
3 minute read
I. Notas Introdutórias
CAPÍTULO I. NOTAS INTRODUTÓRIAS
Este documento faz uma análise ao desempenho das actividades da Bolsa de Valores durante o período de 2017 a 2020. A sua síntese e estrutura estão descritos neste Capítulo I - Notas Introdutórias.
Advertisement
No Capítulo II, o enquadramento económico da análise, mostrando a situação que constitui o ponto de partida – o ano 2016 - para análise e comparação da evolução da BVM no período 2017-2022, com especial enfoque no ambiente envolvente da Bolsa, quer a nível nacional, quer no contexto internacional.
No Capítulo III, os instrumentos estruturantes que regeram e regem a actividade da Bolsa de Valores: a Visão Estratégica e Operacional, o Plano Estratégico, o Programa de Educação Financeira, a Estratégia de Comunicação e Imagem, a Visão, Missão e Valores da BVM, as Políticas da BVM.
No Capítulo IV, a evolução da BVM através dos principais indicadores bolsistas: a capitalização bolsista do mercado e o seu peso no PIB nacional, o volume de negociação e a liquidez do mercado, os títulos cotados na BVM, o financiamento *a economia através da Bolsa de Valores, os títulos e titulares registados na Central de Valores Mobiliários.
No Capítulo V e VI, uma análise ao desempenho e evolução do mercado accionista e do mercado obrigacionista nas suas várias vertentes, com especial evidência dos principais indicadores de desempenho, desde a sua capitalização bolsista, o volume de transacção, a liquidez do mercado, a sua rentabilidade e evolução das suas cotações, as empresas cotadas, as operações realizadas, os mercados de dívida, os novos instrumentos.
No Capítulo VII, as inovações e os grandes eventos corporativos que marcaram o desempenho e a actividade institucional ao longo do período 2017-2022, nomeadamente, o lançamento dos Índices de Bolsa, um novo mercado bolsista designado Terceiro Mercado, as acções que materializaram a Estratégia de Proximidade da BVM, a OPV da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a OPS da Cervejas de Moçambique, os Prémios BVM para o reconhecimento do desempenho dos vários intervenientes do mercado de capitais, o lançamento das novas plataformas tecnológicas de informação ao mercado e aos investidores, e a surgimento do primeiro curso executivo de mercado de capitais lançado em Moçambique.
No Capítulo VIII, as acções de educação financeira promovidas pela BVM junto dos diversos públicos-alvo, as metas planeadas, as realizações durante o período 20172022 para cada um dos públicos-alvos, as diversas abordagens de comunicação, as publicações da BVM, os eventos em que participou e promoveu, as estratégias de educação e literacia financeira.
No Capítulo IX, as diversas acções em termos da celebração de memorandos de entendimento, colaborações e parcerias estabelecidas em prol do mercado de capitais e da bolsa de valores, as diversas participações em diversos estudos e documentos.
No Capítulo X, tudo o respeitante a informação e comunicação da instituição, as suas iniciativas, o estabelecimento de parcerias. A produção de relatórios periódicos sobre o desempenho e actividades da BVM, as parcerias e a cooperação com as entidades mais relevantes para o mercado de capitais e a bolsa de valores.
No Capítulo XI, o quadro legal e regulamentar ao qual se sujeita a actividade da Bolsa de Valores, suporte essencial para o lançamento de novos produtos e serviços, plataforma fundamental para o garante da credibilidade da instituição e da confiança aos investidores.
No Capítulo XII, o dimensionamento tecnológico evidenciando os principais desenvolvimentos implementados na BVM, através da criação de novas aplicações funcionais, a adopção das mais recentes inovações tecnológicas como a virtualização de plataformas aplicacionais, e a disponibilização de informação ao mercado através das plataformas digitais.
No Capítulo XIII, focam-se as questões de carácter institucional, a constituição e a política dos recursos humanos, assim como a capacitação profissional dos quadros da instituição.
No Capítulo XIV, a questão da evolução financeira da BVM em termos das suas receitas, despesas, rúbricas orçamentais, receitas próprias, sustentabilidade financeira da instituição.
No Capítulo XV, as perspectivas da BVM para fazer face aos enormes desafios que a BVM terá de enfrentar para o seu dimensionamento, apetrechamento e capacitação, a operacionalização da alienação de participações sociais dos empreendimentos de megaprojectos, do Estado ou de Empresas Públicas, os novos instrumentos financeiros e os novos mercados.
No Capítulo XVI, as considerações finais do Presidente da BVM relativas ao desempenho e às actividades da Bolsa de Valores de Moçambique no período 20172022.