Viver BKO - Edição 21

Page 1

Informativo da BKO Edição 21 - Dezembro 2013

especial

Retrospectiva 2013 Mais um ano de muito trabalho está chegando ao fim. Nesse período, não faltaram desafios, conquistas e realizações para a BKO. Além de lançar empreendimentos de sucesso, a empresa se destacou na área socioambiental. Confira abaixo um breve retrospecto do ano, com as atividades, ações e fatos mais relevantes de 2013.

BKO de casa nova

Reconhecimento

Um dos fatos mais marcantes para os colaboradores da BKO em 2013 foi a mudança da sede para o novo escritório, que aconteceu logo no primeiro dia útil deste ano. Localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, a nova casa da BKO recebeu toda a equipe em um único andar, fato que permitiu maior interação entre os departamentos.

A BKO Incorporadora foi uma das vencedoras do Prêmio Master Imobiliário 2013. Concorrendo na categoria “Profissional – Socioambiental”, a BKO inscreveu o projeto “Gincana Sustentável”, que foi escolhido pela comissão julgadora como vencedor, ficando a frente de outros 65 cases inscritos de todas as partes do país.

Assim como o escritório, a casa virtual da BKO também recebeu mudanças em 2013. O site foi totalmente reformulado e entrou no ar na primeira semana de junho. Construído com a tecnologia ‘HTML 5’, a nova homepage foi pensada para facilitar o acesso por meio de dispositivos móveis, como ipad, iphone, tablets e smartphones em geral.

Outra conquista muito importante para a BKO foi a classificação de seu “Inventário referente às Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) – ano base 2012” na categoria Prata do Programa GHG (Greenhouse Gas) Protocol. Esse foi o segundo ano consecutivo que a empresa participa do programa, fato que demonstra sua preocupação com o meio ambiente.

Lançando conceitos e fazendo bons negócios Sempre em busca de inovação para os seus produtos, a BKO lançou o BK30, uma linha de empreendimentos com diferenciais únicos de mercado, atenta ao estilo de vida contemporâneo do paulistano. O conceito surgiu a partir de pesquisas da incorporadora, que identificou a demanda por imóveis com metragens pequenas, além do grande potencial do mercado para apartamentos compactos. O primeiro dessa série foi lançado no bairro Alto da Boa Vista e, para se ter uma ideia do sucesso, nas primeiras 48 horas após o lançamento, foram comercializadas 48 unidades. As boas negociações dos empreendimentos BKO não ficaram restritas aos edifícios residenciais. O Iguatemi Business São José do Rio Preto, torre comercial integrada ao futuro shopping da cidade, e o Iguatemi Business Esplanada, que compõe o complexo do Shopping Iguatemi Sorocaba, também despertaram grande interesse dos empresários e investidores.

Responsabilidade socioambiental O ano de 2013 foi o ápice do engajamento da empresa e de todo o corpo de colaboradores da BKO na questão socioambiental. O carro-chefe destas ações é a premiada Gincana Sustentável. Esse ano, as atividades envolveram nove itens: corrida sustentável, doação de sangue, campanha do agasalho, doação de livros, projeto Eureka, arrecadação de garrafas pet para reciclagem, campanhas do brinquedo e do alimento e plantio de árvores. Neste período, outras duas iniciativas também tiveram propósito nobre. Uma delas é a campanha: “Pelo bem do homem-seta”, em que a BKO se mostrou contra a prática dos chamados “homem-seta”, que expõe pessoas a condições desumanas. A campanha, em parceria com a Ampliar, tem como objetivo oferecer cursos para essas pessoas, para tirá-las do trabalho na rua. (Para saber mais, acesse: www.pelobemdohomemseta.com.br)


editorial

Mais um ano de muitos desafios e conquistas está chegando ao fim. Em 2013, a BKO Incorporadora se destacou em diversas frentes, e essas conquistas têm relação direta com o empenho e contribuição dos colaboradores, clientes e parceiros. A matéria de capa desta edição traz uma retrospectiva do ano, em que é possível rememorar algumas das principais atividades que levaram a BKO a ter esse destaque no período. Acompanhe a seção “Lançamentos” e conheça os empreendimentos BK20 Praça Santo Antônio e BK30 Santana, que vão movimentar o primeiro semestre de 2014 da BKO. Já na editoria “Negócios”, entenda como a iniciativa privada contribui para um rápido avanço na revitalização do centro de São Paulo. Fique por dentro, também, da participação da BKO no programa TETO, organização que reúne esforços para a construção de moradias emergenciais para famílias em situações precárias. Não deixe de ler as notinhas do “Curtas”, que trazem informações sobre a Pesquisa de Clima e as novas tampas de serviços nos subsolos dos empreendimentos da BKO. Boa leitura.

BKO prepara lançamento de BK20 e BK30 para 2014

lançamentos

Dois lançamentos de edifícios residenciais devem movimentar a BKO no primeiro semestre do próximo ano. Trata-se do BK30 Santana, zona norte de São Paulo, e o BK20 Praça Santo Antônio, região central da cidade. Para a escolha dos locais, foi levado em consideração o fato de serem áreas pouco exploradas e que contam com possibilidade de valorização. Respectivamente, os empreendimentos devem ser lançados em março e junho de 2014, com previsão de entrega para outubro e novembro de 2016. “Esses empreendimentos são muito interessantes para investidores e jovens casais. O BK30 Santana deve atrair o público jovem da região, que está buscando o primeiro imóvel e não quer sair de perto dos pais. Já o BK20 Praça Santo Antônio é voltado para um público single, descolado e moderno. Traçado esse perfil, nossa expectativa de vendas é muito boa”, diz Natalie Quandt, gerente de incorporação da BKO. Como ambos ficam próximos a estações do metrô, vai existir facilidade de deslocamento para o local de trabalho e lazer. Isso abre a possibilidade do proprietário abdicar do uso do carro, um ganho ambiental. Outros diferenciais de sustentabilidade equipam os edifícios. Destaque para as bacias dual flush, sensores de presença nas áreas comuns, previsão para aquecimento solar de água dos apartamentos e vagas com carregadores para carros e bicicletas elétricas. Os apartamentos do BK30 Santana têm metragens de 32 a 69 m², além do duplex, que pode chegar a 110 m². Os residenciais do BK20 Santo Antônio vão de 17,31 m² até 46,72 m². Será edificada uma torre em cada local, sendo a primeira de 21 pavimentos e a segunda de 14.

Joe Yaqub Khzouz

curtas Pesquisa organizacional A BKO realizou a quinta edição da “Pesquisa de Clima Organizacional”, cujo objetivo é analisar o ambiente de trabalho. Entre os assuntos abordados, os destaques foram os estudos sobre a satisfação dos colaboradores da organização, comunicação, liderança, desempenho, motivação e relacionamento interpessoal. Os dados foram coletados pelo software de questionário “Survey Monkey” para possibilitar a resolução das questões identificadas na ação.

Subsolo recebe tampas em ferro fundido As tampas de serviços nos subsolos, que permitem o acesso aos poços de visitas de drenagem, águas pluviais e esgoto, foram padronizadas nos empreendimentos da BKO e, agora, são produzidas em ferro fundido, com anéis de borracha e dobradiças. Essas novas características tornam as peças mais leves, facilitando o acesso para o manuseio e manutenção pelo condomínio. Além disso, as tampas feitas com este tipo de material custam menos, possuem identificação de uso e têm grande durabilidade.


projeto

BKO contribui com ação social por meio da Organização TETO

uma atividade da qual deveríamos participar, pelo menos, uma vez por ano. Ainda não tem nada definido, mas, creio que podemos realizar mais ações em parceria com a organização. Vamos avaliar isso oportunamente”, conclui a analista. A segunda casa financiada por meio da doação da BKO foi construída por estudantes voluntários que se inscreveram pelo site da TETO. As duas moradias foram levantadas durante o mesmo final de semana. Quem não é colaborador da BKO, mas deseja participar do projeto, tem a possibilidade de entrar no endereço eletrônico da organização e se inscrever como voluntário para futuras atividades. Lá, também é possível obter informações para, em caso de interesse, realizar doações.

Tradição em responsabilidade socioambiental

A BKO Incorporadora, sempre engajada em questões socioambientais, se mobiliza para ajudar a organização TETO, antiga “Um teto para o meu país”. A empresa doou uma quantia suficiente para a construção de duas moradias emergenciais em uma comunidade carente de São Paulo. E, mais do que apenas contribuir financeiramente com a causa, a BKO “colocou a mão na massa”, pois, 10 de seus colaboradores ajudaram a construir uma das duas casas. A atividade foi realizada no primeiro final de semana de dezembro. “Esta é a primeira vez que contribuímos, especificamente, com esse projeto da TETO. Sabemos do relevante papel social prestado pela organização e nos sentimos honrados em poder colaborar com causa tão nobre. O corpo funcional da BKO já tem grande consciência em relação à desigualdade social e à falta de condição básica de infraestrutura de grande parte da população no nosso país, mas, sem dúvida nenhuma, é mais uma oportunidade para reforçar esse senso de ajuda ao próximo”, diz Daniela Khzouz, analista de marketing da BKO. Ainda de acordo com Daniela, este apoio não é uma iniciativa pontual, a expectativa é que seja realizada outras vezes. “Acredito que seja

vida

A ideia de contribuir com esse projeto partiu da área de sustentabilidade da BKO, que se destaca por promover e realizar atividades de cunho socioambiental. Essa área é a responsável, também, pela Gincana Sustentável, consolidado projeto da empresa que estimula uma saudável competição entre os colaboradores em prol de um bem maior. Todo esse engajamento foi, conforme anunciado em reportagem da Edição 20 do informativo VIVER, reconhecido com o Prêmio Master Imobiliário 2013, categoria “Profissional Socioambiental”. Isso exemplifica o quão comprometida é a BKO com o tema.

TETO A organização TETO surgiu em 1997, no Chile, quando um grupo de jovens se mobilizou para construir moradias de emergência em conjunto com as famílias que viviam em condições precárias. Esta iniciativa cresceu e hoje é realizada em 19 países da América Latina e Caribe. Atualmente, o projeto tem como meta a superação da situação de pobreza de milhões de pessoas, que vivem em comunidades carentes sem o mínimo de estrutura. Suas ações incidem em três objetivos estratégicos: fomento ao desenvolvimento comunitário; promoção da consciência e ação social; e incidência em política.

Hábitos saudáveis nas férias

Com a chegada das férias, é hora de fazer um balanço do ano e, por que não, já pensar no que fazer no próximo. E aproveitar para descansar, colocar a cabeça em dia e treinar, sim, mas sem compromisso, sem relógio. Mas, então, devo ficar comendo e bebendo e só treinando quando der vontade? Não. O ideal mesmo, nesse período, é incluir coisas que você não faz no seu dia a dia e, até, outros esportes. Se está na praia e o mar está calmo, aproveite para nadar um pouco; se der para pedalar com segurança, por que não? E tente caminhar mais, aproveitando a companhia da família e dos amigos para uma boa conversa, coisa rara em nossos dias. E mais: procure não exagerar na alimentação. Como as festas de fim de ano, para nossa sorte, caem no verão, é mais fácil manter uma alimentação leve e balanceada, com muitos sucos, frutas e saladas. E, em 2014, de volta à ativa e aos treinos! *Por Mário Sérgio de Andrade Silva, diretor da Run&Fun


Grande parte desse movimento é a resposta a uma série de políticas públicas dos governos municipal e estadual para revitalização da região, e também, aos esforços próprios da iniciativa privada. “A iniciativa privada tem grande parcela de contribuição nessa revitalização da área central de São Paulo. A BKO, por exemplo, tem o lançamento de um empreendimento na região, além de outros dois terrenos adquiridos em áreas próximas. Outras incorporadoras enxergam o mesmo movimento e também tem projetos locais”, diz Alexandre Carola, gerente de novos negócios da BKO. O fato, consequentemente, tende a incentivar a busca por moradias, o que completaria o ciclo de renovação local. Porém, ainda existe um grande desafio pela frente. De acordo com informações apresentadas pelo prefeito de São Paulo à revista Exame, a região da Sé, no centro de São Paulo, concentra 20% dos empregos da capital, mas, tem apenas 3% dos moradores da cidade. Na visão de Alexandre Carola, esse cenário deve mudar. “A tendência é que, nos próximos anos, o centro tenha mais empreendimentos residenciais lançados do que comerciais. A infraestrutura local já existente viabiliza maior flexibilidade para deslocamentos entre a residência, local de trabalho e de lazer. Além disso, a legislação vigente, do Plano Diretor da cidade (Operação Urbana Centro), incentiva a construção de edifícios residenciais em função do alto potencial construtivo”, afirma. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) também exercem papel fundamental na questão. No primeiro semestre, a prefeitura e o Governo do Estado apresentaram o Projeto Casa Paulista, desenvolvido pelo Instituto Urbem, que prevê a construção de 20 mil unidades habitacionais na região do centro expandido. Seu objetivo é promover um “mix” entre comércio, serviços, áreas verdes e residências para famílias com diferentes faixas de renda.

s to ch s

m en ba

õe A ca

la ç ta

a ad ch Fa

In s

ria

s

s

to

to ad qu Es

st

ria

ve Re

na A lv e

re pe Su

im en

s/

tu ru st

õe aç

Fe

ra

nt Co s/

de to

nd Fu

am en

es çõ en

a rr te

iv o ut ec

im en

Ex

ov

o

Informações atualizadas até 09/2013

M

Recentemente, houve uma grande repercussão sobre a aprovação, pela Câmara Municipal de São Paulo, do projeto que aumenta o IPTU na capital. A alegação para o reajuste é a expressiva valorização em diversos bairros da capital paulista, principalmente na zona central. Debates a parte, o fato é que o centro da cidade, aos poucos, volta a se valorizar, atraindo a atenção de investidores e empresas.

Confira o andamento das obras da BKO

oj et

Iniciativa privada ajuda a alavancar revitalização do centro de São Paulo

status

Pr

negócios

Colours

100%

100%

100%

100%

100%

70%

66%

76%

77%

16%

Grand Club Jd. Botânico

100%

100%

100%

100%

99%

82%

41%

76%

53%

0%

iGLOO Curitiba

100%

100%

100%

100%

96%

56%

34%

74%

87%

10%

iGLOO Santos

100%

100%

98%

70%

25%

6%

0%

0%

15%

0%

SET Brooklin

100%

100%

98%

100%

100%

86%

71%

92%

84%

16%

Vista 26

100%

82%

74%

44%

12%

0%

0%

0%

8%

0%

Up Town

100%

100%

82%

37%

0%

0%

0%

0%

2%

0%

Iguatemi Sorocaba

100%

92%

98%

31%

0%

0%

0%

0%

1%

0%

Obras finalizadas: Maxhaus Vila Leopoldina II, Morar Mais Limeira, iGLOO Vila Olímpia, Altos do Bosque, Vista Alegre, Florence, Next Klabin, Parque Ana Costa e London Ville.

Vendas Anauá

100%

More

100%

iGLOO Alphaville

93%

iGLOO Vila Olímpia

100%

iGLOO Curitiba

59%

iGLOO Santos

77%

SET Brooklin

74%

Uptown Arouche

100%

Vista 26

91%

Iguatemi

91%

BK30 - ABV

77%

Todo este movimento deve reduzir a degradação na região, o que consequentemente, gera maior valorização local. “O cenário atual é de um centro muito movimentado durante o dia e pouco frequentado no período noturno. A perspectiva aponta para que, em breve, mais pessoas circulem pelo local durante a noite, e isso é positivo para todo mundo”, conclui o gerente da BKO.

EXPEDIENTE O Viver BKO é uma publicação da empresa BKO, direcionada a clientes, colaboradores e parceiros. Coordenação: Daniela Khzouz - Marketing Institucional Fotos: Departamento de Marketing Produção: MarkeThings Comunicação & Eventos (Tel.: 11 5090 6133) / www.markethings.com.br Redação: Ewerton Silva Jornalista Responsável: Sheyla Pereira (MTb: 41441) Revisão: Generoso Visconte Projeto Gráfico: Helison Alba / Diagramação e produção: Adriana Ortiz


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.