1 minute read

Grupo Lusiaves devolve 85 por cento da água do processo produtivo ao meio ambiente

Next Article
BENEFÍCIOS SER+

BENEFÍCIOS SER+

Oitenta e cinco por cento da água do processo produtivo do Grupo Lusiaves é devolvido ao ambiente. Estes resultados só são possíveis com o investimento que o grupo tem realizado na construção de estação de tratamento de águas residuais (ETAR)

O consumo de água é um requisito essencial ao desenvolvimento da atividade industrial do Grupo Lusiaves.

Advertisement

No sentido de minimizar o impacto inerente ao consumo de água, o Grupo Lusiaves investiu na instalação de estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

Graças à ação destes equipamentos o Grupo consegue garantir a devolução ao meio hídrico de 85% do total da água captada e consumida nos referidos processos industriais, com as caraterísticas definidas nas licenças de descarga.

As ETAR existentes no Grupo funcionam através de sistema de lamas ativadas, sendo que inicialmente ocorre sempre um pré-tratamento, onde são removidos os sólidos grosseiros, para depois se realizar um tratamento primário e ainda um tratamento secundário. Nesta etapa, existem ETAR em que a fase aeróbia e anaeróbia ocorre num único tanque e outras que realizam estas fases em tanques distintos.

Do processo de tratamento do efluente, ocorre a produção de resíduos (lamas desidratadas) os quais, dada a elevada carga orgânica, são utilizados como matéria-prima na produção de adubos orgânicos.

"No sentido de prevenir e minimizar quaisquer possíveis impactos ambientais, o Grupo continua a implementar as melhores técnicas disponíveis para o sector, contribuindo, assim, para um desenvolvimento sustentável. A responsabilidade ecológica faz parte integrante do nosso ADN e um futuro melhor constrói-se todos os dias", refere Helena Coelho, diretora do Departamento de Ambiente do Grupo Lusiaves. 

This article is from: