Jornal Brasileiro de História da Medicina V17 Suplemento 1 Anais

Page 58

A Dissecação em humanos só voltou a ser permitida devido a interferência do imperador Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico em 1231 (4). Tal evento foi o primeiro passo para a retomada da dissecação como forma de estudo médico e culminou com a primeira dissecação pública desde a época da escola de Alexandria sendo realizada em 1315 por Mondino de Liuzz, na Bolonha (5). Desde então dissecações públicas ocorreriam recorrentemente em universidades de maneira sistemática, com três autoridades principais realizando o evento: o Lector, profissional letrado que permaneceria no púlpito e leria textos considerados referenciais da anatomia (Fig. 1), como os de Mondino e Galeno; Ostensor/Demonstrator, que iria apontar as estruturas a serem dissecadas; e o Sector, conhecido como cirurgião barbeiro, que iria realizar definitivamente a dissecação (6). Essa estruturação demonstra um afastamento entre o Lector e o cadáver, que era visto como um meio de memorizar o livro-texto e não como um objeto de investigação (6).

Figura 1 – Do livro Anathomia de Mondino, demonstrando o Lector em seu pulpito, afastado do cadáver.

Figura 2 – Do Livro De Humani Corporis Fabrica, de Andreas Vesalius, representado ao lado do cadáver, dissecando-o

Essa retomada de interesse ao cadáver foi intensificada pelos movimentos renascentista e naturalista, cujos artistas buscavam estudar a anatomia para aperfeiçoar suas obras, como o próprio Leonardo da Vinci (1452 - 1519), que fez diversos desenhos de estruturas anatômicas (8). No entanto, foi com Andreas Vesalius (1514 - 1564) que pôde-se observar uma grande mudança na forma de estudo da anatomia: ele próprio realizava a dissecação enquanto lecionava e via o cadáver como a verdadeira fonte de conhecimento, o que permitiu que uma de suas principais publicações, o livro De Humani Corporis Fabrica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.