2 minute read

Programa ‘Ganhar Asas’ atribuiu prémios de melhoria contínua rumo à excelência operacional

Next Article
BENEFÍCIOS SER+

BENEFÍCIOS SER+

Duas unidades do Grupo Lusiaves receberam os prémios 'Excelência Operacional - Melhor unidade' e 'Excelência Operacional - Melhor projeto' no âmbito da III edição 'Ganhar Asas' que visa reconhecer a melhoria contínua de procedimentos nas empresas

A III edição do programa 'Ganhar Asas' decorreu recentemente no Your Hotel & Spa de Alcobaça, juntando uma centena de colaboradores de várias empresas num momento destinado a avaliar a evolução das várias unidades em termos de melhoria contínua e excelência operacional, bem como a projectar os objectivos para o ano de 2023.

Advertisement

O evento teve como ponto alto a atribuição dos prémios 'Excelência Operacional - Melhor unidade' e 'Excelência Operacional - Melhor projeto' a duas empresas do Grupo Lusiaves.

O evento ficou igualmente marcado pela realização de uma mesa redonda intitulada ‘As forças da melhoria contínua em ambiente operacional’, momento que permitiu uma reflexão conjunta por parte dos representantes de algumas das unidades sobre a importância do envolvimento articulado das várias equipas em todos os processos de melhoria contínua e como esse envolvimento é determinante para se alcançarem bons resultados em áreas como a gestão ou a logística. Na apresentação dos resultados pelos responsáveis das várias unidades ficou bem patente que só com trabalho, o envolvimento de todos os colaboradores e de equipas motivadas e que acreditam nos projetos se podem alcançar os objetivos internos rumo ao sucesso.

Mas não foi só a divulgação dos bons re- sultados e dos objetivos para este ano que marcaram a III edição do Ganhar Asas. Para incentivar as equipas das várias unidades do Grupo Lusiaves a continuarem o bom trabalho nos vários domínios, estiveram presentes três oradores nas áreas da liderança, inteligência emocional e na gestão industrial.

Nas intervenções de Ricardo de Mascarenhas (especialista em liderança), de Ricardo Cabete (especialista em inteligência emocional) e Gil Santos (especialista em gestão industrial) e com uma larga experiência em como lidar com manutenção industrial, todos foram unânimes em afirmar que a liderança, a inteligência emocional, conjugado com a implementação de procedimentos corretos, é possível ter equipas motivadas, obter resultados positivos, contribuindo assim para ganhos de produtividade e evitando desperdícios dentro das unidades.

Para estimular e consolidar o espírito de equipa, o evento encerrou com a realização de um exercício conjunto dos colaboradores das várias empresas, em que foi colocada à prova a sua capacidade de trabalhar em conjunto e de reagir perante situações inesperadas em termos operacionais, desafio esse que foi superado com brilhantismo pelas várias empresas.

No evento, participaram administradores, diretores industriais e coordenadores de equipas das várias unidades, os quais tiveram a oportunidade de conhecer os processos de melhoria contínua já implementados e outros em curso em seis unidades do Grupo Lusiaves.

O programa 'Ganhar Asas' tem como objetivo potenciar a Excelência Operacional em todas as unidades, através de iniciativas de melhoria e metodologias Lean (integração de métodos e ferramentas desenvolvidas na indústria). 

This article is from: