Midiamax Diário | 12 de novembro de 2025 | Preso por comprar cocaína roubada por delegado liderava g

Page 1


Defesa Civil coloca Campo Grande sob alerta para risco de tempestades

Campo Grande está sob alerta para risco de tempestades, segundo informado pela Defesa Civil Municipal. O aviso emitido pelo Inmet teve início às 10h desta terça-feira (11), e termina às 23h59 de sexta (14). Conforme o instituto, a Capital está sob dois avisos. Até esta quarta-feira (12), a cidade está sob Alerta Amarelo, de “perigo potencial” para tempestades. Já a partir de quinta-feira (14), estará sob Alerta Laranja, até as 23h59 de sexta-feira. De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas com volu-

me entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos e granizo.

A Defesa Civil orienta a população a redobrar cuidados, especialmente em áreas de risco. É fundamental evitar o trânsito em vias alagadas e procurar abrigo durante tempestades, longe de árvores e redes elétricas.

Em caso de emergências, como solicitação de serviços e pessoas em situação de rua, a população pode contatar a prefeitura pelo telefone 156. Ocorrências relacionadas à rede elétrica devem ser reportadas ao 193. Já a Defesa Civil atende pelo telefone 199.

AVISO DE LEILÃO DE BENS MÓVEIS Nº 05/2025: A Leiloeira Pública Oficial, a Sr.ª PATRICIA PIMENTEL GROCOSKI COSTA, matriculada na JUCEMS sob nº 72, autorizado por força do Contrato Nº 072/2024/MS pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, com sede na Esplanada dos Ministérios, CEP 70.064-900, em Brasília/DF, inscrito no CNPJ/MF nº 00.394.494/0013-70, por intermédio da SENAD - SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS E GESTÃO DE ATIVOS, nos termos da Lei nº 11.343/2006, com a redação dada pela Lei nº 13.886/2019, Lei nº 8.666/93 e legislação vigente, que realizar-se-á o Leilão Público autorizado pelo Processo SEI de Nº 08129.013453/2024-47, apenas na modalidade “on-line” na plataforma https://www.pimentelleiloes.com.br, dos bens móveis descritos no Edital. Débitos, Ônus, Lances no Leilão e Condições da Arrematação: vide edital no site https://www.pimentelleiloes.com. br Data do Leilão: 1ª Hasta: 04/12/2025, a partir das 09:00h (horário do Mato Grosso do Sul). Caso os lotes 34 e 35 não sejam vendidos, haverá a 2ª Hasta em 05/12/2025, às 09:00h (horário do Mato Grosso do Sul). Observações: Os bens serão vendidos no estado em que se encontram, sem qualquer garantia, constituindo ônus do interessado verificar suas condições antes da data do leilão, podendo ser visitados nos Pátios indicados nos Anexos I, II, III e IV do Edital, no horário a ser agendado previamente, da repartição ali indicada. Demais informações: Telefones: (69) 99302-3330 E-mail: contato@pimentelleiloes.com.br

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.

Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.

Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.

Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).

Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.

Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136

QUESTÃO INDÍGENA

Mesmo após ocupação, chefe da Funai em MS é exonerado

OsvaldO satO

A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Campo Grande passará por mudança no comando. O servidor Elvisclei “Terena” Polidorio foi exonerado do cargo de coordenador regional, conforme portaria publicada na segunda-feira (10) pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas). O novo coordenador deve ser Dioni Alcântara Batista, uma indicação do Conselho do Povo Terena, mas ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União. Elvis estava à frente da Coordenação Regional Campo Grande há dois anos. Sua exoneração foi assinada pelo secretário-executivo do MPI, Eloy Terena. Sua substituição ocorre após movimento iniciado em outubro, quando veio a público ofício do MPI, datado de 22 de outubro, em que o próprio Eloy encaminhou à presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a indicação de Dioni Alcântara Batista para o cargo.

Segundo o documento, o pedido de mudança partiu do Conselho do Povo Terena, que solicitou oficialmente ao MPI e à presidência da Funai a nomeação de Dioni, em nome de um novo diálogo entre as bases e o órgão indigenista.

Contra Dioni Batista já atua na unidade de Campo Grande, onde ocupa desde março de 2024 o cargo de chefe da Divisão Técnica. Caso a nomeação seja confirmada no DOU, ele passará a comandar a Coordenação Regional Campo Grande, respon-

Trabalhador morre em escavação

sável pela interlocução entre o órgão federal e as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

A reportagem do Jornal Midiamax esteve na sede da Funai em Campo Grande e foi informada no local que o novo coordenador deve atender já no cargo a partir desta quarta-feira (12).

A decisão gerou reação imediata entre lideranças indígenas. Na tarde de segunda-feira, cerca de 30 representantes, incluindo caciques de Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Campo Grande, ocuparam a sede da Funai na Capital em protesto contra a exoneração. Os manifestantes afirmam que a mudança foi feita “sob pressão de uma minoria” e ameaçam bloquear rodovias federais caso a exoneração fosse confirmada. Segundo o cacique Vinicius Jorge, de Sidrolândia, a maioria das lideranças do Estado é contrária à troca. Ele também criticou a atuação do Ministério dos Povos Indígenas na condução dos conflitos no sul do Estado.

Parques funcionam

em novos horários

Parques e centros esportivos administrados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funesp, tiveram horários de abertura e fechamento alterados. A decisão atende às medidas de contingenciamento de despesas orçamentárias do Poder Executivo.

Daniel da Silva Martiniano, de 53 anos, morreu soterrado na tarde desta terça-feira (11), em obra próxima ao Aeroporto Santa Maria. A vítima realizava a escavação de uma fossa, contudo, quando faltavam 12 centímetros para concluir os trabalhos, a terra

ao lado teria caído. Ele ficou soterrado por mais de 1 hora. Daniel trabalhava no local há dois dias, pois, conforme apurado pelo Jornal Midiamax, havia sido terceirizado pela empreiteira. Equipes do Corpo de Bombeiros guiaram um operador de retroescavadeira para localizar o corpo, que estava aproximadamente a cinco metros da superfície.

A jornada de servidores deverá ser adaptada, por meio de escalas, para cumprir a jornada legal. Use a câmera de seu smartphone para acessar o QR Code abaixo e confira os horários. (Jennifer Ribeiro)

Elvis Terena Polidorio foi exonerado
Pietra Dorneles/Jornal
Midiamax
layane cOsta alIne MachadO
Daniel Martiniano estava trabalhando no momento do acidente
Fotos: Aline Machado/Jornal Midiamax e Arquivo pessoal
ZONA RURAL
LAZER

OPERAÇÃO BLINDAGEM

Preso por comprar carga de cocaína roubada por delegado em MS liderava grupo alvo do Gaeco

Kleyton de Souza Silva foi identificado como líder da organização criminosa alvo do Gaeco durante a Operação Blindagem, deflagrada na sexta-feira (7). O criminoso foi responsável pela compra dos mais de 100 kg de cocaína furtados pelo então delegado Eder Oliveira, titular da 1.ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, em 2019.

As investigações contra a organização criminosa encabeçada por Kleyton tiveram início em julho de 2022. Na época, um celular havia sido apreendido em cela do Estabelecimento Penal de Aquidauana. Após análise do aparelho, foi constatado que a pessoa que fazia o uso dele era o líder criminoso.

Ficou constatado que ele comandava uma organização criminosa armada, na época

composta por mais de quatro pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas. O objetivo do grupo era obter vantagens fi-

‘Sumiço’ de cocaína

Então delegado de Polícia em Aquidauana, Eder Oliveira Moraes foi condenado a 14 anos e sete meses de prisão em regime fechado pelo “sumiço” da cocaína da delegacia em junho de 2019. Ele também perdeu o cargo. Eder foi preso em junho de 2019. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público em agosto do mesmo ano por integrar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Com intermédio da advogada Mary Stella Martins de Oliveira, ele beneficiava a traficante Sandra Ramona da Silva ao fornecer informações.

nanceiras mediante a prática de crimes de tráfico de drogas interestadual, usura — cobrança de juros excessivos — e comércio ilegal de arma de fogo.

‘Companheiro do PCC’

As investigações iniciais apontaram que Kleyton também era companheiro do PCC. Ele utilizava contatos, como membro de alta cúpula da organização, para desenvolver as atividades no tráfico de drogas e se utilizar da estrutura criminosa.

O denunciado aplicava punição a integrantes que tinham dívidas com ele — normalmente decorrentes de outros crimes.

Segundo o processo do Gaeco, os ex-chefes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Alírio Francisco do Carmo e Aud de Oliveira Chaves, atuaram para garantir a permanência

de Kleyton em unidades prisionais de segurança média — o que é incompatível com seu perfil de liderança e periculosidade.

Foi constatado que Alírio realizava transferências de desafetos de Kleyton para outros estabelecimentos penais. Além disso, fornecia informações do Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) e Seeu (Sistema Eletrônico de Execução Unificado) para o líder.

Aud, à época, manteve contato direto com a tia de Kleyton e foi responsável por assegurar que ele não fosse transferido para o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima. Ele ficou em uma unidade prisional mais branda, o que, segundo as investigações, contribuiu para a continuidade e expansão de crimes coordenados dentro do presídio.

Ação focou grupo dedicado ao tráfico interestadual de

A Operação Blindagem teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual de entorpecentes, corrupção ativa e passiva, usura, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de capitais.

Conforme o Gaeco, Stella era tida como “amiga” por Ramona, pois lhe abastecia com dados sobre localização de fiscalizações da polícia, os quais haviam sido repassados pelo delegado. Já Eder recebia propinas de Sandra. Os fatos foram descobertos por interceptações telefônicas.

Stella tinha acesso livre ao gabinete do delegado na 1.ª Delegacia de Aquidauana, onde era informada sobre investigações, em especial as que envolviam Ramona. Os policiais desconfiavam de vazamento, pois sempre que tentavam abordar Ramona, nunca conseguiam flagrar nada ilícito com ela. (LC)

A estrutura era comandada de dentro do sistema prisional e contava com uma rede de colaboradores em Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Jardim, Sidrolândia, Ponta Porã e Bonito, além de integrantes nos Estados de São Paulo e Santa Catarina.

As investigações revelaram que a organização atuava em diversas frentes, enviando drogas para cidades do interior do Mato Grosso do Sul e também para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Acre, Maranhão e Goiás, utilizando diferentes métodos.

Vínculos com PCC

Foram constatados vínculos da organização criminosa

Agepen

A Agepen informou que a operação não tem como alvo servidores em exercício nas unidades penais. Ainda assim, sua Corregedoria instaurou procedimento administrativo disciplinar.

“De acordo com o Gaeco, a operação é fruto de investigação iniciada há mais de dois anos”, prosseguiu. A Agepen disse repudiar práticas ilícitas ou atos de corrupção e atua de forma integrada com os demais órgãos de segurança e de justiça para coibir tais condutas. Além disso, trabalha para impedir o acesso indevido de internos a meios de comunicação externa, investindo em tecnologia e na capacitação de seus policiais penais. (LC)

drogas

com o PCC, que fornecia suporte por meio de membros de sua alta cúpula, para ampliar o tráfico e aplicar punições violentas a quem estivesse em débito com o grupo criminoso.

As investigações do Gaeco conseguiram identificar práticas de extorsão mediante uso de arma de fogo, violência e restrição da liberdade de vítimas, justamente para a obtenção do pagamento de dívidas oriundas do tráfico de drogas e da usura, outra prática levada a efeito pela organização em tela.

Celular

Segundo o Gaeco, o trabalho investigativo teve origem a partir da apreensão do celular do líder da organização criminosa, que utilizava o aparelho de dentro de uma cela de presídio no interior do Estado.

Com esse achado, foi possível chegar à outra linha de atuação do grupo criminoso — a corrupção de servidores públicos. (LC)

Lista de presos

• Alexssandro Pereira Silva

• Alírio Francisco do Carmo

• Brenda Yasmin Martins de Freitas

• Daniel Ferreira Dornelles

• Francisco Assidir Nogueira Sutil

• João Rodival Balbuena

• Johan Fabiano Rodrigues Lescano

• Karoliny de Oliveira Faria

• Kleyton de Souza Silva

• Lana da Silva Gonçalves

• Luana da Silva Gonçalves

• Lucas Wesley de Souza Santos

• Michel Lescano dos Santos

• Monique Siqueira Lopes Meireles

• Osvaldo V. dos Santos Júnior

• Paola da Silva Januário

• Selma Nunes Roas

• Shirlei Martins

• Tiago Paixão Almeida

• Luan Guilherme Lindner Bettoni

• Luiz Otávio da Silva Silveira

• Maro Aurélio Ribeiro

• Dayane Silva de Aguiar

• Diego da Silva Frameschi

• Ivanir Fernanda dos Santos

Nunes Rodrigues

• Glaucimar Queiroz Machado

• Mauro Ricardo Fabreau

• Fabrício Aparecido da Silva Guilherme. (LC)

Kleyton de Souza Silva
Reprodução
Eder Moraes foi preso em junho de 2019 e perdeu o cargo de delegado

Ex-servidor é condenado por manter casa de prostituição em Campo Grande RONDA

Ex-servidor comissionado da Prefeitura de Campo Grande, Victor Hugo Ribeiro Nogueira da Silva foi condenado a dois anos de reclusão por manter casa de prostituição. A decisão é da 3.ª Vara Criminal.

Ele foi acusado de favorecimento à prostituição e coação em agosto de 2022. Victor chegou a ficar preso preventivamente até março de 2023. O réu teria intimidado mulheres a não denunciar suposto esquema de assédio sexual.

O ex-prefeito Marquinhos Trad — atualmente vereador pelo PDT — e o empresário

André Luís dos Santos, o Patrola, foram denunciados em outra ação referente ao mesmo esquema. Marquinhos foi absolvido de sete acusações de assédio.

Já Patrola continua respondendo pelos crimes, em decisão de agosto de 2024. Na época, a juíza Eucélia Moreira Cassal observou que o empreiteiro teria atraído as vítimas para a fa-

ALVARÁ FANTASMA

TJMS/Divulgação

zenda onde estava por meio de mensagens [para fazer programa sexual]. “[…] Demonstra que o suposto crime teria se consumado nesta Capital, quando o agente teria induzido ou atraído a vítima, independente da ocorrência ou não de efetiva prostituição”, pontuou a magistrada.

A magistrada completa informando que fatos narrados no inquérito policial devem ser esclarecidos no decorrer do processo. “Quanto a alegação de que falta justa causa para a persecução penal, eis que não ‘man-

dou mensagens e não convidou’ as supostas vítimas para irem a sua fazenda. Tais aspectos envolvem questão de mérito, passível de análise somente após a instrução processual, a ser realizada”.

Laranja de políticos Apontado como laranja de políticos, o empreiteiro André Luiz dos Santos tem ligações com a família Trad. Além do inquérito com Marquinhos pelos crimes sexuais — do qual o ex-prefeito foi absolvido —, também move duas ações de

despejo contra membros da família por falta de pagamento de aluguéis em apartamentos de sua propriedade.

Os casos reforçam indícios de laços que o empreiteiro tinha com a família e o esquema de laranjas exposto pelo Jornal Midiamax em junho de 2023.

Patrola é dono de uma empreiteira que leva seu nome, a ALS. A empresa detém vários contratos de obras no Estado, muitos deles alvo de investigação por irregularidades.

Em 2023, o Jornal Midiamax revelou a “Rota do Patrola”, uma série de propriedades rurais no Pantanal onde o empresário foi contratado para implantar a rodovia MS-228.

O MPMS fez acordo com ele para encerrar o caso.

Patrola ainda é réu em ação da Operação Cascalhos de Areia, que revelou esquema de corrupção em contratos de obras durante a gestão do ex-prefeito Marquinhos Trad. O grupo é acusado de desviar mais de R$ 7,3 milhões.

Quadrilha que aplicava golpe do ‘falso advogado’ é presa em MS

MAriAnA Pesquero

Sete mandados de prisão e 10 de busca e apreensão foram cumpridos no Estado referente a quadrilha que aplicava golpes de estelionato em Santa Catarina. O esquema de golpe do “falso advogado” operava a partir de Nova Andradina e gerou danos superiores a R$ 170 mil. A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Alvará Fantasma, com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

PONTA PORÃ

Um homem agrediu a própria filha e matou o gato de estimação da família, arremessando-o no chão, após a jovem se recusar a pesquisar conteúdo adulto

Ao todo, foram 10 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária em Nova Andradina, Dourados, Campo Grande e Três Lagoas, além de um mandado de prisão em Geminiano (PI). Os sete detidos responderão por fraude eletrônica e associação criminosa. Durante as investigações, a polícia descobriu que a quadrilha já havia aplicado golpes em, pelo menos, outras três vítimas em Santa Catarina. Uma delas sofreu um prejuízo de cerca de R$ 100 mil.

Modus operandi

As vítimas, frequentemente pessoas que já apresentam processos judiciais, eram convencidas a efetuar pagamentos supostamente relacionados a custas processuais ou alvarás judiciais. O delegado Caio Bicalho, titular da Delegacia de Nova Andradina, explicou que os criminosos se passavam por advogados por meio de aplicativos de mensagem.

A quadrilha falsificava documentos com timbres e assinaturas simuladas do Poder Judi-

ciário. Eles utilizavam fotos, nomes e registros reais da OAB.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 300 mil em cada uma das 63 contas bancárias vinculadas aos investigados.

Uma mulher de 33 anos, presa na manhã de ontem em Dourados, foi apontada como peça fundamental no esquema de golpe. Ela emprestava suas contas bancárias para o recebimento dos valores obtidos de forma ilícita pela organização criminosa.

Cão farejador acha drogas nos Correios

O cão farejador K9-COLT, da Denar, encontrou mais de 9,5 kg de drogas em agência dos Correios de Campo Grande na segunda-feira (10). Tratavam-se de seis embalagens com haxixe marroquino enviados de Ponta Porã e Coronel Sapucaia. (Aline Machado)

Identificado corpo de pescador

Foi identificado como Evaldo Belmiro de Alcântara, 51 anos, o homem que morreu afogado no Rio Paraguai, em Corumbá. O corpo foi resgatado pelos Bombeiros no domingo (9). Belmiro pescava quando submergiu. O corpo estava a quatro metros de profundidade. (Diego Alves)

PRF apreende 58 peças de veículos

A PRF apreendeu, no domingo (9), carga de 58 peças de veículos furtados ou roubados na BR-163, em Rio Brilhante. O motorista seguia de Santa Catarina para Mato Grosso. Muitas peças tiveram a identificação adulterada e nove eram de veículos com registros de furto ou roubo. (DA)

Sofreu overdose ao engolir cocaína

Jovem de 23 anos sofreu overdose após engolir 70 cápsulas de cocaína e elas estourarem em seu estômago, na segunda-feira (10). Ele viajava com uma mulher em um ônibus na BR-262, em Três Lagoas. A mulher ingeriu pílulas, mas não passou mal. Ambos foram levados ao hospital. (MP)

no celular do pai. Ele foi preso na madrugada de domingo (9) em Ponta Porã.

A Polícia Militar encontrou o homem com sinais de embria-

guez, além de comportamento violento.

A vítima conseguiu fugir e se abrigou na casa da madrinha, nas proximidades. Com

o choque, ela começou a se cortar e seus punhos ficaram feridos. A Polícia Militar acionou o Corpo de Bombeiros, que atendeu a jovem. (MP)

Decisão contra Victor partiu da 3.ª Vara Criminal de Campo Grande

VARIEDADES

Sydney Sweeney se pronuncia sobre acusação de eugenia: ‘Não me afeta’

LE BLOG MARIA ANTONIA

Sydney Sweeney, estrela de séries de sucesso como “Euphoria” e “The White Lotus”, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo uma propaganda da American Eagle, veiculada em julho de 2025. No vídeo, Sweeney fazia um trocadilho com as palavras jeans e genes, que, no inglês, tem a mesma pronúncia. A campanha foi criticada por relacionar “bons genes” à pele branca, cabelos e olhos claros, reforçando o estereótipo eurocêntrico de beleza. A polêmica foi impulsionada pelo posicionamento político da atriz, filiada ao Partido Republicano do presidente Donald Trump. Quase quatro meses depois, ela se manifestou pela primeira vez, se esquivando das perguntas sobre o caráter preconceituoso da campanha. Ela afirmou que ficou surpresa com a reação negativa, dizendo que aceitou o trabalho porque adora usar jeans e que isso não a afetou “de forma alguma”.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

NOVELAS

Leo afirma a Danilo que Filipa tomará os remédios comprados por ele. Vespa procura Ryan. Dara questiona Marlon sobre uma operação na Barreira. Ryan pressiona Marlon sobre a data da operação. Samuel anuncia que conseguiu a guarda de Sofia. Pompeu convoca a operação para capturar Dinho.

HORÓSCOPO

• Áries

Katy Perry lançou seu novo single, “Bandaids”, nas plataformas digitais na quinta-feira (6). A faixa marca um retorno esperado pelos fãs e chega assinada por um time de peso na produção: Greg Kurstin, Cirkut e Andrew Watt, nomes responsáveis por sucessos como “Die With a Smile”, “Wrecking Ball” e “Abracadabra”. Katy prometeu entregar mais uma música envolvente, com vocais marcantes e produção grandiosa.

Candinho presenteia as crianças com bicicletas. Túlio se entristece ao ver Estela com Celso, e a enfermeira nota. Celso descobre que Sandra comprou sua casa. Estela recebe Tamires no hospital e a encaminha até Túlio. Anacleto permite que Maria Divina se case com Zé dos Porcos. Zulma surpreende Dita.

Misael alerta Viviane para a possibilidade de a farmacêutica virar cúmplice na distribuição de remédios ineficazes. Leonardo se horroriza quando Ferette assume que fabrica remédios falsos. Leonardo revela a Ferette que pretende assumir a direção da Fundação e seguir a orientação do pai. Gerluce denuncia a Farmácia Ferette.

Antes de se emocionar demais, use lógica e fatos frios e concretos para defender sua posição. Argumentos bem pensados, apresentados de forma clara, serão mais eficazes do que uma explosão emocional.

• Touro

Encontrar as respostas que procura é mais fácil quando você assume uma posição mais inflexível sobre onde quer estar. Se continuar incerto e relaxado sobre qual caminho seguir, outros poderão tirar vantagem de você.

• Gêmeos

Você quase chegou a uma linha de chegada. Não desista. Este é o momento de se movimentar ainda mais rápido. Faça o possível para permanecer no caminho certo olhando para frente em vez de para trás.

• Câncer

Bom momento para tomar decisões que reúnam sua necessidade de praticidade e seu desejo de liberdade emocional. É importante para sua saúde mental ter fé em suas fantasias e em sua capacidade de realizá-las.

• Leão

Você tende a sentir apoio, embora em lugares inesperados. Não descarte ninguém. Mesmo as observações mais cáusticas têm um toque de sensibilidade e pensamento progressista que pode ajudá-lo.

• Virgem Pode ser difícil prender sua atenção. Sua mente pode divagar e você pode não ter paciência para lidar com situações que surgem. Seja educado com os outros e eles serão mais respeitosos com você.

www.coquetel.com.br

Divisão própria do boxe

Esporte de escalar montanhas

Disparos de arma de fogo

Mistura passada na linha de pipas

Lubrificantes de motores

Cupido, para os gregos (Mit.)

De pouca profundidade Mamíferos similares aos cervos

Alimento comum em saladas

Vitamina usada em xampus

Variante indiana da covid-19

Parasita que se aloja nos cabelos

CRUZADAS DIRETAS

Alguns Dedicar a Deus Sílaba de "falir"

Ação judicial

Erva de trigais É defendido pelos movimentos ecológicos

As três primeiras vogais

Aroma; odor Pão de (?): bolo

Conceito da doutrina espírita

Juro ilegal

Próprio do ensino

Ácido da aspirina (sigla) Suportar

Refletor de luz

Título britânico (?) Mauro, humorista Antônimo de "longas"

Problema dentário (?) Rousseff, política

Elis Regina, cantora da MPB

Beth Carvalho, cantora brasileira

Produto da baleia de uso industrial

O mais nobre dos sentimentos

O concluinte de um curso

Gafe Aécio Neves, político "(?) Branquelas", filme

X-(?), heróis dos quadrinhos

Pão redondo de milho

• Libra Você está tentando proteger uma certa parte de si mesmo. Esse lugar especial na sua alma que você esconde é provavelmente o mais bonito. Não desista desse pedaço de si mesmo com muita facilidade.

• Escorpião Não se surpreenda se outras pessoas vierem assim que ouvirem o seu lado da história. Todas as peças estão se encaixando no lugar, exatamente como você sabia que fariam. Quem duvidou de você ficará surpreso.

• Sagitário

Pode ser difícil encontrar sua base mental e física. Cuidado com a forma como você procede. Sua cabeça está em outra dimensão e você não está prestando atenção suficiente na estrada à sua frente.

• Capricórnio

Faça parte da solução em vez do problema, cuidando de si mesmo e certificando-se de não deixar bagunça onde for. O estado do ambiente é uma preocupação cada dia maior. Cabe a cada um fazer a diferença.

Significa "Habilitação" em CNH

• Aquário

A fonte da sua frustração pode ser pessoas que parecem sensíveis e honestas, mas que agem de forma agressiva. Tente não se deixar enganar por aqueles que oferecem uma imagem enquanto entregam outra.

• Peixes Suas emoções estão ligadas à sua imaginação. Você pode ficar na defensiva enquanto alguém abre buracos em seus sonhos. Use seu intelecto para defender a si mesmo e os ideais pelos quais deseja viver no futuro.

Embalagem do lixo doméstico
Divulgação
Sydney Sweeney se disse surpresa com reações
Katy Perry lança ‘Bandaids’

Oscar é levado ao hospital após problema cardiológico

AgênciA EstAdo

O meia Oscar, do São Paulo, foi encaminhado ao Einstein Hospital Israelita nesta terça-feira (11). O jogador apresentou um problema cardíaco quando realizava exames, já de olho na pré-temporada do ano que vem.

O São Paulo informou que Oscar “se encontra clinicamente estável e permanece em observação”. “Durante exames realizados na manhã desta terça-

-feira (11), no SuperCT, como parte da preparação visando à pré-temporada de 2026, o atleta Oscar apresentou uma intercorrência com alterações cardiológicas, sendo prontamente atendido pelos profissionais do clube e pela equipe médica do Einstein Hospital Israelita, que estava presente no local”, diz nota.

“Em seguida, o jogador foi encaminhado ao hospital, onde se encontra clinicamente estável e permanece em observa-

ção para a realização de exames complementares para elucidação diagnóstica”, complementou.

Oscar estava em recuperação de lesão na panturrilha esquerda. O meia não entra em campo desde 19 de julho. “Conforme procedimento habitual e respeitando a privacidade do jogador, novas informações serão divulgadas assim que houver atualização por parte da equipe médica, em comum acordo com Oscar”, encerrou o São Paulo.

Matheus Cunha mira Copa do Mundo e admite viver um misto de sensações

A seleção brasileira continua se preparando na Europa para a os dois jogos da Data Fifa deste mês. Nesta terça-feira (11), o atacante Matheus Cunha disse viver um misto de emoções com a proximidade da Copa do Mundo do ano que vem.

“Tranquilidade nenhuma. Na última convocação, eu estava andando com meu cachorro em casa. Por mais que você tenha vindo outras vezes, há sempre a ansiedade na próxima. É nosso sonho, a competitividade é grande e isso mexe contigo. Você fica ansioso e tem orgulho quando o nome está na lis-

ta”, afirmou o atacante. Embora esteja em alta com o atual treinador da equipe na-

cional, o jogador do Manchester United descreveu como tem sido o seu procedimento no dia

Walter

das convocações. “Prefiro não ver. Que bom que não estou vendo e estou sendo convocado, que continue assim. Não fica uma coisa clara de estar na próxima, mas uma confiança interna de que quanto melhor for o trabalho, mais chance você vai estar na próxima”, comentou Cunha.

Chance

Luciano Juba também compareceu na entrevista. Novidade na seleção brasileira, o lateral-esquerdo espera aproveitar da melhor maneira a oportunidade que Ancelotti concedeu.

não renova após acesso

O jogador Walter, de 36 anos, não irá renovar com o CRA Aquidauana e foi anunciado pelo Samambaia, do Distrito Federal.

O atacante foi peça fundamental para o vice-campeonato do Aquidauana na Série B, que levou a equipe para a disputa da Série A do ano que vem.

Walter foi anunciado pelo Samambaia para a próxima temporada e também tem um acordo encaminhado com o Brasiliense para disputar a Série D do Brasileiro de 2026.

Agradecimentos

No Sul-Mato-Grossense, o atleta marcou quatro gols em nove jogos. A informação é a de que o CRA chamou o jo-

“O próprio Ancelotti falou que eu sou um cara com uma qualidade técnica muito boa, bons passes, na construção de jogo isso pode ser importante”, disse o estreante.

Revelado pelo Sport e com uma trajetória no futebol nordestino (defendeu também o Confiança e agora o Bahia), Juba disse estar vivendo o melhor momento de sua carreira.

Sábado (15), o Brasil mede forças com Senegal, às 12h (de MS), no Emirates Stadium, em Londres; e pega a Tunísia no dia 18, às 15h30, no Decathlon Stadium, em Lille, na França. (AE)

e vai para time do DF

gador para negociação, porém, não houve acordo. Neste ano, o atacante jogou no Guarany de Alagoas, Tupy de Jussara — que disputou a divisão de acesso do Campeonato Goiano — e, por fim, o CRA Aquidauana. Confira abaixo nota da equipe sul-mato-grossense: O Clube de Regatas Aqui-

dauana comunica a saída do atacante Walter, que se despede do Tricolor após o encerramento da participação do clube na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

O atleta, conhecido por sua experiência e liderança dentro e fora de campo, contribuiu de maneira significativa na conquista do acesso para a Série

A do Campeonato Sul-Mato-Grossense, sendo um dos nomes de destaque do elenco nesta temporada.

A diretoria do Clube de Regatas Aquidauana agradece ao Walter por todo o empenho, dedicação e profissionalismo demonstrados em cada treino e partida. O Tricolor reconhece sua importância no grupo e deseja muito sucesso na continuidade de sua carreira”, finalizou o clube.

Oscar sofreu problema cardíaco durante exames na manhã de ontem
Rubens
Chiri/saopaulofc.net/Arquivo
diEgo AlvEs
Walter deixa o futebol do Estado
CRA/Divulgação
FUTEBOL ESTADUAL
Matheus Cunha revelou ansiedade antes de convocações para a seleção
Rafael Ribeiro/CBF

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.