Midiamax Diário | 13 de novembro de 2025 | Líder de grupo alvo de ação contra o PCC tinha influência
LE BLOG MARIA ANTONIA
Kim Kardashian vem ao Brasil com elenco de ‘Tudo é Justo’ para divulgar série do Disney+ e Hulu
PÁGINA 7
NA AUSTRÁLIA
Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta-feira com atletas de MS na areia
PÁGINA 8
OPERAÇÃO BLINDAGEM | PÁGINA 5
Líder de grupo alvo de ação contra o PCC tinha influência sobre ex-chefes da Agepen
Investigações indicaram que Alírio Francisco ‘ganhou’ uma caminhonete no valor de R$ 75 mil de criminosos
HABITAÇÃO | PÁGINA 4
‘FRANCELMO’ | PÁGINA 2
NA FILA PELO SONHO
Campo-grandenses fazem fila para se inscrever em sorteio de 250 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em três regiões
Ativista que morreu em protesto será lembrado na COP30
JBS | PÁGINA 3
Debate sobre mau cheiro de fábrica segue sem acordo
SANTA CASA | PÁGINA 3
Prefeitura estende convênio e repassará mais R$ 1 milhão
EDUCAÇÃO | PÁGINA 4
Rematrícula para estudantes da Reme será aberta hoje
Francelmo será pauta de seminário na COP30
Murilo Medeiros
Ambientalista de Mato Grosso do Sul morto em protesto pelo Pantanal será lembrado em atividade da COP30, em Belém (PA), no sábado (15). Francisco Anselmo Gomes de Barros, conhecido como Francelmo, ateou fogo no próprio corpo em 12 de novembro de 2005 durante ato contra construção de usinas de açúcar no bioma.
O seminário terá o tema: “Vidas que vão, lutas que ficam: Francelmo, o Pantanal e os defensores do clima”. A atividade é organizada pela EJF (Environmental Justice Foundation) e será realizada na Escola de Economia Criativa da Zona Verde, no Parque da Cidade, das 15h às 16h30 (horário local de Belém).
Funai oficializa
A Coordenação Regional em Campo Grande da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) tem oficialmente novo comando. O secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, exonerou Elvisclei Polidorio e nomeou Dioni Alcântara Batista.
As portarias constam na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial da União. Na segunda-feira (10), indígenas ocuparam a Funai para protestar contra a mudança.
Apesar disso, o MPI trocou o coordenador. Elvis estava à frente da Coordenação Regional Campo Grande da Funai há dois anos.
A substituição ocorre após um movimento iniciado em outubro, quando veio a público ofício do MPI, datado de 22 de outubro, em que o próprio
A quarta-feira (12) marcou os 20 anos da morte de Francelmo na Rua Barão do Rio Branco. A ação impediu o avanço da lei que permitiria a instala-
ção de usinas de açúcar e destilarias de álcool na região pantaneira. Segundo especialistas, as consequências seriam catastróficas para a natureza.
MS na COP30
O governador Eduardo Riedel (PP) desembarcou em Belém do Pará na tarde de terça-feira (11) para participar da COP30. Na Green Zone instalada no Parque da Cidade, Riedel visitou estandes e participou de palestras ao lado do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.
Eloize Cáceres, 19 anos, representa de Mato Grosso do Sul
troca de comando em Campo Grande após protesto
Eloy Terena encaminhou à presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a indicação de Dioni Batista para o cargo.
Segundo o documento, o pedido partiu do Conselho do Povo Terena, que solicitou ao MPI e à presidência da Funai a nomeação de Dioni, em nome de um novo diálogo entre as bases e o órgão indigenista. Dioni já atua na unidade de Campo Grande, onde ocupa, desde
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
março de 2024, o cargo de chefe da Divisão Técnica.
A coordenação regional de Campo Grande atende 22 mil indígenas das etnias Atikum, Guarani-Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofayé-Xavante e Terena; nas cidades de Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Miranda, Nioa-
EXPEDIENTE
que, Porto Murtinho, Rochedo e Sidrolândia.
Protestos
A decisão gerou reação imediata entre as lideranças indígenas. Na tarde de segunda-feira, cerca de 30 representantes, incluindo caciques de Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Campo Grande, ocuparam a sede da Funai na Capital em protesto contra a exoneração.
Os manifestantes afirmaram que a mudança foi feita “sob pressão de uma minoria” e ameaçaram bloquear rodovias federais caso a exoneração fosse confirmada no DOU. Segundo o cacique Vinicius Jorge, de Sidrolândia, a maioria das lideranças do Estado é contrária à troca. Ele também criticou a atuação do Ministério dos Povos Indígenas na condução dos conflitos no sul do Estado.
na COP30, onde deve apresentar à mesa de negociações as demandas do bioma pantaneiro. A jovem é estudante de Ciências Biológicas pela UFMS, em Corumbá.
Eloize contou ao Jornal Midiamax que chegou no norte do país na madrugada de quarta-feira (12). “Estou ansiosa pela experiência, mas com uma sensação de estar vivendo um propósito”, afirma.
Mato Grosso do Sul teve destaque nesta terça durante a COP30, com a presença do Instituto Taquari Vivo, que leva à conferência exemplos de como ciência, campo e sustentabilidade caminham juntos no Estado.
CLIMA
Estado tem 3 das 4 cidades mais quentes do país
Mato Grosso do Sul enfrentou mais um dia de calor extremo nesta quarta-feira (12), com três cidades entre as quatro mais quentes do Brasil, segundo medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Água Clara registrou 38,3 °C; Três Lagoas chegou a 38 °C; e a estação da Fazenda Nhumirim, em Corumbá, marcou 38 °C, todas entre as maiores temperaturas do país, até as 14h (horário de MS). Em Campo Grande, os termômetros alcançaram 34,4 °C no início da tarde. Apesar do tempo abafado, o cenário começava a mudar, com nuvens se formando em várias regiões e previsão de chuva forte. O Inmet emitiu dois avisos de tempestade que abrangem todo o Estado nesta quarta-feira. (Osvaldo Sato)
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele | Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editora-Executiva: Evelin Cáceres. Chefes de Redação: Thatiana Melo (manhã) e Renata Portela (tarde). Chefia de Reportagem: Guilherme Cavalcante | Editor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Chefe de Redes Sociais: Letícia Marquine | Editor de Política e Transparência: Gabriel Maymone | Reportagem: Adriel Mattos, Anna Gomes, Celso Bejarano, Dândara Genelhú (Coordenadora de Jornalismo de Dados), Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano | Reportagem: Carol Leite, Graziela Rezende (Repórter Especial), Heloísa Duim, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros e Osvaldo Sato. Jornalismo Policial | Reportagem: Aline Machado, Layane Costa, Lívia Bezerra, Rodrigo Santos, Diego Alves (Plantão Noturno). MidiaMAIS | Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Canal Midiamax – TV 4 da Net/ClaroTV – Jornalismo Multimídia | Coordenador de Produção: Daniel Catuver | Coordenador de Estúdio: Marcos Ermínio | Coordenadora de Edição de Vídeo: Luciana Nantes | Produção e Apresentação: Ana Beatriz, Ari Theodoro, Talita Rezende e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: André Morla, Leonardo de França, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Pietra Dorneles | Editores de Vídeo: Andrella Okata, Gabriel Okata, Samanta Vitória e Sidney Manga (Licença) | Analista de Redes Sociais: Lorena Sone | Sucursal da Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Mariana Pesquero (UFMS)
(67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial:
suntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial.
Adriel MAttos
e Thaís Cardoso (UCDB) | Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes. Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone:
Para as-
Elvis Terena Polidorio foi exonerado na segunda-feira de posto na Funai
Pietra Dorneles/Jornal Midiamax/Arquivo
O ambientalista
Francisco Anselmo, que morreu durante manifestação
Sem acordo, processo sobre mau cheiro da JBS no Nova Campo Grande segue para decisão da Justiça
Adriel MAttos
Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre representantes da JBS e o Ministério Público Estadual, na ação que pede solução para o mau cheiro que há anos assola o bairro Nova Campo Grande.
Reunidos no Fórum de Campo Grande na segunda-feira (10), os advogados da indústria não chegaram a um acordo com representantes do MPMS. Dessa forma, o juiz Eduardo Lacerda Trevisan deu dez dias para apresentação de novas provas. Tanto o frigorífico como o MP podem requerer novas provas, como juntada de mais do-
Ações suspensas
Em outubro, a Justiça já havia suspendido mais de 200 ações individuais de moradores do Nova Campo Grande para aguardar o resultado da ação civil pública do MPMS. A defesa dos moradores recorreu, mas, em despacho
cumentos, nova perícia ou audiências com testemunhas.
Depois, o titular da 2.ª Vara de Direitos Difusos vai reorganizar o processo e decidir
O embate envolve a instalação de um “paredão” de árvores no perímetro da planta da JBS no Nova Campo Grande.
A gigante de alimentos diz que já providenciou a medida e alegou que seria eficaz contra o mau cheiro, por absorver odores. No entanto, a promotora Luz Marina Borges Maciel afirma que o plantio de mudas de árvores por parte da JBS ainda não é o suficiente, já que seria necessário esperar anos para crescerem e produzirem efeitos.
na edição desta quarta (12) do Diário da Justiça Eletrônico, o recurso foi negado, reafirmando que será necessário esperar o julgamento da ação do MPMS. Após anos de inquérito e TACs não cumpridos, o Ministério Público entrou, somente em 2025, com ação civil pública contra o fedor exalado pela
Prefeitura estende convênio
A Prefeitura estendeu por mais 30 dias o convênio assinado em 2021 com a Santa Casa para atendimentos de pacientes do SUS. O contrato é alvo de disputa judicial, já que o hospital pede mais dinheiro. No aditivo, publicado na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial de Campo Grande, o município ainda incluiu R$ 1 milhão por mês, conforme acordo feito com o hospital a pedido do MPMS. O convênio valerá até 30 de novembro. Na semana passada, o juiz Cláudio Müller Pareja, da 2.ª Vara de Fazenda Pública, prorrogou o contrato pela segunda vez, por 30 dias. O serviço seria encerrado em 30 de setembro, mas a Santa Casa conseguiu liminar para manter o convênio. Hospital, Prefeitura e Governo do Estado não chegaram a um consenso em audiência no
ABCG/Divulgação
JBS no Nova Campo Grande. Denúncia no Conselho Nacional do MP motivou “puxão de orelha” no órgão, que resolveu adotar medida judicial para tentar solucionar o caso.
Propostas rejeitadas
Em agosto, a Justiça promoveu audiência de concilia-
ção entre a JBS e os mais de 200 moradores que pedem indenização para o frigorífico. No entanto, a indústria não levou proposta para tentar resolver o problema em diálogo com representante dos moradores.
Os advogados da JBS alegaram que as ações ainda se encontram nas fases iniciais, com
pendências como provas, perícias e outros documentos associados a processos.
Ainda no decorrer de inquérito civil no MP, a JBS também havia rejeitado firmar novo TAC, ou seja, um compromisso de adotar novas medidas para acabar com o problema.
(Adriel Mattos)
com a Santa Casa e pagará mais R$ 1 milhão
dia 6. Enquanto a Santa Casa pede R$ 45,9 milhões, o Poder Público analisa um acordo.
Prorrogação recusada
À beira do colapso, a Santa Casa negou a prorrogação por três meses do convênio e fez novo pedido à Justiça para impor o pagamento de R$ 45.946.359,89 mensais, aumento de R$ 13 mi-
lhões em relação ao atual repasse. À Justiça, o hospital afirmou possuir dívida estratosférica, no valor de R$ 117.394.031,00. Desse total, cerca de R$ 35 milhões correspondem a pagamentos aos médicos que prestam serviço como PJ, que entraram na Justiça para cobrar o montante. A Santa Casa afirma estar prestes a paralisar os serviços.
Crise no hospital
A Santa Casa entrou com ação judicial alegando que a vigência do contrato havia acabado no fim de agosto, sem formalização de novo convênio. E explicou que não havia tido resposta sobre reajuste, uma vez que o repasse está congelado desde 2023, e, no período, houve inflação e aumento de custos hospitalares. Atualmente em R$ 32,7 milhões, o termo não seria suficiente para a Santa Casa, que absorve 55,37% da demanda
“Necessita ser quitado [débito de R$ 117 milhões] com urgência para viabilizar a regularização dos atendimentos e evitar a paralisação total das atividades
hospitalar na Capital. Assim, a Santa Casa pediu a renovação do convênio, corrigido para R$ 45,9 milhões, e recomposição retroativa do repasse referente aos últimos dois anos sem reajuste. Sem salários desde maio, médicos da Santa Casa contratados no regime PJ pararam. Desde setembro, o hospital cancela cirurgias e procedimentos que não sejam de urgência e emergência. Anestesistas também cruzaram os braços, o que suspendeu as cirurgias eletivas. (Adriel Mattos)
assistenciais, decorrente da ausência de recomposição financeira da contratualização ao tempo legalmente devido”, alega no processo. (Adriel Mattos)
Moradores do Nova Campo Grande movem ações contra a JBS por conta de mau cheiro exalado de indústria
Santa Casa e Prefeitura da Capital estenderam convênio até o fim do mês
SAÚDE
HABITAÇÃO
Famílias madrugam em fila pelo sonho da casa própria
Murilo Medeiros liana Feitosa
O sonho da casa própria levou dezenas de pessoas a madrugarem na fila em frente ao Shopping Pátio Central, na Rua Cândido Mariano, no Centro. Começou nesta quarta-feira (12) a inscrição para sorteio de 250 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida em três regiões da Capital.
As candidaturas ocorrem de forma online, pelo site Emha Digital (emhadigital.campogrande. ms.gov.br), ou presencialmente, no shopping. O atendimento no Pátio Central começa às 8h e segue até as 19h, conforme cronograma divulgado pela Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários). As inscrições se encerram em 28 de novembro.
Os empreendimentos contemplam diferentes regiões:
• Residencial Jorge Amado –Lagoa (96 unidades);
• Res. Manoel de Barros – Anhanduizinho (82 unidades);
• Residencial Nova Bahia – Prosa (80 unidades).
EDUCAÇÃO
Pontos de atendimento da Emha no Pátio Central registraram grande procura de interessados em apartamentos
Falhas no sistema Irene, do Bairro Jardim Joquei Clube, chegou às 4h30 e encontrou 41 pessoas à sua frente na fila. “Estou na expectativa de conseguir me cadastrar e conseguir a moradia”, disse ela. No entanto, não conseguiu atendimento até as 9h20, por conta de falhas no sistema.
Na segunda-feira (10), o evento precisou ser adiado por “pro-
blemas sistêmicos”, conforme a pasta. Nesta quarta-feira, o início dos cadastros atrasou por conta de falhas no sistema. As inscrições acontecem na agência do 2.° piso, no corredor lateral e no andar de baixo do shopping, numa tentativa de diminuir o tempo de espera. Em nota, a pasta confirmou que todas as pessoas que estão na fila seriam atendidas.
Rematrícula da rede municipal começa nesta quinta-feira
osvaldo sato
Mães, pais ou responsáveis por alunos já matriculados na Reme (Rede Municipal de Ensino) terão de efetuar, a partir de quinta-feira (13), a rematrícula para o ano letivo de 2026. A abertura do prazo, que segue até 12 de dezembro, foi anunciado pelo secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt de Souza.
“No dia 13 teremos o lançamento das matrículas, quando o pai ou responsável poderá confirmar a rematrícula na Reme de Campo Grande, buscando a escola onde a criança já está matriculada. Depois desse processo, ele poderá ficar tranquilo para o próximo ano”, afirmou.
A pasta também divulgou o cronograma das pré-matrículas para novos alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). Segundo a professora Adriana Cedrão, responsável pelo processo de matrícula, no dia 3 de dezembro será pu-
Rede estadual
Na Rede Estadual de Ensino, o processo de rematrícula está aberto desde o dia 3 de novembro. Os estudantes devem acessar o Painel do Estudante para realizar as etapas de atualização cadastral, confirmação de permanência e renovação de matrícula, que podem ser feitas até o dia 22 de dezembro.
blicada no site da Semed a primeira listagem de novos alunos contemplados para as Emeis.
“Os pais poderão consultar e depois ir até a Emei onde a criança foi contemplada para efetivar a matrícula. Se não fizer no prazo determinado, perderá a vaga, que será destinada a outra criança”, explicou.
Os prazos e orientações completas sobre o processo de matrícula e rematrícula estão
A Secretaria de Estado de Educação reforçou que a assinatura do requerimento de matrícula (presencial ou digital) é obrigatória. Caso o responsável deixe de assinar o documento, a matrícula não será efetivada.
Na REE, o processo de rematrícula também pode ser feita de forma on-line no site https://www.matriculadigital. ms.gov.br/. (OS)
disponíveis no site www.matriculacampogrande.ms.gov.br/. Para o próximo ano, o processo amplia a Educação Infantil com 5 mil novas vagas. O lançamento ocorrerá na Emei José Carlos de Lima (Moreninha IV), às 9h. Atualmente, a rede atende 111 mil alunos, distribuídos em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.(Com Heloísa Duim)
por programas habitacionais do Governo Federal, Estadual ou Municipal.
Prioridade
A seleção segue regras de classificação e hierarquização, que dão prioridade a famílias em situação de maior vulnerabilidade, conforme prevê as regras do programa. Entre os critérios considerados estão:
• Mulher como responsável familiar;
• Pessoa negra, idosa ou com deficiência na composição familiar;
• Criança ou adolescente na família;
• Pessoas com câncer ou doenças crônicas;
Quem pode se inscrever?
Poderão participar as famílias que atenderem aos seguintes requisitos:
• Morar em Campo Grande há pelo menos 2 anos;
• Renda bruta mensal de até R$ 2.850,00;
• Inscrição atualizada no CadÚnico; e
• Não ter outro imóvel residencial nem ter sido beneficiado
DEFESA DO CONSUMIDOR
• Mulheres vítimas de violência doméstica;
• Famílias em áreas de risco, assim como em aluguel social ou situação de rua.
Além disso, há reservas legais de vagas, sendo 50% para famílias em vulnerabilidade social, 10% para pessoas com deficiência, 5% para idosos e, por fim, 3% para pessoas em situação de rua.
Peixaria alvo de batida da polícia foi notificada por excesso de gelo
thatiana Melo rodrigo santos
Peixaria alvo de uma batida da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo), nesta quarta-feira (12), já havia sido notificada há 1 mês. Cerca de 5 toneladas de peixe foram apreendidas.
Conforme informações, há um mês o estabelecimento foi notificado, ao ser encontrado camarão sendo vendido com gelo superior ao aceitável. O camarão embalado era vendido com 34% de gelo, quando o máximo permitido é 12%.
“Foi feita inspeção na peixaria; foram avaliadas todas as câmaras frias; os produtos, pelos técnicos; e 100% estão conforme as normas. A peixaria pode funcionar normalmente”, disse Luiz Guilherme Lacerda, advogado da empresa.
Segundo o advogado, “Não
há risco, nem foi colocado à venda nenhum produto sem condições de consumo”. O flagrante desta quinta-feira (12) ocorreu quando um caminhão foi abordado na saída para São Paulo em um posto fiscal. Ao ser questionado, o motorista apresentou notas fiscais, mas, quando os policiais olharam o interior do caminhão, perceberam caixas com peixes em sacos.
Rotulagem
Em relação à carga de peixes, o motorista não apresentou notas fiscais. O caminhão foi levado até a peixaria na esquina da Rua Trindade com a Avenida Salgado Filho, onde o peixe foi descarregado. A carga foi avaliada em R$ 127 mil. Para os policiais, foi dito que a rotulagem era feita na peixaria — é necessário ser feita na origem. O motorista e um funcionário da peixaria foram levados para a delegacia.
Liana Feitosa/Jornal Midiamax
OPERAÇÃO BLINDAGEM
Líder de grupo alvo de operação contra o PCC tinha influência sobre ex-chefes da Agepen
Layane Costa
Prisão e busca
Na sexta-feira (7), Alírio Francisco foi preso em cumprimento
Ex-chefes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Alírio Francisco do Carmo e Aud de Oliveira Chaves são investigados na Operação Blindagem, contra o PCC, por suspeita de facilitar e “blindar” transferências do líder Kleyton de Souza Silva em Mato Grosso do Sul. A organização criminosa, ligada ao PCC, segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), fazia o tráfico interestadual de drogas, além de praticar corrupção ativa e passiva, agiotagem, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro. A estrutura era comandada de dentro de presídios e contava com colaboradores em Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Jardim, Sidrolândia, Ponta Porã e Bonito, bem como integrantes e São Paulo e Santa Catarina.
Transferências
Conforme o Gaeco, Alírio Francisco tinha participação na “blindagem” da transferência do líder.
Em conversa de Kleyton de Souza com Thiago Gabriel Martins da Silva, este afirmou ter “dado” uma caminhonete no valor de R$ 75 mil para o chefe da então Divisão dos Estabelecimentos Penais da Agepen, a fim de “blindar” as possíveis transferências do primo dele.
“Mané, eu dei uma F-250 para ele, para ele blindar meu primo lá, que os caras queriam ‘dar bonde’, o Wesley foi lá dar bonde, não conseguiu tudinho. A caminhonete vale 75 mil reais, você disse”, disse Thiago para Kleyton, em uma conversa de 2022.
O que diz a Agepen?
A Agepen informa que a operação mencionada não tem como alvos servidores em exercício nas unidades penais do Estado.
Ainda assim, a Corregedoria da instituição instaurou procedimento administrativo disciplinar para apuração dos fatos. “De acordo com o Gaeco, a operação é fruto de investigação iniciada há mais de dois anos”, frisou a agência, em nota. (LC)
de mandado de prisão. Já Aud Oliveira teve o endereço residencial como alvo de mandado de busca e apreensão.
As investigações do Gaeco apontam que Alírio, em 2022, atuava como chefe da Divisão dos Estabelecimentos Penais da Agepen.
Na época, o grupo o cooptou mediante vantagens indevidas, para facilitar transferências de presos, realizar apreensões seletivas de celulares e garantir a permanência de Kleyton de Souza em presídios.
Já Aud Oliveira teve o nome citado durante as investigações, uma vez que a sua participação pode ter ocorrido na prática de atos ilícitos.
Advogada recrutava servidores da segurança pública
para ajudar facção, aponta Gaeco
Renata PoRteLa
Presa em março deste ano pela Polícia Civil, a advogada
Aline Gabriela Brandão é um dos alvos da Operação Blindagem. Conforme investigações, ela atuava em conjunto com o marido, Thiago Gabriel Martins da Silva, o “Especialista do PCC” e importante aliado do líder da organização, Kleyton de Souza Silva. Os dois tinham papel na inteligência do grupo criminoso e cooptavam agentes públicos.
Em março, o casal foi alvo da Operação Chiusura, da Polícia Civil do Distrito Federal e foram presos, sendo a advogada encaminhada a um presídio no Rio Grande do Norte, onde permanece. Já Thiago está em “local incerto e não sabido” — há suspeita de que esteja na região de Corumbá. Há indícios de vínculo da advogada com o PCC.
O Gaeco concluiu que Aline Gabriela atua no setor de inteligência do grupo com o marido, para cooptar servidores públicos que agiriam tanto na transferência de presos, de acordo com as demandas do grupo criminoso, quanto na pesquisa de dados sigilosos sobre determinadas pessoas.
Tais “serviços” seriam realizados mediante pagamentos indevidos. Os agentes identificaram pagamentos de valores a um policial penal para realizar a transferência de um preso.
PM investigado
Além dos agentes penitenciários, tenente da Polícia Militar é suspeito de ligação com a advogada. O militar foi alvo de mandado de busca e apreensão. Conforme o Gaeco, um mês após a prisão de Aline no Rio Grande do Norte, o oficial esteve no presídio. Ele teria dito que queria conhecer o local e realizaria orações com os presos. Para a investigação, tal fato traz estranheza. O oficial atualmente trabalha em outra unidade no interior. Porém, já atuou
Entretanto, a real motivação por trás da sua atuação decorreu de um “favor” pessoal, revelando sua anuência com as práticas da organização criminosa. A participação de Aud não foi conclusiva.
Segundo o documento, Aud, à época, manteve contato direto com a tia de Kleyton. Com isso, ele teria sido responsável por assegurar a não transferência do preso para o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima.
Ele ficou em uma unidade prisional mais branda, o que, segundo as investigações, contribuiu para a continuidade e expansão das práticas criminosas coordenadas dentro do presídio.
Investigação
em Corumbá. Além da “visita”, outras movimentações suspeitas ocorreram no presídio após a entrada de Aline.
Segundo o Gaeco, ocorreram tentativas recorrentes de entrega de alimentos por aplicativos de delivery e o sobrevoo de drone sobre a unidade em que Aline se encontra.
A advogada foi presa com o marido e o suplente do Podemos, Ronaldo Cardoso. Eles foram alvos da operação policial que apurava o tráfico de drogas. Entre os envolvidos estariam familiares de Thiago.
Ao Jornal Midiamax, a OAB-MS informou que atua no caso. Já a PMMS confirmou as buscas contra o tenente e afirmou que abriu procedimento administrativo disciplinar.
As investigações, que duraram 25 meses, revelaram que a organização criminosa atuava em diversas frentes, enviando drogas para cidades do interior de Mato Grosso do Sul e para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Acre, Maranhão e Goiás, utilizando diferentes métodos. Eles utilizavam caminhões com fundo falso para garantir a ocultação dos entorpecentes. Para dificultar uma eventual fiscalização nas estradas, a organização transportava produtos alimentícios lícitos com nota fiscal e a droga em compartimentos escondidos.
O grupo realizava remessas por Sedex, utilizando os Correios, e transportava drogas em veículos de passeio e utilitários, inclusive por meio de passageiros em vans.
A investigação descobriu a ligação do grupo com o PCC, que fornecia suporte por meio de membros da alta cúpula, para ampliar o tráfico e aplicar punições violentas a quem estivesse em débito com o grupo.
Foram identificadas práticas de extorsão com uso de arma de fogo, violência e cárcere de vítimas, para a obtenção do pagamento de dívidas oriundas do tráfico de drogas e da agiotagem. (LC)
Alírio Francisco do Carmo e Aud de Oliveira Chaves, ex-chefes da Agepen
Dinheiro apreendido pelos investigadores durante a Operação Blindagem
Divulgação
Marco Aurélio foi executado com tiros no rosto após briga no Parque do Sol RONDA
RodRigo SantoS
Lívia BezeRRa
Uma vingança teria motivado a execução de Marco Aurélio de Oliveira, 47 anos, em frente à praça do Parque do Sol, na noite de terça-feira (11). Os atiradores dispararam cerca de quatro tiros contra a vítima.
Equipe da Força Tática do 10.º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para ir até a esquina das Ruas Manoel Macedo Falcão e Durando Pereira. No local, militares do Corpo de Bombeiros realizaram os primeiros atendimentos e, logo, uma equipe da Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) chegou e constatou o óbi-
Povo/Whatsapp
Fala
to de Marco Aurélio.
A Polícia Civil foi acionada, juntamente da Perícia Criminal. Foi constatado que Marco Aurélio apresentava dois ferimentos por tiros na região do rosto e outro na região dorsal.
Aos policiais, uma testemunha contou que Marco Aurélio havia se envolvido em uma briga na sexta-feira (7), ocasião em que ele teria esfaqueado uma
pessoa. Por isso, a testemunha acredita que a execução possa estar relacionada a um ato de vingança.
Conhecido na região
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o autor estaria em uma bicicleta, contudo, não há informações sobre a localização dele e da arma usada no crime.
Áudio obtido pela reportagem revela que o autor seria conhecido na região do Parque do Sol. “Eu estava deitado aqui, escutei os pipoco e levantei. Mas o vizinho viu, foi um rapaz de bicicleta branquinho, é conhecido”, falou um morador.
Atacado a pauladas pelo sobrinho
COXIM
Estudante foi atropelada duas vezes por ônibus antes de morrer
gRazieLa Rezende
Imagens de câmeras de circuito interno flagraram o atropelamento de uma estudante de 25 anos, que morreu em seguida, na Avenida Mato Grosso do Sul, em Coxim, na manhã desta quarta-feira (12). O motorista do ônibus foi preso em flagrante.
ROCHEDO
As imagens mostram que, em quatro segundos, Letícia Camargo foi esmagada duas vezes pelas rodas do veículo. Procedimento deve ser instaurado para apurar o acidente.
O motorista do ônibus teria invadido a contramão e subido na calçada. Em seguida, bateu contra uma árvore e atingiu Letícia. A roda do veículo
Marido acusa esposa de ficar com colega e acaba
A Polícia Civil já realizou as apurações iniciais em um frigorífico de Rochedo, onde ocorreu briga entre um casal de venezuelanos na manhã desta quarta-feira (12).
O delegado Jarley Inácio ressaltou que a discussão se iniciou por ciúmes e, em seguida, a mulher desferiu um golpe com faca no ombro do marido.
“Ambos trabalham no frigorífico e começaram a discutir por ciúmes. A mulher desferiu um golpe com faca no ombro dele. No entanto, ele não quer representar contra ela. O caso está sendo registrado como lesão corporal”, afirmou Jarley.
esfaqueado
Conforme o delegado, a facada atingiu o homem de forma superficial, e ele já está estabilizado. “Segundo o depoimento da mulher, o marido cismou que ela estava tendo um relacionamento amoroso com outra mulher e aí começou uma discussão. A mulher ressaltou que, primeiro, não gosta de mulher; e, depois, falou que está com ele desde os 14 anos, é o único homem que ela teve. Ela tem 30 atualmente e sete filhos com ele. Um faleceu na vinda para o Brasil, outro ficou por lá; ao todo, é o casal e mais cinco filhos aqui”, argumentou. (GR)
teria passado em cima das pernas da estudante.
Letícia foi socorrida com ferimentos gravíssimos na perna direita. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional Álvaro Fontoura, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.
Ainda conforme a imprensa local, testemunhas relataram que o motorista do ônibus esta-
SPIPE CALARGE
va alterado no momento do atropelamento.
Ele também foi encaminhado ao hospital da cidade e, posteriormente, levado para a Delegacia de Polícia Civil. Letícia era acadêmica de Enfermagem de uma instituição de Ensino Superior em Coxim. Seus familiares residem em Pedro Gomes.
Rotatória é interditada para retirada de caminhão tombado
oSvaLdo Sato aLine
Machado
A Avenida Toros Puxian foi parcialmente interditada na noite desta quarta-feira (12) para a retirada de um caminhão caçamba que tombou no cruzamento com a Avenida Spipe Calarge. Quem conduziu o trabalho de interdição e controle de tráfego foi uma equipe da Guarda Civil Metropolitana, que viu crescer o acúmulo de carros na região no horário de saída regular de expediente. O acidente aconteceu no fim da tarde, quando o moto-
rista, de 56 anos, seguia pela Toros Puxian e, ao contornar a rotatória, o veículo “arregou” e tombou. A caçamba estava carregada com restos de poda de árvores, troncos, areia e grama. Apesar do susto, o condutor não se feriu. Ele contou ao Jornal Midiamax que é o proprietário do caminhão e calcula um prejuízo de cerca de R$ 10 mil. O tombamento causou apenas danos materiais: o para-brisa quebrou, o banco do passageiro se desprendeu e a grade de proteção de uma empresa próxima foi atingida.
Esfaqueado pela mulher na Nasser
Homem de 31 anos foi esfaqueado pela companheira, de 30, após bebedeira na Vila Nasser, na noite de terça-feira (11). Ela foi presa. A PM encontrou o casal discutindo na rua. O homem disse que a companheira exigiu dinheiro para comprar bebidas e ele negou, levando à agressão. (LB)
Levou pedrada e pediu socorro
Mulher de 40 anos foi até uma igreja para acionar a polícia após ser agredida no Amambaí, na noite de terça-feira (11). Ela relatou ter levado socos e pedradas de outra mulher em uma pista de skate. A autora, de 35, foi levada à delegacia. A causa da briga não foi informada. (Mariana Pesquero)
Mãe agride filha de 8 anos e é presa
Mulher de 40 anos foi presa por maus-tratos contra a filha, de oito anos, na terça-feira (11). Vizinhos ouviram gritos em um apartamento no São Lourenço. A criança relatou sofrer violência física desde os seis anos. Ela foi agredida com chinelo, cinto e palmadas porque se sujou. (MP)
Homem de 28 anos foi agredido pelo sobrinho de sua esposa no Jardim Santa Emília, na noite de terça-feira (11). Os dois estariam bebendo. O sobrinho agrediu a vítima com um pedaço de madeira na cabeça e fugiu. O homem foi levado à UPA Leblon. (Lívia Bezerra) Veja
Moradores ouviram os tiros na noite de terça-feira na praça do bairro
VARIEDADES
Kim Kardashian e elenco visitam o Brasil para divulgar nova série
LE BLOG MARIA ANTONIA
Kim Kardashian, Naomi Watts, Sarah Paulson e Niecy Nash desembarcaram no Rio de Janeiro na segunda-feira (10), mantendo um perfil discreto e evitando os holofotes. A chegada aconteceu no Aeroporto do Galeão, com uma equipe de apoio.
O motivo da visita ao Brasil é a divulgação de “Tudo É Justo”, série criada por Ryan Murphy para o Disney+ e o Hulu. As atrizes participam de eventos promocionais e encontros com a imprensa para apresentar o projeto ao público brasileiro.
Justiça francesa ordena soltura de Nicolas Sarkozy
NOVELAS
A Justiça francesa ordenou, na segunda-feira (10), a libertação imediata sob supervisão judicial do ex-presidente Nicolas Sarkozy, preso por 20 dias após condenação num caso de financiamento líbio na campanha de 2007. Sarkozy vai aguar-
dar em liberdade a decisão de recurso.
A ex-modelo Carla Bruni, e dois dos filhos do casal, Pierre e Jean, estiveram presentes na galeria reservada, na sala de tribunal para acompanhar a audiência de recurso de seu marido.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Tirado os pelos Matéria jornalística
Mira Caneta, em inglês
Aula prática de autoescola Equipe
Passado por um filtro
Chamar para depor
Matériaprima do tijolo
História engraçada Marcha de manobras
Presenteei alguém
Opõe-se ao "X" no jogo da velha
Precede o cifrão no dólar
A que dura para sempre
É produzida pelo sabão
Antônimo de "continua"
Função do despertador
Anexo de cozinhas Tipo de uva seca
A da bola é redonda Sílaba de "caule"
(?) das Rocas, reserva brasileira
Situação da loja que voltou a
Rogar (a Deus) por misericórdia
Centro de Tecnologia (sigla)
Carta do baralho Senhoras (abrev.)
Pompeu desafia Garcia. Alan questiona o estado de Marlon para a operação. Filipa se desentende com Samuel, e Jaques a apoia. Durval e Vespa organizam o movimento na Barreira. Vespa obriga Ryan a participar do confronto. Todos se desesperam com o confronto. Marlon e Ryan se encaram.
HORÓSCOPO
• Áries
Zulma provoca um acidente de carro e deixa Dita desacordada. Sandra acredita que Celso a denunciará, e pensa em usar Anabela contra o irmão. Dita é levada para o hospital. Sandra se apresenta a Anabela. Celso confronta Ernesto sobre o sumiço de Anabela. Dita diz a Candinho que Zulma sabe algo de seu filho.
Fausto impede que Gerluce denuncie Ferette. Arminda escuta a conversa entre Josefa e Gerluce. Ferette nega o pedido de Raul, que solicita dinheiro como herdeiro da Fundação. Viviane decide sair com Leonardo. Pastor Albérico conta a Kellen sobre a intenção de Jorginho de assumir a paternidade de Joélly após sair da prisão.
Suas emoções podem estar cruas, e você pode agir precipitadamente por causa da maneira como se sente. Algumas pessoas podem não apreciar esse comportamento. Tempere suas ações com autocontrole.
• Touro
Graças à sua natureza flexível, qualquer palco pode se tornar seu depois que tomar as medidas para atrair o público. Tenha paciência e compreensão ao aprender novas regras e conhecer novas pessoas.
• Gêmeos
Pode experimentar uma explosão de energia emocional que atrapalha seus planos. Não se surpreenda se começar a chorar por algo que normalmente nem incomodaria. É importante deixar as emoções fluírem.
• Câncer
Sente-se e receba em vez de tentar fazer as coisas acontecerem impondo sua vontade. Pense em como direcionar sua energia para dentro e observe como isso atrai as pessoas. Você aprenderá algo sobre si mesmo.
• Leão
Seu senso de negócios é aguçado e você entende as pessoas e suas tendências gerais. Você sabe os motivos por trás das ações, então, use isso a seu favor para fazer as coisas funcionarem efetivamente para você.
• Virgem
Você tem a tendência de agir precipitadamente na tentativa de provar que está no controle da situação. A vida não é um concurso de popularidade ou uma corrida até a linha de chegada. Não tenha pressa.
Fazer sucesso (pop.)
Cremosa
"(?)-shirt", modelo de camiseta
(?) sísmico: terremoto
Sensação de nojo Essa, em espanhol
Enfeite do cabelo da princesa
3/esa — pen — red. 4/asco.
• Libra
Seus lados masculino e feminino podem estar dizendo coisas completamente diferentes, mas isso não é necessariamente ruim. Você pode aprender muito. É necessário que aconteça um equilíbrio entre dar e receber.
• Escorpião Entregue uma parte do projeto a alguém que você acha que é mais qualificado para lidar com isso. Não faz sentido tentar fazer tudo sozinho quando você sabe que alguém por aí é mais adequado para a tarefa.
• Sagitário
Você pode se sentir emocionalmente bem, mas quanto mais se expressa, mais críticos os outros se tornam em relação à sua sensibilidade. Você tem algo valioso para ensinar, mas outros não estão prontos para aprender.
• Capricórnio
Aproveite seus recursos internos. Ouça seus sentimentos mais profundos e fortes e leve as coisas devagar. Planeje suas ações e considere as emoções dos outros antes de dar o primeiro passo.
1, em algarismos romanos
O som emitido em risadas
Apoio para saltos olímpicos
• Aquário
As coisas devem dar certo, desde que você tenha feito a preparação necessária para que isso seja bem-sucedido. Se você negligenciou esses detalhes, você se esforçará para fazer coisas diferentes ao mesmo tempo.
• Peixes
Sua atitude espirituosa e social pode não ser apreciada, dado o clima emocional e sóbrio do dia. Pense nessas coisas quando entrar em uma
Divulgação
Kardashian veio ao país divulgar a série ‘Tudo é Justo’
Nicolas Sarkozy
Divulgação
Mundial de Vôlei de Praia terá atletas de MS na areia
osvaldo sato
O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2025 começa nesta quinta-feira (13), em Adelaide, na Austrália, e contará com a presença de dois sul-mato-grossenses entre os representantes do Brasil: Victoria Lopes, de 26 anos, e Saymon Barbosa, de 32. Ambos entram em quadra defendendo as cores do país na principal competição da modalidade, que será realizada pela primeira vez na Oceania.
Serão dez dias de disputas, até 23 de novembro, reunindo 96 duplas de todos os continentes. O Brasil chega como potência histórica, sendo o país com mais pódios conquistados na história dos Mundiais, com 32 medalhas. Neste ano, contará com sete duplas, sendo qua-
Fotos:
tro femininas e três masculinas. No feminino, o destaque é para as campeãs olímpicas e mundiais Ana Patrícia e Duda, além das líderes do ranking mundial, Thâmela e Victoria, dupla que tem a sul-mato-grossense Victoria Lopes como uma das principais promessas do circui-
to. Também estão confirmadas Carol e Rebecca, segunda melhor dupla do mundo na atualidade.
Masculino
Entre os homens, o Brasil será representado por Evandro/ Arthur Lanci, George/Saymon
e André/Renato. O sul-mato-grossense Saymon Barbosa, que já coleciona títulos no circuito nacional e experiência em grandes competições internacionais, forma uma das duplas mais experientes da equipe brasileira. Entre os adversários mais fortes, estão os noruegueses Mol/
Sorum, campeões olímpicos em Tóquio 2020 e mundiais em 2022, que lideram o ranking de 2025. No feminino, as norte-americanas Kelly Cheng e Molly Shaw defendem o título da última edição, enquanto os tchecos Perusic/Schweiner tentam repetir o feito entre os homens.
EM SÃO PAULO
Paralimpíadas Escolares: 106 atletas sul-mato-grossenses participam de etapa nacional
Heloisa duiM
A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares ocorre entre os dias 17 e 29 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). A competição reúne estudan-
tes-atletas com deficiência, de 11 a 17 anos. A delegação sul-mato-grossense será composta por 106 atletas, divididos nas modalidades de atletismo (55), bocha (10), futebol PC (10), golbol (3), halterofilismo (2), judô (5), parabadminton (8), natação
(4) e tênis de mesa (9).
Os estudantes representam 17 municípios: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã,
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
Em 2024, Mato Grosso do Sul conquistou o quinto lugar geral na classificação. A competição ocorre pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e
a delegação de Mato Grosso do Sul tem organização da Fundesporte e Setesc.
A entrega dos kits para participantes acontecerá nesta quinta-feira (13), às 14h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de Agosto, 456,Centro).
Atletas da Capital conquistam pódio em torneio
Atletas da ginástica artística de Campo Grande conquistaram o 1.° e 3.° lugar em competição nacional do esporte.
Mato Grosso do Sul conta com 12 ginastas participantes da competição, sendo cinco meninas na categoria pré-infantil (9 a 10 anos) e sete meninos nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil.
A delegação participa do Torneio Nacional de Ginástica Artística, de 9 a 16 de novembro, em João Pessoa (PB).
Medalhistas
Na categoria Juvenil, o campo-grandense Brian Colombelli conquistou o 1.º lugar, tornando-se bicampeão.
Já na Infantil, Luke Nagano alcançou o 3.º lugar.
Na categoria feminina, as campo-grandenses participam de provas de salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo.
Já os meninos competem em seis modalidades: solo, cavalo com alça, paralelas simétricas, argolas, barra fixa e salto sobre a mesa.
Todos os participantes da delegação de Campo Grande são integrantes do Cefat (Centro de Formação de Atletas), projeto da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) da Prefeitura da Capital.
A ação oferece estrutura e acompanhamento técnico aos jovens atletas.
Murilo Medeiros
Brian Colombelli foi o campeão da prova, com Luke Nagano em terceiro lugar
PMCG/Divulgação
Victoria Lopes (à direita) é natural de Ivinhema e faz dupla com Thâmela
Saymon (à direita) e George, uma das duplas mais experientes do torneio