Edição Especial Abav Expo Distribuição Gratuita Outubro de 2025

V I AGE N S M A I S INTE LI GE NTE S
ORL ANDO TR AVEL AC ADEMY E BRIGHTLINE

®



Edição Especial Abav Expo Distribuição Gratuita Outubro de 2025
V I AGE N S M A I S INTE LI GE NTE S
ORL ANDO TR AVEL AC ADEMY E BRIGHTLINE
®
O serviço de trem de alta velocidade Brightline da Flórida está revolucionando as viagens para Orlando a partir do sul da Flórida, oferecendo uma jornada perfeita do embarque à chegada, com conforto e conveniência excepcionais.
Mostre aos seus clientes como a viagem de trem pode ser tranquila e luxuosa ao reservá-los com a Brightline. Cada bilhete reservado é mais dinheiro no seu bolso.
Cadastre-se, comece a reservar e a ganhar. Torne-se uma Agência de Viagens Registrada da Brightline hoje mesmo! As comissões começam em 10%. www.gobrightline.com/travel-advisors. O portal do Consultor de Viagens da Brightline oferece promoções exclusivas e um centro de marketing com todas as informações que você precisa.
Além de aproveitar esses benefícios, você também pode manter sua formação em dia com a Orlando Travel Academy.
A Orlando Travel Academy guia você na jornada para se tornar um Especialista em Orlando, oferecendo insights valiosos sobre Viagens VIP e Econômicas, Viagens para Estudantes e Grupos Jovens, Aventuras ao Ar Livre e muito mais.
Oferta exclusiva para graduados da Orlando Travel Academy pela Brightline:
Uma (1) viagem SMART Business Class de ida entre qualquer estação operada pela Brightline (válida até 01/10/2026)
Comece hoje em OrlandoTravelAcademy.com para ter a oportunidade de aprender mais.
Edição Especial Abav Expo
Distribuição Gratuita
Outubro de 2025
Um ano intenso para o setor turístico se aproxima do fim e deixa números históricos, desafios marcantes e muitas lições para o futuro
SUPLEMENTOS ESPECIAIS
Um mergulho na diversidade cultural, natural e gastronômica do Ceará e de Barreirinhas (MA), destinos que surpreendem
O QUE VENDER EM 2026?
Ouvimos as empresas do setor para saber quais são os produtos que não podem faltar nas prateleiras das agências no próximo ano
MAIS LIDAS
Escândalos empresariais, mudanças regulatórias, novidades de mercado e tendências de consumo: veja as 25 notícias mais lidas no site do M&E de janeiro a setembro
A pouco mais de dois meses para o fim de 2025, já é possível traçar um balanço consistente sobre o desempenho do turismo brasileiro neste ano. Entre avanços expressivos e desafios estruturais, o setor demonstrou sua relevância estratégica para a economia nacional e reforçou o Brasil como destino de destaque no cenário global.
Os números da aviação doméstica revelam uma retomada sólida: em agosto foram 8,7 milhões de passageiros transportados, coroando 12 meses consecutivos de crescimento. Para o próximo verão, as companhias aéreas brasileiras projetam ampliar a conectividade, com pelo menos 111 mil voos previstos, ligando destinos em todas as regiões do país — um movimento que fortalece o turismo interno e democratiza o acesso às viagens.
No cenário internacional, o país também celebra conquistas importantes. Até 14 de setembro, o Brasil já havia recebido 6,8 milhões de turistas estrangeiros, alcançando 98,5% da meta prevista para todo o ano no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A expectativa é chegar a 10 milhões de visitantes até dezembro, resultado que consolida o turismo como motor de desenvolvimento econômico, capaz de gerar emprego, renda e oportunidades para milhões de brasileiros.
Outro indicador reforça esse momento positivo: segundo a FecomercioSP, com base em dados do IBGE, o setor faturou quase R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025 — o maior valor já registrado desde 2012. O montante representa crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado, o que equivale a um
Presidente Roy Taylor
Vice-Presidente Rosa Masgrau rosamasgrau@mercadoeeventos.com.br - (55-21) 99236-5288
Diretora de Redação Natália Strucchi natalia.strucchi@mercadoeeventos.com.br - (55-21) 99164-2940
Editora Janaina Brito janaina.brito@mercadoeeventos.com.br - (55-11) 98779-5732
Diretora de Vendas Mari Masgrau mari.masgrau@mercadoeeventos.com.br - (55-11) 97509-0605
Diretora Administrativa e Financeira Roberta Saavedra roberta.saavedra@mercadoeeventos.com.br - (55-21) 99389-2282
Operacional Andreia Boccalini andreia.boccalini@mercadoeeventos.com.br - (55-11) 95389-7662
Reportagem
Ana Azevedo ana.azevedo@mercadoeeventos.com.br
Rafael Torres rafael.torres@mercadoeeventos.com.br
Beatriz do Vale beatriz.vale@mercadoeeventos.com.br
Felipe Abilio felipe.abilio@mercadoeeventos.com.br
Giulia Jardim giulia.jardim@mercadoeeventos.com.br
adicional de R$ 7 bilhões em receitas. Entretanto, 2025 também ficará marcado por perdas significativas. O fim do Perse, anunciado em março e efetivado em abril, trouxe preocupação ao setor ao encerrar a isenção de impostos federais para empresas de eventos, turismo e alimentação. Sem o suporte fiscal, muitas organizações precisaram rever estratégias e enxugar operações, revelando a importância de políticas públicas duradouras para a sustentabilidade da cadeia produtiva do turismo. Outro ponto sensível é a temporada de cruzeiros, que contará com menos navios em águas brasileiras, evidenciando gargalos de infraestrutura e regulação que ainda precisam ser superados.
Nesse cenário em transformação, o papel dos agentes de viagens segue essencial. Mais do que intermediadores, eles se consolidam como consultores de confiança, oferecendo curadoria personalizada, segurança e apoio em meio à avalanche de informações disponíveis online. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial ganha espaço como ferramenta de apoio à tomada de decisão, desde a precificação dinâmica até a análise de comportamento de consumo.
Entre conquistas e desafios, 2025 deixa claro que o turismo brasileiro vive um momento de transformação. O setor cresce, bate recordes e se reinventa, mas ainda exige atenção às políticas de incentivo, à infraestrutura e ao equilíbrio entre tecnologia e o fator humano. O futuro dependerá da capacidade de consolidar avanços e corrigir fragilidades, garantindo que o turismo siga como vetor essencial de desenvolvimento econômico e social no Brasil.
www.mercadoeeventos.com.br
Reportagem SP (55-11) 98779-5732 | Reportagem RJ (55-21) 99164-2940
Assistência ao leitor (55-11) 95389-7662
Gestão de Infraestrutura de TI WorkNet Tecnologia fernando.carilo@worknetecnologia.com.br
Gerência de Internet
Agência WA (https://waagenciadigital.com.br)
Departamento Comercial (55-11) 95389-7662
Rua 24 de Maio, 276 - 3º andar - República, São Paulo - SP, 01041-000
Representante Comercial nos Estados Unidos Juliana Costa juliana.costa@mercadoeeventos.com.br - +1 (850) 225-9376
Uma publicação da Editora Mercado e Eventos Ltda
Os artigos e opiniões de terceiros publicados na edição não necessariamente refletem a posição do jornal.
Entre rios de águas cristalinas e a imensidão do Pantanal, aqui você encontra experiências que se transformam em muitas histórias para contar. A exuberância dos rios de Bonito - Serra da Bodoquena, a beleza do Pantanal com seu pôr do sol único, a cultura acolhedora dos povos dessa terra, os sabores autênticos que encantam, a aventura fascinante: tudo aqui é vida e hospitalidade. Um destino seguro, autêntico e inesquecível.
Lorem ipsum
Isto é Mato Grosso do Sul.
OVERVIEW 2025
26 - DADOS DO TURISMO BRASILEIRO
ENTREVISTAS
30 - ANA CAROLINA MEDEIROS (ABAV NACIONAL)
34 - MARCELO FREIXO (EMBRATUR)
36 - BRUNO REIS (EMBRATUR)
40 - ALEXANDRE SAMPAIO (FBHA)
42 - JULIANO NOMAN (ABEAR)
MATÉRIAS ESPECIAIS
44 - MICE
46 - OPERADORAS
48 - DESAFIOS
52 - TECNOLOGIA
54 - CRÉDITO
58 - HOTELARIA
59 - AVIAÇÃO
64 - CRUZEIROS
66 - SUSTENTABILIDADE 72 - HOTELARIA
ENQUETE
QUE
RETROSPECTIVA
78 - TRANSPORTE
82 - SEGURO VIAGEM 84 - PARQUES
86 - MICE
INTERNACIONAL
DESTINOS NACIONAIS
- MINAS GERAIS
MATO GROSSO DO SUL
FERIADOS
2026
88 - AGÊNCIAS E OPERADORAS 90 - TURISMO INTERNACIONAL 130 - VEM AÍ UM ANO DE MUITAS
E AVENTURAS INESQUECÍVEIS!
Para mais informações, aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e siga a gente nas redes sociais
Ao longo de aproximadamente 240 km de litoral, esta rota percorre 13 municípios, incluindo Aquiraz, Beberibe e Aracati, no Ceará.
Conhecida pelas impressionantes falésias multicoloridas, praias paradisíacas e rica cultura local, oferece infraestrutura completa com hospedagens aconchegantes, artesanato típico e gastronomia regional.
Atividades como passeios de buggy, jangada e quadriciclo proporcionam experiências inesquecíveis aos visitantes.
Inesquecíveis!
Este roteiro interestadual passa por destinos cearenses como Camocim, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara e Preá.
Conhecida por suas paisagens naturais impressionantes, combina praias paradisíacas, dunas, lagoas e uma rica biodiversidade.
Jericoacoara, com suas dunas e a famosa Pedra Furada, é um dos destaques, oferecendo atividades como passeios de buggy e esportes aquáticos.
Situada no Maciço de Baturité, esta rota combina paisagens de serra com a tradição cafeeira da região.
Municípios como Guaramiranga, Pacoti e Mulungu oferecem visitas a fazendas de café sombreadas por florestas, onde os turistas podem conhecer o processo de produção e degustar cafés especiais.
O clima ameno, as trilhas ecológicas e a rica programação cultural, como o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, complementam a experiência.
serrano e paisagens
únicas
Esta rota encanta por suas paisagens serranas e mirantes deslumbrantes, abrangendo nove municípios como Viçosa do Ceará, Ubajara e Ipu.
O Parque Nacional de Ubajara, com sua famosa gruta e teleférico, é um dos principais atrativos.
Viçosa do Ceará, conhecida como a “Capital da Cachaça”, oferece visitas a engenhos tradicionais, onde é possível degustar a bebida artesanal e conhecer o processo de produção.
Localizada na região sul do Ceará, abrange nove municípios, incluindo Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
Este roteiro é um mergulho na fé e na cultura nordestina, destacando-se pelo turismo religioso com a estátua de Padre Cícero e diversas romarias.
Além disso, a Chapada do Araripe oferece trilhas ecológicas e sítios arqueológicos, enquanto a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, promove o patrimônio histórico e arqueológico da região.
Cenários ideais para esportes náuticos radicais
Localizada no litoral oeste cearense, integra nove municípios, incluindo Caucaia, Paracuru e Trairi.
Com praias de águas calmas e ventos constantes, é o destino ideal para a prática de esportes náuticos como kitesurf e windsurf.
A região também se destaca pela rica cultura local, expressa na gastronomia à base de frutos do mar, no artesanato e nas festividades tradicionais.
MARANHÃO
PIAUÍ
CAMOCIM
JIJOCA DE JERICOACOARA CRUZ BARROQUINHA
CHAVAL
VIÇOSA DO CEARÁ
TIANGUÁ
UBAJARA IBIAPINA
SÃO BENEDITO CARNAUBAL
GUARACIABA DO NORTE CROATÁ DA SERRA IPU
PREÁ
MOITAS ILHA DO GUAJIRU
BALEIA ICARAÍ DE AMONTADA
FORTALEZA PACATUBA EUSÉBIO AQUIRAZ
GUARAMIRANGA PACOTI REDENÇÃO
BATURITÉ MULUNGU
ROTA VERDE DO CAFÉ
ROTA DO CARIRI
ROTA DOS VENTOS
ROTA MIRANTES DA IBIAPABA
ROTA DAS EMOÇÕES
ROTA DAS FALÉSIAS
ASSARÉ
NOVA OLINDA
SANTANA DO CARIRI
JUAZEIRO DO NORTE CRATO
BARBALHA
PATRIMÔNIO
NATURAL
DA HUMANIDADE
BARREIRINHAS ENTREGA UMA EXPERIÊNCIA
COMPLETA ALÉM DOS LENÇÓIS: passeios pelo Rio Preguiças com pôr do sol e revoada dos Guaras, balneários de águas cristalinas, esportes aquáticos, trilhas, passeios de lancha, uma cultura vibrante presente em eventos e gastronomia local.
ATINS SURGE COMO REFÚGIO RÚSTICO-LUXUOSO: pousadas charmosas, redes à beira-mar, mar e estrelas como companhia — um povoado que guarda segredos da natureza em cada detalhe.
No Nordeste brasileiro, ao norte do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, eleito Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, surpreende pela imensidão das dunas brancas, que se estendem até perder de vista. Entre elas, espalham-se centenas de lagoas cristalinas que mudam de tonalidade conforme a incidência da luz solar, revelando cores que vão do azul-claro ao verde-esmeralda. É uma paisagem única no mundo, que mistura a aridez aparente de um deserto com a abundância da água.
Para explorar esse cenário de sonho,
Barreirinhas é o ponto de partida natural. Considerada a cidade mais estruturada da região, fica a cerca de 250 km de São Luís, em uma viagem que dura de quatro a cinco horas por carro ou van. É em Barreirinhas que o visitante encontra infraestrutura completa, com hotéis, pousadas, restaurantes e agências especializadas, além de opções variadas de passeios que levam às dunas, lagoas, balneários e encantos do Rio Preguiças. A cidade funciona como um grande portal para quem deseja viver a experiência completa dos Lençóis Maranhenses.
Explorar os Lençóis Maranhenses é viver uma experiência única. Os passeios de 4x4 levam pelas dunas do Parque Nacional, passando por lagoas famosas como a Azul e a Bonita, onde o entardecer e o pôr do sol criam cenários inesquecíveis. E para quem imagina que esse cenário só é possível em alguns períodos do ano, vai se surpreender com a possibilidade de visitá-lo o ano todo. Sim, o cenário muda, e a experiência vale cada minuto. Mesmo entre os meses tidos como seca, existem lagoas permanentes, como a Lagoa da Esperança, garantindo aos visitantes
deslumbramento com a paisagem. A cada período, uma experiência que marca pela exuberância da natureza, em cenários únicos, conheça:
Março a maio: Lagoas enchendo, paisagem em transformação, menos turistas e preços mais baixos.
Junho a agosto: Lagoas no volume máximo, clima seco e alta temporada com maior movimento.
Setembro a novembro: Transição para a seca, lagoas começando a evaporar, mas ainda com belas paisagens.
Dezembro a fevereiro: Período mais seco, com lagoas parcialmente vazias, mas excelente para explorar as dunas e praias. A experiência visual das lagoas pode ainda ser garantida na Lagoa da Esperança, que tem esse nome justamente por permanecer cheia o ano todo.
Nos lençóis, os passeios podem ser de meio dia, dia inteiro, nascer ou pôr do sol. Cada um deles reserva encantos únicos e podem ser acompanhados de uma experiência complementar de café da manhã ou jantar sob as estrelas.
Atins é um vilarejo pertencente a Barreirinhas, situado entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Oceano Atlântico. O destino ganhou fama ao atrair viajantes que buscam natureza, simplicidade e contato genuíno com a cultura local, sem abrir mão do conforto e exclusividade.
Para chegar até lá, o trajeto começa de lancha ou voadeira pelo Rio Preguiças, com paradas em Vassouras (onde vivem os macaquinhos dos Pequenos Lençóis), Mandacaru (com o Farol Preguiças) e Caburé, península entre o Rio Preguiças e o Oceano Atlântico. De lá, segue-se em veículos 4x4 ou novamente de voadeira até Atins.
O vilarejo mantém sua rusticidade e esse é justamente o charme do lugar escolhido por famosos que não querem ser fotografados para dias de descanso em meio ao novo luxo: o simples. De Atins, partem passeios para os circuitos Canto do Atins e Ponta do Mangue, com visitas a lagoas belíssimas como a do Kit, da Ilha, do Gavião e da Esmeralda.
Entre julho e outubro, Atins também se transforma em um dos principais pontos de encontro de kitesurfistas do mundo inteiro, atraídos pelos ventos perfeitos para a prática do esporte.
No quesito hospedagem, o destino combina opções sofisticadas e de integração com a natureza, que vão dos charmosos chalés do Grupo Charme ao ecoretiro La Ferme de Georges e pousadas como Vila Aty Lodge, Vila Guará, Anacardier e Villa Pantai.
Na gastronomia, o destaque vai do Ça Vá Charme Atins, que mistura frutos do mar e técnicas mediterrâneas, ao Sushi Bar Charme Beach e ao tradicional Restaurante do Antônio, além de bares e endereços como Mirante Charme, Okarú e Casa de Juja.
E que tal passar a virada do ano neste destino paradisíaco? O Réveillon Charme Atins chega para marcar a entrada de 2026 com estilo e sofisticação em meio ao cenário dos Lençóis Maranhenses.
A festa acontece à beira-mar, reunindo boa música, energia vibrante e um espetáculo de fogos que ilumina o céu sobre as dunas e o oceano. Combinando natureza, alegria e exclusividade, o evento promete uma celebração inesquecível para brindar o ano novo em grande estilo.
Barreirinhas é a porta de entrada e Atins é a alma tranquila e autêntica dos Lençóis Maranhenses.
Barreirinhas preserva um artesanato único: peças feitas com a fibra do buriti (Mauritia flexuosa). Retirada do “olho” da palmeira — a palha mais nova que ainda não se abriu —, a fibra passa por tingimentos naturais à base de folhas, cascas e raízes, em um processo ancestral transmitido de geração em geração.
Para vivenciar essa tradição de perto, vale visitar a Casa das Artesãs na comunidade quilombola de Marcelino. Lá, além de acompanhar o trabalho artesanal e sustentável das senhoras que dominam a técnica, desde a extração das folhas, passando pelo tingimento natural e a fiação, o turista é convidado a experimentar como se faz o trançado.
A produção respeita o meio ambiente. Cada colheita dá à planta três meses de descanso antes da retirada de um novo “olho”, e muitas artesãs replantam mudas às margens do Rio Preguiças e seus afluentes. O resultado são bolsas, chapéus, sandálias, pulseiras e outros itens de grande beleza, vendidos tanto em comunidades ribeirinhas, quanto no Centro de Artesanato e a Galeria de Arte no centro.
A culinária de Barreirinhas reflete a diversidade cultural do Maranhão, com influências indígenas, africanas, portuguesas e francesas. O destaque fica para os frutos do mar: Peixada Maranhense, Mariscada, Camaroada, Caranguejada e o famoso Arroz de Cuxá, feito com camarão seco e vinagreira. Uma vez em Barreirinhas, vale explorar a região e conhecer os restaurantes locais. Por isso, aqui vão algumas dicas! Restaurantes como O Bambu e o Bambaê oferecem pratos regionais em ambientes charmosos, ideais para apreciar sabores locais. Para quem busca boas opções com preços acessíveis, o Restaurante Du Jordano e o Meu Mercado — espaço no Mercado Municipal com boxes de alimentação variados — garantem refeições autênticas e econômicas.
Já em Atins, vale a pena conhecer o Atins Charme Beach Bar, o Ça Va Charme Atins, que mescla culinária
maranhense e mediterrânea, em um ambiente charmoso e atendimento diferenciado e o tradicional Restaurante do Sr. Antônio, famoso no Canto do Atins. Para viajantes que preferem alternativas de baixo custo, o Restaurante do Rico é uma escolha popular, sem perder o sabor caseiro da região.
A cultura de Barreirinhas é vibrante e plural. As festas juninas dão início a uma série de celebrações, que incluem a Semana Cultural dos Vaqueiros, com o evento que reúne grandes nomes da música nacional e regional – A Vaquejada e o Festival de Jazz, já consolidado no calendário local.
Manifestações típicas como quadrilhas juninas, o Bumba-Meu-Boi, a Dança de São Gonçalo, além de bebidas tradicionais como a tiquira (aguardente de
mandioca), completa a identidade cultural da região. Em cada festa, o povo acolhedor de Barreirinhas é uma verdadeira atração.
O Bar da Hora é um povoado de pescadores localizado entre Atins e Mandacaru, na área de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com um estilo de vida simples e comunitário, o vilarejo aposta no turismo responsável, oferecendo experiências autênticas como passeios de caiaque, caminhadas até o Farol Preguiças e práticas de pesca tradicional. As hospedagens são confortáveis e econômicas, sempre pensadas para reduzir o impacto ambiental e valorizar a comunidade local.
A gastronomia, comandada por pescadores que assumem o papel de chefs, destaca pratos preparados com ingredientes frescos e sazonais, reforçando a identidade cultural do lugar. O turismo de base comunitária garante que os benefícios sejam distribuídos entre os moradores, preservando tradições e fortalecendo os laços locais.
O que não falta em Barreirinhas são opções para prática de esportes. O destino oferece opções variadas, desde o Kitesurf, passando pelas trilhas nas dunas dos Lençóis Maranhenses, até o boia cross no Rio Formiga, seja qual for a atividade, um ponto chama a atenção: todas acontecem em cenários paradisíacos.
Quem é fã de maratonas deve ficar atento! Entre os dias 15 e 16 de novembro, ocorre a primeira edição da Super Maratona dos Lençóis Maranhenses, um evento esportivo de corrida em dunas de areia de longa distância com percurso de até 50km. Será a união perfeita entre o esporte e natureza, num dos locais mais impressionantes do mundo.
Barreirinhas possui hotéis e pousadas de diferentes estilos, além de uma vida noturna animada, com restaurantes na orla, bares e até opções de balada para quem não dispensa a curtição quando o sol se põe.
Para quem prefere praticidade, a melhor escolha é ficar próximo ao centro, nas imediações da Avenida Beira Rio e da Praça do Trabalhador, onde estão concentrados os principais restaurantes e serviços. Por ali o visitante pode circular a pé. Outra alternativa
são as hospedagens mais novas e afastadas do centro, muitas no estilo apartamento, ideais para quem viaja de carro. Quem busca tranquilidade pode optar pelos hotéis à beira do Rio Preguiças, que oferecem ambientes aconchegantes e vistas privilegiadas do rio.
Entre as opções mais conhecidas estão o Porto Preguiças Resort, o Portal do Sol e a Pousada do Riacho, que combinam conforto, boa localização e hospitalidade maranhense.
Atins reserva pousadas de luxo e charme, com serviços que surpreendem até os turistas mais exigentes, o Atins Charme Chalés, a Rancharia Charme Atins - pé na areia e Alma Charme Atins com decoração assinada, reservam o luxo do chic, na simplicidade regional.
O Rio Preguiças é o coração de Barreirinhas. Navegável e cercado por belas paisagens, ele liga a cidade ao Oceano Atlântico e banha diversas comunidades ribeirinhas.
Ao longo de seu curso e afluentes, como os rios Formiga e Cocal, surgem balneários de águas claras, mornas ou geladas. Ali, o visitante encontra experiências autênticas: trilhas, casas de farinha, restaurantes regionais, artesanato de buriti, manifestações culturais e o dia a dia da agricultura familiar.
Mais do que um passeio, navegar pelo Preguiças é mergulhar em uma das expressões mais autênticas da vida maranhense.
UM ESPETÁCULO DA NATUREZA
A revoada dos guarás é um dos espetáculos
naturais mais impressionantes dos Lençóis Maranhenses. Ao entardecer, centenas de aves de plumagem vermelho-intensa levantam voo em direção às ilhas e áreas de vegetação às margens do Rio Preguiças, tingindo o céu com tons vibrantes que contrastam com o dourado do pôr do sol. A cena, de rara beleza, mistura silêncio, expectativa e a grandiosidade da natureza em movimento.
O passeio costuma ser feito em voadeira, com guias locais que conhecem os melhores pontos de observação e enriquecem a experiência compartilhando histórias da região. Além das aves, o trajeto revela o cotidiano simples das comunidades ribeirinhas, onde a pesca e a coleta de frutos como açaí e buriti ainda fazem parte da rotina. É uma oportunidade única de contemplação e conexão profunda com o cenário natural e humano que faz dos Lençóis um destino tão especial.
Barreirinhas tem no Rio Preguiças seu grande protagonista. Navegável e cheio de vida, ele sustenta famílias ribeirinhas e movimenta o turismo na região. Ao longo do percurso até Atins, onde encontra o Oceano Atlântico, recebe afluentes que aumentam seu volume e revelam cenários de rara beleza.
Essas águas formam balneários de rios cristalinos, ora mornos, ora gelados, perfeitos para um banho refrescante. Nas comunidades ribeirinhas, o visitante pode vivenciar experiências autênticas: caminhar por trilhas, acompanhar a produção artesanal de farinha de mandioca, saborear pratos típicos, conhecer o artesanato em buriti e participar de manifestações culturais e religiosas.
É um convite para mergulhar não apenas nas paisagens, mas também no modo de vida que torna os Lençóis Maranhenses ainda mais especiais.
O Balneário Cardosa é um dos refúgios mais tradicionais de Barreirinhas, muito procurado por quem busca descanso e diversão. Localizado no povoado de mesmo nome, atrai turistas que desejam relaxar flutuando no Rio Formiga, em um passeio calmo e tranquilo, perfeito para quem já se cansou do sobe e desce das dunas. A experiência é simples e deliciosa: basta sentar em uma boia e deixar-se levar pela correnteza de águas cristalinas e refrescantes, sem esforço algum. O banho de rio se completa com a atmosfera acolhedora da comunidade, onde é possível saborear petiscos e
pratos típicos nos bares e restaurantes locais.
O Balneário Casa da Farinha, no povoado Tapuio, une lazer e cultura em um cenário típico das comunidades ribeirinhas de Barreirinhas. Além de se refrescar nas águas calmas do Rio Preguiças, os visitantes podem acompanhar de perto o processo artesanal de produção da farinha de mandioca, tradição passada de geração em geração. O passeio ainda permite conhecer a hospitalidade local, provar a culinária caseira e viver um contato autêntico com o modo de vida do interior maranhense.
O Balneário Tamboril é ideal para quem gosta de aventura e contato direto com a natureza. Entre as atividades estão passeios de caiaque, descida de boia ou prancha, sempre acompanhados por guia. A gastronomia valoriza os sabores da região, incluindo doces artesanais preparados por doceiras da comunidade. É uma opção que une diversão aquática, cultura e sabores típicos em um só lugar.
Em Barreirinhas, cada dia reserva uma experiência única e para te ajudar preparamos opções de roteiros de viagens que vão garantir a experiência mais completa em Barreirinhas:
DIA 1 – CHEGADA E PRIMEIRO CONTATO
COM BARREIRINHAS
Chegada à cidade, check-in na hospedagem e almoço em um restaurante local na Beira-Rio. Passeio de lancha pelo Rio Preguiças, com paradas em Vassouras (macacos-prego e dunas), Mandacaru (Farol das Preguiças) e Caburé (praia entre rio e mar).
Retorno no final da tarde para curtir a orla animada de Barreirinhas, com jantar em restaurantes como Bambu ou Bambaê.
DIA 2 – LAGOAS DO PARQUE NACIONAL
Saída de 4x4 para o Circuito Lagoa Azul e Lagoa Bonita, passeio clássico que explora dunas e lagoas cristalinas.
Caminhada leve pelas dunas e banho nas lagoas. O pôr do sol visto das dunas da Lagoa Bonita é um dos mais belos do destino.
Noite livre para curtir a cidade, provar pratos típicos como peixe frito e camarão acompanhados de arroz de cuxá.
CINCO DIAS
A NATUREZA RÚSTICA CHIC DE ATINS
Inclua uma visita a Atins, pratique kitesurf (de julho a outubro) ou relaxe nas lagoas mais isoladas.
SETE DIAS
UM MERGULHO NA CULTURA LOCAL
Vivencie o artesanato de buriti, visite comunidades quilombolas, participe de festas tradicionais e desfrute com calma dos balneários espalhados pela região.
QUER IR ALÉM?
Que tal um sobrevoo para ter uma visão panorâmica espetacular do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
NÃO SE ESQUEÇA
Só é permitida a visitação aos Lençóis com guia credenciado. Não há taxa para entrada no Parque Nacional (ICM Bio), mas é preciso pagar a taxa de turismo da cidade.
DIA 3 – BALNEÁRIOS E EXPERIÊNCIAS
RIBEIRINHAS
Pela manhã, passeio no Balneário Cardosa, onde é possível flutuar tranquilamente pelo Rio Formiga em boias.
Almoço em comunidade ribeirinha, com pratos regionais.
À tarde, visita à Casa da Farinha, no povoado Tapuio, para conhecer a produção artesanal de farinha de mandioca e participar da experiência.
Retorno a Barreirinhas e noite livre, com sugestão de piquenique noturno nas dunas ou jantar à Beira-Rio.
DIA 4 – EXPERIÊNCIA CULTURAL E DESPEDIDA
Passeio até o povoado Bar da Hora, para conhecer o turismo de base comunitária, praticar caiaque ou pesca tradicional e provar a gastronomia sustentável feita por pescadores locais.
Almoço no povoado e tempo para interação com a comunidade.
Retorno a Barreirinhas, últimas compras de artesanato de fibra de buriti e despedida da cidade.
Quer saber mais? Siga o perfil oficial: @visitandobarreirinhas
Acesse o QR Code e conheça os DMCs e Receptivos de Barreirinhas.
A CVC faz da viagem do seu cliente um momento inesquecível. Conte com a nossa equipe de atendimento.
1 Atendimento
33 filiais e mais de 150 especialistas prontos para atender agentes de viagens em todo o Brasil.
4 Suporte 24h
Equipe de atendimento ao passageiro em viagem disponível 24h por dia, 7 dias por semana. A segurança e experiência são nossas prioridades.
7 Marketing
Promoções diárias e investimentos em marketing atraem clientes até você. Potencialize suas vendas com nosso suporte de divulgação.
9 Força da marca
Única operadora de viagens brasileira na B3, a CVC oferece aos seus clientes a confiança e a segurança de uma marca já reconhecida.
Produtos CVC
Com 53 anos de história, a CVC é líder em viagens nacionais, internacionais e marítimas. Conte com o apoio de nossos especialistas para vender ainda mais.
Condições especiais para vender grupos: cortesia para o 21º passageiro, em qualquer período e destino, e ainda cobrimos a concorrência.
Ofereça viagens personalizadas com a confiança de quem entende cada destino. Com a CVC, seu cliente vive o melhor de cada experiência.
Ofereça aos seus clientes as melhores opções de pagamento, com preços competitivos e a possibilidade de parcelamento. passagens cruzeiros aluguel de carros hotéis ingressos
pacotes seguro-viagem passeios
Com o Portal do Agente Atlas e link de pagamentos, você vende com facilidade, segurança e de onde estiver.
A CVC conta com equipes dedicadas nos principais destinos, sempre prontas para apoiar seus passageiros e garantir a melhor experiência.
O Brasil recebeu 6,52 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e agosto, sendo a Argentina o principal destino emissor
O Brasil recebeu 6,52 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e agosto de 2025, um crescimento expressivo de 46,63% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 4,45 milhões de chegadas.
A Argentina se mantém na liderança absoluta de emissores, com 2,65 milhões de turistas enviados ao Brasil em 2025. Em seguida aparecem Chile (539,8 mil), Estados Unidos (516,8 mil), Uruguai (373,8 mil) e Paraguai (366,4 mil).
Entre os portões de entrada, São Paulo (SP) lidera o ranking, com 1,8 milhão de chegadas, seguido pelo Rio de Janeiro (1,47 milhão), Rio Grande do Sul (1,28 milhão), Paraná (764,6 mil) e Santa Catarina (565,7 mil).
O mês de janeiro de 2025 foi o de maior movimento, com 1,48 milhão de chegadas internacionais, alta de 55% sobre janeiro de 2024. Fevereiro também registrou expansão significativa (59,2%). O maior salto ocorreu em abril, com crescimento de 72,17% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros destaca novidades da edição no Rio e projeta crescimento do evento com edições já confirmadas em São Paulo
A Abav Expo 2025 reúne no Riocentro, no Rio de Janeiro, toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro e internacional. São centenas de marcas, destinos e profissionais, em um ambiente que combina negócios, capacitação e inovação. Para a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, esta será a maior edição já realizada e marca também o início de um novo ciclo: a feira já tem edições confirmadas em São Paulo, em 2026 e 2028, consolidando seu protagonismo como o maior encontro de turismo da América Latina. Intercalando entre Rio e São Paulo, as próximas edições se concentram
no sudeste, mas pretendem crescer cada vez mais e se consolidar como a principal feira de turismo do Brasil. Confira abaixo o que diz a presidente da Abav Nacional sobre o evento.
MERCADO & EVENTOS – O QUE FAZ DA ABAV EXPO 2025 UMA EDIÇÃO HISTÓRICA?
Ana Carolina Medeiros – O crescimento é visível. Reunimos dezenas de destinos nacionais e internacionais, mais de 2 mil marcas e um público altamente qualificado, com destaque para agentes de viagens, que representam quase metade dos visitantes. Além disso, teremos mais inovação, mais oportunidades de negócios e uma programação intensa de capacitação. A Abav Expo é, há décadas, o grande ponto de encontro do turismo brasileiro, e em 2025 chegamos a um patamar ainda mais robusto.
M&E – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESTAQUES DESTA EDIÇÃO?
Ana Carolina Medeiros – Um deles é o Abav Buyers Club, realizado em parceria com a Embratur, que conecta compradores nacionais e internacionais a fornecedores brasileiros, fortalecendo o receptivo. Também temos o Abav Exclusive, voltado para o turismo de luxo, reunindo prestadores premium e destinos sofisticados em um lounge exclusivo. Outro destaque é o Lounge Corporativo & MICE, em parceria com Abracorp e Alagev, que reúne gestores de viagens e compradores corporativos em um espaço estratégico para conexões qualificadas.
M&E – A TECNOLOGIA E A QUALIFICAÇÃO TAMBÉM GANHAM ESPAÇO, CERTO?
Ana Carolina Medeiros – Sim. A Abav Travel Tech é um verdadeiro hub de inovação, com soluções que vão do backoffice ao eSIM e ferramentas de gestão hoteleira. Já o Abav Talks tem cinco arenas de conteúdo e cerca de 60 capacitações gratuitas sobre inovação, diversidade, sustentabilidade, turismo sênior, afroturismo, gastronomia, tendências de mercado, entre outros. Tecnologia e
qualificação são pilares fundamentais para o crescimento sustentável do turismo.
M&E – E QUANTO AO TURISMO INTERNACIONAL? QUAL SERÁ O PAPEL DA FEIRA?
Ana Carolina Medeiros – A área Internacional está entre os grandes destaques. Reunimos destinos, companhias aéreas, representações oficiais e embaixadas, reforçando a integração do Brasil com o mercado global. A Abav Expo é o palco ideal para consolidar parcerias internacionais e ampliar a presença do Brasil nos principais mercados emissores.
M&E – A FEIRA JÁ TEM DUAS DE SUAS PRÓXIMAS
EDIÇÕES CONFIRMADAS EM SÃO PAULO, INTERCALANDO COM O RIO, SE CONCENTRANDO NO SUDESTE. COMO VOCÊ ENXERGA ESSE MOVIMENTO?
Ana Carolina Medeiros – É um passo estratégico. Confirmamos a realização da 53ª edição, em 2026,
no Expo Center Norte, e também da 55ª edição, em 2028, na capital paulista. Essa decisão foi possível graças a uma parceria sólida com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo. Temos certeza de que serão edições ainda maiores, que fortalecerão o protagonismo do Brasil e ampliarão as oportunidades para toda a cadeia produtiva.
M&E – COMO AVALIA O PAPEL DA ABAV EXPO NO FORTALECIMENTO DO TURISMO BRASILEIRO?
Ana Carolina Medeiros – A feira é uma plataforma estratégica que vai muito além de um evento expositivo. Ela conecta destinos, empresas e profissionais, gera negócios concretos, promove inovação e valoriza a diversidade do turismo brasileiro. É esse papel de integração que garante à Abav Expo relevância internacional e contribui para consolidar o Brasil como um destino cada vez mais competitivo no cenário global.
Há muitas formas de ir para a Europa, mas só uma de voar
Viaje com a Costa pela
A bordo dos navios Costa Diadema e Costa Favolosa
De Novembro de 2025 a Abril de 2026
Navegue pelas praias brasileiras e descubra os encantos de Buenos Aires e Montevidéu com o melhor da gastronomia, entretenimento e serviço a bordo!
Costa Diadema
Embarque em Santos e Itajaí
Minicruzeiros de 3 e 4 noites pelo litoral brasileiro
Roteiro PRATA de 7 noites
Costa Favolosa
Embarque em Santos
Minicruzeiros de 3 e 4 noites pelo litoral brasileiro
Embarque no Rio de Janeiro
Roteiro PRATA de 8 e 9 noites
Embarque em La Romana ou Santo Domingo, na República Dominicana
Cruzeiros de 7 noites pelas ilhas paradisíacas da República Dominicana, Barbados, Guadalupe, Turks and Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, St. Lucia, Dominica, Martinica, St. Vicent, São Cristovão e Nevis, St. Maarten e Antigua e Barbuda.
Saiba mais sobre os cruzeiros na América do Sul e no Caribe em costaextra.com.br, o portal exclusivo do agente de viagem
A bordo dos navios Costa Fascinosa e Costa Pacifica
De Dezembro de 2025 a Março de 2026
Marcelo Freixo destaca integração, sustentabilidade e imagem positiva do país como motores do crescimento
JANAINA BRITO
O Brasil vive um momento histórico no turismo internacional. Segundo a ONU Turismo, o país foi o segundo que mais cresceu em chegada de turistas estrangeiros no mundo, desempenho que reflete tanto a promoção internacional coordenada pela Embratur quanto uma imagem renovada do país no exterior. De janeiro a agosto, o país recebeu 6,8 milhões de visitantes estrangeiros. À frente da Embratur, Marcelo Freixo ressalta que o sucesso vai além dos números. Para ele, o crescimento só será sustentável se for inclusivo, ambientalmente responsável e capaz de gerar experiências autênticas que beneficiem tanto o visitante quanto as comunidades locais.
MERCADO & EVENTOS – O BRASIL FOI O SEGUNDO PAÍS COM MAIOR CRESCIMENTO MUNDIAL NA ENTRADA DE TURISTAS ESTRANGEIROS, SEGUNDO A ONU TURISMO. A QUE A EMBRATUR ATRIBUI ESSE DESEMPENHO EXCEPCIONAL?
Marcelo Freixo – Sem dúvidas, há o componente do trabalho que realizamos hoje na Embratur. Esse resultado é fruto de uma estratégia integrada de promoção internacional que há muito não se via, em que todas as ferramentas de promoção são utilizadas de forma inteligente, guiadas por uma inteligência de dados que nos coloca entre os melhores do mundo neste quesito, tudo sendo tocado por uma equipe técnica, muito unida e dedicada. Mas também há outro aspecto central: temos conseguido gerar uma sinergia dos investimentos em promoção entre os diferentes agentes públicos e privados no Brasil. O trabalho em parceria com Sebrae, ministérios, estados, municípios, DMCs, associações e a iniciativa privada é fundamental, e o Plano Brasis consolida essa política de trabalho integrado. Juntos, avançamos numa estratégia de conectividade aérea, de sustentabilidade e de atração de eventos internacionais muito vitoriosa. É um esforço que conecta promoção com capacidade de receber bem e gerar experiências inesquecíveis.
M&E – DE JANEIRO A AGOSTO, O PAÍS RECEBEU 6,8 MILHÕES DE VISITANTES. QUAL A ESTRATÉGIA DA EMBRATUR PARA MANTER ESSE RITMO ACELERADO E, EVENTUALMENTE, ULTRAPASSAR A META DE 8,1 MILHÕES PREVISTA SÓ PARA 2027?
Marcelo Freixo – Não trabalhamos apenas para alcançar a meta do Plano Nacional de Turismo, mas para superá-la. O caminho está traçado no Plano Brasis. Isso significa intensificar parcerias com companhias aéreas para seguir ampliando os voos diretos, trabalhar as estratégias de promoção cada vez mais segmentadas dentro de cada mercado emissor estratégico, aumentar a sinergia do uso das ferramentas como feiras, publicidade digital, parcerias com influenciadores, roadshows etc. Ao mesmo tempo, atuamos para que a experiência no destino seja positiva do início ao fim, da chegada nos aeroportos à vivência nas comunidades. Acreditamos que esse crescimento só
se sustenta se for inclusivo, gerando oportunidades em todas as regiões, e ambientalmente responsável, preservando os atrativos que nos diferenciam.
M&E – COMO TRANSFORMAR ESSE CRESCIMENTO RECORDE DE ARRECADAÇÃO EM CICLO SUSTENTÁVEL DE ENTRADA DE DIVISAS?
Marcelo Freixo – A entrada recorde de divisas é resultado de uma estratégia que conecta promoção à diversificação de destinos no território nacional, conectando o turista estrangeiro com pequenos empreendedores de todo o país, numa parceria muito produtiva com o Sebrae. Trabalhamos para incentivar produtos que valorizem a cultura, a gastronomia e a biodiversidade, e sejam experiências autênticas e sustentáveis que vão para além do óbvio. O objetivo é que cada turista permaneça mais tempo, gaste mais e retorne ou indique o Brasil para amigos, gerando um ciclo virtuoso. A sustentabilidade, nesse caso, é também econômica, afinal o turismo precisa beneficiar quem vive nos destinos e fortalecer cadeias produtivas regionais, da agricultura familiar ao artesanato, passando pela cultura e gastronomia.
M&E – QUAIS MERCADOS EMISSORES TÊM MOSTRADO MAIOR ACELERAÇÃO?
Marcelo Freixo – Em 2025, além da Argentina, temos registrado uma consistência no crescimento em patamares muito elevados nos demais países da América Latina. Se a Argentina cresce 93%, a Colômbia cresce 40%, o Peru 39%, o Uruguai 37% e o Chile 35%, se consolidando como nosso segundo maior mercado emissor em volume de turistas. A Europa também está com indicadores muito positivos: a França cresce 26%, Portugal 25%, Itália, Espanha e Reino Unido com 20%. Como as projeções da ONU Turismo são de que o turismo internacional no mundo cresça entre 5% e 10%, nossos números mostram que estamos muito acima da média global. Até mesmo nos EUA, onde houve o retorno da cobrança do visto e há toda a instabilidade diplomática causada pelo governo americano, temos um crescimento de 14%. Também temos resultados expressivos em mercados onde estamos retomando a promoção de forma mais estruturada, como a China, com crescimento de 40%.
Diretor de Marketing e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis detalha como estratégia fortalece a imagem do país e conecta experiências autênticas aos canais de venda internacionais
Com números recordes no primeiro semestre de 2025 e previsão de superar entraves históricos até o final do ano, a Embratur acelera a execução do Plano Brasis e reforça a presença em feiras e campanhas internacionais. Em entrevista ao M&E, Bruno Reis, diretor de Marketing e Sustentabilidade da agência, explica como a nova lógica de promoção internacional vem transformando o interesse crescente pelo Brasil em fidelização, reposicionando a imagem do país e ampliando o impacto econômico do setor.
MERCADO & EVENTOS – COMO A EMBRATUR ESTÁ AJUSTANDO AS CAMPANHAS PARA TRANSFORMAR O INTERESSE CRESCENTE PELO BRASIL EM FIDELIZAÇÃO E RECORRÊNCIA?
Bruno Reis – Os resultados atuais validam precisamente o pilar da nossa estratégia, que vai além do interesse momentâneo para construir um verdadeiro ecossistema de valor. Nossas campanhas não estão sendo ajustadas; elas são a execução de um plano desenhado para atrair um turista que busca experiências autênticas, gerando não apenas recorrência, mas um retorno sobre o investimento que beneficia toda a cadeia produtiva.
M&E – O BRASIL ESTÁ EM PLENA ASCENSÃO NO TURISMO INTERNACIONAL. COMO O PLANO BRASIS TEM SIDO ADAPTADO OU INTENSIFICADO EM FUNÇÃO DESSE NOVO MOMENTO?
Bruno Reis – Parte dessa ascensão já estava prevista. Ela é resultado de uma estratégia construída com inteligência, dados e visão técnica de longo prazo. Por muitos anos, o Brasil foi percebido por estereótipos e por uma imagem concentrada em poucos destinos. Mas o turista de hoje busca propósito e experiências autênticas. O Plano Brasis é a bússola que organiza mercados emissores por maturidade, define segmentos estratégicos e conecta todo o ecossistema em uma linguagem moderna, comum e orientada a resultados.
M&E – A PERCEPÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR TEM MUDADO? QUAIS MENSAGENS TÊM SIDO MAIS EFICAZES NA CONEXÃO COM DIFERENTES PÚBLICOS GLOBAIS?
Bruno Reis – A mudança é fruto de uma decisão estratégica: tomamos posse da nossa narrativa. Traduzimos nossa singularidade em algo que nenhum outro destino pode replicar: a brasilidade como soft power. Promovemos nossos seis biomas, o afroturismo, patrimônios UNESCO, a gastronomia e a cultura pulsante. Com o projeto Feel Brasil, em parceria com o Sebrae, curamos mais de cem experiências autênticas, traduzidas em seis idio -
mas e conectadas a canais globais de venda.
M&E – EM QUAIS MERCADOS A EMBRATUR PRETENDE REFORÇAR PRESENÇA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2025?
Bruno Reis – Nossa estratégia é orientada por dados e organizada em 20 mercados, classificados em quatro níveis — dos Consolidados, como a Argentina, aos de Oportunidade, como a China. No segundo semestre estivemos na FIT Buenos Aires, e agora estaremos na TTG Travel Itália, WTM Londres, IBTM Barcelona, IMEX Américas e também em eventos segmentados, como a ILTM Cannes e a Adventure Travel World Summit. Além disso, lançamos campanhas regionais, como a marca Nordeste Brasileiro na FIT Argentina e a campanha América Latina.
M&E – EM QUANTAS FEIRAS A EMBRATUR PARTICIPA EM 2025? O NÚMERO É MAIOR OU MENOR QUE EM 2024?
Bruno Reis – Em 2025 estruturamos uma participação
inédita em mais de 40 feiras e eventos estratégicos no Brasil e no exterior, número superior ao de 2024, mas sobretudo mais qualificado. Passamos a tratar cada feira como plataforma de negócios integrada, com parceiros de venda, ativações reais de empreendedores e geração de leads qualificados. Também participamos de novas arenas, como a Global BirdFair (Reino Unido) e a Emotions Travel Show (Peru), e captamos eventos como o REMOTE Latin America 2025 e o Black Travel Summit.
M&E – COMO A EQUIPE DE MARKETING MEDE O IMPACTO DAS AÇÕES INTERNACIONAIS DIANTE DESSES RECORDES?
Bruno Reis – Medimos o impacto com base no ROI: cada feira e campanha é avaliada pelo número de passageiros e pela receita comprovada nos canais de venda. Também monitoramos engajamento digital, buscas por destinos brasileiros, conversão em OTAs e operadoras e a percepção positiva do Brasil como marca-país. É essa combinação de métricas que garante clareza e eficiência na estratégia.
Explore paisagens deslumbrantes, deguste vinhos excepcionais e delicie-se com uma gastronomia incrível nas Rotas do Vinho de São Paulo. Venha brindar com a gente!
FBHA cobra simplificação tributária, revisão trabalhista e apoio efetivo a bares, hotéis e restaurantes
O turismo brasileiro chega à Abav 2025 em um momento de contradições. De um lado, o fluxo de viagens internas e internacionais voltou a crescer e impulsiona agências, hotéis e restaurantes. Do outro, medidas políticas e entraves históricos freiam a plena recuperação do setor. O fim precoce do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a carga tributária elevada e a ausência de apoio profissional estruturado estão entre os principais gargalos apontados pelo presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.
Segundo ele, o encerramento do Perse, antecipado em
dois anos, foi um duro golpe para a cadeia de hospedagem e alimentação. O programa, criado para reduzir a carga tributária no pós-pandemia, havia se tornado um alívio para milhares de empreendedores. “O PERSE foi abreviado em dois anos, em razão de distorções na concessão do benefício, que chegaram a contemplar clubes de futebol e plataformas de entrega”, afirma.
Sampaio avalia que a decisão deixou o setor sem uma política clara de fomento, expondo especialmente pequenos e médios empresários. Ele destaca que a ferramenta poderia ter sido corrigida e ajustada, em vez de encerrada de forma abrupta. “Hoje, o turismo não tem nenhum programa de financiamento diferenciado. O Fungetur, que deveria cumprir esse papel, é excessivamente burocrático. O acesso é difícil, o trâmite demora e muitos empresários acabam desistindo”, explica.
O presidente da FBHA ressalta ainda que a retomada da demanda não significa recuperação financeira. Custos altos de operação seguem pressionando hotéis, bares e restaurantes, mesmo em períodos de alta temporada. “O setor ainda está pressionado, especialmente folha de pagamento e carga tributária. Muitos bares e restaurantes não conseguiram recompor sua saúde financeira depois da pandemia”, alerta.
Outro ponto de atenção é a pauta trabalhista. A entidade tem reforçado o diálogo com o governo federal e com o Congresso para que a especificidade do turismo seja considerada nas decisões. Para Sampaio, trata-se de uma questão que precisa ser tratada com mais seriedade. “A especificidade do turismo tem que ser respeitada. O setor emprega milhões de brasileiros e precisa de uma política de longo prazo”, diz.
Apesar do cenário desafiador, Sampaio enxerga na Abav um espaço estratégico para debates e articulações. Ele considera que a feira deve ir além dos negócios e servir também como palco de mobilização. “Aqui conseguimos reunir fornecedores, agências, operadoras e poder público. É o momento de discutir saídas concretas, porque sem apoio consistente muitos negócios vão continuar vulneráveis”, conclui.
Presidente da Abear destaca reposicionamento da entidade e os desafios para ampliar o acesso ao transporte aéreo
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lançou recentemente um novo posicionamento de marca com o lema “mais conectada, mais moderna e mais sustentável”. Em entrevista ao Mercado & Eventos, o presidente da entidade, Juliano Noman, detalhou como essa fase busca ampliar a inclusão no transporte aéreo, fortalecer a representatividade da entidade e enfrentar desafios estruturais do setor.
MERCADO & EVENTOS – A ABEAR APRESENTOU RECENTEMENTE UM NOVO POSICIONAMENTO DE MARCA, COM O LEMA “MAIS CONECTADA, MAIS
MODERNA E MAIS SUSTENTÁVEL”. O QUE ESSA FASE REPRESENTA?
Juliano Noman – É o início de um novo capítulo para a aviação brasileira. Queremos reforçar o papel do setor como vetor de integração e desenvolvimento, capaz de superar desafios e responder rapidamente em situações críticas, como nas enchentes do Rio Grande do Sul, quando transportamos quase 4 mil toneladas de ajuda humanitária gratuitamente. O novo posicionamento traduz nossa visão de futuro: uma aviação conectada ao país, moderna em tecnologia e sustentável em custos e impacto ambiental.
M&E – O SENHOR FALOU EM UM NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO. O QUE CARACTERIZA ESSE MOMENTO?
Juliano Noman – É um ciclo muito bonito porque é de inclusão. Não se trata apenas de números, mas de permitir que a classe C entre no transporte aéreo. O que queremos é transformar potencial em passageiro e em localidade atendida. Esse é o novo capítulo que queremos escrever junto com o país.
M&E – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA QUE ESSA INCLUSÃO ACONTEÇA?
Juliano Noman – O desafio é criar condições férteis para o crescimento sustentável. Não adianta ter muitas empresas se elas não conseguem se manter. Adianta pouco ter 40 companhias e 39 quebradas. O importante é que o ambiente regulatório seja saudável, permitindo que todas operem de forma equilibrada.
M&E – COMO A ABEAR ESTÁ SE REPOSICIONANDO PARA ENFRENTAR ESSE CENÁRIO?
Juliano Noman – A associação foi criada em 2012 e agora retoma sua representatividade plena, reunindo todas as companhias aéreas brasileiras. Nosso objetivo é reforçar o papel de comunicação, defesa de soluções e apoio ao desenvolvimento sustentável da aviação. Estamos trabalhando para mostrar o peso do setor e a importância de construir soluções em conjunto com governo e sociedade.
Abracorp, Alagev e Unedestinos ressaltam atuação na Abav Expo e reforçam números positivos
RAFAEL TORRES
Presentes na Abav Expo, associações estratégicas para o segmento de viagens e eventos corporativos — Abracorp, Alagev e Unedestinos — ocupam espaço de destaque no Riocentro, reforçando a importância do mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e ampliando oportunidades de negócios, parcerias e internacionalização dos destinos brasileiros.
A Abracorp participa pelo segundo ano consecutivo do Lounge Corporativo & MICE, espaço compartilhado com a Abav Nacional e a Alagev, que reúne gestores de viagens e eventos de grandes empresas em ambiente exclusivo. Segundo o diretor-executivo Douglas Fernan -
des de Camargo, a feira é mais do que relacionamento: “esperamos que os participantes façam bons negócios”.
O executivo destaca ainda o peso econômico do setor, responsável por 6,4% do PIB nacional e pela movimentação de R$ 550 bilhões, de acordo com dados do WTTC (2022). “Somente o setor de viagens corporativas vem faturando um pouco mais de R$ 1 bilhão por mês, e devemos chegar a R$ 14 bilhões ainda este ano. Nossos associados investem quase R$ 1 bilhão por ano em processos e melhorias”, completa.
Já a Alagev aposta no Programa de Hosted Buyers, em parceria com a Abav Nacional, a Abracorp e com apoio do Visit Rio. A diretora-executiva, Luana Nogueira, ressalta que a ação oferece uma experiência qualificada, com foco em networking e atualização profissional.
O momento é positivo: o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), em parceria com a FecomercioSP, aponta movimentação de R$ 12,5 bilhões em maio de 2025, alta de 8,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. “Esses números mostram que estamos aquecidos”, comenta. A executiva lembra ainda que a expansão do setor acompanha o cenário econômico nacional, impulsionado por fatores como a alta demanda hoteleira e a redução no preço médio das passagens aéreas.
A Unedestinos também reforça sua presença, com foco institucional e comercial. Para o presidente da entidade, Toni Sando, a feira é “a maior e mais estratégica vitrine do turismo brasileiro e latino-americano, ponto alto do ciclo de negócios, networking e inovação do setor”. A agenda prevê encontros com associados, participação em painéis do Abav Talks e articulação de parcerias entre Conventions Bureaux. A entidade busca ampliar o protagonismo dos destinos brasileiros, estimular a promoção de locais menos conhecidos e fortalecer a cooperação entre os diversos elos da cadeia. “Estamos confiantes de que a participação da Unedestinos contribuirá para gerar negócios, cooperação e visibilidade global”, conclui Sando.
Com estratégias alinhadas e presença reforçada, Abracorp, Alagev e Unedestinos mostram que o turismo corporativo é cada vez mais determinante na dinâmica da Abav Expo, impulsionando não apenas o setor de viagens, mas também a economia brasileira como um todo.
Setor mantém estabilidade com tendência de crescimento, confirma a força do turismo nacional e revela oportunidades em destinos emergentes no Brasil e no exterior
No acumulado de 2025, o crescimento em conectividade internacional chega a 41,6%
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) divulgou os resultados do seu Boletim Semestral 2025, que reúne dados sobre vendas, destinos mais procurados e tendências do setor no primeiro semestre, incluindo as férias de julho. O cenário é de estabilidade com viés positivo: no acumulado de janeiro a julho, 81% das operadoras avaliaram o período de forma positiva – 55% classificaram como “bom” e 26% como “ótimo” ou “excelente”. Mais de 35% das empresas registraram crescimento nas vendas, tanto em destinos nacionais quanto internacionais. Enquanto destinos nacionais tradicionais cresceram em 53% das operadoras, os emergentes
avançaram em quase 46%. No internacional, o crescimento foi de 36% para destinos tradicionais (Europa, EUA, América do Sul) e de 38% para emergentes.
TURISMO NACIONAL EM ALTA
O turismo doméstico segue como destaque. Nas vendas dos feriados, 60% das operadoras registraram resultados dentro do esperado; nas férias de julho, 43%; e nos demais meses, 54%. O melhor desempenho veio em julho, quando quase 36% das empresas superaram expectativas.
• Metade das operadoras registrou crescimento em destinos nacionais
• 36% relataram estabilidade
• Apenas 14% apontaram queda, atribuída a preços altos e menor competitividade frente ao internacional
RANKING – 1º SEMESTRE
1. MACEIÓ
2. SÃO PAULO
3. RIO DE JANEIRO
4. PORTO DE GALINHAS E PORTO SEGURO
5. GRAMADO E NATAL
RANKING – FÉRIAS DE JULHO
1. MACEIÓ
2. GRAMADO
3. SÃO PAULO E PORTO DE GALINHAS
4. SALVADOR E PORTO SEGURO
5. NATAL E RIO DE JANEIRO
DESTINOS EMERGENTES – 1º SEMESTRE
1. BRASÍLIA, FOZ DO IGUAÇU, BONITO E MANAUS
2. LENÇÓIS MARANHENSES E JOÃO PESSOA
DESTINOS EMERGENTES – JULHO
1. FOZ DO IGUAÇU
2. BRASÍLIA
3. LENÇÓIS MARANHENSES
4. FERNANDO DE NORONHA
INTERNACIONAL: ESTABILIDADE, MAS COM DESAFIOS
Nas vendas internacionais, o volume ficou dentro do esperado para a maioria das operadoras: 68% nos feriados, 61% em julho e 45% nos demais meses. Houve surpresas positivas em 26% das empresas no semestre e em 10% em julho, mas também quedas em torno de 29% nas férias e 26% nos feriados.
O segmento se mostrou mais vulnerável a fatores externos, como:
• Aumento do IOF;
• Incertezas sobre vistos para os EUA;
• Excesso de turistas no verão europeu;
• Desempenho das temporadas de neve na América do Sul;
• Oscilações econômicas da Argentina.
Ainda assim, o setor demonstrou resiliência, mantendo resultados positivos.
RANKING – 1º SEMESTRE
1. ORLANDO
2. PARIS
3. ROMA E BUENOS AIRES
4. SANTIAGO
5. PUNTA CANA
RANKING – FÉRIAS DE JULHO
1. ORLANDO
2. SANTIAGO
3. BARILOCHE
4. ROMA
5. BUENOS AIRES
EMERGENTES – 1º SEMESTRE
1. TAILÂNDIA E TÓQUIO
2. FLORENÇAE JAPÃO
3. CHINA
4. ÁFRICA DO SUL
EMERGENTES – JULHO
1. ARUBA, CURAÇAO E JAPÃO
2. FLORENÇA,ÁFRICADO SULE CANCÚN
3. ISTAMBUL, MARROCOS E CROÁCIA
Segundo Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa, os resultados indicam consistência e novas oportunidades: “O setor continua a se fortalecer em um cenário de estabilidade com tendência positiva e oportunidades em diferentes mercados, mesmo diante de desafios variados. As operadoras têm sido protagonistas nesse movimento, diversificando portfólios, explorando destinos consolidados e emergentes e oferecendo experiências que dialogam com diferentes perfis de viajantes. Esses dados reforçam o que já temos apresentado no Olhar Braztoa: entender o mercado de forma ampla, captando tendências e comportamentos que orientam as decisões do setor e dos nossos associados. Para os próximos meses, a atenção aos movimentos do mercado e a capacidade de adaptação serão fundamentais para aproveitar tendências e potencializar resultados.”
IOF, EUA, Verão Europeu, Temporada de Neve e COP 30 ganham destaque no levantamento da Braztoa
Temporada de neve: 38% mantêm foco nos destinos tradicionais, como Chile e Bariloche
O primeiro semestre de 2025 apresentou ao mercado de viagens um cenário de desafios variados, que exigiram atenção, adaptação e ajustes estratégicos por parte das operadoras. Para compreender melhor o comportamento do setor e os impactos sobre vendas, demanda e percepção dos viajantes, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) realizou um levantamento com seus associados, mapeando os temas em evidência nesta primeira metade do ano.
O estudo analisou tanto os efeitos de fatores externos — como questões geopolíticas, variações cambiais e repercussões de temporadas anteriores — quanto os movimentos de adaptação do setor, mostrando como os operadores têm diversificado destinos e se preparado para novas oportunidades.
A seguir, os principais pontos do Boletim Braztoa:
IOF: AUMENTO TRAZ INSEGURANÇA E PRESSIONA OPERADORAS
Um dos fatores que mais impactaram o setor foi o
aumento inesperado do IOF.
- 19% das operadoras relataram encarecimento significativo das viagens internacionais.
- 32% apontaram prejuízos financeiros diretos.
- 23% notaram mudanças no comportamento dos clientes, como redução de orçamento e troca de destinos.
A falta de previsibilidade fragilizou a confiança do consumidor e pressionou custos, reforçando a necessidade de maior diálogo entre governo e setor para garantir estabilidade regulatória.
ESTADOS UNIDOS: DESTINO RELEVANTE, MAS EM AJUSTE
Mudanças nas taxas, exigências de visto e insegurança na entrada já refletem nas vendas:
- 45% das operadoras registraram queda na procura futura.
- 24% relatam preocupação crescente dos clientes.
- 10% passaram a promover outros destinos, enquanto 38% relatam que os clientes, por iniciativa própria, já buscam alternativas.
- Embora os EUA sigam como destino líder, há sinais claros de diversificação.
TEMPORADA DE NEVE: REPERCUSSÕES
DO EXCESSO EM 2024
A superlotação e os problemas registrados no Chile em 2024 tiveram efeitos limitados em 2025:
- 12% das operadoras registraram queda na procura.
- 27% diversificaram sua oferta, promovendo destinos alternativos como Chubut, Ushuaia e Patagônia.
- 38% mantêm foco nos destinos tradicionais, como Chile e Bariloche.
O cenário mostra espaço crescente para diversificação e reposicionamento estratégico.
Apesar das preocupações com calor extremo e lotação, os impactos ainda são sutis:
- Apenas 7% registraram queda na procura.
- 27% receberam comentários ou reclamações sobre 2024.
- 17% notaram clientes ajustando destino ou período para fugir dos meses mais quentes.
A demanda segue forte, mas sinais de mudança de comportamento podem se intensificar nos próximos anos.
O destino segue oscilando conforme fatores cambiais:
- 53% das operadoras avaliaram a Argentina como pouco atrativa.
- 23% consideram o destino ainda vantajoso.
- 32% acreditam que a percepção pode mudar no 2º semestre.
- A instabilidade reforça a necessidade de monitoramento contínuo.
COP30 COLOCA BELÉM
Belém, já citada como destino emergente, ganha destaque com a realização da COP30 em novembro:
- 12,9% das operadoras perceberam aumento no interesse.
- 22,6% observaram retração por receio de preços altos e desafios logísticos.
- 41,9% temem impactos negativos na imagem da cidade caso haja falhas de organização.
- Algumas operadoras já apostam no evento, seja com pacotes específicos (6,45%) ou com foco no legado pós-COP30 (6,45%).
Para o presidente do Conselho da Braztoa, Fabiano Camargo, o cenário mostra a importância da estabilidade regulatória: “Mesmo diante do aumento do IOF e das mudanças nos principais destinos internacionais, o turismo brasileiro permanece forte. É imprescindível avançarmos rumo a um ambiente estável e previsível.”
A presidente-executiva da entidade, Marina Figueiredo, reforça a necessidade de acompanhar as tendências:“Mais do que números, esses resultados mostram a importância de estar atento ao pulso do mercado. Nossos associados têm mostrado criatividade e resiliência.”
Já Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados, destaca a consistência do estudo: “O Boletim Braztoa conecta dados de vendas, destinos e fatores externos, oferecendo uma leitura precisa do mercado e apoiando decisões estratégicas com base em evidências.”
De forma geral, o levantamento confirma que, apesar dos desafios, o turismo brasileiro segue resiliente. As operadoras vêm se adaptando, diversificando a oferta e acompanhando mudanças no comportamento dos viajantes. O estudo também reforça a importância de atenção a temas como crise climática, overtourism e sustentabilidade, que moldarão o futuro do setor.
Foto: Pixabay
COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO
O Plano Brasis organiza em uma única estratégia toda a pluralidade de destinos e experiências de nosso país.
Diretrizes claras, foco em competitividade internacional e valorização da nossa diversidade cultural e ambiental.
Uma ferramenta pública, transversal e colaborativa, que articula governos, iniciativa privada e sociedade civil.
Levantamento revela entusiasmo, hesitação e contrastes regionais que moldam as atitudes dos consumidores em relação à Inteligência Artificial
No Brasil, 98% dos consumidores expressam entusiasmo em relação à IA
A Booking.com lançou o Relatório Global de Perspectivas sobre a IA, para descobrir como as pessoas estão usando, confiando e respondendo à IA na vida cotidiana e em viagens. No Brasil, 98% dos consumidores expressam entusiasmo em relação à IA, dado que revela um futuro promissor para essa tecnologia em todos os setores, mas
especialmente no turismo.
Com base em insights de mais de 37.000 consumidores em 33 mercados, a pesquisa revela um panorama cheio de nuances no Brasil, revelando que 97% dos viajantes do país pretendem usar a IA em planos de viagens futuros. No entanto, enquanto algumas pessoas acolhem o potencial da IA, outras a abordam com cautela, ressaltando a necessidade de uma implementação
responsável que concilie oportunidades com a confiança dos consumidores.
A IA está rapidamente se tornando uma parte essencial da experiência de viagem: 65% dos consumidores no Brasil esperam que o planejamento autônomo de viagens ganhe força em breve. Dados do relatório apontam que 80% das pessoas já usaram a IA em algum aspecto da viagem. Isso demonstra a crescente confiança nas ferramentas com tecnologia de IA e a receptividade dos viajantes a tecnologias que aprimoram viagens.
Ao planejar uma viagem, viajantes brasileiros costumam usar a IA para pesquisar destinos e a melhor época para visitá-los (44%), encontrar experiências locais ou atividades culturais (42%) e receber recomendações de restaurantes (44%). Vale lembrar que hoje os assistentes de IA estão crescendo como uma fonte mais confiável para planejar viagens (44%) do que influenciadores (19%).
Durante a viagem, as ferramentas de IA costumam ser mais usadas para recursos de tradução (50%), sugestões de atividades no destino (53%), recomendações de restaurantes (51%) e explorar locais ou sistemas de transporte desconhecidos (37%). Depois de voltar para casa, o principal caso de uso da IA é a edição de fotos, citado por 49% dos brasileiros entrevistados.
Além de tornar as viagens mais fáceis e eficientes, um benefício reconhecido por 84% dos viajantes do país é utilizar a ferramenta para evitar gerar impactos nos destinos. A maioria (86%) aprecia as recomendações geradas pela IA que ajudam a evitar destinos superlotados ou períodos de pico de viagem. Os viajantes estão cada vez mais conscientes do impacto na comunidade: 78% querem que a IA destaque experiências que beneficiem positivamente os lugares visitados.
No entanto, a falta de um toque humano gera dúvidas: 25% dos brasileiros acreditam que a IA é impessoal e a maioria verifica os fatos apresentados pela IA, mesmo quando confia na tecnologia: 23% sempre verificam os fatos e 53% fazem isso de vez em quando. Apenas 12% dos consumidores brasileiros confiam totalmente na IA.
Essa hesitação cria um limite bem definido: a maioria das pessoas não está pronta para ceder totalmente a tomada de decisões à IA. Apenas 20% se sentem à vontade com o fato de a IA tomar decisões de forma independente, enquanto 16% das pessoas permanecem incertas e 5% se sentem muito desconfortáveis, recusando-se a confiar na IA sem a aprovação humana. A maior oportunidade está em posicionar a IA como uma ferramenta de suporte que aprimora, em vez de substituir, o julgamento humano.
65% dos consumidores no Brasil esperam que o planejamento autônomo de viagens ganhe força em breve
Os dados indicam que a Geração Z se mostra mais aberta ao crédito, enquanto os consumidores mais maduros mantêm postura mais conservadora
Uma nova análise da Serasa Experian revela que os hábitos de uso do crédito no Brasil variam significativamente entre gerações, refletindo prioridades e comportamentos financeiros distintos. O recorte da pesquisa “Consumidor do Futuro”, mostra que 44,1% dos brasileiros estão em busca de crédito, sendo 18,8% com maior frequência e 25,3% de forma pontual, para necessidades específicas.
A Geração Z lidera essa tendência: 49,9% dos jovens afirmam buscar crédito com mais intensidade, enquanto 25,3% ainda recorrem a ele apenas em situações pontuais. Entre os boomers, a postura é oposta: 39,1% evitam o uso do crédito no dia a dia e apenas 14,8% utilizam recursos financeiros dessa forma. Esses dados evidenciam como idade e contexto social influenciam a relação dos brasileiros com empréstimos e financiamentos.
“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o
crédito, seus objetivos e motivações, é essencial para construirmos soluções mais eficazes e personalizadas – seja para o consumidor ou para empresas que estão nesse mercado e buscam conhecer, segmentar e ativar digitalmente essas audiências”, comenta Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian. Ela acrescenta que o estudo mostra o crédito ocupando diferentes papéis no planejamento financeiro, de acordo com as prioridades de cada geração.
Quando questionados sobre como pretendem utilizar o crédito nos próximos meses, 25% dos brasileiros citaram viagens e lazer como prioridade. Entre os mais jovens, o uso é mais diversificado: 21,8% da Geração Z planejam gastar com entretenimento, 21,4% querem organizar suas finanças e 20,3% têm intenção de investir ou abrir um negócio.
O estudo também explorou como expectativas de crescimento econômico podem influenciar o comportamento de consumo. Para 29,4% dos entrevistados, uma melhora na economia aumentaria os gastos com lazer, viagens e restaurantes, principalmente entre millenials (29,8%) e geração X (35%). Além disso, 18,6% dos consumidores priorizariam produtos e marcas de maior qualidade, com destaque para a Geração Z (20,9%) e millenials (19,3%). Em contrapartida, 18,4% afirmaram que manteriam seu padrão de consumo mesmo com avanço econômico, tendência mais evidente entre os boomers (27,9%).
O levantamento reforça a importância de observar as diferenças geracionais para compreender hábitos de crédito e consumo no Brasil. Com foco em lazer, bem-estar e planejamento financeiro, os dados indicam que a Geração Z se mostra mais aberta ao crédito, enquanto os consumidores mais maduros mantêm postura mais conservadora.
Dados permitem uma expectativa positiva para o aumento das diárias médias nos próximos anos
O ambiente de desenvolvimento hoteleiro no Brasil segue desafiador, especialmente por dois fatores com impacto direto na apetência do investidor: a alta das taxas de juros, que torna os financiamentos caros e aumenta significativamente o custo de oportunidade para esses investidores, e ainda, o aumento expressivo dos custos de construção nos últimos anos, que não foi acompanhado na mesma proporção pelo crescimento das receitas. É isso que aponta a 19 a edição do Panorama da Brasileira, desenvolvida em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Nesse contexto, mesmo com a retomada da demanda e a recuperação dos principais indicadores operacionais, os índices de rentabilidade, na maioria dos casos, ainda não atingiram patamares que compensem o risco do negócio hoteleiro. Por isso, não se espera, no curto prazo, um movimento significativo de incremento de oferta, o que tende a manter o mercado equilibrado. A pesquisa de nova oferta, por sua vez, aponta crescimento mais relevante a partir de 2027 e 2028, o que reforça a perspectiva de pressão de demanda e permite uma expectativa positiva para o aumento das diárias médias nos próximos anos.
Apesar do mercado de lazer interno seguir aquecido, impulsionado principalmente pela alta do dólar e pelas mudanças comportamentais que colocam o setor de serviços e experiência em evidência nos últimos anos, o elevado custo das passagens aéreas continua sendo um obstáculo para a viabilização de viagens, especialmente em mercados com forte apelo para esse público.
O desempenho da hotelaria no Brasil continuou em trajetória de crescimento em 2024, ainda que em ritmo mais moderado do que o observado no ano anterior. Isso se deve, em parte, ao fato de que a base de comparação já reflete um mercado consolidado, sem os efeitos da recuperação pós-pandemia. O ano foi marcado por efeitos contrários nos extremos do país: com grande crescimento da região Norte e Nordeste, e a queda inesperada na região Sul devido aos incidentes climáticos que impactaram não só os meses de abril e maio, mas todo o segundo semestre em função das restrições de acesso.
Panoramas de 2019 a 2025
Oanode2025segueatendênciaobservadanoúltimoPanorama, comoshotéisdascategoriaseconômicaesupereconômica perdendoespaçono aumentonovolumetotaldanovaofertaprevista,concentradaem projetos midscale, upscale
Apesardoaumentodecancelamentosdevidoaoretornodociclo deelevaçãodataxadejuros,apósumcurtoperíododeredução,e doatualcenárioeconômicobrasileiro,o continuouacrescer.Noentanto,éimportantedestacarque, apesardessaexpansão,oestoquedenovosprojetosaindaé menordoqueoregistradoem2020,refletindoumcenáriomais cautelosodevidoaosdesafioseconômicoseaocustoelevadode construção.
Mercado doméstico também tem o melhor movimento para agosto desde o início da série histórica, com 8,7 milhões de pessoas transportadas no mês
A movimentação de passageiros em voos nacionais atingiu a marca de 8,7 milhões de viajantes em agosto de 2025, representando o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica e, também, o marco de 12 meses de crescimento contínuo no setor doméstico.
O fluxo nos voos internos aumentou 8,5% na comparação com agosto de 2024. Os números fazem parte da nova atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que traz os dados do ramo desde janeiro de 2000.
O levantamento também aponta que São Paulo se consolida como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e agosto de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 4,7 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (4,4 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (3,8 milhões).
APOSTA NO VERÃO – O cenário positivo do turismo brasileiro proporciona que companhias aéreas apostem na ampliação do número de voos para a alta temporada de verão no país. Pelo menos 111 mil viagens serão ofertadas pelas principais empresas do setor que operam rotas nacionais, favorecendo a movimentação de viajantes no país.
São Luís, capital do Maranhão, é um destino que surpreende, encanta e te emociona. Única cidade brasileira fundada por franceses, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO - ela é mistura de influências indígenas, africanas, portuguesas em suas ruas, sabores e tradições.
Situada em uma ilha rodeada de praias de águas mornas, gastronomia marcante, rica cultura popular e a maior variação de maré do Brasil - São Luís é uma joia do Nordeste brasileiro e está pronta para lhe receber. Se você tem 5 dias, prepare-se, pois: cada momento será uma verdadeira imersão na alma ludovicense de ser.
Comece sua experiência pelo coração de São Luís: o Centro Histórico, um dos maiores conjuntos arquitetônicos coloniais da América Latina. Com mais de 3.500 casarões seculares, muitos deles revestidos por azulejos portugueses originais, a região é um cenário vivo da história, cultura e arte. O passeio pode começar pelo Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, com vista privilegiada da Baía de São Marcos. Logo ao lado, estão o Palácio La Ravardière (sede
da Prefeitura) e a charmosa Praça dos Poetas com uma vista para o rio Anil. Depois, siga até a imponente Catedral da Sé e, de lá, desça pela praça Benedito Leite até chegar as escadarias da Rua do Giz, eleita pela Vogue uma das ruas mais bonitas do Brasil. Descendo, vá até a Praça da Faustina, símbolo de resistência cultural e palco do tambor de crioula. Continue até a Praça Nauro Machado, onde você vai encontrar o Teatro João do Vale, e estatuetas que homenageiam personagens típicos da cidade, como o vendedor de sorvete e a vendedora de pirulitos (famosos pregoeiros). A próxima parada é a Rua Portugal, cartão-postal da cidade, com casarões azulejados do século XVIII, que hoje abrigam cafés, ateliês, lojas e espaços culturais. Logo adiante, o charmoso Beco Catarina Mina completa o roteiro com suas paredes coloridas e atmosfera inspiradora. Durante o trajeto, aproveite para tomar um sorvete de coco ou um café nas cafeterias locais. Para fechar o passeio, visite a tradicional Feira da Praia Grande, onde você encontrará produtos típi cos como camarão seco, castanhas, doces e a tiquira, além de restaurantes e bares com petiscos e música ao vivo, em um ambiente vibrante e acolhedor.
Dica: Encerre a noite saboreando pratos típicos da gastronomia maranhense, como arroz de cuxá, peixe frito, torta de camarão e a famosa juçara com camarão seco e farinha d’água, em um dos restaurantes da região.
São Luís pulsa ancestralidade. No segundo dia, mergulhe na forte identidade afrodescendente da cidade visitando o Quilombo Urbano, o maior em área urbana da América Latina, onde tradições e fé resistem e florescem. No bairro da Liberdade, descubra quinze espaços culturais, que incluem mercados, terreiros de matriz africana, barracões de Bumba Meu Boi, grupos de Tambor de Crioula, casas de reggae e blocos afro e tradicional. Como o Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo, Bloco Tradicional Os Indomáveis, Bumba Meu Boi da Floresta, Produtora Novo Quilombo de Reggae, Bloco Afro Netos de Nanã, Cacuriá Assa Cana, Tambor de Crioula Maracrioula, Bumba Meu Boi de Leonardo, Bumba Meu Boi da Fé em Deus, Terreiro de Iemanjá, Bloco Tradicional Os Indomáveis Show, Bumba Meu Boi Brilho de São João e Restaurante Lá em Casa.
Dica: Dedique meio dia ou o dia inteiro para explorar o local, visitando casas de cultura, almoçando e comprando artesanato na Feira de Empreendedores do Quilombo Liberdade (FEQULI), localizada no Centro de Cultura e Turismo do Quilombo, espaço que valoriza tanto visitantes quanto a comunidade local.
Sol a pino, então, é dia de explorar as praias da capital. Com a maior variação de maré do Brasil, São Luís revela paisagens que mudam ao longo do dia, perfeitas para relaxar ou se aventurar. Comece pela Praia do Calhau, de águas tranquilas e boa estrutura de bares e quiosques. Depois, siga para a Praia de São Marcos, ideal para caminhadas. A Avenida Litorânea é perfeita para um passeio de bicicleta com vista para o mar. No almoço, experimente os sabores locais: caranguejo toc-toc, peixe na brasa, camarão ao alho e óleo e a tradicional caipirinha de siriguela.
Dica: Finalize o dia no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e aprecie o pôr do sol sobre a Baía de São Marcos, um espetáculo INESQUECÍVEL.
DIA 4 – NATUREZA E ENCANTOS
nhecidas como “Fronhas Maranhenses”. O passeio de barco revela cenários únicos e pode ser encerrado com um almoço à beira-mar com frutos do mar frescos. Opção 2: São José de Ribamar – A 32 km da capital, é um dos principais destinos de fé do Maranhão. A Basílica e a Estátua de São José de Ribamar encantam os visitantes, que também aproveitam praias tranquilas e boa gastronomia.
Dica: Leve protetor solar e câmera fotográfica. Surpreenda-se com a beleza, a cultura e a hospitalidade desses encantadores lugares.
Para fechar sua viagem com chave de ouro, reserve o domingo para visitar a Feirinha São Luís, na Praça João Lisboa, no Centro Histórico. Mais que uma feira, é um festival de sabores, cultura e artesanato. Experimente pratos típicos e sorvetes artesanais, e, curta apresentações culturais como bumba meu boi, tambor de crioula e shows locais. Leve lembranças como rendas, biojoias e cerâmicas típicas. Aproveite para visitar o Museu da Gastronomia Maranhense, com exposições que revelam as raízes indígenas, africanas e portuguesas da culinária local. Não deixe de conhecer também o Museu do Reggae, um dos únicos do gênero fora da Jamaica, que reforça a ligação entre a cidade e o ritmo que embala a ilha. A tarde, vá até o Mirante da Cidade para ver a cidade em sua magnitude num giro 360°, e depois, pela praça João Lisboa, passando pela rua da Palma até chegar à Praça das Mercês, onde está o emocionante Monumento à Diáspora Africana, símbolo da resistência e ancestralidade negra em São Luís.
Dica: Chegue cedo, explore tudo com calma e encerre sua viagem vivenciando os sabores, ritmos e memórias que fazem de São Luís um destino inesquecível.
São Luís é muito mais que uma viagem — é uma vivência completa.
Para saber mais, acesse: www.turismosaoluis.com.br e siga nossas redes sociais: @turismo.saoluis e @setursaoluis
CAT Online: +55 98 99158-4947
NO ENTORNO DE SÃO LUÍS
Reserve o penúltimo dia para conhecer destinos próximos de São Luís e escolha entre duas experiências inesquecíveis: Opção 1: Raposa – A charmosa cidade vizinha é famosa pelas rendeiras e bela paisagem de manguezais e dunas co-
Maricá é o encontro perfeito entre mar, lagoas e montanhas, com uma cultura acolhedora que transforma cada visita em lembrança inesquecível. Com investimentos em infraestrutura e preservação ambiental, a cidade está pronta para receber você com segurança, conforto e experiências únicas.
Setor enfrenta redução de frota na próxima temporada e busca medidas para ampliar competitividade
ANA AZEVEDO
A temporada 2024/2025 de cruzeiros gerou R$ 5,43 bilhões para a economia brasileira, crescimento de 3,8% em relação ao período anterior, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Clia Brasil. O estudo registrou 838.096 cruzeiristas embarcados, o segundo maior número da série histórica.
Cada R$ 1 investido pelo setor resultou em R$ 4,05 para a economia nacional, sendo R$ 2,95 bilhões gerados pelas companhias marítimas (alta de 5,5%) e R$ 2,48 bilhões pelos gastos de cruzeiristas e tripulantes (avanço de 3,7%). A arrecadação de tributos alcançou R$ 577,4 milhões entre os níveis federal, estadual e municipal. Entre novembro e abril, nove navios operaram na cos -
ta brasileira, com embarques em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Paranaguá. Escalas também ocorreram em Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Fortaleza e Recife, além de paradas internacionais em Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
A temporada gerou 84,6 mil empregos no Brasil, aumento de 5,3% em relação à temporada anterior. Do total, 1.617 postos foram de tripulantes, enquanto 82.985 resultaram de efeitos diretos, indiretos e induzidos em setores como turismo, comércio e transporte.
O impacto médio por passageiro foi de R$ 709,47 nas cidades de escala e R$ 918,15 nos portos de embarque e desembarque. “Cada navio gerou, em média, mais de 9 mil empregos e movimentou cerca de R$ 500 milhões no país”, destaca Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Pela primeira vez, o estudo incluiu o impacto de 29 navios de passagem internacional que escalaram portos brasileiros, acrescentando R$ 583,9 milhões ao resultado nacional, gerando 9,1 mil empregos adicionais e arrecadando R$ 62,1 milhões em tributos. Somando cabotagem e navios de passagem, a movimentação econômica no país atingiu R$ 6 bilhões, com 93,7 mil empregos criados.
Além disso, 171,3 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros internacionais em 2024, movimentando R$ 931,7 milhões em destinos como Caribe, Europa e travessias transatlânticas.
A próxima temporada prevê retração devido à saída de dois navios, resultando em sete embarcações de cabotagem e oferta de 674,6 mil leitos, 19,5% abaixo do período anterior. O impacto econômico e a geração de empregos no país devem cair cerca de 20%.
“Isso significa R$ 1 bilhão a menos em impacto e 18 mil empregos a menos”, alerta Ferraz, que defende ações conjuntas do setor público e privado para ampliar a competitividade e reduzir custos, incluindo investimentos em infraestrutura e atualização regulatória.
O gerente de Interlocução Ministerial da Embratur, André Dias, destaca que a saída de dois navios representa um desafio, mas também uma oportunidade para fortalecer o mercado brasileiro de cruzeiros.
Dias ressalta ainda o desempenho positivo do turismo internacional, com 5,9 milhões de visitantes estrangeiros recebidos nos primeiros sete meses de 2025 e arrecadação de US$ 4,18 bilhões, próximo à meta de 6,9 milhões de turistas até o final do ano.
Segundo Bud Darr, presidente e CEO da Clia, a indústria de cruzeiros transportou 34,6 milhões de passageiros em 2023 globalmente, com previsão de chegar a 37,7 milhões em 2025 e 42 milhões em 2028. O impacto econômico mundial foi estimado em US$ 169 bilhões, gerando 1,6 milhão de empregos em todo o mundo.
Darr destaca que, no Brasil, a atividade é relevante, com dezenas de milhares de empregos e bilhões movimentados, ressaltando que o país ainda tem espaço para ampliar operações, especialmente no Nordeste.
“Não é apenas sobre o quanto de renda você gera ou quanto custo você tem, mas realmente é essa margem entre os dois que determina onde os navios acabam indo”, afirma Darr, reforçando a importância do diálogo entre governos, comunidades locais e o setor privado para o crescimento sustentável da indústria.
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima será realizada de 10 a 21 de novembro
ANA AZEVEDO
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, capital do Pará. O evento, que reúne representantes de 198 países, é o principal fórum internacional para negociar ações contra a crise climática.
Além de sua relevância ambiental e diplomática,
Foto: Freepik
a COP30 terá impacto direto no turismo local, com a expectativa de receber cerca de 50 mil visitantes, entre delegações, cientistas e membros da sociedade civil. A escolha de Belém marca a primeira vez que a conferência será sediada na região amazônica, potencializando a visibilidade do bioma e o desenvolvimento da infraestrutura turística da cidade.
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), destacou a preparação do Brasil para sediar o evento. “Será uma grande oportunidade para todos: falar sobre florestas tropicais na porta de entrada da maior do planeta, com conforto e hospitalidade que é característica do povo paraense”, afirmou em entrevista.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a realização da COP30 em Belém representa um “recado muito forte”, ressaltando a importância da Amazônia na agenda climática global.
A programação da COP30 está estruturada para debater temas prioritários do enfrentamento às mudanças climáticas, organizados em seis eixos principais: energia, indústria e transporte; florestas, oceanos e biodiversidade; agricultura e sistemas alimentares; cidades, infraestrutura e água; desenvolvimento humano e social; e questões transversais.
Entre os tópicos previstos estão a redução das emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático para países em desenvolvimento, uso de tecnologias renováveis e preservação da biodiversidade.
Além das negociações oficiais na chamada Zona Azul, o evento terá uma Zona Verde aberta ao público, onde organizações civis, setor privado e acadêmicos realizarão painéis, exposições e fóruns temáticos. Essa estrutura visa fomentar a participação plural e o engajamento de diferentes setores na busca por soluções concretas.
Líder absoluta na América do Sul, a MSC Cruzeiros se destaca como a marca de cruzeiros mais reconhecida e desejada pelos consumidores. Para a temporada 25/26, que acontece de outubro de 2025 a abril de 2026, oferece os navios mais modernos e sofisticados, incluindo o ultramoderno MSC Seaview, o luxuoso MSC Preziosa e os elegantes MSC Sinfonia e MSC Armonia. Com 6 opções de portos de embarque, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e, pela primeira vez, Balneário Camboriú, são diversos cruzeiros de 3 a 8 noites, com itinerários que incluem destinos exclusivos no Nordeste, nas praias tropicais do Sul e do Sudeste e na Argentina e no Uruguai.
Proporcione aos seus clientes as melhores condições do mercado, com preços em reais e parcelamento em até 12 vezes sem juros.
Descubra a beleza da América do Sul com a MSC Cruzeiros.
Saiba mais em mscbook.com.br
Personalização e experiências imersivas devem liderar as vendas e estratégias do setor
ANA AZEVEDO
O mercado de turismo brasileiro se prepara para 2026 com expectativa de crescimento equilibrado entre destinos nacionais e internacionais, impulsionado por mudanças no perfil do consumidor. Tendências como personalização, experiências imersivas, flexibilidade e custo-benefício definem o que não pode faltar nas prateleiras das operadoras e companhias aéreas.
Segundo levantamento do M&E com grandes players do mercado, entre eles Abreu, Agaxtur, Ancoradouro, Civitatis, Diversa Turismo, Europamundo, Gol, Orinter, R11 Travel, Sakura e Schultz, a atenção está voltada a produtos que combinem conveniência, autenticidade e inovação, capazes de atender aos diferentes perfis de viajantes: desde turistas de lazer que planejam com antecedência até o público corporativo que valoriza pontualidade e serviços de alta confiabilidade.
Entre as estratégias mais destacadas estão roteiros personalizados, experiências culturais e regionais, cruzeiros,
eventos e parcerias com agentes de viagem, fortalecendo a confiança e a recorrência de vendas.
O equilíbrio entre ofertas nacionais e internacionais, aliado à tecnologia de apoio e capacitação de agentes, é apontado como essencial para manter a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.
“Apesar das incertezas no cenário internacional, temos percebido que o consumidor brasileiro mantém o desejo de viajar e está mais aberto a explorar novos mercados. Destinos exóticos ganham espaço, enquanto Europa e América do Sul seguem fortes, além de um olhar cada vez mais atento para roteiros nacionais. A instabilidade geopolítica e econômica influencia o tempo de permanência e frequência das viagens, mas não reduz o interesse. O brasileiro busca diversidade e flexibilidade para escolher seu destino em 2026”.
Adriana Boeckh, diretora de Comunicação e Marketing da Abreu
“Para 2026, o que não pode faltar nas prateleiras das operadoras são produtos que tragam personalização, experiências autênticas e segurança. O cliente de hoje não busca apenas um roteiro pronto: ele quer vivências que refletem seu estilo de vida e criem conexão real com o destino. Pequenas experiências exclusivas e tecnologia integrada serão cada vez mais valorizadas. O suporte total ao agente de viagens é fundamental para fortalecer a relação com o consumidor”.
“As viagens pedem cada vez mais experiências únicas e autênticas, sempre respeitando o perfil de cada viajante. Destinos exóticos seguem em alta, e já observamos que as operadoras começam a demandar cada vez mais esse tipo de experiência diferenciada. Entre os exemplos, estão aulas de culinária em Roma, cerimônias tradicionais em Bali e tours privados em Paris. O detalhe que enriquece a vivência do viajante será essencial para 2026”.
“Em 2025, realizamos uma atualização criteriosa de hotéis e serviços, garantindo experiências autênticas e significativas. Para 2026, vamos ampliar ainda mais o portfólio global, incluindo viagens temáticas e imersivas, sempre com conveniência e personalização. Apostamos em destinos exóticos, Ásia, África, Japão e cidades-sede da Copa do Mundo. O agente encontra na Diversa um portfólio que combina roteiros exclusivos e suporte total, garantindo confiança e recorrência”.
Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Novos Negócios da Diversa
“Não pode faltar oferta, produto, destino e, acima de tudo, um fornecedor confiável. Nós temos uma operação padronizada, e os agentes conhecem o nosso produto, podendo contar com o mesmo serviço em qualquer destino. Flexibilidade e diversidade são essenciais, incluindo roteiros privativos e cruzeiros fluviais. Nosso foco está em atender desde pequenos grupos até grandes excursões, com consistência e credibilidade em 2026”.
Clayton Araújo, gerente Comercial no Brasil da Europamundo
O
“Não existe um único perfil de viajante. O turista de lazer planeja viagens com antecedência, priorizando preço e flexibilidade, enquanto o corporativo compra mais próximo da data, valorizando pontualidade e conveniência. Ambos preferem voos diretos e consideram programas de fidelidade na escolha. Investimos em tecnologia para apoiar o agente, desde a precificação dinâmica até a gestão das vendas, tornando o atendimento mais eficiente e personalizado”.
“Nossa divisão entre nacional e internacional é praticamente 50/50, permitindo que os agentes ofereçam alternativas sólidas para qualquer perfil de cliente. O equilíbrio e a variedade são fundamentais para nossa estratégia em 2026. Para atender essa demanda, reforçamos constantemente o portfólio com destinos diferenciados. A atualização contínua sobre produtos e tendências é indispensável para dar segurança e consistência ao agente de viagens”.
“Inovação, tecnologia, sofisticação e roteiros imersivos são tendências que não podem faltar em 2026 e estão no centro da oferta da R11 Travel. Entre os destaques, navios como o Star of the Seas e itinerários com a Azamara Cruises oferecem experiências diferenciadas e imersivas. O público busca roteiros personalizados e de luxo em alto mar. Nossa aposta está em ampliar a sofisticação e a diversidade para atender a diferentes perfis de viajantes”.
“Viagens de experiências são os destaques que precisam ser explorados em 2026. Experiência pode ser gastronomia, enologia, cultura, aventura ou eventos… o cliente precisa ser cutucado para investir em algo excepcional. Atuamos em parceria com operadoras para gerenciar a parte aérea e terrestre. Assim, o operador pode se concentrar em encantar o passageiro final, oferecendo um produto diferenciado e completo”.
“Hoje, o viajante quer vivenciar algo significativo, que vá além do básico. A valorização da praticidade e do custo-benefício se manteve em alta, traduzida no crescimento de roteiros personalizados, motorhome e experiências regionais no Brasil. Para 2026, vamos continuar investindo em roteiros de natureza, ecoturismo e cultura. Capacitação de agentes, famtours e suporte completo permanecem no centro da estratégia da Schultz”.
BELÉM AMPLIA HOSPEDAGEM
PARA A COP30
Belém teve que dobrar a oferta de leitos para a COP30, que deve atrair 60 mil visitantes em novembro de 2025. O governo federal criou medidas para conter abusos de preços na rede hoteleira e ampliou a hospedagem com o uso de cruzeiros-hotel.
FRAUDES CAUSAM R$ 100 BILHÕES EM PREJUÍZOS NO SETOR DE HOSPEDAGEM
Fraudes em hotéis e restaurantes geraram R$ 100 bilhões em prejuízos no Brasil em 2024, segundo a Fhoresp, com destaque para falsas reservas, golpes em bufês e crimes virtuais como QR codes adulterados. Apenas em São Paulo, as perdas somaram R$ 25 bilhões.
JUSTIÇA RECONHECE AIRBNB COMO HOSPEDAGEM E IMPÕE COBRANÇA DE ISS
O Tribunal de Justiça do Rio determinou que o Airbnb é serviço de hospedagem e deve pagar ISS, por oferecer imóveis mobiliados e de curta duração. O Airbnb vai recorrer, alegando proteção da locação por temporada pela Lei do Inquilinato.
HOTÉIS ADOTAM MEDIDAS PARA REDUZIR DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Buffets de café da manhã em hotéis são apontados como grandes responsáveis pelo desperdício de alimentos, segundo relatório da ONU. Especialistas defendem a adoção de modelos sustentáveis, como porções menores e itens individuais.
HOTEL COLOMBO DE ARAXÁ VOLTA A LEILÃO COM LANCE MÍNIMO DE R$ 2,66
MI
O histórico Hotel Colombo, em Araxá (MG), será leiloado pela Prefeitura com lance mínimo de R$ 2.665.250. O leilão visa atrair investidores para revitalizar o local, respeitando sua arquitetura original, e fomentar o turismo e a economia local.
ABIH-SP LANÇA PROJETO DE RETROFIT PARA MODERNIZAR HOTÉIS NO ESTADO
A ABIH-SP lançou um projeto de retrofit tecnológico para modernizar hotéis no estado de São Paulo, incluindo automação de suítes, digitalização de serviços, otimização energética e integração com práticas ESG.
AIRBNB MIRA HOTÉIS PARA AMPLIAR SEU PORTFÓLIO
O Airbnb anunciou uma estratégia de expansão que inclui hotéis independentes, boutiques e pousadas, com o objetivo de complementar sua rede de hospedagens residenciais. A aquisição do aplicativo HotelTonight é um exemplo dessa iniciativa.
IPANEMA PLAZA SERÁ REQUALIFICADO COM FOCO EM HOTELARIA
O antigo Hotel Ipanema Plaza, fechado há sete anos, será requalificado para uso exclusivamente hoteleiro, segundo a Prefeitura do Rio. A medida visa preservar a vocação turística da Zona Sul e o edital de leilão incluirá cláusulas que garantem a função turística do local mesmo em caso de demolição.
PORTARIA DO MTUR ENCERRA DEBATE SOBRE DIÁRIAS DE 24H
Uma portaria assinada em setembro pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, encerra a proposta de implementação de diárias de 24 horas em hotéis, garantindo que a definição dos horários de check-in e check-out continue sob responsabilidade exclusiva dos estabelecimentos.
MINISTÉRIO DO TURISMO REGULAMENTA FICHA DE HÓSPEDES DIGITAL
O Ministério do Turismo regulamentou nesta terçafeira (16), em São Paulo, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A medida busca modernizar o sistema de hospedagem no país por meio da plataforma FNRH Digital.
TURISMO DE ALTO PADRÃO EM ASCENSÃO: BLTA LANÇA ANUÁRIO 2024
A BLTA apresentou seu anuário destacando o crescimento do turismo de luxo no Brasil e anunciou novos associados. A publicação mostra que o setor segue em expansão e reforça a força dos destinos brasileiros de alto padrão.
VIAGENS DE LUXO MANTÊM RESERVAS
ANTECIPADAS, REVELA VIRTUOSO
A rede global Virtuoso apontou que o segmento segue aquecido, com clientes planejando viagens com bastante antecedência. A demanda elevada confirma a confiança no setor, que continua valorizando experiências exclusivas.
EXPLORA JOURNEYS CELEBRA AVANÇO DE TRÊS NAVIOS
A companhia de cruzeiros de luxo do grupo MSC destacou a construção simultânea de três navios. A marca reafirma o compromisso com inovação e sustentabilidade, oferecendo experiências sofisticadas e responsáveis.
A operadora brasileira estreia uma nova bandeira com equipe especializada para atender clientes de alto padrão. Com a One FRT, o foco será em experiências personalizadas e no fortalecimento da presença nesse nicho em expansão.
Crystal Cruises, Emerald Cruises, Explora Journeys, HapagLloyd Cruises, Regent Seven Seas, The Ritz-Carlton Yacht Collection, Seabourn, Scenic, Silversea e Viking estão entre as companhias citadas no prêmio.
A Regent Seven Seas Cruises apresentou seu portfólio de viagens de luxo, com itinerários até 2028. O grande destaque é o novo navio que contará com uma suíte de 817 m², a maior já construída em um cruzeiro, símbolo máximo de exclusividade no setor.
TERESA PEREZ REÚNE MERCADO DE LUXO EM SÃO PAULO
A 4ª edição do Trade Partners conectou fornecedores e parceiros estratégicos do turismo de alto padrão. O evento reforçou a liderança da operadora no segmento e sua capacidade de antecipar tendências.
BELLATUR INICIA OPERAÇÕES NO BRASIL COM FOCO EM PORTUGAL E ITÁLIA
A operadora estreia no mercado brasileiro especializada em roteiros de luxo entre Portugal e Itália. A proposta é oferecer viagens exclusivas, com forte conexão cultural e gastronômica entre os dois países.
O Forbes Travel Guide incluiu o Fairmont Rio de Janeiro
Copacabana em seu prestigiado ranking. O reconhecimento consolida o hotel como referência internacional em hospitalidade de alto padrão.
NCLH
BI EM CRUZEIROS DE LUXO
O grupo Norwegian Cruise Line Holdings destinará US$ 5 bilhões para fortalecer Regent Seven Seas e Oceania. O aporte amplia a frota e reforça o posicionamento premium, mirando a demanda global crescente.
TEMPORADA DE CRUZEIROS GERA
R$ 5,43 BILHÕES E 84,6 MIL EMPREGOS
A temporada 2024/2025 movimentou R$ 5,43 bilhões no Brasil e gerou 84,6 mil empregos. Foram 838 mil cruzeiristas, com gasto médio de R$ 918 por passageiro. O setor prevê retração em 2025/2026.
MSC ATUALIZA PLATAFORMA DE VENDAS
Crie seu Folheto é a mais nova atualização do MSC Book anunciada pela MSC Cruzeiros, que permite aos profissionais criarem seus próprios folhetos digitais de forma rápida e personalizada.São dois tipos de templates: modelo pronto e modelo personalizável.
CRUZEIROS REDUZEM 20% DA OFERTA DE LEITOS NO BRASIL
Companhias cortarão 20% da oferta em 2025/2026, de 860 mil para 674 mil leitos. Alegam altos custos, entraves regulatórios e portos limitados. Sustentabilidade é vista como requisito básico para operar.
NAVIOS DEIXAM MERCADOS MAIS RÁPIDO DO QUE RETORNAM, ALERTA CLIA
A Clia apontou custos portuários altos, distância e infraestrutura precária como entraves no Brasil. Navios saem mais rápido do que retornam. Apesar disso, a demanda é alta e 81 novas embarcações estão encomendadas.
COSTA OFERECE CRUZEIROS PELO CARIBE COM VOOS DIRETOS
A Costa Cruzeiros anunciou pacotes para a temporada 2025/2026 no Caribe. As viagens incluem cruzeiros de 7 noites a bordo dos navios Costa Pacifica e Costa Fascinosa, além de voos diretos de São Paulo a Punta
Cana e transfers até os portos de embarque em La Romana e Santo Domingo.
BARCELONA FECHA DOIS TERMINAIS DE CRUZEIROS
A cidade vai fechar dois de seus sete terminais até 2026 após protestos contra a superlotação. A medida inclui conexão elétrica para navios atracados. Em 2024, 1,6 milhão de passageiros passaram pelo porto.
EXPLORA JOURNEYS LANÇA ROTEIROS DE LUXO NO BRASIL E ÁSIA
A companhia terá cerca de 100 roteiros em 59 países na temporada 2027/2028. A estreia inclui a Amazônia brasileira e a Ásia. O novo navio Explora V será lançado em dezembro de 2027.
DISNEY CRUISE LINE ADIA ESTREIA DO DISNEY ADVENTURE PARA MARÇO
A estreia foi adiada para 10 de março de 2026 por atrasos na construção. Viagens entre dezembro de 2025 e março de 2026 foram canceladas. Passageiros terão reembolso integral ou crédito de 50%.
CRUISE LINE
A Norwegian abrirá em 2026 o Great Tides Waterpark, em Great Stirrup Cay, com 19 toboáguas e um rio de correnteza. A ilha terá ainda minigolfe, jet karts aquáticos e espaço exclusivo para adultos.
A Royal celebrou 100 milhões de passageiros a bordo do Icon of the Seas. A empresa planeja novos destinos e o lançamento do Star of the Seas em 2025. Hoje, sua frota soma 29 navios em 300 destinos.
Essa não é apenas uma ilha. É a oportunidade de viver The Great Life com a Norwegian Cruise Line. Descubra a totalmente renovada Great Stirrup Cay, nosso paraíso nas Bahamas, presente em diversos roteiros pelo Caribe. The Great Life vai além de visitar uma ilha privativa: é sobre despertar um novo estado de espírito. É ter a liberdade de fazer o que quiser, quando quiser.
Essa é a The Great Life, uma experiência que apenas a Norwegian oferece.
Ação e emoção do começo ao fim
Sinta a emoção tomar conta do seu corpo no novíssimo Great Tides Waterpark$, que oferece uma ampla variedade de toboáguas cheios de adrenalina, lounges e muito mais.
Projetado para todas as idades
Do exclusivo Vibe Shore Club, voltado apenas para adultos$, à área de recreação infantil e aos novos espaços de lazer e relaxamento, há algo para todos aproveitarem.
Experiências elevadas
Relaxe em uma rede, flutue o dia todo em nossa piscina de 2.600 m² com três bares aquáticos e explore além da costa com inúmeras atividades aquáticas!
Atendimento: São Paulo (11) 3177 3131 � Outras localidades: 0800 773 7203 � ou acesse o site: www.ncl.com.br Norwegian Aqua™ , Great Stirrup Cay†
TRANSPORTE RODOVIÁRIO SE PREPARA PARA COP 30 EM BELÉM
LOCALIZA REGISTRA RECEITA DE R$ 9,9 BILHÕES NO 2º TRIMESTRE DE 2025
O setor prevê aumento de 40% na demanda durante a COP 30, em novembro. Empresas ampliaram rotas, frotas e treinaram equipes. A Abrati reforçou ações de ESG e combate ao transporte clandestino.
BUSCO APOSTA EM TECNOLOGIA E LOW COST NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A BusCo iniciou operações no modelo low cost, com frota padronizada e IA para preços dinâmicos. Oferece rastreamento em tempo real e embarque simplificado. O foco é a experiência do passageiro.
NOVA LEI DIGITALIZA TRANSFERÊNCIAS E MUDA ROTINA DAS LOCADORAS
A Lei nº 15.153/2025 inaugura um novo capítulo para o mercado de locação de veículos no Brasil. A partir de agora, as transferências de propriedade podem ser realizadas de forma 100% digital, com contratos eletrônicos de validade nacional e vistorias digitais que substituem os processos físicos.
60% DOS BRASILEIROS VIAJAM DE ÔNIBUS
Pesquisa da FlixBus apontou que 60% das viagens são por motivos afetivos. Economia e capilaridade mantêm o ônibus como modal preferido. O índice cresceu 8% em relação a 2024.
QUEDA NOS COMBUSTÍVEIS
IMPULSIONA TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A redução de até 7,9% no querosene e 5,5% na gasolina baixou os custos do setor. Isso permitiu ampliar a malha e negociar tarifas mais competitivas. O cenário favorece investimentos e expansão.
A Localiza divulgou resultados sólidos no segundo trimestre de 2025. A receita líquida consolidada alcançou R$ 9,9 bilhões, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024. O EBITDA disparou 40,1%, atingindo R$ 3,3 bilhões, enquanto o EBIT chegou a R$ 2 bilhões.
ÔNIBUS É ESCOLHA DE 29% DAS PESSOAS PARA VIAJAR NO VERÃO
Pesquisa do MTur mostrou que 29% usaram ônibus nas férias de verão. O modal é até 90% mais barato que avião em trechos curtos. Nordeste foi destino de 53% dos viajantes.
LADY GAGA IMPULSIONA TURISMO RODOVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO
O show da cantora em Copacabana atraiu 235 mil pessoas, 20% a mais que Madonna. Circularam 7.608 ônibus, sendo 1.582 extras. O movimento dobrou o fluxo e reforçou a compra antecipada.
MAIS DE 40% DAS VIAGENS DE ÔNIBUS NO BRASIL SÃO PARA FAMILIARES
Levantamento da FlixBus mostrou que 41% das viagens são motivadas por família. O lazer segue em alta, com 78% escolhendo praias. O modal conecta regiões menos atendidas por outros transportes.
IA CONVERSACIONAL MUDARÁ AS VIAGENS DE ÔNIBUS NO BRASIL
A ClickBus anunciou que, somente este ano, irá investir cerca de R$ 15 milhões para o desenvolvimento de uma inteligência artificial especializada no mercado rodoviário. Uma das funcionalidades é o assistente de viagem conversacional.
ANAC VAI REVISAR NORMA SOBRE
ATRASOS E CANCELAMENTOS DE VOOS
A Resolução nº 400 será atualizada ainda em 2025, segundo o presidente da Anac, Tiago Faierstein. A proposta prevê flexibilizar regras, transferindo a responsabilidade ao agente causador do atraso.
AZUL APRESENTA PLANO DE REESTRUTURAÇÃO NOS EUA
A companhia protocolou em Nova York um plano para reduzir US$ 2 bilhões em dívidas, com apoio de United e American Airlines. O pacote inclui oferta de ações de até US$ 950 milhões. A audiência de confirmação será em 11 de dezembro.
IGUALAM RECEITA COM BAGAGENS
No 1º trimestre de 2025, as aéreas brasileiras gastaram R$ 330 milhões em processos, o mesmo valor arrecadado com bagagens. O montante representa 1,87% dos custos do setor.
MPOR LANÇA PROGRAMA PARA ATRAIR
R$ 5 BI EM AEROPORTOS
O Investe + Aeroportos busca transformar terminais em polos comerciais com shoppings, hotéis e centros logísticos. A meta é atrair R$ 5 bilhões em investimentos privados até 2025.
EMBRAER FECHA CONTRATO DE US$ 4,4
BI COM COMPANHIA AMERICANA
A fabricante venderá 50 jatos E195-E2 à Avelo Airlines, com opção de mais 50. O valor pode dobrar para US$ 8,8 bilhões, com entregas a partir de 2027. Será a estreia do modelo no mercado dos EUA.
BOEING ENTREGA 57 AERONAVES E REGISTRA ALTA EM AGOSTO
Em agosto de 2025, a Boeing entregou 57 aviões,
incluindo 42 do 737 MAX, alta de 42,5% ante 2024. Entre janeiro e agosto, foram 385 unidades, avanço de 50%. O ano soma 625 novos pedidos.
CADE BARRA FALAS SOBRE POSSÍVEL FUSÃO ENTRE GOL E AZUL
O órgão determinou que as companhias suspendam comentários públicos até a notificação formal. Segundo o Cade, declarações prematuras podem gerar insegurança no mercado.
AZUL INTEGRA CARTÕES DE EMBARQUE À CARTEIRA DO GOOGLE
A Azul é a primeira aérea do mundo a adicionar automaticamente bilhetes do programa Fidelidade à Carteira do Google. A função inclui notificações, atualizações de portão e assento.
GOL TERÁ MAIOR MALHA AÉREA DE VERÃO DA HISTÓRIA
A Gol anunciou 65 mil voos e 12 milhões de assentos para o verão 2025/26, alta de 15% sobre a temporada anterior. O Nordeste terá 21 mil voos e o Sudeste 53 mil.
ABEMF E ENTIDADES APOIAM PL SOBRE PROGRAMAS DE FIDELIDADE
A ABEMF e 11 entidades apoiam o PL 2767/23, que define regras para programas de pontos e benefícios. O texto prevê comunicação prévia de mudanças e limitações na venda de milhas.
LATAM VAI AMPLIAR SUA OPERAÇÃO NO BRASIL NA TEMPORADA DE VERÃO Entre 15 de dezembro de 2025 e 8 de fevereiro de 2026 serão mais de 2 mil voos extras, entre pousos e decolagens, além da ativação de seis novas rotas domésticas.
GTA CONQUISTA PRÊMIO DE EXCELÊNCIA NO TURISMO
A GTA foi reconhecida como Melhor Seguradora de Viagem do Brasil no Globo de Ouro do Turismo, premiação promovida pela Escola de Negócios do Turismo (Entur) durante o Entur Summit.
COPASTUR E 8B SEGUROS FIRMAM PARCERIA
A parceria visa ampliar o alcance das soluções da 8B
Seguros por meio do Super App C+ da Copastur, oferecendo uma experiência integrada, 100% mobile e digital.
FÉRIAS DE JULHO IMPULSIONAM
PROCURA POR SEGURO VIAGEM
Com o aumento de viagens nacionais e internacionais em de julho, o seguro viagem é apontado pela Allianz Travel como essencial para evitar contratempos e custos inesperados durante a viagem.
BRASILEIROS NEGLIGENCIAM SEGURO EM TERRITÓRIO NACIONAL
Segundo a Real Seguro Viagem, 77% dos brasileiros não contratam seguro ao viajar pelo Brasil. A ANS aponta que o custo médio de uma emergência médica durante uma viagem no país, varia entre R$ 1.200 e R$ 5 mil.
SEGURO VIAGEM CRESCE 14% EM SÃO
PAULO
Segundo dados da Susep, os prêmios arrecadados com seguro viagem no estado de São Paulo somaram R$ 728 milhões em 2024, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
A Real Seguro Viagem lançou a primeira inteligência artificial do mercado brasileiro dedicada exclusivamente ao atendimento e venda de seguros de viagem para viajantes.
INTERMAC APOSTA EM ATENDIMENTO PERSONALIZADO
A Intermac vem investindo em atendimento humanizado, parcerias estratégicas e escuta ativa ao agente de viagem, estreitando ainda mais os laços com quem está na linha de frente vendendo o produto.
ASSIST CARD LANÇA NOVA CATEGORIA
A Assist Card lançou uma nova categoria de seguro viagem. Com o “Cancelamento por qualquer motivo”, os motivos passarão de limitados para ilimitados.
AFFINITY LANÇA PLATAFORMA EDUCATIVA PARA FORTALECER PARCEIROS
O Affinity Seguro Viagem lançou a Affinity Academy, plataforma exclusiva de vídeos educativos para parceiros, disponível na área logada do portal Affinity. Com 10 vídeos aprofundados sobre os planos da empresa, o objetivo é uniformizar o conhecimento e aprimorar o atendimento.
GTA ANUNCIA COBERTURA PARA ACIDENTES AÉREOS DE ATÉ R$ 5 MILHÕES
A GTA ampliou seu portfólio com mais uma cobertura especial com indenização de até R$ 5 milhões em caso de morte acidental durante voos comerciais regulares.
PARQUE NACIONAL DE IGUAÇU ANUNCIA NOVAS ATRAÇÕES
O Parque Nacional do Iguaçu conta com duas novas experiências: o Circuito São João, que é um percurso de quase 2 km na Mata Atlântica, e o Céu das Cataratas para contemplar as estrelas sem a interferência de luz artificial durante a noite.
UNIVERSAL ORLANDO ENCERRA ATRAÇÃO HOLLYWOOD RIP RIDE ROCKIT
Depois de mais de uma década oferecendo quedas íngremes, giros velozes e trilha sonora personalizada, a montanha-russa Hollywood Rip Ride Rockit, do Universal Orlando, foi encerrada definitivamente.
DISNEYLAND RESORT ANUNCIA FIM DO BENEFÍCIO DE ENTRADA ANTECIPADA
O Disneyland Resort anunciou o fim do acesso antecipado aos seus parques a partir do ano que vem. Agora, será oferecida apenas uma entrada na Lightning Lane.
ABU DHABI ALMEJA SER A CAPITAL MUNDIAL DOS PARQUES TEMÁTICOS
A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, tem investido pesado no setor de entretenimento e já sinaliza que pode rivalizar com a Flórida em um futuro próximo.
TELEFÉRICO DE CAMPOS DO JORDÃO: UM DOS MAIS MOVIMENTADOS DO MUNDO
O teleférico do Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), entrou para o ranking dos dez
teleféricos mais movimentados do mundo em volume de passageiros, segundo informação da empresa Doppelmayr.
O Space Adventure Canela se tornou um dos principais atrativos turísticos da Serra Gaúcha ao reunir o segundo maior acervo da NASA fora dos EUA.
DREAMCAR: PRIMEIRO PARQUE AUTOMOBILÍSTICO DO BRASIL
O Dreamcar reúne atrações que combinam museu, experiências de direção e eventos temáticos. Além de 28 lojas, restaurantes, pista de kart, o espaço oferece a experiência de drift, onde visitantes podem acompanhar manobras de pilotos profissionais.
O Supremo Tribunal Federal manteve a obrigação de que o Beto Carrero World, disponibilize bebedouros para atender os visitantes. Segundo o órgão, visitantes ficavam sem acesso à água potável e eram obrigados a comprar. Ainda cabe recurso.
O grupo Gramado Parks anunciou a construção de uma nova unidade em São Paulo. Com investimento estimado em R$ 200 milhões, a nova atração terá ambientes climatizados em até -5°C, com neve real para garantir uma experiência autêntica.
Embarque em uma jornada inesquecível com a Disney Cruise Line , onde relaxamento e aventura se encontram. Navegue a bordo do novíssimo Disney Treasure ou do tão aguardado Disney Destiny , que será lançado em novembro de 2025, e crie memórias especiais com família e amigos.
Experimente:
Jantares imersivos: Refeições com Personagens favoritos de Viva - A Vida é uma Festa e Marvel
Entretenimento espetacular: Shows no estilo da Broadway, como The Tale of Moana e Beauty and the Beast
Diversões incríveis: Desafie-se no toboágua AquaMouse e explore o espaço Hero Zone
Para reservas ou mais informações, contate um dos distribuidores autorizados da Disney Cruise Line no Brasil.
SERNATUR VÊ O BRASIL COMO ALIADO ESTRATÉGICO PARA MICE NO CHILE
A segunda etapa do Expedition MICE Chile 2025, em Santiago, reuniu compradores e fornecedores.A Sernatur destacou diversidade geográfica e infraestrutura, apontando o Brasil como mercado prioritário.
de Princípios do setor MICE. O documento reuniu práticas de sustentabilidade, segurança e transparência. Para Fabia Tanabe, a iniciativa marcou um compromisso histórico.
MS INTENSIFICA ESFORÇOS NO MERCADO INTERNACIONAL E APOSTA NO MICE
RESORTS BRASIL REFORÇA PAPEL
DOS RESORTS NO SETOR MICE EM SÃO PAULO
A segunda edição do MICE Agências SP reuniu 40 resorts e 50 agências no The Westin. As palestras abordaram saúde mental e bem-estar, mostrando o impacto na produtividade de eventos.
EMBRATUR PROMOVE BRASIL COMO
DESTINO ESTRATÉGICO NO SETOR MICE
Em Honduras, a Embratur destacou a infraestrutura, a diversidade cultural e a qualificação. Marcelo Freixo ressaltou o segmento como estratégico para investimentos e parcerias internacionais.
SALÃO MICE FOI DESTAQUE NA FIT CATARATAS
O evento em 5 de junho reforçou Foz do Iguaçu como polo MICE. Houve debates sobre Reforma Tributária, Perse, segurança jurídica, matchmaking e talks.
ICCA DEBATER PROTAGONISMO BRASILEIRO NO SETOR MICE
O primeiro encontro da ICCA no Brasil reuniu Rio e São Paulo em março. Debates abordaram competitividade, sustentabilidade e impacto econômico, reforçando o protagonismo do país na América Latina.
ENTIDADES LANÇAM CARTA DE PRINCÍPIOS E CONDUTA DO SEGMENTO MICE
No Lacte 20, seis entidades assinaram a Carta
Na Fitur 2025, o Mato Grosso do Sul promoveu Bonito e Pantanal em parceria com a Embratur. Em 2025, apostou em eventos como a FID e o Elevate, além de treinamentos. A estratégia focou em turismo de natureza e grandes eventos.
EMBRATUR E PCMA ANUNCIARAM CAMPANHA PARA AMPLIAR EVENTOS MICE
Em janeiro, a Embratur lançou uma campanha global com a PCMA. A ação conectou 8 mil associados em 59 países a destinos brasileiros. Marcelo Freixo destacou que turistas MICE gastam três vezes mais que os de lazer.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ CVB: PROJETO MICE 2025 INICIA SUAS AÇÕES
O Projeto MICE 2025, lançado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau em abril deste ano, iniciou suas ações com a adesão de 19 empresas locais e regionais. A primeira ação oficial do projeto aconteceu entre os dias 24 e 26 de Julho em São Paulo.
GUILHERME ABREU REFORÇA PAPEL DOS CVBS E DEFENDE UNIÃO DO TRADE
Durante a solenidade de abertura do 7º Congresso Estadual Empresarial de Turismo, o presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, celebrou a realização do evento pela primeira vez na capital fluminense e reforçou a importância da atuação integrada entre os diversos atores do trade turístico.
Saídas garantidas e confirmadas Preços congelados
APROVEITE TAMBÉM OS MELHORES
Não deixe passar esta oportunidade!
RESERVE AGORA!
EX-FUNCIONÁRIOS DO HURB ENTRAM NA JUSTIÇA APÓS DEMISSÃO EM MASSA
recuperação da indústria.
BRAZTOA REELEGE FABIANO CAMARGO E ANUNCIA NOVO CONSELHO
Depois de enfrentar uma avalanche de reclamações de clientes por pacotes de viagem não entregues, exfuncionários do Hurb entraram na Justiça após uma demissão em massa ocorrida em fevereiro.
VIAGENSPROMO: MOAV SOLICITA ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
O Movimento Organizado dos Agentes de Viagem (MOAV) segue intensificando suas articulações com entidades do setor e autoridades públicas para buscar soluções concretas e melhorias para os agentes de viagem afetados pela ViagensPromo.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA 123 MILHAS SEGUE SEM DEFINIÇÃO
Mais de 800 mil credores aguardam a homologação do plano, que prevê prazos de pagamento entre 6 e 12 anos. O caso reforça a necessidade de maior transparência e proteção ao consumidor.
BRAZTOA DEFINE PRIORIDADES EM DEFESA DAS OPERADORAS BRASILEIRAS
A entidade foca em três pautas principais: desoneração da folha, revisão tributária e defesa das agências. O objetivo é fortalecer o setor diante de desafios regulatórios e econômicos.
FATURAMENTO DAS OPERADORAS
ATINGE R$ 22,09 BILHÕES EM 2024
Segundo o Anuário Braztoa 2025, o resultado foi impulsionado pela retomada do turismo internacional. O desempenho consolida o papel das operadoras na
O executivo da CT Operadora foi reeleito até dezembro de 2026, em mandato de um ano e meio. A mudança rompe a tradição de maio e alinha o ciclo ao calendário do Executivo e Legislativo.
VIAGENS CORPORATIVAS MOVIMENTAM R$ 6,5 BILHÕES NO 1º SEMESTRE DE 2025
Dados da Abracorp apontam crescimento do segmento, impulsionado pela volta dos eventos presenciais. O resultado reforça o papel estratégico das TMCs no mercado brasileiro.
FALÊNCIA DA JUNTOS PELO MUNDO GERA PREJUÍZOS A CLIENTES
Ex-clientes relatam perdas financeiras e dificuldades para reaver valores. O caso expõe fragilidades de gestão e acende alerta sobre a proteção ao consumidor.
CVC CORP ANTECIPA R$ 196 MILHÕES E REDUZ DÍVIDA PARA R$ 400 MILHÕES
A CVC Corp anunciou o pagamento antecipado de R$ 150 milhões referentes ao principal de suas debêntures e cerca de R$ 46 milhões em juros, totalizando aproximadamente R$ 196 milhões.
NACIONAL E PREFEITURA DE SÃO
PAULO FIRMAM parceria para sediar Abav Expo em 2026 e 2028
A Abav Nacional anunciou a assinatura de um termo de compromisso com a Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, garantindo a realização da 53ª e da 55ª edições da Abav Expo na capital paulista.
FORT LAUDERDALE SE PREPARA PARA O IPW 2026
Visit Fort Lauderdale promoveu roteiros e hospedagens ao mercado brasileiro com foco na Copa do Mundo e no IPW, que acontece entre 17 e 21 de maio de 2026.
PORTUGAL TENTA APROVAR PROJETO QUE AGILIZA SAÍDA DE ESTRANGEIROS
O governo português anunciou proposta de lei para acelerar expulsões de imigrantes, após rejeição de medida semelhante em 2024.
BRAND USA CORTA 15% DA EQUIPE APÓS
CORTE DE VERBAS DO CONGRESSO
A Brand USA desligou 12 funcionários após a redução de 80% no financiamento federal aprovado em julho pelo Congresso americano.
TURISMO NA EUROPA DEVE CRESCER ENTRE 4% E 5% AO ANO ATÉ 2028
Segundo a Phocuswright, reservas devem atingir €415 bilhões até 2028, com avanço anual entre 4% e 5%.
EUA ANUNCIAM VERIFICAÇÃO
PERMANENTE E CONTÍNUA DE VISTOS
Todos os 55 milhões de estrangeiros com vistos válidos passarão por monitoramento contínuo para identificar violações.
TURISMO NA FLÓRIDA CENTRAL GERA
IMPACTO DE US$ 94,5 BILHÕES EM 2024
A região bateu recorde de impacto econômico em 2024, com crescimento de 2,2% em relação a 2023,
segundo a Tourism Economics.
ANGUILLA REGISTRA RECORDE HISTÓRICO DE TURISTAS SULAMERICANOS EM 2024
O destino caribenho recebeu 2.342 visitantes da América do Sul, maior número desde 2019, consolidando sua retomada.
EUA PODEM BARRAR VISTOS DE ESTRANGEIROS QUE VIAJAM PARA DAR À LUZ
A embaixada reforçou que pedidos de visto podem ser negados para casos de “turismo de nascimento”, prática proibida no país.
COSTA RICA ATRAI 25,6% MAIS
TURISTAS BRASILEIROS NO PRIMEIRO SEMESTRE
O destino registrou alta de 25,6% nas chegadas de brasileiros entre janeiro e junho de 2025, segundo o ICT.
MAIOR PONTE SUSPENSA DO MUNDO SERÁ CONSTRUÍDA NA ITÁLIA
Com investimento de €13,5 bilhões, a ponte sobre o Estreito de Messina ligará a Sicília ao continente. Visit Orlando destaca força do mercado brasileiro Orlando recebeu quase 700 mil brasileiros em 2024, número ainda abaixo do período pré-pandemia, quando o volume se aproximava de 90 mil visitantes. Apesar disso, o Visit Orlando garante que o cenário é de crescimento, mesmo com questões políticas e de vistos causando receio nos viajantes.
Há um lugar no mundo onde momentos mágicos ocorrem todos os dias, a cada hora, a cada segundo e em cada cantinho. Bem-vindo a momentos repletos de sonhos. Bem-vindo a momentos de alegria. Bem-vindo ao Lugar Mais Mágico Do Mundo: Walt Disney World Resort.
Para reservas ou mais informações, entre em contato com um dos distribuidores autorizados do Walt Disney World Resort.
Para entrar em um Parque Temático, é necessário entrada válida para o mesmo Parque e para a mesma data. Os ingressos e opções são intransferíveis, não reembolsáveis e excluem eventos ou atividades cobrados à parte.
Um Parque Temático por dia, a menos que a opção Park Hopper ou Park Hopper Plus seja comprada. Parques, atrações e outras ofertas sujeitos a disponibilidade, fechamentos e alterações ou cancelamentos sem aviso prévio ou responsabilidade.
Verão na Flórida
o destino certo para suas férias
Entre Orlando e Tampa, a região revela parques, vida selvagem, cultura e aventuras ao ar livre que vão muito além dos tradicionais parques temáticos
Quando o assunto são férias na Flórida, muitos pensam apenas em parques temáticos. Mas a Flórida Central, especialmente o Condado de Polk, que abrange encantadoras cidades, como Davenport, Lakeland, Lake Wales e Winter Haven, mostra que o estado vai muito além disso. Localizada a cerca de uma hora de carro de Orlando, perto das atrações famosas, mas longe das multidões, a região oferece paisagens surpreendentes, atividades ao ar livre e experiências exclusivas para toda a família.
De refúgios naturais como o Bok Tower Gardens, em Lake Wales, com sua icônica torre e jardins centenários, ao moderno Bonnet Springs Park, em Lakeland, que reúne natureza, arte e o interativo Florida Children’s Museum, há opções para todos os gostos. Os amantes da vida selvagem não podem perder a Circle B Bar Reserve, lar de águias, jacarés e trilhas cenográficas, nem o Colt Creek State Park, com canoagem, ciclismo e cavalgadas. Para uma experiência única, o Safari Wilderness Ranch oferece um verdadeiro safári entre zebras, lêmures e antílopes.
A Flórida Central também é destino para quem busca
atividades aquáticas e diversão para os pequenos. Em Winter Haven, o LEGOLAND Florida Resort e o Peppa Pig Theme Park são imperdíveis, enquanto os lagos convidam ao paddleboard, caiaque, pesca e pôr do sol inesquecíveis. Já quem quer algo diferente pode se hospedar no estilo glamping do Westgate River Ranch Resort & Rodeo ou passear pelos pomares da Ridge Island Groves, em Haines City, saboreando sucos frescos e sorvetes artesanais.
Com uma gastronomia que valoriza produtos locais, mercados vibrantes e uma grande variedade de hospedagens indo de resorts às casas de temporada, a Flórida Central é o destino certo para viver experiências autênticas. Para o próximo verão, vale incluir o “coração do Estado Ensolarado” no roteiro, pois será garantia de memórias inesquecíveis em família – e para todos, já que muitas atrações da região são inclusivas.
Para vivenciar a magia autêntica da Flórida Central visite: https://www.visitcentralflorida.org/
Casas de férias em Davenport oferecem a flexibilidade de explorar no seu próprio ritmo, sempre voltando para o seu próprio espaço todas as noites. Localizadas a menos de uma hora de Orlando e Tampa, são ideais para famílias e grupos.
Conforto, conveniência e experiências únicas para cada viajante, transformando a sua estadia em uma verdadeira coleção de microférias.
Então você está com sorte em St. Pete-Clearwater.
Amantes da gastronomia, atenção: St. Pete-Clearwater foi selecionado para inclusão no Guia MICHELIN Flórida 2025! De simples barracas de frutos do mar a experiências gastronômicas sofisticadas, os inspetores anônimos do MICHELIN exploraram a região e descobriram nossos restaurantes de destaque.
Esse reconhecimento emocionante destaca o talento e a inovação dos chefs locais, muitos dos quais já receberam aclamação nacional, incluindo prêmios da Wine Spectator e participações no Food Network e Top Chef. Como a gastronomia é agora um dos principais motivos pelos quais os viajantes escolhem seus destinos, essa honraria prestigiosa garante que os visitantes possam experimentar uma culinária excepcional junto às Praias Favoritas da América. Seja para um dia de praia ensolarado, um jantar vibrante ou uma escapada de fim de semana, St. Pete-Clearwater é agora oficialmente um destino obrigatório para os amantes da boa mesa.
RECOMENDADOS PELO MICHELIN!
Os avaliadores do MICHELIN exploraram St. Pete-Cle -
arwater e reconheceram quatro estabelecimentos locais por sua excelência culinária. Confira o Fortu, Sushi Sho Rexley e Il Ritorno (todos em St. Pete), bem como o The Tides Market em Safety Harbor! Planeje sua visita em breve para celebrar a excelência gastronômica que existe em nossas comunidades.
Ao lado das novidades gastronômicas estão os restaurantes tradicionais que tornaram a área de Tampa Bay conhecida. Os amantes da boa comida se encantam com o estilo rústico e charmoso do Brick & Mortar na Central Ave., em St. Pete, e com o menu sempre renovado do The Restorative em Dunedin. Os românticos e todos que procuram um jantar especial vão direto ao Maritana, no Don CeSar em St. Pete Beach. E tanto os moradores quanto os visitantes sabem que não têm como errar nos nossos clássicos locais, incluindo o Ted Peters Famous Smoked Fish em St. Pete (restaurante familiar desde 1951), o Skyway Jack’s Restaurant em St. Pete (um diner acolhedor com café da manhã o dia todo) e o Mykonos, em Tarpon Springs (especialidades gregas tradicionais).
Presenteie-se com uma sinfonia de sabores criada por chefs premiados em St. Pete-Clearwater. Cada preparação combina criatividade ousada com a elegância da costa, oferecendo uma culinária sofisticada emoldurada por uma vista espetacular e um pôr do sol incomparável.
POR KELLILYNN HANN
Nada muito sofisticado. Esse poderia ser o lema dos clássicos restaurantes de peixes e crustáceos da Flórida. Você conhece bem o tipo de lugar: mesas ao ar livre, bebidas geladas, estilo descolado e, claro, produtos frescos obtidos de pescadores locais, que garantem o gostinho da verdadeira Flórida.
Aqui estão alguns favoritos, adorados por moradores e turistas, que merecem a visita em suas viagens.
PALMS FISH CAMP RESTAURANT, JACKSONVILLE
Ponto de encontro popular em Jacksonville desde 1950, o Palms Fish Camp serve apenas frutos do mar selvagens provenientes de pescadores locais; experimente o peixe do dia, preparado assim que chega do barco. O visual é tão incrível quanto a comida; o grande deck tem vista para o rio Clapboard Creek e para a Timucuan Ecological and Historic Preserve.
Como a maioria dos lugares em St. Augustine, o Aunt Kate’s é rico em história. Fundado pela família Usina no início dos anos 1900, o restaurante está situado em um
bosque de carvalhos na margem do Tolomato River. O estabelecimento, que ainda pertence à família Usina, é um dos favoritos dos moradores locais por sua atmosfera casual à beira do rio e comida memorável. Cauda de jacaré e tomates verdes fritos com limão? Sim, por favor.
HIGH TIDES AT SNACK JACK, FLAGLER BEACH
Fundado em 1947 de frente para a praia, este lugar era um ponto de encontro popular entre os surfistas. Não mudou muito: você ainda pode assistir aos surfistas pegando as ondas, saborear uma cerveja gelada do extenso menu de bebidas do restaurante e se deliciar com os tradicionais frutos do mar. O seu animal de estimação de quatro patas também é bem-vindo!
No JB’s Fish Camp, os frutos do mar são tão frescos e locais quanto possível. Caranguejos vivos são preparados na hora, o restaurante mantém seus próprios bancos de ostras e os mariscos são frequentemente colhidos diretamente da lagoa. O deck externo tem vista para as baías e ilhas da Intracoastal Waterway. Chegue ao pôr do sol para tirar fotos dignas do Instagram.
O Florida Huddle é o evento perfeito para networking e aprender sobre tudo o que a Flórida tem a oferecer. Aproveite 3 dias de acesso a 36 reuniões individuais com mais de 200 fornecedores de todos os segmentos do setor de viagens e turismo de todo o estado.
EVENTO EXCLUSIVO E GRATUITO PARA OPERADORES QUALIFICADOS. INSCREVA-SE HOJE MESMO!
O prazo de inscrição é até 15 de dezembro. Para mais informações e para se inscrever, acesse o site FloridaHuddle.com
Novos hotéis, atrações inéditas e uma programação intensa de eventos dentro e fora dos parques marcam a temporada em Orlando
Halloween Horror Nights no Universal Studios Florida
Reconhecida como a capital mundial dos parques temáticos e um dos destinos internacionais preferidos dos brasileiros, Orlando continua em alta na reta final de 2025 e já anuncia experiências inéditas para os primeiros meses de 2026. A cidade mantém seu título como uma das maiores cidades do entretenimento, e segue com uma agenda repleta de novidades em seus parques, resorts, festivais gastronômicos, eventos culturais e celebrações sazonais que reforçam seu apelo entre os viajantes de todas as idades.
A programação sazonal também se destaca nos meses finais de 2025. Até 22 de novembro, o EPCOT International Food & Wine Festival oferece pratos típicos de seis continentes, apresentações musicais e experiências interativas como o Remy’s Ratatouille Hide & Squeak e o Emile’s Fromage Montage.
No mesmo período, o Universal Orlando Resort promove o tradicional Halloween Horror Nights, até 2 de novembro, com 10 casas assombradas, zonas de susto e shows ao vivo. A programação voltada ao público adulto continua
no SeaWorld Orlando, que realiza o Howl-O-Scream até 1º de novembro. Para as crianças, o parque promove nos finais de semana o SeaWorld Spooktacular, até 2 de novembro, com personagens, fantasias e distribuição de doces.
A programação de fim de ano também ganha destaque com as tradicionais celebrações dos parques. No Walt Disney World, há diferentes experiências festivas em todos os parques temáticos, incluindo decorações especiais, encontros com personagens e shows noturnos. No Magic Kingdom, a principal atração é a Mickey’s Very Merry Christmas Party, que acontece em noites selecionadas com parada natalina, distribuição de cookies, neve artificial na Main Street e show de fogos exclusivo. Já no EPCOT, o International Festival of the Holidays oferece pratos típicos, apresentações culturais de fim de ano e a tradicional Candlelight Processional, com narrações e corais ao vivo.
Na Universal Orlando, o clima natalino toma conta dos dois parques principais e do CityWalk, com atrações como o Universal’s Holiday Parade featuring Macy’s, desfiles com balões gigantes e personagens clássicos da Illumination, DreamWorks e Universal. Os visitantes também podem assistir à apresentação Grinchmas, com o espetáculo teatral inspirado no personagem, além de ver a manhã com o Grinch no café da manhã especial. No The Wizarding World of Harry Potter, tanto em Hogsmeade quanto no Beco Diagonal, o clima de Natal é completado por iluminação temática, música ao vivo e decoração exclusiva.
Orlando também se destaca por sua cena cultural e gastronômica cada vez mais diversa. De 7 a 9 de no -
vembro, o Electric Daisy Carnival (EDC) ocupa o Tinker Field com mais de 120 atrações de música eletrônica, enquanto o Walt Disney World Swan and Dolphin Food & Wine Classic (14 e 15 de novembro) promove degustações ilimitadas de pratos e vinhos assinados por chefs premiados.
No final do mês, de 29 a 30 de novembro, o FusionFest celebra a diversidade cultural com gastronomia, música, dança e artes visuais no centro da cidade. Já a partir de 28 de novembro, o Dazzling Nights transforma o Leu Gardens em um circuito iluminado com trilhas sonoras, esculturas de luz e instalações artísticas para toda a família.
O Walt Disney World Resort anunciou uma nova atração interativa dedicada à arte da animação, com estreia prevista para 2026 no Hollywood Studios. A futura The Magic of Disney Animation ocupará o espaço do atual Star Wars: Launch Bay e convidará o público a mergulhar nos bastidores do processo criativo dos estúdios Disney, em uma proposta divertida e imersiva.
Já no LEGOLAND Florida Resort, a principal novidade também chega em 2026: uma montanha-russa indoor com tema espacial, a primeira do tipo desde a inauguração do parque, em 2011. A experiência, criada em parceria com a LEGO Group, levará os visitantes a embarcarem na fictícia base LEGOLAND Spaceport 885 para uma missão intergaláctica.
E as novidades não para por aí: expandindo a oferta de hospedagens voltadas ao público familiar, foi anunciado que Orlando ganhará um resort temático da Nickelodeon em 2026. O Nickelodeon Hotels & Resorts Orlando fará parte de um empreendimento estimado em US$ 1 bilhão, nas redondezas do Walt Disney World. A proposta é oferecer experiências exclusivas com os personagens mais populares do canal infantil.
Até julho, o estado recebeu cerca de 2,3 milhões de turistas, que deixaram uma receita de aproximadamente R$ 9 bilhões
GIULIA JARDIM
O Ceará vive um momento de consolidação como um dos destinos mais estratégicos do turismo brasileiro em 2025. Até julho, o estado recebeu cerca de 2,3 milhões de turistas, que deixaram uma receita de aproximadamente R$ 9 bilhões, confirmando o setor como motor da economia local. Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o desempenho é resultado de uma política integrada entre governo, trade e municípios.
“Temos investido em infraestrutura, promoção e qualificação, garantindo que o Ceará esteja cada vez mais preparado para receber visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Essa combinação de planejamento e ação prática nos permite consolidar o turismo como vetor estratégico de desenvolvimento e geração de renda”, afirma.
O ano de 2025 trouxe avanços significativos na malha aérea. Fortaleza anunciou quatro novos voos internacionais: Lisboa e Cayenne, já em operação, além de Montevi-
déu (novembro) e Madri (janeiro de 2026), reforçando seu papel como hub de conexões entre Europa e América do Sul. No mercado doméstico, rotas para Juazeiro do Norte, Belo Horizonte, Parnaíba e Foz do Iguaçu ampliaram a integração regional.
Os resultados já são visíveis, com recordes históricos de turistas internacionais, principalmente da Europa e da América do Sul. “Nossa atenção está em garantir que essas rotas operem com sucesso, fortalecendo a parceria com as companhias aéreas que apostaram no Ceará”, explica o secretário. Para o mercado doméstico, a estratégia inclui campanhas nacionais, participação em feiras e o roadshow Ceará Travel Show.
Além da capital e de Jericoacoara, os aeroportos de Juazeiro do Norte, Aracati e Jeri estão no centro das estratégias. Juazeiro atende também municípios vizinhos de Pernambuco, enquanto Jeri e Aracati foram incluídos no Programa AmpliAr, que pode viabilizar a internacionalização de rotas e fortalecer o turismo no litoral leste.
De acordo com o secretário, as prioridades dos próximos meses incluem consolidar a malha aérea, aumentar a taxa de ocupação hoteleira fora da alta temporada e transformar o crescimento do fluxo turístico em empregos e oportunidades de renda para os cearenses.
O Ceará investe em experiências que vão além do sol e mar. Atualmente, 90 municípios integram o Mapa do Turismo Brasileiro, reflexo do esforço de interiorização do setor.
“Queremos que o turista conheça não só nossas praias internacionalmente famosas, mas também as serras, o sertão, a cultura, a gastronomia e as tradições do interior. O Ceará é um destino completo e diversificado”, reforça Bismarck.
O crescimento é acompanhado de uma atenção especial à preservação ambiental. Em áreas de grande visitação, como Jericoacoara e o litoral leste, a secretaria implementa modelos de governança ambiental, em parceria com órgãos como o ICMBio e projetos locais, incentivando práticas que conciliam turismo e sustentabilidade.
Novos segmentos e produtos estão sendo divulgados no mercado, junto a operadores e agentes de viagens, e comercializados para o público final
A Abav Expo é a principal vitrine do turismo nacional, reunindo os principais destinos brasileiros e destaques internacionais. O evento é estratégico e está entre as prioridades do calendário das ações promocionais da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em reconhecimento à grandiosidade da feira e ao seu potencial para a geração de negócios, visando a atração de mais visitantes para o estado.
No estande do órgão, os participantes ficam atualizados sobre as novidades das 13 zonas turísticas baianas para a alta temporada 2025/2026, em parceria com municípios e prestadores de serviços.
Na edição 2025 da Abav Expo, a Bahia também celebra o bom momento que vive no turismo, com crescimento contínuo, acima da média nacional. A Bahia foi o estado com melhor desempenho do Nordeste na atividade turística de janeiro a julho de 2025, de acordo com dados divulgados
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O estado liderou também a recepção de turistas estrangeiros na região.
Segundo a PMS, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado, seguido pelo Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5,4%) e Pernambuco (3%). O crescimento do turismo baiano foi superior ao do Brasil, que aumentou 6,1% no mesmo período.
O trabalho de promoção nas principais feiras, do Brasil e do exterior, ações estruturantes, qualificação dos serviços e captação de voos fazem o estado contabilizar números positivos, desde o fim da pandemia.
Atualmente, o estado dispõe de voos de todas as regiões do país, da América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai) e da Europa (Portugal, Espanha e França). A partir de Paris, o Estado se conecta com mais de 180 destinos da Europa, Ásia e África. No verão, haverá também a volta da rota da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador. A capital panamenha tem conexões com 88 cidades das Américas.
Para oferecer novas experiências aos visitantes, a Bahia investe na diversificação da oferta turística, indo além do turismo de sol e praia, cultural, religioso e gastronômico. Novos segmentos e produtos são divulgados no mercado, junto a operadores e agentes de viagens, e comercializados para o público final. Dentre eles, estão a Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau; a Rota do Vinho, da Chapada Diamantina; a observação de aves, em 12 regiões do estado, incluindo oito espécies endêmicas; o avistamento de baleias-jubarte, em toda a extensão do litoral baiano; e a pesca esportiva, disponível no mar, rios e manguezais.
“As diversas possibilidades para os visitantes fazem da Bahia um destino único, onde o grande diferencial é o acolhimento do seu povo. Por isso, nossa expectativa é de que no verão 2025/2026, nosso território supere os números da alta temporada passada, quando 9,4 milhões de turistas circularam pelo estado e injetaram R$ 23,7 bilhões na economia”, explica o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
Ideia é destacar a posição do Estado como um dos principais destinos do Nordeste em volume de turistas nacionais e internacionais
O Rio Grande do Norte chega à Abav Expo 2025 com a meta de consolidar sua posição como um dos principais destinos turísticos do Nordeste, atraindo visitantes nacionais e internacionais e ampliando parcerias estratégicas. Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências únicas, o Estado busca mostrar ao mercado todo o potencial de seus polos turísticos — do litoral ao interior — e reforçar a diversidade de atrações que vão além do sol e mar que já consagraram a região.
“A participação do Rio Grande do Norte na Abav Expo é estratégica e fundamental. Estamos presentes na maior feira de turismo do Brasil para mostrar ao mercado nacional e internacional a força do nosso destino, reforçar parcerias comerciais e apresentar novas experiências que ampliam a oferta turística do RN. É uma vitrine onde reafirmamos nosso compromisso em consolidar o Estado como referência no tu -
rismo sustentável, inovador e de qualidade”, explica a secretária de Turismo, Marina Dias Marinho. Hoje o turismo do RN vive um momento positivo. Natal segue como porta de entrada para o Estado, com fluxo crescente de visitantes e ampliação da malha aérea, enquanto o interior vem se destacando cada vez mais com a valorização dos polos turísticos, do Seridó ao Alto Oeste, do litoral Sul ao agreste, com experiências únicas de cultura, gastronomia e natureza.
Durante a Abav, assinala Marina, serão destacadas novidades como o fortalecimento do Polo Costa Branca, experiências de turismo de aventura e religioso, além do avanço em projetos de observação de baleias. “Queremos mostrar que o RN é plural, com atrativos que vão além do nosso já consagrado sol e mar”.
Ainda de acordo com ele, a ideia é destacar a posição do Rio Grande do Norte como um dos principais destinos do Nordeste em volume de turistas nacionais e internacionais. “Seguimos em crescimento no mercado internacional, especialmente da América do Sul e da Europa. Para 2025, estimamos receber ainda mais visitantes, e nossa expectativa é de crescimento contínuo em 2026, com novos voos, parcerias estratégicas e investimentos no setor”, conta.
Ao longo do ano, o Governo do RN, através da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN), vem promovendo o Estado em diversas frentes.
“Estamos presentes em feiras nacionais e internacionais, realizamos campanhas digitais direcionadas aos principais mercados emissores e fortalecemos a promoção do RN na América do Sul, especialmente Argentina, Chile e Paraguai, e também na Europa, com destaque para Portugal, Espanha e Itália. Nosso trabalho é constante para garantir que o RN esteja sempre em evidência e pronto para receber turistas do mundo inteiro com hospitalidade e qualidade”, completa a secretária Marina Dias Marinho.
Entre janeiro e junho, 1,44 milhão de passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares
A Abav Expo é sempre uma oportunidade única de promover o Destino Alagoas em um dos eventos mais consolidados e estratégicos do setor. Nas últimas edições, segundo a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, foi possível ampliar conexões, firmar parcerias e posicionar o estado como referência turística.
“Neste ano, mais uma vez, vamos dar continuidade ao trabalho de promoção e marketing, impulsionando todas as nossas regiões turísticas. A feira é um espaço essencial para a projeção das marcas brasileiras, principalmente porque nos conecta diretamente com os agentes de viagens, principal canal de distribuição do turismo no país. Por isso, a Abav é tão estratégica para fortalecer laços e abrir novos caminhos para o nosso destino”.
Braga destaca que o governo tem trabalhado de forma permanente para ampliar a malha aérea, reduzir tarifas e atrair mais turistas para Alagoas. “Um dos pilares da nossa gestão é a capacitação de agentes de viagens, garantindo
que eles conheçam todo o potencial do estado e promovam Alagoas em sua totalidade, da cultura à gastronomia, da história às belezas naturais. Nosso propósito é descentralizar o fluxo turístico, levando visitantes para todos os nossos atrativos, do litoral ao sertão. Afinal, Alagoas tem vocação natural para o turismo: em um único destino, é possível viver várias experiências ao longo de todo o ano.”
Alagoas tem registrado um crescimento contínuo no fluxo turístico. Nos primeiros seis meses de 2025, foram mais de 10 mil passageiros internacionais, o que representa um aumento de 69,23% em relação ao mesmo período do ano passado. Argentina, Portugal, Uruguai, Itália e Alemanha seguem entre os principais mercados emissores. No mercado nacional, os resultados também são expressivos: entre janeiro e junho, 1,44 milhão de passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, um crescimento de 14,62% em relação a 2024. “Tivemos ainda o melhor mês de abril da nossa história, com 1 milhão de embarques e desembarques, 13% a mais que no ano anterior”, ressalta Braga.
Esses números reforçam não só o interesse crescente no destino, mas também o potencial de expansão para 2026. “Nossa estratégia de promoção atua em várias frentes: campanhas digitais, investimentos em infraestrutura, capacitação de profissionais e o fortalecimento da nossa marca no Brasil e no exterior. Só o programa Escola do Turismo, por exemplo, já formou cerca de 8 mil alunos, preparando novos trabalhadores para o setor. Também investimos fortemente na capacitação de agentes de viagens. Em julho, participamos de um roadshow em Mendoza, Buenos Aires, Rosário e Córdoba, capacitando mais de 400 profissionais. No fim de agosto, voltamos a Buenos Aires para apresentar nossas regiões turísticas a mais de 50 agentes”, revela a secretária. Além das ações internacionais, o Estado sediou em agosto a 4ª edição do Festur, que reuniu cerca de mil profissionais para dois dias de imersão, capacitações e negócios regionais. “Esse evento é um marco porque promove networking, movimenta a rede hoteleira e estimula a geração de emprego e renda. Ou seja, é a prova de que investir no turismo significa investir no desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, finaliza.
Cidade busca crescimento organizado e sustentável, equilibrando preservação ambiental com expansão no número de visitantes
Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, está em plena transformação após a entrega oficial do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis, em agosto. O prefeito Vinícius Vale destaca que a conquista histórica amplia responsabilidades, mas também abre portas para novas oportunidades.
“Esse título não é só de Barreirinhas, mas do mundo. Ganhamos uma responsabilidade a mais de cuidar, zelar e garantir que as futuras gerações também possam aproveitar as belezas naturais que temos hoje”, afirma.
Desde que o reconhecimento internacional foi anunciado, em 2024, os efeitos já começaram a aparecer. Segundo Vale, a cidade registrou em julho de 2025 um crescimento de quase 40% no fluxo de visitantes em relação ao ano anterior. Já o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, até agosto, já havia recebido 510 mil turistas, e a expectativa é encerrar o ano com cerca de 646 mil visitantes — um recorde histórico.
Esse crescimento, no entanto, exige planejamento. Barreirinhas vem estruturando um Plano Municipal de Turismo, um novo Plano Diretor e ações de zoneamento e gestão de resíduos, além de parcerias com o ICMBio para controlar limites de visitação ao parque. “Queremos um crescimento organizado e sustentável, equilibrando preservação ambiental com expansão do turismo”, reforça o prefeito.
Vale faz questão de destacar que Barreirinhas vai muito além das famosas lagoas. Balneários de águas cristalinas, passeios culturais e experiências imersivas vêm ganhando espaço. Entre os exemplos, ele cita a Casa das Artesãs do povoado Marcelino, onde visitantes acompanham a produção de peças de buriti tingidas com pigmentos naturais, e a casa de farinha do Tapuio, onde é possível ver de perto o processo artesanal da farinha de mandioca.
“A cultura local é um patrimônio que precisa ser valorizado. O que é cotidiano para a gente pode ser uma experiência única para quem nos visita”, ressalta o prefeito, lembrando ainda da riqueza de manifestações culturais, como o Bumba Meu Boi e o Cacuriá, que já fazem parte do calendário turístico da cidade.
RECADO AOS AGENTES DE VIAGENS
Para os agentes de viagens, o prefeito deixa um recado direto: “Barreirinhas é boa o ano inteiro”. Segundo ele, a ideia de que o destino só vale a pena nos meses de lagoas cheias não corresponde à realidade. “São duas experiências diferentes, mas igualmente encantadoras. Temos lagoas perenes, praias belíssimas, o vilarejo de Atins, sobrevoos pelos Lençóis e uma variedade de passeios culturais e naturais. Em uma viagem de cinco a sete dias, o turista já consegue ter um gostinho da nossa diversidade — e com certeza vai querer voltar.”
Com cerca de 80 mil habitantes, Barreirinhas se prepara para consolidar-se não apenas como a porta dos Lençóis, mas como um destino completo, que equilibra natureza, cultura e hospitalidade.
Novos voos internacionais e expansão da hotelaria reforçam fluxo de turistas
Pernambuco registrou crescimento de cerca de 40% no turismo no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Empetur. A expectativa para o segundo semestre é de expansão, com novos voos para Buenos Aires, operados por Latam e Jet Smart, e para Madri, pela Ibéria, ampliando a conectividade internacional do estado. “Para os próximos meses, já estão confirmados novos voos dedicados, o que fortalece ainda mais nosso fluxo turístico e amplia a chegada de visitantes ao estado”, diz Eduardo Loyo, presidente da Empetur. Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Praia dos Carneiros, Recife e Olinda se consolidaram como os mais procurados no período, enquanto os principais emissores de turistas foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. A tendência, segundo Loyo, é de manutenção e até ampliação desses fluxos. “O trabalho do Governo do Estado, por meio da Empetur, na promoção do destino e na capacitação dos agentes de viagem
tem fortalecido a base de vendas”, afirma.
Conforme apontado por Loyo, a malha aérea se consolidou como um dos pontos fortes do estado. Pernambuco conecta atualmente todas as capitais brasileiras e mantém dez rotas internacionais. Somente em 2025, mais de 5 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto do Recife, número que supera o registrado antes da pandemia. “Esse resultado comprova a confiança das companhias aéreas no mercado pernambucano”, destaca Loyo.
Com foco contínuo em melhorar a estrutura para bem receber o turista, o governo entregou a nova APE-009 (Rodovia Frederico Loyo), em Muro Alto, Ipojuca. A obra de requalificação recebeu investimento de R$ 18 milhões, contemplando 5,2 quilômetros e rotatórias de acesso às praias.
Outro destaque vai para a rede hoteleira, que também se expande, com novos empreendimentos já inaugurados e a previsão de abertura do Latitude Suape, da bandeira Marriott, em 2026. Segundo Loyo, o diferencial de Pernambuco no turismo está na combinação de atrativos naturais, hospitalidade e riqueza cultural. “Temos resorts que figuram entre os melhores do país e, ao mesmo tempo, estamos atraindo grandes marcas internacionais, o que reforça a competitividade do destino”, afirma.
Para fazer a manutenção do relacionamento e ficar cada vez mais próximo do trade, Pernambuco mantém o roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível”, em edições nacionais e internacionais. O formato une capacitação técnica, experiências culturais e gastronômicas, além da presença de representantes do trade local que fecham negócios durante os encontros.
Eduardo aponta ainda que o estado tem conquistado destaque em rankings nacionais e internacionais, com destinos como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha frequentemente listados entre os mais desejados. “Esses reconhecimentos confirmam que estamos no caminho certo e ajudam a consolidar Pernambuco entre os principais destinos turísticos do Brasil e do mundo”, conclui.
A Shift assume e coordena toda a logística para que você possa se concentrar no que realmente importa: o sucesso do seu evento!
Seja para convenções, feiras ou MICE, estamos aqui para oferecer a solução completa.
Estado aposta no Polo Turístico Cabo Branco para transformar a economia do turismo no estado e colocá-lo em evidência no cenário nacional e internacional
O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, projeta para 2025 um crescimento de cerca de 20% na recepção de turistas em comparação ao ano anterior. Segundo ele, o resultado será impulsionado pela parceria entre o governo estadual, o trade e o empresariado local.
Nas ações de promoção nacional e internacional, a Paraíba tem dado destaque ao Polo Turístico Cabo Branco, complexo em construção que já atrai investimentos privados superiores a R$ 2,4 bilhões. O projeto prevê resorts,
parques temáticos e aquáticos, com inaugurações a partir de 2026.
Lucena destaca que o Polo deve transformar a economia do turismo no estado e ampliar sua visibilidade dentro e fora do Brasil. “O Resort Itauá inaugura sua unidade em João Pessoa, com cinco mil leitos, em abril, enquanto o Aquai, parque aquático do complexo, tem previsão de conclusão das obras em janeiro”, disse.
Para ele, a combinação de novos empreendimentos, maior conectividade aérea e ações de promoção turística fortalece a posição da Paraíba entre os destinos mais competitivos do país. O dirigente ressalta, ainda, a importância de intensificar estratégias nos principais polos emissores, especialmente com a expansão da malha aérea para a alta temporada.
“A atuação direta junto aos agentes de viagens é fundamental para consolidar a imagem da Paraíba como destino competitivo, diversificado e de fácil acesso. Com o aumento da conectividade aérea, ampliamos significativamente nossas chances de atrair novos visitantes”, concluiu Lucena.
Paraíba será um dos destaques da malha aérea de verão 2025/2026 da Azul Linhas Aéreas e da Azul Viagens. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a capital paraibana receberá 230 voos extras, que representam mais de 32 mil assentos, reforçando a conectividade do destino com diversas regiões do Brasil, representando um aumento de 120% com relação à alta temporada 2024/2025.
A companhia anunciou que vai ampliar a operação em rotas já consolidadas, como Congonhas (SP), que passará de um para sete voos semanais diretos, totalizando cerca de 11,7 mil assentos ofertados entre as capitais paulista e paraibana. Outro destaque é a rota Belo Horizonte (MG) –João Pessoa, que terá aumento de 71% na frequência, chegando a 12 voos semanais. A ligação com Uberlândia (MG) dobrará, passando para duas decolagens por semana. Já Campinas (SP), importante hub da Azul, contará com voos diários para a capital paraibana durante todo o período.
Montante representará 9,7% do PIB do estado no fim do ano
O setor de turismo de São Paulo deve fechar 2025 com participação de 3,75% no PIB estadual, equivalente a R$ 340 bilhões, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). “São Paulo tem atrativos de muita qualidade, eventos de grande porte, tanto que a economia do turismo representará 9,7% do PIB do estado no fim do ano, é um motor de desenvolvimento sustentável, gera empregos, estimula a qualificação profissional e valoriza o patrimônio cultural e histórico dos destinos turísticos”, diz o secretário de Estado Roberto de Lucena. Além disso, no primeiro semestre de 2025, o estado registrou 23 mil novos empregos formais diretos, com destaque para o setor de eventos (+28%).
Foram contabilizadas quase mil novas empresas características do turismo (+3,2%) e a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 58,6%, alta de 14%.
No mesmo contexto de crescimento, Lucena ressalta: ‘Possuímos a melhor conectividade do país, acrescentando, periodicamente, novos fluxos de visitantes”, comenta. Vale ainda ressaltar, que a infraestrutura turística recebeu mais de R$ 597 milhões em obras, incluindo museus, praças, mirantes, deques, postos de informações turísticas, revitalizações e terminais rodoviários.
A todo momento surgem novos atrativos e empreendimentos hoteleiros. Há exemplos emblemáticos, como o Centro de São Paulo, que passa por um processo de revitalização, com novos comércios, retrofits de prédios históricos e valorização imobiliária”, ressalta.
O estado segue como principal porta de entrada de turistas internacionais no país. Entre janeiro e julho, 1,58 milhão de estrangeiros chegaram a São Paulo, 26,6% do total do Brasil, e a previsão é superar o recorde histórico de 2,3 milhões de visitantes de 2019. Nos aeroportos regionais, mais de um milhão de passageiros circularam no primeiro semestre, aumento de 8,2% sobre 2024.
Os destinos mais procurados são os litorais paulista, especialmente a Baixada Santista e o Litoral Norte, que devem receber quase 10 milhões de visitantes ao longo do ano. A capital e a Região Metropolitana são os maiores emissores de turistas, gerando fluxo dentro do estado.
Para o segundo semestre, o secretário projeta “aumento da movimentação, especialmente em feriados, como o da Consciência Negra, Natal e revéillon”. Segundo ele, o diferencial de São Paulo está na diversidade, tanto em conectividade quanto em atrativos.
“É preciso ter qualidade nos atrativos, conectividade aérea, rodoviária e marítima, além de hospitalidade. E os destinos de São Paulo têm essa característica, além de uma diversidade de culturas, culinária regional e internacional que atrai todos os perfis de viajantes”, analisa.
Você já imaginou passar 4 dias com um acompanhante e com tudo pago*, no Transamerica Comandatuba?
Estamos na reta final da reta campanha É ON e Ponto e você ainda pode garantir o seu lugar, mas corra porque serão apenas 5 ganhadores!
Faça seu cadastro no QR Code!
LEMBRE-SE!
PTOS VENDAS DO TRANSAMERICA COMANDATUBA VALEM
4
*Não inclui passeios e despesas pessoais
Setor turístico impulsionou a economia, gerando mais de 322 mil empregos formais e informais na cidade
O setor turístico de Fortaleza apresentou resultados expressivos no primeiro semestre de 2025. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, núcleo de dados e pesquisas da pasta, a capital cearense recebeu cerca de 2,1 milhões de turistas nacionais entre janeiro e junho, movimentando R$ 13 bilhões. O crescimento foi de 21% em relação ao mesmo período de 2024.
Com um gasto médio por visitante de R$ 4.350,40, considerando despesas com hospedagem, alimentação, entretenimento, compras e transporte, o impacto direto na economia local chegou a R$ 9,4 bilhões, enquanto o registrado no mesmo período de 2024 foi de R$ 7,8 bilhões.
“Esse resultado reafirma a força do turismo como um importante motor para a economia de Fortaleza. O setor impulsiona mais de 50 cadeias produtivas diretamente ligadas à atividade turística e ainda gera efeitos positivos em diversos outros segmentos espalhados pela cidade”, destaca Denise Carrá, secretária municipal do Turismo.
Esse avanço também se refletiu na geração de oportunidades de trabalho. A movimentação do turismo resultou em 322.673 empregos formais e informais ligados à atividade
turística no primeiro semestre, 55 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.
“A geração de mais de 322 mil empregos neste primeiro semestre demonstra de forma concreta como o setor beneficia quem vive e trabalha em Fortaleza, com a economia circulando, impulsiona o empreendedorismo e cria oportunidades em diferentes áreas”, afirma Denise Carrá.
O crescimento foi sentido também no segmento do turismo internacional. Dados da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apontam que 44.164 turistas estrangeiros desembarcaram em Fortaleza entre janeiro e junho, um aumento de 42,3% em comparação a 2024. Portugal, Argentina, Estados Unidos, França e Itália foram os principais países de origem desses visitantes.
Já no cenário nacional, com base no perfil de turistas indicado pelo Observatório do Turismo, as principais cidades emissoras de visitantes para Fortaleza foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Teresina e Belém.
O crescimento do turismo reflete um trabalho contínuo de fortalecimento da imagem da cidade como destino estratégico. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, tem atuado de forma planejada, com investimentos em ações promocionais em mercados prioritários, presença em feiras nacionais e internacionais e articulações com o trade turístico, ampliando a visibilidade da capital e contribuindo para os bons resultados alcançados no semestre.
A hotelaria também sentiu os efeitos da alta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), a taxa média de ocupação em Fortaleza no semestre foi de 72%, quase 13 pontos percentuais acima do mesmo período de 2024.
A expectativa é de que o segundo semestre mantenha o ritmo de crescimento, impulsionado pelo turismo de eventos, negócios e esportivo, pelos investimentos em infraestrutura e pela ampliação da conectividade aérea, com novas rotas nacionais e internacionais ligando Fortaleza a diversos destinos no Brasil e no exterior.
o mar
Uma estrutura completa com atrações exclusivas para transformar sua estadia no Rio de Janeiro em uma experiência memorável
Situado à beira-mar na tranquila Praia do Recreio dos Bandeirantes, o hotel impressiona pela arquitetura e excelência nos serviços.
Venha explorar de perto toda a nossa estrutura única de um Resort Urbano. Um lugar para construir grandes registros e memórias
@cdesignhotel
/cdesignhotel
www cdesignhotel com br
Nova secretária de Cultura e Turismo detalha planos de sustentabilidade, infraestrutura e promoção internacional do Estado
Bárbara Botega assumiu em setembro a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais com um objetivo claro: fazer da sustentabilidade o eixo central do turismo no Estado. “Em 2024, lançamos o Plano Diretor do Turismo Verde, resultado de dois anos de trabalho conjunto com as Instâncias de Governança Regional e diversos atores do setor. O plano integra a sustentabilidade como princípio transversal, conciliando preservação ambiental, valorização cultural, geração de emprego, renda e respeito à diversidade”, afirma a secretária, que faz parte do executivo desde 2021.
O plano, válido até 2031, está estruturado em três etapas, Redirecionamento, Consolidação e Aceleração, e prevê rotas turísticas sustentáveis, integração de comunidades locais e incentivo à conservação de ambientes naturais e construí-
dos. “Entre as ações em andamento, destacam-se a criação de rotas turísticas sustentáveis e a valorização da paisagem cultural, estimulando a conservação ambiental e o envolvimento das comunidades locais”, explica.
Paralelamente, a Secult-MG desenvolve parcerias estratégicas. “Firmamos acordo com a Cemig para incentivar o uso de energia renovável, criamos o Selo Verde de Sustentabilidade em parceria com a Codemge e integramos o Programa Estadual de Ação Climática, alinhado à campanha internacional Race to Zero.”
O InfraTurismo, lançado em junho de 2025, contempla mais de 1.138 km de obras em rodovias estratégicas até 2026, beneficiando diretamente 26 Instâncias de Governança Regional. “O programa visa identificar novas vias com potencial turístico, analisadas pelo DER-MG e Seinfra, garantindo infraestrutura, segurança e integração entre destinos”, diz a secretária.
A capacitação profissional é outro pilar. “Até agosto, ofertamos 38.363 vagas em ações formativas para o setor. Projetos como Cria.Forma, Caminhos do Turismo, Rotas do Conhecimento e Minas Forma garantem aprimoramento técnico, sensibilização e incentivo à inovação para trabalhadores e gestores turísticos”, destaca Bárbara.
Minas Gerais mira também o público internacional. “Participamos de 24 eventos em 2024 e teremos mais de 30 em 2025. A plataforma minasgerais.com.br reúne informações qualificadas sobre atrativos, roteiros e experiências, apoiando gestores, empreendedores e turistas”, afirma. Campanhas sazonais, como Carnaval da Liberdade, Minas Santa, Minas Junina, Natal da Liberdade e Virada da Liberdade, ajudam a promover a identidade cultural e ampliar o fluxo turístico.
A famosa gastronomia mineira também é valorizada como diferencial do estado. “Instituímos o Ano da Cozinha Mineira, com as Cozinhas Vivas em feiras nacionais e internacionais, além de press trips gastronômicas e degustações de produtos locais, como cafés, queijos, doces e cachaças artesanais”, ressalta a secretária. Rotas Gastronômicas Prioritárias, como as do Queijo e do Café, integram produção artesanal e vivências culturais.
Crescimento do turismo em Mato Grosso do Sul é puxado por Bonito, Pantanal e novas estratégias de promoção
O Mato Grosso do Sul registrou aumento de 7% no fluxo turístico no primeiro semestre de 2025, segundo a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur). Entre janeiro e junho, Bonito recebeu 142.854 visitantes, contra 132.979 no mesmo período de 2024. A média de ocupação nos principais destinos, incluindo pousadas pantaneiras, foi de 66,50%, alta de 1,52% em relação ao ano anterior.
Os destinos mais buscados no estado foram Campo Grande, Bonito, Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Miranda) e Ponta Porã, tendo como emissores nacionais, destaque para São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Já no mercado internacional, as principais origens foram Paraguai, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Alemanha. No período, os aeroportos de Mato Grosso do Sul contabilizaram 430.714 desembarques, crescimento de 11,25% frente a 2024.
Para o segundo semestre, a Fundtur-MS projeta São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia, no nacional, como as principais origens, enquanto Estados Unidos, Chile, Argentina, Portugal e Itália representam o mercado estrangeiro.
De acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, a combinação dos dois principais atrativos do estado se mantém estratégica. “Nosso diferencial é a combinação do Pantanal e Bonito, que são os principais destinos de ecoturismo do País e vêm se posicionando como líderes e referência do turismo responsável e na condução da agenda climática.”
As vendas de passagens aéreas para viagens entre agosto e dezembro já somam 128.544 bilhetes, número considerado positivo diante da média de compra antecipada no mercado doméstico. “Há perspectivas positivas quanto ao aumento das vendas, considerando esse volume antecipado e o comportamento de compra dos brasileiros”, afirmou Wendling.
Entre as novidades, o Mato Grosso do Sul prepara duas campanhas que serão lançadas em outubro, em Nova York, em parceria com a Embratur. A primeira será realizada junto com a National Geographic e o estado de Mato Grosso. A segunda é uma ação inédita que mistura sons da fauna pantaneira com jazz.
Segundo Wendling, o objetivo é dar continuidade à promoção do estado nos principais mercados. “Continuar a trabalhar de forma segmentada, com ações de promoção on-line e presenciais, mantendo presença em eventos nacionais e internacionais e direcionando nossa comunicação ao público final”, afirma.
A estratégia inclui também parcerias com operadoras e o fortalecimento das campanhas digitais no exterior. Para isso, será usada uma ferramenta de inteligência artificial capaz de medir a taxa de conversão das ações.
abavsp-aviesp.com.br abavsp.aviesp abavspaviesp
Secretário detalha estratégias, investimentos e programas que transformam o turismo no estado
O Paraná estabeleceu a meta de atrair 1,5 milhão de turistas internacionais até 2026. “Entre janeiro e agosto de 2025, recebemos 764.638 turistas estrangeiros, um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário de Turismo do Estado. “Esse fluxo é majoritariamente composto por visitantes do Paraguai, Argentina e Uruguai, consolidando nossa vocação regional.”
Para alcançar esse crescimento, o secretário destacou a intensificação da promoção em mercados estratégicos: “O Viaje Paraná tem papel fundamental na promoção do destino em feiras e mercados internacionais, com foco prioritário nos países da América do Sul.” Além disso, campanhas como o Verão Maior Paraná visam atrair e distribuir o fluxo turístico ao longo do ano.
Sobre infraestrutura, Paranhos explicou: “Investimos R$1,5 bilhão na modernização de 14 aeroportos estaduais, ampliando capacidade e segurança. Também implementamos o programa Voe Paraná para conectar
diversas regiões e facilitar o acesso a destinos antes menos conectados.”
No turismo regional, o secretário enfatizou o programa “18 Territórios, Um Só Destino”: “Organizamos o Estado em 18 territórios turísticos, cada um com gestão própria para mapear atrativos, capacitar agentes locais, fomentar parcerias e promover eventos regionais.” Segundo ele, a territorialização fortalece a economia e diversifica produtos turísticos.
A segurança também é prioridade: “Reforçamos a atuação policial em eventos como o Verão Maior, com mais de 2,7 mil servidores, e contamos com batalhões especializados, como a Companhia de Atendimento ao Turista em Foz do Iguaçu”, disse Paranhos. Ele destacou ainda o Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista: “Consolidamos o Paraná como referência nacional e internacional no tema.”
O secretário detalhou o Programa Viajantes + Seguras: “Capacitamos prestadores de serviços e gestores públicos, e concedemos selo a empresas comprometidas com a segurança e acolhimento da mulher viajante.”
Sobre turismo sustentável, ele citou: “Coordenamos o Grupo de Turismo Rural e o programa Caminhos do Peabiru para promover roteiros que valorizem a cultura local, o patrimônio natural e o desenvolvimento social.”
Sobre o impacto econômico, Paranhos enfatizou: “O turismo gerou 4.009 novos postos de trabalho entre janeiro e julho de 2025, representando crescimento de 10,2% em relação ao ano anterior. Programas como Verão Maior Paraná injetaram R$ 152,9 milhões no PIB estadual, aumentando a geração de emprego e renda.”
O secretário ainda destacou o Plano Paraná Turístico 2027–2050: “Estabelecemos diretrizes de curto, médio e longo prazo para impulsionar o desenvolvimento turístico de forma integrada e sustentável em todo o Estado.”
Ao final, Paranhos resumiu: “O Paraná não apenas aspira, mas trabalha ativamente para se consolidar como um dos principais destinos internacionais do Brasil, aproveitando o momento favorável, a diversidade turística e a crescente capacidade de infraestrutura.”
“Seguimos com a missão de internacionalizar o estado, qualificar o setor e atrair investimentos”, enfatiza Catiane Seif
O estado de Santa Catarina vive um momento de destaque no turismo, apresentando números cada vez maiores em termos de visitas nacionais e internacionais, alavancando o setor de serviços e registrando taxas de expansão muito acima da média nacional. De janeiro a agosto deste ano foram registrados 565.710 visitantes estrangeiros, que já ultrapassa todo o volume contabilizado em 2024 e consolida Santa Catarina como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
“Esse recorde é resultado de um trabalho conjunto e articulado entre a Setur, outras secretarias e o setor privado. Desde 2023, promovemos um diálogo constante com o trade, apoiamos a estruturação dos municípios, ampliamos a participação em eventos e criamos pontes para projetos locais. Também implementamos incentivos para atrair investimentos, contribuindo para uma economia turística mais forte, diversificada e sustentável”, pontuou Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina.
Além disso, o Estado teve o segundo melhor crescimento do Brasil no verão de verão 2025. Para a secretária, Santa Catarina oferece um diferencial competitivo com todas as
estações bem definidas e vocações turísticas diversas, do litoral às montanhas, da cultura ao ecoturismo. As estratégias para alcançar tais resultados abrangem o investimento na ampliação da malha aérea, promoção do Estado em mercados estratégicos e campanhas de divulgação nacionais e internacionais.
“O planejamento foi essencial. Mostramos Santa Catarina como ela realmente é: um destino completo, seguro e acolhedor.” Desde que assumiu o cargo em janeiro, Catiane tem como desafio estruturar uma pasta recém-criada, precisando ser posicionada estrategicamente com uma identidade sólida para ganhar protagonismo no Brasil e no mundo como destino turístico.
“Hoje com a base consolidada, avançamos para uma nova etapa, priorizando a aproximação com os pequenos municípios, fortalecendo a presença regional e valorizando o interior catarinense. Ao mesmo tempo, seguimos com a missão de internacionalizar o estado, qualificar o setor e atrair investimentos”, destacou.
O governo catarinense possui uma gestão com 55% de mulheres em posição de liderança. Catiane faz parte dessa maioria: “Acredito que o reconhecimento vem do comprometimento e da entrega. Estar à frente de uma área como o turismo em um estado tão diverso é desafiador e gratificante. E como mulher, me sinto honrada em abrir caminhos, incentivar e contribuir para um setor que movimenta nossa economia e projeta nosso estado para o mundo”.
Neste ano, o Estado foi escolhido como cenário de uma novela portuguesa. “Esse é um marco inédito. Estávamos em negociações e conseguimos viabilizar a vinda da produção da novela “Terra Forte”. As gravações já começaram e a expectativa é grande para a estreia em outubro. Essa visibilidade para mais de 90 países representa uma vitrine mundial para o nosso estado. É só o começo de uma nova fase para Santa Catarina no cenário global”, concluiu Catiane.
Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul destaca planejamentos estratégicos para recuperação do setor
Fim de abril e início de maio de 2024. Os olhos do mundo se voltaram para o Rio Grande do Sul. A tragédia com as enchentes que assolaram o estado é sentida até hoje, principalmente no setor de turismo, que ainda busca recuperar os prejuízos causados à imagem do Estado como destino seguro e receptivo.
Recém-chegado à secretaria de Turismo, Ronaldo Santini se deparou com um dos momentos mais desafiadores da história gaúcha: “Precisávamos dar uma resposta rápida, coordenada e eficaz para conter os prejuízos, apoiar os municípios e iniciar um plano consistente de reconstrução da imagem do Estado como destino turístico”.
Com planejamento e articulação, a secretaria conseguiu avançar em diversas frentes com a criação de campanhas promocionais em nível nacional, presença em feiras estratégicas e interlocução com o trade.
“Foi um momento de muita dor, mas também de resiliência e união. A Secretaria atuou em duas frentes: primeiro, no
apoio emergencial aos municípios atingidos e escuta ativa do trade. Em paralelo, estruturamos uma campanha nacional para manter o RS no radar dos viajantes, reforçando a confiança no destino e mostrando que grande parte do estado continuava apta a receber turistas”, pontuou.
As enchentes afetaram 478 cidades e 96% do território do estado. Mais de um ano depois, ainda há desafios. “Hoje precisamos manter esse ritmo de retomada, garantir a ampliação da conectividade aérea e seguir atraindo turistas com experiências qualificadas, inovadoras e seguras. A reconstrução é contínua, e exige um esforço coletivo entre poder público, iniciativa privada e a sociedade gaúcha”.
A resposta do mercado tem sido animadora. Em junho de 2025, o Estado aparece como destaque nacional, com mais de 4,6 milhões de buscas por passagens, um salto de 241% em relação ao mês anterior. Além disso, foi possível retomar voos internacionais importantes, como a rota Porto Alegre–Buenos Aires, o que demonstra que o estado está voltando ao protagonismo turístico.
A curto prazo, o foco da Secretaria é reforçar a promoção dos atrativos gaúchos com campanhas segmentadas. A médio prazo, o planejamento envolve a qualificação da oferta turística em todas as regiões do estado. E a longo prazo, a meta é consolidar o Estado como um destino turístico de referência no Brasil e na América do Sul.
A conectividade aérea também é uma das prioridades da atual gestão e tem sido trabalhada de forma estratégica e contínua. “Já tivemos avanços significativos em 2025, com ampliação de frequências em rotas regionais e nacionais, e conquistas importantes no cenário internacional. Seguimos em tratativas com companhias aéreas para ampliar a malha aérea em diferentes regiões do estado e viabilizar novas rotas internacionais. Nossa expectativa é anunciar novidades ainda neste segundo semestre, especialmente com foco na temporada de verão e nos grandes eventos que movimentam o turismo gaúcho”, completou o secretário.
O calendário chega generoso: feriados prolongados em série para quem gosta de praia, serra ou do clássico descanso no sofá
O ano de 2026 ter á muitos feriados para que o brasileiros possam viajar
RAFAEL TORRES
Se 2026 promete ser um ano inesquecível, parte da culpa está nos feriados nacionais — muitos deles estrategicamente posicionados no calendário, prontos para render aquelas adoradas “emendas” e os clássicos feriadões.
Mas atenção: não são apenas os feriados nacionais que entram em jogo. Cada estado e município também pode ter suas próprias datas festivas e pontos facultativos, formando um verdadeiro quebra-cabeça de oportunidades para quem sabe planejar.
Já pensando em viajar? Se a ideia é escapar da rotina nos feriados prolongados, o segredo está no planejamento antecipado. Passagens e hospedagens costumam
se esgotar rápido (e encarecer ainda mais rápido). Portanto, nada de deixar para a última hora: garanta logo aquele roteiro sonhado — seja para curtir a praia, explorar o interior ou simplesmente esticar as pernas no sofá sem culpa.
Em resumo: 2026 promete menos caras longas numa segunda-feira e mais cara de descanso prolongado. Afinal, quem não gosta de um feriadão bem aproveitado?
LISTA DE FERIADOS NACIONAIS NO BRASIL – 2026
1ºdejaneiro(quinta-feira):ConfraternizaçãoUniversal
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça): Carnaval (Ponto facultativo)
18 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de Cinzas (Ponto facultativoatéas14h)
3deabril(sexta):PaixãodeCristo(Sexta-feiraSanta)
21deabril(terça):Tiradentes
1ºdemaio(sexta):DiadoTrabalho
4dejunho(quinta):CorpusChristi(Pontofacultativo)
7desetembro(segunda):IndependênciadoBrasil
12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida –Padroeira do Brasil
2denovembro(segunda):DiadeFinados
15denovembro(domingo):ProclamaçãodaRepública
20 de novembro (sexta): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25dedezembro(sexta):Natal
D R E A M I N C A Y M A N
Do avanço do Pix no mundo à prisão do CEO do Hurb, das novas regras para vistos nos EUA às disputas de gigantes do setor, o turismo viveu meses intensos. E o M&E acompanhou tudo de perto.
De janeiro a setembro de 2025, o turismo brasileiro e internacional esteve em evidência com escândalos empresariais, mudanças regulatórias, novidades de mercado e tendências de consumo. O M&E reuniu as 25 matérias mais lidas do ano até agora, que revelam os temas que mais mexeram com o trade e os viajantes.
1. CEO do Hurb é preso no Rio de Janeiro (+148 mil)
2. Uber Shuttle: modalidade entra na disputa pelos R$ 30 bilhões do mercado rodoviário do Brasil (+86 mil)
3. “Se tivesse agido antes, teria economizado quase R$ 200 milhões a mais em passageiros atrasados”, diz CEO do Hurb (+84 mil)
4. Oficiais de Justiça esvaziam sede da Hurb em mutirão para penhora de bens (+73 mil)
5. Passageiros denunciam coerção em propostas de compensação após overbooking no Energia On Board (+69 mil)
6. Clientes cobram reembolso da Hurb em meio a celebração de bons resultados pelo CEO (+55 mil)
7. Magic City e Hopi Hari oferecem combo promocional na Semana do Consumidor (+43 mil)
8. Disney World anuncia o fechamento de mais um estabelecimento; confira (+39 mil)
9. Colômbia supera Argentina e se torna segundo maior mercado latino-americano para o United Parks (+37 mil)
10. Taxa de emissão de passaporte pode sofrer reajuste (+32 mil)
11. Latam suspende rotas para o Nordeste a partir de março de 2025 (+29 mil)
12. O que pode estar por trás da crise na ViagensPromo? (+25 mil)
13. 123 Milhas ganha mais 180 dias de suspensão de processos (+21 mil)
14. Aumento do custo e contradições: cidadania italiana gera discussões (+19 mil)
15. Espanha tem novas regras para quem viaja a turismo (+19 mil)
16. Azul, Gol e Latam investigam parceria com a Decolar após irregularidades (+16 mil)
17. Dona da MSC é eleita pela Forbes a mulher “self-made” mais rica do mundo (+16 mil)
18. Estados Unidos endurecem regras de isenção de entrevista para vistos (+13 mil)
19.Delfim Moreira, um paraíso de múltiplas experiências turísticas (+13 mil)
20. Fique atento! Guarulhos passa a exigir saquinhos ziplock para líquidos (+13 mil)
21. Pix começa a ganhar o mundo e já é aceito em lojas internacionais (+12 mil)
22. STF autoriza apreensão de CNH e passaporte para cobrança de dívidas civis (+10 mil)
23. 7 parques naturais que parecem de outro planeta (+8 mil)
24. Eventos atraem visitantes nacionais e estrangeiros à Bahia (+6 mil)
25. Dono do Hurb perde defesa: advogados abandonam caso (+ 5 mil)
JANEIRO
Uber Shuttle entra na disputa pelo mercado rodoviário do Brasil
O serviço de fretamento da Uber estreia no país, ligando São Paulo a Guarulhos, e busca fatia de um mercado de R$ 30 bilhões.
FEVEREIRO
Oficiais de Justiça esvaziam sede da Hurb em mutirão para penhora de bens
Após a empresa deixar o escritório na Barra da Tijuca, credores correram para recolher bens.
MARÇO
123 Milhas ganha mais 180 dias de suspensão de processos
Justiça mineira ampliou prazos e determinou publicação de edital para credores.
ABRIL
CEO do Hurb é preso no Rio de Janeiro
João Ricardo Mendes foi detido acusado de furtar obras de arte em shopping na Barra da Tijuca.
MAIO
STF autoriza apreensão de CNH e passaporte para cobrança de dívidas civis
Medida valerá mediante decisão judicial e busca incentivar negociação.
JUNHO
Dona da MSC é eleita pela Forbes a mulher “self-made” mais rica do mundo
Rafaela Aponte-Diamant acumula fortuna de US$ 38,8 bi com o grupo marítimo.
JULHO
EUA endurecem regras de isenção de entrevista para vistos
A partir de setembro de 2025, entrevistas presenciais voltam a ser exigidas em grande escala.
AGOSTO
Guarulhos passa a exigir saquinhos ziplock para líquidos
Medida de segurança gerou filas e atrasos no aeroporto.
SETEMBRO
Dono do Hurb perde defesa: advogados abandonam caso
João Ricardo Mendes ficou momentaneamente sem equipe jurídica após renúncia coletiva de seus advogados.