Clipping Fenabrave 15.07.2013

Page 68

Ver todos os canais

MSN

Vídeo

Faça do MSN minha página inicial

Outlook.com

Opções Entrar

ESTADÃO HOME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

economia

ECONOMIA

CIÊNCIA

EDUCAÇÃO

CULTURA

LINK

FOTOS

TV ESTADÃO

PROTESTOS PELO BRASIL

negócios

NOTÍCIA ANTERIOR

Publicidade

PRÓXIMA NOTÍCIA

Incertezas geram aumento da liquidez bancária

Recuperação da economia fica mais difícil este ano

Atualizado: 14/07/2013 02:08 | Por estadao.com.br

Vendas desaceleram e estoques do comércio e da indústria crescem Com demanda retraída, comércio faz promoções e atrasa pedidos à indústria, que também vê estoque crescer Compartilhar

0

O desaquecimento da economia provocou um aumento dos estoques do comércio e da indústria nos últimos meses. O levantamento de junho da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrou que 20,4% das empresas do setor estão com estoque acima do adequado. "Embora o varejo esteja em crescimento, o ritmo é muito inferior ao do ano passado", afirmou Fabio Bentes, economista da CNC. Nos 12 meses encerrados em maio, o comércio cresceu 4,5%, nível mais baixo desde 2009. Ele ressalta, porém, que durante o primeiro semestre houve um processo de ajuste no estoque para comportar a menor expansão. No início do ano, a entidade previa um crescimento de 6% para o comércio neste ano, mas já rebaixou a previsão para 4,5%. "Todas as redes de vestuário sinalizam promoções e liquidações antes do tempo correto. E os bens duráveis e semiduráveis estão atrasando os pedidos para a indústria", disse Roque Pellizzaro Junior, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

fotos

Indústria. A Sondagem Industrial - realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - também indicou que boa parte do setor está com estoque em alta. Numa escala de 0 a 100, com a linha divisória em 50, o estoque está elevado nas grandes empresas (53,8) e nas médias (50,7). O estoque também está alto nas pequenas empresas (47,3). "A folga nas pequenas está menor do que o normal", afirmou Marcelo Azevedo, economista da CNI.

Galeria de Fotos

Corinthians x Galo

Ato em casamento

Estádios do Catar

O aumento dos estoques na indústria ocorreu por causa da falta de demanda e pela competição acirrada. "A baixa demanda é um indicativo que vem com a desaceleração da economia", afirmou Azevedo. O estoque no setor automobilístico, carro-chefe da indústria brasileira, está em 39 dias - em janeiro, era de 29 dias. Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, um dos motivos que provocam o aumento do estoque é o "crescente número de modelos e versões disponíveis no País". "Hoje são 62 empresas que comercializaram em junho 2.077 versões de veículos no Brasil. Consequentemente, as concessionárias têm um aumento natural do nível de estoque", afirmou Moan.

mais fotos...

vídeo

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti, diz que o estoque ideal é entre 20 e 30 dias. "O desempenho da economia é o fator primordial. Mas o cenário conturbado do Pais (com as manifestações) também desorganiza o processo produtivo e de varejo", afirmou Meneghetti. / L.G.G.

veja mais: O fim da bonança externa CNI descarta tendência de queda da atividade industrial PIB e produção industrial da China devem ter caído CNI reduz projeção de crescimento do PIB em 2013 para 2% BC: indústria e comércio terão desempenho pior em 2013 NOTÍCIA ANTERIOR

Incertezas geram aumento da liquidez bancária

Vitor Hugo dos Santos é prata no Mundial de Menores PRÓXIMA NOTÍCIA

Recuperação da economia fica mais difícil este ano

mais vídeos »

msn brasil no facebook últimas notícias de economia Celulares levam 'horário nobre' às redes sociais Smartphone tem 'horário de pico' estendido Bolsa em baixa trava mercado de IPO Perda com ações soma hoje R$ 462 milhões Escassez de mão de obra atrapalha o setor Dados pessoais estão expostos na internet mais »

recentes

compartilhados

assistidos

Mais juros, menos crescimento há 1 dia

href=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fmsnbrasil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.