acelerar” o processo, que corre na 4.ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos.
O juiz Marcelo Andrade Campos Silva deu 30 dias para o Executivo municipal e a Agereg (Agência Municipal de Regulação) se manifestarem acerca de um recurso negado. O órgão alega que já cumpriu a ordem da ação principal, portanto, o trâmite para execução de sentença seria contraditório.
A decisão para o aumento da tarifa havia sido proferida em outubro de 2023. No en-

tanto, o município entrou com uma série de recursos para tentar barrar o aumento.
Em recurso contra a decisão judicial, o município alega que o aumento da tarifa está suspenso pela Justiça até o resultado de outro processo, também movido pelos empresários do ônibus, que pedem mais dinheiro público.
Assim, pediu que o juiz Marcelo Andrade Campos Silva revogue o aumento da tarifa de R$ 7,79. “Não se deve determinar o cumprimento de tutela de urgência já concretizada, consequentemente, requer a extinção do presente cumprimento
de decisão”, diz o município. O time de advogados que trabalha para os empresários do ônibus alegaram que, apesar de o processo estar suspenso, “não suspendeu as decisões liminares, ou a necessidade de seu cumprimento, logo, inexiste qualquer óbice ao pleito aqui formulado”.
Então, pediu que o recurso do município não seja atendido e que a Prefeitura seja multada em R$ 200 mil por dia de atraso por não reajustar a tarifa técnica. (FO)
Equipe técnica da Prefeitura da Capital certificou auditoria contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus e atestou que a concessionária teve receita de R$ 1.277.051.828,21 (um bilhão, duzentos e setenta e sete milhões, cinquenta e um mil, oitocentos e vinte e oito reais e vinte e um centavos), de 2012 a 2019.
Os técnicos chegaram aos valores a partir de balanços enviados pelas próprias empresas de transporte.
O consórcio será beneficiado com cerca de R$ 64 milhões
somente este ano, entre subsídios e isenção fiscal do ISS. Apesar de ter o apoio de Papy para conseguir mais dinheiro público através de subsídios concedidos pelo Poder Público, o consórcio move série de processos na Justiça para obter valores estratosféricos. Enquanto banca time de advogados para tentar se livrar de indenizações a passageiros que se machucam em ônibus e tentam obter “no tapetão” mais recursos públicos, o grupo mantém frota sucateada nas ruas. (FO)
O magistrado deu prazo de um mês para as partes embargantes se manifestarem. Insatis-
feito com o intervalo de tempo, o consórcio entrou com recurso para reduzir para cinco dias
o período de manifestação. A diminuição do período traria mais celeridade ao caso — e, consequentemente, a validação da tarifa de R$ 7,79.
Fazenda Pública
Na defesa dos empresários do ônibus está o time de advogados chefiado pelo desembargador aposentado Claudionor Miguel Abss Duarte, parceiro de escritório de Gustavo Lazzari, procurador da Câmara Municipal nomeado pelo presidente do Legislativo, Papy (PSDB) — que, por sua vez, declara publicamente ser a favor de dar mais dinheiro público ao consórcio.
Andrade Campos negou o recurso da gigante do transporte coletivo, alegando que o prazo envolve a Fazenda Pública, além da juntada de documentos.
Vinicios ArAujo
A Jarit (Junta de Análise e Julgamento de Recursos de Transporte), vinculada à Agetran, indeferiu uma série de recursos apresentados pelo Consórcio Guaicurus e manteve a aplicação de penalidades financeiras à concessionária.
As decisões foram oficializadas na edição extra do Diário Oficial de Campo Grande de quarta-feira (19). Foram julgados 21 processos administrativos referentes a infrações cometidas majoritariamente entre os anos de 2019 e 2022. Em todos os casos, o colegiado votou por unanimidade pelo “improvimento” dos pedidos da defesa, validando os autos de infração lavrados pela fiscalização municipal.
Justificativas rejeitadas
A maior parte das sanções refere-se ao descumprimento dos quadros de horários de cada linha. Nos recursos, a defesa do consórcio alegou a interferência de “fatores externos”, como congestionamentos, volume excessivo de tráfego ou inadequação das vias, para justificar os atrasos superiores à tolerância permitida.

Os relatores da Junta, no entanto, afastaram as justificativas. Conforme os acórdãos, a concessionária apresentou “alegações genéricas” e não se desincumbiu do ônus da prova, ou seja, não apresentou documentos que comprovassem que os atrasos decorreram de situações imprevisíveis ou inevitáveis. Em uma das decisões, o relator Marcos Paulo Amorim Pegoraro pontuou que tais alegações “não elidem a responsabilidade objetiva do prestador de serviço público”.
Manutenção e equipamentos
A fiscalização também penalizou a empresa por questões operacionais e de manutenção da frota. Entre os processos in-
deferidos, constam multas por:
• Transitar com falta de legendas obrigatórias;
• Transitar com falta ou defeito de equipamento obrigatório; e
• Atraso para o início da operação da linha sem motivo justificado.
A defesa também tentou anular as multas apontando supostos vícios formais, como a ausência do número do processo no auto de infração ou a falta do valor explícito da multa no documento inicial.
A Junta rejeitou as preliminares, afirmando que o código da infração presente no auto permite a consulta imediata à legislação e que não houve prejuízo ao contraditório e à ampla defesa.

para a vida.
Para celebrar os 30 anos de estrada, O Bando do Velho Jack, famosa banda de rock’n’roll sul-mato-grossense, fará um show comemorativo e aberto ao público em Campo Grande. No último domingo de novembro, dia 30, o grupo se apresentará no Parque das Nações Indígenas e a promessa é de um show histórico, daqueles que todos sentem no peito e levam
Para deixar a festa ainda mais especial, os músicos Paulo Simões, João Bosco e Matheus Mattos farão participações especiais e cantarão com a banda.
A apresentação ocorrerá a partir das 17h, na Concha Acústica Helena Meireles.
Na ocasião, o palco será dominado pela “guitarra alta, batera e baixo pulsantes, teclados psicodélicos, a voz e a energia de três décadas de pura verdade”.
leste e sul, podendo ficar abaixo de 20%.
Heloisa Duim
O lançamento do Natal dos Sonhos acontecerá no dia 29 de novembro. Este ano, o evento chega com uma programação intensa que leva um circuito de luz, cultura, fé, inclusão social e oportunidades ao Centro de Campo Grande.
Serão 33 dias de atrações ininterruptas, envolvendo apresentações culturais, shows nacionais e agenda especial dedicada à habitação de interesse social.

A combinação de calor, umidade e a influência da frente fria na região da Bahia pode gerar instabilidades em partes de Mato Grosso do Sul na tarde desta sexta-feira (21). As informações são do Climatempo.
As condições na Região Nordeste favorecerão pancadas de chuva à tarde no oeste de Mato Grosso do Sul. No restante do Estado, o tempo deve permanecer firme. A umidade relativa do ar deve ser mais baixa no
Na Capital, o calor ganha força e os termômetros chegam a 34°C, com mínima de 21 °C. O sábado (22) continua quente, com máxima de 32 °C e mínima de 22 °C, ainda sem expectativa de chuva significativa.
A partir de domingo (23), há chance de pancadas de chuva, com temperaturas entre 22 °C e 31 °C. Na segunda-feira (24), uma frente fria oceânica e um cavado favorecem chuvas amplas. (Com Osvaldo Sato)

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).
Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
Segundo a Prefeitura de Campo Grande, toda a programação irá ocorrer no “Circuito Natalino” — que abrange a Rua 14 de Julho, Praça Ary Coelho, Praça do Rádio, Morada dos Baís, Mercado Municipal, Feira Central e Camelódromo.
O início da programação ocorre às 18h, com abertura oficial e a parada natalina no palco Mamãe Noel, em frente ao Pátio Central Shopping.
Às 19h, haverá um show nacional com Bento e Totó, na Rua Cândido Mariano, seguido do primeiro Espetáculo de Natal, às 19h40 — o evento acontecerá na Praça do Rádio. A proposta é incentivada por empresas e instituições parceiras que garantem estrutura, segurança e suporte operacional. Participam diretamente do projeto a Águas Guariroba, Energisa, Famasul, MRV, Pátio Central Shopping e Sesc, entre outros parceiros.
Circo Rhoney Espetacular
A partir do dia 28, o Circo Rhoney Espetacular chega à Praça do Rádio. O espetáculo reúne acrobacias, malabarismo, banda e elementos cênicos em uma experiência envolvente e segue até 25 de dezembro. Com apresentações de quarta-feira a sábado, o circo visa valorizar a arte e fortalecer o convívio social. A proposta reforça o compromisso do evento com o acesso democratizado à cultura.
• Bento e Totó – 29/11, às 19h
• Ana Paula Valadão – 12/12, às 20h30
• Jiraya Uai – 19/12, às 20h30
• Di Ferrero – 26/12, às 20h30
Show da Virada – 31/12, das 20h às 2h
Habitação social
Serão realizados sorteios de quatro empreendimentos habitacionais:
• 6/12 – Sorteio Apartamentos Jd. Antártica – 20h – Praça Ary Coelho
• 13/12 – Sorteio Apartamentos Jorge Amado – 20h – Praça Ary Coelho
• 20/12 – Sorteio Apartamentos Manoel de Barros – 20h –Praça Ary Coelho
• 21/12 – Sorteio Apartamentos Nova Bahia – 9h – Palco Boneco de Neve, Rua 14 de Julho
Além disso, ocorrerá o Programa Recomeçar Moradia. No dia 8 de dezembro, acontece o lançamento do Edital Credihabita, destinado à contratação de profissionais como pedreiros, pintores e outras
Garantindo que moradores de diferentes comunidades vivenciem momentos especiais perto de casa, o Natal nos Bairros levará atividades natalinas para todas as regiões da cidade.
categorias profissionais no setor habitacional.
Em 12 de dezembro, das 13h às 21h, o 10.° Feirão Habita Campo Grande estará presente na Rua 14 de Julho. A ação segue até 23 de dezembro, de segunda-feira a sábado.
Parada Natalina
Entre 29 de novembro e 25 de dezembro, a Parada Natalina acontece quase diariamente, às 18h40, e percorre o circuito iluminado do Centro com carros alegóricos, artistas, personagens e diversas atrações. Já a Praça do Rádio recebe apresentações culturais gratuitas na mesma data.
Além das sete regiões urbanas, o projeto chegará também aos distritos de Rochedinho e Anhanduí, ampliando o alcance das ações e fortalecendo o espírito natalino em toda Campo Grande. A programação completa deve ser divulgada em breve. (HD)
No dia 6 de dezembro, a Praça Ary Coelho abre oficialmente ao público, com funcionamento das 17h às 22h. O espaço revitalizado contará com a Casa do Papai Noel, Árvore de Natal, presépio, cenários temáticos iluminados, atrações culturais, praça de alimentação e food trucks.
Visitas da Rena Os personagens farão visitas a diversos pontos da cidade:
• Feira Central – 5/12, às 19h30
• Camelódromo – 6/12 às 10h
• Mercado Municipal – 7/12, às 9h30
• Morada dos Baís – 04/12, às 19h30. (HD)

Heloisa Duim
Na quarta-feira (19), máquinas e trabalhadores atuaram na recomposição do asfalto levado pela enxurrada na rotatória das Avenidas Rachid Neder e Ernesto Geisel. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) intensificou os trabalhos durante o período de estiagem para recuperar os estragos provocados pelo temporal da última semana.
Ao todo, mais de 100 toneladas de capa asfáltica foram destinadas ao trecho danificado, incluindo ainda partes das avenidas próximas à rotatória. Logo após o temporal, equipes da Sisep realizaram a limpeza do canal do Córrego Segredo e das vias afetadas pela água. Na ocasião, houve a remoção de troncos, galhos, árvores de pequeno porte e grandes placas de asfalto arrancadas pela força da água.
Devido à chuva, a recomposição da via não pôde ocorrer na segunda-feira (17); já na ter-

ça-feira (18), o solo permanecia encharcado e, por isso, os serviços começaram na quarta.
Com previsão de novas chuvas neste domingo (23), a Sisep segue trabalhando de forma concentrada para minimizar transtornos à população e restaurar a trafegabilidade nas regiões mais afetadas pelas tempestades.
Investimento presas responsáveis pela manutenção das vias urbanas, com a operação tapa-buracos sendo retomada na quarta-feira (19).
Aproximadamente R$ 10 milhões serão liberados pela Prefeitura de Campo Grande para o pagamento das em -
Obras emergenciais ‘pós-chuva’ Conforme Marcelo Miglioli, secretário da Sisep, estão ocorrendo reparos em avenidas e locais que registraram alagamentos.
Na terça-feira (18), equipes atuaram nos bairros Aero Rancho, Universitário, Tijuca, Tarumã, Nhanhá, Talismã, Vila
Almeida e Parque dos Novos Estados.
O primeiro passo do processo inclui demarcar a via e o recorte geométrico do ponto que receberá a nova capa asfáltica. Depois, outra equipe retira os resíduos, limpa e seca os buracos. Posteriormente, o asfalto é aplicado.
Um novo pacote de obras de pavimentação e drenagem deve beneficiar 33 bairros nos próximos anos. O investimento total é de R$ 544 milhões, iabilizado por meio da Caixa Econômica Federal. A aprovação do PEF (Plano de Equilíbrio Fiscal) pela Secretaria do Tesouro Nacional possibilitou o crédito, que já contou com a pré-aprovação em carta-consulta pela Caixa. A primeira fase, no valor de R$ 136 milhões, deve ser libe -
O secretário informou que serão feitos reparos nos seguintes trechos:
• Avenida Ernesto Geisel com Avenida Rachid Neder;
• Avenida Joaquim Martinho com Avenida Eduardo Elias Zahran;
• Avenida Ricardo Brandão com Rua Jeribá;
• Avenida Afonso Pena;
• Avenida Fernando Corrêa da Costa;
• Avenida Ricardo Brandão;
• Avenida Ernesto Geisel, próximo ao Ginásio Guanandizão;
• Avenida Nelly Martins;
• Avenida Gury Marques;
• Avenida Gunter Hans;
• Rua Pintassilgo; e
• Rua Johanesburgo. As bocas de lobo estão recebendo limpeza e manutenção, e ruas asfaltadas passam por varrição mecanizada para remoção de pedras, terra e resíduos carregados pela enxurrada. Para evitar transbordamentos, a limpeza dos canais dos córregos também está em andamento.
rada ainda este ano. Assim, é possível que os projetos entrem em licitação nos próximos dias e, com isso, as obras devem começar no primeiro trimestre de 2026. (HD)
Com o objetivo de retirar fios soltos, irregulares e clandestinos que comprometem a mobilidade, higiene urbana e proteção dos moradores, o Projeto Rede Limpa foi lançado pela Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e Energisa.
A primeira grande ação acontecerá na madrugada de 27 de novembro em algumas das ruas mais movimentadas e simbólicas. A proposta visa a reduzir os impactos no trânsito e na circulação de pedestres no Centro. Existem 144 operadoras de telecomunicação cadastradas re-

gularmente na Energisa. Apenas quem possui contrato e identificação pode instalar cabos nos postes. Ao longo dos anos, con-
tudo, diversas empresas clandestinas ou irregulares instalaram suas fiações sem controle técnico gerando inúmeros riscos.
As empresas irregulares influenciam a segurança elétrica, assim como a estabilidade do fornecimento de energia.
Preparação para o fim de ano De acordo com Darci Caldo, secretário da Sear, o projeto surge no momento certo, considerando o aumento da circulação de pessoas na região central durante o período natalino.
Segundo Ademar Silva, secretário da Semades, a atuação representa o trabalho defendido pela pasta e refere-se à ação coordenada, técnica e imediata para proteger a população e qualificar o ambiente urbano.
Retirada de clandestinos
A Energisa irá executar a remoção dos cabos irregulares. Tudo o que não estiver identificado conforme previsto em contrato será retirado. Cabos partidos, caídos ou abandonados também serão removidos. Além disso, as empresas de telecomunicações que atuam regularmente e respeitam os temos de contrato e normas de segurança não serão impactadas. Após a ação, equipes de forças policiais farão rondas preventivas e periódicas. O objetivo é garantir a segurança da área e evitar a recolocação clandestina de fios. (HD)

Robson Ramos da Silva e Valdeir José de Souza e Silva foram condenados na quarta-feira (19) a 26 anos de prisão pelo assassinato de Argemiro Ribeiro da Silva, no Morada Verde. O idoso foi assassinado a pauladas na Rua Jacinto Máximo Gomes, no dia 21 de janeiro de 2022. Os réus foram denunciados pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e submetidos a julgamento na 2.ª Vara do Tribunal do Júri na quarta-feira.
Dos irmãos, somente Robson compareceu ao júri popular. Ele estava preso preventivamente desde 3 de fevereiro deste ano, quando foi captura-
INDUBRASIL

do por equipes da 2.ª Delegacia de Polícia Civil.
Ao fim da sessão, Robson foi condenado a 17 anos, nove meses e 10 dias de prisão por homicídio privilegiado. Já o irmão, Valdeir, foi sentenciado a
8 anos, dez meses e 20 dias de prisão pelo crime de lesão corporal seguida de morte.
Além da prisão — a ser cumprida em regime fechado —, os irmãos foram condenados ao pagamento das custas proces-
suais e indenização por danos morais, no valor de R$ 10 mil, aos familiares da vítima.
Relembre o caso
Argemiro foi assassinado com diversos golpes com caibro de madeira na cabeça e no rosto. O caibro era de aproximadamente 5 kg e um metro de comprimento. Segundo a denúncia do MPMS, os irmãos mataram o idoso por acreditar que ele teria espalhado comentários de que Robson seria pedófilo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas Argemiro não resistiu aos ferimentos. Os autores fugiram após o crime — Robson foi capturado somente três anos depois.
Jennifer riBeiro
Na tarde de quarta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 386 kg de cocaína escondidos em uma carga de cimento, no Indubrasil. A ação ocorreu no km 366 da BR-262. O caminhão teria entrado de forma brusca em uma estrada vicinal, em alta velocidade e sem usar a sinalização adequada. O veículo foi parado. O motorista apresentou in-
PORTO MURTINHO
Uma mulher de 39 anos, um adolescente de 12 e uma criança de 8 ficaram feridos após o carro que ocupavam cair de uma ponte em Porto Murtinho, na tarde de quarta-feira (19). As vítimas estavam em um Fiat Uno nas proximidades de uma fazenda e o veículo teria apresentado pane e travou a direção. A motorista sofreu fratura na clavícula e na costela e ferimentos no joelho. O adolescente sofreu fratura no braço, e a criança feriu o rosto. Eles foram socorridos. (LB)
consistências nas respostas e demonstrou nervosismo, levantando suspeitas. O Grupo de Operações com Cães da PRF foi acionado, já que a carga dificultava o acesso ao material. Durante varredura, os cães indicaram as drogas. Policiais iniciaram a retirada dos sacos de cimento e encontraram dezenas de tabletes de cocaína escondidos em bolsas de cimento. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil.

AVENIDA TAMANDARÉ
aLine Machado
Motorista de um caminhão-baú acabou preso após bater em um automóvel estacionado e fugir na noite de quarta-feira (19), na Avenida Tamandaré.
O dono do Hyundai HB20 atingido e outros condutores seguiram o suspeito, que teria ameaçado atropelá-los durante a fuga, conforme relato da vítima.
Segundo as informações, o acidente aconteceu por volta das 19h. O carro estava na frente de uma residência. O
caminhão passou e atingiu a lateral do carro. Em seguida, o motorista fugiu. O proprietário do carro atingido viu e começou a segui-lo.
“Eu estava estacionado na Avenida Tamandaré, na frente de uma casa, quando o caminhão passou e levou a lateral inteira do meu carro. Ele bateu, deu uma leve reduzida e continuou seguindo na Tamandaré. Entrei no carro e fui atrás. Consegui alcançar, pedi para ele descer do caminhão pra gente conversar e ele tentou me atropelar”, relatou o proprietário do veículo.
Um cachorro foi morto por dois pitbulls no Coronel Antonino na noite de quarta-feira (19). Os tutores foram conduzidos ao Cepol por omissão de cautela na guarda de animal. A Polícia Militar foi acionada por volta das 18h. Um vizinho viu o ataque. (Karina Campos)
Equipe da Base de Aquidabã, do BPMRv, apreendeu medicamentos de origem estrangeira sem documentação legal, incluindo cerca de 500 canetas emagrecedoras, além de 12 celulares novos, em um Chevrolet Prisma. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 149 mil. (Jennifer Ribeiro)
Jesper Augusto Olsen, 39 anos, morreu nesta quinta-feira (20), em colisão frontal entre um veículo Hyundai Santa Fé e um Chevrolet Tracker, dirigido pela vítima, durante ultrapassagem na BR-267, em Bataguassu. Jesper morreu no local. O condutor da Santa Fé foi socorrido. (Aline Machado)
Perseguição
Um morador próximo do local do acidente também tentou ajudar a vítima. “Eu enviei a localização para alguns amigos que também foram me apoiar. O motorista do caminhão tentou atropelar todo mundo, além disso, ameaçou a gente com um facão e jogou pedras no carro de um rapaz que estava me ajudando”, afirmou. Equipes da Polícia Militar conseguiram abordar o motorista. O suspeito teria admitido ter ingerido bebida alcoólica e foi detido em flagrante.
Militar do Exército foi preso com uma arma de brinquedo na Rua José Pimenta de Freitas, no Parque do Lageado, nesta quinta-feira (20). Policiais flagraram um homem com um objeto aparentando ser uma arma. Ele disse que comprou o simulacro na Shopee. (LB)

LE BLOG MARIA ANTONIA
O Brasil ganha um novo marco religioso e turístico: a inauguração da estátua da Virgem Maria mais alta do mundo, com impressionantes 51 metros de altura.
O monumento, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, supera em tamanho até mesmo o icônico Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros.
A obra está localizada no município de Crato, no interior do Ceará, uma cidade fundada no final do século XVIII por um frade capuchinho e que hoje abriga cerca de 130 mil habitantes. Além do impacto visual, o novo monumento reforça a tradição católica da região e promete atrair milhares de fiéis e turistas.
No Brasil, representantes da Igreja afirmam que esta é, oficialmente, a mais alta estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima em todo o mundo, consolidando Crato como um importante destino de peregrinação e devoção mariana.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA: • midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele • instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia

Leo convence Marlon a pedir ajuda sobre seu estado de saúde mental. Jaques desconfia das atitudes de Filipa. Samuel anuncia que a Receita Federal fiscalizará a Boaz sobre os processos conduzidos por Patrícia. Sol pede para usar as peças da marca de Leo em seu clipe. Marlon beija Leo.


• Áries

A NR Sports, de Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, teria fechado acordo milionário para adquirir a marca de Pelé. Segundo o UOL, a negociação envolve direitos ligados ao Rei do Futebol e representa uma mudança significativa no controle da imagem do ícone brasileiro.
A NR também promoveu uma grande reforma no camarote da família de Pelé na Vila Belmiro. A empresa traça planos para expandir o legado de Pelé por meio de novas estratégias comerciais.

Ernesto impede que Candinho se aproxime de Sandra. Começa o concurso, e Túlio e Estela dançam juntos. Olga revela a Ernesto e Sandra que a fábrica ainda não pagou o seguro incêndio. Carmem faz uma previsão para Anabela. Estela, Túlio, Tamires e Celso são os finalistas do concurso.
João Rubens diz a Kasper que a gravura sumiu, e Lucélia sugere que Júnior possa ter roubado a peça. Célio observa Arminda no quarto da escultura. Raul enfrenta Arminda e entra no quarto das Três Graças. Júnior se desespera ao encontrar em sua mochila a gravura do palhaço. O comendador compra a gravura de Kasper e João Rubens.
Você se sente energizado e pronto para assumir praticamente qualquer coisa. Tudo o que você começar hoje deverá ter sucesso, apesar de quaisquer obstáculos que surjam. As relações devem ser recarregadas.

• Touro
Uma suposição que você fez provavelmente sairá pela culatra. A única maneira de corrigir a situação é ser honesto consigo mesmo e com todos os outros para que possa lidar com a situação de forma eficiente.

• Gêmeos
Mantenha-se longe dos negócios dos outros. Você pode sentir coisas relacionadas a conflitos, mas o ponto principal é que isso não é problema seu. Fique fora disso antes de se envolver em uma batalha que não é sua.

• Câncer
Outras pessoas não estão falando sua língua. Isso torna difícil realizar qualquer coisa. Faça o possível para se concentrar em suas próprias tarefas sem deixar que os outros o confundam com suas opiniões.

• Leão
As conversas podem estar completamente além da sua compreensão. Não finja que sabe o que está acontecendo. É melhor fazer perguntas do que fingir que entende — quando isso não é necessariamente o caso.

• Virgem
Em um esforço para manter o foco no trabalho, é provável que você receba informações erradas que podem desviá-lo. Se algo parecer suspeito, sinta-se à vontade para verificar, em vez de seguir sem questionar.
www.coquetel.com.br
União de letras como o ditongo
Programa de lazer feito a pé
Causar; provocar
Exclusiva
A quem se deve dinheiro
O acontecimento não planejado Museu de Niterói (RJ)
O pai do avô Grande apetite
Principal indicação do relógio
Opõe-se a à "elite"
Talher para espetar
É oferecida pelo guardador de carros
Debilitada De (?): agachado
Possuidor Cantiga simples e monótona
151, em algarismos romanos
Bairro carioca famoso por seus arcos
Expressão típica mineira
Colorido Detector de submarinos
BANCO
Clínica de tratamento estético
Corre desabaladamente
Genitora (fam.)
Divisível por dois
Grande confusão Cobalto (símbolo)
Local de encontro de boêmios
Sílaba de
Inseto com
Ir

Nascida no 1o signo do Zodíaco
Palco dos vencedores
Bebida gasosa de sabor limão

• Libra
Você lutará verbalmente com alguém que está cheio de si e pode não ter os fatos corretos. Não perca a compostura em uma situação como essa. Atenha-se ao que sabe que é verdade e confie em si mesmo.

• Escorpião
Assuma a liderança para esclarecer a confusão. Tomar uma posição ousada será o que precisam para colocar os outros de volta no caminho certo em direção à meta coletiva que está sendo buscada.

• Sagitário
Seja reservado com o que diz aos outros. Você pode não perceber como afeta as pessoas. O perigo é você acidentalmente passar uma informação reservada. Use a discrição ou você se encontrará em problemas.

• Capricórnio
Sua natureza indecisa está pior do que nunca, o que torna difícil para você ser eficaz. Faça um longo almoço e pare de trabalhar cedo, se possível. Não faz sentido andar em círculos em um dia assim.

Band-(?), proteção de machucados
• Aquário
A tensão está aumentando e você se sente preso no meio dela. Tenha em mente que a maior parte dessa dificuldade decorre da manutenção de um equilíbrio entre fatos e fantasia. Saiba qual é qual e você sairá vitorioso.

• Peixes
Os detalhes que você negligenciou estão saindo pela culatra. Talvez seja necessário reajustar sua posição para voltar ao caminho com o procedimento correto. Admita seus erros em

AgênciA EstAdo
Três dias depois de ajudar a classificar a Holanda para a Copa do Mundo, Memphis Depay saiu do banco de reservas na Neo Química Arena para marcar um golaço e trazer alívio ao Corinthians em vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, nesta quinta-feira (20). O holandês marcou quando o jogo, válido pela 34.ª rodada do Brasileirão, estava empatado por 1 a 1. Depois dele, Yuri Alberto, autor do primeiro gol, voltou a balançar a rede para fechar o placar. Tapia fez o gol tricolor.
Agora, o time do Parque São Jorge tem 45 pontos, assim como o São Paulo, mas fica em décimo lugar, uma posição abaixo do rival do Morumbi, porque tem mais cartões vermelhos.
3 A 3 EM CAXIAS DO SUL

Em todos os outros critérios de desempate, os dois times estão empatados.
O jogo
Os rivais entraram em campo com sistemas espelhados: linha de três na defesa e atacantes
móveis na frente. A dupla Yuri Alberto e Gui Negão, contudo, dava alternativas melhores aos corintianos do que Luciano e Ferreirinha aos são-paulinos, até por possuírem mais qualidade para jogar de costas para o gol quando necessário.
O primeiro tempo foi de domínio do Corinthians, que controlava o meio de campo, muito em razão de Breno Bidon, confortável como principal armador na ausência de Garro, suspenso. A movimentação dos laterais Bidu e Matheuzinho para dentro, em busca da finalização, também era trabalhosa aos tricolores. Apesar da superioridade com a bola em movimento, o gol só veio em cobrança de pênalti de Yuri Alberto, após falta de Ferreirinha em Breno Bidon na área alvinegra.
A alta intensidade dos donos da casa contrastava com um São Paulo previsível e perdido em campo. Nem mesmo os 13 jogadores no departamento médico, entre eles os astros Lucas e Oscar, justificavam a postura completamente acanhada do
time de Hernán Crespo. O São Paulo avançou as linhas no segundo tempo e deu nova dinâmica à partida. Tal postura sobrecarregou Carrillo, o primeiro na linha de distribuição de jogo do Corinthians, e fez os são-paulinos ganharem mais disputas no meio. Em cobrança de escanteio, empatou o jogo com cabeceio de Tapia. Vitinho e Memphis, que começou no banco porque defendeu a Holanda na Data Fifa, foram colocados nos lugares de Carrillo e Gui Negão. O holandês apareceu no lugar e na hora certa para dar uma caneta em Sabino, na área, e chutar colocado para vencer Rafael: 2 a 1 para o Corinthians. Ainda houve tempo para Yuri pegar rebote, após bola na trave de Vitinho, para fechar o placar.
Juventude e Cruzeiro empataram por 3 a 3 nesta quinta-feira (20) no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em partida marcada por altos e baixos e alternância na vantagem. Com o empate, o Juventude soma 33 pontos e permanece na 18.ª po-
sição do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro chega a 65 e aparece em terceiro lugar. Aos 8min, Marcelo Hermes aproveitou avanço pelo lado esquerdo e finalizou em chute que teve trajetória de cruzamento, surpreendendo a defesa e abrin-
do o marcador para o Juventude. Sete minutos depois, Taliari foi lançado na área e, com frieza, encobriu o goleiro Cássio para ampliar. Aos 41, William levantou na área e Miguel Sinisterra ganhou por cima na cabeçada e diminuiu.
PARADESPORTO
Na etapa final, o Cruzeiro reagiu mais cedo. Aos 7, Japa lançou em profundidade para Kaiki, que cruzou com precisão. Kaio Jorge apareceu no segundo poste e deixou tudo igual. A partir do empate o jogo cresceu em intensidade.
Aos 13, o Juventude voltou à frente com Taliari, que finalizou. Já no fim, aos 39min, Bolasie cruzou pela esquerda, Abner teve dificuldade para afastar e a bola sobrou livre para o Kaio Jorge, que empurrou para o gol. (AE)
A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) divulgou nesta quarta-feira (19) a lista de paratletas convocados para duas importantes competições internacionais que serão realizadas em dezembro, em São Paulo.

Mato Grosso do Sul terá três representantes vestindo as cores do Brasil no tatame: Kelly Kethylin Barros Victório, Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Ferreira Rodrigues, todos do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense de Cegos Florisvaldo Vargas).
O principal compromisso será o Grand Prix da IBSA, que acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, reu-

nindo alguns dos melhores judocas do mundo. A competição soma pontos no ranking internacional, que define a classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028.
Entre os convocados, destaque para Kelly Kethylin Barros Victório, atleta paralímpica nos
Já para o IBSA Judo American Championships, marcado para 18 de dezembro, também em São Paulo, foram chamados os sul-mato-grossenses Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Ferreira Rodrigues.
Gabriel vive fase especial na carreira, pois recentemente conquistou o título de campeão pan-americano júnior.
Ao todo, 29 atletas brasileiros foram convocados para os dois torneios e para a 6.ª Fase de Treinamento de Judô, que ocorrerá entre os dias 6 e 12 de dezembro, no Centro Esportivo da Mooca.
A etapa servirá como preparação final antes das disputas internacionais.